NOTAS FINAIS depois do rescaldo do III TROFÉU NACIONAL DE ESCOLAS DE SAMBA EM ESTARREJA.
NOTA 100
- Para o proprio Troféu em si que teve até cobertura televisiva.
- Para a Associação de Carnaval de Estarreja por manter de pé este evento que pode e deve continuar a fazer parte do calendario do samba em Portugal
-Para o publico maravilhoso e participativo na festa.
- Para as escolas de samba que já encararam com grande cuidado e responsabilidade o evento e que deram um magnifico espectaculo orgulhando este nosso "mundo do samba " !
- Para o vencedor TREPA COQUEIRO de ESTARREJA que vive na realidade um momento magico... um ano maravilhoso. É como aqueles compositores de samba que volta e meia fazem umas obras de arte , umas composições antologicas. Assim aconteceu com o Trepa este ano. Tudo começou com um enredo maravilhoso como o disse desde o primeiro dia que tomei conhecimento. Um samba bom que encaixou de tal maneira com o arranjo da bateria ( desenhos de tamborim que encaixam em cheio e levantam em certas partes o samba... viradas e paradinhas de muito bom gosto e com um pormenor muito importante, EMPOLGANTE.) que fez com que toda a escola viesse com uma grande dinamica, uma garra, e uma empolgação quase contagiante. Depois tem uma vantagem que para as escolas de Sesimbra e Figueira acaba tendo o seu peso. Como tem campeonato em Estarreja as escolas fazem seu trabalho com base nos quesitos a julgamento e então ficam muito mais bem preparadas em relação ás que não tem concurso pois essas acabam tendo um desfile em suas localidades bem mais descontraido e de menos responsabilidade. Por isso facilmente se notou que o Trepa desfilou com experiencia de passar aquela avenida para ser julgada.
Pontos mais fortes que garantiram quase desde logo a vitoria : bateria- m/sala e porta bandeira -comissão de frente. E por arrasto obviamente o conjunto.
Valeu Trepa. Aproveito para agradecer a hospitalidade com que receberam alguns dos elementos que visitaram a vossa sede no sabado á tarde antes do desfile. Pena não termos chegado a tempo de ver o ensaio.
- Para a novamente vice-campêa BOTA NO REGO que voltou a fazer bonito a deixar as suas caracteristicas de um desfile em estilo diferente com alas livres pois não é obrigatorio em lado nenhum ALAS COREOGRAFADAS. As alas servem para representar o enredo. Simplesmente !! Penso que voltou a ficar o respeito e admiração pelo nosso trabalho que só não foi melhor porque como não existe campeonato em Sesimbra e não sabemos se seremos ou não os convidados não podemos trabalhar com antecedencia para o Troféu como o pode fazer as campêas de Estarreja,Ovar e Mealhada que sabem que automaticamente estão convidadas.
Esperemos que a Associação de Carnaval de Estarreja possa para o ano fazer as coisas com mais tempo e mais cedo para dar mais hipoteses de preparação as escolas de Sesimbra, Figueira ou outras que possam vir a ser convidadas.
A escola veio honrada para baixo com o vice. Bem divertida e alegre tal como o mostrou no recinto enquanto decorreu o show do Na Contramão.
Pontos mais fortes- madrinha/rainha ( a melhor e mais pontuada do Troféu ) -fantasias e conjunto
- PARA A UNIDOS DO MATO GROSSO
Voltou também a repetir a classificação de 2008 mas teve um desempenho um pouco aquem das expectativas criadas pois como alguem já o disse tal como no futebol por exemplo, tem uns dias menos bons que outros.
Mas quanto a mim é um lugar muito honrroso pois com o nivel com que se apresentaram as escolas que ficaram em posições inferiores muita coisa podia ter mudado em termos classificativos.
Alias o bom trabalho da escola nos ultimos anos tem tido o reflexo no Troféu. Um vice-campeonato e dois 3º lugares. Ou seja..... sempre o pódio.
Pontos mais fortes : Madrinha de bateria e fantasias.
-PARA OS SOCIOS DA MANGUEIRA
Virada completa em relação a 2008. Fantasias mais caprichadas , um conjunto mais homogenio e muito mais bem organizado. Muita alegria. Valeu por terem prestigiado com maior vontade e cuidado o evento.
Pontos mais fortes: A melhor comissão de frente que se apresentou no Troféu e bateria com um nivel que tenho vindo a registar desde que Xandinho passou a dirigi-la.
- PARA A COSTA DE PRATA
Outra escola que em relação a 2008, onde teve uma prestação bem modesta ( lembro que foi meio á pressa pois tinham uma outra actuação nessa noite ) se apresentou a um nivel bem proximo do seu real valor. Foi para mim muito gratificante ter estado no meio de pessoal da Charanguinha que me ia dando dicas muito positivas em relação á Costa de prata e seu estilo de desfilar e fazer Carnaval.
Pontos mais fortes: Bateria - e UM MARAVILHOSO ENREDO( pena não estar a julgamento esse quesito- É até um pouco ridiculo que assim seja pois o ENREDO é a base de tudo.... mas mesmo tudo... o que depois passa na avenida !! ) que retratava a historia do Carnaval de Ovar. ( por aí se pode ver a grandiosidade e importancia do enredo !! ).
Esse enredo me sensibilisou( Pakete sabe bem porquê ).
FALTOU ACRESCENTAR QUE O TROFEU NACIONAL FOI PRESTIGIADO PELA PRESENÇA DO AUTOR DO ENREDO DO GRES BOTA NO REGO- RAUL DINIZ- CAMPEÃO 9 VEZES NO CARNAVAL DE S.PAULO. BASTAR-ME-IA POR ISSO A VISÃO E OPINIÃO DE ALGUEM COM MAIS EXPERIENCIA E MAIS SABER PARA TER OS RESULTADOS E AS CONCLUSÕES SEM AS MINIMAS DUVIDAS.
SE QUISEREM SABER MAIS SOBRE A CREDIBILIDADE DE TAMANHA PERSONAGEM É ...VER EM :http://g1.globo.com/Carnaval2008/0,,MUL233854-9772,00.html
EM: http://www.botanorego.com/index.php?option=com_content&view=article&id=129&Itemid=107
OU EM :http://www.rotadosamba.com/Nomundodosamba.php
100 NOTA
- Para a onda de rivalidades ( onde estaria tal coisa escondida ) manifestadas de varias maneiras e locais depois do evento realativamente a valores , pessoas e instituições. Lamentavel. Muito triste. Tanta vez que apelo que seja precisamente o contrario.
-Para a demasiada importancia dada a uma vitoria ou um lugar num evento que ainda está em crescendo e com algumas imperfeições pois isso gera obviamente uma ansiedade desmedida e até a perda de descernimento em alguns casos e ocasiões.
- Para a continua falta de reconhecimento do valor... DA EXPERIENCIA.... das superioridades de cada um e cada escola. Não leva ...nem levará a lado nenhum. Nunca levou ... por isso não será agora que iria acontecer.
- Para a demora em mudar os quesitos ( não tem justificação o ENREDO que gra tudo e SAMBA de ENREDO não serem quisitos. E anular o quesito Madrinha pois se TODOS sabemos que não é quesito em parte alguma- tanto assim que não entra a votação nem no Carnaval de Estarreja , nem de Ovar e nem da Mealhada-. Então porque razão se mantêm no Troféu Nacional ?
Os jurados bastava serem as mesmas pessoas que votam no Carnaval em Estarreja pois se tem credito para analisar o Carnaval de Estarreja bem á vontade analisariam o Troféu Nacional. Simples e sem mais polémicas.
PARA DESCONTRAIR UM POUCO OS RITIMISTAS VER EM :http://www.youtube.com/watch?v=Bw50M5gqXIM
Saudações sambistas
Nos encontramos por aí nas proximas festas de samba.
TROFÉU NACIONAL DE SAMBA-NOTAS FINAIS
Publicada por
antonioguerreiro2@gmail.com
on terça-feira, 29 de junho de 2010