MESMO SABENDO QUE........
"EXISTEM CERTAS COISAS NA VIDA QUE FORAM FEITAS PARA SEREM EXPERIMENTADAS , JAMAIS EXPLICADAS !!!!! "
MESMO ASSIM...............
É DE GRANDE UTILIDADE LER E QUE SE POSSA TIRAR ALGO DOS DEPOIMENTOS RELATIVOS
AO MOMENTO HISTORICO VIVIDO POR 11 SAMBISTAS PORTUGUESES... ( E QUE SAMBISTAS !!!! Rodrigo Ventura , Pedro Silva , Jose Manuel Santos, Alexandre Camões, Michael Silva, Carlos Granja, Tiago Santos, Sergio Costa, Fabio Torres, Zé Armando e Ricardo Tataroca ) NO PASSADO MÊS DE OUTUBRO EM FRANKFURT( ALEMANHA) NO Bloco X "LIVE" @ Marathon Frankfurt
ALEXANDRE CAMÕES
Mais uma vez foi uma experiência incrível. Foi a minha quarta participação oficial no Bloco X e é sempre como se fosse a primeira.
O ambiente e a camaradagem são incríveis. Sinto que tenho ali amigos para a vida, apesar de nos encontrarmos só duas ou três vezes por ano.
Desta vez fiquei ainda mais contente por ser uma representação portuguesa grande. Todos eles ficaram encantados com tudo; a batucada, o companheirismo, os respeito por quem está a tocar ao teu lado e pela forma como fomos recebidos. Um exemplo disso foi o Sanhudo que não pode ir desta vez e toda a gente perguntava por ele.
Aterrámos na sexta à meia-noite e e chegámos a Frankfurt por volta das duas da manhã, ainda a tempo de encontrar alguns X's num pagode num bar e pegar fogo à coisa. Fomos dormir já passava das seis da manhã...
No Sábado tivemos ensaio das 13 às 20! Quando estávamos a chegar comentei "a bateria quando começar a tocar só pára a primeira vez, pelo menos, uma hora depois". Os que íam pela primeira vez disseram "uma hora?! Tu és tolo!". E tinham razão... foi uma hora e meia até parar pela primeira vez. Não para intervalo, só para o Cris fazer algumas observações e volta a tocar. Parámos uma hora para lanchar por volta das 17h00.
Apesar do nível elevado de todos os participantes, ninguém é melhor que ninguém e todos sabem que uma bateria de samba é um bloco compacto de som e que deve soar com tal. Ali só há estrelas e não há vedeta nenhuma. Toda a gente está com o mesmo objectivo e o ensaio é a sério. Posso dar como exemplo as quase duas horas em que a bateria tocou com metrónomo num exercicio em que a bateria tocava alguns compassos, paráva e ficava só um a tocar depois arrancava e voltava a parar. Este exercicio só terminou depois de todos tocarem sozinhos. Eram mais de 100... Ou ainda a virada das caixas que aparece em alguns dos videos que não demorou mais de 10 minutos a estar pronta. Nesse dia à noite foi churrasco, pagode e festa até de manhã, mesmo...
Apesar disso todos estavam prontos para começar a tocar às 11 da manhã e até quase às 18! A maratona de Frankfurt tem mais ou menos 50.000 participantes e nós estávamos numa praça por onde passava o circuito. Quando passaram os Quenianos logo no início nós já tocávamos e só terminámos quando passou o último concorrente.
Já a meio da tarde o Frank disse para levarmos um samba dos nossos. Como já tinha cantado sambas do Trepa noutros ensaios e como a Charanguinha estava lá pela primeira vez tocámos um da Charanga. Foi para todos um momento muito intenso. A bateria ouviu o samba pela primeira vez aí. Tirando os tugas ninguém conhecia. Foi tão bom que o Sol até apareceu depois de um dia cinzento e com alguma chuva!
Podia continuar durante horas a falar mas não vale a pena. O que não se vê nos videos é muito dificil de explicar...
Feitas as contas foram dias maravilhosos e já todos estamos em contagem decrescente para Bad Orb 2014!
Sim! Eu sou do X!
ZÉ ARMANDO
O ambiente é fantástico...
Não sei se haverá outro lugar no mundo onde se possa encontrar tanta gente de vários países e de várias culturas a defender uma CAUSA com tanto empenho e sabedoria, não sendo a sua língua materna de origem se expressam e exprimem como ninguém...
Cada vez mais sinto ORGULHO de pertencer a esta "tribo" que é o nosso Samba... Foi a primeira mas não será a ultima CERTAMENTE...
Obrigado a todos os companheiros de viagem por me terem proporcionado tamanha felicidade... Obrigado Pirussas e Camões por nos terem inserido tão bem... E sobre tudo Obrigado FranK e Chris por nos terem acolhido tão bem...
Vim com a alma lavada e muito feliz... Porque... SIM. EU SOU DO X!!!!
Valeu galera do BLOCO X!!!!!
PEDRO SILVA (PIRUSSAS)
Desta vez foi ainda mais especial, porque pude presenciar noutros aquilo que eu senti na primeira vez que fui, e esses outros são somente nove feras de uma das melhores baterias de Portugal, a Charanguinha.
Aperceberam.-se, tal como eu da primeira vez, da humildade e camaradagem que se sente naquele grupo de 120 pessoas que ali estavam presentes, tivemos duas maratonas, o ensaio no sábado que começou pelas 13:30 e acabou ás 20:00 ( com um intervalo de cerca de uma hora) e a actuação durante a própria Maratona de Frankfurt que começou pelas 11:00 e acabou pelas 17:30 (também com um intervalo de cerca de uma hora).
Todos nós aprendemos muito, mas o que ficou mesmo foi a saudade e o desejo de reencontrar aqueles amigos novamente!
Bloco nota X !
RICARDO TATAROCA
Por mais que tente arranjar palavras para descrever o que vivi, é quase impossível faze-lo.
Foram dias cheios de emoção e surpresas a cada esquina.
Que iria encontrar grandes ritmistas, isso já não era surpresa para ninguém pois basta estar atento a alguns dos muitos vídeos que se encontram por ai para poder constatar isso, mas que iria encontrar nesses grandes ritmistas pessoas humildes, cheias de vontade de partilhar, isso sim foi uma surpresa.
E quando falo de partilhar não falo só de conhecimento musical, falo de partilhar um abraço, uma gargalhada, uma experiência de vida e muito mais…é impressionante como após pouco mais de dois dias, sinto que encontrei amigos para muitas aventuras, muitas gargalhadas, e muito mas muito samba de grande qualidade.
Só quem passa por esta experiência sabe do que estou a falar, porque como disse no inicio, por mais que tente é difícil explicar por palavras.
Uma coisa posso garantir…vou voltar, com toda a certeza.
CARLOS GRANJA
Eu podia escrever mil e uma palavras, mas jamais conseguiria descrever o sentimento que me invade, após este fim de semana!
Por isso nem me vou atrever a escrever.
"são coisas que não dão para explicar, so dá para sentir!"
FABIO TORRES
Tenho a dizer que a experiencia foi tão enriquecedora que não e fácil explicá-la por este texto. Fui a espera de alargar os meus horizontes no samba, e alarguei os meus horizontes ao nível das relações interpessoais, pode ser estranho mas foi o que aconteceu. A amizade pura e espontânea vivida com os elementos do bloco X passados simples 5 minutos da nossa chegada foi algo que marcou a mim e a todos nos que fomos la pela primeira vez. E verdade toca-se muito e bom samba no bloco X, do melhor que já ouvi, com executantes de técnica elevadíssima. Mas o melhor mesmo e o espirito de grupo vivido em prol indiretamente do bloco X mas claro, diretamente em prol do samba. A vontade de la voltar e muita não só pelo samba sou sincero (que volto a frisar e muito bom!), mas sim pelas pessoas que foram do mais hospitaleiras que eu alguma vez vi. Mais não posso dizer, porque só mesmo vivendo o que todos nos vivemos.
Uma vez do Bloco X, Bloco X para sempre!
TIAGO SANTOS
Na verdade não existem palavras para descrever o que senti.
Um fim-de-semana maravilhoso, junto de pessoas maravilhosas, com qualidades incríveis. No entanto, o mais relevante para mim, foi mesmo a forma como nos receberam e nos acarinharam sem nos conhecerem de lado nenhum, isto sim merece respeito e prevalece perante todas as recordações vividas nestes dias. Não poderia deixar de salientar a Bateria do BLOCO X. Confesso que nunca pensei ver tanta qualidade junta numa bateria composta por cerca de 120 elementos, com uma humildade e um respeito como eu nunca vi. Não sei mesmo mais o que escrever, foi sem dúvida uma viagem vivida por nós e desejada por muitos.
SERGIO COSTA- (SOLEIRINHA )
O que eu poderei dizer...
É difícil expressar o que vivi e senti, foi muito mais do que eu podia imaginar!
É impressionante a vontade de tocar, aprender e partilhar que aquele grupo de ritmistas tem, tudo em prol do colectivo.
O que mais surpreendeu foi a qualidade de cada um, foi conhecer tanto estrangeiro que fala português graças ao samba.
Principal ilação é que de nada adianta guardarmos o que sabemos para nós, porque o samba não se faz sozinho e quanto maior for o conhecimento de cada um, melhor será o conjunto, daí o Bloco X ser provavelmente a melhor bateria da Europa.
Pessoalmente, penso que melhorei em todos os aspectos mas escolhi frequentar o workshop de repique.
Simplesmente espectacular, toda a envolvência torna o ambiente e a camaradagem muito boa, de uma forma muito natural.
Ao fim de uma hora parecia já conhecer muita gente há muito tempo, o simples facto de ali estarmos todos com o mesmo objectivo torna tudo muito mais fácil.
É com toda a certeza que digo e afirmo, vou voltar a repetir esta experiência!
MICHAEL SILVA
É dificil colocar em palavras ou descrever o que senti no fim de semana em Frankfurt. Foi algo incrivel e inesquecivel.
O magnifico ambiente, conhecer fantasticas pessoas de vários países e tudo por uma razão, o "Samba."
Como ja disse antes, não há palavras para descrever o senti em Frankfurt com o grande Bloco X.
Muitos obrigado aos meus parceiros de viagem por me terem proporcionado uma grande alegria. Um muito obrigado ao Pirussas e Camões, e tambem agradecer muito ao Frank Völker e Chris Quade Couto por nos receber tão bem.
OBRIGADO BLOCO X! ESTE BLOCO É NOTA 10!
RODRIGO VENTURA
É dificil de explicar os momentos passados no Bloco X . A forma como somos recebidos faz-nos ficar envolvidos de uma maneira incrível . A combinação de qualidade/humildade que está lá presente é talvez o que mais difere dos ambientes aos quais estamos habituados . Da maratona ao partido alto , tudo na maior responsa !
Esse Bloco é nota 10 !
JOSE MANUEL SANTOS ( ZÉ GRANDE )
VEJA VIDEOS RELATIVOS AO EVENTO
VEJA FOTOS EM :BLOCO X- 2013