" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para o regresso do site do GRES Charanguinha de Ovar agora com novo visual mas com as informações necessarias. Que se mantenha sempre actualizado é o meu desejo.Confira : http://www.charanguinha.ovar.net/
- Mais outra escola de samba de Ovar está com novo site no ar . Gres Juventude Vareira. Valeu. Confira :http://www.juventudevareira.pt.vu/
- Também para o novo site dos Unidos do Mato Grosso que esta para sair talvez nesta semana com a divulgação simultanea do Enredo- Sinopse e samba de Enredo.
- Para a performance da Bateria do Gres Bota no Rego de Sesimbra para com o seu samba de Enredo 2012. Voltará novamente a brilhar e elevar o samba de enredo na avenida certamente.
- Para o Gres Abrigada que apesar de estar o tempo muito limitado até ao Carnaval vai sair com Enredo e samba novo para o Carnaval de Loulé. O bom senso e o respeito pelo que deve ser uma escola de samba ( ter todos os anos um novo samba e um novo enredo e não sair com o mesmo samba e mesmo Enredo. com as fantasias iguais ou apenas alteradas dois anos seguidos ).
- Para mais um golpe no apoio ao samba em Portugal ou até talvez por influencias de forças contrarias. Escola de samba que tentava um apoio importante acabou não concretizando os seus objectivos. Sai a perder o samba.
- Para os novos ventos ( novas intenções ) que sopram na bateria do Gres Trepa Coqueiro de Sesimbra onde começa a separar-se os que realmente querem evoluir , aprender , dos que apenas querem tirar fotos ou "brincar" no Carnaval mascarados de ritimistas ( ou batuqueiros... como gostam de chamar em Sesimbra ). Vai começar por ai o grande avanço nessa ala ( bateria ) nos proximos tempos.
- Para as experiencias, os aprendizados que o actual " director " de bateria da mesma escola vai trazer desta sua estadia de varias semanas no Rio de Janeiro e de tudo o que conseguiu captar para tentar por em pratica por cá. Embora seja bastante dificil pois com a mentalidade " de sabichões " que por aqui temos muita coisa seja complicado de incutir. Ele proprio agora acabou por confirmar e ver essas diferenças nesta sua estadia carioca.
- Para a excelente MEGA FESTA que o Trepa de Estarreja vai realizar no dia 4 de Fevereiro. Será certamente um grande evento tanto pela qualidade das baterias como até pelos seus sambas de Enredo. Boa experiencia para o Trepa no Coqueiro de Sesimbra que pouco habituado a estas andanças ( tiveram uma primeira abordagem já na festa de aniversario do Novo Imperio em Novembro ultimo ) vai constactar ao vivo e a cores certas realidades que não vale a pena estar aqui a repetir. Eles confirmarão depois.
- Para os " nossos sambistas " Ana Alves ( Preta ) e Pedro Canana que se firmaram com toda a competencia na Unidos da Tijuca. Motivo de orgulho para nós portugueses saber do sucesso deles. A nossa maior bandeira como passista de samba- Ana Alves - está impressionando .Como devem estar felizes de estarem concretizando varios sonhos em simultaneo. E se recordarem certos " equivocos " como devem rir disso. Força companheiros. Felicidades.Tem uma linda frase que se aplica plenamente e actualmente a vocês: "Não vivas para que a tua presença seja notada,vive para que a tua ausência seja sentida."...... e de que maneira.... acrescento eu !!!
- Para uma maior dinamica que esta a ser dada na bateria do Gres Paraiso Tropical com a alteração de direção, bem como de toda a escola em geral mas que seja com humildade e reconhecimento do que falta fazer e das limitações pois só assim atingirão algo de bom ( serve o conselho para todas as alas).
100 NOTA
- Contrariamente aos bons ventos( boas intenções ) que sopram na bateria do Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra tem uns VENTOS CONTRARIOS que sopram em algumas escolas de samba e baterias em particular e assim nunca se irá separar os que realmente querem evoluir , aprender , dos que apenas querem tirar fotos ou brincar no Carnaval mascarados de ritimistas ( ou batuqueiros ). O atraso e as diferenças começam logo aí !!!
- Para o atraso na definição da programação da SUPERFOLIA ( Carnaval no Pavilhão de Sesimbra ).
NOTA FINAL
Pela primeira vez, em já tantos anos de samba tanto aqui em Portugal como os 3 anos no Rio de Janeiro, não me foi facil decidir como iria ser este meu Carnaval 2012.
Com ponderação e muita refexão este fim de semana tomei a resolução final.
Tendo em conta dois factores que são o entusiasmo e a paixão doida que tenho em tocar tamborim bem como pelo respeito por algumas individualidades e pelo emblema Gres Bota no Rego de Sesimbra definitivamente resolvi desfilar na bateria da escola.
Foram, e SÃO SOMENTE ESTES, os motivos que fazem com que este Carnaval eu volte a desfilar pelo Gres Bota de Sesimbra
Estarei como sempre dedicado, aliás como foi e será sempre meu lema, o que serve também dizer que estarei com total disponibilidade até ao Carnaval com a bateria azul e branca.
Estou para somar. Para ajudar. Pois o estar por estar, e se mascarar de sambista no Carnaval, NUNCA será minha postura nem meu lema. NUNCA !!!
Não darei o gostinho especial a algumas pessoas de me ver pelas costas. Talvez antes disso mais algumas coisas sejam esclarecidas e muitos mais equivocos venham a ser desfeitos o que seria até bastante util.
Pois é....
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO".
DOMINGO- 8 DE JANEIRO 2012
Publicada por
Antonio Guerreiro
on domingo, 8 de janeiro de 2012
/
NOTA 100
- Para o evento SUPERFOLIA em Sesimbra que vai tentar reeditar as grandiosas noites de Carnaval no Pavilhão de Sesimbra.
Que esta nova geração corresponda ao esforço que esta a ser feito e que tenha a mesma folia e a mesma alegria para brincar o Carnaval de uma forma grandiosa e saudavel como era feito á uns anos atras naquele mesmo pavilhão.
- Para o regresso do Grupo Samba Troupe ao activo o que é um reforço para mais samba em Portugal.
- Para o bom senso da nova Escola de Samba Corvo de Prata que optou por não desfilar este Carnaval e sim se preparar com mais tempo e mais qualidade para possivelmente em 2013 já poder ter as condições que pretendem atingir.
Mais uma Escola Nacional que também tenho conhecimento de procedimento identico não desfilando este ano e se preparando bem melhor para o proximo. A Real Imperatriz ( Mealhada ). Será que tem mais alguma ?
- Para a Camara de Ovar que apesar dos tempos de crise aposta bem alto no seu Carnaval.A Fundação do Carnaval de Ovar vai pode contar, este ano, com igual dotação orçamental das edições anteriores. Valeu Ovar. Que show de confiança na potencia do Carnaval nessa localidade.
- Para umas boas surgir que irão acontecer tanto a norte como a sul este Carnaval. Novos talentos vão " aparecer ".... novos mitos também se vão desfazer o que é bom para o Carnaval em geral e para o samba em particular. É só aguardar.
- Para as escolas de samba que estão já trabalhando em pleno e bem para o Carnaval e outras que vendo um pouco mais á frente já estão a trabalhar tanto para o ano inteiro como criando bases para proximos.
- Mais uma vez para a qualidade que iremos ter com alguns sambas de enredo e que com base nos já divulgados e nos que já ouvi me vou deliciando antes de mais algumas grandes obras serem divulgadas .É um enorme prazer também ouvir os sambas do Rio- Grupo Especial- este ano. Que delicia !!!
Sem contar com o tal samba que iremos ouvir TODO O ANO de tão lindo e TÃO IMPORTANTE que é....
AQUI DEIXO ALGUNS TRECHOS( MARAVILHOSOS !!!!) DE VARIOS SAMBAS( Portugal e Rio ) QUE JUNTANDO A OUTROS QUE FALTAM APARECER VÃO FAZER AS NOSSAS DELICIAS.
Tão bom ouvir sambas de Enredo em que o entrosamenïo dos versos com os desenhos melódicos nos faz até arrepiar.( os bons sambas estão ai e não nos lindos refrões somente )
Eis umas maravilhas 2012...outras estão para chegar .
( espero que consigam identificar as Escolas de Samba por estes trechos )
"Nesse cortejo (a herança verdadeira)
A nossa vila (agradece com carinho)
Viva o povo de Angola e o negro rei Martinho"
"Chora, chegou a hora eu não vou ligar
Minha cultura é arte popular
Nasceu em ‘Fundo de Quintal’...... "
"Mensageiro da dor
Liberdade roubou dos meus lugares
Rompendo grilhões, em busca da paz
Na força dos meus ancestrais "
"Quero a alegria da revista
Sorrir para a crise
Acreditar que hoje somos artistas
Marionetes da nossa própria imaginação
Canta meu...... neste palco de ilusão! "
"Samba
Vejo em ti minha verdade
Espalhando na cidade
Lagrimas de emoção
Na força da bateria
A alegria faz pulsar meu coração "
" Tá tudo louco afinal...
Porque o show vai começar.
Vem na musicalidade eu vou...eu vou amor
Hoje o rock virou samba.
Viva Elvis feliz...."
---------------------------------------" Dentro de ti ó cidade ---------------------------
O povo é quem mais ordena
terra da fraternidade.
Grandola vila morena "
Gostava mais que o samba enredo da Charanguinha tivesse sido composto por portugueses mas respeito muito quem escolheram para compor.
WANDERSON MARTINS e JOÃO MARTINS.
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro
.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
- Para o evento SUPERFOLIA em Sesimbra que vai tentar reeditar as grandiosas noites de Carnaval no Pavilhão de Sesimbra.
Que esta nova geração corresponda ao esforço que esta a ser feito e que tenha a mesma folia e a mesma alegria para brincar o Carnaval de uma forma grandiosa e saudavel como era feito á uns anos atras naquele mesmo pavilhão.
- Para o regresso do Grupo Samba Troupe ao activo o que é um reforço para mais samba em Portugal.
- Para o bom senso da nova Escola de Samba Corvo de Prata que optou por não desfilar este Carnaval e sim se preparar com mais tempo e mais qualidade para possivelmente em 2013 já poder ter as condições que pretendem atingir.
Mais uma Escola Nacional que também tenho conhecimento de procedimento identico não desfilando este ano e se preparando bem melhor para o proximo. A Real Imperatriz ( Mealhada ). Será que tem mais alguma ?
- Para a Camara de Ovar que apesar dos tempos de crise aposta bem alto no seu Carnaval.A Fundação do Carnaval de Ovar vai pode contar, este ano, com igual dotação orçamental das edições anteriores. Valeu Ovar. Que show de confiança na potencia do Carnaval nessa localidade.
- Para umas boas surgir que irão acontecer tanto a norte como a sul este Carnaval. Novos talentos vão " aparecer ".... novos mitos também se vão desfazer o que é bom para o Carnaval em geral e para o samba em particular. É só aguardar.
- Para as escolas de samba que estão já trabalhando em pleno e bem para o Carnaval e outras que vendo um pouco mais á frente já estão a trabalhar tanto para o ano inteiro como criando bases para proximos.
- Mais uma vez para a qualidade que iremos ter com alguns sambas de enredo e que com base nos já divulgados e nos que já ouvi me vou deliciando antes de mais algumas grandes obras serem divulgadas .É um enorme prazer também ouvir os sambas do Rio- Grupo Especial- este ano. Que delicia !!!
Sem contar com o tal samba que iremos ouvir TODO O ANO de tão lindo e TÃO IMPORTANTE que é....
AQUI DEIXO ALGUNS TRECHOS( MARAVILHOSOS !!!!) DE VARIOS SAMBAS( Portugal e Rio ) QUE JUNTANDO A OUTROS QUE FALTAM APARECER VÃO FAZER AS NOSSAS DELICIAS.
Tão bom ouvir sambas de Enredo em que o entrosamenïo dos versos com os desenhos melódicos nos faz até arrepiar.( os bons sambas estão ai e não nos lindos refrões somente )
Eis umas maravilhas 2012...outras estão para chegar .
( espero que consigam identificar as Escolas de Samba por estes trechos )
"Nesse cortejo (a herança verdadeira)
A nossa vila (agradece com carinho)
Viva o povo de Angola e o negro rei Martinho"
"Chora, chegou a hora eu não vou ligar
Minha cultura é arte popular
Nasceu em ‘Fundo de Quintal’...... "
"Mensageiro da dor
Liberdade roubou dos meus lugares
Rompendo grilhões, em busca da paz
Na força dos meus ancestrais "
"Quero a alegria da revista
Sorrir para a crise
Acreditar que hoje somos artistas
Marionetes da nossa própria imaginação
Canta meu...... neste palco de ilusão! "
"Samba
Vejo em ti minha verdade
Espalhando na cidade
Lagrimas de emoção
Na força da bateria
A alegria faz pulsar meu coração "
" Tá tudo louco afinal...
Porque o show vai começar.
Vem na musicalidade eu vou...eu vou amor
Hoje o rock virou samba.
Viva Elvis feliz...."
---------------------------------------" Dentro de ti ó cidade ---------------------------
O povo é quem mais ordena
terra da fraternidade.
Grandola vila morena "
Gostava mais que o samba enredo da Charanguinha tivesse sido composto por portugueses mas respeito muito quem escolheram para compor.
WANDERSON MARTINS e JOÃO MARTINS.
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Janeiro/Fevereiro
.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
RESCALDO 2011- PRESPECTIVAS 2012
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 3 de janeiro de 2012
/
RESCALDO 2011
Foi sem duvida um ano de muita actividade para os sambistas e escolas de samba que vão trabalhando e se dedicando não só para o Carnaval pois esses e essas alem de não se divertirem durante o ano vão ficando para tras em todo o genero de evolução.Percorrendo a coluna central do blog poderão recordar alguns desses momentos no ano de 2011.
Para alem dos habituais desfiles de Carnaval em varias localidades( com e sem vencedores ) realizaram-se também varios Carnavais de Verão, bem como varias festas de samba e festas de aniversario de algumas escolas.Mais um Trofeu Nacional de Samba se realizou e com ele toda a polemica mas também todo o entusiasmo que já vai gerando no seio das escolas de samba em Portugal.
O verão foi um ponto alto com a realização do 1º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra e que relançou muitas e agradaveis noites de samba no Bar Vista Mar. De realçar a presença também este ano de alguns sambistas do norte visitando Sesimbra para alem do Encontro de Baterias e que ajudaram a animar essas rodas de samba.
Foi o ano do reencontro entre 3 grandes baluartes do samba em Portugal( Reinaldo, Ricardo Mira e Xando Lopes) que originou um agradavel convivio no Bar do Leta em Setubal.
Grande actividade também para os Grupos de samba existentes em Portugal e que se espera poder ainda aumentar pois será tanto melhor para eles como para os amantes de samba.
2011 foi um ano de alguns bons Sambas de Enredo portugueses( reconhecidos por sambistas e compositores brasileiros oque nos deixa bastante orgulhosos)e também de alguns bem conseguidos Enredos.
Foi em suma um ano de nitido progresso em varias variantes do samba e das escolas de samba.
Claro que infelizmente não em todas pois teve até casos de escolas que mesmo já com baixa qualidade ainda regrediram mais.
Foi no seu todo um ano de bastante convivio entre os sambistas e as escolas e com um intercambio cada vez maior entre o norte e o sul o que só fará com ambos tirem proveito disso.
Foi um ano em que algumas coisas se foram clarificando e até em alguns casos se desmistificando no seio do samba em Portugal.
Claro que também houve com isso algumas convulsões nos seios de algumas escolas mas também muitos equivocos se foram desfazendo o que tornou bem mais facil e mais certos os caminhos a seguir, mesmo que pelo meio surjam " os talibans do samba ".... (como se auto-proclamaram), alguns casalinhos que andam á deriva no samba, algumas " donas " tentando lançar as suas, frustações , ignorancias, más intenções e principalmente muita inveja tanto para cima de grandes sambistas como para me atingirem.
Tiveram a resposta condigna e á letra mas o mais importante ,e que é a principal, a comunidade ficou a saber ( eu tive o prazer de os indicar em varios locais para ficarem bem conhecidos ) quem eles eram. A comunidade que anda nisto com o real sentido e não só para se mascararem ou " divertirem " no Carnaval ficou assim a conhecer melhor esta especie de sambistas.
Até nisso foi um ano benefico e de evolução.
Foi certamente para muitos também um ano de novas amizades que o samba sempre acaba proporcionando e esse é um dos muitos meritos que esta nossa paixão nos proporciona.
Vamu-ki-Vamu
ADEUS 2011.
PRESPECTIVAS 2012
Não vai ser um ano facil principalmente para as escolas de samba que tem vindo a evoluir muito nos ultimos anos pois com os orçamentos bem mais apertados este ano vai haver certamente muitos cortes em quantidade como em qualidade de materiais para a concepção das suas fantasias e adereços.
E é pena pois alguns bons enredos mereciam outra condição para serem desenvolvidos. Mas acredito na improvisação e inspiração dos carnavalescos para darem o melhor seguimento ás suas ideias.
Vai certamente ser um ano com alguns bons sambas ( pois já ouvi e já se conhecem alguns deles,e também aquele que será a grande surpresa, o samba do ano, para mim, e já para varias pessoas, esteja em breve para ser divulgado e não seja samba oficial de nenhuma escola. )
De alguns samba já se esperaria isso, outros nem tanto, outros alguma decepção e depois os que não se pode esperar mais.
De lamentar mais uma vez o atraso com que os sambas são gravados e divulgados. Com gravações mais antecipadas muito mais divulgado e mais cantado ( isto sem duvida absolutamente nenhuma !!!!! ) seria tanto pela sua comunidade como até pelos amantes do samba em geral. Um mês antes ou até em alguns casos menos, é na realidade dar muito pouco valor ao quesito samba de enredo. E se repararmos que por vezes tem casos de Enredos já definidos em Outubro........
Prespectiva-se que o 2º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra ( já com data marcada -27/28/29 de Julho) seja um acontecimento ainda mais grandioso que o anterior pois esta anunciado com mais antecedencia e será bem mais divulgado e preparado.
Que a crise e as dificuldades economicas em 2012 não impossibilitem a realização dos habituais Carnavais de Verão e das habituais festas de samba.
Por falar em samba termino com um pequeno " alerta " para esse quesito tão importante em escolas de samba. São factos reais que se vê notando cada vez mais e que julgo ter que ser melhorado.
Lembro que no inicio de meu blog e quando comecei a desfilar em Sesimbra chamar a atenção para o trabalho das baterias( no Bota já estava nessa sintonia de "alerta " Ricardo Alves e Andrade e por isso era uma saudavel excepção.) e das diferenças que existiam com as baterias do norte do pais. Foi mal entendido e não aceitaram essa realidade . Tiveram de vir as provas concretas: Trofeu Nacional em que uma bateria misturada com elementos de varias escolas de Sesimbra mas sem a minima preparação se deparou com essa realidade. RECORDANDO ESSE MOMENTO E DIFERENÇAS :http://youtu.be/1_zSxsv1jpA
Foram "cilindrados" autenticamente e viram ao vivo e a cores o que já era real se tivessem acompanhado nos ano 90 o nivel que já tinham quando iam ás festas da Abrigada por exemplo.ANO de 1996 POR EXEMPLO : http://youtu.be/e8NJrG6C0r4 ( mas havia o tal mito.. o tal ego... que por terem muitos anos nada tinham a aprender com ninguem, quando estava pelo contrario TUDO ERRADO ).Depois com a internet, com as presenças no Trofeu Nacional: http://youtu.be/Q0Ob0kZ59wE e outras festas de samba a norte bem como os intercambios que se foram sucedendo e com alguns jovens ritimistas que já com outra visão compreenderam a realidade e tudo começou a mudar e agora com trabalho estão a caminhar no bom sentido. Mas não foi facil entenderem isso ( como ainda não o é para mentes tacanhas que nunca vão evoluir ).
Como não vai ser facil entenderem o que se esta também a passar com o samba de enredo.
Vou ser certamente mal entendido como o fui com as baterias ...para daqui a uns tempos...uns anos, me darem razão de uma coisa que é bem real .É TÃO EVIDENTE !!!
Algo tem de mudar na concepção, na construção, na cultura, no aprendizado para se compor sambas de enredo nas escolas de samba a sul.
Sem mais conversa aguardem os audios de todos os sambas, aguardem as criticas de quem sabe( pois se fosse eu a faze-las seria cruxificado ) e mais uma vez como já o foram nos anos anteriores as diferenças são por mais evidentes salvo uma ou outra exepção .
São factos REAIS !!! Engraçado que devo estar a ser analizado como no caso das baterias ( o que não me devem até estar a chamar agora ?? )..... mas acho graça pois sei que daqui a uns tempos vão-me dar razão.
Vamos mudar.... em alguns casos "DEIXEM" MUDAR...evoluir. É um alerta saudavel pois é para melhorar a qualidade de um quesito importantissimo em escola de samba e se levam a mal e não aceitam problema vosso quem vai perder é o samba que pode, e deve melhorar sempre.
Vamu-ki-Vamu... que atras vem gente e o Carnaval está ai á porta.
FELIZ 2012 para todos.
Saudações sambistas
Foi sem duvida um ano de muita actividade para os sambistas e escolas de samba que vão trabalhando e se dedicando não só para o Carnaval pois esses e essas alem de não se divertirem durante o ano vão ficando para tras em todo o genero de evolução.Percorrendo a coluna central do blog poderão recordar alguns desses momentos no ano de 2011.
Para alem dos habituais desfiles de Carnaval em varias localidades( com e sem vencedores ) realizaram-se também varios Carnavais de Verão, bem como varias festas de samba e festas de aniversario de algumas escolas.Mais um Trofeu Nacional de Samba se realizou e com ele toda a polemica mas também todo o entusiasmo que já vai gerando no seio das escolas de samba em Portugal.
O verão foi um ponto alto com a realização do 1º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra e que relançou muitas e agradaveis noites de samba no Bar Vista Mar. De realçar a presença também este ano de alguns sambistas do norte visitando Sesimbra para alem do Encontro de Baterias e que ajudaram a animar essas rodas de samba.
Foi o ano do reencontro entre 3 grandes baluartes do samba em Portugal( Reinaldo, Ricardo Mira e Xando Lopes) que originou um agradavel convivio no Bar do Leta em Setubal.
Grande actividade também para os Grupos de samba existentes em Portugal e que se espera poder ainda aumentar pois será tanto melhor para eles como para os amantes de samba.
2011 foi um ano de alguns bons Sambas de Enredo portugueses( reconhecidos por sambistas e compositores brasileiros oque nos deixa bastante orgulhosos)e também de alguns bem conseguidos Enredos.
Foi em suma um ano de nitido progresso em varias variantes do samba e das escolas de samba.
Claro que infelizmente não em todas pois teve até casos de escolas que mesmo já com baixa qualidade ainda regrediram mais.
Foi no seu todo um ano de bastante convivio entre os sambistas e as escolas e com um intercambio cada vez maior entre o norte e o sul o que só fará com ambos tirem proveito disso.
Foi um ano em que algumas coisas se foram clarificando e até em alguns casos se desmistificando no seio do samba em Portugal.
Claro que também houve com isso algumas convulsões nos seios de algumas escolas mas também muitos equivocos se foram desfazendo o que tornou bem mais facil e mais certos os caminhos a seguir, mesmo que pelo meio surjam " os talibans do samba ".... (como se auto-proclamaram), alguns casalinhos que andam á deriva no samba, algumas " donas " tentando lançar as suas, frustações , ignorancias, más intenções e principalmente muita inveja tanto para cima de grandes sambistas como para me atingirem.
Tiveram a resposta condigna e á letra mas o mais importante ,e que é a principal, a comunidade ficou a saber ( eu tive o prazer de os indicar em varios locais para ficarem bem conhecidos ) quem eles eram. A comunidade que anda nisto com o real sentido e não só para se mascararem ou " divertirem " no Carnaval ficou assim a conhecer melhor esta especie de sambistas.
Até nisso foi um ano benefico e de evolução.
Foi certamente para muitos também um ano de novas amizades que o samba sempre acaba proporcionando e esse é um dos muitos meritos que esta nossa paixão nos proporciona.
Vamu-ki-Vamu
ADEUS 2011.
PRESPECTIVAS 2012
Não vai ser um ano facil principalmente para as escolas de samba que tem vindo a evoluir muito nos ultimos anos pois com os orçamentos bem mais apertados este ano vai haver certamente muitos cortes em quantidade como em qualidade de materiais para a concepção das suas fantasias e adereços.
E é pena pois alguns bons enredos mereciam outra condição para serem desenvolvidos. Mas acredito na improvisação e inspiração dos carnavalescos para darem o melhor seguimento ás suas ideias.
Vai certamente ser um ano com alguns bons sambas ( pois já ouvi e já se conhecem alguns deles,e também aquele que será a grande surpresa, o samba do ano, para mim, e já para varias pessoas, esteja em breve para ser divulgado e não seja samba oficial de nenhuma escola. )
De alguns samba já se esperaria isso, outros nem tanto, outros alguma decepção e depois os que não se pode esperar mais.
De lamentar mais uma vez o atraso com que os sambas são gravados e divulgados. Com gravações mais antecipadas muito mais divulgado e mais cantado ( isto sem duvida absolutamente nenhuma !!!!! ) seria tanto pela sua comunidade como até pelos amantes do samba em geral. Um mês antes ou até em alguns casos menos, é na realidade dar muito pouco valor ao quesito samba de enredo. E se repararmos que por vezes tem casos de Enredos já definidos em Outubro........
Prespectiva-se que o 2º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra ( já com data marcada -27/28/29 de Julho) seja um acontecimento ainda mais grandioso que o anterior pois esta anunciado com mais antecedencia e será bem mais divulgado e preparado.
Que a crise e as dificuldades economicas em 2012 não impossibilitem a realização dos habituais Carnavais de Verão e das habituais festas de samba.
Por falar em samba termino com um pequeno " alerta " para esse quesito tão importante em escolas de samba. São factos reais que se vê notando cada vez mais e que julgo ter que ser melhorado.
Lembro que no inicio de meu blog e quando comecei a desfilar em Sesimbra chamar a atenção para o trabalho das baterias( no Bota já estava nessa sintonia de "alerta " Ricardo Alves e Andrade e por isso era uma saudavel excepção.) e das diferenças que existiam com as baterias do norte do pais. Foi mal entendido e não aceitaram essa realidade . Tiveram de vir as provas concretas: Trofeu Nacional em que uma bateria misturada com elementos de varias escolas de Sesimbra mas sem a minima preparação se deparou com essa realidade. RECORDANDO ESSE MOMENTO E DIFERENÇAS :http://youtu.be/1_zSxsv1jpA
Foram "cilindrados" autenticamente e viram ao vivo e a cores o que já era real se tivessem acompanhado nos ano 90 o nivel que já tinham quando iam ás festas da Abrigada por exemplo.ANO de 1996 POR EXEMPLO : http://youtu.be/e8NJrG6C0r4 ( mas havia o tal mito.. o tal ego... que por terem muitos anos nada tinham a aprender com ninguem, quando estava pelo contrario TUDO ERRADO ).Depois com a internet, com as presenças no Trofeu Nacional: http://youtu.be/Q0Ob0kZ59wE e outras festas de samba a norte bem como os intercambios que se foram sucedendo e com alguns jovens ritimistas que já com outra visão compreenderam a realidade e tudo começou a mudar e agora com trabalho estão a caminhar no bom sentido. Mas não foi facil entenderem isso ( como ainda não o é para mentes tacanhas que nunca vão evoluir ).
Como não vai ser facil entenderem o que se esta também a passar com o samba de enredo.
Vou ser certamente mal entendido como o fui com as baterias ...para daqui a uns tempos...uns anos, me darem razão de uma coisa que é bem real .É TÃO EVIDENTE !!!
Algo tem de mudar na concepção, na construção, na cultura, no aprendizado para se compor sambas de enredo nas escolas de samba a sul.
Sem mais conversa aguardem os audios de todos os sambas, aguardem as criticas de quem sabe( pois se fosse eu a faze-las seria cruxificado ) e mais uma vez como já o foram nos anos anteriores as diferenças são por mais evidentes salvo uma ou outra exepção .
São factos REAIS !!! Engraçado que devo estar a ser analizado como no caso das baterias ( o que não me devem até estar a chamar agora ?? )..... mas acho graça pois sei que daqui a uns tempos vão-me dar razão.
Vamos mudar.... em alguns casos "DEIXEM" MUDAR...evoluir. É um alerta saudavel pois é para melhorar a qualidade de um quesito importantissimo em escola de samba e se levam a mal e não aceitam problema vosso quem vai perder é o samba que pode, e deve melhorar sempre.
Vamu-ki-Vamu... que atras vem gente e o Carnaval está ai á porta.
FELIZ 2012 para todos.
Saudações sambistas
SEXTA-FEIRA 16 DE DEZEMBRO-2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para 4 sambas nacionais ( Sócios da Mangueira, Trepa de Estarreja, Vai Quem Quer E Unidos do Mato Grosso ) que tem uma grande qualidade e vão disparados como os melhores até agora dos conhecidos.
- Também para o samba do Gres Batuque que embora não sendo o melhor samba que a escola já apresentou ( sem duvida foi o de 2010 ) é até agora o melhor de todos os sambas já conhecidos a sul.
Confira em videos apesar da má qualidade sonora de um deles.
NOTA 100
- Para 4 sambas nacionais ( Sócios da Mangueira, Trepa de Estarreja, Vai Quem Quer E Unidos do Mato Grosso ) que tem uma grande qualidade e vão disparados como os melhores até agora dos conhecidos.
- Também para o samba do Gres Batuque que embora não sendo o melhor samba que a escola já apresentou ( sem duvida foi o de 2010 ) é até agora o melhor de todos os sambas já conhecidos a sul.
Confira em videos apesar da má qualidade sonora de um deles.
http://youtu.be/PINCh7iS_Hc - SAMBA DE ENREDO COM A LETRA
- Para Ana Alves ( ex Rainha de Bateria do Gres Bota de Sesimbra ) e seu marido o Ex.interprete da mesma escola Pedro Canana por irem ter o previlegio de desfilar na Sapucaí em cargos que só para quem esta desfazado destas coisas de escolas de samba no Rio pode pensar que é coisa facil. Pois bem. ...não é !!!! São dois lugares, a Ana como PASSISTA e Pedro na HARMONIA de uma escola do topo , uma escola que luta todos os anos para o titulo. A Unidos da Tijuca. Valeu amigos. São patamares que por aqui nem tem o minimo de noção daquilo que significam e VALEM.
Pode conferir já fotos do ensaio no site da Unidos da Tijuca :
http://unidosdatijuca.com.br/2011/12/ensaio-de-quadra-10122011/
E também primeira reportagem fotografica em : http://www.sidneyrezende.com/noticia/155499+gracyanne+barbosa+mostra+samba+no+pe+no+ultimo+ensaio+da+tijuca
- Para a reinauguração este domingo da Quadra da " minha " União da Ilha do Governador. Pelo que já me disseram ESTA LINDA DEMAISSSSSSSSS !!!!!!!!!
Pode conferir já fotos do ensaio no site da Unidos da Tijuca :
http://unidosdatijuca.com.br/2011/12/ensaio-de-quadra-10122011/
E também primeira reportagem fotografica em : http://www.sidneyrezende.com/noticia/155499+gracyanne+barbosa+mostra+samba+no+pe+no+ultimo+ensaio+da+tijuca
- Para a reinauguração este domingo da Quadra da " minha " União da Ilha do Governador. Pelo que já me disseram ESTA LINDA DEMAISSSSSSSSS !!!!!!!!!
FOTO( palco ) DOS ACABAMENTOS ONTEM(dia 15 )NA QUADRAConfira em fotos toda a evolução desde o inicio das obras até ao mes passado aqui no blog ou em : https://picasaweb.google.com/103050556253545050427/OBRASNAQUADRADAUNIAODAILHA?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMWq95PS7ZuhmgE&feat=directlink#
- Para o bom trabalho que a bateria do Gres Bota de Sesimbra tem vindo a fazer nos ultimos tempos principalmente com o naipe de caixas que era o mais desfavorecido e já com todos os naipes nos primeiros ajustes( bossas muito gostosas ) com o samba enredo.
-Para o inicio do projecto conjunto entre a Bateria de Alhos Vedros e o Gres Batuque do Conde para futuras actuações extra Carnaval.
Confira o video :http://youtu.be/MheKdreJKOQ
100 NOTA
- Para o atraso em certas escolas em divulgarem os seus Enredos e Sinopses. Em alguns casos até é compreensivel ( tem até um caso que essa espera é necessaria mas que depois nada vai ficar como era no samba em Portugal !!!!! ) noutros nem tanto . Mas tem os tais casos que vão ficando normais...banais.
- Para o esforço que vai ter de ser dispendido pelas escolas de samba no proximo Carnaval face á diminuição de verbas concedidas pelas Camaras. Veremos se muitas das escolas conseguem com sua imaginação e improviso manter a mesma qualidade que estavam a ter pois neste ultimo ano a nivel de fantasias e adereços ficou clara uma tremenda evolução.
NOTAS FINAIS
TERMINO COM 2 TEXTOS MARAVILHOSOS.
SHOW DE BOLA. SHOW DE REALIDADE E VERDADE ONDE MUITA COISA SE APLICA TAMBÉM EM PORTUGAL
"ANDAM DIZENDO QUE O SAMBA DE HOJE NÃO PRECISA TER BOA MELODIA OU LETRA NO MÍNIMO DECENTE.
DIZEM QUE TEM QUE TER "PEGADA"; DIZEM QUE TEM QUE TER A "CARA" DA ESCOLA.
DIZEM QUE O POVO CANTA E DANÇA QUALQUER COISA ALEGRINHA, BATUCADA POR UMA FURIOSA BATERIA E GRITADA POR UM ANIMADOR IRADO. COMO NO FUNK. É O BONDE DO BATIDÃO!
DIZEM QUE ASSIM É O SAMBA MODERNO.
DIZEM QUE TEM QUE SER FUNCIONAL E QUE NA AVENIDA É QUE VAMOS SABER SE O SAMBA É BOM.
DIZEM QUE RAINHA DE BATERIA NÃO TEM QUE SABER SAMBAR, NÃO PRECISA NEM SER DA COMUNIDADE. TEM É QUE SER GOSTOSA COMO AS MULHERES-FRUTAS QUE ESTÃO DOMINANDO AS QUADRAS.
DIZEM QUE A GRAVAÇÃO É IMPORTANTE; QUE A GRAVAÇÃO NÃO É IMPORTANTE.
DIZEM QUE O SAMBA VAI CRESCER NA QUADRA, DIZEM QUE VAI CANSAR NA AVENIDA.
DIZEM QUE ESTÁ ACABANDO; DIZEM QUE ESTÁ RENASCENDO.
SABE O QUE EU ACHO ? EU ACHO QUE NÃO SABEM O QUE DIZEM.
e por isso.................................
"-DIZEM......
Para justificar o que fazem.
Fazem porque deixamos que façam.
Deixamos por medo ? Para manter o status quo ? Por acomodação ? Por que
julgamos não termos nada com isso ?
É do povo a voz que canta o samba durante os desfiles.
do povo o talento em compor. A TV ainda não faz samba, só está
determinando como deve ser o samba de consumo.
É do povo a ginga que encanta o turista. A TV e os poderosos não sabem
sambar; não sabem nem batucar; não conseguem rimar. Mas dizem COMO tudo
deve ser feito; embora não saibam de nada.
É do povo que se lembram na hora de pedir que compareçam aos ensaios, pedir
que cantem com garra, pedir que ajudem a confeccionar fantasias.
É do povo que pedem ajuda para serem eleitos.
É o povo que dá audiência; é para o povo que são feitas as propagandas.
Só o povo que não vê que têm o poder."
Ambos os textos de Barbieri.
NOTA 100 VS 100 NOTA volta agora só em 2012.

PARA TODOS .
UM REVEILLON CHEIO DE ALEGRIA
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/ Janeiro
.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
SEXTA-FEIRA 09 DE DEZEMBRO 2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para mais uma ação de solidariedade levada a cabo pelo Gres Bota de Sesimbra que tem o nome de :
BOTA aqui e…partilhe - 2011”
Esta iniciativa vai ter lugar na sede social do G.R.E.S. Bota no Rego entre os dias 1 e 18 de Dezembro, com o horário compreendido entra as 21h e as 00h durante a semana e as 15:30h e as 00h aos sábados e domingos e culmina no dia 18 na já tradicional Festa de Natal do G.R.E.S. Bota no Rego no cineteatro municipal João Mota em Sesimbra pelas 17h.
Toda a recolha efectuada será entregue à Paroquia de Sesimbra e do Castelo, à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e ao Rotary Club de Sesimbra
Esta iniciativa vai ter lugar na sede social do G.R.E.S. Bota no Rego entre os dias 1 e 18 de Dezembro, com o horário compreendido entra as 21h e as 00h durante a semana e as 15:30h e as 00h aos sábados e domingos e culmina no dia 18 na já tradicional Festa de Natal do G.R.E.S. Bota no Rego no cineteatro municipal João Mota em Sesimbra pelas 17h.
Toda a recolha efectuada será entregue à Paroquia de Sesimbra e do Castelo, à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e ao Rotary Club de Sesimbra
- Para mais um samba de boa qualidade que ouvi recentemente ( Trepa de Estarreja ) que se vai juntar aos outros 2 que já tinha mencionado ( Sócios da Mangueira e Unidos do Mato Grosso) e que deixam qualquer amante de bons sambas de enredo feliz.
- Para o excelente espectaculo proporcionado pelos grupos Papo de Samba e Sambalêlê em conjunto formando " Papo de Sambalêlê " comprvado pelo video :
http://youtu.be/UVrdrZvlddo
- Para o concurso de samba de enredo no Gres Paraiso Tropical que teve 4 sambas na disputa o que para o primeiro ano é excelente. Veja no blog-coluna central- O SAMBA VENCEDOR ( autoria de Ricardo Alves- Chora )
- Para a maior intensidade de trabalho e de dedicação que algumas escolas de samba estão adoptando, pena só o facto de em alguns casos quem ensina , quem dirige, não ter os conhecimentos suficientes para tal e casos á que" não deixam " ensinar quem tem condições para tal.
-Para o video testemunho da obra que ficará para a historia do Gres A Rainha. Veja as varias fases da construção da melhor e mais bonita sede de escolas de samba em Portugal : A REALIZAÇÃO DE UM SONHO :
100 NOTA
NÃO VAI TER 100 NOTA ESTA SEMANA POIS É HORA DE JUNTAR TODAS E SAIR TUDO DE UMA VEZ . Agora apenas é hora de rir...rir muito.
NOTAS FINAIS
Testemunhado nos videos que podem ser vistos aqui no blog (https://docs.google.com/document/d/11fMhqy6PVXqrX34a69yqG3Ioeenj3NmDo0KNexYv8pM/edit?hl=pt_PT ) o ano de 2000 para alem de ter sido de comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil ( foi Enredo obrigatorio para todas as escolas de samba com cada uma falando das diversas fases dessa história) foi também um ano de outros acontecimentos importantes para o samba em Portugal como até para mim particularmente.
Um dos grandes acontecimentos para o samba em Portugal foi o desfile no Verão no actual Parque das Nações ( ex..Expo ). Pena não ter tido o tratamento ideal pois a transmição EM DIFERIDO apenas passou pelas 5 da manhã na televisão e não ter tido continuidade nos anos seguintes. Mas foi uma enriquecedora experiencia para as escolas e os sambistas participantes
CONFIRA:
CARNAVAL DE VERÃO- KIA- EXPO-LISBOA
http://youtu.be/5mSFS4rf6E0
http://youtu.be/9SYlsiuCmBE
http://youtu.be/AqcosDeGsbM
http://youtu.be/y_Hma3ynsjM
http://youtu.be/9SYlsiuCmBE
http://youtu.be/AqcosDeGsbM
http://youtu.be/y_Hma3ynsjM
A nivel particular o ano de 2000 ainda me reservou a imensa felicidade junto com mais 4 elementos do Gres Capricho de Abrigada de ter desfilado no Sambodromo no desfile das Campeãs no Projecto chamado Unidos do Mundo
Confira fotos e videos e a letra do samba:


UNIDOS DO MUNDO
LETRA DO SAMBA DE ENREDO DE MARTINHO DA VILA PARA A UNIDOS DO MUNDO
Declaração Universal de Amor
Martinho da Vila
Meu amor, meu prazer
Viajei pra te ver
Singrei os mares tal qual navegantes de Sagres
Cruzei os ares como o genial Santos Dumont
Pra carnavalizar com a Bandeira Brasileira
E confratenizar no Desfile da Campeãs
(Eu te amo)
Eu te amo, eu te amo
Eu te amo Brasil
E vim desejar muitas felicidades
No Ano Dois Mil
Ouvindo bons sambas
A tua cultura eu entendi
E em qualquer país
Quando posso eu falo por ti
Já contei tua história
Através dos teus sambas-enrêdo
Sou a Unidos do Mundo
O samba para mim já não tem mais segredo
Sou a Unidos do Mundo
E o samba pra mim já não tem mais segredo, meu amor
Outro bom momento acabou sendo a primeira vez que fiz uma letra para samba e qe foi depois musicado pelo Ricardo Mira.Ficou como o Hino da Escola de samba Gres Capricho de Abrigada.Como curiosidade foi olhando para o emblema que tudo saiu natural e facilmente.
HINO DO GRES ABRIGADA
NOSSA BANDEIRA
UMA LIRA CHEGOU ------- lira ao centro do emblema
NO RAIAR DE 89
--------- data da fundação da escolaDE REPENTE ELA DEIXOU
ESSA EMOÇÃO QUE COMOVE
SE ENVOLVEU NUMA COROA ------coroa de louros ao seu redor
FEITA DE LOUROS EM PAR
NO MEIO DE GENTE BOA
FEZ O PANDEIRO TOCAR --------pandeiro no centro do emblema
COLORIU ( COLORIU )
COM BASE VERMELHO E BRANCO ------ cores base da escola
SALPICADO DE AMARELO ------ cor base da lira
VERDE E PRETO O SEU ENCANTO ------ cores que entram nos contornes da estrela
E ASSIM... ( E ASSIM )
SE FEZ A NOSSA BANDEIRA
LINDAMENTE POPULAR
DE UMA BELEZA SEM FIM,
É A ABRIGADA , NÃO POSSO NEGAR
Veja em video
Termino com uma historia do ano 2000 envolvendo um dos baluartes da Mangueira
Darci... Darci da Mangueira.
Desde á muitos anos atrás( anos 90 ) ainda sem internet e sem toda a facilidade que se tem de partilhar e ter contactos, tinha o habito de escrever para as escolas de samba do Rio e de São Paulo pedindo camisetas, galhardetes, autocolantes, bonés ..enfim o mais variado tipo de coisas. Em 97 tendo o contacto da morada de Darci que tinha sido dada pelo Dr Ricardo Mira das suas primeiras idas ao Rio escrevi uma carta pedindo uma camiseta da Mangueira e nela coloquei 100
escudos. Entretanto perdi esse contacto e fiquei convencido que definitivamente tinha perdido esse dinheiro e essas coisas que tinha pedido. Não mais lembrei disso.
escudos. Entretanto perdi esse contacto e fiquei convencido que definitivamente tinha perdido esse dinheiro e essas coisas que tinha pedido. Não mais lembrei disso.Ano de 2000. Terreirão do Samba. Junto com Ricardo Mira ( estavamos no Rio para o desfile dos Unidos do Mundo ) acabámos por testemunhar uma coisa que até hoje me faz arrepiar e ter lagrimas nos olhos. Ricardo tinha combinado encontrar com Darci no Terreirão e eis que quando nos juntamos os 3 ele leva a mão ao bolso e me entrega essa mesma carta ainda com os 100 escudos lá dentro e me informando que nunca pode satisfazer o meu pedido pois não tinha escrito o remetente ( minha morada ) na mesma. Recordarei toda a vida esse momento magico de honestidade e de elevada moral. Guardarei essa carta para sempre. SALVÉ DARCI.
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/ Janeiro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/ Janeiro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
DOMINGO- 04 DE DEZEMBRO 2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on domingo, 4 de dezembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para o concurso de sambas de Enredo no Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) pois para um primeiro ano ter logo 4 sambas a concurso foi muito bom e muito animador.
- Para o Gres Batuque do Conde e Bateria de Alhos Vedros que juntaram suas ideias , seus objectivos e resolveram formar uma "parceria " extra Carnaval para durante o ano constituirem uma equpe para actuações de palco mais dinamica e mais evoluida.
- Por constactar que minhas analises aos sambas do Rio ( logo desde muito cedo ) não adaram muito longe da opinião de especialistas.Samba bom e bonito é facil de se notar e verificar. Confira em :
http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=1575nal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=1575
NOTA 100
- Para o concurso de sambas de Enredo no Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) pois para um primeiro ano ter logo 4 sambas a concurso foi muito bom e muito animador.
- Para o Gres Batuque do Conde e Bateria de Alhos Vedros que juntaram suas ideias , seus objectivos e resolveram formar uma "parceria " extra Carnaval para durante o ano constituirem uma equpe para actuações de palco mais dinamica e mais evoluida.
- Por constactar que minhas analises aos sambas do Rio ( logo desde muito cedo ) não adaram muito longe da opinião de especialistas.Samba bom e bonito é facil de se notar e verificar. Confira em :
http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=1575nal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=1575
- Para o Feriado de Terça- feira de Carnaval que pelos vistos vai se manter.
- Não para o samba masdesta vez para Cultura Portuguesa.
É de referir com bastante orgulho que o FADO ...AGORA JÁ NÃO É SÓ NOSSO.
É PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE o que significa uma chamada de atenção á cultua portuguesa em geral mas também a toda a musica portuguesa por arrastamento.
100 NOTA
- Para os grandes equivocos que vão acontecendo ultimamente e que vão deixando as escolas de samba ainda mais fracas.
- Para as indicisões de algumas Camaras Municipais relativamente a alguns Carnavais.
NOTAS FINAIS
O QUE FALTAVA DIZER......
Mesmo antes de me ter iniciado no Gres Bota de Sesimbra ( em 2007 ) já ouvia e lia que em Sesimbra havia algumas passistas que procuravam estar actualizadas e minimamente seguindo os passos certos para evoluirem.
Um nome se salientava entre alguns que ouvia. Confirmei pessoalmente em 2006 depois de chegar do Carnaval do Rio que era verdade, que o m
Paralelamente conseguiu nos ultimos tempos formar, ensaiar,unir como uma familia a ala de passistas de sua escola de sempre , da escola de samba a qual deu tudo o que tinha e não tinha, á sua escola do coração , aquela escola que foi como sua segunda casa e só por isso devia ter tido a sede do Bota a abarrotar de elementos da escola, socios, e integrantes no ultimo jantar de despedida. Mas nada disso aconteceu. Serviu no entanto certamente para separação das águas e para desfazer certas duvidas se é que as havia ainda.
Mas se até Portugal nos habituou a toda estas situações.
Quando as pessoas atingem um certo nivel, certa notoriadade, certo valor da-se inicio ao processo natural em Portugal que é a inveja. Isso mesmo sem mais mas nem meio mas .... a INVEJA. Veja-se o que acontece até com ... Cristiano Ronaldo ( até é assobiado no seu proprio pais ).... Mourinho... ( que enche muitos de inveja mas que não vao tendo mais argumentos para o atingir ).... Herman José ( não haverá ninguem igual )... Joaquim de Almeida ( porque todos sonham..sonham.... mas só ele conseguiu Hollywood ).... Manuel de Oliveira....etc...etc..
E como seria de esperar ela começou a ser rodeada de inveja, de pessoas hipocritas se aproximando, e até de quem a desejava ver pelas costas.
Ficou evidente tudo isso de forma bem clara nessa noite do jantar de despedida com essa nitida separação "das águas ".
Mas como não acredito na burrice , nos lugares comuns, acredito é nas coisas que me comovem ficaram as verdadeiras coisas que ela deixou por cá.
Mas é bom referir desde já aos que te quiseram ver pelas costas em breve irão ter de esgotar os Konpemsans das farmacias. Não falta muito eu sei para "atormentares" de novo a cabeça dos (as ) fracos(as ) e incompetentes que andam por ai no samba.
"Perdemos"a Ana..."Perdemos " a Preta. E quando falo em perdemos.... FALO DOS VERDADEIROS SAMBISTAS dos que gostam e sentem orgulho no que de melhor o samba em Portugal nos pode dar !!! E tu sem duvida Ana eras das melhores coisas que o samba aqui em Portugal tinha. Todos os entendidos sabem disso e no fundo isso é o que mais interessa. Os outros.....esses.... cá estamos para rir deles.
Não veremos mais a sua alegria, a sua garra contagiante, o seu talento nos palcos do samba em Portugal
Fica felizmente conosco o trabalho que realizou nos ultimos tempos com a sensacional ala de passistas do Gres Bota de Sesimbra.
VEJA AQUI UM VIDEO DOS PRIMEIROS TRABALHOS DA ALA DE PASSISTAS DO BOTA
Não se aplica muito a certas mentalidades sambistas mas na verdade é um lema verdadeiro...."Não vivas para que a tua presença seja notada,vive para que a tua ausência seja sentida."
Faltava dizer que .......
Eu como amante do samba , como amante dos valores que o samba oferece e até por sentir sempre muito orgulho nisso, agradeco-te pelo que me proporcionaste de belo em muitas situações em que te vi actuar e dançar. Fica também o meu obrigado por ter ver
FAÇAM FAVOR DE SER FELIZES NA CIDADE MARAVILHOSA.
Até um dia.... que por mais voltas que dê a vida, procurarei que seja ai também vivendo no Rio de Janeiro ( é pá ....e como ficariam felizes os que me querem também ver pelas costas.Como ficariam radiantes alguns manés e casalinhos..ah...ah...ah... )...
Como eu gosto de estar em lugares em que as gargalhadas não se tapam com as mãos.
Entretanto a maior e melhor homenagem......
A maior e melhor será certamente para alem das que as "tuas " passistas do Bota te renderam nos ultimos dias por cá, consolidarem-se como grupo , não se dividirem, ( tem muita gente á espera disso... e algumas á espera de se introduzir para estragar o que não o tinha conseguido fazer até agora ), serem unidas e dedicadas para manter o nivel ou até se possivel melhorar. Essa será a maior homenagem que poderão dar a Ana Alves ( Preta) e ela por certo lá no Rio sentirá muito orgulho em saber disso.Mas com humildade... muita humildade e não com alguns desvios de humildade que aconteceram por exemplo na ultima vez.
Não se deve olhar para baixo com desdêm. Foi muito trabalho que vos levou ao topo mas não se deve olhar para quem ainda está em patamares mais abaixo com ares de superioridade. Vão ter de ter a postura que a Ana vos transmitiu.
O mesmo se pode também dizer de outra ala de passistas( ?? ) que ainda esta dando os primeiros passos e muito errados por sinal e se tem julgado ( ou melhor se julga) algo que não é, e pretende também com sua falta de humildade... neste caso é na verdade falta de talento, falta de noção do ridiculo e já pretende tirar disputa com quem tem muitos anos de avanço .. e mais que isso... ensinadas e ensaiadas por quem sabe e não por curiosas do samba. Haja humildade.
TERMINO DEIXANDO A RECORDAÇÂO DO SAMBA DO GRES BOTA DE SESIMBRA -2010 QUE FOI CONSIDERADO POR ENTENDIDOS E ESPECIALISTAS DE SAMBA DE ENREDO DO BRASIL UM EXCELENTE SAMBA.( vamos aguardar para que o Bota volte a ser mencionado no Brasil pela qualidade do seu samba.... ficarei aguardando...) TAMBÉM JÁ SE VAI PERCEBENDO O PORQUE DE NÃO TER SIDO MUITO ESTIMADO MAS ISSO TEM A VER AINDA COM OS GRANDES EQUIVOCOS.....
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/Janeiro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
SEXTA- FEIRA 25 DE NOVEMBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 25 de novembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para a Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio pela sua organização e qualidade que apresentou. Para o belo convivio que foi proporcionado a todos os presentes.
- Para a alegria estampada nos rostos dos elementos do Gres Trepa de Sesimbra por estarem a participar de uma Festa de samba mais a norte onde era conviniente terem mais participações. Quem sabe no futuro mais surgirão... ???
- Para a Festa de aniversario dos 15 anos da Associação Tripa Cagueira de Sesimbra este sabado na Sociedade Musical que vai contar mais uma vez com a participação de quase todas as escolas de samba Sesimbra.
- Para as agradaveis surpresas em termos de qualidade , de reportorio , e de espectaculo de palco que as escolas de samba participantes na Festa do Novo Imperio proporcionaram.
CONFIRA COMENTARIO ,JÁ ALGUNS VIDEOS E FOTOS DA FESTA EM : https://docs.google.com/document/d/1PTkTyWUAmNYh7hxZv1dYxSJBsWEaF_BB54ALQs7zjKk/edit?hl=pt_PT#
- Para mais um magnifico trabalho gratuito em prol do samba feito por BrunoPhoto tanto em foto como em videos. Obrigado mais uma vez para essa colaboração em divulgar o nosso trabalho no samba em Portugal.
100 NOTA
- Para os que por vezes nem um obrigado são capazes de dar em determinadas circunstancias e até quanto recebem algo que lhes interessa e gostam .......
- Para os sites que "teimam " em continuar perfeitamente desactualizados e inativos quando muito haveria para divulgar em suas PAGINA OFICIAIS.
- Para os ultimos dias em que teremos a presença de dois enormes sambistas junto de nós. É muito triste ver partir talentos que apesar do muito que já contribuiram para o samba muito mais teriam ainda para dar. Ficam entretanto muitas coisas feitas que sem demora irão ser lembradas e muito fortemente.
- Para a actuação da dança do Gres Trepa no Coqueiro na Festa do Novo Imperio. È necessario um trabalho mais cuidado tanto no visual como na parte tecnica. Agora que a bateria esta seguindo uma evolução notoria era bom que algumas mudanças e mais trabalho de qualidade também se pudessem verificar na para da dança para acompanhar o nivel da bateria. Tal como quando dizia muita coisa sobre as carencias na bateria a alguns tempos atras fui muito mal entendido e por vezes até deserespeitado, e agora verificaram que tinha toda a razão com a mudança que alteraram, espero que desta vez não me entendam mal nem deixem de cair na real. Amigo é aquele que diz também as coisas que não gostamos de ouvir !!!!!!
NOTAS FINAIS
Uma pequena introdução já que vai falar de samba
SAMBAS QUE MARCARAM UMA EPOCA.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1705306-7823-COMPOSITORES+CANTAM+SAMBAS+QUE+MARCARAM+EPOCA,00.html
Nossas escolas de samba já tem alguns sambas bem definidos
Esperemos agora pelas gravações oficiais dos sambas de enredo das escolas portuguesas para o Carnaval 2012.
Alguns sambas já são conhecidos apenas em concurso mas obviamente que já dá para ver o seu valor.
Agora depois nas gravações poderão incluir umas bossas , uns arranjos musicais, umas subidas de tom , conforme o estilo do interprete......só que as LETRAS são as mesmas e as MELODIAS também. Depois serão cantados e tocados até á exaustão nas sedes e ensaios gerais e isso acaba sendo uma lavagem cerebral e não um atestado de qualidade e como diz Goebblels " uma mentira repetida cem vezes, torna-se verdade".
Irei fazendo analise aos que para mim são bons sambas, sambas de qualidade o que é FACILIMO DE VER mas não farei analises aos sambas em que não vejo qualidade pois para quem ouve dizer bem dos seus sambas é muito facil mas para quem tenha de ouvir dizer mal de uma composição sua não tenho ( ou julgam que não tenho ) credibilidade para tal e nunca seria bem aceite. Não existe ainda suficiente estofo para aceitar que " não estiveram inspirados " .. " que a coisa não correu bem desta vez "... " que falharam a mão ".... " que não têm capacidade nem conhecimentos para fazer samba em alguns casos... " .... QUE NÃO SE FAZ SAMBA SÓ PORQUE SE PREFERE . E o mais importante não sabem ver que essas criticas apenas iriam fazer com que as coisas podessem melhorar e quem sai ganhando é o samba e a ESCOLA de SAMBA. Só que para alguns interessa é o NOME LÁ no samba.
Por isso esses sambas sobre os quais não irei opinar ficarão para mais tarde serem analisados por grandes compositores de samba de enredo do Brasil que este ano para alem de fazerem as analises aos sambas de enredo das escolas de Portugal irão também votar em cada um deles. E ai a coisa fica INQUESTIONAVEL , sem virgulas, nem mas nem meio mas......
Logo que todos os audios das escolas estejam disponiveis será divulgada a lista desses compositores que vão analisar os nossos sambas.
E sabem porque ? Para que com as suas criticas se possa evoluir.... se possa aprender mais.... se possa ver onde estão os equivocos e os equivocados para bem do maior desenvolvimento do samba em Portugal. Serve ?
Agroa uma prenda. Num link só pode baixar todos os sambas do CD do Grupo Especial do Rio de Janeiro. http://www.4shared.com/file/_Jnncoos/Sambas_de_Enredo_2012.html
Para terminar não quero deixar de relatar um pequeno facto que acaba dizendo muito do que as vezes faz falta dizer.
Foi com grande satisfação que vi uma pessoa carismatica do Carnaval de Sesimbra, embora ligada á area do olodum/axé e que teve sua participação satisfatoria em substituição de outros elementos que não puderam estar presentes com o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra , confirmando aquilo que que venho dizendo ( escrevendo ) á 3 anos. É uma pessoa conhecedora, entendida e numa pequena e rapida conversa com ele foi lembrado um pouco disso tudo. Terminei dizendo " AGORA ENTENDES ?? SABES..... SE AGORA "LÁ EM BAIXO" FORES DIZER A 90% DOS SAMBISTAS ESTAS REALIDADES ALEM DE NÃO TE ACREDITAREM CONTINUAM COM A IDEIA QUE " SÃO OS MAIORES " QUE NÃO TEM NADA A PRENDER COM NINGUEM POIS JÁ ANDAM NISTO DO SAMBA Á VINTE E TAIS ANOS ETC...ETC... ETC......"
E não viu actuar o Trepa de Estarreja, Charanguinha, Sócios da Mangueira, Costa de Prata...... etc..etc....
Foi bom. Mais um elemento entendido que compreendeu FACILMENTE ALGUNS EQUIVOCOS. Valeu por isso no minimo não é Apolonio ?
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
COMO PRENDA FINAL O MELHOR SAMBA DO ANO. http://youtu.be/sueSn7-DEBU
NOTA 100
- Para a Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio pela sua organização e qualidade que apresentou. Para o belo convivio que foi proporcionado a todos os presentes.
- Para a alegria estampada nos rostos dos elementos do Gres Trepa de Sesimbra por estarem a participar de uma Festa de samba mais a norte onde era conviniente terem mais participações. Quem sabe no futuro mais surgirão... ???
- Para a Festa de aniversario dos 15 anos da Associação Tripa Cagueira de Sesimbra este sabado na Sociedade Musical que vai contar mais uma vez com a participação de quase todas as escolas de samba Sesimbra.
- Para as agradaveis surpresas em termos de qualidade , de reportorio , e de espectaculo de palco que as escolas de samba participantes na Festa do Novo Imperio proporcionaram.
CONFIRA COMENTARIO ,JÁ ALGUNS VIDEOS E FOTOS DA FESTA EM : https://docs.google.com/document/d/1PTkTyWUAmNYh7hxZv1dYxSJBsWEaF_BB54ALQs7zjKk/edit?hl=pt_PT#
- Para mais um magnifico trabalho gratuito em prol do samba feito por BrunoPhoto tanto em foto como em videos. Obrigado mais uma vez para essa colaboração em divulgar o nosso trabalho no samba em Portugal.
100 NOTA
- Para os que por vezes nem um obrigado são capazes de dar em determinadas circunstancias e até quanto recebem algo que lhes interessa e gostam .......
- Para os sites que "teimam " em continuar perfeitamente desactualizados e inativos quando muito haveria para divulgar em suas PAGINA OFICIAIS.
- Para os ultimos dias em que teremos a presença de dois enormes sambistas junto de nós. É muito triste ver partir talentos que apesar do muito que já contribuiram para o samba muito mais teriam ainda para dar. Ficam entretanto muitas coisas feitas que sem demora irão ser lembradas e muito fortemente.
- Para a actuação da dança do Gres Trepa no Coqueiro na Festa do Novo Imperio. È necessario um trabalho mais cuidado tanto no visual como na parte tecnica. Agora que a bateria esta seguindo uma evolução notoria era bom que algumas mudanças e mais trabalho de qualidade também se pudessem verificar na para da dança para acompanhar o nivel da bateria. Tal como quando dizia muita coisa sobre as carencias na bateria a alguns tempos atras fui muito mal entendido e por vezes até deserespeitado, e agora verificaram que tinha toda a razão com a mudança que alteraram, espero que desta vez não me entendam mal nem deixem de cair na real. Amigo é aquele que diz também as coisas que não gostamos de ouvir !!!!!!
NOTAS FINAIS
Uma pequena introdução já que vai falar de samba
SAMBAS QUE MARCARAM UMA EPOCA.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1705306-7823-COMPOSITORES+CANTAM+SAMBAS+QUE+MARCARAM+EPOCA,00.html
Nossas escolas de samba já tem alguns sambas bem definidos
Esperemos agora pelas gravações oficiais dos sambas de enredo das escolas portuguesas para o Carnaval 2012.
Alguns sambas já são conhecidos apenas em concurso mas obviamente que já dá para ver o seu valor.
Agora depois nas gravações poderão incluir umas bossas , uns arranjos musicais, umas subidas de tom , conforme o estilo do interprete......só que as LETRAS são as mesmas e as MELODIAS também. Depois serão cantados e tocados até á exaustão nas sedes e ensaios gerais e isso acaba sendo uma lavagem cerebral e não um atestado de qualidade e como diz Goebblels " uma mentira repetida cem vezes, torna-se verdade".
Irei fazendo analise aos que para mim são bons sambas, sambas de qualidade o que é FACILIMO DE VER mas não farei analises aos sambas em que não vejo qualidade pois para quem ouve dizer bem dos seus sambas é muito facil mas para quem tenha de ouvir dizer mal de uma composição sua não tenho ( ou julgam que não tenho ) credibilidade para tal e nunca seria bem aceite. Não existe ainda suficiente estofo para aceitar que " não estiveram inspirados " .. " que a coisa não correu bem desta vez "... " que falharam a mão ".... " que não têm capacidade nem conhecimentos para fazer samba em alguns casos... " .... QUE NÃO SE FAZ SAMBA SÓ PORQUE SE PREFERE . E o mais importante não sabem ver que essas criticas apenas iriam fazer com que as coisas podessem melhorar e quem sai ganhando é o samba e a ESCOLA de SAMBA. Só que para alguns interessa é o NOME LÁ no samba.
Por isso esses sambas sobre os quais não irei opinar ficarão para mais tarde serem analisados por grandes compositores de samba de enredo do Brasil que este ano para alem de fazerem as analises aos sambas de enredo das escolas de Portugal irão também votar em cada um deles. E ai a coisa fica INQUESTIONAVEL , sem virgulas, nem mas nem meio mas......
Logo que todos os audios das escolas estejam disponiveis será divulgada a lista desses compositores que vão analisar os nossos sambas.
E sabem porque ? Para que com as suas criticas se possa evoluir.... se possa aprender mais.... se possa ver onde estão os equivocos e os equivocados para bem do maior desenvolvimento do samba em Portugal. Serve ?
Agroa uma prenda. Num link só pode baixar todos os sambas do CD do Grupo Especial do Rio de Janeiro. http://www.4shared.com/file/_Jnncoos/Sambas_de_Enredo_2012.html
Para terminar não quero deixar de relatar um pequeno facto que acaba dizendo muito do que as vezes faz falta dizer.
Foi com grande satisfação que vi uma pessoa carismatica do Carnaval de Sesimbra, embora ligada á area do olodum/axé e que teve sua participação satisfatoria em substituição de outros elementos que não puderam estar presentes com o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra , confirmando aquilo que que venho dizendo ( escrevendo ) á 3 anos. É uma pessoa conhecedora, entendida e numa pequena e rapida conversa com ele foi lembrado um pouco disso tudo. Terminei dizendo " AGORA ENTENDES ?? SABES..... SE AGORA "LÁ EM BAIXO" FORES DIZER A 90% DOS SAMBISTAS ESTAS REALIDADES ALEM DE NÃO TE ACREDITAREM CONTINUAM COM A IDEIA QUE " SÃO OS MAIORES " QUE NÃO TEM NADA A PRENDER COM NINGUEM POIS JÁ ANDAM NISTO DO SAMBA Á VINTE E TAIS ANOS ETC...ETC... ETC......"
E não viu actuar o Trepa de Estarreja, Charanguinha, Sócios da Mangueira, Costa de Prata...... etc..etc....
Foi bom. Mais um elemento entendido que compreendeu FACILMENTE ALGUNS EQUIVOCOS. Valeu por isso no minimo não é Apolonio ?
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
COMO PRENDA FINAL O MELHOR SAMBA DO ANO. http://youtu.be/sueSn7-DEBU

