AS PRIMAVERAS SÃO SEMPRE BELAS
Amigos sambistas começo por uma optima noticia , talvez a melhor noticia que o ano de 2011 pode trazer para o samba em Portugal.Tudo leva a crer que o MAIOR e MELHOR festival de Samba em Portugal - O FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA- voltará a se realizar este ano.
Sinal que todos os desentendimentos que levaram ao cancelamento em 2010 do referido Festival estão ultrapassados e que os sambistas perceberam que só unidos se alcançam os objectivos maiores. Ainda bem que lufadas de bom senso vão acontecendo de vez enquando.
Outra boa noticia é o trabalho que esta a ser feito por um grupo de samba que para alem do prazer de tocar está criando originais para apresentar tanto ao vivo como em CD. Maravilhoso pois assim vão deixar história...vão deixar espólio. Não vão estar por estar.
Uma nota positiva para a grande dedicação dos grupos de samba em Portugal sempre na tentativa de implatação, de ter mercado, de ter admiração e respeito e que de uma maneira ou de outra vão conseguindo o seu espaço e mostrando todo o seu trabalho e dedicação ao samba.
As boas noticias nos tempos que correm , em que as noticias parecem todas más são as que nos permitem perceber que se conseguem descobrir sempre algumas zonas de conforto e bem estar mesmo no meio da adversidade e o que vai contando é o que se é e o que se partilha com quem se aprecia e gosta e assim tudo o resto á nossa volta não passa de cenários... uns melhores que outros... mas apenas cenários.
Achei por bem neste cronica fazer uma homenagem. Eu entendo que é em vida que as homenagens devem ser feitas e por isso ela tem toda a razão de ser.
Independentemente da amizade que já vem desde os bancos de escola e como de uma cronica de samba se trata vem mesmo a preposito o realçar de coisas que para muita gente pode ser confuso mas que agora colocados nos tempos actuais do samba em Portugal dão um perfume que já não se vai vendo e que jamais se irá ver !!
Falo do Dr Ricardo Mira.
E é tão simples o que tenho para dizer.... tão simples que até vai fazer confusão !!!
Fundou 2 escolas de samba. Ensinou a muitas dezenas de pessoas o que eram os instrumentos de uma bateria de escola de samba, de como se tocavam , como era organizada, desenvolvida ...gerida....uma ESCOLA de SAMBA. Nesses tempos foi um pouco de tudo,interprete, ensaiador, professor, carnavalesco, director, compositor......
Por falar em compor foi autor ( musica e letra ) de umas boas dezenas ( DISSE BEM !! DEZENAS !!!!! ) de sambas de Enredo sem contar com sambas de exaltação e outros sambas o que elevam ainda para mais dezenas.
Actuou em tudo o que era actuação com as escolas de samba que representou ( Academica de Sacavém e Abrigada )... gravações de CDs etc...etc...
Isto já seria uma homenagem ao alcance de poucos.... muito poucos, mas tem valores mais altos que tudo isso atras.
Nos tempos que correm é tão bom dizer isto.... é uma lavagem de alma (como ele sempre me ensinou) !!
NUNCA GANHOU UM TOSTÃO (agora Euro) COM O SAMBA !!!!
E é tão ouvi-lo ainda dizer NEM NUNCA IREI GANHAR !!!
Alertou-me para tanta coisa á muitos anos atrás sobre certas pessoas ( muitas ainda a começar no samba ), e certos pensamentos que agora estão batento todos certos.
Parabens Ricardo Mira por seres um agradavel perfume num ambiente por vezes muito poluido do samba em Portugal.
Obrigado por seres uma zona de conforto que chega com esta Prmavera.
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas