RECORDANDO 2006........

RECORDANDO 2006.....
Para os que nessa altura ainda......
E já para alguns que.......
Que bom ter ainda guardada a ULTIMA CRÓNICA DAS QUE ENVIAVA MENSALMENTE DO RIO DE JANEIRO PARA O SITE DO GRES A RAINHA ( Figueira da Foz ) durante o periodo em que lá vivi - 2004/5/ e parte de 2006.... quanta saudade. Sei que a direção da Rainha ainda guarda também todas essas cronicas.
Como tanta coisa ainda está igual e tanta coisa.... foi batendo certo.... e mesmo longe já dava para entender .... mas as coisas são como são !!!
Segue a CRÓNICA :
" POR AQUI ..................................

Depois de um Carnaval cheio de surpresas a começar pela inesperada vitória da Vila Isabel , mas acabou mostrando que o Carnaval no Rio está em fase de mudança para um nível ainda melhor que será proporcionado pelas melhores condições de trabalho na Cidade do Samba .
Começaram aqui já os TROCA-TROCAS de carnavalescos principalmente e pelas informações muita surpresa vem também relativamente aos interpretes e mestres de bateria
Até ao momento as trocas mais importantes são :
Paulo Barros da Tijuca ---- para a Viradouro
Milton Cunha da Viradouro --- para a Porto da Pedra
Cid Carvalho da Comissão carnavalesca da Beija-Flor -------- para a Vila Isabel
Alexandre Louzada da Vila Isabel ------------- para a comissão da Beija-Flor
Alex de Souza da Rocinha ---- para a Mocidade
Lane Santos da Renascer de Jacarepaguá --- para chefiar a Comissão na Tijuca

MEU CARNAVAL 2006 acabou ocupando quase todos os dias o que é bem normal por aqui.
Tudo começou sábado á noite no Sambódromo com o maravilhoso desfile da UNIÃO da ILHA desde as 5 longas horas na concentração até ao desfile tudo foi maravilhoso.
Domingo teve o desfile á tarde do Bloco do Iate Clube , sempre muito agradável até porque o samba era uma homenagem á União da Ilha e por isso muitos ritmistas da escola deram a sua colaboração
Segunda feira á tarde desfile pelo Bloco da Tribo da Cacuia . Á noite depois de mais 4 horas de concentração o empolgante desfile da IMPERIO SERRANO que como foi dito pelos jornais fez um desfile DIVINO apesar da classificação duvidosa que obteve
Terça feira á tarde de novo desfile com Bloco do Iate Clube . Terça á noite desfile na primeira escola a entrar na Sapucaí O BOI da ILHA que saiu com o maravilhoso samba É HOJE ( reedição ) da União da Ilha e acabou sendo muito prazeroso tocar esse samba dos tempos gloriosos da escola insulana.
Muito cansativa a “ maratona “ sem dúvida mas que dá muito prazer e até orgulho em fazer parte e estar por dentro do MAIOR ESPECTACULO da TERRA !!
E tudo se “ acabou na quarta-feira “.........
E FIQUEM AGORA COM O MELHOR SAMBA DE 2006.... uma JÓIA autentica..
POR AÍ ..............................

Com base em muitas fotos que já vi das escolas nacionais aqui deixo a minha analise e apreciação ao conjunto de fantasias e adereços .
Estarreja – Sem duvida com o melhor conjunto de fantasias no global das escolas em Portugal com muito bom gosto e com uma riqueza e acabamento de um nível muito apreciável.
As escolas Vai Quem Quer e Morenos um pouco acima da Trepa e num patamar mais inferior a Independentes da Vila.
Em Ovar- No global embora não tendo a qualidade e riqueza das fantasias das escolas de Estarreja definiram muito bem os enredos principalmente a Costa de Prata que teve um conjunto de fantasias de muito bom gosto e principalmente muita originalidade. Razoável apenas a Charanguinha onde até me pareceu ter havido um desenquadramento com o enredo e com mais algum primor os Kan-Kans.
Na Figueira da Foz..... minha grande surpresa : A Rainha com fantasias sem grande luxo mas de grande qualidade artística e mostrando de forma magnífica o enredo veio apenas dar continuidade ao bom trabalho que vem apresentando e dando oportunidade a que novos talentos despontem como a dupla de Carnavalescas ( nunca é demais realçar o trabalho de 2 mulheres dividindo a responsabilidade do enredo de uma escola de samba ) da escola este ano. No Unidos de Mato Grosso o trabalho que já estava esperando ao saber que quem assinava o carnaval era o carnavalesco Juan Rodriguez da Vai quem Quer. Nada que vier dele me vai surpreender pois tem um nível muito grande para o patamar das escolas de samba em Portugal.
Saiu com tudo isso reforçado o Carnaval da Figueira da Foz .
Por falar nisso seria bom que a rivalidade existente entre as 2 escolas da Figueira fosse mais centralizada para o trabalho de cada uma das escolas do que com “ ódios e invejas “ desnecessárias... pois não é com essas “ guerras “ que AQUELE repique ou AQUELE tamborim IRÁ TOCAR MELHOR que o OUTRO.

Mealhada – Escolas com fantasias bem representativas dos enredos ( muito bom gosto principalmente dos Sócios da Mangueira nesse pormenor ) me parecem de um nível muito equilibrado entre todas elas mas relativamente a alguma evolução que está havendo com outras escolas ... ( a nível da qualidade de matérias , aplicações ..acabamentos ) parece-me que estão um pouco “ paradas “ as escolas da Mealhada.
Orçamentos contam concerteza um pouquinho, mas nada mais que isso, pois tem tecido por exemplo 3 vezes mais barato que outro mas que é mais bonito e faz mais efeito.
Mas no geral bom conjunto de fantasias.
Penafirme da Mata –Esperava um pouco mais. Notei um demasiado uso das cores da escola ( que hoje em dia já não é sinal de perfeição ou acerto e sim ...caminhando exactamente para o inverso !! ) que lhe dão um ar de base sempre igual de ano para ano bem como o uso repetitivo dos mesmos materiais e estilo nos adereços.Apesar da falta de primor nesses aspectos representando bem o enredo que acaba sendo o mais importante apesar de tudo.
Parcela 6 - Alguma decepção para quem como eu tem acompanhado o trabalho e tentativa da direção da escola até com o investimento feito com o intercambio com o Rio de Janeiro em ter uma qualidade de fantasias e adereços de grande nível mas lamentavelmente ainda não foi conseguido pois uma e outra fantasia está com luxo e bom acabamento ( destaques , passistas ) e outras entre elas a da bateria de mau gosto e de alguma pobreza.. Mas acredito que bem informados e quando souberem se envolver com pessoas certas a diretoria da escola vai conseguir o que pretende e o que tem como objectivo
Império Lusa de Sacavém – A escola levou para o Carnaval um enredo maravilhoso retratando a própria cidade de Sacavém e teve uma boa prestação nas fantasias embora eu considere um pequeno retrocesso na qualidade das mesmas em relação a um nível atingindo em alguns anos anteriores por esta escola .
Por ultimo uma analise ao Carnaval de Sesimbra que vi em directo pelo seu site na net.
Alegorias muito boas principalmente e um nível acima as das escolas Bota no Rego e Trepa no Coqueiro. Magnífico trabalho sem duvida. Meus parabéns !!
Fantasias e adereços são 2 itens em que as Escolas de Sesimbra estão na vanguarda. Grande nível de qualidade e muito bem representativas do enredo.
Saliento aqui pois é o 1º ano o bom trabalho também da recém-criada escola de samba Unidos de Vila Zimbra

Agora é tempo de rescaldo e em algumas escolas provavelmente tempo de mudanças mas concerteza será a continuação do bom trabalho que se vai fazendo por aí na maioria dos aspectos relacionados com uma escola de samba

VALEU......

Realçar o bom nível e qualidade das fantasias e adereços da maioria das escolas portuguesas como ponto mais alto logo , seguido do aumento de escolas fazendo seus sambas enredo originais e deixando de ‘ tratar ‘ mal obras de grandes compositores de samba de enredo brasileiros com os plágios mal conseguidos de algumas escolas que ainda vão insistindo nesse erro e até se calhar pensando que estão bem.... e executando bem essas OBRAS !!!!!
RECORDANDO 2 SAMBAS .....
Outra nota a realçar e sobre a qual não tenho ponta de medo de errar é que o carnavalesco Juan Rodriguez da Vai Quem Quer, que este Carnaval já alargou o seu talento ao Carnaval da Figueira da Foz sendo responsável pelas fantasias da Unidos do Mato Grosso , irá certamente alargar seu trabalho para outros carnavais.
Alem de merecer vai acabar sendo uma seqüência bem natural
Em relação as alegorias quem está realmente melhor são as escolas de Sesimbra com carros maravilhosos de magnífico acabamento e bom gosto mas também já se vai vendo um maior cuidado e aplicação nas restantes escolas com suas alegorias ( carros alegóricos )
Em resumo a constactação do MUITO BOM NIVEL na grande maioria das escolas pois vê-se muita evolução no trabalho de confecção de fantasias , adereços e até alegorias no bravo trabalho das nossas escolas de samba
Para finalizar a MARAVILHOSA noticia que vi em seu site:
A Bota no Rego de Sesimbra está abrindo inscrições para formar ( tentar já estão !!! ) uma ESCOLA de SAMBA MIRIM. Que coisa excelente que a dar certo alem de serem os pioneiros ( e só mostra a grande visão de seus directores !!! ) vão concerteza ter um futuro muito risonho e dar um grande contributo para ocupação saudavel de crianças na aprendizagem do samba.
Valeu Bota !!! Muitas vezes as grandes diferenças começam nessas idéias e apostas !
Que tudo dê certo !!


FOI MAL .

Assisti ao desfile na integra na terça –feira de Carnaval pelo site oficial do Carnaval e por isso a minha opinião para alem das fantasias e alegorias
Os SAMBAS das escolas de Sesimbra com excepção do samba da Bota no Rego que é de bom nivel e a surpresa da Vila Zimbra no samba de um primeiro ano os sambas da Trepa ( que o ano passado tinha sido bom ) , dos Saltaricos e Dá que Falar de muito má qualidade. Penso que tem de haver um maior cuidado nesse item.
Mas são as BATERIAS para mim o ponto mais incompreensível para escolas que tem tantos anos.... tantos carnavais caso da Trepa e Saltaricos principalmente.
A Bota no Rego é sem duvida a que ainda consegue apresentar uma base bem feita e um caminho que os poderá levar a ser uma boa bateria ( acredito no trabalho de mestre Chora )... assim como acredito que ele consiga segurar a onda da realidade para os seus ritmistas fazendo-lhes ver que ainda está longe esse bom nivel.
As outras estão muito mal ( é de desculpar obviamente a Vila Zimbra que começou este ano ) e até fico triste por verificar que os anos vão passando e ninguém toma posição de fazer um trabalho de base para dar aos ritmistas o nivel que pelo historial das escolas de samba de Sesimbra e pelo seu nível em todas as outras áreas que eles merecem. Tem que haver mais aprendizagem ( principalmente de quem ensina...para não ensinar errado ) mais intercambio com escolas ( baterias ) portuguesas ( do norte ) que já estão em outro nível instrumental.... mais ensaios.... mais responsabilidade.
Com mais trabalho vai ser possível certamente !!!
O Carnaval de Sesimbra merece !!!!

Que agora no “ defeso “ as escolas invistam nas FESTAS de SAMBA para haver oportunidade de convívio de intercambio de idéias para todos aprenderem uns com os outros.... embora sempre haja quem pense que nada mais tem a aprender por aí.
Que continuem a “ rolar “ pagodes por Portugal inteiro para manter sempre acesa essa chama de paixão que é para nós o SAMBA.
Estamos juntos !!!
Aproveitem para dar uma olhada no site( INFELIZMENTE JÁ ESTA FORA DO AR ...) brasileiro de samba http://www.odesfile.com/ e na coluna SAMBANDO em PORTUGAL ( tem até a bandeira nacional ) que faço em parceria com nosso companheiro o Pakete( ver foto ao lado ) da escola de samba Costa de Prata onde tem coisa sobre nosso Carnaval
Vou haver um pequeno intervalo até á próxima Cronica pois irei um mês para Portugal agora no principio de Abril...mas muitas novidades virão depois por aí.
-----NOTA---- Infelizmente por doença de meu pai que se prelongaria por um penoso ano até seu falecimento, não voltei mais para o Rio de Janeiro.
Saudações sambistas
antonioguerreiro2@gmail.com