" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para a dimensão e qualidade que o evento Mega- Samba proporcionou a todos os participantes e assistentes este ano. Autentico marco do samba em Portugal e porque não dizer também na Europa ? !!!!
- Para os sambistas portugueses Pedro Canana e Ana Alves , que radicados no Rio de Janeiro e com muita vivencia já do Carnaval e samba brasileiro e com sua influencia tem trazido ao Mega- Samba sambistas qualificados do Rio de Janeiro o que muito nos vão ensinando como é feita uma escola de samba e seu funcionamento.
- Para alguns belos ENREDOS (Veja todos os Enredos em : (ENREDOS E SINOPSES-2016 )que foram escolhidos até a data ( são ja 19 as escolas que fizeram a sua divulgação ) escolas pelas escolas de samba portuguesas ( que com eles venham também sambas a condizer ).
- Para as Festas de Samba que cada vez mais vão acontecendo em Portugal que apesar de algumas serem com demasiadas escolas são os momentos que proporcionam convivios entre os sambistas e onde se pode apreciar o trabalho de cada escola de samba.
- Para a parceria que me foi proposta pela Radio Ação TV para o meu novo site SAMBA EM PORTUGAL E NO MUNDO e que assim dará a todos os interessados transmissões ao vivo dos maiores acontecimentos do samba no Rio de Janeiro( ja está acontecendo com as finais do samba e continuará com os Ensaios Tecnicos e desfiles )
- Para as escolas que fazem concurso aberto para eleição do samba de enredo e que assim proporcionam outros compositores de fazerem o samba dessas escolas. È isso ai dar a possibilidade a quem sabe. Só terão a ganhar com essa valorização.
- Para os julgadores desses concursos que não olham a amizades ou outros interesses mas sim ao que na realidade for o melhor samba nos concursos.
- Para a qualidade dos eventos das eleições nas escolas ( rainha/madrinhas de bateria, destaques e casais de Mestre/Sala e Porta Bandeiras ) que cada vez são mais caprichados na organização e qualidade das indumentarias das(dos ) concorrentes.
- Para a continua evolução da bateria dos Sócios da Mangueira ( Mealhada ) comprovada nesta ultima edição do Festival de Samba da Mealhada sendo o video da sua actução partilhado por sambistas brasileiros incluindo radiofonicos.
- Também para o excelente trabalho que esta a ser realizado na bateria do Novo Imperio ( F.da Foz ) levando também com isso a uma evolução notória de toda a escola.
- Para a excelente contribuição do SAMBA PRINT ( SAMBA PRINT) com seus artigos de optima qualidade e bom gosto que vão vestindo os sambistas de algumas escolas de samba portuguesas.
- Para o compositor e interprete Nuno Bastos por mais uma vez ser o mais votado no seu samba de enredo tanto pelas escolas portuguesas como pelos analistas brasileiros paralelamente aos excelentes espectaculos de samba que vai dando nas actuações ao vivo.
- Para o presidente da Escola de Samba Novo Imperio da Figueira da Foz que tudo faz e tem feito para que o samba e o Carnaval na Figueira valorize muito mais mas que encontra desinteresse e falta de colaboração por certas opticas sambistas. Mas vai certamente atingir todos os objectivos a que se propõem pois quem estiver atrasado que acerte o relogio porque o dele esta no horário e depois se for para saltar o muro ele...fica altissimo.
- Para a notória evolução da grande maioria das escolas de samba do país que se vai notando de ano para ano. Mesmo sem contar com as habituais e aquelas que vão sendo referencia muitas já vão evoluindo notoriamente em todos os quesitos.
- Para todos os sambistas que debatem sobre escolas de samba. Quanto mais se fala de escolas de samba melhor. Opiniões , discussões, debates , tudo isso entre outras coisas não deixam a festa findar. E ir nas sedes é fundamental. Vão lá sentir. É lá que mora a magia. Como dizia alguem : " futebol é no campo !! "
- Para as escolas de samba que divulgam os desenhos de suas fantasias para o Carnaval .
- Para Tony Farinheira outro grande apaixonado pelo samba em Portugal e que junto com Bruno Oliveira ( seu canal do Youtub- VIDEOS- BRUNO OLIVEIRA )nos vão deliciando com seus videos fazendo a cobertura de quase todos os eventos de samba a norte de Portugal. Bem haja companheiro pela sua contribuição gratuita que nos vai deixando recordações e registos históricos no SAMBA EM PORTUGAL. Seu canal no youtub :VIDEOS TONY FARINHEIRA
- Para os nossos compositores de samba de enredo que de ano para ano alem de virem aparecendo novos autores tem aumentado o nivel de seus sambas tanto na parte melodica como na sua poesia para alem de muito mais cuidado na qualidade das gravações de estúdio. o que nos deixa a todos certamente muito felizes. Para vocês deixo esta cronica que vale bem a pena ler :
"Bruno Filippo - Jornalista, sociólogo, professor
Concordâncias e discordâncias à parte, é fácil observar que muitos desses comentários carregam forte carga passional. São torcedores e membros de escolas de samba que, irritados com as críticas negativas ou extasiados com os elogios, tentam desqualificar ou sobrevalorizar o teor das análises. Quase sempre, os incomodados deixam de lado os méritos da questão e partem para a agressão pessoal.
Mas é utópico, e até injusto, pedir que eles sejam mais racionais. Carnaval, assim como o futebol, é movido pela paixão, pela emoção, e nessa dialética entre razão e emoção está o grande dilema das transformações mercantilistas por que têm passado o carnaval. É nela, também, que se move o papel da crítica carnavalesca.
No entanto, há um tipo de crítica à crítica dos samba-enredos que merece análise mais acurada. É aquela que entende que a obra só pode ser julgada depois do carnaval, ou seja, depois do desfile da escola. Por esse raciocínio, a qualidade da obra está atrelada de maneira intrínseca à sua funcionalidade. Se tirou as quatro notas máximas e ainda ajudou a escolas nos outros quesitos, é um bom samba. O samba “funcionou”, diz-se nesta canhestra semântica. Aos críticos caberia, no máximo, tentar antecipar como os sambas vão apresentar-se na avenida, o que tornaria a crítica um mero exercício de pitonisa.
Ocorre que os samba-enredos são obras que demandam um processo criativo que se pode valorar por meio de sua análise estética. Profissionais da música – arranjadores, instrumentistas, intérpretes, produtores, coristas – dedicaram-se, no estúdio de gravação, a moldar-lhe essa estética, a dar-lhe uma “cara”.
O juízo de valor de um samba-enredo assenta-se sobre sua apreciação melodia, poética e harmônica. Quando o CD é gravado, registram-se seus sambas para a posteridade; e é sobre esses registros que se fazem valorações, e não sobre o uso que se fará deles. Uma escola que foi campeã desfilando com um samba ruim – e isso tem acontecido com muita freqüência – não vai alterar sua qualidade musical. Continuará a ser um samba ruim.
Não é diferente em outros gêneros musicais. Uma canção do Tom Jobim não é uma obra-prima pelo modo como foi interpretado num show. É obra-prima porque há toda uma maneira de balizá-la assim. Se um cantor a interpretou mal, se o arranjo a descaracterizou, o problema está no cantor e no arranjador, não na música. Os gênios da música clássica compuseram várias daquelas maravilhas por encomenda. Saber se elas “funcionaram” não vai alterar o patamar que alcançaram.
Não é somente o crítico das gravações do samba-enredo que encarna o papel de esteta. Essa possibilidade é aberta ao próprio julgador oficial pelos critérios de julgamento, que nada têm de objetivos. Quando o regulamento diz que o julgador deve analisar a qualidade poética do samba, permite que ele tire pontos da Unidos da Tijuca pelo cacófato produzido pela expressão “minha Tijuca”.
Esse exemplo é extremo, mas ilustrativo de como os juízos de valores interferem na avaliação de uma obra. Para o jurado, o cacófato não poderia ser relevado – como muitos apontaram – porque comprometia a sonoridade do samba. Um juízo puramente estético.
A análise funcional do samba-enredo ainda enfrenta o problema do acaso. Porque ninguém, nem os expertos, é capaz de antever como a escola desfilará, como o samba-enredo “funcionará”. Assim, o samba está sujeito ao imponderável, aos desígnios e às contingências.
Avaliar o samba-enredo utilizando como critério a substituição do juízo de valor pelo juízo de fato, pondo ênfase somente no resultado do desfile, é negar-lhe o status de arte, é subestimar seus criadores, é subjugá-lo ao acaso, é transformá-lo em mero instrumento, é desrespeitar o ouvinte.
É minimizar suas qualidades, é igualar a excelência à mediocridade. Quem pensa dessa forma tem a obrigação de considerar “Os sertões”, com o qual a Em Cima da Hora foi rebaixada em 76, um dos piores sambas da história do carnaval, sob risco de incorrer numa insolúvel contradição na lógica do raciocínio.
Não é à toa que a emergência deste pensamento coincide com um dos piores momentos da história de um gênero que já nos encheu de orgulho.
* Bruno Fillipo é jornalista, sociólogo e coordenador do Instituto
do Carnaval da Universidade Estácio de Sá "
100 NOTA
- Para a organização do Carnaval de Verão da Figueira da Foz que definiu um percurso para o desfile demasiado longo para o numero de escolas participantes o que fez com que terminasse a hora tardia e com as ultimas escolas a desfilarem quase sem publico.
- Para as Escolas que continuam a guardar para elas ( sem divulgação ) enredos e sambas de enredo. Estão completamente fora da realidade do que é e deve ser uma escola de samba.
- Para as escolas que continuam não gravando, nem divulgando ( nem que seja num simples cavaquinho e audio ) seus sambas de enredo. Quem perde e muito com isso são os seus compositores e a propria escola. E a ignorancia chega ao ponto de pensarem estar certas e 98% das outras escolas estão erradas. E no lado oposto fica aqui o exemplo do que é ser uma verdadeira escola de samba moderna e quem por isso mesmo nestas pequenas ..GRANDES ..diferenças os resultados vão aparecendo, cada vez se valorizando mais e deixando sua comunidade feliz e orgulhoso de tudo isto. Lamentável as escolas que ainda não entenderam que este tem de ser o caminho. Parabens Costa de Prata. CONFIRAM : CONCURSO DE SAMBAS DE ENREDO
- Para o Trofeu Nacional de Samba realizado este ano que apenas contou com 3 escolas de samba e dessa maneira perde todo o significado com que se criou. Caso a ser muito bem pensado em futuras edições pois bem merece ser uma boa referencia no panorama nacional.
- Para a tão estranha como incompreensível falha do evento MEGA-SAMBA não ter o nosso excelente sambista Nuno Bastos no CARTAZ dos participantes. O seu nivel nunca poderia ficar no esquecimento ou nas opções num evento desta natureza.
- Para a insistencia continua de algumas escolas de samba em ter a dirigir e ensinar baterias, passistas etc...etc...pessoas sem capacidade o que impede o progresso dessas escolas, algumas delas , piorando inclusive de ano para ano.
- Para a pouca adesão no Mega- Samba na RODA DE CONVERSA com elementos da Harmonia da Unidos da Tijuca onde muito se teria a aprender.
- Para uma certa "cambada " de anti-samba que não viu ( ou se viu não interessa que assim seja !!! ) que os sambistas, o samba e as escolas de samba são a maior e os que MAIS FAZEM pela riqueza cultural na vila de Sesimbra. As entidades oficiais deviam aproveitar esse grande filão bastava terem a visão de outras localidades como Ovar e Estarreja por exemplo.
- Para alguns enredos que obviamente não poderão dar em bons sambas nem num bom desfile.
NOTA FINAL
Porque há quem esteja do lado certo da vida.....
Por vezes demoramos algum tempo para verificar certas realidades, talvez até porque não percebamos essas mesmas realidades, fruto de certas coisas ditas e feitas no passado sejam no presente uma AUTENTICA REALIDADE apenas compreendida e aceite por alguns. Mas fica para sempre a satisfação que o presente é cada vez mais as rectificações dos erros que se viam e eram obvios no passado.
Estava certo. Fiz alguns "inimigos "........ MAS SEMPRE OS CERTOS....e isso é o mais importante !!!
Obrigado Hugo Pinto pela tua altivez e porque tu tal como alguns mais felizmente me fazem lembrar uma frase dita por Pedro Canana depois de uns anos de samba por cá e quando já estava a viver no Rio. Assim concluía ele:
"...hoje concluo com lucidez que estava(mos) á frente do tempo..., por isso as pessoas não entendiam, era dificil para elas, não conseguiam alcançar o que para mim(nós) era óbvio..."
VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!! Mesmo que.....
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no meu novo site : SAMBA EM PORTUGAL E NO MUNDO
E não esqueçam.... UMA DAS COISAS MAIS OBVIAS E VERDADEIRA em Escolas de Samba e Carnaval é : "QUEM PLANTA ERRO NA QUADRA , COLHE ERRO NA AVENIDA !!!"
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".
NOTA 100 VS 100 NOTA- OUTUBRO 2015
Publicada por
antonioguerreiro2@gmail.com
on quinta-feira, 15 de outubro de 2015