NOTA 100 VS 100 NOTA- DE NOVO NO AR

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

DEPOIS DE ALGUM TEMPO FORA DO AR EIS O REGRESSO DA NOTA 100 VS 100 NOTA ONDE COMO SEMPRE A ACTUALIDADE DO SAMBA EM PORTUGAL TERÁ A MINHA VISÃO DO QUE MERECE NOTA 100 E O QUE NEM NOTA MERECE.

ESTA NOVA FASE VAI COMEÇAR ENTRETANTO COM UM RESCALDO DE ALGUMAS MINHAS NOTAS ANTIGAS .  POR  TUDO ISSO QUE FOI ESCRITO DESDE 2009 , RESULTA A MINHA ALEGRIA E ORGULHO NAQUILO QUE SEMPRE DEFENDI NÃO SER O MELHOR CAMINHO...MAS SER O ÚNICO... PARA O PROGRESSO DO SAMBA EM PORTUGAL. É SÓ RELER O QUE FUI ESCREVENDO..... É SÓ LER.... E ANALISAR. ( e o burro era eu ???? !!!!! )



Novembro de 2009- Em Nota 100vs 100 Nota



"Para a possibilidade de muita gente ligada ao samba em Portugal que alem de participar também vai assistir poder ter de ver e ouvir coisas COMPLETAMENTE DESCONHECIDAS ( pois pouco OU NADA TEM CONHECIMENTO DA REALIDADE DO QUE SE FAZ EM ESCOLA DE SAMBA NO PAIS..... principalmente a norte !! ).SERÁ UM ENCONTRO VALIOSO ATÈ POR ISSO !!! Grande oportunidade de OUVIREM BONS SAMBAS em particular dois sambas que são o orgulho dos compositores portugueses ( o samba da Charanguinha de Ovar e da Vai Quem Quer de Estarreja ). QUE MARAVILHAS !!! (Sem esquecer o samba dos Unidos do Mato Grosso muito bom também.)Para alem do mais grande oportunidade para ver esses dois magnificos interpretes de samba enredo XANDO e NUNO BASTOS.E para o ponto alto do evento que quanto a mim está na categoria das baterias.Oportunidade para os que desconhecem FICAREM A CONHECER DE VEZ O QUE È TOCAR SAMBA DE ENREDO o QUE É USAR BEM INSTRUMENTOS DE PERCURSSÃO DE UMA ESCOLA DE SAMBA !!!!SERÀ UM MOMENTO de alto nivel VER E OUVIR as baterias da CHARANGUINHA e VAI QUEM QUER.Em bom nivel vai estar também certamente a bateria do BATUQUE da Mealhada ( habitual vencedora do premio da melhor bateria do carnaval da Mealhada )Enfim... entre muitas outras coisas boas vão acontecer mas julgo serem estes os momentos mais ELEVADOS que nos irá trazer o II ENCONTRO DE SAMBA em Estarreja.100 notas.......... isso vai haver algumas e já esperadas ...mas fica para depois.....SAUDAÇÕES SAMBISTAS "

Maio de 2010- Festa de Aniversario da Charanguinha

"Esta festa ter proprcionado aos elementos do Gres Bota no Rego a possibilidade de conviver e confraternizar ( que satisfação ver grande parte dos elementos do Bota com camisetas , blusões , cachecóis de outras escolas de samba !!! ). Que as vistam e usem em mais ocasioes pois como verificamos elementos de outra escolas vestem a do Bota com grande orgulho. ( ver o exemplo desta noite em que o Presidente do Batuque da Mealhada e outro ritimista dessa escola se encontravam na festa( Batuque não participou ) com a camisola do Bota no Rego-2008.
Foi a confirmação do quanto é bom o convivio e confraternização com as mentes nortenhas do samba.
Esta festa ter proporcionada á maioria da bateria do Bota verificar o que muitas vezes eu mencionei tanto pessoalmente como por escrito, sobre o nivel de baterias das escolas presentes na festa. Agora ouviram e viram " AO VIVO E A CORES " e já podem contar que é assim mesmo...é verdade verdadinha..... MUITA QUALIDADE !!!
Esta festa também ter proporcionado aos carnavalescos presentes a observação do trabalho de cada um e aí o Gres Bota no Rego deixou concerteza a sua marca em algumas fantasias apresentadas.
Que todas estas permutas sejam beneficas para evolução de cada escola de samba e não para uma visão só direcionada para um lado. Nem valorizar só as baterias ( dança, coreografias, visual - fantasias - contam muito também em espectaculo de palco !!! ) como não valorizar e estar a ver uma escola só com base nas fantasias.
Em ambos os casos só quem é ignorante- IGNORANTE- pode fazer comentarios depreciativos sobre quaisqueres desses quisitos.
Um exemplo bem pratico do que digo :
.... Em palco uma bateria maravilhosa com um samba muito bom interpretado por um excelente interprete e cavaquinista e se há alguem que possa tirar o brilho a essa escola só porque as fantasias não tem a classe equivalente a tudo o resto que foi dito..... ANDA POR AÍ ENGANADA ..... OU PIOR AINDA.... TENTANDO ENGANAR E INFLUENCIAR OS OUTROS COM A SUA TOTAL IGNORANCIA SOBRE ESTA MATERIA "


Setembro - 2011

"Para a mentalidade de uma nova fornada de sambistas de Sesimbra ( particularmente do Trepa no Coqueiro que estão partilhando experiencias com o Trepa de Estarreja e seus elementos e aproveitando para aprender mais sobre outra realidade que no seu " cantinho " não daria obviamente para perceber e viver... Ainda bem que estão a perceber que esse é o caminho e que o atraso que existia passava também por estas atitudes por esta maneira de estar no samba. Os que pensam diferente então debandam para "outros lados" para tentar incutir a mentalidade regional e tacanha que tem para com o samba mas esquecendo que tem muita gente atenta.."
"  PARA OS SAMBISTAS DO SUL QUE MESMO A NIVEL INDIVIDUAL SE ESTÃO A DESLOCAR PARA AS GRANDES FESTAS DE SAMBA A NORTE ( SUAS ESCOLAS NÃO SÃO CONVIDADAS PARA ESTES EVENTOS ) O QUE TAMBÉM TEM ACONTECIDO COM SAMBISTAS DO NORTE QUE TEM VINDO AO SUL. MUITO UTIL TUDO ISSO POIS PARA ALEM DO CONVIVIO , A PARTILHA DE IDEIAS , AS AMIZADES QUE SE GANHAM É MANEIRA DE SE FICAR A CONHECER AS REALIDADES DE CADA ESCOLA DE SAMBA E DO NIVEL DE CARNAVAL DE SUAS LOCALIDADES. SÓ ASSIM OS SAMBISTAS DO SUL CONFIRMAM CERTAS REALIDADES QUE NO SEU " CANTINHO " APENAS LEVAVA A ILUSÃO DE UMA EVOLUÇÃO OU DE UM NIVEL IRREAL. "
" - PARA A COMUNIDADE DO SAMBA " EQUIVOCADA E FALSA " QUE MUITO SE TEM VINDO A REVELAR POR AI NO PAÍS TODO, MAS EM PARTICULAR ,MUITOS " CONHECIDOS " UM ALERTA PARA ELES POIS DE TANTA MALDADE NEM REPARAM QUE - INTERESSANDO-NOS PELOS OUTROS , CONSEGUIMOS FAZER MAIS AMIGOS EM DOIS MESES DO QUE EM DOIS ANOS A TENTAR QUE SE INTERESSEM POR NÓS ".
QUE COISA VERDADEIRA !!!!!!
ATÉ DÁ VONTADE DE RIR...... E MUITO.  A AMIZADE NÃO SE CONQUISTA. É UMA CAPACIDADE NATURAL PARA REPARTIR A NOSSA FESTA "

...e aqui começa.... " Carnaval de Verão( Sesimbra ) 2011
"  Para os que não souberam receber e partilhar momentos com os sambistas do norte que visitaram Sesimbra no fim de semana do Carnaval de Verão.
 Para os que não poderam o meu " perdão " para os iluminados e alguns já bem conhecidos que não estiveram porque não quiseram ainda bem que estiveram ausentes. O samba agradeceu.
.....já agora também em primeira mão... tem quem tenha gostado muito de Sesimbra e de quem com eles conviveu que vai ainda voltar mais uma vez este mês de Agosto."


Junho de 2011

"Para o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tem seus responsaveis agora entendendo finalmente que a escola tem de participar de Festas de samba ( eu disse SAMBA !!! ) com outras escolas de samba e em varios eventos como Carnavais de Verão pelo país e não ficarem apenas fechados , isolados , nas suas terras em eventos que não são propriamente o motivo da existencia da escola de samba e por isso ficando esquecidos e até desconhecidos e deixando seus integrantes privados durante o ano inteiro de terem o prazer de actuar, brincar , conviver , em varias partes do país onde onde rola samba ( é pá este rola é brasileiro.... vai fazer alguma confusão em algumas personagens.....)...ou seja onde acontece o samba. Por essa atitude e empenho ( muitos ensaios e fazendo as coisas agora certas) tudo esta a melhorar nitidamente."
Nota Final de Nota 100vs 100 Nota- Outubro 2011"


NOTA FINAL
Já tinha referido a agradavel presença de um grupo de sambistas de Estarreja em Sesimbra na Festa do Trepa no Coqueiro no ultimo sabado( dia 22) . Mas não posso deixar de referir que esse grupo de sambistas era praticamente a directoria da Escola de Samba bi-campêa do Carnaval de Estarreja e bi- campêa do Trofeu Nacional - O Trepa de Estarreja
A saber estiveram em Sesimbra nessa noite:
João Aguiar - Presidente
Nuno Gomes - Tesoureiro
Catarina Rodrigues - Secretária
Vogais - Bruno Silva e Liliana Dias (ensaiadora de Passistas e Madrinha Bateria 2010)
Comissão Carnavalescos - Raquel Silva (ensaiadora de Passistas) junto com Vivi Melo e Marta Marques
Para alem do nosso já habitual companheiro Diniz Pinto junto com Claudia Rodrigues e Sandra Aguiar
De louvar estas presenças o que só vem confirmar aquilo que sempre defendi..... o intercâmbio...o convivio... a troca de ideias.... a aprendizagem.... a amizade....porque ...O SAMBA AGRADECE...... E MUITO !!!! Fico feliz por cada dia haver mais gente a pensar o samba e a vive-lo como ele deve ser vivido. Que mais exemplos destes aconteçam e que também deles possa participar ou assistir. Parabens também ao Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tão bem soube cativar estes sambistas e alcançar esta saudavel e mais que util e frutuosa partilha. "




Novembro 2011

"Para terminar não quero deixar de relatar um pequeno facto que acaba dizendo muito do que as vezes faz falta dizer.
Foi com grande satisfação que vi uma pessoa carismatica do Carnaval de Sesimbra, embora ligada á area do olodum/axé e que teve sua participação satisfatoria em substituição de outros elementos que não puderam estar presentes com o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra , confirmando aquilo que que venho dizendo ( escrevendo ) á 3 anos. É uma pessoa conhecedora, entendida e numa pequena e rapida conversa com ele foi lembrado um pouco disso tudo. Terminei dizendo " AGORA ENTENDES ?? SABES..... SE AGORA "LÁ EM BAIXO" FORES DIZER A 90% DOS SAMBISTAS ESTAS REALIDADES ALEM DE NÃO TE ACREDITAREM CONTINUAM COM A IDEIA QUE " SÃO OS MAIORES " QUE NÃO TEM NADA A PRENDER COM NINGUEM POIS JÁ ANDAM NISTO DO SAMBA Á VINTE E TAIS ANOS ETC...ETC... ETC......"
E não viu actuar o Trepa de Estarreja, Charanguinha, Sócios da Mangueira, Costa de Prata...... etc..etc....
Foi bom. Mais um elemento entendido que compreendeu FACILMENTE ALGUNS EQUIVOCOS. Valeu por isso no minimo não é Apolonio ?"



Janeiro-2012


" Lembro que no inicio de meu blog e quando comecei a desfilar em Sesimbra chamar a atenção para o trabalho das baterias( no Bota já estava nessa sintonia de "alerta " Ricardo Alves e Andrade e por isso era uma saudavel excepção.) e das diferenças que existiam com as baterias do norte do pais. Foi mal entendido e não aceitaram essa realidade . Tiveram de vir as provas concretas: Trofeu Nacional em que uma bateria misturada com elementos de varias escolas de Sesimbra mas sem a minima preparação se deparou com essa realidade. RECORDANDO ESSE MOMENTO E DIFERENÇAS :http://youtu.be/1_zSxsv1jpA
Foram "cilindrados" autenticamente e viram ao vivo e a cores o que já era real se tivessem acompanhado nos ano 90 o nivel que já tinham quando iam ás festas da Abrigada . ANO de 1996 POR EXEMPLO :
http://youtu.be/e8NJrG6C0r4 ( mas havia o tal mito.. o tal ego... que por terem muitos anos nada tinham a aprender com ninguem, quando estava pelo contrario TUDO ERRADO ).
Mais outro exemplo : https://youtu.be/fG3k0deQSW4
Depois com a internet, com as presenças no Trofeu Nacional: http://youtu.be/Q0Ob0kZ59wE e outras festas de samba a norte bem como os intercambios que se foram sucedendo e com alguns jovens ritimistas que já com outra visão compreenderam a realidade e tudo começou a mudar e agora com trabalho estão a caminhar no bom sentido. Mas não foi facil entenderem isso ( como ainda não o é para mentes tacanhas que nunca vão evoluir )."

AGORA..... EM 2014 ....... E PASSADOS TODOS ESTES ANOS ESTOU BEM FELIZ COM TUDO O QUE DE BOM VAI ACONTECENDO NA CONFRATERNIZAÇÂO E INTERCAMBIO ENTRE OS SAMBISTAS E ESCOLAS DE SAMBA EM PORTUGAL. Agora já não sou "sozinho" a pensar da mesma maneira .

VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!!
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL




SAUDAÇÕES SAMBISTAS
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".