SEXTA- 29 DE JUNHO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100
- Para mais uma edição ( a 5ª ) do TROFEU NACIONAL DE SAMBA em Estarreja a realizar este sabado dia 30 de Junho. Trofeu que apesar de sempre contestado mexe na realidade com muita gente e perturba ainda muitas mais, principalmente aqueles que lá não vão. É na verdade um dos maiores eventos de samba do país e é na verdade ( será aqui que mora tanta inveja, raiva, mau estar ? ) SÓ PARA ALGUMAS ESCOLAS- AS CAMPEÂS- e outra( as ) a quem a organização convida ( que também é muito perturbador ! ). Será tudo isto que faz acontecer certos episodios lamentaveis quase todos os anos ?

- Ter o previlegio de poder desfilar em todas as 5 edições do Trofeu Nacional de Samba( 3 vezes com o Gres Bota no Rego 1 com a Vai Quem Quer e este ano com o Trepa de Estarreja ) é para mim NOTA 100. Tem sido e será novamente um imenso prazer fazer parte activa deste 5º Trofeu e novamente ( anteriormente já tinha acontecido na bateria da Vai Quem Quer ) em uma das melhoras baterias de desfile de rua de Portugal. É imensamente gratificante passar na passarela deste entusiasmante evento inserido em tamanha qualidade.

- Para o regresso oficial á escola de samba que o viu "nascer " de Mestre ( Maestro) ODILON COSTA) ao Gres União da Ilha para fazer parceria com Riquinho.  Agora o SOM VAI COMEÇAR !!!!!!!!!


- Para a enorme gratificação que sinto ao constactar que pessoas que consideraram o meu blog como " MISERAVEL " agora o tenham como um excelente indicador de "optimos textos" sobre samba. São os tais equivocos ( que sempre falei ) que vão caindo por terra a pouco e pouco. INEVITAVELMENTE !! Tem mais por ai. Fazem até certos escandalos, procuram confusão e violencia, mas também irão cair um dia..... ou terão de mudar de rumo.


- Para a organização do 2º Encontro Europeu de baterias a realizar em Sesimbra nos dias 27/28/29 de Julho e que acabou acertando de novo para que o Grupo de Samba- SAMBALÊLÊ- actue na NOITE DE SAMBA ( dia 28 ). Garantia de muito bom samba para os que tiverem o previlegio e o bom senso em assistir.
Em breve sairá a programação completa e certamente com mais novidades de grande qualidade
Saiba mais sobre esse evento em :
https://docs.google.com/document/d/1lxyTPKNsgstJQFb_eVHL7CAbtUc4LEXjilJQX2zPG1Y/edit?pli=1

100 NOTA

- Para os assaltos de que são vitimas as escolas de samba( principalmente as do norte). Quase todas tem sofrido assaltos o que é de lamentar. Que termine de uma vez por todas estas mentalidades nocivas ao bom funcionamento do samba em Portugal. Que possam até um dia ser descobertos e desmascarados alguns desses " talibans " essas nulidades  para serem bem expostos ao ridiculo.

- Para as escolhas de certos enredos como aconteceu o ano passado com as escolas de samba portuguesas pois os carnavalesco ( ou comissões ) esquecem-se que ENREDO NÃO É IDEIA ...É REALIZAÇÂO !!!!
Que este ano haja ainda mais cuidado nas escolhas de enredo nas escolas de samba em Portugal. Mais uma vez menciono que bom enredo e bom samba é meio caminho andado para um bom desfile. A plastica vale apenas 2 quisitos( fantasias e adereços que é uma só e alegorias) o Enredo tem influencia em  4 ou 5( Enredo, samba( canto ),bateria,evolução, harmonia) conforme os regulamentos dos concursos em Portugal. Logo ai a grande diferença de importancia entre ele(enredo ) e as fantasias e alegorias.

- Para os Enredos do Grupo Especial 2013 já anunciados e já até muito especulados na net.
Já li em certo lugar e concordo :
"Começo também a achar que ocorreu uma reunião secreta entre os dirigentes das escolas de samba para esculhambarem( destruirem ) o Carnaval 2013.... e 2 escolas faltaram a essa reunião.


- Para os sambistas e escolas que não sabem nem tem a dignidade de dar um simples OBRIGADO.
Mas é aí que tudo se revela.....
Deve haver escola(s) de samba que ainda hoje deve(m) estar a pensar que certas actuações e convites terão surgido pelas " suas lindas cores " ou pelo seu valor. Mas muito pior é quando se sabe que alguem intercedeu para tal acontecer e nem um OBRIGADO...... até hoje foi proferido. Enfim.....são os tais.


NOTA FINAL

Neste momento em que mais uma vaga de assaltos em escolas de samba ( numa já imensa lista de actos desta natureza em muitas escolas do país ) vêm por a nu mais uma vez as mentalidades nojentas , retrógradas que infelizmente ainda proliferam no samba em Portugal. ( muitos deles em cargos directivos nas escolas de samba o que ainda é mais grave ! )
Por isso no meio de alguma podridão é bom enaltecer os lados bons que o samba nos pode proporcionar e que ainda vamos encontrando.
Por isso ....
A nota final vai para aquilo que já considero com NORMA como uma REGRA.


E por parecer uma regra acabo também já não tendo mais palavras para descrever a hospitalidade, o carinho,e a atenção que as gentes do norte ligadas as escolas de samba dispensam a quem os visita , a quem vem de "fora ", a quem convidam . "Lavei a alma" de novo neste anterior fim de semana que passei em Estarreja( ensaio ) a convite do Trepa Coqueiro !!
Como pequenas coisas fazem uma diferença tão grande e justificam por isso tamanhas diferenças e valores. Tão SIMPLES !!
Razões bem simples. Que contrastes.
Nota importante : Felizmente agora não sou só eu a constactar este facto, a dizer tudo isto.
Poderiam até me acusar ( logico que já o fizeram !!! As mentes que por ai ainda andam logicamente que assim pensaram !!) de " puxa saco " como muitos dos que existem no samba, mas agora tem também muitos elementos do Trepa de Sesimbra que confirmam tudo o que venho dizendo ao longo dos anos. Esses começam também já a ser testemunhas dessas realidades, dessas diferenças, desses equivocos.
Por isso....
OBRIGADO Trepa de Estarreja, OBRIGADO Unidos do Mato Grosso, OBRIGADO Vai Quem Quer, OBRIGADO Charanguinha, OBRIGADO Novo Imperio ,OBRIGADO Socios da Mangueira, OBRIGADO Gres Batuque da Mealhada ,OBRIGADO Costa de Prata que em outras situações também me fizeram perceber o porquê de muitas coisas e tantos equivocos, em alguns casos não só a mim e a Isabel Mateus mas também a Ricardo Alves ( Chora ) , Paulinho, Ana Alves e Pedro Canana quando me acompanharam em alguns momentos desses convivios , confraternizações e vivemos juntos essas realidades. Eles sabem que é mesmo assim. Sabem do que falo.

Termino mais uma vez solicitando a todos os compositores de sambas de enredos portugueses ORIGINAIS, que não tenham os seus sambas gravados mesmo de forma simples em audio, que o façam pois será a valorização de suas obras e assim irão evitar que esses sambas caiam no esquecimento. E muitos deles eu sei e lembro que são de elevadissima qualidade. Assim os gravem que isso mesmo será verificado.
Para tal quem tiver interessado contactem-me em :
antonioguerreiro2@gmail.com    que muita coisa poderá se adiantar.

VAMU-KI-VAMU- Que continuarei não usando o " POLITICAMENTE CORRECTO ".... de jeito nenhum !!!!
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

SEXTA-FEIRA- 15 DE JULHO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100

-Para os já confirmados Carnavais de Verão de Setubal- Sesimbra e Santa Cruz que irão proporcionar para algumas escolas de samba umas receitas extra Carnaval que ajudam bastante. O Carnaval de Verão de Elvas foi cancelado e aguarda-se alguma decisão sobre o de Loulé e sua data de realização.Para saber mais consulte a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no blog.

- Para a disponibilidade que vem sendo manifestada pelo Gres Capricho de Abrigada para participar de Festas de Samba que se façam pelo pais. Noticia muito agradavel.

- Para a grande actividade que duas escolas de samba de Sesimbra estão a ter neste pos- carnaval. Gres Batuque do Conde e Gres Bota no Rego mantem assim dessa maneira sambistas e toda a sua comunidade numa dinamica que é a ideal para um bom funcionamento de uma escola de samba (e não UMA ESCOLA DE CARNAVAL).

- Para o provavel ENREDO do Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra. A confirmar-se será justo...merecedor e correcto pois HOMENAGENS DEVEM SE FAZER EM VIDA. Que se concretize. Valeu pela excelente ideia do Carnavalesco.

- Para o inicio das obras da futura " ALDEIA DO SAMBA"....oficina dos sonhos para o CARNAVAL DE OVAR.Confira em : http://www.ovarnews.com/2/index.php?option=com_content&task=view&id=4663&Itemid=41
Será um enorme passo em frente em defesa do Carnaval. Enquanto algumas Camaras Municipais andam "distraidas"..... outras vão se adiantando......

- Para o aliciante projecto conjunto que Nuno Bastos e o consagrado ex-carnavalesco de São Paulo ( leia sua cronicas no site :http://www.sidneyrezende.com/blog/rauldiniz ) têm para o Carnaval 2013 na Ilha da Madeira. Dois talentos que muito irão contribuir certamente para um grande desenvolvimento do Carnaval na ilha. Aguardo com muita curiosidade esse trabalho.


100 NOTA

- Para as escolas de samba que não gravam seus sambas ORIGINAIS, nem que seja numa simples gravação de cavaquinho e voz pois assim se perde na historia um legado dessas escolas de samba. Lamentavel.

- Para mais uma viragem de pagina no livro do Carnaval em Portugal- Nuno Sardine demite-se da sua escola de samba do coração VAI QUEM QUER.
 Que seu talento não fique inactivo pois o Carnaval em Portugal não pode nem deve dar-se ao luxo de deixar de fora tamanho talento. O Carnaval em Portugal precisa destas pessoas para CRESCER.

- Para os que procuram estar bem com Deus e com o Diabo e os que pretendem  usar o "politicamente correcto ". Como diz o "genio" Mourinho os que assim agem acabam DESAGRADANDO a todos. Pode-se perder mas o caminho e o destino faz-se de escolhas e de coragem !! " 

- Para a ausencia este ano de uma escola de samba de Sesimbra no Trofeu Nacional em Estarreja. O Gres Trepa no Coqueiro foi a escola escolhida e convidada pela organização mas compreensivelmente teve de recusar o convite pois as garantias financeiras dadas as escolas participantes do sul são muito aquem das despesas que têm de fazer para se representarem dignamente no Trofeu. É um caso a rever no futuro certamente pela A. Carnaval de Estarreja.

- Para as escolas ( ? ) de samba que tem ignorado até á presente data todas as solicitações de Bruno Oliveira ( Fotografo ) para um trabalho que esta a fazer para se poder ter as fichas tecnicas de todas as escolas de samba portuguesas. Algumas nem se dignam responder sequer. Lamentavel ou mais do que isso mas..... enfim ...mais do mesmo que muitas vezes aqui vou dizendo e que de uma maneira e de outra se vai comprovando que tenho razão.

NOTA FINAL

Como nota final queria aqui deixar uma sugestão aos compositores de sambas de enredo ORIGINAIS que entretanto "deixaram para trás " alguns dos seus sambas sem serem gravados ( nem que seja num simples cavaquinho e voz ) que a pouco e pouco o façam. Tem sambas da Abrigada de 1989 a 1995 sem estarem gravados e onde se inclui dois sambas da autoria de FranKlim, na minha opinião maravilhosos, sambas do Gres Academica de Sacavem ( por exemplo o tal Sacavem, Sesimbra, Ovar Funchal....), sambas de enredo da Estrela Independente de Sacavem , sambas da Rainha ( Figueira da Foz ) Costa de Prata, Morenos etc...etc... . Enfim todos aqueles que ficarão no esquecimento das novas gerações de sambistas. Unam forças mas façam por deixar registado em audio suas obras.... e algumas delas vão deixar muita gente de boca aberta.SEM A MAIS PEQUENA DUVIDA !!!! ( Sou eu que digo ..tal como o disse e procurei forçar a gravação com o samba "não concorrente " sobre o Zeca Afonso- NÂO ERREI !!!!! Se foi pena não ter concorrido ? Alguem disse " PIOR DO QUE NÃO TER CONCORRIDO É SABER QUE NUNCA GANHARIA !!!" ).
Por isso companheiros sambistas, compositores procurem preencher esta lacuna na historia dos sambas de enredo em Portugal gravando os sambas que de outra maneira irão se perder no tempo e na historia. 



VAMU-KI-VAMU- Que A VERDADE por vezes fica muito mal na "fotografia " mas é bem melhor que o " POLITICAMENTE CORRECTO ".
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

SEXTA- FEIRA- 1 DE JUNHO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 10

- Para elogios feitos pelos compositores que foram convidados a analisar nossos sambas, ( sai no dia 4 todas essas analises ) e que apenas vieram confirmar as minhas palavras quando dizia, logo na altura que eles iam saindo e todos foram divulgados, me sentir muito feliz e até orgulhoso da safra de sambas 2012. Mas como minhas palavras pouco valem .... vão sair as de quem entende e aí ficaremos muito felizes pelo reconhecimento do que vamos fazendo em samba de enredo em Portugal. Vai ser de nos sentirmos orgulhosos com alguns trabalhos que vamos produzindo por cá. Pena que alguns casos sejam a excepção mas tudo isso tem uma razão.... e estou cansado de falar nela. Mudem se quserem. Se não quiserem continuem pois esta tudo errado e "vivem " felizes dessa maneira.


- Para as escolas e sambistas que tiveram o carinho e a amizade em me dar algumas palavras relativamente á minha saida do Gres Bota no Rego( incluindo seu presidente Ricardo Alves- Chora ) e em alguns casos logo me deram a abertura prazereirosa de suas portas se quiser vir a fazer parte da sua bateria... da sua escola. A todos eles( elas ) o meu  obrigado.


- Para as Festas de samba que vão já surgindo o que vão pirmitir a confraternização e o intercambio de conhecimento entre varias escolas de samba.
Fico feliz porque impulsionei a Bateria da SFRUA( Alhos Vedros )a participar destas festas e até a organizar a sua e já fiquei sabendo que irá realizar este ano de novo o encontro de baterias e agora alargado a mais escolas.( confira na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL do blog ) A vossa felicidade será também a minha.



- Também para mais uma Festa Tropical em Penafirme da Mata. Mais uma iniciativa do Gres Paraiso Tropical que irá contar com quase todas as escolas de Sesimbra ( o grupo Tripa Associação estará tambem presente ) junto com a bateria da SFRUA de Alhos Vedros.Ver mais em AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no blog. Continua a ser a sul a maior e melhor festa de samba desde que a Abrigada parou com as suas Festas de Samba.


- Para o TROFEU NACIONAL DE SAMBA QUE AGUARDA AINDA ALGUMAS DEFINIÇÕES E PESE EMBORA NÃO ESTAR COM AS ALTERAÇÔES NECESSARIAS NO REGULAMENTO , mas que irá ser uma vez mais um dos maiores acontecimentos do samba em Portugal.
Estarei presente com base no carinhoso convite, que me deixou bastante feliz e até orgulhoso, do Trepa de Estarreja, para fazer parte da sua ala de tamborins no desfile. Obrigado pela consideração e carinho

O TROFEU GANHA FORMA...... QUANDO ESTARÁ DEFINIDO ?

 





100 NOTA



- Para o reconhecimento tardio do erro cometido por parte do Paraiso Tropical que acabou só enviando o convite ao Gres Abrigada no ultimo fim de semana ( já sem a minima hipotese da escola se preparar para ir ) enquanto para as restantes escolas o convite já tinha sido feito á bem mais tempo." Foi pior a emenda que o soneto "


- Como em certas alturas é que se vêm as verdadeiras pessoas,aquilo que na realidade valem ...
Um GRANDE 100 NOTA a todos aqueles...... que preferiram o silêncio..... sem se lembrarem que COM O SILENCIO estavam a dizer tudo e mostrar tudo o que são. Não fiquei decepcionado pelo simples facto de que NÃO ME ENGANEI.... SÓ PRECISAVA CONFIRMAR.


- Para as escolas de samba Unidos de Vila Zimbra e Dá Que Falar de Sesimbra que apesar dos muitos pedidos..... COMPLETAMENTE IGNORADOS..... não colaboraram com a eleição do SAMBA MAIS POPULAR. Lamentavel o desligamento e o desprezo dando a quem divulga o seus sambas para o mundo inteiro.De qualquer maneira.... NÃO TIVERAM VOTO NENHUM....talvez até por isso mesmo começa a razão de muita coisa... talvez aqui esteja a principal explicação. As coisas não são por mero acaso.


- Para o samba de enredo da Vai Quem Quer ( compositor Andre Bastos ) vencedor do trofeu o SAMBA MAIS POPULAR ( votação das escolas de samba ) que logo na altura recebeu o meu reparo de " NOSSSSSSSSAAAAAA ".....e que faz parte do excelente lote de sambas que eu coloquei como dos melhores e irá ser confirmado também por todos os analistas brasileiros a quem foi pedida a colaboração. Parabens Andre. Parabens Vai Quem Quer.









NOTA FINAL


ENQUANTO NO BRASIL A QUALIDADE DOS SAMBAS VEM DIMINUINDO ( este ano teve uma lufada de ar fresco com 2/3 sambas que marcaram... veremos se terá continuidade ? )os nossos compositores estão cada vez com mais qualidade tanto na composição dos sambas como até depois nas gravações( apesar de um bom samba ser sempre um bom samba nem que seja só de cavaquinho e voz !!!!)

E COMO ESTAMOS EM FASE DE APRECIAÇÔES E VOTAÇÔES NOS NOSSOS SAMBAS. DO NOSSO CARNAVAL, DAS NOSSAS ESCOLAS, DOS NOSSOS COMPOSITORES.......
AQUI VOS DEIXO UM TEXTO MARAVILHOSO DE UM AMIGO SAMBISTA

"PRA QUE DISCUTIR COM MADAME ?

POR QUE PEDIMOS TANTO POR SAMBAS ALEGRES, MAS APLAUDIMOS BIZARRICES ?

POR QUE QUEREMOS MELODIAS ELABORADAS, MAS NOS CONTENTAMOS COM “ATIREI O PAU NO GATO” ?

POR QUE PERMITIMOS QUE NOSSOS SAMBAS PAREÇAM CADA VEZ MAIS COM AXÉ MUSIC ?

ONDE FOI PARAR A ALEGRIA INOCENTE DO CARNAVAL ?

DESDE QUANDO LICENÇA POÉTICA VIROU ARGUMENTO PARA JUSTIFICAR MAU GOSTO ?

FUNCIONAR NA AVENIDA JUSTIFICA SAMBA SEM QUALIDADE ?

NÃO AMIGOS. NINGUÉM VAI ME CONVENCER QUE AS COISAS ESTÃO BEM, QUANDO EU NÃO SINTO, HÁ MAIS DE VINTE ANOS, PRAZER EM CANTAR UM SAMBA SEQUER DAS ESCOLAS QUE GOSTO.

QUANDO SE ADMITE QUE O INTÉRPRETE SALVA SAMBA, CONSERTA SAMBA, ESTAMOS ADMITINDO QUE A COISA ESTÁ FEIA.

ACREDITO QUE TODA ESSAS ALAS DE COMPOSITORES QUE ESTÃO POR AÍ TÊM MUITO MAIS TALENTO DO QUE ESTÃO DEMONSTRANDO. POR QUE RAZÃO OS SAMBAS SAEM RUINS ?

SINOPSES CONFUSAS, MAL FEITAS E POUCO INSPIRADORAS, LIMITANDO-SE A FRIA PESQUISA HISTÓRICA. ESCOLAS EXIGINDO QUE A MESMA SEJA SEGUIDA AO PÉ DA LETRA. CONCURSOS VICIADOS.

AH ! QUANTA SAUDADE DAQUELES TEMPOS NOS QUAIS OS DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA ERAM FEITOS COM SIMPLICIDADE, QUANDO O MAIS IMPORTANTE ERA A EMPOLGAÇÃO DO DESFILANTE QUE, QUASE SEMPRE, CONTAGIAVA O PÚBLICO.

NÃO DÁ. COMO DISSE MEU PARCEIRO GINHO, O CARNAVAL VIROU UM GRANDE NEGÓCIO. E SERÁ EXPLORANDO À EXAUSTÃO. SEM PREOCUPAÇÃO COM RAÍZES OU COM A TERRA DEVASTADA PELOS TRATORES CAPITALISTAS.

O SUCATEAMENTO DAS ESCOLAS DO ACESSO E A PERDA DE IDENTIDADE DAS ESCOLAS DO ESPECIAL, CERTAMENTE IRÃO DESTRUIR A FONTE DE ARTISTAS EXPONTÂNEOS DO SAMBA.
PARA GARANTIR A PRODUÇÃO DOS ESPETÁCULOS, É POSSÍVEL QUE SE PRESERVEM UNS CANTINHOS, COMO PEQUENOS QUILOMBOS, MAS, SÓ PRA ESTUDO ACADÊMICO.

NO FUTURO ALGUÉM LUCRARÁ COM FRANQUIAS DE CURSINHOS PARA SAMBISTAS. E O SLOGAN SERÁ: “SÓ DANÇO SAMBA”. MAS AÍ, O SAMBA JÁ TERÁ DANÇADO.

ABS. BARBIERI "




VAMU-KI-VAMU
Confira já tudo o que rola de samba no país na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 13 DE MAIO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100

-Para o maior Festival de Samba da Europa que se vai realizar pela 21ª vez em Coburg. Confira mais em :
http://www.samba-festival.de/

- Para o Grupo Fura Samba da Ilha da Madeira que com grande visão e pretendendo apostar na maior qualidade ( já o fazia com os sambas de enredo compostos por Nuno Bastos ) de seus desfiles juntou para trabahar no projecto para o Carnaval 2013 Nuno Bastos e o consagrado carnavalesco Raul Diniz. É de imaginar que com as condições oferecidas na ilha da Madeira para a confeção das fantasias , adereços e principalmente alegorias o que virá por ai no proximo Carnaval da Ilha da Madeira.

- Para a excelente ideia de organizar uma noite dedicada aos antigos sambistas de Sesimbra que participaram e fundaram as mais antigas escolas e grupos carnavalescos de samba da vila...(algumas delas já extintas). Denominaram a essa festa com jantar e depois um espectaculo que vai ter samba certamente de " Bebés do Samba " e realiza-se no dia 19 na sede social do Gres bota no Rego. Que possa ter a aderencia merecedora de um evento desta natureza ..... mas pelas primeiras impressões as inscrições desses antigos sambistas de Sesimbra estão ser muito escassas.

- Para a excelente iniciativa de Marilia Barboza em criar uma pagina dedicada aos SAMBISTAS PORTUGUESES.Confira em : https://www.facebook.com/groups/315906968480558/?ref=ts
Pena e deveras lamentavel que haja quem não entenda que é um mural para colocar COISAS DO SAMBA EM PORTUGAL e COISAS DE SAMBISTAS PORTUGUESES. Tão e SOMENTE ISSO. Simples. Nada de equivocos nem desvios desnecessarios. Aproveitem bem essa pagina não façam como acontece com certas paginas de escolas de samba e baterias de escola de samba que até em alguns casos tem publicidade particular de actividades , produto, concursos e outras coisas particulares que não tem de estar ali mais parecendo paginas pessoais.


- Nota 100 atrasada mas que é e será sempre digna do meu elogio.
Este Carnaval entre muitas coisas marcantes teve esta fantasia de bateria MARAVILHOSA. Que bom gosto, que coisa linda.... que satisfação devem ter tido os componentes da Vai Quem Quer desfilando com tamanha qualidade de fantasia. Relembro...para não esquecer.



-Para o 10º aniversario Do TAMBORIM SENSAÇÃO- TS
COFIRA MAIS FOTOS EM :
https://www.facebook.com/tioluists/photos#!/media/set/?set=a.2112003335221.57831.1699793264&type=3

- Para o 28º Aniversario do Gres Charanguinha Culminando com uma festa de samba ontem dia 12 que pelo que já me foi dito teve momentos muito marcantes e de grande qualidade.
Parabens Charanguinha por mais uma festa... por mais um aniversario...por mais samba.
Este foi um dos momentos marcantes .... TEVE VIOLINO E TUDO....http://youtu.be/50n1pkyHV3Q 
Este tambem : http://youtu.be/cprjAwWsSbI
E este : http://youtu.be/yHVfDkxGm9w
E mais este : http://youtu.be/Km_ST7x7ygg
E finalmente este : http://youtu.be/pVMPggmJW6c
O resto poderá ser visto no mural do Facebook de BRUNO FOTOGRAFIA em breve.


- Para a fundação de mais uma escola ( grupo ) de samba na Ilha da Madeira a UNIDOS PELO SAMBA. Em breve entrevista com o seu presidente Jorge Manuel Gouveia aqui no blog.

- Para o magnifico site que nos enche de sambas, compositores e interpretes maravilhosos : É sempre bom ir dando de vez enquando uma olhada nele : http://www.sambaderaiz.net/


100 NOTA

- Para o V Trofeu Nacional de Samba que se ira realizar em Estarreja e que teima em manter o mesmo regulamento nos quesitos e jurados mesmo com todas as opiniões de que devia ser alterado. Por isso também as escolas que irão participar são coniventes com esse mesmo regulamento e não terão legitimidade depois para criticar seja o que for. Certas já as participações de Trepa de Estarreja- Charanguinha de Ovar- Socios da Mangueira da Mealhada. Quanto aos restantes.... Figueira da Foz... Sesimbra ou outras nada ainda se sabe... ou talvez sim ( como habitualmente ) mas demora a ser divulgado. Era tão facil tornar este maravilhoso Trofeu no mais brilhante e mais ceredivel acontecimento de samba em Portugal. Assim continua sendo o Festival de Samba da Mealhada o melhor e maior evento de samba em Portugal sem a minima das duvidas.

- Para a falha do Gres Abrigada em mais uma Festa de Samba a poucos Km de distancia de Abrigada.( Penafirme da Mata ). Mas desta vez tem que se lamentar que  o Gres Paraiso Tropical não tenha endereçado o convite ao Gres Abrigada  quando até a bem pouco tempo havia inclusivé um pequeno intercambio e ajudas mutuas e quando a direção do Paraiso Topical sabia que a Abrigada esta na tentativa de se dinamizar de novo. Poderia até não ir a festa mas o convite ficaria sempre bem.

- Para falhas do mesmo genero protoganizadas por outras escolas e que acabam misturando pessoas com instituições e criando divisões e maus climas para com o samba no nosso país.A cada dia que passa vão acontecendo coisas incriveis de norte a sul que continuam a molestar esta saudavel diversão que devia ser o samba e nossas escolas de samba. A evitar de futuro. O samba vai agradecer muito.

- Para mais alguns equivocos e aproveitamentos errados que são feitos desnecessariamente. Uma coisa é ter havido ( e houve certamente !!! ) evolução nas baterias das escolas de samba de Sesimbra( a do Bota no Rego já vinha evoluindo desde 2006 ) , da Sfrua ( Alhos Vedros ) e Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ). Houve algumas falhas na bateria do Gres Bota no Rego na Festa de aniversario do Trepa durante a sua actuação mas dai a outras escolas se proclamarem a melhor da noite vai uma grande distancia. Mesmo não estando no seu melhor nivel é evidente que a bateria do Bota em relação a quase todas as baterias que se apresentaram na festa tem uns bons anos de avanço em QUALIDADE. E mesmo se excluirmos o Bota tem ainda o Trepa. Era bom que houvesse mais humildade e descernimento até porque uma actuação engloba , bateria, dança, cordas( cavaquinho ) canto ( e aqui nestes dois ultimos quesitos existem então diferenças mais abismais que é melhor nem falar delas ).Parabens mais uma vez ao trabalho que esta a ser feito nas baterias que estiveram na festa mas mais humidade nas apreciações e nos autoproclamentos. Nada de equivocos. Como diz o FAUSTÃO  " ...menos meu...menos ..."

- Para as grandes confusões que estão a contecer com a denominada MAIOR ESCOLA DO PLANETA- Estação Primeira de Mangueira em relação as eleições que já se deviam ter realizado mas continua em grande indefinição entre as chapas concorrentes. Lamentavel. Que tudo se resolva o mais breve possivel para existir calmia na comunidade verde e rosa. Ver blog do presidente Ivo Meireles: http://www.bloglog.globo.com/ivomeirelles/


NOTA FINAL

Uma nota de animo e de grande incentivo para as passistas do Gres Bota no Rego que continuem a ensair muito( E BEM !! ) e não deixem perder a qualidade e a classe que atingiram em tempos ainda bem recentes. Não dêm ouvidos a pessoas quem nada entende da coisa, a quem esta completamente ultrapasado (a) no tempo mas "vive " vos incomodando e tentando baralhar. Sejam unidas.... voltem a ouvir os conselhos de quem vos fez chegar ao patamar que chegaram. Aproveitem ela ainda estar sempre disposta em vos ajudar mesmo a distancia , e mais uma vez cuidado com tantas dicas de quem nada entende. Unam vossas vaidades pessoais em prol do colectivo como vos foi transmitido por quem entende mesmo do assunto. Porque esse patamar NUNCA ANTES.... EM ANO NENHUM ATINGIDO por passistas em Sesimbra foi trabalho vosso e com quem teve a classe de vos orientar para tal. Quero ver vocês brilharem de novo como já o fizeram em varios palcos do país !!!  (como aconteceu por exemplo o ano passado em que iam de preposito só para vos dançar em certas festas). 



VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.
Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS- me despeço  com o modernismo do "lool" e com "jocas"

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

SEGUNDA-FEIRA 30 de ABRIL

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100


- Para as Festas de Samba em Portugal que ai se aproximam . Dia 5 de Maio a Festa do Trepa no Coqueiro de Sesimbra, dia 12 de Maio a Festa da Charanguinha em Ovar e dia 2 de Junho a Festa do Paraiso Tropical em Penafirme da Mata. Pode consultar já os programas completos das 2 primeiras faltando ainda definir a do Paraiso Tropical em : AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL 

- Para o site ALA DAS BAIANAS - O potencial do Carnaval - . Grande homenagem a uma das mais importantes alas de uma escola de samba. Uma autentica escola de vida e de samba. Pena que em Portugal não seja dado em todas as escolas o devido valor a esta ala tão nobre. Confira em :http://aladebaianas.com.br/w/

- Para os 10 anos de TAMBORIM SENSAÇÂO num trabalho notavel em formar ritimistas para o Carnaval Carioca. Veja mais em : http://www.tamborimsensacao.com.br/



- Para o blog da BATERIA SA que a cada dia que passa nos brinda com artigos, com videos ,com audios e com ensinamentos que nos deliciam cada vez mais. Maravilhoso !!! É só conferir : http://www.blogbateriasa.com/

- Para a excelente festa  das campeãs na quadra da MOCIDADE ALEGRE -campeão de S.Paulo- de São Paulo que teve a participação também da campeã do Rio de Janeiro - Unidos da Tijuca- e onde esteve presente no seu grupo de dança de palco o expoente maximo da dança de samba portugues- ANA ALVES-

Confira um video da festa: FESTA DAS CAMPEÂS-MOCIDADE ALEGRE com relevo para a rainha da bateria da Mocidade Alegre aparecendo tocando surdo de terceira como o fez durante todo o desfile mas aí se elevando acima da bateria e para a canja dada por Bruno Ribas interprete da Tijuca mas que defendeu o samba da Mocidade Alegre durante as eliminatorias e com ele foi vencedor.



100 NOTA



- Para alguns cartazes de publicidade a festas de samba por serem tão simples e de tão pouco cuidado e muito mais ainda para quem nem os faz o que de hoje em dia é um completo desprezo pois em qualquer pc se faz um simples cartaz.

- Para aqueles ( principalmente responsaveis por fantasias e adereços de escolas de samba- Carnavalescos) e com o apoio de grande parte de comunidades que continuam a confundir e a ter grandes equivocos relativamente a essa area de uma escola de samba. Basta ver algumas diferenças na confeção , acabamentos , materiais , relativamente a varios Carnavais no país para verificar FACILMENTE que continuam   pensando e CHAMANDO ESTILOS DIFERENTES.... a essas DIFERENÇAS DE QUALIDADE- BOM GOSTO . Engraçado.... procuram melhorar em sambas de enredo...bateria...comissões de frente...mestre-sala e porta-bandeira...dança...mas quando toca a fantasias e adereços...ai já não se copia o Brasil, ai já não se evolui ( tem até certas fantasias e adereços feitas da mesma maneira e com os mesmos materiais dos anos 80) ...aí são apenas ESTILOS DIFERENTES....CULTURA CARNAVALESCA DIFERENTE.  Não continuem equivocados pois.... por isso mesmo certas escolas estão perdendo a carruagem da qualidade, do bom gosto .... e em vez de evoluirem se escondem e se acomodam a pensamentos equivocados como esse de pensarem que SÃO ESTILOS DIFERENTES....CARNAVAIS DIFERENTES. Não são NÃO !!! Tem é já muita escola com estilos melhores, mais bonitos, de melhor qualidade e principalmente de muito ...mas muito melhor bom gosto.
Vamos pensar diferente. Colocar para fazer QUEM SABE NA REALIDADE FAZER fantasias e adereços de Carnaval com materiais modernos ( mais baratos em muitos casos que os usados por certas escolas ), com mais bom gosto. O Carnaval em Portugal agradece e o samba também.
......Já Paulo Coelho diz " "Criticar é fácil , porque todos sabemos bem o que significa falhar em momentos importantes. Quando nos sentimos derrotados , nosso primeiro impulso é provar que não fracassamos sozinhos. E nada mais fácil do que apontar erros alheios. Mas isso não muda o amargo do sabor da derrota , nem ensina como supera-la . Só conseguiremos vencer os momentos difíceis se formos capazes de ver no que foi que o nosso semelhante acertou. Por isso , palavras de elogio aos acertos dos outros são muito mais poderosas do que as famosas criticas sinceras . Quando conseguimos admitir que nosso próximo merece um elogio , abrimos no nosso coração uma estrada de mão dupla e , em breve , receberemos um elogio de volta , dele ou de outra pessoa ."


- Para a utilidade dadas a certas paginas de Escolas e baterias de samba em Portugal no Facebook. Incrivel como não são utilizadas para divulgação de coisas interessantes dessas escolas e de suas baterias e são por vezes usadas particularmente por certas pessoas para postarem de tudo menos do que é o tema dessas escolas e baterias.

NOTAS FINAIS


- Á alguns li : "A partir deste sábado, dia 21 de abril, o Tijuca Tênis Clube( no Rio de Janeiro ) abrigará o grupo SAMBA ENREDO todo terceiro sábado. Eles também estão todo primeiro sábado do mês no Armazém do Senado (Lapa) tocando as mais belas canções do Carnaval."
Depois li também a quanta satisfação por tal evento  proporcionou por ser muito bom ver e ouvir (os bons) sambas de enredo cantados fora da época do carnaval.
Coloquei imediatamente uma questão em mim :
Seria possivel tal ou tais eventos por aqui ?
Como eu adoraria VER E OUVIR aqui em Portugal um Grupo tocando e cantando sambas ( mas ANTOLOGICOS ) do Rio de Janeiro e mais ficaria  se ouvisse ele TOCANDO E CANTANDO SAMBAS DE ENREDO- ORIGINAIS....(ISSO AI ...SÓ ORIGINAIS) de varias escolas de samba em Portugal. Como seria maravilhoso  !!!! Só que ... pois...só que... por aqui mal sabemos os sambas das nossas proprias escolas quanto mais os dos outros.... e para mais de 90% dos sambistas não seria de todo muito agradavel cantar o SAMBA DOS OUTROS !!!!
Foi apenas ... e tão só uma questão que coloquei em mim....

mas que adorava poder ser verdade.

....também por ser verdade e o Carnaval do Rio de Janeiro sabe disso :http://www.sidneyrezende.com/noticia/169250+a+uniao+mudou




VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.( continuam se infiltrando e enganando)
Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 15 de ABRIL

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para o excelente e oportuno projecto " OFICINA DO SAMBA" levado a cabo a norte o que na verdade vem colmatar uma lacuna que á muito tempo devia ser preenchida pois aprender a tocar instrumentos em aulas fora das escolas de samba vem facilitar o trabalho a essas mesmas escolas.Valeu! Aqui fica o link para conferir:https://docs.google.com/document/d/1-FlmxjbO5eKmpFrH217yZEFeoG9J3NX5QfsjU0PaUN4/edit#

- Para o surpreendente Workshop/ensaio realizado pelo Gres Bota no Rego para proporcionar aos ritimistas do Gres Batuque do Conde uma maior aprendizagem e uns maiores conhecimentos de bateria . Que lição de humildade dada pelos dirigentes e ritimistas do Batuque !!! Como seria bom que isso acontecesse com outros ritimistas também de Sesimbra. Que bom seria que tivessesm coragem junto com humildade de aprenderem com quem mais sabe.Isso era um sinal de grande inteligencia pois o contrario é burrice e alta ignorancia. Teriam a ganhar todos os ritimistas e principalmente os mais limitados que assim desenvolviriam as suas capacidades como deve ser e não ensinados POR QUEM NÃO SABE na maioria das vezes e na maioria dos casos. Bravo Batuque do Conde. Que lição de inteligencia e humildade.Os outros.... os " tristes " mais tarde verão toda a diferença.

- Para a Festa do Gres Capricho de Abrigada que reviveu um pouco dos ambientes de samba que outrora aconteciam com frequencia na escola e que atigiam o seu maior patamar com as realizações das celebres Festas Tropicais. Que este ano se concretize aquilo que esta previsto que é a realização de novo dessa Festa após mais de 10 anos de interregno. Força Abrigada. Foi particularmente muito grato para mim estar presente na Festa e reviver um pouco de um passado muito feliz que passei na escola. Foi bom voltar a encontrar e conviver um pouco com pessoas que ficaram para sempre meus amigos e amigas. A noite de samba teve ainda o Grupo de Samba -Dinho Zamorano- A "BANDA CLAREOU", para animar mais ainda a Festa depois da Escola de samba ter apresentado uma pequena exibição de bateria e ter acompanhado Ricardo Mira nos sambas de enredo do ano 1999( 10º Aniversario da escola ) e o samba do Carnaval deste ano. VEJA FOTOS da Festa em :
https://picasaweb.google.com/103050556253545050427/FESTADOGRESABRIGADA14042012?authuser=0&feat=directlink
VEJA VIDEOS :
http://youtu.be/QsJijLI1D_0
http://youtu.be/mwMUEprPi5w


  - Para a maneira acolhedora , cativante e alegre como o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra esta recebendo seus visitantes e seus convidados. Graças a isso o intercambio com outros sambistas a norte e com outras escolas de samba nortenhas esta a ser uma maravilhosa realidade. Aquilo que eu sempre defendi e SEMPRE DEFENDEREI....." NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS ". Que bom que tal está a acontecer e que dessa maneira não seja " só o Guerreiro " a falar , a elogiar, a dizer bem, do samba do norte de dos seus sambistas. Agora conto já com mais alguns testemunhos.Como um slogan da Tijuca..... " É assim que se faz Trepa !!! " Que te possam seguir o exemplo...mas como se diz muitas vezes não é facil...está no GENE...fazer o quê ???

- Para o excelente e cada vez mais equilibrado Grupo de Acesso(A) do Rio de Janeiro. Basta referir que vai ter : Viradouro- Imperio Serrano- Estacio de Sá ( ambas já vencedoras do Carnaval do Rio ), Caprichosos de Pilares- Porto da Pedra - Rocinha- Santa Cruz.....


- Para o maravilhoso enredo que o Gres Portela, no seguimento do excelente já levado para a avenida este Carnaval vai falar no Carnaval 2013 Vai falar sobre as suas verdadeiras origens.... MADUREIRA que tanto tem para contar. Vai sair certamente outro grande samba. Facil com um enredo destes.

- Para as excelentes e didacticas cronicas de Raul Diniz ( ex carnavalesco de S. Paulo Formado em publicidade e artes plásticas e com 27 anos de trabalhos nos barracões das escolas de samba, se tornou um dos mais prestigiados carnavalescos. Além de passagens por grandes agremiações, contabiliza conquistas de campeonatos e premiações importantes como o troféu "Sambista de Ouro" em 1994, da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas e o título de melhor carnavalesco de São Paulo do século XX, prêmio conferido por 80 pessoas da comunidade do samba em 1999.) no site SRZD CARNAVALESCO-SP : http://www.sidneyrezende.com/noticia/165736+carnaval+a+doce+alegria+da+vitoria+e+a+amarga+desilusao+da+derrota . Raul Diniz que o Carnaval portugues teve o prazer de sua participação nas escolas Bota no Rego de Sesimbra, Vai Quem Quer de Estarreja e Batuque da Mealhada e que para mim particularmente foi muito gratificante pois ficamos amigos para a vida.

- Para o site do GRES JUVENTUDE VAREIRA: http://www.juventudevareira.pt.vu/ que esta actualizado e com muito boa qualidade.


100 NOTA

- Para o Carnaval carioca que parece ir de novo ficar mais um ano sem o MAESTRO Odilon e o Mestre Marcone.

ÑOTA FINAL


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.

Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL

SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 8 de Abril 2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para o samba e o chorinho que vai rolando na cidade de Lisboa.



"Da Lapa Carioca para Lisboa...encontro marcado com o chorinho e o chorão, com a roda de samba e o samba de roda, com o ziriguidum e o telecoteco... e é claro, com quem adora dançar e ouvir uma boa música brasileira".
Lisboa tem alguns lugares onde tudo isso pode ser apreciado e vivido
TERCIO BORGES e o grupo DEMOCRATAS DO SAMBA.( https://www.facebook.com/democratasdosamba )
Samba também pelo grupo SAMBAS DO ADAMASTOR (https://www.facebook.com/pages/Sambas-do-Adamastor/227160394037808 )
Chorinho rola pela RODA DE CHORO DE LISBOA- quinteto luso-franco-brasileiro que trabalha a lusofonia tendo como matriz o chorinho brasileiro( https://www.facebook.com/rodadechorodelisboa?__adt=11&__att=iframe ) e pelo CLUBE DE CHORO DE LISBOA (https://www.facebook.com/rodadechorodelisboa#!/pages/Clube-do-Choro-de-Lisboa/111154945674988 )
Pode conferir mais dados e locais dos shows consultando no separador da esquerda do blog a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL

- Para os excelentes sites do Gres Charanguinha(http://www.charanguinha.ovar.net/ ) e da Unidos do Mato Grosso (http://www.wix.com/scharana/jogoumg ). Mais escolas estão com sites mas como já referi e com muita pena minha bem como das pessoas interessadas tem sites com pouca ou nenhuma actualização o que só mostra 2 coisas... ou as escolas não tem nada para divulgar ou não á vontade em o fazer sendo por isso até preferivel nem ter pois tem custos. Seria mais lógico ter um blog que é gratis.

Eis as escolas de samba portuguesas com sites:
Costa de Prata -http://www.costadeprata.ovar.net/

Juventude Vareira - http://www.juventudevareira.pt.vu/  ( JÁ SEM ME ESTAR a acusar virus  portanto SITE OPERACIONAL !!! ) 
Bota no Rego - http://www.botanorego.com/

Unidos de Vila Zimbra- http://unidosdevilazimbra.webs.com/apps/blog/
Trepa no Coqueiro- Sesimbra-http://www.trepanocoqueiro.com/
G.S Tribal- www.sambatribal.pt/
A Rainha -http://www.gres-a-rainha.com/

Sócios da Mangueira- http://www.sociosdamangueira.net/home2.html

- Para o que parece ser uma realidade. A revitalização do Gres Capricho de Abrigada. Os ensaios tem continuado , o entusiasmo pós Carnaval manteve-se o que é o mais importante. Os projectos são bons e já dia 14 haverá o seu jantar anual mas com a actuação da Escola de Samba e com uma noite de pagode que irá animar a noite em Abrigada.Conferir programa na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL aqui no blog -separador do lado esquerdo-.

- ( tinha esquecido) Nota 100 paras baterias ( QUE SÃO O CORAÇÃO DE UMA ESCOLA DE SAMBA) do Trepa Coqueiro de Estarreja, Charanguinha de Ovar, Batuque da Mealhada e da Rainha da Figueira que foram as vencedoras na votação dos concursos de Carnaval em seus desfiles.

- Para o regresso de Ricardinho como mestre de bateria. Foi contratado pelo Unidos de Jacarezinho. Optima noticia e que me deixa particularmente satisfeito pois foi um grande amigo que ganhei no Rio de Janeiro inicialmente no extraordinario projecto que é o Tamborim Sensação(http://www.tamborimsensacao.com.br/ ) ao qual pertenci em 2005- SÃO 10 ANOS jÁ REALIZANDO SONHOS DE SER RITIMISTA NO RIO DE JANEIRO e até concluido com uma viagem conjunta á Argentina para um Seminario-Workshop de bateria onde fui ajudar na parte de tamborins.
Felicidades mestre .

100 NOTA

- Para as Escolas de Samba que apos terem sido solicitadas por Bruno Oliveira( FOTOGRAFO que tem dado um grande contributo na divulgação do samba no nosso país por via das suas fotos e que quer contribuir com arquivos que mais tarde serão um espólio historico do samba em Portugal ) a darem as suas FICHAS TECNICAS nem se dignaram a colaborar ou até no minimo a dar uma resposta.
Ele ficou deveras surpreendido .....eu não , avisei-o que seria assim pois infelizmente já não é surpresa nenhuma para os mais atentos o comportamente de algumas escolas( ???) de samba. Bom.....mas com menos conversa podem conferir também aqui no blog em FICHAS TECNICAS das escolas portuguesas as que divulgaram. Facil !!!!

- Para os "tais " para os "mesmos" que continuam minando o samba em Portugal ( alguns deles se mexendo já em esferas directivas o que torna o perigo ainda maior ) mas também felizmente a grande maioria dos sambistas em Portugal tem já noção de quem são e a filtragem vai-se fazendo a pouco e pouco graças a muita gente que felizmente já vai vendo que certos " leva e trás " de uma escola para outra com mascara de " amizade " são uma forma triçoeira de andar no samba.

NOTA FINAL

- Para a optima noticia da definição já com grande antecedencia da data do 5º Tofeu Nacional de Samba em Estarreja.
Que bom seria que junto com a data do Evento já tivessem saido também os nomes das escolas que poderão vir a ser convidadas ( Sesimbra por exemplo) pois iriam ter o mesmo tempo de preparação e organização de desfile ( para alem de terem de tratar da deslocação) que as escolas que estão AUTOMATICAMENTE convocadas para o Trofeu( as campeãs onde existe concurso de escolas de samba). Chamava-se a isso" PARTIR EM PÉ DE IGUALDADE ) mas o que tem acontecido é grandes atrasos relativamente á definição das ESCOLAS " CONVIDADAS ".
Que este ano o Trofeu siga os conselhos e as " dicas " que muitos sambistas já deram para que a credibilidade do evento melhore cada vez mais.É tem coisas bem faceis de resolver como o autentico absurdo não haver repetição de notas !!!!! Por exemplo : Se entre as escolas participantes o nivel das baterias... comissões de frente.... etc..etc... foram de nivel identico porque razão a uma delas os JURADOS tem de dar 1 ponto. A que serve esta forma de votação QUE NÂO EXISTE EM NENHUM CONCURSO DE ESCOLAS DE SAMBA ? QUE ABERRAÇÃO É ESSA ? É só alterar e o SAMBA AGRADECE !!!!! E MUITO...MUITO MESMO !!!!
O que devia mudar também é a atitude das escolas que ao aceitarem o regulamento depois vêm reclamar e dizer que isto...e aquilo...esta mal... ESTÁ MAL então esta mal para todos. Devia era agora neste espaço de tempo até sair o Regulamento ter havido ( ou haver... será que ainda dá tempo ? ) reuniões entre todas escolas campeãs deste ano de Ovar, Estarreja, Mealhada e Figueira e chegarem a um entendimento que visasse melhorar o Trofeu. Seria excelente, mas provavelmente será novamente um regulamento elaborado pela Associação de Carnaval de Estarreja e as outras escolas não serão ouvidas nem achadas para nada o que não é o melhor caminho , nem a melhor solução como já ficou provado nas anteriores edições. Talvez ainda haja tempo. Sambistas melhorem um Trofeu que já é um marco do samba em Portugal. Esta nas vossas mãos !


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... ainda por mais algum tempinho. Já pouco mais ainda atento.
Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS


"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".