DOMINGO 13 DE MAIO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100

-Para o maior Festival de Samba da Europa que se vai realizar pela 21ª vez em Coburg. Confira mais em :
http://www.samba-festival.de/

- Para o Grupo Fura Samba da Ilha da Madeira que com grande visão e pretendendo apostar na maior qualidade ( já o fazia com os sambas de enredo compostos por Nuno Bastos ) de seus desfiles juntou para trabahar no projecto para o Carnaval 2013 Nuno Bastos e o consagrado carnavalesco Raul Diniz. É de imaginar que com as condições oferecidas na ilha da Madeira para a confeção das fantasias , adereços e principalmente alegorias o que virá por ai no proximo Carnaval da Ilha da Madeira.

- Para a excelente ideia de organizar uma noite dedicada aos antigos sambistas de Sesimbra que participaram e fundaram as mais antigas escolas e grupos carnavalescos de samba da vila...(algumas delas já extintas). Denominaram a essa festa com jantar e depois um espectaculo que vai ter samba certamente de " Bebés do Samba " e realiza-se no dia 19 na sede social do Gres bota no Rego. Que possa ter a aderencia merecedora de um evento desta natureza ..... mas pelas primeiras impressões as inscrições desses antigos sambistas de Sesimbra estão ser muito escassas.

- Para a excelente iniciativa de Marilia Barboza em criar uma pagina dedicada aos SAMBISTAS PORTUGUESES.Confira em : https://www.facebook.com/groups/315906968480558/?ref=ts
Pena e deveras lamentavel que haja quem não entenda que é um mural para colocar COISAS DO SAMBA EM PORTUGAL e COISAS DE SAMBISTAS PORTUGUESES. Tão e SOMENTE ISSO. Simples. Nada de equivocos nem desvios desnecessarios. Aproveitem bem essa pagina não façam como acontece com certas paginas de escolas de samba e baterias de escola de samba que até em alguns casos tem publicidade particular de actividades , produto, concursos e outras coisas particulares que não tem de estar ali mais parecendo paginas pessoais.


- Nota 100 atrasada mas que é e será sempre digna do meu elogio.
Este Carnaval entre muitas coisas marcantes teve esta fantasia de bateria MARAVILHOSA. Que bom gosto, que coisa linda.... que satisfação devem ter tido os componentes da Vai Quem Quer desfilando com tamanha qualidade de fantasia. Relembro...para não esquecer.



-Para o 10º aniversario Do TAMBORIM SENSAÇÃO- TS
COFIRA MAIS FOTOS EM :
https://www.facebook.com/tioluists/photos#!/media/set/?set=a.2112003335221.57831.1699793264&type=3

- Para o 28º Aniversario do Gres Charanguinha Culminando com uma festa de samba ontem dia 12 que pelo que já me foi dito teve momentos muito marcantes e de grande qualidade.
Parabens Charanguinha por mais uma festa... por mais um aniversario...por mais samba.
Este foi um dos momentos marcantes .... TEVE VIOLINO E TUDO....http://youtu.be/50n1pkyHV3Q 
Este tambem : http://youtu.be/cprjAwWsSbI
E este : http://youtu.be/yHVfDkxGm9w
E mais este : http://youtu.be/Km_ST7x7ygg
E finalmente este : http://youtu.be/pVMPggmJW6c
O resto poderá ser visto no mural do Facebook de BRUNO FOTOGRAFIA em breve.


- Para a fundação de mais uma escola ( grupo ) de samba na Ilha da Madeira a UNIDOS PELO SAMBA. Em breve entrevista com o seu presidente Jorge Manuel Gouveia aqui no blog.

- Para o magnifico site que nos enche de sambas, compositores e interpretes maravilhosos : É sempre bom ir dando de vez enquando uma olhada nele : http://www.sambaderaiz.net/


100 NOTA

- Para o V Trofeu Nacional de Samba que se ira realizar em Estarreja e que teima em manter o mesmo regulamento nos quesitos e jurados mesmo com todas as opiniões de que devia ser alterado. Por isso também as escolas que irão participar são coniventes com esse mesmo regulamento e não terão legitimidade depois para criticar seja o que for. Certas já as participações de Trepa de Estarreja- Charanguinha de Ovar- Socios da Mangueira da Mealhada. Quanto aos restantes.... Figueira da Foz... Sesimbra ou outras nada ainda se sabe... ou talvez sim ( como habitualmente ) mas demora a ser divulgado. Era tão facil tornar este maravilhoso Trofeu no mais brilhante e mais ceredivel acontecimento de samba em Portugal. Assim continua sendo o Festival de Samba da Mealhada o melhor e maior evento de samba em Portugal sem a minima das duvidas.

- Para a falha do Gres Abrigada em mais uma Festa de Samba a poucos Km de distancia de Abrigada.( Penafirme da Mata ). Mas desta vez tem que se lamentar que  o Gres Paraiso Tropical não tenha endereçado o convite ao Gres Abrigada  quando até a bem pouco tempo havia inclusivé um pequeno intercambio e ajudas mutuas e quando a direção do Paraiso Topical sabia que a Abrigada esta na tentativa de se dinamizar de novo. Poderia até não ir a festa mas o convite ficaria sempre bem.

- Para falhas do mesmo genero protoganizadas por outras escolas e que acabam misturando pessoas com instituições e criando divisões e maus climas para com o samba no nosso país.A cada dia que passa vão acontecendo coisas incriveis de norte a sul que continuam a molestar esta saudavel diversão que devia ser o samba e nossas escolas de samba. A evitar de futuro. O samba vai agradecer muito.

- Para mais alguns equivocos e aproveitamentos errados que são feitos desnecessariamente. Uma coisa é ter havido ( e houve certamente !!! ) evolução nas baterias das escolas de samba de Sesimbra( a do Bota no Rego já vinha evoluindo desde 2006 ) , da Sfrua ( Alhos Vedros ) e Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ). Houve algumas falhas na bateria do Gres Bota no Rego na Festa de aniversario do Trepa durante a sua actuação mas dai a outras escolas se proclamarem a melhor da noite vai uma grande distancia. Mesmo não estando no seu melhor nivel é evidente que a bateria do Bota em relação a quase todas as baterias que se apresentaram na festa tem uns bons anos de avanço em QUALIDADE. E mesmo se excluirmos o Bota tem ainda o Trepa. Era bom que houvesse mais humildade e descernimento até porque uma actuação engloba , bateria, dança, cordas( cavaquinho ) canto ( e aqui nestes dois ultimos quesitos existem então diferenças mais abismais que é melhor nem falar delas ).Parabens mais uma vez ao trabalho que esta a ser feito nas baterias que estiveram na festa mas mais humidade nas apreciações e nos autoproclamentos. Nada de equivocos. Como diz o FAUSTÃO  " ...menos meu...menos ..."

- Para as grandes confusões que estão a contecer com a denominada MAIOR ESCOLA DO PLANETA- Estação Primeira de Mangueira em relação as eleições que já se deviam ter realizado mas continua em grande indefinição entre as chapas concorrentes. Lamentavel. Que tudo se resolva o mais breve possivel para existir calmia na comunidade verde e rosa. Ver blog do presidente Ivo Meireles: http://www.bloglog.globo.com/ivomeirelles/


NOTA FINAL

Uma nota de animo e de grande incentivo para as passistas do Gres Bota no Rego que continuem a ensair muito( E BEM !! ) e não deixem perder a qualidade e a classe que atingiram em tempos ainda bem recentes. Não dêm ouvidos a pessoas quem nada entende da coisa, a quem esta completamente ultrapasado (a) no tempo mas "vive " vos incomodando e tentando baralhar. Sejam unidas.... voltem a ouvir os conselhos de quem vos fez chegar ao patamar que chegaram. Aproveitem ela ainda estar sempre disposta em vos ajudar mesmo a distancia , e mais uma vez cuidado com tantas dicas de quem nada entende. Unam vossas vaidades pessoais em prol do colectivo como vos foi transmitido por quem entende mesmo do assunto. Porque esse patamar NUNCA ANTES.... EM ANO NENHUM ATINGIDO por passistas em Sesimbra foi trabalho vosso e com quem teve a classe de vos orientar para tal. Quero ver vocês brilharem de novo como já o fizeram em varios palcos do país !!!  (como aconteceu por exemplo o ano passado em que iam de preposito só para vos dançar em certas festas). 



VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.
Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS- me despeço  com o modernismo do "lool" e com "jocas"

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

SEGUNDA-FEIRA 30 de ABRIL

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "


NOTA 100


- Para as Festas de Samba em Portugal que ai se aproximam . Dia 5 de Maio a Festa do Trepa no Coqueiro de Sesimbra, dia 12 de Maio a Festa da Charanguinha em Ovar e dia 2 de Junho a Festa do Paraiso Tropical em Penafirme da Mata. Pode consultar já os programas completos das 2 primeiras faltando ainda definir a do Paraiso Tropical em : AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL 

- Para o site ALA DAS BAIANAS - O potencial do Carnaval - . Grande homenagem a uma das mais importantes alas de uma escola de samba. Uma autentica escola de vida e de samba. Pena que em Portugal não seja dado em todas as escolas o devido valor a esta ala tão nobre. Confira em :http://aladebaianas.com.br/w/

- Para os 10 anos de TAMBORIM SENSAÇÂO num trabalho notavel em formar ritimistas para o Carnaval Carioca. Veja mais em : http://www.tamborimsensacao.com.br/



- Para o blog da BATERIA SA que a cada dia que passa nos brinda com artigos, com videos ,com audios e com ensinamentos que nos deliciam cada vez mais. Maravilhoso !!! É só conferir : http://www.blogbateriasa.com/

- Para a excelente festa  das campeãs na quadra da MOCIDADE ALEGRE -campeão de S.Paulo- de São Paulo que teve a participação também da campeã do Rio de Janeiro - Unidos da Tijuca- e onde esteve presente no seu grupo de dança de palco o expoente maximo da dança de samba portugues- ANA ALVES-

Confira um video da festa: FESTA DAS CAMPEÂS-MOCIDADE ALEGRE com relevo para a rainha da bateria da Mocidade Alegre aparecendo tocando surdo de terceira como o fez durante todo o desfile mas aí se elevando acima da bateria e para a canja dada por Bruno Ribas interprete da Tijuca mas que defendeu o samba da Mocidade Alegre durante as eliminatorias e com ele foi vencedor.



100 NOTA



- Para alguns cartazes de publicidade a festas de samba por serem tão simples e de tão pouco cuidado e muito mais ainda para quem nem os faz o que de hoje em dia é um completo desprezo pois em qualquer pc se faz um simples cartaz.

- Para aqueles ( principalmente responsaveis por fantasias e adereços de escolas de samba- Carnavalescos) e com o apoio de grande parte de comunidades que continuam a confundir e a ter grandes equivocos relativamente a essa area de uma escola de samba. Basta ver algumas diferenças na confeção , acabamentos , materiais , relativamente a varios Carnavais no país para verificar FACILMENTE que continuam   pensando e CHAMANDO ESTILOS DIFERENTES.... a essas DIFERENÇAS DE QUALIDADE- BOM GOSTO . Engraçado.... procuram melhorar em sambas de enredo...bateria...comissões de frente...mestre-sala e porta-bandeira...dança...mas quando toca a fantasias e adereços...ai já não se copia o Brasil, ai já não se evolui ( tem até certas fantasias e adereços feitas da mesma maneira e com os mesmos materiais dos anos 80) ...aí são apenas ESTILOS DIFERENTES....CULTURA CARNAVALESCA DIFERENTE.  Não continuem equivocados pois.... por isso mesmo certas escolas estão perdendo a carruagem da qualidade, do bom gosto .... e em vez de evoluirem se escondem e se acomodam a pensamentos equivocados como esse de pensarem que SÃO ESTILOS DIFERENTES....CARNAVAIS DIFERENTES. Não são NÃO !!! Tem é já muita escola com estilos melhores, mais bonitos, de melhor qualidade e principalmente de muito ...mas muito melhor bom gosto.
Vamos pensar diferente. Colocar para fazer QUEM SABE NA REALIDADE FAZER fantasias e adereços de Carnaval com materiais modernos ( mais baratos em muitos casos que os usados por certas escolas ), com mais bom gosto. O Carnaval em Portugal agradece e o samba também.
......Já Paulo Coelho diz " "Criticar é fácil , porque todos sabemos bem o que significa falhar em momentos importantes. Quando nos sentimos derrotados , nosso primeiro impulso é provar que não fracassamos sozinhos. E nada mais fácil do que apontar erros alheios. Mas isso não muda o amargo do sabor da derrota , nem ensina como supera-la . Só conseguiremos vencer os momentos difíceis se formos capazes de ver no que foi que o nosso semelhante acertou. Por isso , palavras de elogio aos acertos dos outros são muito mais poderosas do que as famosas criticas sinceras . Quando conseguimos admitir que nosso próximo merece um elogio , abrimos no nosso coração uma estrada de mão dupla e , em breve , receberemos um elogio de volta , dele ou de outra pessoa ."


- Para a utilidade dadas a certas paginas de Escolas e baterias de samba em Portugal no Facebook. Incrivel como não são utilizadas para divulgação de coisas interessantes dessas escolas e de suas baterias e são por vezes usadas particularmente por certas pessoas para postarem de tudo menos do que é o tema dessas escolas e baterias.

NOTAS FINAIS


- Á alguns li : "A partir deste sábado, dia 21 de abril, o Tijuca Tênis Clube( no Rio de Janeiro ) abrigará o grupo SAMBA ENREDO todo terceiro sábado. Eles também estão todo primeiro sábado do mês no Armazém do Senado (Lapa) tocando as mais belas canções do Carnaval."
Depois li também a quanta satisfação por tal evento  proporcionou por ser muito bom ver e ouvir (os bons) sambas de enredo cantados fora da época do carnaval.
Coloquei imediatamente uma questão em mim :
Seria possivel tal ou tais eventos por aqui ?
Como eu adoraria VER E OUVIR aqui em Portugal um Grupo tocando e cantando sambas ( mas ANTOLOGICOS ) do Rio de Janeiro e mais ficaria  se ouvisse ele TOCANDO E CANTANDO SAMBAS DE ENREDO- ORIGINAIS....(ISSO AI ...SÓ ORIGINAIS) de varias escolas de samba em Portugal. Como seria maravilhoso  !!!! Só que ... pois...só que... por aqui mal sabemos os sambas das nossas proprias escolas quanto mais os dos outros.... e para mais de 90% dos sambistas não seria de todo muito agradavel cantar o SAMBA DOS OUTROS !!!!
Foi apenas ... e tão só uma questão que coloquei em mim....

mas que adorava poder ser verdade.

....também por ser verdade e o Carnaval do Rio de Janeiro sabe disso :http://www.sidneyrezende.com/noticia/169250+a+uniao+mudou




VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.( continuam se infiltrando e enganando)
Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 15 de ABRIL

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para o excelente e oportuno projecto " OFICINA DO SAMBA" levado a cabo a norte o que na verdade vem colmatar uma lacuna que á muito tempo devia ser preenchida pois aprender a tocar instrumentos em aulas fora das escolas de samba vem facilitar o trabalho a essas mesmas escolas.Valeu! Aqui fica o link para conferir:https://docs.google.com/document/d/1-FlmxjbO5eKmpFrH217yZEFeoG9J3NX5QfsjU0PaUN4/edit#

- Para o surpreendente Workshop/ensaio realizado pelo Gres Bota no Rego para proporcionar aos ritimistas do Gres Batuque do Conde uma maior aprendizagem e uns maiores conhecimentos de bateria . Que lição de humildade dada pelos dirigentes e ritimistas do Batuque !!! Como seria bom que isso acontecesse com outros ritimistas também de Sesimbra. Que bom seria que tivessesm coragem junto com humildade de aprenderem com quem mais sabe.Isso era um sinal de grande inteligencia pois o contrario é burrice e alta ignorancia. Teriam a ganhar todos os ritimistas e principalmente os mais limitados que assim desenvolviriam as suas capacidades como deve ser e não ensinados POR QUEM NÃO SABE na maioria das vezes e na maioria dos casos. Bravo Batuque do Conde. Que lição de inteligencia e humildade.Os outros.... os " tristes " mais tarde verão toda a diferença.

- Para a Festa do Gres Capricho de Abrigada que reviveu um pouco dos ambientes de samba que outrora aconteciam com frequencia na escola e que atigiam o seu maior patamar com as realizações das celebres Festas Tropicais. Que este ano se concretize aquilo que esta previsto que é a realização de novo dessa Festa após mais de 10 anos de interregno. Força Abrigada. Foi particularmente muito grato para mim estar presente na Festa e reviver um pouco de um passado muito feliz que passei na escola. Foi bom voltar a encontrar e conviver um pouco com pessoas que ficaram para sempre meus amigos e amigas. A noite de samba teve ainda o Grupo de Samba -Dinho Zamorano- A "BANDA CLAREOU", para animar mais ainda a Festa depois da Escola de samba ter apresentado uma pequena exibição de bateria e ter acompanhado Ricardo Mira nos sambas de enredo do ano 1999( 10º Aniversario da escola ) e o samba do Carnaval deste ano. VEJA FOTOS da Festa em :
https://picasaweb.google.com/103050556253545050427/FESTADOGRESABRIGADA14042012?authuser=0&feat=directlink
VEJA VIDEOS :
http://youtu.be/QsJijLI1D_0
http://youtu.be/mwMUEprPi5w


  - Para a maneira acolhedora , cativante e alegre como o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra esta recebendo seus visitantes e seus convidados. Graças a isso o intercambio com outros sambistas a norte e com outras escolas de samba nortenhas esta a ser uma maravilhosa realidade. Aquilo que eu sempre defendi e SEMPRE DEFENDEREI....." NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS ". Que bom que tal está a acontecer e que dessa maneira não seja " só o Guerreiro " a falar , a elogiar, a dizer bem, do samba do norte de dos seus sambistas. Agora conto já com mais alguns testemunhos.Como um slogan da Tijuca..... " É assim que se faz Trepa !!! " Que te possam seguir o exemplo...mas como se diz muitas vezes não é facil...está no GENE...fazer o quê ???

- Para o excelente e cada vez mais equilibrado Grupo de Acesso(A) do Rio de Janeiro. Basta referir que vai ter : Viradouro- Imperio Serrano- Estacio de Sá ( ambas já vencedoras do Carnaval do Rio ), Caprichosos de Pilares- Porto da Pedra - Rocinha- Santa Cruz.....


- Para o maravilhoso enredo que o Gres Portela, no seguimento do excelente já levado para a avenida este Carnaval vai falar no Carnaval 2013 Vai falar sobre as suas verdadeiras origens.... MADUREIRA que tanto tem para contar. Vai sair certamente outro grande samba. Facil com um enredo destes.

- Para as excelentes e didacticas cronicas de Raul Diniz ( ex carnavalesco de S. Paulo Formado em publicidade e artes plásticas e com 27 anos de trabalhos nos barracões das escolas de samba, se tornou um dos mais prestigiados carnavalescos. Além de passagens por grandes agremiações, contabiliza conquistas de campeonatos e premiações importantes como o troféu "Sambista de Ouro" em 1994, da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas e o título de melhor carnavalesco de São Paulo do século XX, prêmio conferido por 80 pessoas da comunidade do samba em 1999.) no site SRZD CARNAVALESCO-SP : http://www.sidneyrezende.com/noticia/165736+carnaval+a+doce+alegria+da+vitoria+e+a+amarga+desilusao+da+derrota . Raul Diniz que o Carnaval portugues teve o prazer de sua participação nas escolas Bota no Rego de Sesimbra, Vai Quem Quer de Estarreja e Batuque da Mealhada e que para mim particularmente foi muito gratificante pois ficamos amigos para a vida.

- Para o site do GRES JUVENTUDE VAREIRA: http://www.juventudevareira.pt.vu/ que esta actualizado e com muito boa qualidade.


100 NOTA

- Para o Carnaval carioca que parece ir de novo ficar mais um ano sem o MAESTRO Odilon e o Mestre Marcone.

ÑOTA FINAL


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.

Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL

SAUDAÇÔES SAMBISTAS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 8 de Abril 2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para o samba e o chorinho que vai rolando na cidade de Lisboa.



"Da Lapa Carioca para Lisboa...encontro marcado com o chorinho e o chorão, com a roda de samba e o samba de roda, com o ziriguidum e o telecoteco... e é claro, com quem adora dançar e ouvir uma boa música brasileira".
Lisboa tem alguns lugares onde tudo isso pode ser apreciado e vivido
TERCIO BORGES e o grupo DEMOCRATAS DO SAMBA.( https://www.facebook.com/democratasdosamba )
Samba também pelo grupo SAMBAS DO ADAMASTOR (https://www.facebook.com/pages/Sambas-do-Adamastor/227160394037808 )
Chorinho rola pela RODA DE CHORO DE LISBOA- quinteto luso-franco-brasileiro que trabalha a lusofonia tendo como matriz o chorinho brasileiro( https://www.facebook.com/rodadechorodelisboa?__adt=11&__att=iframe ) e pelo CLUBE DE CHORO DE LISBOA (https://www.facebook.com/rodadechorodelisboa#!/pages/Clube-do-Choro-de-Lisboa/111154945674988 )
Pode conferir mais dados e locais dos shows consultando no separador da esquerda do blog a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL

- Para os excelentes sites do Gres Charanguinha(http://www.charanguinha.ovar.net/ ) e da Unidos do Mato Grosso (http://www.wix.com/scharana/jogoumg ). Mais escolas estão com sites mas como já referi e com muita pena minha bem como das pessoas interessadas tem sites com pouca ou nenhuma actualização o que só mostra 2 coisas... ou as escolas não tem nada para divulgar ou não á vontade em o fazer sendo por isso até preferivel nem ter pois tem custos. Seria mais lógico ter um blog que é gratis.

Eis as escolas de samba portuguesas com sites:
Costa de Prata -http://www.costadeprata.ovar.net/

Juventude Vareira - http://www.juventudevareira.pt.vu/  ( JÁ SEM ME ESTAR a acusar virus  portanto SITE OPERACIONAL !!! ) 
Bota no Rego - http://www.botanorego.com/

Unidos de Vila Zimbra- http://unidosdevilazimbra.webs.com/apps/blog/
Trepa no Coqueiro- Sesimbra-http://www.trepanocoqueiro.com/
G.S Tribal- www.sambatribal.pt/
A Rainha -http://www.gres-a-rainha.com/

Sócios da Mangueira- http://www.sociosdamangueira.net/home2.html

- Para o que parece ser uma realidade. A revitalização do Gres Capricho de Abrigada. Os ensaios tem continuado , o entusiasmo pós Carnaval manteve-se o que é o mais importante. Os projectos são bons e já dia 14 haverá o seu jantar anual mas com a actuação da Escola de Samba e com uma noite de pagode que irá animar a noite em Abrigada.Conferir programa na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL aqui no blog -separador do lado esquerdo-.

- ( tinha esquecido) Nota 100 paras baterias ( QUE SÃO O CORAÇÃO DE UMA ESCOLA DE SAMBA) do Trepa Coqueiro de Estarreja, Charanguinha de Ovar, Batuque da Mealhada e da Rainha da Figueira que foram as vencedoras na votação dos concursos de Carnaval em seus desfiles.

- Para o regresso de Ricardinho como mestre de bateria. Foi contratado pelo Unidos de Jacarezinho. Optima noticia e que me deixa particularmente satisfeito pois foi um grande amigo que ganhei no Rio de Janeiro inicialmente no extraordinario projecto que é o Tamborim Sensação(http://www.tamborimsensacao.com.br/ ) ao qual pertenci em 2005- SÃO 10 ANOS jÁ REALIZANDO SONHOS DE SER RITIMISTA NO RIO DE JANEIRO e até concluido com uma viagem conjunta á Argentina para um Seminario-Workshop de bateria onde fui ajudar na parte de tamborins.
Felicidades mestre .

100 NOTA

- Para as Escolas de Samba que apos terem sido solicitadas por Bruno Oliveira( FOTOGRAFO que tem dado um grande contributo na divulgação do samba no nosso país por via das suas fotos e que quer contribuir com arquivos que mais tarde serão um espólio historico do samba em Portugal ) a darem as suas FICHAS TECNICAS nem se dignaram a colaborar ou até no minimo a dar uma resposta.
Ele ficou deveras surpreendido .....eu não , avisei-o que seria assim pois infelizmente já não é surpresa nenhuma para os mais atentos o comportamente de algumas escolas( ???) de samba. Bom.....mas com menos conversa podem conferir também aqui no blog em FICHAS TECNICAS das escolas portuguesas as que divulgaram. Facil !!!!

- Para os "tais " para os "mesmos" que continuam minando o samba em Portugal ( alguns deles se mexendo já em esferas directivas o que torna o perigo ainda maior ) mas também felizmente a grande maioria dos sambistas em Portugal tem já noção de quem são e a filtragem vai-se fazendo a pouco e pouco graças a muita gente que felizmente já vai vendo que certos " leva e trás " de uma escola para outra com mascara de " amizade " são uma forma triçoeira de andar no samba.

NOTA FINAL

- Para a optima noticia da definição já com grande antecedencia da data do 5º Tofeu Nacional de Samba em Estarreja.
Que bom seria que junto com a data do Evento já tivessem saido também os nomes das escolas que poderão vir a ser convidadas ( Sesimbra por exemplo) pois iriam ter o mesmo tempo de preparação e organização de desfile ( para alem de terem de tratar da deslocação) que as escolas que estão AUTOMATICAMENTE convocadas para o Trofeu( as campeãs onde existe concurso de escolas de samba). Chamava-se a isso" PARTIR EM PÉ DE IGUALDADE ) mas o que tem acontecido é grandes atrasos relativamente á definição das ESCOLAS " CONVIDADAS ".
Que este ano o Trofeu siga os conselhos e as " dicas " que muitos sambistas já deram para que a credibilidade do evento melhore cada vez mais.É tem coisas bem faceis de resolver como o autentico absurdo não haver repetição de notas !!!!! Por exemplo : Se entre as escolas participantes o nivel das baterias... comissões de frente.... etc..etc... foram de nivel identico porque razão a uma delas os JURADOS tem de dar 1 ponto. A que serve esta forma de votação QUE NÂO EXISTE EM NENHUM CONCURSO DE ESCOLAS DE SAMBA ? QUE ABERRAÇÃO É ESSA ? É só alterar e o SAMBA AGRADECE !!!!! E MUITO...MUITO MESMO !!!!
O que devia mudar também é a atitude das escolas que ao aceitarem o regulamento depois vêm reclamar e dizer que isto...e aquilo...esta mal... ESTÁ MAL então esta mal para todos. Devia era agora neste espaço de tempo até sair o Regulamento ter havido ( ou haver... será que ainda dá tempo ? ) reuniões entre todas escolas campeãs deste ano de Ovar, Estarreja, Mealhada e Figueira e chegarem a um entendimento que visasse melhorar o Trofeu. Seria excelente, mas provavelmente será novamente um regulamento elaborado pela Associação de Carnaval de Estarreja e as outras escolas não serão ouvidas nem achadas para nada o que não é o melhor caminho , nem a melhor solução como já ficou provado nas anteriores edições. Talvez ainda haja tempo. Sambistas melhorem um Trofeu que já é um marco do samba em Portugal. Esta nas vossas mãos !


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... ainda por mais algum tempinho. Já pouco mais ainda atento.
Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL


SAUDAÇÔES SAMBISTAS


"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

RECORDANDO 2006........

RECORDANDO 2006.....
Para os que nessa altura ainda......
E já para alguns que.......
Que bom ter ainda guardada a ULTIMA CRÓNICA DAS QUE ENVIAVA MENSALMENTE DO RIO DE JANEIRO PARA O SITE DO GRES A RAINHA ( Figueira da Foz ) durante o periodo em que lá vivi - 2004/5/ e parte de 2006.... quanta saudade. Sei que a direção da Rainha ainda guarda também todas essas cronicas.
Como tanta coisa ainda está igual e tanta coisa.... foi batendo certo.... e mesmo longe já dava para entender .... mas as coisas são como são !!!
Segue a CRÓNICA :
" POR AQUI ..................................

Depois de um Carnaval cheio de surpresas a começar pela inesperada vitória da Vila Isabel , mas acabou mostrando que o Carnaval no Rio está em fase de mudança para um nível ainda melhor que será proporcionado pelas melhores condições de trabalho na Cidade do Samba .
Começaram aqui já os TROCA-TROCAS de carnavalescos principalmente e pelas informações muita surpresa vem também relativamente aos interpretes e mestres de bateria
Até ao momento as trocas mais importantes são :
Paulo Barros da Tijuca ---- para a Viradouro
Milton Cunha da Viradouro --- para a Porto da Pedra
Cid Carvalho da Comissão carnavalesca da Beija-Flor -------- para a Vila Isabel
Alexandre Louzada da Vila Isabel ------------- para a comissão da Beija-Flor
Alex de Souza da Rocinha ---- para a Mocidade
Lane Santos da Renascer de Jacarepaguá --- para chefiar a Comissão na Tijuca

MEU CARNAVAL 2006 acabou ocupando quase todos os dias o que é bem normal por aqui.
Tudo começou sábado á noite no Sambódromo com o maravilhoso desfile da UNIÃO da ILHA desde as 5 longas horas na concentração até ao desfile tudo foi maravilhoso.
Domingo teve o desfile á tarde do Bloco do Iate Clube , sempre muito agradável até porque o samba era uma homenagem á União da Ilha e por isso muitos ritmistas da escola deram a sua colaboração
Segunda feira á tarde desfile pelo Bloco da Tribo da Cacuia . Á noite depois de mais 4 horas de concentração o empolgante desfile da IMPERIO SERRANO que como foi dito pelos jornais fez um desfile DIVINO apesar da classificação duvidosa que obteve
Terça feira á tarde de novo desfile com Bloco do Iate Clube . Terça á noite desfile na primeira escola a entrar na Sapucaí O BOI da ILHA que saiu com o maravilhoso samba É HOJE ( reedição ) da União da Ilha e acabou sendo muito prazeroso tocar esse samba dos tempos gloriosos da escola insulana.
Muito cansativa a “ maratona “ sem dúvida mas que dá muito prazer e até orgulho em fazer parte e estar por dentro do MAIOR ESPECTACULO da TERRA !!
E tudo se “ acabou na quarta-feira “.........
E FIQUEM AGORA COM O MELHOR SAMBA DE 2006.... uma JÓIA autentica..
POR AÍ ..............................

Com base em muitas fotos que já vi das escolas nacionais aqui deixo a minha analise e apreciação ao conjunto de fantasias e adereços .
Estarreja – Sem duvida com o melhor conjunto de fantasias no global das escolas em Portugal com muito bom gosto e com uma riqueza e acabamento de um nível muito apreciável.
As escolas Vai Quem Quer e Morenos um pouco acima da Trepa e num patamar mais inferior a Independentes da Vila.
Em Ovar- No global embora não tendo a qualidade e riqueza das fantasias das escolas de Estarreja definiram muito bem os enredos principalmente a Costa de Prata que teve um conjunto de fantasias de muito bom gosto e principalmente muita originalidade. Razoável apenas a Charanguinha onde até me pareceu ter havido um desenquadramento com o enredo e com mais algum primor os Kan-Kans.
Na Figueira da Foz..... minha grande surpresa : A Rainha com fantasias sem grande luxo mas de grande qualidade artística e mostrando de forma magnífica o enredo veio apenas dar continuidade ao bom trabalho que vem apresentando e dando oportunidade a que novos talentos despontem como a dupla de Carnavalescas ( nunca é demais realçar o trabalho de 2 mulheres dividindo a responsabilidade do enredo de uma escola de samba ) da escola este ano. No Unidos de Mato Grosso o trabalho que já estava esperando ao saber que quem assinava o carnaval era o carnavalesco Juan Rodriguez da Vai quem Quer. Nada que vier dele me vai surpreender pois tem um nível muito grande para o patamar das escolas de samba em Portugal.
Saiu com tudo isso reforçado o Carnaval da Figueira da Foz .
Por falar nisso seria bom que a rivalidade existente entre as 2 escolas da Figueira fosse mais centralizada para o trabalho de cada uma das escolas do que com “ ódios e invejas “ desnecessárias... pois não é com essas “ guerras “ que AQUELE repique ou AQUELE tamborim IRÁ TOCAR MELHOR que o OUTRO.

Mealhada – Escolas com fantasias bem representativas dos enredos ( muito bom gosto principalmente dos Sócios da Mangueira nesse pormenor ) me parecem de um nível muito equilibrado entre todas elas mas relativamente a alguma evolução que está havendo com outras escolas ... ( a nível da qualidade de matérias , aplicações ..acabamentos ) parece-me que estão um pouco “ paradas “ as escolas da Mealhada.
Orçamentos contam concerteza um pouquinho, mas nada mais que isso, pois tem tecido por exemplo 3 vezes mais barato que outro mas que é mais bonito e faz mais efeito.
Mas no geral bom conjunto de fantasias.
Penafirme da Mata –Esperava um pouco mais. Notei um demasiado uso das cores da escola ( que hoje em dia já não é sinal de perfeição ou acerto e sim ...caminhando exactamente para o inverso !! ) que lhe dão um ar de base sempre igual de ano para ano bem como o uso repetitivo dos mesmos materiais e estilo nos adereços.Apesar da falta de primor nesses aspectos representando bem o enredo que acaba sendo o mais importante apesar de tudo.
Parcela 6 - Alguma decepção para quem como eu tem acompanhado o trabalho e tentativa da direção da escola até com o investimento feito com o intercambio com o Rio de Janeiro em ter uma qualidade de fantasias e adereços de grande nível mas lamentavelmente ainda não foi conseguido pois uma e outra fantasia está com luxo e bom acabamento ( destaques , passistas ) e outras entre elas a da bateria de mau gosto e de alguma pobreza.. Mas acredito que bem informados e quando souberem se envolver com pessoas certas a diretoria da escola vai conseguir o que pretende e o que tem como objectivo
Império Lusa de Sacavém – A escola levou para o Carnaval um enredo maravilhoso retratando a própria cidade de Sacavém e teve uma boa prestação nas fantasias embora eu considere um pequeno retrocesso na qualidade das mesmas em relação a um nível atingindo em alguns anos anteriores por esta escola .
Por ultimo uma analise ao Carnaval de Sesimbra que vi em directo pelo seu site na net.
Alegorias muito boas principalmente e um nível acima as das escolas Bota no Rego e Trepa no Coqueiro. Magnífico trabalho sem duvida. Meus parabéns !!
Fantasias e adereços são 2 itens em que as Escolas de Sesimbra estão na vanguarda. Grande nível de qualidade e muito bem representativas do enredo.
Saliento aqui pois é o 1º ano o bom trabalho também da recém-criada escola de samba Unidos de Vila Zimbra

Agora é tempo de rescaldo e em algumas escolas provavelmente tempo de mudanças mas concerteza será a continuação do bom trabalho que se vai fazendo por aí na maioria dos aspectos relacionados com uma escola de samba

VALEU......

Realçar o bom nível e qualidade das fantasias e adereços da maioria das escolas portuguesas como ponto mais alto logo , seguido do aumento de escolas fazendo seus sambas enredo originais e deixando de ‘ tratar ‘ mal obras de grandes compositores de samba de enredo brasileiros com os plágios mal conseguidos de algumas escolas que ainda vão insistindo nesse erro e até se calhar pensando que estão bem.... e executando bem essas OBRAS !!!!!
RECORDANDO 2 SAMBAS .....
Outra nota a realçar e sobre a qual não tenho ponta de medo de errar é que o carnavalesco Juan Rodriguez da Vai Quem Quer, que este Carnaval já alargou o seu talento ao Carnaval da Figueira da Foz sendo responsável pelas fantasias da Unidos do Mato Grosso , irá certamente alargar seu trabalho para outros carnavais.
Alem de merecer vai acabar sendo uma seqüência bem natural
Em relação as alegorias quem está realmente melhor são as escolas de Sesimbra com carros maravilhosos de magnífico acabamento e bom gosto mas também já se vai vendo um maior cuidado e aplicação nas restantes escolas com suas alegorias ( carros alegóricos )
Em resumo a constactação do MUITO BOM NIVEL na grande maioria das escolas pois vê-se muita evolução no trabalho de confecção de fantasias , adereços e até alegorias no bravo trabalho das nossas escolas de samba
Para finalizar a MARAVILHOSA noticia que vi em seu site:
A Bota no Rego de Sesimbra está abrindo inscrições para formar ( tentar já estão !!! ) uma ESCOLA de SAMBA MIRIM. Que coisa excelente que a dar certo alem de serem os pioneiros ( e só mostra a grande visão de seus directores !!! ) vão concerteza ter um futuro muito risonho e dar um grande contributo para ocupação saudavel de crianças na aprendizagem do samba.
Valeu Bota !!! Muitas vezes as grandes diferenças começam nessas idéias e apostas !
Que tudo dê certo !!


FOI MAL .

Assisti ao desfile na integra na terça –feira de Carnaval pelo site oficial do Carnaval e por isso a minha opinião para alem das fantasias e alegorias
Os SAMBAS das escolas de Sesimbra com excepção do samba da Bota no Rego que é de bom nivel e a surpresa da Vila Zimbra no samba de um primeiro ano os sambas da Trepa ( que o ano passado tinha sido bom ) , dos Saltaricos e Dá que Falar de muito má qualidade. Penso que tem de haver um maior cuidado nesse item.
Mas são as BATERIAS para mim o ponto mais incompreensível para escolas que tem tantos anos.... tantos carnavais caso da Trepa e Saltaricos principalmente.
A Bota no Rego é sem duvida a que ainda consegue apresentar uma base bem feita e um caminho que os poderá levar a ser uma boa bateria ( acredito no trabalho de mestre Chora )... assim como acredito que ele consiga segurar a onda da realidade para os seus ritmistas fazendo-lhes ver que ainda está longe esse bom nivel.
As outras estão muito mal ( é de desculpar obviamente a Vila Zimbra que começou este ano ) e até fico triste por verificar que os anos vão passando e ninguém toma posição de fazer um trabalho de base para dar aos ritmistas o nivel que pelo historial das escolas de samba de Sesimbra e pelo seu nível em todas as outras áreas que eles merecem. Tem que haver mais aprendizagem ( principalmente de quem ensina...para não ensinar errado ) mais intercambio com escolas ( baterias ) portuguesas ( do norte ) que já estão em outro nível instrumental.... mais ensaios.... mais responsabilidade.
Com mais trabalho vai ser possível certamente !!!
O Carnaval de Sesimbra merece !!!!

Que agora no “ defeso “ as escolas invistam nas FESTAS de SAMBA para haver oportunidade de convívio de intercambio de idéias para todos aprenderem uns com os outros.... embora sempre haja quem pense que nada mais tem a aprender por aí.
Que continuem a “ rolar “ pagodes por Portugal inteiro para manter sempre acesa essa chama de paixão que é para nós o SAMBA.
Estamos juntos !!!
Aproveitem para dar uma olhada no site( INFELIZMENTE JÁ ESTA FORA DO AR ...) brasileiro de samba http://www.odesfile.com/ e na coluna SAMBANDO em PORTUGAL ( tem até a bandeira nacional ) que faço em parceria com nosso companheiro o Pakete( ver foto ao lado ) da escola de samba Costa de Prata onde tem coisa sobre nosso Carnaval
Vou haver um pequeno intervalo até á próxima Cronica pois irei um mês para Portugal agora no principio de Abril...mas muitas novidades virão depois por aí.
-----NOTA---- Infelizmente por doença de meu pai que se prelongaria por um penoso ano até seu falecimento, não voltei mais para o Rio de Janeiro.
Saudações sambistas
antonioguerreiro2@gmail.com

18 de Março-2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para as escolas que já estão dando o seu voto para a eleição do samba de enredo " mais popular " das Escolas de Samba portuguesas. Grato pela vossa pronta amabilidade e espirito de colaboração.

- Para a Festa do 36º aniversario do Gres Bota no Rego que pelas fotos e videos já disponiveis mais uma vez veio demonstrar o seu electismo como mais nenhuma tem no país. Magnifica essa enorme capacidade em varias areas como Academia de Musica, Bota Big Band, Teatro, Marchas Populares,a nova Escola de Pandeiro e sua actividade principal que é como Escola de Samba.Já em anos anteriores fui realçando tudo isto aqui no meu blog muito antes até dos FACES..BOOKS e dos "GOSTOS".....Já á muito que alertava para toda essa dinamica !!! Sou mais adepto, como a maioria obviamente também o é, de Festas de Aniversario em que outras ESCOLAS de SAMBA sejam convidadas a actuar e tudo gire principalmente em torno disso e depois então vir tudo o resto, mas cada escola é soberana para realizar seu aniversario como melhor entender e só á que respeitar. Mais uma vez parabens e podem conferir um pouco do que foi a festa em varias postagens de fotos e videos em :https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/groups/bateriaazulebranco/
ou em : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/profile.php?id=100002417135286

- Para o enorme e até a data desconhecido ENTUSIASMO que o povo madeirense tem pelos Sambas de Enredo das escolas Portuguesas. Muito desse entusiasmo vem de um dos nossos compositores ( Nuno Bastos ) já á dois anos compor o samba do Grupo de Samba - FURA SAMBA- da Ilha da Madeira. Com base nesse entusiasmo durante a epoca de Carnaval ORGANIZARAM UMA SONDAGEM a que chamaram " CAMPEONATO DE SAMBA DE ENREDO que se RESUMIU ás VISUALIZAÇÔES dos Sambas de Enredo Portugueses e que pode ser conferido em :https://docs.google.com/document/d/1PfwCeCHUY0lJJH1_iKB8nKnktNANQds0f1ETH3tmSdQ/edit#
Que bom que nossos sambas e compositores já chegaram ao coração e paixão dos sambistas madeirenses.

- Para as excelentes VIDEO analises aos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro- Grupo Especial por LUIZ FERNANDO REIS na sua coluna PAPO DE CARNAVALESCO. VAMOS APRENDER MAIS UM POUCO COM QUEM SABE !!

EIS UM EXEMPLO..


CONFIRA AGORA O RESTO EM :http://papodecarnavalesco.galeriadosamba.com.br/BL.asp

- PARA OS SAMBAS ENREDOS 2012 do RIO DE JANEIRO e agora com uma " prenda " para quem os quiser baixar em edição AO VIVO pode faze-lo em :
http://www.4shared.com/folder/x-4H8nLC/SAMBAS_AO_VIVO_-2012.html


100 NOTA ( esta semana sem nota !!! )


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.
Confira já com alguma actualização de novo a AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

11 DE MARÇO- 2012


" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para os 36 anos do Gres Bota no Rego que culminou com a Festa de aniversario ontem( dia 10 ) á noite em Sesimbra. Eterna e feliz vida para a escola e toda a felicidade para sua comunidade.

- Para o Gres Capricho de Abrigada que voltou logo a seguir ao carnaval a abrir as portas a ensaios e com um projecto que visa estar em actividade todo o ano o que já não acontece desde 2003 .... ou seja á 9 anos. Isso mesmo 9 anos.Força "gigante adormecido". O samba em Portugal ficará mais engrandecido com esse provavel e desejavel regresso em pleno.

- Para a equipe de colaboradores a analisar os nossos sambas de enredo e assim contribuirem para que os nossos compositores tirem suas ilações e possam com isso vir a aprender e melhorar ainda mais . ( Isso para quem aceitar humildemente as criticas obviamente, pois tem sempre infelizmente os ignorantes e arrogantes que não vão aceitar !!!)
É com muito orgulho e grande honra que tenho o prazer de apresentar esta galeria embaixo na foto.
PARA SABER MAIS SOBRE ELES E SOBRE A ELEIÇÃO DO SAMBA 2012 : https://docs.google.com/document/d/1_E-fvVzx62K8kx5ijux2MHwc63NIAij5w_JheIYyZNk/edit##

-Para o II Encontro Europeu de Baterias que se irá realizar em Sesimbra nos dias 27/28/29 de JUlho. Espero que este ano o sucesso seja ainda maior e para isso seria bom que todos os interessados começassem já a programar-se e a organização a definir o mais rapido possivel o programa e condições completas para participação no evento. Veja mais em : https://www.facebook.com/messages/100003582605853#!/pages/2o-Encontro-europeu-de-baterias-27-28-29-de-julho-2012/270851056300077

- Para todos os carnavalescos e colaboradores que souberam "fintar " a crise e colocar na avenida excelentes desfiles em suas escolas de samba. É nestas alturas que se ve a real capacidade de alguns deles e de quem tem realmente muito valor.O Carnaval agradece pela beleza que foi proporcionada por muitas das escolas de samba em Portugal.

100 NOTA

- Para quem duvidou das minhas apreciações em relação ao que de bom teve o Carnaval 2012 em Portugal. Os videos e as fotos que entretanto vieram aparecendo ( e cujos videos e fotos podem ser comprovados na totalidade e todos juntos aqui no meu blog em CARNAVAL em PORTUGAL 2012) acabaram provando tudo o que disse e tenho dito. Pena que nem toda a gente saiba ou tenha a humildade reconhecer esses trabalhos valorosos. Basta ver que por exemplo quem foram as pessoas que tiveram a humildade e dignidade de elogiar o trabalho de outra escola...( parabens Paulo Macedo por teres sido um deles e até elogiar outro colega carnavalesco)...relativamente a 2 videos ( um da Vai Quem Quer e outro do Trepa onde se observa os excelentes trabalhos e o colossal desfile que ambas fizeram.) do Carnaval de Estarreja no Facebook. Basta isso......
Como diz um grande sambista "O pior cego é aquele que só quer ver o que lhe interessa. o PASSIONALISMO CEGA AS PESSOAS

Por falar nisso deixo-vos com um texto maravilhoso e que DIZ TUDO de um amigo de uma LISTA DE SAMBA- R. BARBIERI-


CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

"O CARNAVAL GUARDA SENTIMENTOS CONTRADITÓRIOS.

ESTE CARNAVAL FOI INTERESSANTE. TIVEMOS A POLÊMICA PARADONA DA MANGUEIRA, AS SEMPRE ESPERADAS SURPRESAS DE PAULO BARROS, A QUASE UNÂNIME QUALIDADE DO SAMBA DA PORTELA, A QUALIDADE SURPREENDENTE DO ENREDO AFRO NA VILA.

MAS, QUANDO REVISITAMOS UM DESFILE DE 20 ANOS ATRÁS, POR EXEMPLO, A MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL EM 1993. VEMOS UM TIPO DE BELEZA QUE HOJE NÃO EMOCIONARIA. OU TALVEZ SIM. MAS AOS SAUDOSISTAS, PODEM DIZER.

GRANDES INTÉRPRETES COMO JAMELÃO, AROLDO MELODIA, NEY VIANNA, DEIXAM SAUDADES, ALGUNS CARNAVALESCOS QUE NOS FIZERAM SONHAR DEIXAM SAUDADES. SAUDOSISMO, AO CONTRÁRIO DO QUE POSSA PARECER, NÃO É COISA DE VELHO. GOSTAR DAQUELES BONS MOMENTOS É PRIVILÉGIO DE QUEM TEM BOM GOSTO.

VEMOS JOVENS, DE POUCO MAIS DE 20 ANOS, APAIXONADOS POR VÍDEOS ENCONTRADOS NA INTERNET, DE CARNAVAIS MEMORÁVEIS DE 20, 30 ANOS ATRÁS.

POR TEMEREM SER CRITICADOS, OU PERDER TRÂNSITO NOS MEIOS CARNAVALESCOS, ESSES JOVENS ADMITEM QUE OS CARNAVAIS QUE OS FASCINAM FAZEM PARTE DO PASSADO.

MAS, COMO PODEM SER PARTE DO PASSADO, SE JOVENS QUE NÃO OS VIVENCIARAM, CONSEGUEM SE EMOCIONAR APENAS COM VÍDEOS ANTIGOS ?

SERIAM MESMO ULTRAPASSADOS ? OU ESTÃO SEPULTADOS POR INTERESSES COMERCIAIS MAIORES, QUE NECESSITAM DE UM PRODUTO ENLATADO, DE CONSUMO CERTO, PRODUÇÃO RÁPIDA E REPETITIVA, PORÉM DE CURTA VIDA ÚTIL ?

NA HORA DE ENTRAR NA AVENIDA, O FOLIÃO SE DESLUMBRA, SE SENTE FELIZ, CANTA E BRINCA. ENQUANTO AOS QUE ORGANIZAM A FESTA, O QUE IMPORTA SÃO OS MILHÕES QUE ENTRARAM E QUE ENTRARÃO NO ANO SEGUINTE.

ENFIM, LIVREMO-NOS DAS CORDINHAS QUE NOS MOVIMENTAM COMO FANTOCHES, VIVAMOS COM TODA INTENSIDADE ESSE MOMENTO NO QUAL CELEBRAMOS NOSSA BELEZA E NOSSA CULTURA. SEJAMOS AUTÊNTICOS E NÃO NEGUEMOS GOSTAR DO QUE É BOM APENAS PARA PARECERMOS MODERNINHOS.

VAMOS SER AUTÊNTICOS E ASSUMIR GOSTAR DO QUE É BOM.

BARBIERI"


- Para as vaidades( palavras do presidente em comunicado: http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=110079&tid=5718154230514013770 ) na minha querida União da Ilha que estão fazendo com que o Presidente Ney esteja a ter dificuldades em obter a junção de Riquinho...Odilon...e Paulão na direção da bateria.

NOTAS FINAIS

Depois de ouvir agora com mais tempo e já todos os 18 sambas que foram divulgados em audio oficial as minhas anteriores apreciações ( apenas e só aos que tem qualidade ) mantêm-se quase na totalidade apenas diferindo um pouco relativamente ao que colocaria em primeiro. Na realidade o que gosto mais de ouvir ( não tem nada a ver com o ser o melhor pois muitas vezes gosto muito de um samba mas sei reconhecer que tem outros melhores. FACIL !!! ) é o samba dos Sócios da Mangueira se bem que não o posso colocar na frente quando tem sambas com a qualidade dos outros demais que coloco como os melhores da boa safra deste ano- Vai Quem Quer- Trepa de Estarreja- Novo Imperio- Charanguinha- Fura Samba- Unidos do Mato Grosso e Independentes da Vila. Fica dificil a escolha definitiva mas gira a volta destes sambas o que de melhor temos em 2012 em que tudo melhorou tanto a nivel de letras ( se bem que uma boa letra por si só não faça um bom samba- Veja-se o exemplo do samba de enredo do Gres Abrigada que tem uma letra divinal mas acabou dando um samba muito "intimista ", um pouco melancólico, sem a necessaria "explosão "... empolgação melodica para acompanhar essa MARAVILHOSA letra. O contrario também é verdadeiro pois uma boa melodia nunca dará um bom samba se for acompanhada de uma letra sem sentido , poeticamente pobre e com palavras e "chavões " que apenas procuram a rima. Que o proximo ano seja ainda melhor e que isso passe logo pelas escolhas de um bom Enredo pois quando eles não são bons tudo o resto ( samba, empolgação dos desfilantes , harmonia da escola e até por vezes em fantasias ) se torna bem mais problemático obviamente.
E POR FALAR DE SAMBA...aqui fica um pequeno documentario.... é historico.


Continuando nos sambas..... aqui fica um poema maravilhoso e cruelmente verdadeiro de um amigo de minha LISTA DE SAMBA...- R.BARBIERI-

"Eu sou o samba que nunca foi

Sou moderninho e acelerado

Quando me cantas já estou cansado

Quando começo já acabei

Passo depressa, sou na medida

Do que eu falo eu nunca sei


Mas tenho a cara da tua escola

Dos diretores, bajuladores, da curriola

Assim que chego, sou aplaudido

Tão logo acabo já sou esquecido


Sou o melhor, cresço na quadra,

Eu sou um hino

O meu autor já me cantava

Desde menino


E tenho a cara da tua escola

Na avenida eu passo bem

Mesmo depois, sendo lembrado

por mais ninguém

Não tem importância, Não faz mal

Sou o que sou

Um samba feio, frio e funcional

Barbieri"


Para alguns deve ter sido bom de ler e meditar....para outros.... bem para esses.... continuam por ai... trepando...trepando...enganando...enganando... e até subindo em certas posições que os vão tornar ainda mais perigosos(as ) e destrutivos( as ) mas...


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.


SAUDAÇÔES SAMBISTAS


"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".