CRONICA DE SETEMBRO

Recordando..... ( o que pouca gente sabe.... )
Algures no ano de 1986 um apaixonado pelo samba que acabava de formar e fundar uma escola de samba em Sacavém ( o GRES ACADEMICA DE SACAVÉM entretanto e infelizmente já extinta ) tendo como sede a Academia Recreativa e Musical de Sacavém, teve a ideia de partilhar as ideias e trabalho feito no samba com outros grupos e sambistas e organizar uma Festa de Samba, que ganhou até nome que ficaria como marco- NOITE TROPICAL-.
Foi um exito essa Noite Tropical, de tal maneira para a época , que não mais parou no espirito deste sambistas que mesmo até após ter saido da Académica de Sacavém lá deu continuiadade a essas festas.
Falo do grande impulsionador e criador das Festas de samba que agora são a nossa oportunidade de confraternizarmos, um dos grandes baluartes do samba em Portugal- Ricardo Mira.





Foi exactamente em 1986 que juntando as escolas de samba , MARISAMBA ( com Luis Taklin) e TREPA NO COQUEIRO( com Reinaldo Nunes ) ambas de Sesimbra , e a escola da casa Académica de Sacavem se realizou a primeira Festa de samba em Portugal com participação de escolas de samba de localidades diferentes.
Nos 2 anos seguintes se repetiram com grande exito mas já com a participação do Grupo Samba Trupe ( formado com base em elementos do GRESAS) e de uma escola de samba de Moscavide que viria a ser extinta no inicio dos anos 90).
Ricardo Mira que entretanto em 1989 fundou a Escola de samba Capricho de Abrigada fomentou nessa escola o mesmo espirito e as festas de samba em Abrigada tornaram-se logo em 1990 numa grande organização de grande exito e que era aguardada sempre com grande expectativa e entusiasmo pelas escolas de samba e amantes do samba. A edição de 91 teve até primeiro um desfile sabado á tarde em Abrigada- O 1º Encontro de escolas de Samba- em Abrigada com a Escola da terra Gres Abrigada e a Charanguinha de Ovar tendo depois á noite a continuação já com mais escolas de samba.
Recordo que em uma das edições era pleno dia quando a Festa terminou. Actuaram umas 13 escolas de samba. Para a grande maioria dos sambistas em Portugal são certamente boas recordações e até uns marcos das nossas historias no samba. Poucas escolas de samba em Portugal não pisaram o palco da Festa de Abrigada.
Paralelamente ás Festas da Abrigada e da Académica de Sacavém é bom relembrar também que no inicio dos anos 90 outra Festa começou se tornando também outro grande movimento de convivio entre sambistas. Foi a Festa da MEALHADA realizada ao ar livre no recinto dos Bombeiros. Bons anos e boas recordações para quem teve oportunidade de ter assistido ou participado nessas Festas.
A meio dos anos 90 outra Escola aderiu a realizar estes eventos e também não mais parou. Foi A União de Penafirme da Mata que entretando se formou com outro nome- Paraiso Tropical.
Começaram também fazendo parte desta maravilhosa história de convivio e confraternização entre Escolas de samba, as Festas de aniversario do Gres Charanguinha que foram sempre de uma extrema alegria e qualidade e também as Festas que se realizavam em Sesimbra umas vezes no salão dos Bombeiros outras vezes no salão do Pavilhão Municipal e que também deixaram muitas histórias e recordações em todos nós.
Por ter estado em todas estas festas.... ter vivido tudo isto..... que sinto uma felicidade enorme com a realização de cada vez mais Festas deste genero.
Abrigada e Sesimbra infelizmente não estão realizando mais suas festas mas o país tem cada vez mais escolas fazendo esses eventos. Estão ficando já tradicionais a Festa de aniversario da Unidos do Mato Grosso( Figueira da Foz ) , a festa da Vai Quem Quer (Estarreja ) e já este ano os Sócios da Mangueira ( Mealhada ) avançaram também com uma festa de samba reunindo escolas de samba de varias localidades que foi um exito que certamente para o ano será repetida.
Deixei para ultimo aquela que é sem qualquer duvida a maior e melhor Festa de Samba em Portugal. O chamado FESTIVAL LUSO/BRASILEIRO DA MEALHADA. Nasceu... cresceu e é o nosso orgulho de sambista. é uma data já aguardada por nós sambistas que gostamos e queremos partilhar toda a nossa alegria e amor ao samba.
"Olhando" para trás e recordando como tudo começou dá ainda mais orgulho assistir ou participar dessa festas e ver tanta escola...tanto sambista....actuando, convivendo, confraternizando e acabar dizendo baixinho... " puxa que rica ideia tiveste tu um dia Ricardo ".
Mas como não á bela sem senão, eis que , por causa das coisas que estou sempre alertando e que infelizmente vão acontecendo com mais frequencia no samba em Portugal ( rivalidades doentias, mentalidades retrogadas, invejas, maus perderes, má aceitação do valor de cada uma , das superioridades e inferioridades de cada escola...... numa palavra só uma má POSTURA no samba ) esse FESTIVAL de SAMBA acabou não se realizando por desentendimento entre escolas de samba. LAMENTAVEL. E não está em questão de onde possa estar a razão nem quem é ou são os culpados .... LAMENTAVEL é que por causa disso esse grandioso e maravilhoso festival acabou sendo cancelado privando assim mais de 1 milhar de pessoas que chegam a prencher o recinto dessa Festa com mais uma noite em quem sairia a ganhar era o SAMBA.
Para terminar queria deixar dois apelos
-Um ás escolas de Sesimbra ( 6 no total ) para se unirem e realizarem também uma Festa anual de Samba pois o sul está a necessitar disso. Com 6 escolas de samba como é possivel não ser efectuada uma Festa conjunta que seria certamente um grande exito ?
- O outro apelo é mais uma vez a união entre as escolas de samba e seus sambistas para que realizem cada vez mais e maiores festas de samba em Portugal pois escusado será dizer todos os benificios que elas trazem ao nosso samba. Nem daria para os estar a descrever aqui, tantos e tamanhos são eles.
Saudações sambistas