DOMINGO 29 DE JANEIRO 2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para a Camara Municipal de Sesimbra por este ano se preocupar um pouco mais na divulgação do seu grandioso Carnaval. Tem até video promocional. Valeu a pena alertar para o desprezo dado o ano passado. Mas ainda está bem longe do que os grupos e escolas de samba bem merecem e comparando com outros Carnavais pelo país. BEM LONGE.

- Para a confirmação da maior preocupação com as gravações dos sambas de enredo em Portugal. Pena que, quem não tenha condições para o fazer, principalmente em questões tecnicas( excluo as economicas evidentemente) não recorra a quem o sabe fazer. E pelo que me foi informado por 2 amigos que garantem uma grande qualidade de gravação ( Dinis- Trepa de Estarreja e Xando Lopes- UMG) poderia ser possivel gravar os sambas por um preço MUITO mais baixo que gravando aqui a nos estudios a sul e sem falar na qualidade pois isso é só ouvir os sambas do ano passado e os deste ano que se vai verificar uma diferença enorme de qualidade. Para alem da rapidez com que são gravados pois ai maior ainda as diferenças. Mas tem certas coisas ..... ais tais coisas.... que impossibilitam essa visão...esses equivocos.... essas mudanças PARA BEM MELHOR !!!!!

- Para a nossa " RAINHA " das passistas que já está fazendo parte do GRUPO SHOW DE PALCO da Unidos da Tijuca. Isso aí LERAM BEM...GRUPO SHOW da UNIDOS DA TIJUCA.
Pois é ANA ALVES ( PRETA ) vai começar a viajar por todo o Brasil( para a semana já São Paulo) e quem sabe até pela Europa com o grupo de profissionais da Unidos da Tijuca.Uma elite só ao nivel de meia duzia entre as muitas centenas que existem "em cada esquina" do Rio de Janeiro.
Certamente houve quem pensasse que entrar para as passistas da Tijuca no Carnaval bastaria uma "cunha"... que não era nada do "outro mundo " mas sendo selecionada para essa elite aí esta a confirmação que muitos teimaram( e talvez ainda teimem ...?!) em duvidar. Ana Alves é de patamares ( escrevi isso tantas vezes ) INATINGIVEIS por estas bandas.
E nem vou falar do que é pertencer a Grupo Show de qualquer escola no Rio de Janeiro.... NÃO DÁ nem para explicar a dificuldade e importancia de tamanho cargo.....DEIXO COM A VOSSA IMAGINAÇÃO uma possivel percepção do que é isso e conveniente humildade para sentir orgulho na nossa INDESCUTIVEL MELHOR passista de todos os tempos.
Mais noticias( com fotos e videos ) virão por ai para nosso orgulho.

- Para humildade dos grandes sambistas cariocas que se estão diponibilizando para analisar os nossos sambas e tentar com suas criticas que acabemos por melhorar ainda mais em qualidade na feitura dos mesmos. ( isto para quem aceitar....pois tem " os nossos sabichões " que nem aceitam !!! ).


100 NOTA

- PARA MAIS UMA "onda " DE FALTA DE HUMILDADE PARA (NÃO DIZER OUTRAS COISAS) DE " NOVOS EMERGENTES" SAMBISTAS que aprendendo alguma coisa já se julgam superiores ou mais sabedores dos que já cá estavam SABENDO. Enfim..... mais uma coisa que já estava a esperar. Alias tinha avisado que aconteceria. ACONTECEU !!!!

- Para quem NÃO COMPREENDER nem ACEITAR O QUE ESTA ESCRITO EM CIMA COMO EM BAIXO.....

NOTAS FINAIS

NOSSOS SAMBAS DE ENREDO
- Já sendo conhecidos 5 sambas de Enredo em gravações oficias( para alem dos videos que nos possibilitaram já para ter ideia de outros sambas de enredo portugueses- Vila Zimbra- Paraiso Tropical- Batuque do Conde- Bota de Sesimbra - Costa de Prata- Juventude Vareira.) e embora deixando para sambistas entendidos na materia a analise detalhada e votação dos nossos sambas é muito facil.... MUITO FACIL MESMO para mim realçar para já 5 sambas que se destacam bem á vontade dos restantes- Trepa de Estarreja- Vai Quem Quer- Unidos Mato Grosso- Charanguinha e Sócios da Mangueira.
Boas gravações de estudio também vieram reforçar a qualidade superior desses sambas. Em alguns deles tem até momentos espectaculares tanto poeticamente ( o mais importante pois tem de contar o ENREDO.... a melodia vem depois !!!!!!! ) como a nivel de canto.Todos estaremos de acordo que tanto Nuno Bastos ( VQQ ) como Xando Lopes ( UMG ) nos dão uma lição de canto impressionante. Que maravilha ouvir tamanha vocalização.
Que beleza esses 5 sambas. Aguarda-se mais obra boa por ai. Eu sei que tem !!!


Outra boa noticia é que o SAMBA DO ANO ( samba de Huguinho/Franklim ) irá ser tocado e cantado o ano inteiro em varios locais e por varias pessoas. Muito bom pois ficará como um marco no samba em Portugal. E para mais Zeca Afonso merece.
Ah.... esquecia.... amigo ANDRE BASTOS.... a "tua espingarda" anda sendo emitada... mal emitada obviamente ..mas tentarem já é bom pois muito caminho faltara percorrer para DISPARAR como tu. Se é que algum dia conseguem.

VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 22 DE JANEIRO 2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


-A nota 100 de hoje será apenas uma homenagem á beleza de alguns sambas nacionais que já são conhecidos mas desde já com a certeza( porque já os ouvi ) que mais alguns de qualidade estão para breve a ser divulgados.
Junto também a algumas belezas de partes desses sambas nacionais algumas maravilhosas passagens também dos sambas do Rio deste ano.
Vamo-nos se deliciando com o que já esta divulgado pois esse é e será sempre motivo de orgulho para quem gosta de ouvir bons sambas.
COMO NÃO VAI SER SAMBA OFICIAL E PORTANTO NÃO FARÁ PARTE DA LISTA QUE VAI SENDO DIVULGADA AQUI NO BLOG AQUI VOS DEIXO PROVAVELMENTE O MAIS BELO SAMBA DO ANO 2012 E DOS MELHORES DA HISTÓRIA DO SAMBA EM PORTGAL

http://youtu.be/E7oXbkPeef8

100 NOTA

- Para as escolas de samba que não gravam qualquer audio para divulgação dos seus sambas e também para as que insistem em não fazer sambas de enredo originais. ( LETRA E MUSICA )
- Para alguns sambas nacionais de menor qualidade mas que observando ( E ACEITANDO ) criticas construtivas teriam tendencia a melhorar.
- Quanto a outros..... nada a fazer.
Pois é.... VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO 15 DE JANEIRO-2012

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100
- Para o regresso do site do GRES Charanguinha de Ovar agora com novo visual mas com as informações necessarias. Que se mantenha sempre actualizado é o meu desejo.Confira : http://www.charanguinha.ovar.net/


- Mais outra escola de samba de Ovar está com novo site no ar . Gres Juventude Vareira. Valeu. Confira :http://www.juventudevareira.pt.vu/

- Também para o novo site dos Unidos do Mato Grosso que esta para sair talvez nesta semana com a divulgação simultanea do Enredo- Sinopse e samba de Enredo.

- Para a performance da Bateria do Gres Bota no Rego de Sesimbra para com o seu samba de Enredo 2012. Voltará novamente a brilhar e elevar o samba de enredo na avenida certamente.

- Para o Gres Abrigada que apesar de estar o tempo muito limitado até ao Carnaval vai sair com Enredo e samba novo para o Carnaval de Loulé. O bom senso e o respeito pelo que deve ser uma escola de samba ( ter todos os anos um novo samba e um novo enredo e não sair com o mesmo samba e mesmo Enredo. com as fantasias iguais ou apenas alteradas dois anos seguidos ).

- Para mais um golpe no apoio ao samba em Portugal ou até talvez por influencias de forças contrarias. Escola de samba que tentava um apoio importante acabou não concretizando os seus objectivos. Sai a perder o samba.

- Para os novos ventos ( novas intenções ) que sopram na bateria do Gres Trepa Coqueiro de Sesimbra onde começa a separar-se os que realmente querem evoluir , aprender , dos que apenas querem tirar fotos ou "brincar" no Carnaval mascarados de ritimistas ( ou batuqueiros... como gostam de chamar em Sesimbra ). Vai começar por ai o grande avanço nessa ala ( bateria ) nos proximos tempos.

- Para as experiencias, os aprendizados que o actual " director " de bateria da mesma escola vai trazer desta sua estadia de varias semanas no Rio de Janeiro e de tudo o que conseguiu captar para tentar por em pratica por cá. Embora seja bastante dificil pois com a mentalidade " de sabichões " que por aqui temos muita coisa seja complicado de incutir. Ele proprio agora acabou por confirmar e ver essas diferenças nesta sua estadia carioca.

- Para a excelente MEGA FESTA que o Trepa de Estarreja vai realizar no dia 4 de Fevereiro. Será certamente um grande evento tanto pela qualidade das baterias como até pelos seus sambas de Enredo. Boa experiencia para o Trepa no Coqueiro de Sesimbra que pouco habituado a estas andanças ( tiveram uma primeira abordagem já na festa de aniversario do Novo Imperio em Novembro ultimo ) vai constactar ao vivo e a cores certas realidades que não vale a pena estar aqui a repetir. Eles confirmarão depois.

- Para os " nossos sambistas " Ana Alves ( Preta ) e Pedro Canana que se firmaram com toda a competencia na Unidos da Tijuca. Motivo de orgulho para nós portugueses saber do sucesso deles. A nossa maior bandeira como passista de samba- Ana Alves - está impressionando .Como devem estar felizes de estarem concretizando varios sonhos em simultaneo. E se recordarem certos " equivocos " como devem rir disso. Força companheiros. Felicidades.Tem uma linda frase que se aplica plenamente e actualmente a vocês: "Não vivas para que a tua presença seja notada,vive para que a tua ausência seja sentida."...... e de que maneira.... acrescento eu !!!

- Para uma maior dinamica que esta a ser dada na bateria do Gres Paraiso Tropical com a alteração de direção, bem como de toda a escola em geral mas que seja com humildade e reconhecimento do que falta fazer e das limitações pois só assim atingirão algo de bom ( serve o conselho para todas as alas).


100 NOTA

- Contrariamente aos bons ventos( boas intenções ) que sopram na bateria do Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra tem uns VENTOS CONTRARIOS que sopram em algumas escolas de samba e baterias em particular e assim nunca se irá separar os que realmente querem evoluir , aprender , dos que apenas querem tirar fotos ou brincar no Carnaval mascarados de ritimistas ( ou batuqueiros ). O atraso e as diferenças começam logo aí !!!

- Para o atraso na definição da programação da SUPERFOLIA ( Carnaval no Pavilhão de Sesimbra ).


NOTA FINAL

Pela primeira vez, em já tantos anos de samba tanto aqui em Portugal como os 3 anos no Rio de Janeiro, não me foi facil decidir como iria ser este meu Carnaval 2012.

Com ponderação e muita refexão este fim de semana tomei a resolução final.
Tendo em conta dois factores que são o entusiasmo e a paixão doida que tenho em tocar tamborim bem como pelo respeito por algumas individualidades e pelo emblema Gres Bota no Rego de Sesimbra definitivamente resolvi desfilar na bateria da escola.
Foram, e SÃO SOMENTE ESTES, os motivos que fazem com que este Carnaval eu volte a desfilar pelo Gres Bota de Sesimbra
Estarei como sempre dedicado, aliás como foi e será sempre meu lema, o que serve também dizer que estarei com total disponibilidade até ao Carnaval com a bateria azul e branca.

Estou para somar. Para ajudar. Pois o estar por estar, e se mascarar de sambista no Carnaval, NUNCA será minha postura nem meu lema. NUNCA !!!
Não darei o gostinho especial a algumas pessoas de me ver pelas costas. Talvez antes disso mais algumas coisas sejam esclarecidas e muitos mais equivocos venham a ser desfeitos o que seria até bastante util.


Pois é....
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......

SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".

DOMINGO- 8 DE JANEIRO 2012

NOTA 100

- Para o evento SUPERFOLIA em Sesimbra que vai tentar reeditar as grandiosas noites de Carnaval no Pavilhão de Sesimbra.
Que esta nova geração corresponda ao esforço que esta a ser feito e que tenha a mesma folia e a mesma alegria para brincar o Carnaval de uma forma grandiosa e saudavel como era feito á uns anos atras naquele mesmo pavilhão.

- Para o regresso do Grupo Samba Troupe ao activo o que é um reforço para mais samba em Portugal.

- Para o bom senso da nova Escola de Samba Corvo de Prata que optou por não desfilar este Carnaval e sim se preparar com mais tempo e mais qualidade para possivelmente em 2013 já poder ter as condições que pretendem atingir.
Mais uma Escola Nacional que também tenho conhecimento de procedimento identico não desfilando este ano e se preparando bem melhor para o proximo. A Real Imperatriz ( Mealhada ). Será que tem mais alguma ?

- Para a Camara de Ovar que apesar dos tempos de crise aposta bem alto no seu Carnaval.A Fundação do Carnaval de Ovar vai pode contar, este ano, com igual dotação orçamental das edições anteriores. Valeu Ovar. Que show de confiança na potencia do Carnaval nessa localidade.

- Para umas boas surgir que irão acontecer tanto a norte como a sul este Carnaval. Novos talentos vão " aparecer ".... novos mitos também se vão desfazer o que é bom para o Carnaval em geral e para o samba em particular. É só aguardar.

- Para as escolas de samba que estão já trabalhando em pleno e bem para o Carnaval e outras que vendo um pouco mais á frente já estão a trabalhar tanto para o ano inteiro como criando bases para proximos.

- Mais uma vez para a qualidade que iremos ter com alguns sambas de enredo e que com base nos já divulgados e nos que já ouvi me vou deliciando antes de mais algumas grandes obras serem divulgadas .É um enorme prazer também ouvir os sambas do Rio- Grupo Especial- este ano. Que delicia !!!
Sem contar com o tal samba que iremos ouvir TODO O ANO de tão lindo e TÃO IMPORTANTE que é....

AQUI DEIXO ALGUNS TRECHOS( MARAVILHOSOS !!!!) DE VARIOS SAMBAS( Portugal e Rio ) QUE JUNTANDO A OUTROS QUE FALTAM APARECER VÃO FAZER AS NOSSAS DELICIAS.
Tão bom ouvir sambas de Enredo em que o entrosamenïo dos versos com os desenhos melódicos nos faz até arrepiar.( os bons sambas estão ai e não nos lindos refrões somente )
Eis umas maravilhas 2012...outras estão para chegar .
( espero que consigam identificar as Escolas de Samba por estes trechos )

"Nesse cortejo (a herança verdadeira)
A nossa vila (agradece com carinho)
Viva o povo de Angola e o negro rei Martinho"

"Chora, chegou a hora eu não vou ligar
Minha cultura é arte popular
Nasceu em ‘Fundo de Quintal’...... "

"Mensageiro da dor
Liberdade roubou dos meus lugares
Rompendo grilhões, em busca da paz
Na força dos meus ancestrais "

"Quero a alegria da revista
Sorrir para a crise
Acreditar que hoje somos artistas
Marionetes da nossa própria imaginação
Canta meu...... neste palco de ilusão! "


"Samba
Vejo em ti minha verdade
Espalhando na cidade
Lagrimas de emoção
Na força da bateria
A alegria faz pulsar meu coração "

" Tá tudo louco afinal...
Porque o show vai começar.
Vem na musicalidade eu vou...eu vou amor
Hoje o rock virou samba.

Viva Elvis feliz...."


---------------------------------------" Dentro de ti ó cidade ---------------------------
O povo é quem mais ordena
terra da fraternidade.
Grandola vila morena "


Gostava mais que o samba enredo da Charanguinha tivesse sido composto por portugueses mas respeito muito quem escolheram para compor.
WANDERSON MARTINS e JOÃO MARTINS.


VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro

.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."

RESCALDO 2011- PRESPECTIVAS 2012

RESCALDO 2011
Foi sem duvida um ano de muita actividade para os sambistas e escolas de samba que vão trabalhando e se dedicando não só para o Carnaval pois esses e essas alem de não se divertirem durante o ano vão ficando para tras em todo o genero de evolução.Percorrendo a coluna central do blog poderão recordar alguns desses momentos no ano de 2011.


Para alem dos habituais desfiles de Carnaval em varias localidades( com e sem vencedores ) realizaram-se também varios Carnavais de Verão, bem como varias festas de samba e festas de aniversario de algumas escolas.Mais um Trofeu Nacional de Samba se realizou e com ele toda a polemica mas também todo o entusiasmo que já vai gerando no seio das escolas de samba em Portugal.

O verão foi um ponto alto com a realização do 1º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra e que relançou muitas e agradaveis noites de samba no Bar Vista Mar. De realçar a presença também este ano de alguns sambistas do norte visitando Sesimbra para alem do Encontro de Baterias e que ajudaram a animar essas rodas de samba.

Foi o ano do reencontro entre 3 grandes baluartes do samba em Portugal( Reinaldo, Ricardo Mira e Xando Lopes) que originou um agradavel convivio no Bar do Leta em Setubal.
Grande actividade também para os Grupos de samba existentes em Portugal e que se espera poder ainda aumentar pois será tanto melhor para eles como para os amantes de samba.

2011 foi um ano de alguns bons Sambas de Enredo portugueses( reconhecidos por sambistas e compositores brasileiros oque nos deixa bastante orgulhosos)e também de alguns bem conseguidos Enredos.
Foi em suma um ano de nitido progresso em varias variantes do samba e das escolas de samba.
Claro que infelizmente não em todas pois teve até casos de escolas que mesmo já com baixa qualidade ainda regrediram mais.
Foi no seu todo um ano de bastante convivio entre os sambistas e as escolas e com um intercambio cada vez maior entre o norte e o sul o que só fará com ambos tirem proveito disso.

Foi um ano em que algumas coisas se foram clarificando e até em alguns casos se desmistificando no seio do samba em Portugal.
Claro que também houve com isso algumas convulsões nos seios de algumas escolas mas também muitos equivocos se foram desfazendo o que tornou bem mais facil e mais certos os caminhos a seguir, mesmo que pelo meio surjam " os talibans do samba ".... (como se auto-proclamaram), alguns casalinhos que andam á deriva no samba, algumas " donas " tentando lançar as suas, frustações , ignorancias, más intenções e principalmente muita inveja tanto para cima de grandes sambistas como para me atingirem.
Tiveram a resposta condigna e á letra mas o mais importante ,e que é a principal, a comunidade ficou a saber ( eu tive o prazer de os indicar em varios locais para ficarem bem conhecidos ) quem eles eram. A comunidade que anda nisto com o real sentido e não só para se mascararem ou " divertirem " no Carnaval ficou assim a conhecer melhor esta especie de sambistas.
Até nisso foi um ano benefico e de evolução.
Foi certamente para muitos também um ano de novas amizades que o samba sempre acaba proporcionando e esse é um dos muitos meritos que esta nossa paixão nos proporciona.

Vamu-ki-Vamu
ADEUS 2011.

PRESPECTIVAS 2012

Não vai ser um ano facil principalmente para as escolas de samba que tem vindo a evoluir muito nos ultimos anos pois com os orçamentos bem mais apertados este ano vai haver certamente muitos cortes em quantidade como em qualidade de materiais para a concepção das suas fantasias e adereços.
E é pena pois alguns bons enredos mereciam outra condição para serem desenvolvidos. Mas acredito na improvisação e inspiração dos carnavalescos para darem o melhor seguimento ás suas ideias.

Vai certamente ser um ano com alguns bons sambas ( pois já ouvi e já se conhecem alguns deles,e também aquele que será a grande surpresa, o samba do ano, para mim, e já para varias pessoas, esteja em breve para ser divulgado e não seja samba oficial de nenhuma escola. )
De alguns samba já se esperaria isso, outros nem tanto, outros alguma decepção e depois os que não se pode esperar mais.
De lamentar mais uma vez o atraso com que os sambas são gravados e divulgados. Com gravações mais antecipadas muito mais divulgado e mais cantado ( isto sem duvida absolutamente nenhuma !!!!! ) seria tanto pela sua comunidade como até pelos amantes do samba em geral. Um mês antes ou até em alguns casos menos, é na realidade dar muito pouco valor ao quesito samba de enredo. E se repararmos que por vezes tem casos de Enredos já definidos em Outubro........

Prespectiva-se que o 2º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra ( já com data marcada -27/28/29 de Julho) seja um acontecimento ainda mais grandioso que o anterior pois esta anunciado com mais antecedencia e será bem mais divulgado e preparado.
Que a crise e as dificuldades economicas em 2012 não impossibilitem a realização dos habituais Carnavais de Verão e das habituais festas de samba.

Por falar em samba termino com um pequeno " alerta " para esse quesito tão importante em escolas de samba. São factos reais que se vê notando cada vez mais e que julgo ter que ser melhorado.
Lembro que no inicio de meu blog e quando comecei a desfilar em Sesimbra chamar a atenção para o trabalho das baterias( no Bota já estava nessa sintonia de "alerta " Ricardo Alves e Andrade e por isso era uma saudavel excepção.) e das diferenças que existiam com as baterias do norte do pais. Foi mal entendido e não aceitaram essa realidade . Tiveram de vir as provas concretas: Trofeu Nacional em que uma bateria misturada com elementos de varias escolas de Sesimbra mas sem a minima preparação se deparou com essa realidade. RECORDANDO ESSE MOMENTO E DIFERENÇAS :http://youtu.be/1_zSxsv1jpA
Foram "cilindrados" autenticamente e viram ao vivo e a cores o que já era real se tivessem acompanhado nos ano 90 o nivel que já tinham quando iam ás festas da Abrigada por exemplo.ANO de 1996 POR EXEMPLO : http://youtu.be/e8NJrG6C0r4 ( mas havia o tal mito.. o tal ego... que por terem muitos anos nada tinham a aprender com ninguem, quando estava pelo contrario TUDO ERRADO ).Depois com a internet, com as presenças no Trofeu Nacional: http://youtu.be/Q0Ob0kZ59wE e outras festas de samba a norte bem como os intercambios que se foram sucedendo e com alguns jovens ritimistas que já com outra visão compreenderam a realidade e tudo começou a mudar e agora com trabalho estão a caminhar no bom sentido. Mas não foi facil entenderem isso ( como ainda não o é para mentes tacanhas que nunca vão evoluir ).
Como não vai ser facil entenderem o que se esta também a passar com o samba de enredo.
Vou ser certamente mal entendido como o fui com as baterias ...para daqui a uns tempos...uns anos, me darem razão de uma coisa que é bem real .É TÃO EVIDENTE !!!
Algo tem de mudar na concepção, na construção, na cultura, no aprendizado para se compor sambas de enredo nas escolas de samba a sul.
Sem mais conversa aguardem os audios de todos os sambas, aguardem as criticas de quem sabe( pois se fosse eu a faze-las seria cruxificado ) e mais uma vez como já o foram nos anos anteriores as diferenças são por mais evidentes salvo uma ou outra exepção .
São factos REAIS !!! Engraçado que devo estar a ser analizado como no caso das baterias ( o que não me devem até estar a chamar agora ?? )..... mas acho graça pois sei que daqui a uns tempos vão-me dar razão.
Vamos mudar.... em alguns casos "DEIXEM" MUDAR...evoluir. É um alerta saudavel pois é para melhorar a qualidade de um quesito importantissimo em escola de samba e se levam a mal e não aceitam problema vosso quem vai perder é o samba que pode, e deve melhorar sempre.
Vamu-ki-Vamu... que atras vem gente e o Carnaval está ai á porta.

FELIZ 2012 para todos.
Saudações sambistas

SEXTA-FEIRA 16 DE DEZEMBRO-2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100



- Para 4 sambas nacionais ( Sócios da Mangueira, Trepa de Estarreja, Vai Quem Quer E Unidos do Mato Grosso ) que tem uma grande qualidade e vão disparados como os melhores até agora dos conhecidos.

- Também para o samba do Gres Batuque que embora não sendo o melhor samba que a escola já apresentou ( sem duvida foi o de 2010 ) é até agora o melhor de todos os sambas já conhecidos a sul.
Confira em videos apesar da má qualidade sonora de um deles.
http://youtu.be/PINCh7iS_Hc - SAMBA DE ENREDO COM A LETRA
- Para Ana Alves ( ex Rainha de Bateria do Gres Bota de Sesimbra ) e seu marido o Ex.interprete da mesma escola Pedro Canana por irem ter o previlegio de desfilar na Sapucaí em cargos que só para quem esta desfazado destas coisas de escolas de samba no Rio pode pensar que é coisa facil. Pois bem. ...não é !!!! São dois lugares, a Ana como PASSISTA e Pedro na HARMONIA de uma escola do topo , uma escola que luta todos os anos para o titulo. A Unidos da Tijuca. Valeu amigos. São patamares que por aqui nem tem o minimo de noção daquilo que significam e VALEM.
Pode conferir já fotos do ensaio no site da Unidos da Tijuca :
http://unidosdatijuca.com.br/2011/12/ensaio-de-quadra-10122011/

E também primeira reportagem fotografica em : http://www.sidneyrezende.com/noticia/155499+gracyanne+barbosa+mostra+samba+no+pe+no+ultimo+ensaio+da+tijuca

- Para a reinauguração este domingo da Quadra da " minha " União da Ilha do Governador. Pelo que já me disseram ESTA LINDA DEMAISSSSSSSSS !!!!!!!!!

FOTO( palco ) DOS ACABAMENTOS ONTEM(dia 15 )NA QUADRA
Confira em fotos toda a evolução desde o inicio das obras até ao mes passado aqui no blog ou em : https://picasaweb.google.com/103050556253545050427/OBRASNAQUADRADAUNIAODAILHA?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMWq95PS7ZuhmgE&feat=directlink#

- Para o bom trabalho que a bateria do Gres Bota de Sesimbra tem vindo a fazer nos ultimos tempos principalmente com o naipe de caixas que era o mais desfavorecido e já com todos os naipes nos primeiros ajustes( bossas muito gostosas ) com o samba enredo.

-Para o inicio do projecto conjunto entre a Bateria de Alhos Vedros e o Gres Batuque do Conde para futuras actuações extra Carnaval.

Confira o video :http://youtu.be/MheKdreJKOQ

100 NOTA


- Para o atraso em certas escolas em divulgarem os seus Enredos e Sinopses. Em alguns casos até é compreensivel ( tem até um caso que essa espera é necessaria mas que depois nada vai ficar como era no samba em Portugal !!!!! ) noutros nem tanto . Mas tem os tais casos que vão ficando normais...banais.


- Para o esforço que vai ter de ser dispendido pelas escolas de samba no proximo Carnaval face á diminuição de verbas concedidas pelas Camaras. Veremos se muitas das escolas conseguem com sua imaginação e improviso manter a mesma qualidade que estavam a ter pois neste ultimo ano a nivel de fantasias e adereços ficou clara uma tremenda evolução.


NOTAS FINAIS

TERMINO COM 2 TEXTOS MARAVILHOSOS.

SHOW DE BOLA. SHOW DE REALIDADE E VERDADE ONDE MUITA COISA SE APLICA TAMBÉM EM PORTUGAL

"ANDAM DIZENDO QUE O SAMBA DE HOJE NÃO PRECISA TER BOA MELODIA OU LETRA NO MÍNIMO DECENTE.
DIZEM QUE TEM QUE TER "PEGADA"; DIZEM QUE TEM QUE TER A "CARA" DA ESCOLA.
DIZEM QUE O POVO CANTA E DANÇA QUALQUER COISA ALEGRINHA, BATUCADA POR UMA FURIOSA BATERIA E GRITADA POR UM ANIMADOR IRADO. COMO NO FUNK. É O BONDE DO BATIDÃO!
DIZEM QUE ASSIM É O SAMBA MODERNO.
DIZEM QUE TEM QUE SER FUNCIONAL E QUE NA AVENIDA É QUE VAMOS SABER SE O SAMBA É BOM.
DIZEM QUE RAINHA DE BATERIA NÃO TEM QUE SABER SAMBAR, NÃO PRECISA NEM SER DA COMUNIDADE. TEM É QUE SER GOSTOSA COMO AS MULHERES-FRUTAS QUE ESTÃO DOMINANDO AS QUADRAS.
DIZEM QUE A GRAVAÇÃO É IMPORTANTE; QUE A GRAVAÇÃO NÃO É IMPORTANTE.
DIZEM QUE O SAMBA VAI CRESCER NA QUADRA, DIZEM QUE VAI CANSAR NA AVENIDA.
DIZEM QUE ESTÁ ACABANDO; DIZEM QUE ESTÁ RENASCENDO.
SABE O QUE EU ACHO ? EU ACHO QUE NÃO SABEM O QUE DIZEM.


e por isso.................................

"-DIZEM......
Para justificar o que fazem.
Fazem porque deixamos que façam.
Deixamos por medo ? Para manter o status quo ? Por acomodação ? Por que
julgamos não termos nada com isso ?
É do povo a voz que canta o samba durante os desfiles.
do povo o talento em compor. A TV ainda não faz samba, só está
determinando como deve ser o samba de consumo.
É do povo a ginga que encanta o turista. A TV e os poderosos não sabem
sambar; não sabem nem batucar; não conseguem rimar. Mas dizem COMO tudo
deve ser feito; embora não saibam de nada.
É do povo que se lembram na hora de pedir que compareçam aos ensaios, pedir
que cantem com garra, pedir que ajudem a confeccionar fantasias.
É do povo que pedem ajuda para serem eleitos.
É o povo que dá audiência; é para o povo que são feitas as propagandas.
Só o povo que não vê que têm o poder."


Ambos os textos de Barbieri.

NOTA 100 VS 100 NOTA volta agora só em 2012.
Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

PARA TODOS .

UM REVEILLON CHEIO DE ALEGRIA

.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/ Janeiro

.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."

SEXTA-FEIRA 09 DE DEZEMBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para mais uma ação de solidariedade levada a cabo pelo Gres Bota de Sesimbra que tem o nome de :
BOTA aqui e…partilhe - 2011”
Esta iniciativa vai ter lugar na sede social do G.R.E.S. Bota no Rego entre os dias 1 e 18 de Dezembro, com o horário compreendido entra as 21h e as 00h durante a semana e as 15:30h e as 00h aos sábados e domingos e culmina no dia 18 na já tradicional Festa de Natal do G.R.E.S. Bota no Rego no cineteatro municipal João Mota em Sesimbra pelas 17h.
Toda a recolha efectuada será entregue à Paroquia de Sesimbra e do Castelo, à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e ao Rotary Club de Sesimbra

- Para mais um samba de boa qualidade que ouvi recentemente ( Trepa de Estarreja ) que se vai juntar aos outros 2 que já tinha mencionado ( Sócios da Mangueira e Unidos do Mato Grosso) e que deixam qualquer amante de bons sambas de enredo feliz.

- Para o excelente espectaculo proporcionado pelos grupos Papo de Samba e Sambalêlê em conjunto formando " Papo de Sambalêlê " comprvado pelo video :

http://youtu.be/UVrdrZvlddo

- Para o concurso de samba de enredo no Gres Paraiso Tropical que teve 4 sambas na disputa o que para o primeiro ano é excelente. Veja no blog-coluna central- O SAMBA VENCEDOR ( autoria de Ricardo Alves- Chora )

- Para a maior intensidade de trabalho e de dedicação que algumas escolas de samba estão adoptando, pena só o facto de em alguns casos quem ensina , quem dirige, não ter os conhecimentos suficientes para tal e casos á que" não deixam " ensinar quem tem condições para tal.

-Para o video testemunho da obra que ficará para a historia do Gres A Rainha. Veja as varias fases da construção da melhor e mais bonita sede de escolas de samba em Portugal : A REALIZAÇÃO DE UM SONHO :

 
 
100 NOTA
NÃO VAI TER 100 NOTA ESTA SEMANA POIS É HORA DE JUNTAR TODAS E SAIR TUDO DE UMA VEZ . Agora apenas é hora de rir...rir muito.

NOTAS FINAIS

Testemunhado nos videos que podem ser vistos aqui no blog (https://docs.google.com/document/d/11fMhqy6PVXqrX34a69yqG3Ioeenj3NmDo0KNexYv8pM/edit?hl=pt_PT ) o ano de 2000 para alem de ter sido de comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil ( foi Enredo obrigatorio para todas as escolas de samba com cada uma falando das diversas fases dessa história) foi também um ano de outros acontecimentos importantes para o samba em Portugal como até para mim particularmente.

Um dos grandes acontecimentos para o samba em Portugal foi o desfile no Verão no actual Parque das Nações ( ex..Expo ). Pena não ter tido o tratamento ideal pois a transmição EM DIFERIDO apenas passou pelas 5 da manhã na televisão e não ter tido continuidade nos anos seguintes. Mas foi uma enriquecedora experiencia para as escolas e os sambistas participantes
CONFIRA:
CARNAVAL DE VERÃO- KIA- EXPO-LISBOA

A nivel particular o ano de 2000 ainda me reservou a imensa felicidade junto com mais 4 elementos do Gres Capricho de Abrigada de ter desfilado no Sambodromo no desfile das Campeãs no Projecto chamado Unidos do Mundo
Confira fotos e videos e a letra do samba:

UNIDOS DO MUNDO

LETRA DO SAMBA DE ENREDO DE MARTINHO DA VILA PARA A UNIDOS DO MUNDO
Declaração Universal de Amor
Martinho da Vila

Meu amor, meu prazer
Viajei pra te ver

Singrei os mares tal qual navegantes de Sagres
Cruzei os ares como o genial Santos Dumont
Pra carnavalizar com a Bandeira Brasileira
E confratenizar no Desfile da Campeãs

Eu vim cantar, eu vim dançar e me exibir
Mas sei que os sambistas desfilam
Não é só para se divertir

(Eu te amo)
Eu te amo, eu te amo
Eu te amo Brasil
E vim desejar muitas felicidades
No Ano Dois Mil

Ouvindo bons sambas
A tua cultura eu entendi
E em qualquer país
Quando posso eu falo por ti

Já contei tua história
Através dos teus sambas-enrêdo
Sou a Unidos do Mundo
O samba para mim já não tem mais segredo
Sou a Unidos do Mundo
E o samba pra mim já não tem mais segredo, meu amor
 
Outro bom momento acabou sendo a primeira vez que fiz uma letra para samba e qe foi depois musicado pelo Ricardo Mira.Ficou como o Hino da Escola de samba Gres Capricho de Abrigada.Como curiosidade foi olhando para o emblema que tudo saiu natural e facilmente.

HINO DO GRES ABRIGADA
NOSSA BANDEIRA

UMA LIRA CHEGOU ------- lira ao centro do emblema
NO RAIAR DE 89 --------- data da fundação da escola
DE REPENTE ELA DEIXOU
ESSA EMOÇÃO QUE COMOVE

SE ENVOLVEU NUMA COROA ------coroa de louros ao seu redor
FEITA DE LOUROS EM PAR
NO MEIO DE GENTE BOA
FEZ O PANDEIRO TOCAR --------pandeiro no centro do emblema

COLORIU ( COLORIU )
COM BASE VERMELHO E BRANCO ------ cores base da escola
SALPICADO DE AMARELO ------ cor base da lira
VERDE E PRETO O SEU ENCANTO ------ cores que entram nos contornes da estrela

E ASSIM... ( E ASSIM )
SE FEZ A NOSSA BANDEIRA
LINDAMENTE POPULAR
DE UMA BELEZA SEM FIM,
É A ABRIGADA , NÃO POSSO NEGAR
Veja em video
Termino com uma historia do ano 2000 envolvendo um dos baluartes da Mangueira
Darci... Darci da Mangueira.
Desde á muitos anos atrás( anos 90 ) ainda sem internet e sem toda a facilidade que se tem de partilhar e ter contactos, tinha o habito de escrever para as escolas de samba do Rio e de São Paulo pedindo camisetas, galhardetes, autocolantes, bonés ..enfim o mais variado tipo de coisas. Em 97 tendo o contacto da morada de Darci que tinha sido dada pelo Dr Ricardo Mira das suas primeiras idas ao Rio escrevi uma carta pedindo uma camiseta da Mangueira e nela coloquei 100 escudos. Entretanto perdi esse contacto e fiquei convencido que definitivamente tinha perdido esse dinheiro e essas coisas que tinha pedido. Não mais lembrei disso.
Ano de 2000. Terreirão do Samba. Junto com Ricardo Mira ( estavamos no Rio para o desfile dos Unidos do Mundo ) acabámos por testemunhar uma coisa que até hoje me faz arrepiar e ter lagrimas nos olhos. Ricardo tinha combinado encontrar com Darci no Terreirão e eis que quando nos juntamos os 3 ele leva a mão ao bolso e me entrega essa mesma carta ainda com os 100 escudos lá dentro e me informando que nunca pode satisfazer o meu pedido pois não tinha escrito o remetente ( minha morada ) na mesma. Recordarei toda a vida esse momento magico de honestidade e de elevada moral. Guardarei essa carta para sempre. SALVÉ DARCI.

 
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......


SAUDAÇÔES SAMBISTAS

CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/ Janeiro.

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."