3 DE MARÇO 2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para todos os visitantes e interessados no meu blog e que hoje completa o 3º ano de partilha desta minha paixão.( Tem 10 meses o contador de visitas actual do blog o que dá uma media de mais de 2.200 visitantes por mês. Maravilha ). Valeu. Obrigado pelas vossas visitas.
- Depois de visionar videos e fotos veio a confirmação das belas fantasias em muitas escolas de samba e com realce para algumas excelentes Comissões de Frente como por exemplo entre muitas outras de grande qualidade as do Trepa de Estarreja, Vai Quem Quer, Bota de Sesimbra

- Para as escolas de samba da Mealhada, Estarreja , Figueira da Foz e em alguns casos em Sesimbra que apesar da crise mostraram o talento criativo de seus carnavalescos e colaboradores ao conseguirem confecionar belas fantasias

- Para o Gres Charanguinha que apesar das baixas sofridas não deixou cair o seu potencial e conquistou mais um titulo em Ovar mostrando que continua forte e no rumo certo para se manter como uma das melhores escolas de samba do pais.

- Para o primeiro concurso de escolas de samba na Figueira da Foz deixando assim dessa maneira Sesimbra como o unico Carnaval com desfile de escolas de samba onde não existe concurso.Caso para meditar......

- Para a confirmação dos bons sambas de enredo que funcionaram muito bem ao vivo nos desfiles das respectivas escolas.É sempre assim.... enredo bom dá quase sempre samba bom.... e depois os desfiles seguem a intensidade da qualidade desses mesmos sambas. Sobre os mais fracos serão depois os especialistas a se prenunciar pois apenas opinei sobre os que achei de qualidade( tendo obviamente em conta a melodia e letra---- como descreve o enredo ) e mal de mim se não soubesse ver isso..... quando com 20 sambas a concurso nas escolas do Rio todos os anos "discortino " FACILMENTE os 2/3 melhores e até quase sempre também o vencedor , aqui seria ridiculo não o fazer pois é muito MAIS FACIL. Bom mas isso será assunto para quem entende mesmo.( em breve a lista completa dos colaboradores a analisar nossos sambas ).

- Para as escolas que divulgaram os seus sambas( cerca de uma vintena pois ainda espero mais 2 sambas no minimo para alem dos 17 ja conhecidos o que deu um numero bem maior que o ano passado) em audio para assim todos podermos ouvir e dar a conhecer o trabalho dos nossos compositores de samba de enredo.

- Para a excelente ideia já divulgada por Ricardo Mira que seria o de no proximo ano se possivel já se gravar um CD com os sambas das Escolas de Samba Portuguesas que dele quisessem participar.Acho particularmente uma excelente ideia e que for pensada com antecedencia desejavel pode muito bem ser uma realidade. Uma linda realidade. Esta na mão dos compositores portugueses essa resposta.

- Para a contribuição dada pelas talentosas mãos de grandes carnavalescos
Marta Andrade( actualmente é surdo de 3ª na bateria da Escola )- Já anteriormente entrevistada neste blog : http://antonioguerreiroilhaentrevistas.blogspot.com/2010/03/entrevista-com-marta-andrade.html e por
Diamantino Palmeirim também já entrevistado neste espaço :http://antonioguerreiroilhaentrevistas.blogspot.com/2010/01/entrevista-com-diamantino-palmeirim.html em algumas fantasias e alas do Gres Bota de Sesimbra na ajuda ao principal carnavalesco
Fernando Sebastião tambem entrevistado em entrevista conjunta com a Porta - Bandeira anterior e actual do Gres Bota de Sesimbra em : http://antonioguerreiroilhaentrevistas.blogspot.com/2010/03/entrevista-com-lucinda-simoes-porta.html o que fez com que muito do que a escola apresentou tivesse o nivel a que a habituou as pessoas( tendo até já sido denominada por outros conhecedores carnavalescos portugueses a " Beija- Flor " de Portugal pela qualidade e acabamento de suas fantasias em Carnavais anteriores )

- Para o que parece finalmente vir a concretizar-se. O Gres Capricho de Abrigada esta em vias de anunciar em breve a data da sua REATIVADA FESTA TROPICAL.É isso ai ....levanta gigante !!! As saudades são muitas e em muita gente do samba certamente pairam grandes recordações dessas magestosas festas.

- Para a " chata " vida de campeã...... Ana Alves agora com a conquista do titulo da Unidos da Tijuca não tem descanso com as actuações do GRUPO SHOW da Tijuca. Vai ser um viajar e actuar o ano inteiro ( que bom seria a vinda a Portugal tal como a Tijuca já vez em 2005 ou 2006 não tenho a certeza). Já foi VOLTA REDONDA :https://www.facebook.com/pages/Escola-de-Samba-Capricho-de-Abrigada/180626525298523?ref=ts#!/media/set/?set=a.429714503721273.111982.100000481801603&type=1 e depois viagem para o RECIFE. Vida chata não é Ana? !! Continua dando o teu show !!!! Felicidades.
Fazes até com que eu tenha mais saudades ainda do Rio e lembrar quando com a bateria da Ilha participei de alguns shows durante os anos que ai vivi .Corcovado- São João DÈl Rey- Reveilon na Ilha do Governador ( Praia da Bica)alguns deles... enfim.... saudades dessa vida chata e desse verdadeiro mundo do samba. Mas não deve estar muito longe de voltar a viver tudo isso......
Entretanto leiam a entrevista feito pelo Jornal Sesimbrense a Ana Alves este Carnaval em :http://issuu.com/osesimbrense/docs/o_sesimbrense_-_edi__o_1159_-_fevereiro_2012

100 NOTA

- Para as DEMASIADAS HUMILDADES pois são a forma mais traiçoeira da VAIDADE !!! Está já havendo casos dessa "humildade " por ai.

- Para as escolas que ainda não tem samba de enredo original e ainda mais para a injustiça que é haver concurso em que estão em votação sambas originais com sambas de musicas de consagrados compositores brasileiros, em que, apenas alteram( adulteram) as letras dos mesmos. Será que esses compositores gostariam de saber o que fazem com seus sambas ?
É incompreensivel tal situação ainda acontecer e ser aceite um regulamento de votação dessa maneira.

- Para as escolas que tendo sambas originais não procuram uma simples gravação que seja de cavaquinho e voz de seus sambas para divulgação dos mesmos. Caricato e nem vale a pena insistir em o quanto isso é desvalorizante hoje em dia para uma escola de samba.

- Para a não participação dos elementos de " Sacavem " este ano na bateria do Bota. Igor- Xana ( indiscutivelmente dois dos melhores ritimistas do pais )- Huguinho- Edgar- Franklim sem que ninguem responsavel na escola se tivesse " verdadeiramente " importado por quais seriam os motivos reais de não terem desfilado e por isso mesmo não terem contribuido para fortalecer ainda mais a bateria ?



NOTA FINAL

CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO

- Aquele texto de previsões da anterior Nota 100 Vs 100 Nota que disse serem também as minhas.... que era um texto que gostaria de ter sido eu a escreve-lo.... DEU QUASE TUDO CERTO.....

"Bola de Cristal III

Cadu Zugliani Cadu Zugliani 23/02/2012 20h01



E não é que o exercício funcionou com 90% de acerto?

Quando escrevi o primeiro Bola de Cristal tentava imaginar o que seriam os resultados da Sapucaí, através da minha avaliação dos ensaios técnicos e da visita aos barracões. Fui muito criticado por pessoas que não entenderam o objetivo do texto. Mas o resultado do grupo Especial mostrou que isso pode até fazer sentido.

Naquele texto, coloquei Salgueiro, Vila e Tijuca brigando pelo título. Foi o que aconteceu.

Coloquei Portela e Beija-Flor no sábado das campeãs. Também aconteceu.

Afirmei que Mangueira, Grande Rio e União da Ilha brigariam por uma vaga no sábado. Injustamente, a vaga ficou com a Grande Rio, assim como não seria justo que ficasse com a Mangueira, que, apesar do "sucesso" da Paradona, não fez um bom desfile.

Na parte de baixo da classificação, cravei que Renascer e Porto da Pedra teriam que lutar muito contra o rebaixamento e que, dificilmente, o evitariam. Isso também acabou acontecendo.

Sobre a Mocidade, o comentário que causou revolta em algumas pessoas, o que disse foi que havia me decepcionado com o barracão. Na avenida, vi que não estava errado, que os carros, apesar de muito bem acabados, eram realmente irregulares. O começo do desfile foi incrível, mas perdeu força mais para o final e a avaliação dos jurados de alegorias também foi esta.

O que poderia ser considerado o meu grande erro no texto, foi a avaliação da São Clemente. Mas acredito, sinceramente, que o erro não foi meu. Para mim, a escola da zona sul grande injustiçada deste carnaval. A São Clemente foi uma das que mais arrancou aplausos na Sapucaí. Fez um desfile corretíssimo, com carros e fantasias de muito bom gosto e um samba que empolgou. Uma pena que os jurados ainda discriminem certas escolas pelo nome. Absurdo também foi a Renascer sair do grupo Especial sem levar nenhum 10. Merecia cair sim, mas poderia ter sido de maneira mais digna."


- Por falar em Carnaval do Rio que saudades tenho do interprete Nego. Que volte depressa a cantar no Grupo Especial



VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento..... só por mais algum tempinho.... depois como diz o Carnavalesco Paulo Barros.... " os papagaios de pirata " ficam a falar sozinhos.


SAUDAÇÔES SAMBISTAS


"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

BOM CARNAVAL PARA TODOS

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


- Para a apresentação dos sambas de enredo das Escolas de Samba e Grupos Axé/Olodum de Sesimbra.

Mais uma enchente na Sociedade Musical e uma alegria contagiante proporcionada mais uma vez pelo grupo de palco da Tripa.
Quanto aos sambas.... não quero adiantar nada.... já em NOTA anterior analisei esse assunto e vou ficar por ai... pois tem os audios aqui no blog ( os restantes ainda devem ser divulgados ...já os ouvi) que falam e falarão por mim.
Apenas não assisti a apresentação do Gres Trepa no Coqueiro.
Das baterias.....verificou-se evolução no Batuque do Conde e como no restante é assunto que também já por demasiadas vezes referi e não verifiquei alterações nada mais tenho a acrescentar.
Nota bem positiva a referir, porque é evidente a quem entende um pouquinho, é o bom trabalho da bateria do Bota de Sesimbra no samba de enredo. Bossas( paradinhas ) bem colocadas e de muito boa inspiração e qualidade o que já vem sendo marca do seu director de bateria Ricardo Alves ( Chora ) junto com uma nova referencia no toque das caixas que permite uma cadencia mais gostosa a toda a bateria.
É de recordar que o ultimo ensaio tecnico da escola( na Doca ) mostrou isso mesmo e teve ainda somando o facto desses ensaios terem tido o regresso do " relogio " que esteve faltando muitas vezes este ano. O tic..tac...certeiro e inigualavel do surdo de Paulinho voltou o que ainda mais qualidade veio transmitir á bateria. Foi bom voltar a ouvi-lo e senti-lo.Voltou para somar.

CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO
( gostava de ter sido eu a escrever esta MARAVILHOSA cronica. É precisamente AQUILO QUE PENSO!)


Quem vai ganhar o Carnaval 2012?

Cadu Zugliani Cadu Zugliani 11/02/2012 17h20
Site :http://www.sidneyrezende.com/blog/caduzugliani



"Falta uma semana, sete dias para os desfiles começarem e, pela primeira vez, se me perguntarem quem vai ganhar o carnaval, te dou, pelo menos, seis opções. Näo lembro de ter passado por isso antes. Quando penso nisso, as primeiras imagens que me vêm à cabeça são os ensaios da Vila, os dois na Sapucaí e os que vi na 28 de setembro. Que canto, que samba, que bateria!!! Basta? Claro que não! O barracão andou, está bonito, mas é muito cedo para considerar a Vila a única favorita . Aí penso no Salgueiro, o melhor carnavalesco da atualidade, um bom samba, boa bateria, excelentes ensaios... Não, ainda não me convenceu por inteiro.

Lembrei da Tijuca, que fez um primeiro ensaio maravilhoso, tem um ótimo samba e um carnavalesco que SEMPRE pode nos surpreender, mas não tenho cacife para cravar as minhas fichas só na Tijuca. Como também nunca vou dizer que a Beija-flor está fora. O barracão está muito bonito, mas algo me diz que este não é ano de título em Nilópolis. Meu Deus, toca, neste momento, o samba da Portela. Como pude esquecer do melhor samba do ano, um resgate às verdadeiras raízes da escola de Osvaldo Cruz e Madureira? O barracão está bonito, nada fora do normal, mas está na briga. E a Mangueira, a minha Mangueira, mesmo com notícias de atraso de barracão, tem samba, tem bateria - aliás, a melhor bateria de todos os ensaios técnicos que passaram pela Sapucaí - e tem aquele povo cantando, emocionando e emocionado quando olha para a arquibancada e vê que boa parte do sambódromo está com eles. Será que esqueci de alguém? Dizem que era o ano da Grande Rio, mas dessa aí, nada me convenceu.

Mas falta ainda uma semana e muita coisa pode mudar até a sirene tocar e, como diz o samba da São Clemente, a orquestra entoar o nosso cantar. São setecentos metros de avenida e, até o portão do final se fechar, tudo pode acontecer. "

BOLA DE CRISTAL

"Quer saber como vai ser o carnaval da sua escola? Consulte uma vidente. Mas se quiser saber quais as possibilidades reais para o carnaval 2012, siga lendo.Muitos acham que as opiniões são baseadas em chutômetro, bola de cristal ou premonição. Nada disso. A gente anda pela avenida nos ensaios, corre as escolas, escuta as pessoas envolvidas e, principalmente, vai aos barracões para ver os carros. E querem saber, pouca coisa mudou sobre o meu último texto. Algumas escolas caíram de favoritas para voltar nas campeãs e outras passam a ter que se cuidar contra o rebaixamento.Segue uma avaliação escola por escola levando-se em consideração que todas desfilarão corretamente. Porque é claro que erros de desfile e/ou problemas na Sapucaí acontecem e podem mudar totalmente essa avaliação.
Salgueiro: bons ensaios, bom samba e excelente barracão, praticamente pronto e entregue. Favorita ao título!!
Vila Isabel: ótimos ensaios, ótimo samba e barracão muito bom, ainda faltando alguns acabamentos. Favorita ao título!!
Unidos da Tijuca: bons ensaios, bom samba, mas o barracão não me convenceu por completo. Porém, é Paulo Barros e temos que esperar. Favorita ao título!!Beija-Flor: o último ensaio foi bom, o samba não me convence e o barracão, pelo pouco que vi, não está tão bonito. Volta nas campeãs.
Portela: excelente samba, ótimo ensaio este fim de semana e barracão um pouco atrasado. Mas o que está pronto está bem bonito. Volta nas campeãs.
Grande Rio: samba chato, ensaio ruim, barracão mais ou menos. Torce para voltar nas campeãs.
Mangueira: o samba é bom, a bateria é a melhor, mas o barracão e o ensaio não me convenceram. Briga para voltar nas campeãs.
Imperatriz: bom samba, ensaio que me impressionou (o último) e um barracão que está bem direitinho. Briga para voltar nas campeãs.
União da Ilha: Samba estilo Ilha, ensaio bom (o segundo) e um barracão que me surpreendeu demais. Briga para voltar nas campeãs.
São Clemente: bons ensaios, bom samba e barracão muito correto, ao estilo Fabinho. Acho que não cai e pode brigar para voltar.
Mocidade: excelente samba, bons ensaios, mas o barracão me decepcionou demais. Acho que não briga por nada e pode passar sufoco.
Porto da Pedra: não me convenceu nos ensaios, não me convence no samba, mas, plasticamente, não está mal. Briga contra o rebaixamento.
Renascer: Ensaios razoáveis, samba razoável, barracão que não me convence. Briga contra o rebaixamento.
Podem me cobrar!!!!! "


NOTA FINAL

CARNAVAL EM PORTUGAL

( Confira os varios Carnavais do país na coluna da direita no blog )

Vem ai mais um Carnaval e apesar do momento que se vive no país todos os foliões e particularmente as escolas de samba recorreram a muitas improvisações para fazer face aos menores orçamentos para colocar na rua os seus desfilantes. Apesar de poder ser um ano em que as fantasias não possam ser tão luxuosas tem escolas pelo que sei que contornaram tudo isso com O BOM GOSTO e vão acabar por vir muito lindas e com muita qualidade. Carnavalescos com bom gosto tem este ano a oportunidade de mostrar exactamente essa grande diferença entre o bom e o mau gosto e não como muita gente ainda pensa que é uma questão somente de dinheiro. Será também um Carnaval em que muitas das baterias vão mostrar o quanto já evoluiram mais na sua qualidade e que felizmente para muitas delas com a grande vantagem de uma safra de sambas muito bons para poder acompanhar.
Nunca é demais voltar a referir e parabenizar os compositores da maioria dos nossos sambas pela sua qualidade que a todos deve deixar satisfeitos no minimo...no meu caso particularmente deixa-me até orgulhoso.
É até facil deixar aqui as minhas preferencias.... pois apesar da qualidade de gravação de A ou B, o samba esta lá.. e quando é bom não tem como não o verificar mesmo até com má gravação... como pelo contrario tem até samba que nem cantado pelo Wander Pires se torna um bom samba.


Samba dos Sócios da Mangueira- para mim o melhor
Vêm depois os sambas da Vai Quem Quer- Unidos Mato Grosso e Trepa de Estarreja
Novo Imperio de seguida
Outro grupo em que incluo os sambas da Charanguinha-Furasamba e Independentes da Vila.
Nos restantes( dos já divulgados e de todos os outros....apenas não ouvi ainda o da Rainha ) temos ainda alguns com qualidade razoavel( que espero venham a ser gravados ) e outros( poucos ) infelizmente ainda de muito má qualidade... ( mas isso fica para quem entende dar as suas analises pois ditas por mim......( não entendo nada....pois ( "engraçado ").... só sei ver-analisar-escolher- acertar quase sempre nos do Rio...aqui não sei). Aguardemos então.

Pode ouvir já os 13 sambas até agora divulgados com audio e letra em : http://www.dailymotion.com/antonioguerreiro2#videoId=xoml5t
Sem esquecer que para mim o melhor samba do ano ( que não vai fazer Carnaval, não é oficial, nem participara de qualquer concurso mas que darei para ser analisado a QUEM ENTENDE ) é sem duvida alguma o samba dos compositores Huguinho/ Franklim que pode ser ouvido aqui :http://youtu.be/E7oXbkPeef8

Agora o meu ultimo desejo para este Carnaval e para o Gres Bota no Rego em particular.
GOSTAVA DE SENTIR.... GOSTAVA DE OUVIR....GOSTAVA E VIBRAR
ouvindo bem os acordes de um CAVAQUINHO nos desfiles de Carnaval que a Escola vai fazer. SAMBA DE ENREDO É ASSUNTO DE CAVAQUINHO. Violão é coisa secundaria mesmo !!!! Fica de "fundo" apenas ! Então porque não acontece ? Porque é ao contrario ? Porque não é assim ? E nem adianta discusão nem mais blá...blá...blá....

Apenas que vejamos e que VIBREMOS COM OS VIDEOS SEGUINTES QUE DEMONSTRAM O QUE É ACOMPANHAR UM SAMBA DE ENREDO.....COMO SE " LEVA " SAMBA DE ENREDO EM AVENIDA ...EM DESFILE.
SEMPRE , MAS SEMPRE MESMO,...... SE OUVINDO O CAVAQUINHO(S) POR "CIMA" DE VIOLÂO. SEMPRE !!!!!!


OU ENTÃO QUANDO NÃO ESTÁ O VIOLÃO ....REINA SEMPRE O CAVAQUINHO. É SAMBA DE ENREDO MINHA GENTE. É NEGOCIO DE CAVAQUINHO


GOSTAVA DE SENTIR OS ACORDES DO CAVAQUINHO BEM ACIMA DO VIOLÃO COMO DEVE SER " LEVADO" UM SAMBA DE ENREDO. Que maravilhoso que seria !!!!
- A MAIOR FESTA POPULAR DO MUNDO ESPERA POR NÓS. VAMOS NESSA.... TÁ CHEGANDO A HORA.( Caramba.... o presidente da " minha " União da Ilha insiste na possibilidade da escola surpreender e ficar até no podium.....SERÁ ???)

BOM CARNAVAL PARA TODOS

VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Fevereiro- CARNAVAIS

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

FEVEREIRO 2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para as Camaras Municipais que não vão seguir a ordem governamental de não dar tolerancia de ponto na terça feira de Carnaval. Assim a historica tradição das terras com desfile de Carnaval será mantida e as receitas que dai vêm ( até para o comercio local ) também serão bem vindas em tempo de crise embora se espere menos gente pois quem é de fora não pode ir assistir aos desfiles tendo de ir trabalhar.

- Para as escolas de samba que gravam os seus sambas de enredo em audio pois para alem de muitos outros motivos assim irão deixar material para que outras gerações futuras nessas escolas tenham esse espólio historico para apresentar e recordar. Se não fizerem não tem como e alem do mais foi e é um DESPREZO enorme principalmente pelos compositores desses sambas.

- Para a presença do Trepa no Coqueiro de Sesimbra numa Festa de samba a norte o que fez com que mais umas dezenas de pessoas tenham comprovado ao vivo e "a cores " muito do que sempre tenho vindo a dizer e escrever á anos mas que os ignorantes ainda desconhecem, ou ainda pior, os que não sabem nem querem admitir. Que lhes tenha sido util o que viveram ...o que ouviram.... e viram, e que possam e consigam transmitir um pouco de tudo isso a quem desconhecem outras realidades.

- Para a excelente Festa de samba do Trepa Coqueiro de Estarreja. Vai também já sendo um marco na Agenda do Samba em Portugal.Mais convencido fiquei depois do que vi ouvi( vi fantasias, alegorias... detalhes de surpresas que irão acontecer...) que o Carnaval de Estarreja este ano vai ser para recordar durante muitos anos ou até inesquecivel. Mais detalhes com fotos e videos pode ver no blog. De realçar a honrosa presença na Festa do fundador e director da melhor bateria da Europa- Bloco X- O Sr Frank Völker

- Para os visitantes do meu blog.Em apenas 6 dias que coincidiram com noticia de Ana Alves no Grupo show da Tijuca e divulgação de mais sambas de enredo mais de 2000 visitantes tiveram a amabilidade de se informar SOBRE O SAMBA EM PORTUGAl e seus sambistas. Valeu !!!

- Para os nossos sambas de Enredo 2012 que enquanto não vão sendo divulgados mais alguns, tem já uma boa safra como foi referido na ultima nota 100. Entra para o patamar cimeiro agora também o samba dos Sócios da Mangueira. Aguardemos pelo que vem ainda por ai... ?

- Para o excelente momento que atravessa a bateria da Vai Quem Quer( comprovado por todos ) para mais com o samba deste ano que encaixa perfeitamente com a bateria. Quase sempre tem de ser a bateria a "encaixar " com o samba mas este samba parece ter sido feito para a bateria. Que " casamento " perfeito !!


- Para as Escolas de samba que agora com a proximidade do Carnaval em suas sedes passam directo sambas ( pricipalmente sambas de enredo ). Que bom é entrar numa sede e ouvir na aparelhagem sonora sambas diversos do Rio ou outro sambas horas a fio. Faz parte . Tem de ser. Quem assim não pensar anda enganado nisto. Por isso a maior e surpeendente nota 100 vai para a escola de samba que vai passar a tocar os sambas de outras escolas de Portugal em sua sede. Foram-me pedidos os audios para esse fim. Maravilha. Que lição surpreendente...ou talvez não. Essa escola é de Sesimbra... é o Trepa no Coqueiro.


100 NOTA

- Para algumas convulsões que teimam em acontecer em algumas escolas de samba e que com isso prejudiquem o seu normal funcionamento.

- Para o que tem feito ultimamente com a escola de samba da Abrigada e até com algumas figuras dessa escola. Não me surpreendeu.... sinceramente que não pois até já tinha avisado que tal viria a acontecer. ACONTECEU !!! Pensavam que estava a delirar ? Ai esta o resultado.



NOTA FINAL

" A frontalidade excessiva paga-se caro neste país pacóvio. A frontalidade é defendida em teoria( em que somos ricos ) mas na pratica não é para praticar".
E então depois......é o que vê por ai um pouco.


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Fevereiro

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 29 DE JANEIRO 2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para a Camara Municipal de Sesimbra por este ano se preocupar um pouco mais na divulgação do seu grandioso Carnaval. Tem até video promocional. Valeu a pena alertar para o desprezo dado o ano passado. Mas ainda está bem longe do que os grupos e escolas de samba bem merecem e comparando com outros Carnavais pelo país. BEM LONGE.

- Para a confirmação da maior preocupação com as gravações dos sambas de enredo em Portugal. Pena que, quem não tenha condições para o fazer, principalmente em questões tecnicas( excluo as economicas evidentemente) não recorra a quem o sabe fazer. E pelo que me foi informado por 2 amigos que garantem uma grande qualidade de gravação ( Dinis- Trepa de Estarreja e Xando Lopes- UMG) poderia ser possivel gravar os sambas por um preço MUITO mais baixo que gravando aqui a nos estudios a sul e sem falar na qualidade pois isso é só ouvir os sambas do ano passado e os deste ano que se vai verificar uma diferença enorme de qualidade. Para alem da rapidez com que são gravados pois ai maior ainda as diferenças. Mas tem certas coisas ..... ais tais coisas.... que impossibilitam essa visão...esses equivocos.... essas mudanças PARA BEM MELHOR !!!!!

- Para a nossa " RAINHA " das passistas que já está fazendo parte do GRUPO SHOW DE PALCO da Unidos da Tijuca. Isso aí LERAM BEM...GRUPO SHOW da UNIDOS DA TIJUCA.
Pois é ANA ALVES ( PRETA ) vai começar a viajar por todo o Brasil( para a semana já São Paulo) e quem sabe até pela Europa com o grupo de profissionais da Unidos da Tijuca.Uma elite só ao nivel de meia duzia entre as muitas centenas que existem "em cada esquina" do Rio de Janeiro.
Certamente houve quem pensasse que entrar para as passistas da Tijuca no Carnaval bastaria uma "cunha"... que não era nada do "outro mundo " mas sendo selecionada para essa elite aí esta a confirmação que muitos teimaram( e talvez ainda teimem ...?!) em duvidar. Ana Alves é de patamares ( escrevi isso tantas vezes ) INATINGIVEIS por estas bandas.
E nem vou falar do que é pertencer a Grupo Show de qualquer escola no Rio de Janeiro.... NÃO DÁ nem para explicar a dificuldade e importancia de tamanho cargo.....DEIXO COM A VOSSA IMAGINAÇÃO uma possivel percepção do que é isso e conveniente humildade para sentir orgulho na nossa INDESCUTIVEL MELHOR passista de todos os tempos.
Mais noticias( com fotos e videos ) virão por ai para nosso orgulho.

- Para humildade dos grandes sambistas cariocas que se estão diponibilizando para analisar os nossos sambas e tentar com suas criticas que acabemos por melhorar ainda mais em qualidade na feitura dos mesmos. ( isto para quem aceitar....pois tem " os nossos sabichões " que nem aceitam !!! ).


100 NOTA

- PARA MAIS UMA "onda " DE FALTA DE HUMILDADE PARA (NÃO DIZER OUTRAS COISAS) DE " NOVOS EMERGENTES" SAMBISTAS que aprendendo alguma coisa já se julgam superiores ou mais sabedores dos que já cá estavam SABENDO. Enfim..... mais uma coisa que já estava a esperar. Alias tinha avisado que aconteceria. ACONTECEU !!!!

- Para quem NÃO COMPREENDER nem ACEITAR O QUE ESTA ESCRITO EM CIMA COMO EM BAIXO.....

NOTAS FINAIS

NOSSOS SAMBAS DE ENREDO
- Já sendo conhecidos 5 sambas de Enredo em gravações oficias( para alem dos videos que nos possibilitaram já para ter ideia de outros sambas de enredo portugueses- Vila Zimbra- Paraiso Tropical- Batuque do Conde- Bota de Sesimbra - Costa de Prata- Juventude Vareira.) e embora deixando para sambistas entendidos na materia a analise detalhada e votação dos nossos sambas é muito facil.... MUITO FACIL MESMO para mim realçar para já 5 sambas que se destacam bem á vontade dos restantes- Trepa de Estarreja- Vai Quem Quer- Unidos Mato Grosso- Charanguinha e Sócios da Mangueira.
Boas gravações de estudio também vieram reforçar a qualidade superior desses sambas. Em alguns deles tem até momentos espectaculares tanto poeticamente ( o mais importante pois tem de contar o ENREDO.... a melodia vem depois !!!!!!! ) como a nivel de canto.Todos estaremos de acordo que tanto Nuno Bastos ( VQQ ) como Xando Lopes ( UMG ) nos dão uma lição de canto impressionante. Que maravilha ouvir tamanha vocalização.
Que beleza esses 5 sambas. Aguarda-se mais obra boa por ai. Eu sei que tem !!!


Outra boa noticia é que o SAMBA DO ANO ( samba de Huguinho/Franklim ) irá ser tocado e cantado o ano inteiro em varios locais e por varias pessoas. Muito bom pois ficará como um marco no samba em Portugal. E para mais Zeca Afonso merece.
Ah.... esquecia.... amigo ANDRE BASTOS.... a "tua espingarda" anda sendo emitada... mal emitada obviamente ..mas tentarem já é bom pois muito caminho faltara percorrer para DISPARAR como tu. Se é que algum dia conseguem.

VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 22 DE JANEIRO 2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


-A nota 100 de hoje será apenas uma homenagem á beleza de alguns sambas nacionais que já são conhecidos mas desde já com a certeza( porque já os ouvi ) que mais alguns de qualidade estão para breve a ser divulgados.
Junto também a algumas belezas de partes desses sambas nacionais algumas maravilhosas passagens também dos sambas do Rio deste ano.
Vamo-nos se deliciando com o que já esta divulgado pois esse é e será sempre motivo de orgulho para quem gosta de ouvir bons sambas.
COMO NÃO VAI SER SAMBA OFICIAL E PORTANTO NÃO FARÁ PARTE DA LISTA QUE VAI SENDO DIVULGADA AQUI NO BLOG AQUI VOS DEIXO PROVAVELMENTE O MAIS BELO SAMBA DO ANO 2012 E DOS MELHORES DA HISTÓRIA DO SAMBA EM PORTGAL

http://youtu.be/E7oXbkPeef8

100 NOTA

- Para as escolas de samba que não gravam qualquer audio para divulgação dos seus sambas e também para as que insistem em não fazer sambas de enredo originais. ( LETRA E MUSICA )
- Para alguns sambas nacionais de menor qualidade mas que observando ( E ACEITANDO ) criticas construtivas teriam tendencia a melhorar.
- Quanto a outros..... nada a fazer.
Pois é.... VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 15 DE JANEIRO-2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100
- Para o regresso do site do GRES Charanguinha de Ovar agora com novo visual mas com as informações necessarias. Que se mantenha sempre actualizado é o meu desejo.Confira : http://www.charanguinha.ovar.net/


- Mais outra escola de samba de Ovar está com novo site no ar . Gres Juventude Vareira. Valeu. Confira :http://www.juventudevareira.pt.vu/

- Também para o novo site dos Unidos do Mato Grosso que esta para sair talvez nesta semana com a divulgação simultanea do Enredo- Sinopse e samba de Enredo.

- Para a performance da Bateria do Gres Bota no Rego de Sesimbra para com o seu samba de Enredo 2012. Voltará novamente a brilhar e elevar o samba de enredo na avenida certamente.

- Para o Gres Abrigada que apesar de estar o tempo muito limitado até ao Carnaval vai sair com Enredo e samba novo para o Carnaval de Loulé. O bom senso e o respeito pelo que deve ser uma escola de samba ( ter todos os anos um novo samba e um novo enredo e não sair com o mesmo samba e mesmo Enredo. com as fantasias iguais ou apenas alteradas dois anos seguidos ).

- Para mais um golpe no apoio ao samba em Portugal ou até talvez por influencias de forças contrarias. Escola de samba que tentava um apoio importante acabou não concretizando os seus objectivos. Sai a perder o samba.

- Para os novos ventos ( novas intenções ) que sopram na bateria do Gres Trepa Coqueiro de Sesimbra onde começa a separar-se os que realmente querem evoluir , aprender , dos que apenas querem tirar fotos ou "brincar" no Carnaval mascarados de ritimistas ( ou batuqueiros... como gostam de chamar em Sesimbra ). Vai começar por ai o grande avanço nessa ala ( bateria ) nos proximos tempos.

- Para as experiencias, os aprendizados que o actual " director " de bateria da mesma escola vai trazer desta sua estadia de varias semanas no Rio de Janeiro e de tudo o que conseguiu captar para tentar por em pratica por cá. Embora seja bastante dificil pois com a mentalidade " de sabichões " que por aqui temos muita coisa seja complicado de incutir. Ele proprio agora acabou por confirmar e ver essas diferenças nesta sua estadia carioca.

- Para a excelente MEGA FESTA que o Trepa de Estarreja vai realizar no dia 4 de Fevereiro. Será certamente um grande evento tanto pela qualidade das baterias como até pelos seus sambas de Enredo. Boa experiencia para o Trepa no Coqueiro de Sesimbra que pouco habituado a estas andanças ( tiveram uma primeira abordagem já na festa de aniversario do Novo Imperio em Novembro ultimo ) vai constactar ao vivo e a cores certas realidades que não vale a pena estar aqui a repetir. Eles confirmarão depois.

- Para os " nossos sambistas " Ana Alves ( Preta ) e Pedro Canana que se firmaram com toda a competencia na Unidos da Tijuca. Motivo de orgulho para nós portugueses saber do sucesso deles. A nossa maior bandeira como passista de samba- Ana Alves - está impressionando .Como devem estar felizes de estarem concretizando varios sonhos em simultaneo. E se recordarem certos " equivocos " como devem rir disso. Força companheiros. Felicidades.Tem uma linda frase que se aplica plenamente e actualmente a vocês: "Não vivas para que a tua presença seja notada,vive para que a tua ausência seja sentida."...... e de que maneira.... acrescento eu !!!

- Para uma maior dinamica que esta a ser dada na bateria do Gres Paraiso Tropical com a alteração de direção, bem como de toda a escola em geral mas que seja com humildade e reconhecimento do que falta fazer e das limitações pois só assim atingirão algo de bom ( serve o conselho para todas as alas).


100 NOTA

- Contrariamente aos bons ventos( boas intenções ) que sopram na bateria do Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra tem uns VENTOS CONTRARIOS que sopram em algumas escolas de samba e baterias em particular e assim nunca se irá separar os que realmente querem evoluir , aprender , dos que apenas querem tirar fotos ou brincar no Carnaval mascarados de ritimistas ( ou batuqueiros ). O atraso e as diferenças começam logo aí !!!

- Para o atraso na definição da programação da SUPERFOLIA ( Carnaval no Pavilhão de Sesimbra ).


NOTA FINAL

Pela primeira vez, em já tantos anos de samba tanto aqui em Portugal como os 3 anos no Rio de Janeiro, não me foi facil decidir como iria ser este meu Carnaval 2012.

Com ponderação e muita refexão este fim de semana tomei a resolução final.
Tendo em conta dois factores que são o entusiasmo e a paixão doida que tenho em tocar tamborim bem como pelo respeito por algumas individualidades e pelo emblema Gres Bota no Rego de Sesimbra definitivamente resolvi desfilar na bateria da escola.
Foram, e SÃO SOMENTE ESTES, os motivos que fazem com que este Carnaval eu volte a desfilar pelo Gres Bota de Sesimbra
Estarei como sempre dedicado, aliás como foi e será sempre meu lema, o que serve também dizer que estarei com total disponibilidade até ao Carnaval com a bateria azul e branca.

Estou para somar. Para ajudar. Pois o estar por estar, e se mascarar de sambista no Carnaval, NUNCA será minha postura nem meu lema. NUNCA !!!
Não darei o gostinho especial a algumas pessoas de me ver pelas costas. Talvez antes disso mais algumas coisas sejam esclarecidas e muitos mais equivocos venham a ser desfeitos o que seria até bastante util.


Pois é....
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......

SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO- 8 DE JANEIRO 2012

NOTA 100

- Para o evento SUPERFOLIA em Sesimbra que vai tentar reeditar as grandiosas noites de Carnaval no Pavilhão de Sesimbra.
Que esta nova geração corresponda ao esforço que esta a ser feito e que tenha a mesma folia e a mesma alegria para brincar o Carnaval de uma forma grandiosa e saudavel como era feito á uns anos atras naquele mesmo pavilhão.

- Para o regresso do Grupo Samba Troupe ao activo o que é um reforço para mais samba em Portugal.

- Para o bom senso da nova Escola de Samba Corvo de Prata que optou por não desfilar este Carnaval e sim se preparar com mais tempo e mais qualidade para possivelmente em 2013 já poder ter as condições que pretendem atingir.
Mais uma Escola Nacional que também tenho conhecimento de procedimento identico não desfilando este ano e se preparando bem melhor para o proximo. A Real Imperatriz ( Mealhada ). Será que tem mais alguma ?

- Para a Camara de Ovar que apesar dos tempos de crise aposta bem alto no seu Carnaval.A Fundação do Carnaval de Ovar vai pode contar, este ano, com igual dotação orçamental das edições anteriores. Valeu Ovar. Que show de confiança na potencia do Carnaval nessa localidade.

- Para umas boas surgir que irão acontecer tanto a norte como a sul este Carnaval. Novos talentos vão " aparecer ".... novos mitos também se vão desfazer o que é bom para o Carnaval em geral e para o samba em particular. É só aguardar.

- Para as escolas de samba que estão já trabalhando em pleno e bem para o Carnaval e outras que vendo um pouco mais á frente já estão a trabalhar tanto para o ano inteiro como criando bases para proximos.

- Mais uma vez para a qualidade que iremos ter com alguns sambas de enredo e que com base nos já divulgados e nos que já ouvi me vou deliciando antes de mais algumas grandes obras serem divulgadas .É um enorme prazer também ouvir os sambas do Rio- Grupo Especial- este ano. Que delicia !!!
Sem contar com o tal samba que iremos ouvir TODO O ANO de tão lindo e TÃO IMPORTANTE que é....

AQUI DEIXO ALGUNS TRECHOS( MARAVILHOSOS !!!!) DE VARIOS SAMBAS( Portugal e Rio ) QUE JUNTANDO A OUTROS QUE FALTAM APARECER VÃO FAZER AS NOSSAS DELICIAS.
Tão bom ouvir sambas de Enredo em que o entrosamenïo dos versos com os desenhos melódicos nos faz até arrepiar.( os bons sambas estão ai e não nos lindos refrões somente )
Eis umas maravilhas 2012...outras estão para chegar .
( espero que consigam identificar as Escolas de Samba por estes trechos )

"Nesse cortejo (a herança verdadeira)
A nossa vila (agradece com carinho)
Viva o povo de Angola e o negro rei Martinho"

"Chora, chegou a hora eu não vou ligar
Minha cultura é arte popular
Nasceu em ‘Fundo de Quintal’...... "

"Mensageiro da dor
Liberdade roubou dos meus lugares
Rompendo grilhões, em busca da paz
Na força dos meus ancestrais "

"Quero a alegria da revista
Sorrir para a crise
Acreditar que hoje somos artistas
Marionetes da nossa própria imaginação
Canta meu...... neste palco de ilusão! "


"Samba
Vejo em ti minha verdade
Espalhando na cidade
Lagrimas de emoção
Na força da bateria
A alegria faz pulsar meu coração "

" Tá tudo louco afinal...
Porque o show vai começar.
Vem na musicalidade eu vou...eu vou amor
Hoje o rock virou samba.

Viva Elvis feliz...."


---------------------------------------" Dentro de ti ó cidade ---------------------------
O povo é quem mais ordena
terra da fraternidade.
Grandola vila morena "


Gostava mais que o samba enredo da Charanguinha tivesse sido composto por portugueses mas respeito muito quem escolheram para compor.
WANDERSON MARTINS e JOÃO MARTINS.


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro

.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."