CRONICA DE OUTUBRO



AMIGOS SAMBISTAS
Será uma crónica sem meias palavras pois cada vez mais é necessario chamar as coisas pelos nomes e não calar o que tem de ser dito.


NOTA 100
- Estamos em plena época em que começam a ser escolhidos e apresentados os sambas enredos para o Carnaval 2011 das Escolas de Samba em Portugal.
Que os compositores tenham uma boa inspiração e que saia uma boa safra de sambas como a do ano transato salvo algumas excepções onde a qualidade tanto da propria composição como da gravação deixou muito a desejar.
Pelo que se consta provavelmente mais uma escola da Mealhada( as que ainda falta aderirem á composição propria) terá um samba de enredo original. Que assim seja , o que não me surpreenderá , pois como sempre disse bastaria uma fazer seu samba e todas seguiriam esse caminho.
Que a qualidade dos sambas possa melhorar o mais possivel pois será uma felicidade para nós sambistas em Portugal como até do mundo pois a divulgação dos mesmos tem sido já feita em quantidade razoavel e a apreciação está sendo bem favoravel como podem também comprovar com 2 exemplos a seguir:

de MESTRE SOMBRA MOCIDADE ALEGRE
hora do remetente Enviado às 20:10 (UTC). Hora actual no local: 22:17. ✆
para :antonioguerreiro2@gmail.com

data...... de 2010 20:10
assuntoRE: POR FAVOR- Dois links para ouvir os sambas
enviado porhotmail.com

OLÁ ADMIREI MUITO DE TODOS OS SAMBAS, AINDA MAIS, POR SEREM FEITOS FORA DO BRASIL
JÁ TINHA OUVIDO O DO BOTA, TAMBÉM GOSTEI MUITO.

--------------------------------------------------------------------
outro exemplo:



de Na Cadência da Bateria
para Antonio Guerreiro

data18 de Maio de 2010 16:40
assuntoRes: Link
assinada poryahoo.com.br

Valeu Antônio.
Inseri os seis sambas enviados por você.
Gostei muito dos sambas do Bota e da Charanguinha.
Agradeço a divulgação em seu blog.
Em breve farei contato para uma entrevista contigo a ser inserida na seção Papo de Bamba.

grande abraço
Eugenio



---------------------------------------------------------------------------


São dois pequenos exemplos de muitos que recebi durante o ano


De salientar que as opiniões sobre o samba do Gres Bota no Rego vieram ao encontro do que disse na altura em que foi eleito. UM BELO E BEM CONSTRUIDO SAMBA COM PASSAGENS MELODICAS LINDISSIMAS E OPTIMA CONSTRUÇÃO POETICA.Ou seja um BOM SAMBA. Diferente do que a escola estava habituada mas que veio valoriza-la.....Desejo por isso que este ano ( mais uma vez a Escola vai ter varios sambas a concurso com 1ª apresentação no dia 22/10. Depois eliminatoria no dia seguinte sabado 23 e final no sabado seguinte dia 30) sejam mais umas belas noites de samba e que pelas " ondas " que se sentem........como já diz outro samba " TÁ LEGAL....EU ACEITO O ARGUMENTO....MAS NÃO ME ALTERE(ou tente alterar) O SAMBA TANTO ASSIM " porque ele encontrou o caminho e por isso o ser elogiado e apreciado !!!!



- Não quero deixar de referir mais uma noite grandiosa de vitalidade, de associativismo, de dedicação, de bom gosto que foi o 2º Aniversario do Bota Big Band.


MAIS UMA VEZ VOU ESCREVER: Feliz daquele que teve o previlégio de assistir ao espectaculo no Cine Teatro. Sesimbra nem faz ideia do excelente trabalho que está a ser dinamizado e fomentado em prol da cultura e de uma sociedade mais sã pelo Gres Bota no Rego.
Felizmente entidades oficias já se estão apercebendo do colosso que está acontecendo. Foi uma noite avassaladora de MUSICA-TEATRO-DANÇA-SAMBA.... tudo isto pela escola de samba Gres Bota no Rego.
Quem assistiu pode comprovar tudo isto.


- De salientar também como nota 100 a participação e presença de elementos do Gres Trepa Coqueiro nas noites de Festa na sede do Bota ao contrario de elementos de outras escolas que o não fazem. É o samba que perde com isso e como "a corda parte sempre pelo lado mais fraco " por isso já se sabe o resultado ( que é sempre o mesmo !! ).... e as distancias vão ficando cada vez maiores por culpa de mentalidades mesquinhas e que andam nisto completamente enganados, atrasados e ignorados.


- Notas de realce para todas as festas de samba que se realizaram no pais durante o ano de 2010 embora tenha ficado a maior e melhor por realizar ( Mealhada). Que esse espirito continue nos responsaveis pelas escolas e que sempre tenham a boa vontade de trabalhar em prol da realização das mesmas, e se possivel, de mais festas ainda.


- Nota 100 também para a dinamica do Gres A Rainha da Figueira da Foz com tantas e agradaveis( pelo que foi sendo dito ) festas de samba realizadas em sua sede durante este verão e também pela participação e convivio entre os elementos das 3 escolas da localidade. Valeu. ISSO É COMUNIDADE.... ( como diz Negô em seu grito de "guerra" )


- Uma nota positiva também para o prazer que me está a dar resgatar gravações de VHS para DVD e assim poder partilhar com todos os sambistas os videos históricos do samba em Portugal. É tão bom recordar........


100 NOTA


-Para as metalidades atrás referidas que fazem com que a evolução do samba e dos sambistas fique atrofiada e até em alguns casos "prisioneira " dessas erradas mentalidades e até em conhecimentos que em alguns casos são quase nulos.


- Esta é também a epoca de apresentação dos desenhos das fantasias nas escolas de samba.
E com ela o aparecimento ainda de "sambistas "( ??) que usam o samba e o Carnaval apenas para... para se exibirem..... para se mostrarem....
Continuam existindo casos ( como é possivel ainda isto ?) de pessoas que só vão ou só aceitam desfilar por determinada escola se forem para " destaque" disto ou " destaque " daquilo ?!!
Lamentavel que ainda haja quem dê cobertura a isto e não tenham a coragem de eliminar de vez estas pessoas do samba ?!! ? ( felizmente já vai aparecendo um ou outro caso de coragem!)

TERMINO COM UM TEXTO EXCELENTE QUE É UMA LIÇÃO SOBRE SAMBA DE ENREDO




Samba enredo é o verdadeiro propulsor de um desfile de escola de samba.
http://g1.globo.com/Carnaval2010/0,,MUL1440156-17812,00.html
O que fazer então para que o gênero samba-enredo reencontre novamente o sucesso de outrora? Muitos dizem que isso é impossível, que é um gênero musical ultrapassado, o que discordo veementemente. É claro que não será de uma hora para outra que o samba resgatará o sucesso de outrora, será um processo lento, mas, acredito, muito eficaz. Quem sabe o passado (tão glorioso) não tem algo para nos ensinar? Se a intenção for novamente fazer os sambas serem cantados, no carnaval e, quem sabe, durante muitos anos, perdendo o caráter descartável que possuem hoje, poderemos pegar um exemplo do samba-enredo de maior sucesso da história, "Festa para um Rei Negro (Pega no Ganzê)"? Um samba curtinho, de versos fáceis, mas nem por isso vulgares e de uma melodia envolvente. O oposto do que é feito hoje em dia, com seus sambas quilométricos, de versos confusos e pobres melodicamente, assemelhando-se muitas vezes a outros ritmos que não samba. Malandramente, esse estilo foi seguido no ano posterior pela campeã Império Serrano com seu "Alô, alô, taí Carmem Miranda", pela Imperatriz Leopoldinense com seu "Martim Cererê" (grande sucesso por ter sido incluído na trilha sonora da novela "Bandeira Dois", e pelo próprio Salgueiro com seu "Mangueira, minha Querida Madrinha (Tengo Tengo)".

Outra possibilidade seria a volta da poesia, do capricho nas composições e, claro, tudo isso em um ritmo bem cadenciado, e não acelerado. Sendo assim, poderíamos manter os sambas extensos de hoje, já que seria um prazer cantá-los. "Chico Rei" e "Casa Grande e Senzala" são exemplos de sambas muito extensos, mas que de maneira nenhuma deixamos de cantar verso por verso e, se preciso fosse, cantaríamos novamente. Dentre as duas opções, fico com a primeira. Prefiro que os sambas sejam bem mais curtos, mas nem por isso marcheados, de belos versos, uma rica poesia e, principalmente, que tenham uma boa cadência. A qualidade da melodia é imprescindível para o sucesso do samba. Ninguém cantará um samba em que parece que está sendo rodado a 78 rpm. É preciso que se entenda o que está sendo cantado. A harmonia que se adeque ao samba e não o inverso. Um tema simples é quase sempre um bom caminho para o sucesso. A União da Ilha provou com enredos como "Domingo", "O Amanhã", "O Que Será", "Bom Bonito e Barato" e, principalmente, "É Hoje", que a simplicidade, combinada com compositores inspirados, podem gerar excelentes sambas-enredo. "É Hoje" e "O Amanhã" foram regravados por vários cantores de sucesso e, até hoje, fazem sucesso.
SAUDAÇÔES SAMBISTAS