DOMINGO 28 DE OUTUBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100


- Para a excelente Festa  de aniversario do Gres A Rainha que foi elogiada por todo os presentes . Parabens Rainha !!


- Para alguns excelentes enredos que já estão sendo divulgados e que vão ajudar a fazer bons SAMBAS enquanto outros nem tanto o que vai dificultar a que bons sambas possam ser compostos...ou em alguns casos...vai sair mais do mesmo .... e alguns até já se prevendo como irão ser.


- Para o regresso ao Carnaval do Rio de dois extraordinarios interpretes. Wander Pires para fazer dupla com Dominguinhos da Estacio na Imperatriz , esse saudoso Paulinho Mocidade que será a voz da Santa Cruz no Grupo de Acesso e Nego na Grande Rio. Que maravilha essas vozes de novo na Sapucaí.


- Para as escolas de samba que se preocupam em me enviar os seus ENREDOS e SINOPSES para divulgação que depois tera uma coluna num dos blogs de samba mais visitados no Brasil por gentileza de sua administradora . Obrigado pela compreensão e colaboração.


- Para as passistas de algumas escolas de samba ( já todos nos apercebemos de quais....) que estão a realizar um magnifico trabalho tanto a nivel de coreografia e dança como a nivel de maquilhagens e fatos de palco. Que continuem esse bom desempenho e que mais escolas lhe sigam o exemplo.


- Mais uma vez para o Gres Abrigada que agora definitivamente esta em actividade total e ocupando o lugar no panorama do samba em Portugal que nunca devia ter largado.O resto virá com o trabalho e o talento de muita gente que a comunidade tem.



- Para as Festas de eleições de destaques , madrinhas / rainhas de bateria....mestres-sala e porta-bandeiras que algumas escolas estão a realizar e vão realizar. Que todos tenham uma boa capacidade de escolha para que os melhores estejam nos seus devidos lugares pois é o fundamento principal para um bom funcionamento de uma escola de samba. O mesmo se aplica a direções de escolas pois ai também tem de estar as pessoas certas nos lugares certos .


- Para as duas magnificas festas de samba que se vão realizar no mes de Novembro. A eleição da MUSA SAMBALÊLÊ ( incluindo os 35 ANOS DE SAMBA DE XANDO LOPES e a festa de aniversario do NOVO IMPERIO que conta já com a garantia de um elenco que só por si valerá a pena participar e assistir ( em breve programa completo da Festa )


- Para os nossos sambistas portugueses- ANA ALVES - PEDRO CANANA- e ANDRÉ SEIXAS que vão estando na alta roda do samba no Rio de Janeiro e nos deixam a todos orgulhosos ( colocar foto e discrição que esta no blog )
EIS O NOSSO HONROSO TRIO PORTUGUES QUE ESTARA NA SAPUCAÍ COM TODO O MERITO DESFILANDO EM ALAS DE COMUNIDADE.
ANDRE SEIXAS- COMO RITIMISTA NA BATERIA DA PORTELA
ANA ALVES -

PEDRO CANANA - COMO UM DOS DIRECTORES DE HARMONIA NA UNIDOS DA DIZER MAIS O QUÊ ???? FICA NA IMAGINAÇÂO DOS QUE CONSEGUEM OU SABEM IMAGINAR O QUE É E O VALOR DE TUDO ISTO ???!!! FELICIDADES COMPANHEIROS . ESTOU RADIANTE POR VOCÊS
 



100 NOTA


- Para as escolas de samba que não tem a minima vontade que eu divulgue seus enredos  e sinopses por nem sequer se preocuparem em me enviar e que vão estando...isolados.... mas pensando ... e continuando equivocados em que estão certos !!!


- Para as " guerras " que ainda vão acontecendo em certas escolas de samba e com certas mentalidades que como se tem visto não levam a lugar nenhum nem dão bons resultados como tem sido confirmado. Se cada escola de samba pensar apenas em si propria, no seu objectivo, estiver focada apenas no seu trabalho e evolução nada destas coisas acontecem e o samba estara mais puro e mais unido certamente. É hora de terminar com tudo isso !!!


NOTA FINAL

Agora neste defeso e num rescaldo vale a pena como nota final recordar o que se encontra aqui nos 3 anos de escritas neste BLOG .
Bastará rever artigos antigos desde o primeiro ano até aos dias de hoje para ser facil verificar o quanto divulguei no sei do SAMBA em PORTUGAL o Gres Bota no Rego mesmo muito antes dos Facebooks e Hi 5s da actualidade. O quanto em videos ( muito poucos sabaiam até mexer no youtub !! ).... quantas centenas ou milhares de fotos .... quantos artigos de divulgação foram e estão descritos aqui neste blog. Tem gente que está muito equivocada e até desconhecedora de tudo isto infelizmente. Maravilha... que bom que foi.... Foi um dizer bem..... só que QUANDO HOUVE QUE DIZER ALGO que não é elogioso que é critica ao que esta mal ou menos bem, ao que esta errado, ou menos certo... logo vieram os sabichões de CARNAVAL ( não sambistas mas sim foliões de Carnaval !!! ) a se ofenderem e até ofenderem... não aceitando criticas mas sim só elogios como se houvesse alguma escola de samba imaculada. É uma historia que teve já outros episodios com outras escolas também ... não é caso unico nem inedito. Por isso como nota final o apelo a que saibam aceitar as criticas...saibam aceitar as diferenças... saibam reconhecer superioridades de outras escolas ( muitas mais que evidentes )... o trabalho dos outros e procurem melhorar com as criticas construtivas. Aceitem .... tenham essa humildade.  É pena ter gente que vai...ouvindo...ouvindo....lendo...lendo.... vendo ...vendo .... e nada vai aprendendo !!!!!
Eu estou !!! Eu estou aprendendo com estes exemplos e aproveitando também para saber separar cada vez mais os que são..... os que pensam que são..... e os que NUNCA chegarão a ser !!!

PARA DESCONTRAIR E APRENDER UM POUCO DEIXO AS CONSIDERAÇÔES SOBRE OS SAMBAS DE ENREDO - GRUPO ESCIAL- 2013- RIO DE JANEIRO DO COLUNISTA DO SITE TERMINAL- CARNAVALESCO- LUIS CARLOS MAGALHÃES : http://www.carnavalesco.com.br/
VEJA AS ANALISES EM : ANALISES AOS SAMBAS 2013

VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!!
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL

SAUDAÇÕES SAMBISTAS
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

TERÇA-FEIRA 09 DE OUTUBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100


- Para as Festas de samba que se realizaram no mês de Setembro ( Festival de Samba da Mealhada- Festival de Samba de Estarreja- Festa do Gres Batuque do Conde ) e já no inicio de Outubro ( este anterior fim de semana ) com a Festa de Abrigada.
Excelentes momentos de propaganda e divulgação que foi feita por grande parte das escolas de samba em Portugal. Excelentes convivios e confraternizações entre a chamada " tribo " do samba, aquela que usualmente durante todo o ano encara o samba como sempre digo que deve ser acanrado e não por escolas de "samba de carnaval " apenas e tão só.
Foram momentos do melhor que se faz por cá, e que mostrou toda a dedicação que cada vez mais os sambistas portugueses se preocupam em ter e no prazer de fazer cada vez melhor. Uns melhor que outros obviamente mas sempre tentando evoluirem e já tem havido grandes sinais de evolução em algumas escolas como descrevo nos resumos que faço ás festas onde posso estar presente.( pode conferir tudo sobre estas festas aqui no blog )



- Para a Festa de Abrigada. Que maravilha termos de novo esta grandiosa e bem estruturada festa de samba a sul. O samba a sul precisava da força e do carisma do Gres Abrigada.
Por esse carisma e de seu principal fundador ( Ricardo Mira ) é que a escola consegue a vinda de grandes escolas de samba a palcos do sul. È que o samba tem muitas "coisas"....muitos valores que depois tem essa variante de respeito , de gratidão... e Ricardo Mira sempre pensou como eu penso, desde os finais de anos 80....." EM CERTAS ALTURAS E DETERMINADAS SITUAÇÕES AS ESCOLAS TEM ATÉ DE PAGAR PARA ESTAR PRESENTES !!!!!( lembro desta frase como se a tivesse a ouvir agora).
Por isso acredito que para o ano já terá escolas de Ovar e de Estarreja na 17ª Festa Tropical. Sinto e sei que a Abrigada vai recuperar o espaço que foi "seu " durante muitos anos muito em breve.
Parabens a todos os elementos que conseguiram por de pé esta festa de 2012. Que venha a de 2013 ainda mais recheada de mais e melhor qualidade .( pode ver também tudo sobre a Festa aqui no Blog )


- Para as excelentes coberturas fotograficas e de videos que Bruno Oliveira nos tem proporcionado sobre os eventos de samba em Portugal onde ele tem possibilidade de estar presente. Mais uma vez que nunca é demais. Parabens e obrigado Bruno.


- Para o Gres A Rainha que vai finalmente tirar partido da sua magnifica sede fazendo uma festa de samba este mês de Outubro com varias escolas de samba. Valeu. Pelo que sei de alguma coisa já...Vai ser show de certeza !!! Aguardemos data e programa completo e definitivo.

- Para a inspiração de nossos compositores de samba de enredo de forma a tentar ainda superar a qualidade do ano passado. Que passos certos sejam dados onde houver concurso para eleger samba colocando a juri quem entenda mesmo de samba de enredo.... e não só de MUSICA, fantasias, canto......... pois é bem curto...samba de enredo é outra coisa.
PARA TAL MAIS UMA MARAVILHOSA CRONICA DE RICARDO BARBIERI ( agora cronista no site:
http://www.carnavalesco.com.br/ )
" Uns versinhos despretensiosos para, de antemão, homenagear aquelas escolhas “Mandrake”:

Eu sou o samba que nunca foi,
 Eu sou moderno e do passado ,
 Quando me cantas já estou cansado,
 Quando começo já acabei.
 Passo depressa, sou na medida
 Do que eu falo eu nunca sei.

 Mas tenho “a cara” da tua escola...
 Dos diretores, da curriola.
 Tão logo chego, sou aplaudido;
 Tão logo acabo já sou esquecido.

 Sou o melhor, cresço na quadra,
 Eu sou um hino.
 O meu autor já me cantava
 Desde menino.

 E tenho “a cara” da tua escola.
 Na avenida eu passo bem
 Mesmo depois, sendo lembrado
 por mais ninguém.
 Não tem importância, Não faz mal
 Sou o que sou:
 Um samba feio, frio e funcional."


- Para a cobertura de um amigo meu em seu blog sobre os finalistas do GRES UNIÃO DA ILHA  cuja final se realizará este proximo sabado.Confere em :União da Ilha - Videos dos finalista


- Para todas as escolas de samba portuguesas que procuram dar os seus sambas em audio para divulgação e concurso no meu blog. Para os interessados e logo que tenham os audios prontos podem me enviar para o mail : antonioguerreiro2@gmail.com......


- Para o convite de um blog bem cotado e bastante visionado no Brasil para divulgar os nossos enredos para o Carnaval 2013. Em breve começarei a enviar os que já vou tendo esperando que logo que vá sendo possivel também me enviem por mail os titulos dos mesmos e com as sinopses também de preferencia.

- Atrasado....mas ainda a tempo uma GRANDE NOTA 100 para a 3ª edição do Festival de Pagode em Estarreja no PECADO ORIGINAL. Excelente iniciativa que serve para os nossos grupos de samba/pagode mostrem todo o seu trabalho e valor. Maravilha !!!!



100 NOTA


- Para a falta de aderencia de ritimistas portugueses ( maior responsabilidade para os nortenhos pois o evento realizou-se em Estarreja ) ao Workshop de Serrinha no Festival de Estarreja. Já tenho falado sobre esta situação sobre este " fenómeno "...prefiro nem falar mais !!!


- Para as escolas de samba que continuam preferindo e quase que "ocultando" os seus enredos em vez dos divulgar......


- Para um facto que acho bem estranho e que comigo por exemplo não aconteceria de maneira nenhuma.
Estão no Rio de Janeiro varios sambistas portugueses e quase todos vão desfilar na Sapucaí no Carnaval 2013. Mas o facto estranho ... ( será ? ) é que ainda não " se procuraram encontrar uns aos outros ". Tem até quem ande visitando varias escolas e não tenha tido " o prazer " de se encontrar e " bater um papo " com seu ou seus compatriotas. Coisa estranha.... assim á primeira vista.... MAS QUEM CHEGA É QUE TEM QUE IR.... PROCURAR QUEM JÁ LÁ ESTA.
Sei porque falo habitualmente com Ana Alves, Pedro Canana e André Seixas que estão muito bem... ensaiando muito...se divertindo em lugares de grande destaque pois são da comunidade onde se desfila por merito e não por se comprar uma fantasia e passar pelo Sambodromo em rapidos 8 minutos numa ALA TURISTICA, se orgulhando muito em tres colossais e tradicionais escolas de samba- Unidos da Tijuca- Portela e Estacio de Sá.
Em breve novidades sobre eles. 



NOTA FINAL

Com a minha decisão de fazer parte da bateria da Vai Quem Quer para o Carnaval 2013 estarei participando ao vivo e cores do Carnaval de Estarreja !!
Felicidade enorme !!
Muito já disse sobre esse desfile e sobre as escolas de samba Estarreja.

Esta escrito !!! Ta tudo escrito ao longo destes ultimos anos neste mesmo blog....é só conferir !!Só que provavelmente quando voltar a elogiar o -INIVITAVEL- POIS A CLASSE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE ESTARREJA ASSIM O OBRIGA devem aparecer aqueles tristes que continuam no seu cantinho se julgando os melhores e nem se apercebem do que se vai passando ao seu lado , ao seu redor , que vão entender isso como ser puxa-saco como muitos dos que andam por ai.
Só que para alem de ter bases mais que suficientes para fazer essas analises ...esses elogios...(eles por sinal são quase uma unanimidade daqueles que entendem mesmo e só o não são exactamente por gente dessa que anda completamente equivocados nisto do samba).
A diferença é que eu agora ao elogiar a qualidade do Carnaval de Estarreja.... dos seus desfiles...das magistrais comissões de Frente....fantasias cada vez melhores... baterias espectaculares e felizmente acompanhando belos sambas de enredo...BEM CANTADOS ...a diferença é que eu agora COM GRANDE ORGULHO  FAREI PARTE DELE. Tão somente isso !! Pois os elogios...as realidades já vem bem de trás. Ok manés?

É que.....NÃO VIM AO MUNDO PARA AGRADAR A TODOS MAS CONCERTEZA AGRADO A MAIORIA . SÓ UMA MEIA DUZIA DE PESSOAS HIPÓCRITAS E SEM PERSONALIDADE QUE REALMENTE EU NÃO CONSIGO AGRADAR .

QUE BOM TERMINAR FALANDO DE FELICIDADE-
"Estar bem e feliz é uma questão de escolha e não de sorte ou mero acaso. É estar perto das pessoas que amamos, que nos fazem bem e que nos querem bem. É saber evitar tudo aquilo que nos incomoda ou faz mal, não hesitando em usar o bom senso, a maturidade obtida com experiências passadas ou mesmo nossa sensibilidade para isso. É distanciar-se de falsidade, inveja e mentiras. É valorizar as palavras verdadeiras e os sentimentos sinceros que a nós são destinados. E saber ignorar, de forma mais fina e elegante possível, aqueles que dizem as coisas da boca para fora ou cujas palavras e caráter nunca valeram um milésimo do tempo que você perdeu ao escutá-las."
 (Fernanda Young)


 
VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!!
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 09 DE SETEMBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100

- Para a recepção que Raul Diniz e Nuno Bastos tiveram na ilha da Madeira pelos representantes do FURASAMBA e entidades ligadas ao Carnaval da Madeira. Que visão extraordinaria dessas pessoas ao solicitarem a contribuição destes dois homens de samba e Carnaval para engrandecerem ainda mais o que já tem muita qualidade. Fiquei mais uma vez muito feliz pela maneira honrosa como esse grande talento ( Raul Diniz ) foi tratado e recebido. Extraordinaria lição para que ele saiba e mais uma vez verifique que nem todas as escolas são iguais , nem todas as pessoas são iguais. Há os que são.... e os que não são !!!
Parabens Fura samba. Felicidades amigos Raul e Nuno.


- Mais uma vez para as Festas de samba que se perfilam durante este mês e inicio do proximo. Confira em AGENDA DO SAMBA em PORTUGAL aqui no blog .
Começa com o mais famoso da actualidade FESTIVAL de SAMBA da Mealhada( onde estarei mais uma vez presente e com honroso convite do presidente dos Socios da Mangueira) , segue-se o FESTIVAL de SAMBA de Estarreja( onde farei a entrega do Trofeu - O samba mais popular - ao vencedor ANDRE BASTOS- Vai Quem Quer) , Festa do Batuque do Conde ( onde terá a novidade de nessa noite ser escolhido em concurso o samba de enredo para a escola no Carnaval 2013 ) e no 1º fim de semana de Outubro ( dia 6 ) o regresso daquela que foi um marco no samba em Portugal- A FESTA TROPICAL DE ABRIGADA. Mais uma temporada a ser aproveitada para aprendermos uns com os outros, partilharmos uns com os outros, convivermos e divertirmo-nos muito.



- Para as escolas que já confirmaram a presença no reatamento das grandiosas Festas Tropicais de Abrigada.....Essas marcam logo a diferença e são logo a primeira prova de interesse em reviver o que de melhor tinha o samba em Portugal até inicio dos ano 2000.
Esperemos que volte a ser tudo isso de novo.


- Para a Rua Manuel Fernandes Marques em Sesimbra que agora tem mais uma sede de escola de samba- Unidos de Vila Zimbra.
Juntam-se assim ao Gres Bota no Rego , Gres Trepa no Coqueiro e Tripa Associação.
Pode até já denominar ou Rua do SAMBA ou como já alguns dizem Rua Marques de Sapucaí ( só que essa é rua de desfile..... não tem muita...aliás nenhuma lógica !!! ). Que haja um grande aproveitamento para cada vez mais as escolas terem uma maior amizade , união e solidariedade umas com as outras em prol do melhoramento do Carnaval de Sesimbra.
Por vezes releio coisas que escrevia neste blog ( ainda lá estão ...não apaguei nada !!!! ) já á uns anos atrás e muita coisa já vai sendo concretizada ( outra ainda vai demorar mais uns tempos ) e muita coisa já vai sendo entendida pois como toda a realidade e verdade passa por 3 estadios :

As primeiras são RIDICULARIZADAS ( ou tentam que seja )
Depois são violentamente NEGADAS
E finalmente ACEITES como sendo obvias !!!
Pois é......



- Para a excelente ideia de Enredo levada a cabo pelo Carnavalesco Paulo Macedo sobre a influencia que Reinaldo Nunes teve sobre o samba em Sesimbra. Excelente Enredo que o Gres Trepa no Coqueiro vai levar para a avenida em 2013 para mais com a força de uma homenagem em vida que é quando elas devem ser feitas.
Vai ser empolgante e irá mexer muito certamente com a memoria de todos aqueles que estiveram nos primordios do Carnaval em Sesimbra com escolas de samba.




 - Nota de orgulho também....PARA ALEM DE SER JÁ PASSISTA OFICIAL DA UNIDOS DA TIJUCA E PERTENCER AO SEU GRUPO SHOW, A " NOSSA " PORTUGUESA ANA ALVES EM CONCURSO ABERTO A NOVAS PASSISTAS DO GRES ESTACIO DE SÁ ( para quem não sabe uma das mais tradicionais alas de passistas do Rio de Janeiro !! ) FOI APURADA E JÁ FAZ PARTE OFICIALMENTE DA SUA ALA DE PASSISTAS.( Estacio de Sá desfila no GRUPO DE OURO- ANTIGO GRUPO DE ACESSO ). PARABENS ANA. CONTINUAS NOS ORGULHANDO. VEJA MAIS FOTOS EM :
http://?prn1949.multiply.com/?photos/album/745/745#
 



- Para a preparação que as escolas estão fazendo para o Festival de samba da Mealhada. Algumas vão nos surpreender muito pela positiva e fazer com que nos orgulhemos do samba em Portugal . É só aguardar !!!


100 NOTA


- Para as escolas que continuam não partilhando nem divulgando suas actividades, seus enredos, seus sambas. Lamentavel esse isolamento.


- Para alguns murais do Facebook que foram mais uma vez palco de utilização para que um conceituado e respeitado sambista já com uma historia no samba em Portugal que só não merece respeito daqueles que não o conhecem ou aqueles que pouco ou nada conhecem e sabem para alem do seu " cantinho ".
Lamentavel a forma como foi insultado ( teve até discurso ordinario e provocatório ) e apenas esse grande sambista portugues ( Franklin Vilela da Silva ) foi "advertido " e " convidado " a terminar com os comentarios( que embora podendo ser contestados nada tiveram de injuriosos, ordinários e de baixo nivel) enquanto "certas " pessoas ficaram sequer sem uma chamada PUBLICA de atenção como a ELE foi feita.
Se foi criticado e chamado á "atenção " os restantes TAMBÉM DEVERIAM TER SIDO e NÃO FORAM !!! Portanto pactuaram com seu discurso e suas palavras ofensivas. Essa é a grande verdade e a maior conclusão..... o resto são outros 500... coisas que nunca deviam acontecer.
O que vale é que quem esta " por fora " vê sempre melhor pois não " vê só com o coração " e de muitos lados tenho recebido comentarios e perguntas de quem é fulano ? Que é fulana ? Quem é beltrano ? E todos tem tirado facilmente as conclusões mais que obvias ( aliás algumas já estão a ser tiradas desde o ano passado FELIZMENTE ).
Ainda bem que ele gravou ( copiou ) tudo para não haver desmentidos.

Lamentavel mais esta situação de falta de respeito para com tamanho sambista. Mas foi mais um de entre o nosso " mundo " do samba que ficou a conhecer " certas " pessoas... " certos" sambistas.
É a nota positiva a tirar de todo esse triste acontecimento para alem de que :
O “livro do SAMBA em PORTUGAL”  falará “nada” de alguns , alguma coisa de outros, e muito dele....pois já compôs sambas ( alguns lindissimos ) para varias escolas de samba, foi Carnavalesco varios anos ( e que carnavalesco !!!!! ), ritimistas do melhor que existe ( o melhor bar de sempre de musica brasileira-BIP-BIP- faz parte do seu percurso ritmico )... ou seja.... DEIXA OBRA no samba em Portugal  !!!!.



- Para o novo assalto a sede social da escola de samba Trepa de Estarreja. Lamentavel como ainda continua a existir mentes que fazem uma coisa destas.... mas o que é certo ...e isto só vem provar issso mesmo.... QUE ELAS EXISTEM POR AI UM POUCO POR TODO O LADO.


- Para o poder absoluto em certas escolas de samba. Tanto acontece no Brasil como em Portugal.  Só que...... O PODER ABSOLUTO CORROMPE SEMPRE...... E ABSOLUTAMENTE !!!!!
Não tem outro jeito !!!!! Faz parte da historia.



- Para o pouco interesse manifestado ao meu apelo ( ideia ) de resgate de sambas portugueses que ficaram sem ser gravados nem que fosse no mais simples audio para ficar para a historia e não se perder nela com o passar dos anos como esta a acontecer e acontecerá ainda mais. Meditem bem nisso compositores e escolas de samba.



NOTA FINAL


Estamos na recta final para o apuramento dos sambas de enredo do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro e embora já tenha postado alguns sambas no mural do meu Facebook e em murais de amigos que sei serem adeptos da Imperatriz, do Salgueiro, da Beija-Flor da Mangueira e outras escolas,como minhas escolhas que logicamente são os candidatos a vencedores e outros com total certeza por nem sequer ter discusão deixo aqui os meus palpites totais para vencedores de samba de enredo para o Carnaval 2013
Tem já algumas reliquias para serem ouvidas.......

Tijuca- Ficara entre Julio Alves ( meu preferido ) entre Josemar Manfredini

Salgueiro- Entre Moisés Santiago( meu preferido ) e Marcelo Motta estara o vencedor

Beija- Flor- Entre J. Veloso ( meu preferido obviamente ) , Samir Trindade e Tom- Tom estará o vencedor .

Grade Rio - Será Mingau

Imperatriz - Jeferson Lima

União da ilha - Logicamente será entre Bicudo- Aloisio Vilar  ,  Marquinho do Banjo e o de Carlinhos Fuzil será a disputa.

Mangueira - Samba 31F cantado por Tinga ( desde a primeira hora que ouvi )

Vila Isabel- Samba de Martinho da Vila, Arlindo cruz sem duvidas algumas

Portela - Samba de Wanderley( obviamente !!!! ) mas com o de Neyzinho correndo "por fora "

Mocidade - Samba de Jefinho Rodrigues

São Clemente- Ficara entre Helinho 1007 e Aluisio Machado( atenção também ao samba de Andrezinho que tambem dedo de Serginho Aguiar)

Inocentes de Belford Roxo - Entre o samba de Claudio Russo ( meu favorito ) e o samba de Altamiro sairá o vencedor.

PARA TERMINAR ESTE EXCELENTE TEXTO QUE SERVE COMO RESPOSTA A UM CARNAVALESCO E AOS QUE PENSAM COMO ELE...... E QUE ATÉ SE JULGAVAM CARNAVALESCOS. !!!!!!!

"O SAMBA ANDA ARROGANTE.  CHEIO DE DONOS E DE DEDOS.  MUITOS SABICHÕES.  OUTRO DIA, UM CARNAVALESCO FAMOSO DISSE QUE SE ALGUÉM QUISER COMENTAR CARNAVAL, VAI TER QUE EMPURRAR MUITO CARRO, DAR EQUILÍBRIO AOS QUEIJOS, FAZER SINOPSE RIMADA, CATAR LIXO, RECICLÁ-LO DEPOIS E SE TORNAR CAMPEÃO.  SENÃO, NÃO MERECE SER OUVIDO, POIS NÃO SABE O QUE É O SAMBA.
 
PARA ENTENDER E COMENTAR SAMBA VAI TER QUE FAZER FACULDADE DE JORNALISMO.  MESMO QUE DIDI, UM DOS MAIORES COMPOSITORES DE SAMBA-ENREDO DE TODOS OS TEMPOS TENHA ESTUDADO DIREITO, MESMO QUE TOCO OUTRO GRANDE MESTRE DO SAMBA NÃO TENHA FEITO FACULDADE.  QUE DIZER DE FRANCO, QUE ERA MÉDICO ? CARTOLA QUE ERA PEDREIRO ? NELSON CAVAQUINHO QUE ERA POLICIAL MILITAR ?  SE VIVOS, JAMAIS, NO PONTO DE VISTA DE ALGUMAS ESTRELAS DO CARNAVAL, PODERIAM EXPRESSAR SUAS OPINIÕES.  A NÃO SER QUE FOSSE PARA ELOGIAR. 
 
O CARNAVAL E SUA VISIBILIDADE ACABARAM POR CONFUNDIR A CABEÇA DE BONS ARTISTAS. GENTE FALÍVEL COMO QUALQUER OUTRA.  PRESIDENTES DE ESCOLAS DE SAMBA SENTEM-SE SEMIDEUSES, ACIMA DO BEM E DO MAL. CARNAVALESCOS IMAGINAM QUE SUA CRIATIVIDADE DEVERIA SER TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL.
 
QUANDO É QUE OS COMPOSITORES VÃO ENTENDER QUE NÃO PRECISAM PUXAR O SACO DE PRESIDENTE, QUE SÃO MAIS IMPORTANTES PARA O SAMBA DO QUE ELES ? 
QUANDO O POVO VAI APRENDER QUE ADMIRAR NÃO É ENDEUSAR.  QUE NÃO SÃO APENAS CARREGADORES DE FANTASIAS.  QUE CARNAVALESCO É APENAS UM DOS ARTÍFICES DO CARNAVAL ? 
 
NO ENTANTO, É DADO AO CARNAVALESCO ATÉ O PODER DE ESCOLHER SAMBA-ENREDO, SOB O ARGUMENTO DE ADEQUAÇÃO A SINOPSE (ALGUMAS BIZARRAS, OUTRAS APENAS MEDÍOCRES) MAS A POSE DE ALGUNS ARTISTAS (DE TALENTO POR SINAL) EQUIPARA-SE A DE UMA RAINHA DESFILANDO PELA A CORTE.  O CURIOSO É QUE TODA ESSA ARROGÂNCIA É IMPOSTA E SE LIMITA A UM PÚBLICO MUITO ESPECÍFICO E PEQUENO DE AMANTES DO SAMBA.
 
O ARTISTA PROFISSIONAL E MADURO SABE QUE, ATENDER PACIENTEMENTE CADA PESSOA,  TER A DIMENSÃO DE QUEM É SEU PÚBLICO E O TRATAR COM TODA CONSIDERAÇÃO POSSÍVEL É PARTE DE SUAS RESPONSABILIDADES.  O VERDADEIRO PROFISSIONAL, QUE VIVE DA ARTE E DA IMAGEM, SABE QUE SEU SUCESSO DEPENDERÁ DOS FÃS E CRÍTICOS.  CADA UM TEM QUE SER CATIVADO E NÃO PODE SE DAR AO LUXO DE HUMILHAR, TRIPUDIAR, NEM DESDENHAR MESMO DOS CRÍTICOS POIS ESSES O MANTÉM EM EVIDÊNCIA.
 
TRISTE PARA O ARTISTA É SER ESQUECIDO.  MAS, ALGUNS CHEGAM A NOTORIEDADE TAMANHA QUE CRÊEM SER INFALÍVEIS, QUE O ESTRELATO É ETERNO, QUE O TEMPO ESTÁ SOB SEU CONTROLE.  QUE JAMAIS DEIXARÁ DE SER INÉDITO, CRIATIVO E DE ESTAR NA MODA.  QUE NÃO PRECISA OUVIR CRÍTICAS PORQUE NÃO TEM MAIS O QUE MELHORAR.  A PERFEIÇÃO FOI ATINGIDA E NÃO MERECE REPAROS.
 
AINDA BEM QUE NÃO SÃO TODOS.  SEQUER A MAIORIA.  UM PEQUENO PUNHADO DE ARROGANTES TALVEZ. 
 
ARTE E SENSIBILIDADE CAMINHAM JUNTAS.  HUMILDADE E GRANDEZA TAMBÉM.  O GENIAL MÁRIO QUINTANA LAMENTOU NUNCA TER SIDO INTEGRANTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.  TAMANHA HUMILDADE NÃO LHE PERMITIA VER QUE SUA ARTE SEMPRE FOI MAIOR DO QUE A ACADEMIA.  É DESSE POETA A FRASE: “A ARTE DE VIVER É SIMPLESMENTE A ARTE DE CONVIVER ... SIMPLESMENTE, DISSE EU? MAS COMO É DIFÍCIL!”
 
ABS.
BARBIERI
 
A BANCA DO DISTINTO
Composição : Billy Blanco

Não fala com pobre,
Não dá mão a preto
Não carrega embrulho
Pra que tanta pose, doutor?
Pra que esse orgulho?
A bruxa que é cega
Esbarra na gente
E a vida estanca
O enfarte lhe pega, doutor
E acaba essa banca.
A vaidade é assim, põe o bobo no alto
E retira a escada
Mas fica por perto
Esperando sentada
Mais cedo ou mais tarde
Ele acaba no chão.
Mais alto o coqueiro,
Maior é o tombo do coco afinal:
Todo mundo é igual
Quando a vida termina
Com terra em cima
E na horizontal


__._,_.___



VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!!
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 19 DE AGOSTO


" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para o rescaldo mais que positivo do 2º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra que pode ser comprovado pela nota oficial divulgada pelo COMITÉ ORGANIZATIVO DO EVENTO. VER EM : NOTA OFICIAL DO COMITE ORGANIZADOR


- Para o regresso embora tardio e incompreensivel das noites de PAGODE do BAR VISTA MAR em SESIMBRA mas que mesmo assim vem contribuir para grandes momentos musicais.... Este fim de semana teve o contributo de Xando e de Luis Taklim para ainda abrilhantar mais esses momentos musicais e de grande descontração .
Ontem á noite em determinado momento foi assim :


- Para a confirmação agora segura que o Gres Capricho de Abrigada vai voltar as altas rodas do samba. Estara presente no mês de Setembro no Festival da Mealhada, estara também na Festa do Batuque do Conde e mais importante será a realidade de ir  dará inicio á readição das suas famosas e inesqueciveis para tanto sambista , Festas Tropicais em Abrigada.
Seja bem vindo " gigante " adormecido. Tenho saudades desses tempos gloriosos..... quem sabe irão voltar...com nova " roupagem " , novo sangue mas com a força de sua grandiosa historia, da qual , nunca me cansarei de dizer que tive orgulho em dela fazer parte .

- Para a preparação que as escolas da Mealhada estão a fazer para o Festival de Samba. Mais uma vez elas se estão empenhando ao maximo para dignificar a sua Festa.
 Com base em samba ( é de samba que se trata este FESTIVAL e é de ESCOLAS DE SAMBA....DISSE BEM SAMBA que é feito, e não de outro estilo musical qualquer !!!! ) algumas delas irão dar uma autentica lição de samba e de percursão de SAMBA...(disse SAMBA!! ). Porque outras areas musicais elas SIMPLESMENTE NÃO O QUEREM (e com muita razão...) FAZER...não querem tocar.

- Para o convite que mais uma vez me foi endereçado pelo Gres Novo Imperio da Figueira da Foz para participar de sua bateria no desfile de escolas de samba realizado no fim de semana passado em Buarcos. Infelizmente não pude participar....mas outras oportunidades virão certamente e com grande prazer e orgulho estarei presente. Valeu Amaro pelo convite.

- Para a 2ª MERECIDA FESTA DAS VELHAS GUARDAS A REALIZAR ESTE SABADO NO LUGAR MAIS DIGNO PARA SE REALIZAR - A CIDADE DO SAMBA
VELHAS GUARDAS QUE SÃO AS SUSTENTAÇÂO DA CULTURA DO CARNAVAL CARIOCA E QUE FAZEM UMA FESTA CHEIA DE EMOÇÃO.

VER EM : http://www.sidneyrezende.com/noticia/182166+cidade+do+samba+recebe+encontro+das+velhas+guardas







VEJA UM POUCO DE COMO FOI ESSA FESTA

POR FALAR EM VELHAS -GUARDAS VALE A PENA LER ESTE TEXTO MARAVILHOSO DE UM AMIGO MEU :

"TODOS NÓS VAMOS ENVELHECER. NÃO É ?

E QUANDO A VELHICE CHEGAR, APOSENTADOS, REPOUSAREMOS EM CADEIRAS DE BALANÇO, IREMOS JOGAR CARTAS OU DOMINÓ NA PRAÇA. FAREMOS NOSSAS REMINISCÊNCIAS, COCHILAREMOS NA FRENTE DA TV, IREMOS BRINCAR COM OS NETOS.

NO ENTANTO, COMO ESCREVEU A PROFESSORA MARIA LAURA VIVEIROS DE CASTRO, “A PRIMEIRA VISTA, NADA MAIS AVESSO À IDÉIA DE ENVELHECIMENTO DO QUE O CARNAVAL”.

QUANDO ENVELHECE, PRA ONDE VAI A ESGUIA, SENSUAL E CHEIA DE MALEMOLÊNCIA PASSISTA ? E A PORTA-BANDEIRA QUE RODAVA COM GRAÇA E ORGULHO O ESTANDARTE ? A RITMISTA QUE AGITAVA O CHOCALHO OU FAZIA BOSSA COM SEU TAMBORIM ?

O POVO DO CARNAVAL NÃO APOSENTA. VIVE PARA SEMPRE NO SAMBA E QUANDO TIVER QUE PARTIR, PREFERE QUE SEJA NO PALCO, NA AVENIDA, SOB AS LUZES DA RIBALTA.

ENQUANTO PUDER CANTAR, O CANARINHO CANTA; ENQUANTO PUDER A PASSISTA SE REQUEBRA. DEPOIS, VAI DESFILAR CHARME NA ALA DAS BAIANAS.

AS VELHAS GUARDAS SÃO GUARDIÃS DAS TRADIÇÕES. SERVEM DE EXEMPLO E MOSTRAM O CAMINHO PARA A JOVEM GUARDA QUE CHEGA E SE RENOVA CONTINUAMENTE.

DIZEM QUE AS PESSOAS PASSAM MAS A AGREMIAÇÃO PERMANECE. COM SUAS TRADIÇÕES, COM SUAS CARACTERÍSTICAS.

NÃO É VERDADE. AS AGREMIAÇÕES SE TRANSFORMAM EM FUNÇÃO DE QUEM AS FREQUENTA.
SIM, AS PESSOAS PASSAM, MAS DEIXAM SUA MARCA NA ESCOLA. ESTA SIM NÃO ENVELHECE, SOBREVIVE PORQUE SE TRANSFORMA. SOBREVIVE APENAS PORQUE SE RENOVA.

MAS, A IDADE IMPÕE RESPEITO E A VELHA GUARDA, AS BAIANAS, OS COMPOSITORES ANTIGOS, OS BALUARTES, ESTARÃO SEMPRE PRESENTES DEFENDENDO COM AUTORIDADE AS TRADIÇÕES, REPRESENTANDO A HISTÓRIA E EDUCANDO OS MAIS NOVOS.

TALVEZ A GRANDE DIFERENÇA, NO MUNDO DO SAMBA, É QUE A JOVEM RAINHA DE BATERIA É ÚNICA, A PRIMEIRA PORTA-BANDEIRA TAMBÉM É ÚNICA. QUANDO O TEMPO PASSA E TRAZ CANSAÇO PARA O CORPO, O PENSAMENTO SE TORNA COLETIVO. A BAIANA NÃO É ÚNICA, É UMA ALA, A VELHA GUARDA TAMBÉM.

O CARNAVAL É DIFERENTE, É ESPECIAL EM MUITOS ASPECTOS. E, PARA O CARNAVAL, A IDADE IDEAL SÃO TODAS E O MELHOR DIA É HOJE.

ABS.
 BARBIERI
"

Para mais um sambista portugues a viver no Rio de Janeiro e que vai intregrar a Bateria da Portela.

MAIS UM PORTUGUES A JUNTAR A ANA ALVES ( MAIS SURPRESAS SOBRE ELA VEM POR AI !!!! ) e PEDRO CANANA,  QUE VAI DESFILAR EM AULA DA COMUNIDADE NA SAPUCAÍ E NÂO NUMA ALA TURISTICA QUALQUER ONDE É FACIL DESFILAR BASTA COMPRAR UMA FANTASIA ( NORMALMENTE BEM CARINHA ) E JÁ ESTA. QUALQUER UM PODE DESFILAR .  ELE FARA PARTE DA INTEGRANTE DA COMUNIDADE DA ESCOLA ENSAIANDO COM A BATERIA. E ISSO ELE JÁ PERCEBEU BEM.... NÃO É PARA QUALQUER UM. VALEU ANDRE SEIXAS
PARA QUEM AINDA DESCONHECIA OU NÃO DEU IMPORTANCIA PODE LER A ENTREVISTA COM ANDRE SEIXAS NO MEU BLOG :
http://antonioguerreiroilhaentrevistas.blogspot.pt/2012/06/entrevista-com-andre-seixas-directo-do.html

100 NOTA

- Para as continuas INSATISFAÇÕES de sambistas portugueses .
 Teima em demorar a paz e a serenidade nas nossas escolas de samba.
 Por conta disso muitas trocas se vão dando entre ritimistas de varias escolas e outros mesmo se afastando. Triste realidade mas o que o sambista tem mais que fazer é procurar estar onde se sinta feliz e onde possa aprender mais e melhor.
Já vi acontecer até mesmo em Sesimbra certa escola não ter aproveitado dois ritimistas que agora são dos melhores de Sesimbra por não imperar o bom senso e a aceitação das diferenças e de que se tem de dar valor E ESPAÇO a quem tem.
"Perdeu " essa escola e MUITO !!! Ganhou outra escola ainda mais !!! Na altura muito disse sobre isso.... não quiseram acreditar..... não aceitaram as criticas ( como continuam a não aceitar !!! ) e o resultado foi o que se viu. Acertei direitinho. Nem mais.
O mesmo estara a acontecer por ai no samba em Portugal. Mais casos desses estão a acontecer e mais acontecerão provavelmente em breve. 
Agora vão por via de tudo isto e por todas estas razões se juntar na mesma bateria...na mesma escola.... os dois ritimistas( repiques ) que são provavelmente os melhores repiques do país.
Vai ser bom de ver e ouvir. E esse momento esta para breve. Vai acontecer no Festival de Samba da Mealhada apesar de já terem dado uma amostra do que virá por ai recentemente.... (tem um video já circulando no Face).. Será um momento marcante certamente. Irei conferir ao vivo com grande prazer !!!

- Para todas as convulsões que ainda vão acontecendo no samba em Portugal o que me vão desanimando um pouco tanto a mim como a muitos mais sambistas  o que não é bom pois tem pessoas com muito valor que estão até a deixar de dar seu contributo para o samba em Portugal. Tem muito ritimista...carnavalesco..... compositor.... se afastando do nosso Carnaval e do nosso samba que tem muito valor.  São grandes perdas.  Mas mesmo assim com tanta insatisfação e tanta torbulencia temos de seguir firmes tanto nos nossos hobbies como em tudo na vida.
Um grande amigo sambista dizia em seu mural do Facebook á dias " QUE O SAMBA TEM DE SER SENTIDO " E tudo o que não seja assim não vale a pena.
 Por isso tem muito equivocado no samba...muitos " talibans " que vão tentando minar nosso caminho e que são apenas empecilhos que vamos encontrando mas que vão acabar por ser eliminados a pouco e pouco por mais que vão tentando iludir certas e determinadas camadas de sambistas ( quer dizer sambistas...quer dizer pseudo-sambistas.... pois se o fossem de verdade não não se deixariam enganar ).

Infelizmente umas das maiores se não a maior PERSONALIDADE DE ESCOLA DE SAMBA E CARNAVAL da actualidade ( LAÍLA- Beija-Flor ) tem razão quando diz : "  Quando estava na União da Ilha, centenas de pessoas viviam atras de mim, puxando meu saco, me bajulando. Quando sai de lá e passei por problemas dos quais ninguém está livre, pouquissimos foram os amigos( ? ) que vieram saber como eu estava. Mas digo: Sou mais feliz hoje, e agradeço a Deus elas terem me mostrado quem realmente são. Por isso digo sempre: Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, isso é a resposta da oração "LIVRAI-ME DE TODO MAL, AMÉM!
Mas não sinto que tenha perdido alguma coisa. Muito pelo contrário. Deus me livrou de quem não me merece. " 

Palavras sábias de um mestre.


NOTA FINAL

AFINAL NÃO ESTOU ENGANADO EM RELAÇÂO A ESTE SAMBA !!!
É SO CONFERIR ESTA MARAVILHOSA CRONICA :

COMO DIZ O AUTOR NÃO Á DESANIMO QUE RESISTA A UM BOM SAMBA
   http://papodecarnavalesco.galeriadosamba.com.br/BL.asp



AGORA A JUNTAR A ELE E TAL COMO O ANO PASSADO ACONTECEU  A VILA ISABEL COM O SAMBA DA PARCERIA ARLINDO CRUZ, MARTINHO DA VILA E ANDRE DINIZ PARA A VILA ISABEL SERÀ CERTAMENTE A NOSSA ALEGRIA A NIVEL DE SAMBAS DE ENREDO. QUE MARAVILHAS DE NOVO.
CONFIRA :
 

VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!!
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL

SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

QUINTA-FEIRA 12 DE JULHO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100

- Para o excelente nivel que teve o 5º Trofeu Nacional de samba em Estarreja. Bons sambas....optimas baterias... diversidade de estilos nas fantasias e adereços...muita alegria. Particularmente foi muito gratificante para mim ter desfilado na bateria do Trepa de Estarreja e ter partilhado momentos tão agradaveis nos ensaios e no desfile. Obrigado mais uma vez a direção dessa grandiosa escola ( tri- campeã do Trofeu ) pelo honroso convite. É bom aqui em Portugal por vezes sentir um " cheirinho " do Rio e recordar com saudades certos ambientes e varios climas de emoção e qualidade que por lá passei. Tive um pouco nessa noite de 30 de Junho. E É MUITO FACIL SENTIR ISSO !! Porquê ? Porque a minha bandeira .... a MINHA ESCOLA É........ como dis o nome Escola de........ SAMBA...SAMBA...SAMBA. Isso mesmo é o SAMBA o meu " clube " por isso é muito agradavel sentir estes prazeres que de forma diversa e obviamente que com varios niveis de qualidade as escolas  me proporcionam. FACIL !!!!
SAIBA MAIS SOBRE O 5ª TROFEU NACIONAL DE SAMBA EM : RESUMO FOTOS VIDEOS E CLASSIFICAÇAO

- Para a Quadra da União da Ilha que virou uma autentica casa de shows depois da renovação o que faz com que cada sabado seja uma festa e de lotação sempre esgotada. Eis a proxima:
Ver mais em :UNIÃO DA ILHA


- Para o surpreendente quanto honroso convite do Gres Batuque do Conde para incorporar a sua bateria no desfile do Carnaval de Verão de Santa Cruz- Torres Vedras- este sabado dia 14.
Depois de já ter desfilado nesse Carnaval pela Capricho de Abrigada e pelo Bota no Rego é agora a vez de repetir esse desfile e de me  divertir com o Batuque do Conde. Obrigado pelo convite e por mais uma vez ter reforçado a ideia que tenho de certos sambistas, certos dirigentes, certas mentalidades. Fico muito honrado de poder partilhar essa vossa primeira aventura nessa Carnaval de Verão e de ter mais uma vez o pevilegio de confraternizar com amigos de longa data da bateria da Charanguinha de Ovar ( para quem ainda não sabe ..foi a vencedora do quesito bateria no Trofeu Nacional em Estarreja ) que muito estimo e admiro e tambem com sambistas que me são familiares de á muitos anos ( Paraiso Tropical....ex..União de Penafirme da Mata ). Será bom também rever a Juventude Vareira. Serão portanto essas 4 escolas de samba participantes:
Gres Charanguinha de Ovar,
Gres Batuque do Conde , Gres Paraiso Tropical  e Juventude Vareira


- Para a Camara Municipal de Torres Vedras que mesmo em tempo de crise contrata 4 ESCOLAS de SAMBA para o Carnaval de Verão em Santa Cruz. Excelente !!!!

- Para o mais que provavel aumento substancial no numero de participantes ao 2º Encontro Europeu de Baterias que se irá realizar nos dias 27/28/29 de Julho em Sesimbra.
Serão mais do estrangeiro mas também muitos mais do norte do país graças a certas amabilidades e ao saber receber de alguns sambistas e escolas de samba. Mas isso de quem recebe quem  ...ou de quem não recebe ou não se preocupa com quem é materia para proxima Nota 100 e que terá provavelmente uma FEIA 100 Nota pois aqui o blog não funciona com o politicamente correcto massim com todas as palavras... e todas as verdades ( FACTOS !!! ).
Como disse o ano passado o evento será tanto melhor quantos mais participantes tiver.
Veja mais em : 2º ENCONTRO EUROPEU DE BATERIAS- SESIMBRA 2012

- Para a 2ª edição do Carnaval de Verão de Setubal que desta vez já conta com a presença de 2 escolas de samba. Quando no ano passado apenas tinha sido o Trepa no Coqueiro a desfilar este ano para alem dessa escola de samba terá também a presença do Gres Bota no Rego. Que seja para continuar durante muitos anos esse evento.

- Para excelente e persistente trabalho de Bruno Oliveira ( LIVRO SOBRE OS SAMBAS DE ENREDO- PORTUGAL )
 e já preparando para breve outro livro bastante util sobre as FICHAS TECNICAS DAS ESCOLAS DE SAMBA DE PORTUGAL. Parabens pela sua dedicação e brio em ter todos estes dados que serão até muito uteis para consulta ( principalmente as fichas das escolas ). Tal como nos SAMBAS DE ENREDO algumas escolas ficaram de fora também nas FICHAS TECNICAS mais escolas não farão parte desse livro.  Triste. Lamentavel. Mas não tão surpreendente assim para mim. Aviseio-o que assim seria. Eis o resultado. Sem surpresas.
VEJA O LIVRO EM : SAMBAS DE ENREDO
 

- Nota 100 por ser justo que diga da postura e do comportamento de alguns elementos do Gres Bota no Rego após a minha saida da escola alguns deles até da direção da escola. Isso vem comprovar o que sempre digo : A instituição esta acima de todos e não se deve misturar as amizades com outras coisas. Que bom que o Gres Bota no Rego ainda tem gente desse calibre e dessa mentalidade ao seu serviço pois isso poderá ser o sustento para a escola se manter no patamar que já atingiu e que outros dele se estão apenas a aproveitar disfarçada e maliciosamente. Para essas boas mentalidades existentes na escola o meu obrigado e o meu  eterno respeito. Para os outros....coitados  !!!!


100 NOTA

- Para as escolas que não colaboraram com Bruno Oliveira para a elaboração dos livros dos Sambas como das Fichas Tecnicas. Mas como disse Bruno..." chega de esperar " chega de "quase mendigar". Quem não quer estar não esta. Quem não quer pertencer não pertence. Quem quer ser assim que assim seja. Que estas coisas um dia terminem de vez no nosso pequeno mundo de samba.
Será até por isso que tantas convulsões vão surgindo nas escolas ??!!
Mentalidades e muitos equivocos vão dar sempre resultados como estes !! Sempre !!


NOTA FINAL

Deixo-vos com uma excelente entrevista com mestre Marcão ( Salgueiro ) :
http://ritmocarioca.blogspot.pt/2012/07/mestre-marcao-sou-exigente-para-fazer.html

MESMO DEPOIS DE TER SUGERIDO QUE OS COMPOSITORES QUE TENHAM SEUS SAMBAS DE ENREDO ( ORIGINAIS ) SEM SEREM GRAVADOS E QUE O PRETENDESSEM FAZER ME CONTACTASSEM APENAS UM ( FRANKLIM SILVA ) ME RESPONDEU E MOSTROU INTERESSE. NENHUM OUTRO NEM NENHUMA ESCOLA ME CONTACTOU ( antonioguerreiro2@gmail.com)
E DESDE JÀ AQUI COLOCO A LETRA PARA IREM TENDO UMA IDEIA DO BOM QUE VEM POR AI QUANDO PUDER SER GRAVADO EM AUDIO.
FOI O SAMBA DO GRES CAPRICHO DE ABRIGADA 1993. INCLUE FOTO DO CONCURSO PARA ELEGER O SAMBA.
TEM MUITA MARAVILHA DE SAMBA( FALO DE POESIA E MUSICA ) POR AI SEM SER GRAVADO..........




VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!!

Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

SEXTA- 29 DE JUNHO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100
- Para mais uma edição ( a 5ª ) do TROFEU NACIONAL DE SAMBA em Estarreja a realizar este sabado dia 30 de Junho. Trofeu que apesar de sempre contestado mexe na realidade com muita gente e perturba ainda muitas mais, principalmente aqueles que lá não vão. É na verdade um dos maiores eventos de samba do país e é na verdade ( será aqui que mora tanta inveja, raiva, mau estar ? ) SÓ PARA ALGUMAS ESCOLAS- AS CAMPEÂS- e outra( as ) a quem a organização convida ( que também é muito perturbador ! ). Será tudo isto que faz acontecer certos episodios lamentaveis quase todos os anos ?

- Ter o previlegio de poder desfilar em todas as 5 edições do Trofeu Nacional de Samba( 3 vezes com o Gres Bota no Rego 1 com a Vai Quem Quer e este ano com o Trepa de Estarreja ) é para mim NOTA 100. Tem sido e será novamente um imenso prazer fazer parte activa deste 5º Trofeu e novamente ( anteriormente já tinha acontecido na bateria da Vai Quem Quer ) em uma das melhoras baterias de desfile de rua de Portugal. É imensamente gratificante passar na passarela deste entusiasmante evento inserido em tamanha qualidade.

- Para o regresso oficial á escola de samba que o viu "nascer " de Mestre ( Maestro) ODILON COSTA) ao Gres União da Ilha para fazer parceria com Riquinho.  Agora o SOM VAI COMEÇAR !!!!!!!!!


- Para a enorme gratificação que sinto ao constactar que pessoas que consideraram o meu blog como " MISERAVEL " agora o tenham como um excelente indicador de "optimos textos" sobre samba. São os tais equivocos ( que sempre falei ) que vão caindo por terra a pouco e pouco. INEVITAVELMENTE !! Tem mais por ai. Fazem até certos escandalos, procuram confusão e violencia, mas também irão cair um dia..... ou terão de mudar de rumo.


- Para a organização do 2º Encontro Europeu de baterias a realizar em Sesimbra nos dias 27/28/29 de Julho e que acabou acertando de novo para que o Grupo de Samba- SAMBALÊLÊ- actue na NOITE DE SAMBA ( dia 28 ). Garantia de muito bom samba para os que tiverem o previlegio e o bom senso em assistir.
Em breve sairá a programação completa e certamente com mais novidades de grande qualidade
Saiba mais sobre esse evento em :
https://docs.google.com/document/d/1lxyTPKNsgstJQFb_eVHL7CAbtUc4LEXjilJQX2zPG1Y/edit?pli=1

100 NOTA

- Para os assaltos de que são vitimas as escolas de samba( principalmente as do norte). Quase todas tem sofrido assaltos o que é de lamentar. Que termine de uma vez por todas estas mentalidades nocivas ao bom funcionamento do samba em Portugal. Que possam até um dia ser descobertos e desmascarados alguns desses " talibans " essas nulidades  para serem bem expostos ao ridiculo.

- Para as escolhas de certos enredos como aconteceu o ano passado com as escolas de samba portuguesas pois os carnavalesco ( ou comissões ) esquecem-se que ENREDO NÃO É IDEIA ...É REALIZAÇÂO !!!!
Que este ano haja ainda mais cuidado nas escolhas de enredo nas escolas de samba em Portugal. Mais uma vez menciono que bom enredo e bom samba é meio caminho andado para um bom desfile. A plastica vale apenas 2 quisitos( fantasias e adereços que é uma só e alegorias) o Enredo tem influencia em  4 ou 5( Enredo, samba( canto ),bateria,evolução, harmonia) conforme os regulamentos dos concursos em Portugal. Logo ai a grande diferença de importancia entre ele(enredo ) e as fantasias e alegorias.

- Para os Enredos do Grupo Especial 2013 já anunciados e já até muito especulados na net.
Já li em certo lugar e concordo :
"Começo também a achar que ocorreu uma reunião secreta entre os dirigentes das escolas de samba para esculhambarem( destruirem ) o Carnaval 2013.... e 2 escolas faltaram a essa reunião.


- Para os sambistas e escolas que não sabem nem tem a dignidade de dar um simples OBRIGADO.
Mas é aí que tudo se revela.....
Deve haver escola(s) de samba que ainda hoje deve(m) estar a pensar que certas actuações e convites terão surgido pelas " suas lindas cores " ou pelo seu valor. Mas muito pior é quando se sabe que alguem intercedeu para tal acontecer e nem um OBRIGADO...... até hoje foi proferido. Enfim.....são os tais.


NOTA FINAL

Neste momento em que mais uma vaga de assaltos em escolas de samba ( numa já imensa lista de actos desta natureza em muitas escolas do país ) vêm por a nu mais uma vez as mentalidades nojentas , retrógradas que infelizmente ainda proliferam no samba em Portugal. ( muitos deles em cargos directivos nas escolas de samba o que ainda é mais grave ! )
Por isso no meio de alguma podridão é bom enaltecer os lados bons que o samba nos pode proporcionar e que ainda vamos encontrando.
Por isso ....
A nota final vai para aquilo que já considero com NORMA como uma REGRA.


E por parecer uma regra acabo também já não tendo mais palavras para descrever a hospitalidade, o carinho,e a atenção que as gentes do norte ligadas as escolas de samba dispensam a quem os visita , a quem vem de "fora ", a quem convidam . "Lavei a alma" de novo neste anterior fim de semana que passei em Estarreja( ensaio ) a convite do Trepa Coqueiro !!
Como pequenas coisas fazem uma diferença tão grande e justificam por isso tamanhas diferenças e valores. Tão SIMPLES !!
Razões bem simples. Que contrastes.
Nota importante : Felizmente agora não sou só eu a constactar este facto, a dizer tudo isto.
Poderiam até me acusar ( logico que já o fizeram !!! As mentes que por ai ainda andam logicamente que assim pensaram !!) de " puxa saco " como muitos dos que existem no samba, mas agora tem também muitos elementos do Trepa de Sesimbra que confirmam tudo o que venho dizendo ao longo dos anos. Esses começam também já a ser testemunhas dessas realidades, dessas diferenças, desses equivocos.
Por isso....
OBRIGADO Trepa de Estarreja, OBRIGADO Unidos do Mato Grosso, OBRIGADO Vai Quem Quer, OBRIGADO Charanguinha, OBRIGADO Novo Imperio ,OBRIGADO Socios da Mangueira, OBRIGADO Gres Batuque da Mealhada ,OBRIGADO Costa de Prata que em outras situações também me fizeram perceber o porquê de muitas coisas e tantos equivocos, em alguns casos não só a mim e a Isabel Mateus mas também a Ricardo Alves ( Chora ) , Paulinho, Ana Alves e Pedro Canana quando me acompanharam em alguns momentos desses convivios , confraternizações e vivemos juntos essas realidades. Eles sabem que é mesmo assim. Sabem do que falo.

Termino mais uma vez solicitando a todos os compositores de sambas de enredos portugueses ORIGINAIS, que não tenham os seus sambas gravados mesmo de forma simples em audio, que o façam pois será a valorização de suas obras e assim irão evitar que esses sambas caiam no esquecimento. E muitos deles eu sei e lembro que são de elevadissima qualidade. Assim os gravem que isso mesmo será verificado.
Para tal quem tiver interessado contactem-me em :
antonioguerreiro2@gmail.com    que muita coisa poderá se adiantar.

VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!!
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

SEXTA-FEIRA- 15 DE JULHO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100

-Para os já confirmados Carnavais de Verão de Setubal- Sesimbra e Santa Cruz que irão proporcionar para algumas escolas de samba umas receitas extra Carnaval que ajudam bastante. O Carnaval de Verão de Elvas foi cancelado e aguarda-se alguma decisão sobre o de Loulé e sua data de realização.Para saber mais consulte a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no blog.

- Para a disponibilidade que vem sendo manifestada pelo Gres Capricho de Abrigada para participar de Festas de Samba que se façam pelo pais. Noticia muito agradavel.

- Para a grande actividade que duas escolas de samba de Sesimbra estão a ter neste pos- carnaval. Gres Batuque do Conde e Gres Bota no Rego mantem assim dessa maneira sambistas e toda a sua comunidade numa dinamica que é a ideal para um bom funcionamento de uma escola de samba (e não UMA ESCOLA DE CARNAVAL).

- Para o provavel ENREDO do Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra. A confirmar-se será justo...merecedor e correcto pois HOMENAGENS DEVEM SE FAZER EM VIDA. Que se concretize. Valeu pela excelente ideia do Carnavalesco.

- Para o inicio das obras da futura " ALDEIA DO SAMBA"....oficina dos sonhos para o CARNAVAL DE OVAR.Confira em : http://www.ovarnews.com/2/index.php?option=com_content&task=view&id=4663&Itemid=41
Será um enorme passo em frente em defesa do Carnaval. Enquanto algumas Camaras Municipais andam "distraidas"..... outras vão se adiantando......

- Para o aliciante projecto conjunto que Nuno Bastos e o consagrado ex-carnavalesco de São Paulo ( leia sua cronicas no site :http://www.sidneyrezende.com/blog/rauldiniz ) têm para o Carnaval 2013 na Ilha da Madeira. Dois talentos que muito irão contribuir certamente para um grande desenvolvimento do Carnaval na ilha. Aguardo com muita curiosidade esse trabalho.


100 NOTA

- Para as escolas de samba que não gravam seus sambas ORIGINAIS, nem que seja numa simples gravação de cavaquinho e voz pois assim se perde na historia um legado dessas escolas de samba. Lamentavel.

- Para mais uma viragem de pagina no livro do Carnaval em Portugal- Nuno Sardine demite-se da sua escola de samba do coração VAI QUEM QUER.
 Que seu talento não fique inactivo pois o Carnaval em Portugal não pode nem deve dar-se ao luxo de deixar de fora tamanho talento. O Carnaval em Portugal precisa destas pessoas para CRESCER.

- Para os que procuram estar bem com Deus e com o Diabo e os que pretendem  usar o "politicamente correcto ". Como diz o "genio" Mourinho os que assim agem acabam DESAGRADANDO a todos. Pode-se perder mas o caminho e o destino faz-se de escolhas e de coragem !! " 

- Para a ausencia este ano de uma escola de samba de Sesimbra no Trofeu Nacional em Estarreja. O Gres Trepa no Coqueiro foi a escola escolhida e convidada pela organização mas compreensivelmente teve de recusar o convite pois as garantias financeiras dadas as escolas participantes do sul são muito aquem das despesas que têm de fazer para se representarem dignamente no Trofeu. É um caso a rever no futuro certamente pela A. Carnaval de Estarreja.

- Para as escolas ( ? ) de samba que tem ignorado até á presente data todas as solicitações de Bruno Oliveira ( Fotografo ) para um trabalho que esta a fazer para se poder ter as fichas tecnicas de todas as escolas de samba portuguesas. Algumas nem se dignam responder sequer. Lamentavel ou mais do que isso mas..... enfim ...mais do mesmo que muitas vezes aqui vou dizendo e que de uma maneira e de outra se vai comprovando que tenho razão.

NOTA FINAL

Como nota final queria aqui deixar uma sugestão aos compositores de sambas de enredo ORIGINAIS que entretanto "deixaram para trás " alguns dos seus sambas sem serem gravados ( nem que seja num simples cavaquinho e voz ) que a pouco e pouco o façam. Tem sambas da Abrigada de 1989 a 1995 sem estarem gravados e onde se inclui dois sambas da autoria de FranKlim, na minha opinião maravilhosos, sambas do Gres Academica de Sacavem ( por exemplo o tal Sacavem, Sesimbra, Ovar Funchal....), sambas de enredo da Estrela Independente de Sacavem , sambas da Rainha ( Figueira da Foz ) Costa de Prata, Morenos etc...etc... . Enfim todos aqueles que ficarão no esquecimento das novas gerações de sambistas. Unam forças mas façam por deixar registado em audio suas obras.... e algumas delas vão deixar muita gente de boca aberta.SEM A MAIS PEQUENA DUVIDA !!!! ( Sou eu que digo ..tal como o disse e procurei forçar a gravação com o samba "não concorrente " sobre o Zeca Afonso- NÂO ERREI !!!!! Se foi pena não ter concorrido ? Alguem disse " PIOR DO QUE NÃO TER CONCORRIDO É SABER QUE NUNCA GANHARIA !!!" ).
Por isso companheiros sambistas, compositores procurem preencher esta lacuna na historia dos sambas de enredo em Portugal gravando os sambas que de outra maneira irão se perder no tempo e na historia. 



VAMU-KI-VAMU- Que A VERDADE por vezes fica muito mal na "fotografia " mas é bem melhor que o " POLITICAMENTE CORRECTO ".
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

SEXTA- FEIRA- 1 DE JUNHO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 10

- Para elogios feitos pelos compositores que foram convidados a analisar nossos sambas, ( sai no dia 4 todas essas analises ) e que apenas vieram confirmar as minhas palavras quando dizia, logo na altura que eles iam saindo e todos foram divulgados, me sentir muito feliz e até orgulhoso da safra de sambas 2012. Mas como minhas palavras pouco valem .... vão sair as de quem entende e aí ficaremos muito felizes pelo reconhecimento do que vamos fazendo em samba de enredo em Portugal. Vai ser de nos sentirmos orgulhosos com alguns trabalhos que vamos produzindo por cá. Pena que alguns casos sejam a excepção mas tudo isso tem uma razão.... e estou cansado de falar nela. Mudem se quserem. Se não quiserem continuem pois esta tudo errado e "vivem " felizes dessa maneira.


- Para as escolas e sambistas que tiveram o carinho e a amizade em me dar algumas palavras relativamente á minha saida do Gres Bota no Rego( incluindo seu presidente Ricardo Alves- Chora ) e em alguns casos logo me deram a abertura prazereirosa de suas portas se quiser vir a fazer parte da sua bateria... da sua escola. A todos eles( elas ) o meu  obrigado.


- Para as Festas de samba que vão já surgindo o que vão pirmitir a confraternização e o intercambio de conhecimento entre varias escolas de samba.
Fico feliz porque impulsionei a Bateria da SFRUA( Alhos Vedros )a participar destas festas e até a organizar a sua e já fiquei sabendo que irá realizar este ano de novo o encontro de baterias e agora alargado a mais escolas.( confira na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL do blog ) A vossa felicidade será também a minha.



- Também para mais uma Festa Tropical em Penafirme da Mata. Mais uma iniciativa do Gres Paraiso Tropical que irá contar com quase todas as escolas de Sesimbra ( o grupo Tripa Associação estará tambem presente ) junto com a bateria da SFRUA de Alhos Vedros.Ver mais em AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no blog. Continua a ser a sul a maior e melhor festa de samba desde que a Abrigada parou com as suas Festas de Samba.


- Para o TROFEU NACIONAL DE SAMBA QUE AGUARDA AINDA ALGUMAS DEFINIÇÕES E PESE EMBORA NÃO ESTAR COM AS ALTERAÇÔES NECESSARIAS NO REGULAMENTO , mas que irá ser uma vez mais um dos maiores acontecimentos do samba em Portugal.
Estarei presente com base no carinhoso convite, que me deixou bastante feliz e até orgulhoso, do Trepa de Estarreja, para fazer parte da sua ala de tamborins no desfile. Obrigado pela consideração e carinho

O TROFEU GANHA FORMA...... QUANDO ESTARÁ DEFINIDO ?

 





100 NOTA



- Para o reconhecimento tardio do erro cometido por parte do Paraiso Tropical que acabou só enviando o convite ao Gres Abrigada no ultimo fim de semana ( já sem a minima hipotese da escola se preparar para ir ) enquanto para as restantes escolas o convite já tinha sido feito á bem mais tempo." Foi pior a emenda que o soneto "


- Como em certas alturas é que se vêm as verdadeiras pessoas,aquilo que na realidade valem ...
Um GRANDE 100 NOTA a todos aqueles...... que preferiram o silêncio..... sem se lembrarem que COM O SILENCIO estavam a dizer tudo e mostrar tudo o que são. Não fiquei decepcionado pelo simples facto de que NÃO ME ENGANEI.... SÓ PRECISAVA CONFIRMAR.


- Para as escolas de samba Unidos de Vila Zimbra e Dá Que Falar de Sesimbra que apesar dos muitos pedidos..... COMPLETAMENTE IGNORADOS..... não colaboraram com a eleição do SAMBA MAIS POPULAR. Lamentavel o desligamento e o desprezo dando a quem divulga o seus sambas para o mundo inteiro.De qualquer maneira.... NÃO TIVERAM VOTO NENHUM....talvez até por isso mesmo começa a razão de muita coisa... talvez aqui esteja a principal explicação. As coisas não são por mero acaso.


- Para o samba de enredo da Vai Quem Quer ( compositor Andre Bastos ) vencedor do trofeu o SAMBA MAIS POPULAR ( votação das escolas de samba ) que logo na altura recebeu o meu reparo de " NOSSSSSSSSAAAAAA ".....e que faz parte do excelente lote de sambas que eu coloquei como dos melhores e irá ser confirmado também por todos os analistas brasileiros a quem foi pedida a colaboração. Parabens Andre. Parabens Vai Quem Quer.









NOTA FINAL


ENQUANTO NO BRASIL A QUALIDADE DOS SAMBAS VEM DIMINUINDO ( este ano teve uma lufada de ar fresco com 2/3 sambas que marcaram... veremos se terá continuidade ? )os nossos compositores estão cada vez com mais qualidade tanto na composição dos sambas como até depois nas gravações( apesar de um bom samba ser sempre um bom samba nem que seja só de cavaquinho e voz !!!!)

E COMO ESTAMOS EM FASE DE APRECIAÇÔES E VOTAÇÔES NOS NOSSOS SAMBAS. DO NOSSO CARNAVAL, DAS NOSSAS ESCOLAS, DOS NOSSOS COMPOSITORES.......
AQUI VOS DEIXO UM TEXTO MARAVILHOSO DE UM AMIGO SAMBISTA

"PRA QUE DISCUTIR COM MADAME ?

POR QUE PEDIMOS TANTO POR SAMBAS ALEGRES, MAS APLAUDIMOS BIZARRICES ?

POR QUE QUEREMOS MELODIAS ELABORADAS, MAS NOS CONTENTAMOS COM “ATIREI O PAU NO GATO” ?

POR QUE PERMITIMOS QUE NOSSOS SAMBAS PAREÇAM CADA VEZ MAIS COM AXÉ MUSIC ?

ONDE FOI PARAR A ALEGRIA INOCENTE DO CARNAVAL ?

DESDE QUANDO LICENÇA POÉTICA VIROU ARGUMENTO PARA JUSTIFICAR MAU GOSTO ?

FUNCIONAR NA AVENIDA JUSTIFICA SAMBA SEM QUALIDADE ?

NÃO AMIGOS. NINGUÉM VAI ME CONVENCER QUE AS COISAS ESTÃO BEM, QUANDO EU NÃO SINTO, HÁ MAIS DE VINTE ANOS, PRAZER EM CANTAR UM SAMBA SEQUER DAS ESCOLAS QUE GOSTO.

QUANDO SE ADMITE QUE O INTÉRPRETE SALVA SAMBA, CONSERTA SAMBA, ESTAMOS ADMITINDO QUE A COISA ESTÁ FEIA.

ACREDITO QUE TODA ESSAS ALAS DE COMPOSITORES QUE ESTÃO POR AÍ TÊM MUITO MAIS TALENTO DO QUE ESTÃO DEMONSTRANDO. POR QUE RAZÃO OS SAMBAS SAEM RUINS ?

SINOPSES CONFUSAS, MAL FEITAS E POUCO INSPIRADORAS, LIMITANDO-SE A FRIA PESQUISA HISTÓRICA. ESCOLAS EXIGINDO QUE A MESMA SEJA SEGUIDA AO PÉ DA LETRA. CONCURSOS VICIADOS.

AH ! QUANTA SAUDADE DAQUELES TEMPOS NOS QUAIS OS DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA ERAM FEITOS COM SIMPLICIDADE, QUANDO O MAIS IMPORTANTE ERA A EMPOLGAÇÃO DO DESFILANTE QUE, QUASE SEMPRE, CONTAGIAVA O PÚBLICO.

NÃO DÁ. COMO DISSE MEU PARCEIRO GINHO, O CARNAVAL VIROU UM GRANDE NEGÓCIO. E SERÁ EXPLORANDO À EXAUSTÃO. SEM PREOCUPAÇÃO COM RAÍZES OU COM A TERRA DEVASTADA PELOS TRATORES CAPITALISTAS.

O SUCATEAMENTO DAS ESCOLAS DO ACESSO E A PERDA DE IDENTIDADE DAS ESCOLAS DO ESPECIAL, CERTAMENTE IRÃO DESTRUIR A FONTE DE ARTISTAS EXPONTÂNEOS DO SAMBA.
PARA GARANTIR A PRODUÇÃO DOS ESPETÁCULOS, É POSSÍVEL QUE SE PRESERVEM UNS CANTINHOS, COMO PEQUENOS QUILOMBOS, MAS, SÓ PRA ESTUDO ACADÊMICO.

NO FUTURO ALGUÉM LUCRARÁ COM FRANQUIAS DE CURSINHOS PARA SAMBISTAS. E O SLOGAN SERÁ: “SÓ DANÇO SAMBA”. MAS AÍ, O SAMBA JÁ TERÁ DANÇADO.

ABS. BARBIERI "




VAMU-KI-VAMU
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 13 DE MAIO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100

-Para o maior Festival de Samba da Europa que se vai realizar pela 21ª vez em Coburg. Confira mais em :
http://www.samba-festival.de/

- Para o Grupo Fura Samba da Ilha da Madeira que com grande visão e pretendendo apostar na maior qualidade ( já o fazia com os sambas de enredo compostos por Nuno Bastos ) de seus desfiles juntou para trabahar no projecto para o Carnaval 2013 Nuno Bastos e o consagrado carnavalesco Raul Diniz. É de imaginar que com as condições oferecidas na ilha da Madeira para a confeção das fantasias , adereços e principalmente alegorias o que virá por ai no proximo Carnaval da Ilha da Madeira.

- Para a excelente ideia de organizar uma noite dedicada aos antigos sambistas de Sesimbra que participaram e fundaram as mais antigas escolas e grupos carnavalescos de samba da vila...(algumas delas já extintas). Denominaram a essa festa com jantar e depois um espectaculo que vai ter samba certamente de " Bebés do Samba " e realiza-se no dia 19 na sede social do Gres bota no Rego. Que possa ter a aderencia merecedora de um evento desta natureza ..... mas pelas primeiras impressões as inscrições desses antigos sambistas de Sesimbra estão ser muito escassas.

- Para a excelente iniciativa de Marilia Barboza em criar uma pagina dedicada aos SAMBISTAS PORTUGUESES.Confira em : https://www.facebook.com/groups/315906968480558/?ref=ts
Pena e deveras lamentavel que haja quem não entenda que é um mural para colocar COISAS DO SAMBA EM PORTUGAL e COISAS DE SAMBISTAS PORTUGUESES. Tão e SOMENTE ISSO. Simples. Nada de equivocos nem desvios desnecessarios. Aproveitem bem essa pagina não façam como acontece com certas paginas de escolas de samba e baterias de escola de samba que até em alguns casos tem publicidade particular de actividades , produto, concursos e outras coisas particulares que não tem de estar ali mais parecendo paginas pessoais.


- Nota 100 atrasada mas que é e será sempre digna do meu elogio.
Este Carnaval entre muitas coisas marcantes teve esta fantasia de bateria MARAVILHOSA. Que bom gosto, que coisa linda.... que satisfação devem ter tido os componentes da Vai Quem Quer desfilando com tamanha qualidade de fantasia. Relembro...para não esquecer.



-Para o 10º aniversario Do TAMBORIM SENSAÇÃO- TS
COFIRA MAIS FOTOS EM :
https://www.facebook.com/tioluists/photos#!/media/set/?set=a.2112003335221.57831.1699793264&type=3

- Para o 28º Aniversario do Gres Charanguinha Culminando com uma festa de samba ontem dia 12 que pelo que já me foi dito teve momentos muito marcantes e de grande qualidade.
Parabens Charanguinha por mais uma festa... por mais um aniversario...por mais samba.
Este foi um dos momentos marcantes .... TEVE VIOLINO E TUDO....http://youtu.be/50n1pkyHV3Q 
Este tambem : http://youtu.be/cprjAwWsSbI
E este : http://youtu.be/yHVfDkxGm9w
E mais este : http://youtu.be/Km_ST7x7ygg
E finalmente este : http://youtu.be/pVMPggmJW6c
O resto poderá ser visto no mural do Facebook de BRUNO FOTOGRAFIA em breve.


- Para a fundação de mais uma escola ( grupo ) de samba na Ilha da Madeira a UNIDOS PELO SAMBA. Em breve entrevista com o seu presidente Jorge Manuel Gouveia aqui no blog.

- Para o magnifico site que nos enche de sambas, compositores e interpretes maravilhosos : É sempre bom ir dando de vez enquando uma olhada nele : http://www.sambaderaiz.net/


100 NOTA

- Para o V Trofeu Nacional de Samba que se ira realizar em Estarreja e que teima em manter o mesmo regulamento nos quesitos e jurados mesmo com todas as opiniões de que devia ser alterado. Por isso também as escolas que irão participar são coniventes com esse mesmo regulamento e não terão legitimidade depois para criticar seja o que for. Certas já as participações de Trepa de Estarreja- Charanguinha de Ovar- Socios da Mangueira da Mealhada. Quanto aos restantes.... Figueira da Foz... Sesimbra ou outras nada ainda se sabe... ou talvez sim ( como habitualmente ) mas demora a ser divulgado. Era tão facil tornar este maravilhoso Trofeu no mais brilhante e mais ceredivel acontecimento de samba em Portugal. Assim continua sendo o Festival de Samba da Mealhada o melhor e maior evento de samba em Portugal sem a minima das duvidas.

- Para a falha do Gres Abrigada em mais uma Festa de Samba a poucos Km de distancia de Abrigada.( Penafirme da Mata ). Mas desta vez tem que se lamentar que  o Gres Paraiso Tropical não tenha endereçado o convite ao Gres Abrigada  quando até a bem pouco tempo havia inclusivé um pequeno intercambio e ajudas mutuas e quando a direção do Paraiso Topical sabia que a Abrigada esta na tentativa de se dinamizar de novo. Poderia até não ir a festa mas o convite ficaria sempre bem.

- Para falhas do mesmo genero protoganizadas por outras escolas e que acabam misturando pessoas com instituições e criando divisões e maus climas para com o samba no nosso país.A cada dia que passa vão acontecendo coisas incriveis de norte a sul que continuam a molestar esta saudavel diversão que devia ser o samba e nossas escolas de samba. A evitar de futuro. O samba vai agradecer muito.

- Para mais alguns equivocos e aproveitamentos errados que são feitos desnecessariamente. Uma coisa é ter havido ( e houve certamente !!! ) evolução nas baterias das escolas de samba de Sesimbra( a do Bota no Rego já vinha evoluindo desde 2006 ) , da Sfrua ( Alhos Vedros ) e Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ). Houve algumas falhas na bateria do Gres Bota no Rego na Festa de aniversario do Trepa durante a sua actuação mas dai a outras escolas se proclamarem a melhor da noite vai uma grande distancia. Mesmo não estando no seu melhor nivel é evidente que a bateria do Bota em relação a quase todas as baterias que se apresentaram na festa tem uns bons anos de avanço em QUALIDADE. E mesmo se excluirmos o Bota tem ainda o Trepa. Era bom que houvesse mais humildade e descernimento até porque uma actuação engloba , bateria, dança, cordas( cavaquinho ) canto ( e aqui nestes dois ultimos quesitos existem então diferenças mais abismais que é melhor nem falar delas ).Parabens mais uma vez ao trabalho que esta a ser feito nas baterias que estiveram na festa mas mais humidade nas apreciações e nos autoproclamentos. Nada de equivocos. Como diz o FAUSTÃO  " ...menos meu...menos ..."

- Para as grandes confusões que estão a contecer com a denominada MAIOR ESCOLA DO PLANETA- Estação Primeira de Mangueira em relação as eleições que já se deviam ter realizado mas continua em grande indefinição entre as chapas concorrentes. Lamentavel. Que tudo se resolva o mais breve possivel para existir calmia na comunidade verde e rosa. Ver blog do presidente Ivo Meireles: http://www.bloglog.globo.com/ivomeirelles/


NOTA FINAL

Uma nota de animo e de grande incentivo para as passistas do Gres Bota no Rego que continuem a ensair muito( E BEM !! ) e não deixem perder a qualidade e a classe que atingiram em tempos ainda bem recentes. Não dêm ouvidos a pessoas quem nada entende da coisa, a quem esta completamente ultrapasado (a) no tempo mas "vive " vos incomodando e tentando baralhar. Sejam unidas.... voltem a ouvir os conselhos de quem vos fez chegar ao patamar que chegaram. Aproveitem ela ainda estar sempre disposta em vos ajudar mesmo a distancia , e mais uma vez cuidado com tantas dicas de quem nada entende. Unam vossas vaidades pessoais em prol do colectivo como vos foi transmitido por quem entende mesmo do assunto. Porque esse patamar NUNCA ANTES.... EM ANO NENHUM ATINGIDO por passistas em Sesimbra foi trabalho vosso e com quem teve a classe de vos orientar para tal. Quero ver vocês brilharem de novo como já o fizeram em varios palcos do país !!!  (como aconteceu por exemplo o ano passado em que iam de preposito só para vos dançar em certas festas). 



VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.
Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS- me despeço  com o modernismo do "lool" e com "jocas"

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".