RESCALDO 2011
Foi sem duvida um ano de muita actividade para os sambistas e escolas de samba que vão trabalhando e se dedicando não só para o Carnaval pois esses e essas alem de não se divertirem durante o ano vão ficando para tras em todo o genero de evolução.Percorrendo a coluna central do blog poderão recordar alguns desses momentos no ano de 2011.
Para alem dos habituais desfiles de Carnaval em varias localidades( com e sem vencedores ) realizaram-se também varios Carnavais de Verão, bem como varias festas de samba e festas de aniversario de algumas escolas.Mais um Trofeu Nacional de Samba se realizou e com ele toda a polemica mas também todo o entusiasmo que já vai gerando no seio das escolas de samba em Portugal.
O verão foi um ponto alto com a realização do 1º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra e que relançou muitas e agradaveis noites de samba no Bar Vista Mar. De realçar a presença também este ano de alguns sambistas do norte visitando Sesimbra para alem do Encontro de Baterias e que ajudaram a animar essas rodas de samba.
Foi o ano do reencontro entre 3 grandes baluartes do samba em Portugal( Reinaldo, Ricardo Mira e Xando Lopes) que originou um agradavel convivio no Bar do Leta em Setubal.
Grande actividade também para os Grupos de samba existentes em Portugal e que se espera poder ainda aumentar pois será tanto melhor para eles como para os amantes de samba.
2011 foi um ano de alguns bons Sambas de Enredo portugueses( reconhecidos por sambistas e compositores brasileiros oque nos deixa bastante orgulhosos)e também de alguns bem conseguidos Enredos.
Foi em suma um ano de nitido progresso em varias variantes do samba e das escolas de samba.
Claro que infelizmente não em todas pois teve até casos de escolas que mesmo já com baixa qualidade ainda regrediram mais.
Foi no seu todo um ano de bastante convivio entre os sambistas e as escolas e com um intercambio cada vez maior entre o norte e o sul o que só fará com ambos tirem proveito disso.
Foi um ano em que algumas coisas se foram clarificando e até em alguns casos se desmistificando no seio do samba em Portugal.
Claro que também houve com isso algumas convulsões nos seios de algumas escolas mas também muitos equivocos se foram desfazendo o que tornou bem mais facil e mais certos os caminhos a seguir, mesmo que pelo meio surjam " os talibans do samba ".... (como se auto-proclamaram), alguns casalinhos que andam á deriva no samba, algumas " donas " tentando lançar as suas, frustações , ignorancias, más intenções e principalmente muita inveja tanto para cima de grandes sambistas como para me atingirem.
Tiveram a resposta condigna e á letra mas o mais importante ,e que é a principal, a comunidade ficou a saber ( eu tive o prazer de os indicar em varios locais para ficarem bem conhecidos ) quem eles eram. A comunidade que anda nisto com o real sentido e não só para se mascararem ou " divertirem " no Carnaval ficou assim a conhecer melhor esta especie de sambistas.
Até nisso foi um ano benefico e de evolução.
Foi certamente para muitos também um ano de novas amizades que o samba sempre acaba proporcionando e esse é um dos muitos meritos que esta nossa paixão nos proporciona.
Vamu-ki-Vamu
ADEUS 2011.
PRESPECTIVAS 2012
Não vai ser um ano facil principalmente para as escolas de samba que tem vindo a evoluir muito nos ultimos anos pois com os orçamentos bem mais apertados este ano vai haver certamente muitos cortes em quantidade como em qualidade de materiais para a concepção das suas fantasias e adereços.
E é pena pois alguns bons enredos mereciam outra condição para serem desenvolvidos. Mas acredito na improvisação e inspiração dos carnavalescos para darem o melhor seguimento ás suas ideias.
Vai certamente ser um ano com alguns bons sambas ( pois já ouvi e já se conhecem alguns deles,e também aquele que será a grande surpresa, o samba do ano, para mim, e já para varias pessoas, esteja em breve para ser divulgado e não seja samba oficial de nenhuma escola. )
De alguns samba já se esperaria isso, outros nem tanto, outros alguma decepção e depois os que não se pode esperar mais.
De lamentar mais uma vez o atraso com que os sambas são gravados e divulgados. Com gravações mais antecipadas muito mais divulgado e mais cantado ( isto sem duvida absolutamente nenhuma !!!!! ) seria tanto pela sua comunidade como até pelos amantes do samba em geral. Um mês antes ou até em alguns casos menos, é na realidade dar muito pouco valor ao quesito samba de enredo. E se repararmos que por vezes tem casos de Enredos já definidos em Outubro........
Prespectiva-se que o 2º Encontro Europeu de Baterias em Sesimbra ( já com data marcada -27/28/29 de Julho) seja um acontecimento ainda mais grandioso que o anterior pois esta anunciado com mais antecedencia e será bem mais divulgado e preparado.
Que a crise e as dificuldades economicas em 2012 não impossibilitem a realização dos habituais Carnavais de Verão e das habituais festas de samba.
Por falar em samba termino com um pequeno " alerta " para esse quesito tão importante em escolas de samba. São factos reais que se vê notando cada vez mais e que julgo ter que ser melhorado.
Lembro que no inicio de meu blog e quando comecei a desfilar em Sesimbra chamar a atenção para o trabalho das baterias( no Bota já estava nessa sintonia de "alerta " Ricardo Alves e Andrade e por isso era uma saudavel excepção.) e das diferenças que existiam com as baterias do norte do pais. Foi mal entendido e não aceitaram essa realidade . Tiveram de vir as provas concretas: Trofeu Nacional em que uma bateria misturada com elementos de varias escolas de Sesimbra mas sem a minima preparação se deparou com essa realidade. RECORDANDO ESSE MOMENTO E DIFERENÇAS :http://youtu.be/1_zSxsv1jpA
Foram "cilindrados" autenticamente e viram ao vivo e a cores o que já era real se tivessem acompanhado nos ano 90 o nivel que já tinham quando iam ás festas da Abrigada por exemplo.ANO de 1996 POR EXEMPLO : http://youtu.be/e8NJrG6C0r4 ( mas havia o tal mito.. o tal ego... que por terem muitos anos nada tinham a aprender com ninguem, quando estava pelo contrario TUDO ERRADO ).Depois com a internet, com as presenças no Trofeu Nacional: http://youtu.be/Q0Ob0kZ59wE e outras festas de samba a norte bem como os intercambios que se foram sucedendo e com alguns jovens ritimistas que já com outra visão compreenderam a realidade e tudo começou a mudar e agora com trabalho estão a caminhar no bom sentido. Mas não foi facil entenderem isso ( como ainda não o é para mentes tacanhas que nunca vão evoluir ).
Como não vai ser facil entenderem o que se esta também a passar com o samba de enredo.
Vou ser certamente mal entendido como o fui com as baterias ...para daqui a uns tempos...uns anos, me darem razão de uma coisa que é bem real .É TÃO EVIDENTE !!!
Algo tem de mudar na concepção, na construção, na cultura, no aprendizado para se compor sambas de enredo nas escolas de samba a sul.
Sem mais conversa aguardem os audios de todos os sambas, aguardem as criticas de quem sabe( pois se fosse eu a faze-las seria cruxificado ) e mais uma vez como já o foram nos anos anteriores as diferenças são por mais evidentes salvo uma ou outra exepção .
São factos REAIS !!! Engraçado que devo estar a ser analizado como no caso das baterias ( o que não me devem até estar a chamar agora ?? )..... mas acho graça pois sei que daqui a uns tempos vão-me dar razão.
Vamos mudar.... em alguns casos "DEIXEM" MUDAR...evoluir. É um alerta saudavel pois é para melhorar a qualidade de um quesito importantissimo em escola de samba e se levam a mal e não aceitam problema vosso quem vai perder é o samba que pode, e deve melhorar sempre.
Vamu-ki-Vamu... que atras vem gente e o Carnaval está ai á porta.
FELIZ 2012 para todos.
Saudações sambistas
RESCALDO 2011- PRESPECTIVAS 2012
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 3 de janeiro de 2012
/
SEXTA-FEIRA 16 DE DEZEMBRO-2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para 4 sambas nacionais ( Sócios da Mangueira, Trepa de Estarreja, Vai Quem Quer E Unidos do Mato Grosso ) que tem uma grande qualidade e vão disparados como os melhores até agora dos conhecidos.
- Também para o samba do Gres Batuque que embora não sendo o melhor samba que a escola já apresentou ( sem duvida foi o de 2010 ) é até agora o melhor de todos os sambas já conhecidos a sul.
Confira em videos apesar da má qualidade sonora de um deles.
NOTA 100
- Para 4 sambas nacionais ( Sócios da Mangueira, Trepa de Estarreja, Vai Quem Quer E Unidos do Mato Grosso ) que tem uma grande qualidade e vão disparados como os melhores até agora dos conhecidos.
- Também para o samba do Gres Batuque que embora não sendo o melhor samba que a escola já apresentou ( sem duvida foi o de 2010 ) é até agora o melhor de todos os sambas já conhecidos a sul.
Confira em videos apesar da má qualidade sonora de um deles.
http://youtu.be/PINCh7iS_Hc - SAMBA DE ENREDO COM A LETRA
- Para Ana Alves ( ex Rainha de Bateria do Gres Bota de Sesimbra ) e seu marido o Ex.interprete da mesma escola Pedro Canana por irem ter o previlegio de desfilar na Sapucaí em cargos que só para quem esta desfazado destas coisas de escolas de samba no Rio pode pensar que é coisa facil. Pois bem. ...não é !!!! São dois lugares, a Ana como PASSISTA e Pedro na HARMONIA de uma escola do topo , uma escola que luta todos os anos para o titulo. A Unidos da Tijuca. Valeu amigos. São patamares que por aqui nem tem o minimo de noção daquilo que significam e VALEM.
Pode conferir já fotos do ensaio no site da Unidos da Tijuca :
http://unidosdatijuca.com.br/2011/12/ensaio-de-quadra-10122011/
E também primeira reportagem fotografica em : http://www.sidneyrezende.com/noticia/155499+gracyanne+barbosa+mostra+samba+no+pe+no+ultimo+ensaio+da+tijuca
- Para a reinauguração este domingo da Quadra da " minha " União da Ilha do Governador. Pelo que já me disseram ESTA LINDA DEMAISSSSSSSSS !!!!!!!!!
Pode conferir já fotos do ensaio no site da Unidos da Tijuca :
http://unidosdatijuca.com.br/2011/12/ensaio-de-quadra-10122011/
E também primeira reportagem fotografica em : http://www.sidneyrezende.com/noticia/155499+gracyanne+barbosa+mostra+samba+no+pe+no+ultimo+ensaio+da+tijuca
- Para a reinauguração este domingo da Quadra da " minha " União da Ilha do Governador. Pelo que já me disseram ESTA LINDA DEMAISSSSSSSSS !!!!!!!!!
FOTO( palco ) DOS ACABAMENTOS ONTEM(dia 15 )NA QUADRAConfira em fotos toda a evolução desde o inicio das obras até ao mes passado aqui no blog ou em : https://picasaweb.google.com/103050556253545050427/OBRASNAQUADRADAUNIAODAILHA?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMWq95PS7ZuhmgE&feat=directlink#
- Para o bom trabalho que a bateria do Gres Bota de Sesimbra tem vindo a fazer nos ultimos tempos principalmente com o naipe de caixas que era o mais desfavorecido e já com todos os naipes nos primeiros ajustes( bossas muito gostosas ) com o samba enredo.
-Para o inicio do projecto conjunto entre a Bateria de Alhos Vedros e o Gres Batuque do Conde para futuras actuações extra Carnaval.
Confira o video :http://youtu.be/MheKdreJKOQ
100 NOTA
- Para o atraso em certas escolas em divulgarem os seus Enredos e Sinopses. Em alguns casos até é compreensivel ( tem até um caso que essa espera é necessaria mas que depois nada vai ficar como era no samba em Portugal !!!!! ) noutros nem tanto . Mas tem os tais casos que vão ficando normais...banais.
- Para o esforço que vai ter de ser dispendido pelas escolas de samba no proximo Carnaval face á diminuição de verbas concedidas pelas Camaras. Veremos se muitas das escolas conseguem com sua imaginação e improviso manter a mesma qualidade que estavam a ter pois neste ultimo ano a nivel de fantasias e adereços ficou clara uma tremenda evolução.
NOTAS FINAIS
TERMINO COM 2 TEXTOS MARAVILHOSOS.
SHOW DE BOLA. SHOW DE REALIDADE E VERDADE ONDE MUITA COISA SE APLICA TAMBÉM EM PORTUGAL
"ANDAM DIZENDO QUE O SAMBA DE HOJE NÃO PRECISA TER BOA MELODIA OU LETRA NO MÍNIMO DECENTE.
DIZEM QUE TEM QUE TER "PEGADA"; DIZEM QUE TEM QUE TER A "CARA" DA ESCOLA.
DIZEM QUE O POVO CANTA E DANÇA QUALQUER COISA ALEGRINHA, BATUCADA POR UMA FURIOSA BATERIA E GRITADA POR UM ANIMADOR IRADO. COMO NO FUNK. É O BONDE DO BATIDÃO!
DIZEM QUE ASSIM É O SAMBA MODERNO.
DIZEM QUE TEM QUE SER FUNCIONAL E QUE NA AVENIDA É QUE VAMOS SABER SE O SAMBA É BOM.
DIZEM QUE RAINHA DE BATERIA NÃO TEM QUE SABER SAMBAR, NÃO PRECISA NEM SER DA COMUNIDADE. TEM É QUE SER GOSTOSA COMO AS MULHERES-FRUTAS QUE ESTÃO DOMINANDO AS QUADRAS.
DIZEM QUE A GRAVAÇÃO É IMPORTANTE; QUE A GRAVAÇÃO NÃO É IMPORTANTE.
DIZEM QUE O SAMBA VAI CRESCER NA QUADRA, DIZEM QUE VAI CANSAR NA AVENIDA.
DIZEM QUE ESTÁ ACABANDO; DIZEM QUE ESTÁ RENASCENDO.
SABE O QUE EU ACHO ? EU ACHO QUE NÃO SABEM O QUE DIZEM.
e por isso.................................
"-DIZEM......
Para justificar o que fazem.
Fazem porque deixamos que façam.
Deixamos por medo ? Para manter o status quo ? Por acomodação ? Por que
julgamos não termos nada com isso ?
É do povo a voz que canta o samba durante os desfiles.
do povo o talento em compor. A TV ainda não faz samba, só está
determinando como deve ser o samba de consumo.
É do povo a ginga que encanta o turista. A TV e os poderosos não sabem
sambar; não sabem nem batucar; não conseguem rimar. Mas dizem COMO tudo
deve ser feito; embora não saibam de nada.
É do povo que se lembram na hora de pedir que compareçam aos ensaios, pedir
que cantem com garra, pedir que ajudem a confeccionar fantasias.
É do povo que pedem ajuda para serem eleitos.
É o povo que dá audiência; é para o povo que são feitas as propagandas.
Só o povo que não vê que têm o poder."
Ambos os textos de Barbieri.
NOTA 100 VS 100 NOTA volta agora só em 2012.

PARA TODOS .
UM REVEILLON CHEIO DE ALEGRIA
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/ Janeiro
.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
SEXTA-FEIRA 09 DE DEZEMBRO 2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para mais uma ação de solidariedade levada a cabo pelo Gres Bota de Sesimbra que tem o nome de :
BOTA aqui e…partilhe - 2011”
Esta iniciativa vai ter lugar na sede social do G.R.E.S. Bota no Rego entre os dias 1 e 18 de Dezembro, com o horário compreendido entra as 21h e as 00h durante a semana e as 15:30h e as 00h aos sábados e domingos e culmina no dia 18 na já tradicional Festa de Natal do G.R.E.S. Bota no Rego no cineteatro municipal João Mota em Sesimbra pelas 17h.
Toda a recolha efectuada será entregue à Paroquia de Sesimbra e do Castelo, à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e ao Rotary Club de Sesimbra
Esta iniciativa vai ter lugar na sede social do G.R.E.S. Bota no Rego entre os dias 1 e 18 de Dezembro, com o horário compreendido entra as 21h e as 00h durante a semana e as 15:30h e as 00h aos sábados e domingos e culmina no dia 18 na já tradicional Festa de Natal do G.R.E.S. Bota no Rego no cineteatro municipal João Mota em Sesimbra pelas 17h.
Toda a recolha efectuada será entregue à Paroquia de Sesimbra e do Castelo, à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e ao Rotary Club de Sesimbra
- Para mais um samba de boa qualidade que ouvi recentemente ( Trepa de Estarreja ) que se vai juntar aos outros 2 que já tinha mencionado ( Sócios da Mangueira e Unidos do Mato Grosso) e que deixam qualquer amante de bons sambas de enredo feliz.
- Para o excelente espectaculo proporcionado pelos grupos Papo de Samba e Sambalêlê em conjunto formando " Papo de Sambalêlê " comprvado pelo video :
http://youtu.be/UVrdrZvlddo
- Para o concurso de samba de enredo no Gres Paraiso Tropical que teve 4 sambas na disputa o que para o primeiro ano é excelente. Veja no blog-coluna central- O SAMBA VENCEDOR ( autoria de Ricardo Alves- Chora )
- Para a maior intensidade de trabalho e de dedicação que algumas escolas de samba estão adoptando, pena só o facto de em alguns casos quem ensina , quem dirige, não ter os conhecimentos suficientes para tal e casos á que" não deixam " ensinar quem tem condições para tal.
-Para o video testemunho da obra que ficará para a historia do Gres A Rainha. Veja as varias fases da construção da melhor e mais bonita sede de escolas de samba em Portugal : A REALIZAÇÃO DE UM SONHO :
100 NOTA
NÃO VAI TER 100 NOTA ESTA SEMANA POIS É HORA DE JUNTAR TODAS E SAIR TUDO DE UMA VEZ . Agora apenas é hora de rir...rir muito.
NOTAS FINAIS
Testemunhado nos videos que podem ser vistos aqui no blog (https://docs.google.com/document/d/11fMhqy6PVXqrX34a69yqG3Ioeenj3NmDo0KNexYv8pM/edit?hl=pt_PT ) o ano de 2000 para alem de ter sido de comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil ( foi Enredo obrigatorio para todas as escolas de samba com cada uma falando das diversas fases dessa história) foi também um ano de outros acontecimentos importantes para o samba em Portugal como até para mim particularmente.
Um dos grandes acontecimentos para o samba em Portugal foi o desfile no Verão no actual Parque das Nações ( ex..Expo ). Pena não ter tido o tratamento ideal pois a transmição EM DIFERIDO apenas passou pelas 5 da manhã na televisão e não ter tido continuidade nos anos seguintes. Mas foi uma enriquecedora experiencia para as escolas e os sambistas participantes
CONFIRA:
CARNAVAL DE VERÃO- KIA- EXPO-LISBOA
http://youtu.be/5mSFS4rf6E0
http://youtu.be/9SYlsiuCmBE
http://youtu.be/AqcosDeGsbM
http://youtu.be/y_Hma3ynsjM
http://youtu.be/9SYlsiuCmBE
http://youtu.be/AqcosDeGsbM
http://youtu.be/y_Hma3ynsjM
A nivel particular o ano de 2000 ainda me reservou a imensa felicidade junto com mais 4 elementos do Gres Capricho de Abrigada de ter desfilado no Sambodromo no desfile das Campeãs no Projecto chamado Unidos do Mundo
Confira fotos e videos e a letra do samba:


UNIDOS DO MUNDO
LETRA DO SAMBA DE ENREDO DE MARTINHO DA VILA PARA A UNIDOS DO MUNDO
Declaração Universal de Amor
Martinho da Vila
Meu amor, meu prazer
Viajei pra te ver
Singrei os mares tal qual navegantes de Sagres
Cruzei os ares como o genial Santos Dumont
Pra carnavalizar com a Bandeira Brasileira
E confratenizar no Desfile da Campeãs
(Eu te amo)
Eu te amo, eu te amo
Eu te amo Brasil
E vim desejar muitas felicidades
No Ano Dois Mil
Ouvindo bons sambas
A tua cultura eu entendi
E em qualquer país
Quando posso eu falo por ti
Já contei tua história
Através dos teus sambas-enrêdo
Sou a Unidos do Mundo
O samba para mim já não tem mais segredo
Sou a Unidos do Mundo
E o samba pra mim já não tem mais segredo, meu amor
Outro bom momento acabou sendo a primeira vez que fiz uma letra para samba e qe foi depois musicado pelo Ricardo Mira.Ficou como o Hino da Escola de samba Gres Capricho de Abrigada.Como curiosidade foi olhando para o emblema que tudo saiu natural e facilmente.
HINO DO GRES ABRIGADA
NOSSA BANDEIRA
UMA LIRA CHEGOU ------- lira ao centro do emblema
NO RAIAR DE 89
--------- data da fundação da escolaDE REPENTE ELA DEIXOU
ESSA EMOÇÃO QUE COMOVE
SE ENVOLVEU NUMA COROA ------coroa de louros ao seu redor
FEITA DE LOUROS EM PAR
NO MEIO DE GENTE BOA
FEZ O PANDEIRO TOCAR --------pandeiro no centro do emblema
COLORIU ( COLORIU )
COM BASE VERMELHO E BRANCO ------ cores base da escola
SALPICADO DE AMARELO ------ cor base da lira
VERDE E PRETO O SEU ENCANTO ------ cores que entram nos contornes da estrela
E ASSIM... ( E ASSIM )
SE FEZ A NOSSA BANDEIRA
LINDAMENTE POPULAR
DE UMA BELEZA SEM FIM,
É A ABRIGADA , NÃO POSSO NEGAR
Veja em video
Termino com uma historia do ano 2000 envolvendo um dos baluartes da Mangueira
Darci... Darci da Mangueira.
Desde á muitos anos atrás( anos 90 ) ainda sem internet e sem toda a facilidade que se tem de partilhar e ter contactos, tinha o habito de escrever para as escolas de samba do Rio e de São Paulo pedindo camisetas, galhardetes, autocolantes, bonés ..enfim o mais variado tipo de coisas. Em 97 tendo o contacto da morada de Darci que tinha sido dada pelo Dr Ricardo Mira das suas primeiras idas ao Rio escrevi uma carta pedindo uma camiseta da Mangueira e nela coloquei 100
escudos. Entretanto perdi esse contacto e fiquei convencido que definitivamente tinha perdido esse dinheiro e essas coisas que tinha pedido. Não mais lembrei disso.
escudos. Entretanto perdi esse contacto e fiquei convencido que definitivamente tinha perdido esse dinheiro e essas coisas que tinha pedido. Não mais lembrei disso.Ano de 2000. Terreirão do Samba. Junto com Ricardo Mira ( estavamos no Rio para o desfile dos Unidos do Mundo ) acabámos por testemunhar uma coisa que até hoje me faz arrepiar e ter lagrimas nos olhos. Ricardo tinha combinado encontrar com Darci no Terreirão e eis que quando nos juntamos os 3 ele leva a mão ao bolso e me entrega essa mesma carta ainda com os 100 escudos lá dentro e me informando que nunca pode satisfazer o meu pedido pois não tinha escrito o remetente ( minha morada ) na mesma. Recordarei toda a vida esse momento magico de honestidade e de elevada moral. Guardarei essa carta para sempre. SALVÉ DARCI.
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/ Janeiro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/ Janeiro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
DOMINGO- 04 DE DEZEMBRO 2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on domingo, 4 de dezembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para o concurso de sambas de Enredo no Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) pois para um primeiro ano ter logo 4 sambas a concurso foi muito bom e muito animador.
- Para o Gres Batuque do Conde e Bateria de Alhos Vedros que juntaram suas ideias , seus objectivos e resolveram formar uma "parceria " extra Carnaval para durante o ano constituirem uma equpe para actuações de palco mais dinamica e mais evoluida.
- Por constactar que minhas analises aos sambas do Rio ( logo desde muito cedo ) não adaram muito longe da opinião de especialistas.Samba bom e bonito é facil de se notar e verificar. Confira em :
http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=1575nal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=1575
NOTA 100
- Para o concurso de sambas de Enredo no Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) pois para um primeiro ano ter logo 4 sambas a concurso foi muito bom e muito animador.
- Para o Gres Batuque do Conde e Bateria de Alhos Vedros que juntaram suas ideias , seus objectivos e resolveram formar uma "parceria " extra Carnaval para durante o ano constituirem uma equpe para actuações de palco mais dinamica e mais evoluida.
- Por constactar que minhas analises aos sambas do Rio ( logo desde muito cedo ) não adaram muito longe da opinião de especialistas.Samba bom e bonito é facil de se notar e verificar. Confira em :
http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=1575nal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=1575
- Para o Feriado de Terça- feira de Carnaval que pelos vistos vai se manter.
- Não para o samba masdesta vez para Cultura Portuguesa.
É de referir com bastante orgulho que o FADO ...AGORA JÁ NÃO É SÓ NOSSO.
É PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE o que significa uma chamada de atenção á cultua portuguesa em geral mas também a toda a musica portuguesa por arrastamento.
100 NOTA
- Para os grandes equivocos que vão acontecendo ultimamente e que vão deixando as escolas de samba ainda mais fracas.
- Para as indicisões de algumas Camaras Municipais relativamente a alguns Carnavais.
NOTAS FINAIS
O QUE FALTAVA DIZER......
Mesmo antes de me ter iniciado no Gres Bota de Sesimbra ( em 2007 ) já ouvia e lia que em Sesimbra havia algumas passistas que procuravam estar actualizadas e minimamente seguindo os passos certos para evoluirem.
Um nome se salientava entre alguns que ouvia. Confirmei pessoalmente em 2006 depois de chegar do Carnaval do Rio que era verdade, que o m
Paralelamente conseguiu nos ultimos tempos formar, ensaiar,unir como uma familia a ala de passistas de sua escola de sempre , da escola de samba a qual deu tudo o que tinha e não tinha, á sua escola do coração , aquela escola que foi como sua segunda casa e só por isso devia ter tido a sede do Bota a abarrotar de elementos da escola, socios, e integrantes no ultimo jantar de despedida. Mas nada disso aconteceu. Serviu no entanto certamente para separação das águas e para desfazer certas duvidas se é que as havia ainda.
Mas se até Portugal nos habituou a toda estas situações.
Quando as pessoas atingem um certo nivel, certa notoriadade, certo valor da-se inicio ao processo natural em Portugal que é a inveja. Isso mesmo sem mais mas nem meio mas .... a INVEJA. Veja-se o que acontece até com ... Cristiano Ronaldo ( até é assobiado no seu proprio pais ).... Mourinho... ( que enche muitos de inveja mas que não vao tendo mais argumentos para o atingir ).... Herman José ( não haverá ninguem igual )... Joaquim de Almeida ( porque todos sonham..sonham.... mas só ele conseguiu Hollywood ).... Manuel de Oliveira....etc...etc..
E como seria de esperar ela começou a ser rodeada de inveja, de pessoas hipocritas se aproximando, e até de quem a desejava ver pelas costas.
Ficou evidente tudo isso de forma bem clara nessa noite do jantar de despedida com essa nitida separação "das águas ".
Mas como não acredito na burrice , nos lugares comuns, acredito é nas coisas que me comovem ficaram as verdadeiras coisas que ela deixou por cá.
Mas é bom referir desde já aos que te quiseram ver pelas costas em breve irão ter de esgotar os Konpemsans das farmacias. Não falta muito eu sei para "atormentares" de novo a cabeça dos (as ) fracos(as ) e incompetentes que andam por ai no samba.
"Perdemos"a Ana..."Perdemos " a Preta. E quando falo em perdemos.... FALO DOS VERDADEIROS SAMBISTAS dos que gostam e sentem orgulho no que de melhor o samba em Portugal nos pode dar !!! E tu sem duvida Ana eras das melhores coisas que o samba aqui em Portugal tinha. Todos os entendidos sabem disso e no fundo isso é o que mais interessa. Os outros.....esses.... cá estamos para rir deles.
Não veremos mais a sua alegria, a sua garra contagiante, o seu talento nos palcos do samba em Portugal
Fica felizmente conosco o trabalho que realizou nos ultimos tempos com a sensacional ala de passistas do Gres Bota de Sesimbra.
VEJA AQUI UM VIDEO DOS PRIMEIROS TRABALHOS DA ALA DE PASSISTAS DO BOTA
Não se aplica muito a certas mentalidades sambistas mas na verdade é um lema verdadeiro...."Não vivas para que a tua presença seja notada,vive para que a tua ausência seja sentida."
Faltava dizer que .......
Eu como amante do samba , como amante dos valores que o samba oferece e até por sentir sempre muito orgulho nisso, agradeco-te pelo que me proporcionaste de belo em muitas situações em que te vi actuar e dançar. Fica também o meu obrigado por ter ver
FAÇAM FAVOR DE SER FELIZES NA CIDADE MARAVILHOSA.
Até um dia.... que por mais voltas que dê a vida, procurarei que seja ai também vivendo no Rio de Janeiro ( é pá ....e como ficariam felizes os que me querem também ver pelas costas.Como ficariam radiantes alguns manés e casalinhos..ah...ah...ah... )...
Como eu gosto de estar em lugares em que as gargalhadas não se tapam com as mãos.
Entretanto a maior e melhor homenagem......
A maior e melhor será certamente para alem das que as "tuas " passistas do Bota te renderam nos ultimos dias por cá, consolidarem-se como grupo , não se dividirem, ( tem muita gente á espera disso... e algumas á espera de se introduzir para estragar o que não o tinha conseguido fazer até agora ), serem unidas e dedicadas para manter o nivel ou até se possivel melhorar. Essa será a maior homenagem que poderão dar a Ana Alves ( Preta) e ela por certo lá no Rio sentirá muito orgulho em saber disso.Mas com humildade... muita humildade e não com alguns desvios de humildade que aconteceram por exemplo na ultima vez.
Não se deve olhar para baixo com desdêm. Foi muito trabalho que vos levou ao topo mas não se deve olhar para quem ainda está em patamares mais abaixo com ares de superioridade. Vão ter de ter a postura que a Ana vos transmitiu.
O mesmo se pode também dizer de outra ala de passistas( ?? ) que ainda esta dando os primeiros passos e muito errados por sinal e se tem julgado ( ou melhor se julga) algo que não é, e pretende também com sua falta de humildade... neste caso é na verdade falta de talento, falta de noção do ridiculo e já pretende tirar disputa com quem tem muitos anos de avanço .. e mais que isso... ensinadas e ensaiadas por quem sabe e não por curiosas do samba. Haja humildade.
TERMINO DEIXANDO A RECORDAÇÂO DO SAMBA DO GRES BOTA DE SESIMBRA -2010 QUE FOI CONSIDERADO POR ENTENDIDOS E ESPECIALISTAS DE SAMBA DE ENREDO DO BRASIL UM EXCELENTE SAMBA.( vamos aguardar para que o Bota volte a ser mencionado no Brasil pela qualidade do seu samba.... ficarei aguardando...) TAMBÉM JÁ SE VAI PERCEBENDO O PORQUE DE NÃO TER SIDO MUITO ESTIMADO MAS ISSO TEM A VER AINDA COM OS GRANDES EQUIVOCOS.....
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Dezembro/Janeiro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
SEXTA- FEIRA 25 DE NOVEMBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 25 de novembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para a Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio pela sua organização e qualidade que apresentou. Para o belo convivio que foi proporcionado a todos os presentes.
- Para a alegria estampada nos rostos dos elementos do Gres Trepa de Sesimbra por estarem a participar de uma Festa de samba mais a norte onde era conviniente terem mais participações. Quem sabe no futuro mais surgirão... ???
- Para a Festa de aniversario dos 15 anos da Associação Tripa Cagueira de Sesimbra este sabado na Sociedade Musical que vai contar mais uma vez com a participação de quase todas as escolas de samba Sesimbra.
- Para as agradaveis surpresas em termos de qualidade , de reportorio , e de espectaculo de palco que as escolas de samba participantes na Festa do Novo Imperio proporcionaram.
CONFIRA COMENTARIO ,JÁ ALGUNS VIDEOS E FOTOS DA FESTA EM : https://docs.google.com/document/d/1PTkTyWUAmNYh7hxZv1dYxSJBsWEaF_BB54ALQs7zjKk/edit?hl=pt_PT#
- Para mais um magnifico trabalho gratuito em prol do samba feito por BrunoPhoto tanto em foto como em videos. Obrigado mais uma vez para essa colaboração em divulgar o nosso trabalho no samba em Portugal.
100 NOTA
- Para os que por vezes nem um obrigado são capazes de dar em determinadas circunstancias e até quanto recebem algo que lhes interessa e gostam .......
- Para os sites que "teimam " em continuar perfeitamente desactualizados e inativos quando muito haveria para divulgar em suas PAGINA OFICIAIS.
- Para os ultimos dias em que teremos a presença de dois enormes sambistas junto de nós. É muito triste ver partir talentos que apesar do muito que já contribuiram para o samba muito mais teriam ainda para dar. Ficam entretanto muitas coisas feitas que sem demora irão ser lembradas e muito fortemente.
- Para a actuação da dança do Gres Trepa no Coqueiro na Festa do Novo Imperio. È necessario um trabalho mais cuidado tanto no visual como na parte tecnica. Agora que a bateria esta seguindo uma evolução notoria era bom que algumas mudanças e mais trabalho de qualidade também se pudessem verificar na para da dança para acompanhar o nivel da bateria. Tal como quando dizia muita coisa sobre as carencias na bateria a alguns tempos atras fui muito mal entendido e por vezes até deserespeitado, e agora verificaram que tinha toda a razão com a mudança que alteraram, espero que desta vez não me entendam mal nem deixem de cair na real. Amigo é aquele que diz também as coisas que não gostamos de ouvir !!!!!!
NOTAS FINAIS
Uma pequena introdução já que vai falar de samba
SAMBAS QUE MARCARAM UMA EPOCA.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1705306-7823-COMPOSITORES+CANTAM+SAMBAS+QUE+MARCARAM+EPOCA,00.html
Nossas escolas de samba já tem alguns sambas bem definidos
Esperemos agora pelas gravações oficiais dos sambas de enredo das escolas portuguesas para o Carnaval 2012.
Alguns sambas já são conhecidos apenas em concurso mas obviamente que já dá para ver o seu valor.
Agora depois nas gravações poderão incluir umas bossas , uns arranjos musicais, umas subidas de tom , conforme o estilo do interprete......só que as LETRAS são as mesmas e as MELODIAS também. Depois serão cantados e tocados até á exaustão nas sedes e ensaios gerais e isso acaba sendo uma lavagem cerebral e não um atestado de qualidade e como diz Goebblels " uma mentira repetida cem vezes, torna-se verdade".
Irei fazendo analise aos que para mim são bons sambas, sambas de qualidade o que é FACILIMO DE VER mas não farei analises aos sambas em que não vejo qualidade pois para quem ouve dizer bem dos seus sambas é muito facil mas para quem tenha de ouvir dizer mal de uma composição sua não tenho ( ou julgam que não tenho ) credibilidade para tal e nunca seria bem aceite. Não existe ainda suficiente estofo para aceitar que " não estiveram inspirados " .. " que a coisa não correu bem desta vez "... " que falharam a mão ".... " que não têm capacidade nem conhecimentos para fazer samba em alguns casos... " .... QUE NÃO SE FAZ SAMBA SÓ PORQUE SE PREFERE . E o mais importante não sabem ver que essas criticas apenas iriam fazer com que as coisas podessem melhorar e quem sai ganhando é o samba e a ESCOLA de SAMBA. Só que para alguns interessa é o NOME LÁ no samba.
Por isso esses sambas sobre os quais não irei opinar ficarão para mais tarde serem analisados por grandes compositores de samba de enredo do Brasil que este ano para alem de fazerem as analises aos sambas de enredo das escolas de Portugal irão também votar em cada um deles. E ai a coisa fica INQUESTIONAVEL , sem virgulas, nem mas nem meio mas......
Logo que todos os audios das escolas estejam disponiveis será divulgada a lista desses compositores que vão analisar os nossos sambas.
E sabem porque ? Para que com as suas criticas se possa evoluir.... se possa aprender mais.... se possa ver onde estão os equivocos e os equivocados para bem do maior desenvolvimento do samba em Portugal. Serve ?
Agroa uma prenda. Num link só pode baixar todos os sambas do CD do Grupo Especial do Rio de Janeiro. http://www.4shared.com/file/_Jnncoos/Sambas_de_Enredo_2012.html
Para terminar não quero deixar de relatar um pequeno facto que acaba dizendo muito do que as vezes faz falta dizer.
Foi com grande satisfação que vi uma pessoa carismatica do Carnaval de Sesimbra, embora ligada á area do olodum/axé e que teve sua participação satisfatoria em substituição de outros elementos que não puderam estar presentes com o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra , confirmando aquilo que que venho dizendo ( escrevendo ) á 3 anos. É uma pessoa conhecedora, entendida e numa pequena e rapida conversa com ele foi lembrado um pouco disso tudo. Terminei dizendo " AGORA ENTENDES ?? SABES..... SE AGORA "LÁ EM BAIXO" FORES DIZER A 90% DOS SAMBISTAS ESTAS REALIDADES ALEM DE NÃO TE ACREDITAREM CONTINUAM COM A IDEIA QUE " SÃO OS MAIORES " QUE NÃO TEM NADA A PRENDER COM NINGUEM POIS JÁ ANDAM NISTO DO SAMBA Á VINTE E TAIS ANOS ETC...ETC... ETC......"
E não viu actuar o Trepa de Estarreja, Charanguinha, Sócios da Mangueira, Costa de Prata...... etc..etc....
Foi bom. Mais um elemento entendido que compreendeu FACILMENTE ALGUNS EQUIVOCOS. Valeu por isso no minimo não é Apolonio ?
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
COMO PRENDA FINAL O MELHOR SAMBA DO ANO. http://youtu.be/sueSn7-DEBU
NOTA 100
- Para a Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio pela sua organização e qualidade que apresentou. Para o belo convivio que foi proporcionado a todos os presentes.
- Para a alegria estampada nos rostos dos elementos do Gres Trepa de Sesimbra por estarem a participar de uma Festa de samba mais a norte onde era conviniente terem mais participações. Quem sabe no futuro mais surgirão... ???
- Para a Festa de aniversario dos 15 anos da Associação Tripa Cagueira de Sesimbra este sabado na Sociedade Musical que vai contar mais uma vez com a participação de quase todas as escolas de samba Sesimbra.
- Para as agradaveis surpresas em termos de qualidade , de reportorio , e de espectaculo de palco que as escolas de samba participantes na Festa do Novo Imperio proporcionaram.
CONFIRA COMENTARIO ,JÁ ALGUNS VIDEOS E FOTOS DA FESTA EM : https://docs.google.com/document/d/1PTkTyWUAmNYh7hxZv1dYxSJBsWEaF_BB54ALQs7zjKk/edit?hl=pt_PT#
- Para mais um magnifico trabalho gratuito em prol do samba feito por BrunoPhoto tanto em foto como em videos. Obrigado mais uma vez para essa colaboração em divulgar o nosso trabalho no samba em Portugal.
100 NOTA
- Para os que por vezes nem um obrigado são capazes de dar em determinadas circunstancias e até quanto recebem algo que lhes interessa e gostam .......
- Para os sites que "teimam " em continuar perfeitamente desactualizados e inativos quando muito haveria para divulgar em suas PAGINA OFICIAIS.
- Para os ultimos dias em que teremos a presença de dois enormes sambistas junto de nós. É muito triste ver partir talentos que apesar do muito que já contribuiram para o samba muito mais teriam ainda para dar. Ficam entretanto muitas coisas feitas que sem demora irão ser lembradas e muito fortemente.
- Para a actuação da dança do Gres Trepa no Coqueiro na Festa do Novo Imperio. È necessario um trabalho mais cuidado tanto no visual como na parte tecnica. Agora que a bateria esta seguindo uma evolução notoria era bom que algumas mudanças e mais trabalho de qualidade também se pudessem verificar na para da dança para acompanhar o nivel da bateria. Tal como quando dizia muita coisa sobre as carencias na bateria a alguns tempos atras fui muito mal entendido e por vezes até deserespeitado, e agora verificaram que tinha toda a razão com a mudança que alteraram, espero que desta vez não me entendam mal nem deixem de cair na real. Amigo é aquele que diz também as coisas que não gostamos de ouvir !!!!!!
NOTAS FINAIS
Uma pequena introdução já que vai falar de samba
SAMBAS QUE MARCARAM UMA EPOCA.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1705306-7823-COMPOSITORES+CANTAM+SAMBAS+QUE+MARCARAM+EPOCA,00.html
Nossas escolas de samba já tem alguns sambas bem definidos
Esperemos agora pelas gravações oficiais dos sambas de enredo das escolas portuguesas para o Carnaval 2012.
Alguns sambas já são conhecidos apenas em concurso mas obviamente que já dá para ver o seu valor.
Agora depois nas gravações poderão incluir umas bossas , uns arranjos musicais, umas subidas de tom , conforme o estilo do interprete......só que as LETRAS são as mesmas e as MELODIAS também. Depois serão cantados e tocados até á exaustão nas sedes e ensaios gerais e isso acaba sendo uma lavagem cerebral e não um atestado de qualidade e como diz Goebblels " uma mentira repetida cem vezes, torna-se verdade".
Irei fazendo analise aos que para mim são bons sambas, sambas de qualidade o que é FACILIMO DE VER mas não farei analises aos sambas em que não vejo qualidade pois para quem ouve dizer bem dos seus sambas é muito facil mas para quem tenha de ouvir dizer mal de uma composição sua não tenho ( ou julgam que não tenho ) credibilidade para tal e nunca seria bem aceite. Não existe ainda suficiente estofo para aceitar que " não estiveram inspirados " .. " que a coisa não correu bem desta vez "... " que falharam a mão ".... " que não têm capacidade nem conhecimentos para fazer samba em alguns casos... " .... QUE NÃO SE FAZ SAMBA SÓ PORQUE SE PREFERE . E o mais importante não sabem ver que essas criticas apenas iriam fazer com que as coisas podessem melhorar e quem sai ganhando é o samba e a ESCOLA de SAMBA. Só que para alguns interessa é o NOME LÁ no samba.
Por isso esses sambas sobre os quais não irei opinar ficarão para mais tarde serem analisados por grandes compositores de samba de enredo do Brasil que este ano para alem de fazerem as analises aos sambas de enredo das escolas de Portugal irão também votar em cada um deles. E ai a coisa fica INQUESTIONAVEL , sem virgulas, nem mas nem meio mas......
Logo que todos os audios das escolas estejam disponiveis será divulgada a lista desses compositores que vão analisar os nossos sambas.
E sabem porque ? Para que com as suas criticas se possa evoluir.... se possa aprender mais.... se possa ver onde estão os equivocos e os equivocados para bem do maior desenvolvimento do samba em Portugal. Serve ?
Agroa uma prenda. Num link só pode baixar todos os sambas do CD do Grupo Especial do Rio de Janeiro. http://www.4shared.com/file/_Jnncoos/Sambas_de_Enredo_2012.html
Para terminar não quero deixar de relatar um pequeno facto que acaba dizendo muito do que as vezes faz falta dizer.
Foi com grande satisfação que vi uma pessoa carismatica do Carnaval de Sesimbra, embora ligada á area do olodum/axé e que teve sua participação satisfatoria em substituição de outros elementos que não puderam estar presentes com o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra , confirmando aquilo que que venho dizendo ( escrevendo ) á 3 anos. É uma pessoa conhecedora, entendida e numa pequena e rapida conversa com ele foi lembrado um pouco disso tudo. Terminei dizendo " AGORA ENTENDES ?? SABES..... SE AGORA "LÁ EM BAIXO" FORES DIZER A 90% DOS SAMBISTAS ESTAS REALIDADES ALEM DE NÃO TE ACREDITAREM CONTINUAM COM A IDEIA QUE " SÃO OS MAIORES " QUE NÃO TEM NADA A PRENDER COM NINGUEM POIS JÁ ANDAM NISTO DO SAMBA Á VINTE E TAIS ANOS ETC...ETC... ETC......"
E não viu actuar o Trepa de Estarreja, Charanguinha, Sócios da Mangueira, Costa de Prata...... etc..etc....
Foi bom. Mais um elemento entendido que compreendeu FACILMENTE ALGUNS EQUIVOCOS. Valeu por isso no minimo não é Apolonio ?
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.
"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
COMO PRENDA FINAL O MELHOR SAMBA DO ANO. http://youtu.be/sueSn7-DEBU
SEXTA-FEIRA 18 DE NOVEMBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 18 de novembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para o Gres Batuque do Conde que divulga as fotos das suas fantasias para o Carnaval 2012. Excelente . Assim devia ser a mente dos responsaveis pelas escolas de samba em Portugal..... mas infelizmente não o é !!!!!!
NOTA 100
- Para o Gres Batuque do Conde que divulga as fotos das suas fantasias para o Carnaval 2012. Excelente . Assim devia ser a mente dos responsaveis pelas escolas de samba em Portugal..... mas infelizmente não o é !!!!!!
-Para as inaugurações OFICIAIS dos Carnavais de Estarreja e Ovar. Enquanto em outras localidades de Carnaval talvez ainda nem haja a certeza de conseguir por o Carnaval na rua e que muita coisa poderá mudar até se for abolido o feriado ( facultativo ) de terça de Carnaval estas duas localidades mostram o porque da diferença e o porque da superioridade e o porque de o Carnaval sere util sobre todos os aspectos as suas populações e ao poder local.
- Para a Festa de Aniversario do Novo Imperio ( amanhã, sabado dia 19 ) que para alem do cartaz que poderá conferir na Agenda do Samba em Portugal aqui no blog vai ter também a nomeação da vencedora dos concurso de Rainha de Bateria realizado no sabado passado. Apesar de alguns precalços a direção do Novo Imperio fez por conseguir uma optima Festa sempre na procura da qualidade e evolução.
- Para 2 sambas nacionais ainda não gravados mas que já tive o previlegio de ouvir.
Que pena so lá para Janeiro( quando é a previsão de gravação )muitos de vocês poderem confirmar o que aqui vou dizer. Senti um enorme orgulho como portugues e amante de sambas ( principalmente de sambas de enredo que é o que mais gosto.) ao ouvir esses dois sambas. Companheiros os sambas dos Sócios da Mangueira e dos Unidos do Mato Grosso são dois maravilhosos sambas que me agunçam a vontade e até ansiedade para que possam ser ouvidos pelo mundo fora e depois analisados por grandes compositores para confirmarem aquilo que aqui estou a dizer em primeirissima mão. É de arrepiar. É de orgulhar !!!!
- Para o bom aproveitamento da noite da Final do Concurso de samba de Enredo no Gres Bota de Sesimbra( amanhã dia 19 ) e fazendo com que mais uma vez sua sede social acolha sambistas brasileiros. Pela primeira vez na Europa o cantor e compositor brasileiro Alves da Banda "Alma Livre" estará fazendo a promoção do seu novo Cd" Coragem " ( oferta de CDs) e será uma das atrações da noite que terminará com uma Roda de Samba entre amigos logo após ser conhecido o Hino(samba) da Escola para o Carnaval 2012.
- Para a magnifica organização patenteada no concurso da Eleição da Musa Sambalêlê 2011 que mais uma vez demonstrou o brilhantismo com que o Grupo Sambalêlê nos brinda em suas actuações. Parabens também para a merecida vencedora Ana Luisa a nova Musa do Grupo e também a todas as participantes que dignificaram muito o samba com suas actuações.
100 NOTA
- Para as escolas de samba que continuam insistindo nas suas "monarquias " e com actos e opções que com isso continuam prejudicando a sua evolução.
- Para uma situação já falada, analisada, discutida, ...... mas que volta na maior das descontrações.....EM SAMBA DE ENREDO O CAVAQUINHO TEM DE SE OUVIR MUITO MAIS ( vou escrever de novo. MUITO MAIS !!!!) QUE O VIOLÃO E NÃO O CONTRARIO. Os dois se completam é verdade mas NÃO é POR ACASO que a ter de sair um , ficará sempre o CAVAQUINHO pois Samba de Enredo...... é "negocio" de cavaquinho mesmo !!!!
NOTA FINAL
Já estão saindo alguns sambas também de concursos a sul.
Antes das minhas opiniões e até porque um video vale mais que mil imagens e as imagens valem mais que mil palavras.... e pelo video já tiram suas conclusões. Aqui ficam os videos dos sambas vencedores nas escolas
:
Gres Unidos de Vila Zimbra ( Sesimbra )- http://youtu.be/DCoXgGR4rRE
Gres Trepa no Coqueiro( Sesimbra )- http://youtu.be/lN8JvmuYUWI
No Gres Bota de Sesimbra será amanhã a final onde se irá apurar o vencedor de entre 3 sambas que estiveram toda a semana na pagina central do blog para poderem ser vistos e ouvidos.
Para quem tem a facilidade e possivelmente um certo "dom" , para mesmo entre 18/20 sambas nas escolas de samba do Rio de Janeiro ,que até tem um nivel bem superior de qualidade, verificar aqueles 2/3 que vão á final e a maioria das vezes vislumbrar logo o vencedor pela sua qualidade ( digo qualidade e não o que mais gosto pois são coisas bem diferentes !!!) porque é mesmo assim... tem sambas melhores que outros... sambas bons e sambas ruins.... o que até é facilimo de ver..... o resto é blá..blá...
Por isso mesmo verificar entre 3 sambas qual o melhor SERIA AINDA MAIS FACIL.... seria moleza como dizem os brasileiros.
Mas se repararam nas minhas previsões para os vencedores deste ano no Rio não mencionei nem favoritos...nem vencedor para a Porto da Pedra ( podem confirmar indo ao meu mural do Facebook e verificar essa realidade). E porque ? Porque não ouvi nenhuma obra que tivesse nivel para ser escolhida. E o resultado é que em todas as sondagens.....(eu nem precisava de verificar isso !!!) o samba do Porto da Pedra é o mais fraco. É quase uma unanimidade como sendo o pior samba do Carnaval 2012. É um samba ruim !!!! Pelos mesmos motivos ( infelizmente !!!) não farei nenhuma previsão aos sambas do Gres Bota de Sesimbra neste momento a concurso.. Farei depois ao vencedor e mais tarde os especialistas brasileiros que ja contactei para analisar no proximo ano ( e desta vez votar também) os nossos sambas farão o resto das analises.
Claro todas as escolas irão abraçar seus hinos ( sambas de enredo ) independentemente das suas qualidades como "seus filhos " com muito amor , muito carinho e serão cantados e tocados tantas vezes que "gostaremos.... porque o sentimos como nosso " e o acharemos o melhor de todos........
Tem o seu lado bom pois moraliza. Nos faz ter amor ao emblema, á escola. Mas não invalida que fora dos ensaios ...dos desfiles..... tenhamos que ver outras escolas... ouvir outros sambas...... e saber distinguir as coisas como elas são e tem de ser. É ai nessas aceitações , na capacidade de ver as diferenças, de ver as qualidades , superioridades e inferioridades dos outros QUE COMEÇA O NOSSO VALOR.... A NOSSA QUALIDADE..... MUITA VEZES chamada de HUMILDADE.
TERMINO com um belo texto que li esta semana e que contem um pouco disso mesmo.....
Não sou Beija-Flor ( aqui está um exemplo . Não sou mas reconheço que é actualmente a MELHOR escola de samba). Bastaria nomear as classificações dos ultimos 10/15 anos mas tem outras coisas que nesse pequeno texto explica muito do porque dessa superioridade.....
" O pior não são os fanáticos pela Beija Flor, e sim pessoas que não respeitam o trabalho dos outros. A beija-Flor é uma das poucas escola que têm dado o devido valor as raizes do verdadeiro samba como:
Manter uma escola de mestre-salas e Portas-Bandeira, o intérprete que fez escola na própria agremiação, que veste uns 85%da escola com pessoas da comunidade,(Aqui interfiro eu dizendo que só isso é meia vitoria na Sapucaí ) inclusive destaques de luxo e mantêm uma rainha de bateria que chegou a escola com sete anos de idade, e não vende o posto para celebridades, e que este ano esta recrutando 1500 negros para postos de destaque. Lamento pela falta de respeito, será que temos que:
Vender fantasias para as agências de viagens, colocar as celebridades na escola e despresar os negros o morro e as comunidades para ganhar respeito?
Ou vender 11 alas para o Canadá ou para gringos( estrangeiros ) em Copacabana, é isso que muitas escolas fazem sabiam disso?
Quando perdem a culpa é do Anísio, da Globo e da Beija Flor, e dizem que eles estão ganhando roubado, pôde?
Eu mesmo já fui espulso de carro alegórics de uma determinada escola verde e rosa, para dar lugar para pessoas indicadas que não ensaiaram nas vesperas do carnaval, esta escola era uma campeã e hoje só desfila nas campeãs porquê é influente..... Tantas diferenças para a Beija-Flor "
.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL
e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.SEXTA-FEIRA 11 de NOVEMBRO 2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 11 de novembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
-Para a excelente qualidade do CD dos Sambas de Enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O melhor sobre todos os aspectos dos ultimos anos.
- Para a beleza do samba da Portela-2012. Que show que nos é oferecido por esses compositores !!! Outra nota saliente é a magnifica prestação do interprete IGOR SORRISO com o samba da S.Clemente.
- Para as grandes emoções iniciadas este mês e que apenas irão findar no final do mesmo com a mudança de vida e de lugar de pessoas amigas que gostariamos de ter sempre por perto (os que gostam é claro, pois para muitos, poderá ser certamente um alivio....mas é a vida .....existem as pessoas boas... e existem as ruins.....os certos e principalmente esses muito equivocados ).
- Para a eleição de Samba de Enredo no Gres Bota de Sesimbra com excelente divulgação e até grande expectativa mas ficando um pouco aquem do esperado pois apenas se irão apresentar 3 sambas a concurso quando era esperado mais alguns.
- Para as candidatas a Musa do Sambalêlê e que provam com essa participação o amor que tem ao samba, á paixão pela dança, e principalmente a vontade de atingir "patamares mais altos " , niveis maiores e que certamente aproveitarão para a partilha de ideias e conhecimentos entre todas elas.
- Para algumas baterias do Rio que nos irão maravilhar com suas "perfomances " principalmente a nivel de paradinhas ( embora no Cd alguma coisa já se preveja, muito tenha ficado "escondido ") tanto nos Ensaios Tecnicos no Novo Sambodromo como na prova real durante os desfiles no Carnaval. Aguardem !! Muita coisa boa vem por ai !! ( Não vale é copiar por cá com as nossas baterias nos seus proprios sambas..... mas..... é certinho....... vai haver copianço sim.)
- Para os que no samba ainda vão fazendo tentativas , insistindo para que tudo vá evoluindo só que ainda tem " muito manco que os quer ensinar a correr ".
- Para mais uma jornada de presença de sambistas do sul agora na Apresentação do Carnaval de Estarreja-2012( pelo que sei foi uma maravilhosa noite de samba ). Mais dados...mais conhecimento, mais realidades e mais enriquecimento sambista trouxeram na bagagem. São os mesmos... os interessados..... os que já não estão equivocados .
100 NOTA
- Para os equivocados...... e que também ficarão " felizes " este mês. São muitos dos tais que " NÃO QUEREM SER MELHORES QUE VOCÊ , QUEREM É QUE VOCÊ NÃO SEJA MELHOR QUE ELES "...... COITADOS(AS ) !!!!!
- Para as escolas de samba que ainda pouco divulgam as suas actividades e fazem com que as suas realizações aconteçam somente muito na intimidade e muito isoladamente dentro de portas. Com isso esquecem o lema....."........ TODOS NÓS JUNTOS" e com isso como é obvio e sempre comprovado....vão FICANDO MAIS FRACOS e MENOS EVOLUIDOS. Sempre !
- Para a falta de uma(s) simples FAIXA (S) para colocar nas vencedoras nas eleições para Rainha e Destaques no Gres Bota de Sesimbra.
NOTA FINAL
Escolhi para nota final um tema que a mim muito me sensibiliza e que venho desejando ver realizado á muito tempo. O REGRESSO EM PLENO DE UMA GRANDE ESCOLA DE SAMBA. O regresso do Gres Abrigada á sua antiga dinamica..
Pois é o GRES CAPRICHO DE ABRIGADA realizou no passado dia 6 de Novembro uma Assembleia Geral de onde saiu esta nota que divulgo :
"Pelas16.30h foi realizada Assembleia Geral na SFUPA, na qual participaram 25 pessoas e onde foi aprovada nova Comissão com um projecto de dois anos cujos elementos são:
Joana Mira
Laura Dias
Sandra Anselmo
Ricardo Peixe
Ruben Ferreira
Alguns dos temas discutidos foram:
-Início dos ensaios na escola;
-Organização de eventos;
-Festa de aniversário;
-Participar em festas de outras escolas incluindo festas tropicais;( IMPORTANTE DIGO EU !!!! )
-Realização da festa tropical; ( FUNDAMENTAL DIGO EU )
-Concurso de destaques.
Agora é começar a trabalhar e seguir para a frente... Contamos com todos os sambistas para construir uma escola que se supere e que alcance como habitualmente a excelência. Sem vocês nada será possível!
Saudações sambistas,
O samba não pode parar!! "
SAMBAde ENREDO de 1996- http://www.youtube.com/watch?v=INoinKdEorA
ENTÃO NÃO PÁRA " GIGANTE ADORMECIDO ". SEGUE EM FRENTE.
.
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento por aqui.......pois ainda anda bem perto os tais "doutores(as) e engenheiros(as )" ......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro
NOTA 100
-Para a excelente qualidade do CD dos Sambas de Enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O melhor sobre todos os aspectos dos ultimos anos.
- Para a beleza do samba da Portela-2012. Que show que nos é oferecido por esses compositores !!! Outra nota saliente é a magnifica prestação do interprete IGOR SORRISO com o samba da S.Clemente.
- Para as grandes emoções iniciadas este mês e que apenas irão findar no final do mesmo com a mudança de vida e de lugar de pessoas amigas que gostariamos de ter sempre por perto (os que gostam é claro, pois para muitos, poderá ser certamente um alivio....mas é a vida .....existem as pessoas boas... e existem as ruins.....os certos e principalmente esses muito equivocados ).
- Para a eleição de Samba de Enredo no Gres Bota de Sesimbra com excelente divulgação e até grande expectativa mas ficando um pouco aquem do esperado pois apenas se irão apresentar 3 sambas a concurso quando era esperado mais alguns.
- Para as candidatas a Musa do Sambalêlê e que provam com essa participação o amor que tem ao samba, á paixão pela dança, e principalmente a vontade de atingir "patamares mais altos " , niveis maiores e que certamente aproveitarão para a partilha de ideias e conhecimentos entre todas elas.
- Para algumas baterias do Rio que nos irão maravilhar com suas "perfomances " principalmente a nivel de paradinhas ( embora no Cd alguma coisa já se preveja, muito tenha ficado "escondido ") tanto nos Ensaios Tecnicos no Novo Sambodromo como na prova real durante os desfiles no Carnaval. Aguardem !! Muita coisa boa vem por ai !! ( Não vale é copiar por cá com as nossas baterias nos seus proprios sambas..... mas..... é certinho....... vai haver copianço sim.)
- Para os que no samba ainda vão fazendo tentativas , insistindo para que tudo vá evoluindo só que ainda tem " muito manco que os quer ensinar a correr ".
- Para mais uma jornada de presença de sambistas do sul agora na Apresentação do Carnaval de Estarreja-2012( pelo que sei foi uma maravilhosa noite de samba ). Mais dados...mais conhecimento, mais realidades e mais enriquecimento sambista trouxeram na bagagem. São os mesmos... os interessados..... os que já não estão equivocados .
100 NOTA
- Para os equivocados...... e que também ficarão " felizes " este mês. São muitos dos tais que " NÃO QUEREM SER MELHORES QUE VOCÊ , QUEREM É QUE VOCÊ NÃO SEJA MELHOR QUE ELES "...... COITADOS(AS ) !!!!!
- Para as escolas de samba que ainda pouco divulgam as suas actividades e fazem com que as suas realizações aconteçam somente muito na intimidade e muito isoladamente dentro de portas. Com isso esquecem o lema....."........ TODOS NÓS JUNTOS" e com isso como é obvio e sempre comprovado....vão FICANDO MAIS FRACOS e MENOS EVOLUIDOS. Sempre !
- Para a falta de uma(s) simples FAIXA (S) para colocar nas vencedoras nas eleições para Rainha e Destaques no Gres Bota de Sesimbra.
NOTA FINAL
Escolhi para nota final um tema que a mim muito me sensibiliza e que venho desejando ver realizado á muito tempo. O REGRESSO EM PLENO DE UMA GRANDE ESCOLA DE SAMBA. O regresso do Gres Abrigada á sua antiga dinamica..
Pois é o GRES CAPRICHO DE ABRIGADA realizou no passado dia 6 de Novembro uma Assembleia Geral de onde saiu esta nota que divulgo :
"Pelas16.30h foi realizada Assembleia Geral na SFUPA, na qual participaram 25 pessoas e onde foi aprovada nova Comissão com um projecto de dois anos cujos elementos são:
Joana Mira
Laura Dias
Sandra Anselmo
Ricardo Peixe
Ruben Ferreira
Alguns dos temas discutidos foram:
-Início dos ensaios na escola;
-Organização de eventos;
-Festa de aniversário;
-Participar em festas de outras escolas incluindo festas tropicais;( IMPORTANTE DIGO EU !!!! )
-Realização da festa tropical; ( FUNDAMENTAL DIGO EU )
-Concurso de destaques.
Agora é começar a trabalhar e seguir para a frente... Contamos com todos os sambistas para construir uma escola que se supere e que alcance como habitualmente a excelência. Sem vocês nada será possível!
Saudações sambistas,
O samba não pode parar!! "
SAMBAde ENREDO de 1996- http://www.youtube.com/watch?v=INoinKdEorA
ENTÃO NÃO PÁRA " GIGANTE ADORMECIDO ". SEGUE EM FRENTE.
.
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento por aqui.......pois ainda anda bem perto os tais "doutores(as) e engenheiros(as )" ......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro
SEXTA-FEIRA 4 DE NOVEMBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 3 de novembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para os excelentes enredos que algumas escolas de samba portuguesas escolheram para o Carnaval 2012. Em alguns casos isso faz aumentar a curiosidade sobre os seus desfiles.
- Para a sede do Gres A Rainha- Figueira da Foz que como se comprova pelas fotos da inauguração em seu site : http://www.gres-a-rainha.com/ confirmaram a minha opinião sobre a sua qualidade quando a vi, ainda em estado de acabamentos.
- Para a noite de samba programada para dia 26 de Novembro na Discoteca Pildrinha com a actuação dos Grupos Papo de Samba e Sambalêlê e o bem sacado nome para o evento: PAPO DE SAMBALÊLÊ.
NOTA 100
- Para os excelentes enredos que algumas escolas de samba portuguesas escolheram para o Carnaval 2012. Em alguns casos isso faz aumentar a curiosidade sobre os seus desfiles.
- Para a sede do Gres A Rainha- Figueira da Foz que como se comprova pelas fotos da inauguração em seu site : http://www.gres-a-rainha.com/ confirmaram a minha opinião sobre a sua qualidade quando a vi, ainda em estado de acabamentos.
- Para a noite de samba programada para dia 26 de Novembro na Discoteca Pildrinha com a actuação dos Grupos Papo de Samba e Sambalêlê e o bem sacado nome para o evento: PAPO DE SAMBALÊLÊ.
Que bom seria que entre todos os grupos de samba pudesse também existir muita amizade e cordialidade.
- Para a " minha " União da Ilha que está preparando um Carnaval maravilhoso e como de Jogos Olimpicos se trata o enredo, somando ás ambições do Presidente Ney , mesmo sabendo que para a luta nos 3 lugares do PODIUM estão Beija-Flor,Tijuca, Grande Rio, Mangueira.... quem sabe......é só aguardar.......
- Para quem adivinhar qual será a escola de samba portuguesa a apresentar primeiro o samba de enredo gravado e pronto a divulgar....... aceitam-se palpites no Facebook em : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/profile.php?id=100000308253629
- Para mais uma vez enaltecer a presença em Sesimbra de outro grupo de sambistas do norte /centro do país. Desta vez foram 4 elementos pertencentes á escola de samba Batuque da Mealhada que vieram prestigiar a Festa da eleição da Rainha de Bateria e destaques do Gres Bota de Sesimbra em sua sede social e acabaram me envolvendo com a parte melhor da vida.......que são os amigos. Foi bom reve-los. Este mês felizmente mais vezes acabarei filtrando esses convivios e as amizades que tento preservar e até fortalecer em alguns eventos programados e que estarei presente.
- Para o samba na cidade de Lisboa que começa a ter uns " points" bem interessantes para os amantes de boa musica brasileira. De salientar a contribuição para isso dada por Tércio Borges e os Democratas do Samba. Confira em AGENDA DO SAMBA no blog as proximas actuações do Grupo e de mais um lugar em Lisboa onde vai rolar muito e bom samba.
- Para a " minha " União da Ilha que está preparando um Carnaval maravilhoso e como de Jogos Olimpicos se trata o enredo, somando ás ambições do Presidente Ney , mesmo sabendo que para a luta nos 3 lugares do PODIUM estão Beija-Flor,Tijuca, Grande Rio, Mangueira.... quem sabe......é só aguardar.......
- Para quem adivinhar qual será a escola de samba portuguesa a apresentar primeiro o samba de enredo gravado e pronto a divulgar....... aceitam-se palpites no Facebook em : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/profile.php?id=100000308253629
- Para mais uma vez enaltecer a presença em Sesimbra de outro grupo de sambistas do norte /centro do país. Desta vez foram 4 elementos pertencentes á escola de samba Batuque da Mealhada que vieram prestigiar a Festa da eleição da Rainha de Bateria e destaques do Gres Bota de Sesimbra em sua sede social e acabaram me envolvendo com a parte melhor da vida.......que são os amigos. Foi bom reve-los. Este mês felizmente mais vezes acabarei filtrando esses convivios e as amizades que tento preservar e até fortalecer em alguns eventos programados e que estarei presente.
- Para o samba na cidade de Lisboa que começa a ter uns " points" bem interessantes para os amantes de boa musica brasileira. De salientar a contribuição para isso dada por Tércio Borges e os Democratas do Samba. Confira em AGENDA DO SAMBA no blog as proximas actuações do Grupo e de mais um lugar em Lisboa onde vai rolar muito e bom samba.
- Para um excelente samba "ainda inacabado" que já ouvi.....mas que não se sabe se vai sair da " gaveta "...... para algum concurso por ai ?????
100 NOTA
- Para os que aqui vêm a procura de arte literaria ou jornalistica........
Mas que apenas encontram palavras SIMPLES, (e até com varios erros ortograficos pelo" meio ") de FACTOS , REALIDADES, E VERDADES...que por vezes ficam até muito mal na fotografia. Ou para.........
- Os que vêm para ler..... " vamos ver de quem ele vai agora dizer mal ".........
Mas vão ter que ler as vezes que para tal haja justificação.......pois criticar o que está errado NÃO É DIZER MAL....... BEM PELO CONTRARIO. O samba agradece.
NOTA FINAL
Como nota final e em tempo de composição de sambas de enredo das escolas de samba de Portugal aqui deixo um texto maravilhoso e de ensinamentos muito uteis transcrito do site SAMBARIO : http://www.sambariocarnaval.com/

"Muito já se discutiu sobre reedições. As mais polêmicas são as que envolvem uma escola e o samba de outra. Como uma escola ousa cantar que aí ‘vem a Ilha’... se ela não é a Ilha? Há reedições complexas: este ano, p.ex., a Unidos da Ponte irá reeditar o seu samba de 1989 - um samba fraco, que não tinha a cara da escola na época e causou o seu rebaixamento, depois de vários desfiles seguidos no Grupo Especial, queda esta que teve conseqüências nefastas para a agremiação. Mas até este tipo de reedição eu acho bacana: faz a comunidade relembrar um samba que conhece como a palma da mão, facilitando o canto, a harmonia, quesitos muito complicados nos grupos inferiores.
Vou dizer qual foi a única vez em que eu fiquei com raiva de uma reedição – em 2010, a Tradição resolveu levar o “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô”.Até aí, nada demais. É um belo samba, como todos os assinados por João Nogueira e Paulo César Pinheiro. O samba original foi apresentado em 1986. Então, qual o problema?
Um membro da escola, um espírito das trevas, deve ter ouvido a obra. Torceu o nariz, obviamente. O samba fugia daquele esquema dos sambas atuais. Não tem nem refrão. Não vai dar certo. Este samba é para aqueles desfiles de antigamente, não serve para os atuais. Mas eu posso dar um jeito nisso aqui– vou pegar essa parte final e fazer um refrão. Isso!
O grande gênio, então, de conhecimento maior do que João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro, fez a alteração. O refrão é criado. Artisticamente, é algo como colocar um brinco na orelha da Monalisa.
Teve um ano que a Viradouro quis reeditar o samba do Salgueiro de 1969, sobre a Bahia, e resolveram que seria uma ótima idéia uma eliminatória onde os compositores criariam mais versos, para completar as informações do enredo. Uma ‘meia-reedição’. A idéia foi arquivada, apesar de ainda me dar frio na espinha.
E porque eu estou falando disso? Estou ouvindo, enquanto elaboro este artigo, os sambas da Portela e da Beija-Flor para 2012. Ótimos sambas, destaques da safra que vem por aí, que se não é sensacional, pelo menos tem mais obras interessantes do que a média dos últimos anos. Foram frutos de fusões ou sofreram modificações. Ouço estes, mas o fenômeno ocorreu em quase todos os sambas do Grupo Especial. Algumas, de uma desnecessidade ímpar. Aliás, que diabos é aquela fusão da Ilha?
Mas o que eu quero falar mesmo é da modificação no samba da Portela. Já disse e repito – é um excelente samba, apesar de não ser a obra-prima que muitos apregoam. Vejo o vídeo da gravação do coral para a faixa para o CD e estão lá diversas modificações, todas com o intuito de deixar o samba com a melodia mais ‘para cima’. Foram válidas ou estragaram o samba?
Não é só a Tradição ou a Viradouro que possuem‘espíritos das trevas’. Toda escola tem um cara para dar essas idéias. Mas poucas escolas têm um Laíla. Muitas vezes, você pega dois sambas para uma fusão, seleciona o melhor de um e o melhor do outro, e o resultado é algo pior do que qualquer um dos dois sambas. A lógica não é a mesma da matemática – numa fusão, 1 + 1 pode ser 0,5. O exemplo maior talvez seja o“Trabalhadores do Brasil”, da Vila Isabel – pegaram dois sambas medianos e construíram uma catástrofe.
A grande dificuldade é quando as obras selecionadas para a fusão usam caminhos ou estratégias melódicas totalmente incompatíveis entre si. Aí vira o samba do crioulo doido – a melodia fica quebrada; a letra, sem sentido. Ai o ‘espírito das trevas’ vai lá, mexe aqui, compõe ali, e o resultado geralmente é terrível.
Um compositor, quando tenta fazer um samba, tem noção do que quer tentar fazer, qual o sentimento que ele quer despertar. Muitas vezes, aquela passagem menos ‘para cima’ é para realçar o que vem depois, para o refrão subir com mais força, ou para realçar um desenho melódico mais interessante. Num samba bem feito, as opções estéticas têm uma coerência. A fusão ou a modificação pode matar essa coerência.
Só quem entende muito de música saca dessas coisas. O“espírito das trevas”, não. Ele vai falar“isso aqui está ‘para baixo’, tem de ficar‘para cima’, temos de arrumar”. Ou então, ele tem de dar um jeito do samba do amigo vencer e arruma um monte de desculpas para a fusão, quase sempre como se soubesse a técnica para tirar 10 dos jurados. Tem escola que tem de mexer no samba, nem que seja para incluir uma palavrinha. Aí vem a apuração, o samba tira 10, o que não é muito difícil, e o “espírito das trevas” olha o presidente com aquela cara de “tá vendo que eu estava certo?”. É um gênio.
Voltemos para o samba da Portela. Algumas partes que estavam ‘para baixo’ ficaram ‘para cima’. Houve algum prejuízo na qualidade da obra? Sinceramente, ainda não tenho opinião definida. Mas eu fico pensando no que aconteceu - na mobilização dos internautas e dos portelenses em geral para este samba ganhar. Eles não estavam preocupados com as partes ‘para baixo’. Eles amaram o samba com as partes‘para baixo’. Com certeza, os compositores, que são grandes compositores, colocaram aquelas partes ‘para baixo’porque queriam aquelas partes ‘para baixo’, por opção estética, para realçar as explosões, variar mais a melodia e deixar tudo ficar mais bonito. Mas aí, alguém disse – temos de modificar isso. E modificaram.
A idéia de modificar um samba clássico causa repulsa em quase todos os que amam os sambas-enredos. E se eles, os“espíritos das trevas”, ousam em querer mexer em vacas sagradas como “Bahia de Todos os Santos” e “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô”, mexer nos sambas atuais é pinto. Imagine o diretorzinho imaginando como jogar‘para cima’ os trechos mais melodiosos dos sambas de Silas de Oliveira.
Aí eu coloco para escutar Tradição 1986, versão original. “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô” é mais bonito sem refrão. Talvez esse tal de João Nogueira soubesse uma coisinha ou outra de samba...
João Marcos
VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL aqui no blog e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.
SEXTA-FEIRA 28 DE OUTUBRO 2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 27 de outubro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
- Para mais um ano em que O PECADO ORIGINAL em Estarreja realiza um Festival de Pagode. O evento decorrerá de 22 de Outubro a 26 de Novembro com a presença dos Grupo Samba do Morro, Papo de Samba, Na Contramão, É no Pagode, Andre Bastos e Nuno Bastos...( confere na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no separador da esquerda do blog programa detalhado.)
- Para a escola de samba Gres Capricho de Abrigada e sua nova Comissão de Carnaval que mais uma vez vai tentar traçar os caminhos gloriosos e activos que já foram os seus grandes valores. Que desta vez seja mesmo para acordar de vez " O gigante adormecido " e não apenas como das ultimas vezes.... " o desfilar no Carnaval em Loulé e depois na quarta feira de cinzas.... FECHAR AS PORTAS até Novembro de novo. Força sambistas da Abrigada.....é com vocês agora.... " vai que é tua Ricado Mira ".
-Para as Escolas de samba que elegem as suas rainhas ( madrinhas ) de bateria e não na forma de concurso. Para quê uma prova,um teste, uma disputa," um tribunal " quando NINGUEM MELHOR que a direção ou comunidade de qualquer escola sabe dos valores que tem " EM SUA CASA " ? NINGUEM mais nem melhor sabe da qualidade e caracteristicas dos elementos de dança de sua escola bem como da sua assiduidade e dedicação que são elementos muito importantes e a ter em conta. E com isso se poupam ...se evitam.... stresses... nervos, ansiedades que quase sempre( para não dizer sempre !) levam a pequenas "guerrilhas " e divisões .
- Para a Festa de Prototipos do Gres União da Ilha que vai decorrer este domingo ( dia 30 ) e que vai trazer grandes surpresas e colocará muita coisa no devido lugar pois anda muito equivoco por aí . É só aguardar......
- Nota 100 para meu amigo Aloisio Vilar compositor de samba de enredo que após muitas tentativas venceu na sua União da Ilha. De referir o já maravilhoso palmarés que aqui deixo em homenagem:
VENCEDOR na União da Ilha 2012
Boi da Ilha 2001/2002/2003/2007/2009
Acadêmicos do Dendê 2003/2004/2007/2008/2010
Unidos do Aquarius (Cabo Frio) 2007/2008/2009/2010/2011
Império da Tijuca 2003
Unidos de Itaipuaçu (Maricá) 2004
Acadêmicos do Sossego 2005
Aprendizes do Salgueiro 2006
Unidos da Ponte 2007
Garotos Unidos da Zona Sul (Londrina) 2008
Paz e Harmonia (Cabo Frio) 2009
Unidos do Cabral 2009
Unidos de Tubiacanga (bloco) 2006/2007/2008
100% Vagabundo (bloco) 2006/2007
Verde e branco do Zumbi 2008
Boi da Ilha (sambas de terreiro) 2001/2003/2004
Estandarte de Ouro Boi da Ilha 2001 - Melhor samba do grupo de acesso A
Troféus S@mbaNet e Jorge Lafond Boi da Ilha 2009 - Melhor samba do grupo de acesso B
Em 2010 a meu convite enviou um samba para concorrer no Gres Bota no Rego .............." " " "
Valeu Aloisio. Parabens pelo teu talento .
- Para as escolas de samba que fazem concursos de samba de enredo e assim dão possibilidade a que possam aparecer novos compositores de samba, dando largas á sua imaginação e poder de criar. Que haja boa inspiração e que muitos " acertem o dedo " este ano.
HOJE NÃO TEM 100 NOTA...... por elas serem as mesmos e dos mesmos !!!!!! ÉTA PRAGA DIFICIL DE EXTINGUIR.........
NOTA FINAL
Já tinha referido a agradavel presença de um grupo de sambistas de Estarreja em Sesimbra na Festa do Trepa no Coqueiro no ultimo sabado( dia 22) . Mas não posso deixar de referir que esse grupo de sambistas era praticamente a directoria da Escola de Samba bi-campêa do Carnaval de Estarreja e bi- campêa do Trofeu Nacional - O Trepa de Estarreja
A saber estiveram em Sesimbra nessa noite:
João Aguiar - Presidente
Nuno Gomes - Tesoureiro
Catarina Rodrigues - Secretária
Vogais - Bruno Silva e Liliana Dias (ensaiadora de Passistas e Madrinha Bateria 2010)
Comissão Carnavalescos - Raquel Silva (ensaiadora de Passistas) junto com Vivi Melo e Marta Marques
Para alem do nosso já habitual companheiro Diniz Pinto junto com Claudia Rodrigues e Sandra Aguiar
De louvar estas presenças o que só vem confirmar aquilo que sempre defendi..... o intercâmbio...o convivio... a troca de ideias.... a aprendizagem.... a amizade....porque ...O SAMBA AGRADECE...... E MUITO !!!! Fico feliz por cada dia haver mais gente a pensar o samba e a vive-lo como ele deve ser vivido. Que mais exemplos destes aconteçam e que também deles possa participar ou assistir. Parabens também ao Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tão bem soube cativar estes sambistas e alcançar esta saudavel e mais que util e frutuosa partilha.
VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
NOTA 100
- Para mais um ano em que O PECADO ORIGINAL em Estarreja realiza um Festival de Pagode. O evento decorrerá de 22 de Outubro a 26 de Novembro com a presença dos Grupo Samba do Morro, Papo de Samba, Na Contramão, É no Pagode, Andre Bastos e Nuno Bastos...( confere na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no separador da esquerda do blog programa detalhado.)
- Para a escola de samba Gres Capricho de Abrigada e sua nova Comissão de Carnaval que mais uma vez vai tentar traçar os caminhos gloriosos e activos que já foram os seus grandes valores. Que desta vez seja mesmo para acordar de vez " O gigante adormecido " e não apenas como das ultimas vezes.... " o desfilar no Carnaval em Loulé e depois na quarta feira de cinzas.... FECHAR AS PORTAS até Novembro de novo. Força sambistas da Abrigada.....é com vocês agora.... " vai que é tua Ricado Mira ".
-Para as Escolas de samba que elegem as suas rainhas ( madrinhas ) de bateria e não na forma de concurso. Para quê uma prova,um teste, uma disputa," um tribunal " quando NINGUEM MELHOR que a direção ou comunidade de qualquer escola sabe dos valores que tem " EM SUA CASA " ? NINGUEM mais nem melhor sabe da qualidade e caracteristicas dos elementos de dança de sua escola bem como da sua assiduidade e dedicação que são elementos muito importantes e a ter em conta. E com isso se poupam ...se evitam.... stresses... nervos, ansiedades que quase sempre( para não dizer sempre !) levam a pequenas "guerrilhas " e divisões .
- Para a Festa de Prototipos do Gres União da Ilha que vai decorrer este domingo ( dia 30 ) e que vai trazer grandes surpresas e colocará muita coisa no devido lugar pois anda muito equivoco por aí . É só aguardar......
- Nota 100 para meu amigo Aloisio Vilar compositor de samba de enredo que após muitas tentativas venceu na sua União da Ilha. De referir o já maravilhoso palmarés que aqui deixo em homenagem:
VENCEDOR na União da Ilha 2012
Boi da Ilha 2001/2002/2003/2007/2009
Acadêmicos do Dendê 2003/2004/2007/2008/2010
Unidos do Aquarius (Cabo Frio) 2007/2008/2009/2010/2011
Império da Tijuca 2003
Unidos de Itaipuaçu (Maricá) 2004
Acadêmicos do Sossego 2005
Aprendizes do Salgueiro 2006
Unidos da Ponte 2007
Garotos Unidos da Zona Sul (Londrina) 2008
Paz e Harmonia (Cabo Frio) 2009
Unidos do Cabral 2009
Unidos de Tubiacanga (bloco) 2006/2007/2008
100% Vagabundo (bloco) 2006/2007
Verde e branco do Zumbi 2008
Boi da Ilha (sambas de terreiro) 2001/2003/2004
Estandarte de Ouro Boi da Ilha 2001 - Melhor samba do grupo de acesso A
Troféus S@mbaNet e Jorge Lafond Boi da Ilha 2009 - Melhor samba do grupo de acesso B
Em 2010 a meu convite enviou um samba para concorrer no Gres Bota no Rego .............." " " "
Valeu Aloisio. Parabens pelo teu talento .
- Para as escolas de samba que fazem concursos de samba de enredo e assim dão possibilidade a que possam aparecer novos compositores de samba, dando largas á sua imaginação e poder de criar. Que haja boa inspiração e que muitos " acertem o dedo " este ano.
HOJE NÃO TEM 100 NOTA...... por elas serem as mesmos e dos mesmos !!!!!! ÉTA PRAGA DIFICIL DE EXTINGUIR.........
NOTA FINAL
Já tinha referido a agradavel presença de um grupo de sambistas de Estarreja em Sesimbra na Festa do Trepa no Coqueiro no ultimo sabado( dia 22) . Mas não posso deixar de referir que esse grupo de sambistas era praticamente a directoria da Escola de Samba bi-campêa do Carnaval de Estarreja e bi- campêa do Trofeu Nacional - O Trepa de Estarreja
A saber estiveram em Sesimbra nessa noite:
João Aguiar - Presidente
Nuno Gomes - Tesoureiro
Catarina Rodrigues - Secretária
Vogais - Bruno Silva e Liliana Dias (ensaiadora de Passistas e Madrinha Bateria 2010)
Comissão Carnavalescos - Raquel Silva (ensaiadora de Passistas) junto com Vivi Melo e Marta Marques
Para alem do nosso já habitual companheiro Diniz Pinto junto com Claudia Rodrigues e Sandra Aguiar
De louvar estas presenças o que só vem confirmar aquilo que sempre defendi..... o intercâmbio...o convivio... a troca de ideias.... a aprendizagem.... a amizade....porque ...O SAMBA AGRADECE...... E MUITO !!!! Fico feliz por cada dia haver mais gente a pensar o samba e a vive-lo como ele deve ser vivido. Que mais exemplos destes aconteçam e que também deles possa participar ou assistir. Parabens também ao Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tão bem soube cativar estes sambistas e alcançar esta saudavel e mais que util e frutuosa partilha.
VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
SEXTA-FEIRA 21- OUTUBRO 2011
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 20 de outubro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
-Para o bom conjunto de sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Alguns sambas se destacam como por exemplo qualquer um que vença na Beija-Flor( esta decorrendo a final com dois magnificos sambas ) , Portela e Vila Isabel . Junto com mais uns quantos( Imperatriz, Tijuca, Mangueira por exemplo) de boa qualidade vamos ter certamente um belo CD este ano e pelo que se esta lendo com muitos cuidados( muitas discusões até ) no andamento dos sambas .
- Para o excelente samba de enredo que o Gres Gaviões da Fiel ( São Paulo ) irá levar para este Carnaval. Surpreendentemente belo.
- Para a expectativa de bons sambas de algumas escolas de samba portuguesas ( que consigam ainda mais e melhor que o ano passado ) e eu particularmente curioso numa possivel parceria ( ? ).... e porque não ? Bem natural acontecer, estão ambos na mesma escola actualmente . Estou na espectativa do que poderão fazer dois dos nossos melhores compositores. Um deles- Jota- compositor do MELHOR samba portugues 2011- Unidos do Mato Grosso- NA OPINIÃO DE GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS E QUE MAIS SABEM DO ASSUNTO.
Outro Xando Lopes compositor do samba vencedor da votação de todas as escolas de samba em Portugal ( que quiseram votar !!!)- Charanguinha- e que é na realidade outro excelente samba.( ...para os talibans...srs: engenheiros e srs: doutores..... não estarem já com "traumas" nas cabecinhas...é bom não esquecer que o samba que mais gostei foi o da VQQ de Nuno Bastos do qual espero também mais outro samba de qualidade ....e que para mim está ao nivel desses dois sambas ) por isso não estou dizendo nada para agradar a ninguem.... APENAS FACTOS...... TÃO SOMENTE O QUE É REAL e contra isso....... só se for o habitual blá...blá... blá... de mané.
- Para a animada e concorrida Festa de inauguração da sede da Tripa Cagueira - Sesimbra que teve a participação das HABITUAIS escolas de samba...Trepa no Coqueiro, Vila Zimbra, Bota no Rego, Batuque do Conde e Paraiso Tropical( Penafirme da Mata ). Realce para o Paraiso Tropical que mais uma vez fez 100 km ( 200 ir voltar) para estar presente em mais um evento em Sesimbra, enquanto outras da propria terra também como HABITUALMENTE não participaram.
-Para os convites que tenho recebido e para os quais infelizmente não posso corresponder a todos pois também tenho os compromissos com minha escola de samba e o mais delicado é que como todos sabemos as "distancias do samba em Portugal " entre norte e sul são de muito alcatrão... muitos kilometros..... Mas desde já agradeço o convite do Gres Rainha da Figueira da Foz escola de samba pela qual tenho um especial carinho, pois para alem das escolas em que desfilei, a Rainha partilha comigo uma agradavel historia já de muitos anos , para estar presente no 16º Aniversario e simultaneamente a inauguração este sabado ( dia 22 de Outubro ) da sua nova sede social que será certamente a melhor e mais moderna sede de escolas de samba em Portugal. Obrigado pelo convite..... obrigado de coração mesmo.
Ao convite para estar presente na Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio dia 19 de Novembro logicamente e como prometido desde o ano passado... estarei lá . Outro convite que muito me orgulha e no qual estarei com todo o prazer também, é para o concurso de eleição da Musa do Sambalêlê dia 12 de Novembro. Obrigado desde já o Grupo Sambalêlê pelo honroso convite.
-Para o concurso da Musa do Sambalêlê que se irá realizar no dia 12 de Novembro na Mealhada. Será já um evento de alguma dimensão e que deixará tantos os organizadores como as participantes certamente orgulhosos de viverem esse momento. A eleição será realizada no Complexo Turístico Hotel Best Western Quinta dos Três Pinheiros - Mealhada . Para saber tudo sobre o Evento e conhecer já as concorrentes é só clicar em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html
Nota : A captação de imagens em foto e video de todos os momentos do evento, terão o apoio do já nosso GRANDE AMIGO DO SAMBA BRUNOphoto.
- Para a grande coloboração dos sambistas para a Galeria de talentos que está aumentando muito mais do que pensaria, e que vai muito para alem do que imaginava, pois vem ainda muito talento por aí. A todos eles muito obrigado e também aqueles que com mais experiencia e sabedoria me vão indicando nomes de valores para essa galeria.
-Para as novas Rainhas ( Madrinhas )de bateria das escolas de samba portuguesas já eleitas e também para todas aquelas que ainda o serão. Assim que for tomando conhecimento divulgarei e farão parte de uma nova coluna do blog dedicada a elas.
- Para alguns bons enredos que estão se perfilando nas escolas portuguesas para ajudar a que façam um grande carnaval. Aguardemos se os sambas e tudo o resto irá ter o mesmo nivel.
100 NOTA
- Para as escolas de samba que teimam em não evoluir porque teimam em não mudar o que esta errado. Também para aquelas que continuam inactivas, amorfas e com isso prejudicando a sua evolução e deixando os seus integrantes impossibilitados de participar ...conviver.... infelizmente
NOTA FINAL
Agora que começa mesmo o " esquentar dos tamborins " nas escolas de samba em Portugal seria bom que todos os seus integrantes para alem do amor e dedicação ás suas escolas respeitassem todas as outras e terminassem as rivalidades doentias que ultimamente tomaram conta do panorama sambistico portugues. A rivalidade sadia , construtiva , ajuda a crescer a evoluir, enquanto a outra...a cega.... doentia.... essa destroi , corrompe, estraga, e impossibilita o crescimento e evolução. Vamos saber admitir E RESPEITAR as diferenças e as superioridades. Basta até pensarmos assim....... meu clube ( Benfica, Sporting, Porto etc..etc...) e um grande clube.... muito bom ... o que mais amamos, mas..... mas....cá está, tem de haver descernimento para analizar que apesar disso por exemplo NÃO É O BARCELONA. Cada um no seu espaço ...no seu patamar.... no seu lugar.
Não esquecer que mesmo no interior de nossas escolas muita coisa tem de ser mudada pois tem ainda muita gentinha pensando......... " EU SOU MAIS IMPORTANTE QUE TODOS JUNTOS".... ou á boa maneira portuguesa...... " SEM MIM NÃO ERAM NADA..... NÃO CONSEGUIAM...... etc..etc... "
É hora de nos unirmos em torno das belas coisas que o samba nos pode proporcionar e até brindar.
VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
NOTA 100
-Para o bom conjunto de sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Alguns sambas se destacam como por exemplo qualquer um que vença na Beija-Flor( esta decorrendo a final com dois magnificos sambas ) , Portela e Vila Isabel . Junto com mais uns quantos( Imperatriz, Tijuca, Mangueira por exemplo) de boa qualidade vamos ter certamente um belo CD este ano e pelo que se esta lendo com muitos cuidados( muitas discusões até ) no andamento dos sambas .
- Para o excelente samba de enredo que o Gres Gaviões da Fiel ( São Paulo ) irá levar para este Carnaval. Surpreendentemente belo.
- Para a expectativa de bons sambas de algumas escolas de samba portuguesas ( que consigam ainda mais e melhor que o ano passado ) e eu particularmente curioso numa possivel parceria ( ? ).... e porque não ? Bem natural acontecer, estão ambos na mesma escola actualmente . Estou na espectativa do que poderão fazer dois dos nossos melhores compositores. Um deles- Jota- compositor do MELHOR samba portugues 2011- Unidos do Mato Grosso- NA OPINIÃO DE GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS E QUE MAIS SABEM DO ASSUNTO.
Outro Xando Lopes compositor do samba vencedor da votação de todas as escolas de samba em Portugal ( que quiseram votar !!!)- Charanguinha- e que é na realidade outro excelente samba.( ...para os talibans...srs: engenheiros e srs: doutores..... não estarem já com "traumas" nas cabecinhas...é bom não esquecer que o samba que mais gostei foi o da VQQ de Nuno Bastos do qual espero também mais outro samba de qualidade ....e que para mim está ao nivel desses dois sambas ) por isso não estou dizendo nada para agradar a ninguem.... APENAS FACTOS...... TÃO SOMENTE O QUE É REAL e contra isso....... só se for o habitual blá...blá... blá... de mané.
- Para a animada e concorrida Festa de inauguração da sede da Tripa Cagueira - Sesimbra que teve a participação das HABITUAIS escolas de samba...Trepa no Coqueiro, Vila Zimbra, Bota no Rego, Batuque do Conde e Paraiso Tropical( Penafirme da Mata ). Realce para o Paraiso Tropical que mais uma vez fez 100 km ( 200 ir voltar) para estar presente em mais um evento em Sesimbra, enquanto outras da propria terra também como HABITUALMENTE não participaram.
-Para os convites que tenho recebido e para os quais infelizmente não posso corresponder a todos pois também tenho os compromissos com minha escola de samba e o mais delicado é que como todos sabemos as "distancias do samba em Portugal " entre norte e sul são de muito alcatrão... muitos kilometros..... Mas desde já agradeço o convite do Gres Rainha da Figueira da Foz escola de samba pela qual tenho um especial carinho, pois para alem das escolas em que desfilei, a Rainha partilha comigo uma agradavel historia já de muitos anos , para estar presente no 16º Aniversario e simultaneamente a inauguração este sabado ( dia 22 de Outubro ) da sua nova sede social que será certamente a melhor e mais moderna sede de escolas de samba em Portugal. Obrigado pelo convite..... obrigado de coração mesmo.
Ao convite para estar presente na Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio dia 19 de Novembro logicamente e como prometido desde o ano passado... estarei lá . Outro convite que muito me orgulha e no qual estarei com todo o prazer também, é para o concurso de eleição da Musa do Sambalêlê dia 12 de Novembro. Obrigado desde já o Grupo Sambalêlê pelo honroso convite.
-Para o concurso da Musa do Sambalêlê que se irá realizar no dia 12 de Novembro na Mealhada. Será já um evento de alguma dimensão e que deixará tantos os organizadores como as participantes certamente orgulhosos de viverem esse momento. A eleição será realizada no Complexo Turístico Hotel Best Western Quinta dos Três Pinheiros - Mealhada . Para saber tudo sobre o Evento e conhecer já as concorrentes é só clicar em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html
Nota : A captação de imagens em foto e video de todos os momentos do evento, terão o apoio do já nosso GRANDE AMIGO DO SAMBA BRUNOphoto.
- Para a grande coloboração dos sambistas para a Galeria de talentos que está aumentando muito mais do que pensaria, e que vai muito para alem do que imaginava, pois vem ainda muito talento por aí. A todos eles muito obrigado e também aqueles que com mais experiencia e sabedoria me vão indicando nomes de valores para essa galeria.
-Para as novas Rainhas ( Madrinhas )de bateria das escolas de samba portuguesas já eleitas e também para todas aquelas que ainda o serão. Assim que for tomando conhecimento divulgarei e farão parte de uma nova coluna do blog dedicada a elas.
- Para alguns bons enredos que estão se perfilando nas escolas portuguesas para ajudar a que façam um grande carnaval. Aguardemos se os sambas e tudo o resto irá ter o mesmo nivel.
100 NOTA
- Para as escolas de samba que teimam em não evoluir porque teimam em não mudar o que esta errado. Também para aquelas que continuam inactivas, amorfas e com isso prejudicando a sua evolução e deixando os seus integrantes impossibilitados de participar ...conviver.... infelizmente
NOTA FINAL
Agora que começa mesmo o " esquentar dos tamborins " nas escolas de samba em Portugal seria bom que todos os seus integrantes para alem do amor e dedicação ás suas escolas respeitassem todas as outras e terminassem as rivalidades doentias que ultimamente tomaram conta do panorama sambistico portugues. A rivalidade sadia , construtiva , ajuda a crescer a evoluir, enquanto a outra...a cega.... doentia.... essa destroi , corrompe, estraga, e impossibilita o crescimento e evolução. Vamos saber admitir E RESPEITAR as diferenças e as superioridades. Basta até pensarmos assim....... meu clube ( Benfica, Sporting, Porto etc..etc...) e um grande clube.... muito bom ... o que mais amamos, mas..... mas....cá está, tem de haver descernimento para analizar que apesar disso por exemplo NÃO É O BARCELONA. Cada um no seu espaço ...no seu patamar.... no seu lugar.
Não esquecer que mesmo no interior de nossas escolas muita coisa tem de ser mudada pois tem ainda muita gentinha pensando......... " EU SOU MAIS IMPORTANTE QUE TODOS JUNTOS".... ou á boa maneira portuguesa...... " SEM MIM NÃO ERAM NADA..... NÃO CONSEGUIAM...... etc..etc... "
É hora de nos unirmos em torno das belas coisas que o samba nos pode proporcionar e até brindar.
VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
SEXTA-FEIRA 14 DE OUTUBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 13 de outubro de 2011
/
"NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100
-Para a inauguração oficial este sabado( dia 15 ) da nova sede da Tripa Cagueira em Sesimbra. Longa vida para essa nova casa e para toda a comunidade dessa dinamica Associação.
- Para o concurso da MUSA DO SAMBALÊLÊ 2011 que irá ter uma organização mais grandiosa , mais atractiva e que pelo que sei , com inscrições a ultrapassar a dezena de candidatas.Mais detalhes em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html
-Para os festejos no passado sabado do 23º Aniversario do Gres Batuque da Mealhada.
- Para os festejos de aniversario do Grupo Papo de Samba que já leva 8 anos a tocar samba em Portugal
- Para o Gres Beija-Flor de que faz regressar o coreografo Fabio de Melo ao Grupo Especial onde já nos maravilhou com estonteantes Comissões de Frente e que já venceu 6 ( SEIS !!! ) Estandartes de Ouro. A escola de Nilopólis sempre na vanguarda e mostrando o porque de 12 titulos e 11 vices em 36 anos !!!!!!
- Para alguns sites de escolas de samba portuguesas que vão se actualizar e sair com maior dinamismo. Falo dos sites do Novo Imperio( para breve ) , Trepa Coqueiro de Sesimbra( já em actualização ), Juventude Vareira.( para breve ).
- Para os sambistas ou escolas de samba que se tem disponibilizado e lembrado de me oferecer em uma ou outra ocasião coisas para o meu " MUSEU " de SAMBA.
Esperando não esquecer de nenhuma..... Obrigado á Vai Quem Quer, Trepa de Estarreja, Unidos do Mato Grosso , Trepa no Coqueiro de Sesimbra( esta-me prometido ! ) , Charanguinha , Sócios da Mangueira. Valeu companheiros pela vossa atenção.
100 NOTA
- Para alguns sites que se mantem quase inactivos e amorfos fazendo com que noticias e divulgação das suas actividades não passe de uma coisa meramente caseira ..... e o mais importante não dando a conhecer suas actividades nem divulgando a escola o que faz com que fiquem no seu cantinho" isoladas " em seu proprio mundo e isso obviamente também faz com que não haja evolução.
- Para muitos...........e habituais....BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ,BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ... pois como diz o samba...." mané é mané " .....
NOTA FINAL
Pegando em partes de um texto de um amigo meu.........
AGORA QUE SE VAI ENTRAR NA FAZE DA ESCOLHA OU CONCURSOS DE SAMBA-ENREDO NAS ESCOLAS PORTUGUESAS , É IMPORTANTE LEMBRAR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NAS MESMAS:
TAMANHO E ANIMAÇÃO DOS APOIANTES E DE NUMERO DE INTERPRETES( PARCERIAS), ARTICULAÇÃO "POLÍTICA" E...
...UM BOM SAMBA.
NÃO PRECISA SER O MELHOR. BASTA SER BOM. O RESTO UM BOMBARDEIO COM EXECUÇÃO DO NOVO “HINO” DURANTE OS ENSAIOS FARÁ COM QUE PAREÇA TER SIDO O MELHOR.
EM ALGUMAS ESCOLAS, A DECISÃO CHEGA A SE TRANSFORMAR NUM EMBATE" POLÍTICO" DENTRO DA DIRETORIA.
É DIRETOR DE CARNAVAL QUERENDO UM SAMBA, É VICE-PRESIDENTE QUERENDO OUTRO. NÃO RARO, O PRESIDENTE, EM DECISÃO SALOMÔNICA OPTA POR UM TERCEIRO OU POR UMA JUNÇÃO. ( isto no Brasil onde director de escola de samba logica , obvia e correctamente não participa da disputa )
NO QUE ESTÁ SE TRANSFORMANDO O SAMBA ?
O COMPOSITOR NÃO TEM NADA COM ISSO. PARA ELE, SEU SAMBA É SEMPRE O MELHOR. E SE TIVER QUE FAZER POLÍTICA, USARÁ TODAS AS ARMAS PARA SAIR VENCEDOR.
O COMPOSITOR NÃO PARTICIPA DESTES CONCURSOS PENSANDO EXCLUSIVAMENTE NO DINHEIRO OU EM ARTICULAÇÕES POLÍTICAS.
O COMPOSITOR PENSA NA GLÓRIA, NO RECONHECIMENTO E NO ORGULHO DE VER SEU TRABALHO SENDO CANTADO POR MILHARES DE PESSOAS.
NESTA FASE IMPORTANTE PARA AS ESCOLAS DE SAMBA QUE MUITAS VEZES COMEÇAM JÁ ERRANDO AO ESCOLHER ENREDOS FRACOS QUE OS SAMBAS POR VEZES NÃO CONSEGUEM DISFARÇAR, DESEJO A TODOS, BOA SORTE E JUÍZO PARA LIDAR COM A VITÓRIA OU A DERROTA ONDE HOUVER CONCURSO .
VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
NOTA 100
-Para a inauguração oficial este sabado( dia 15 ) da nova sede da Tripa Cagueira em Sesimbra. Longa vida para essa nova casa e para toda a comunidade dessa dinamica Associação.
- Para o concurso da MUSA DO SAMBALÊLÊ 2011 que irá ter uma organização mais grandiosa , mais atractiva e que pelo que sei , com inscrições a ultrapassar a dezena de candidatas.Mais detalhes em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html
-Para os festejos no passado sabado do 23º Aniversario do Gres Batuque da Mealhada.
- Para os festejos de aniversario do Grupo Papo de Samba que já leva 8 anos a tocar samba em Portugal
- Para o Gres Beija-Flor de que faz regressar o coreografo Fabio de Melo ao Grupo Especial onde já nos maravilhou com estonteantes Comissões de Frente e que já venceu 6 ( SEIS !!! ) Estandartes de Ouro. A escola de Nilopólis sempre na vanguarda e mostrando o porque de 12 titulos e 11 vices em 36 anos !!!!!!
- Para alguns sites de escolas de samba portuguesas que vão se actualizar e sair com maior dinamismo. Falo dos sites do Novo Imperio( para breve ) , Trepa Coqueiro de Sesimbra( já em actualização ), Juventude Vareira.( para breve ).
- Para os sambistas ou escolas de samba que se tem disponibilizado e lembrado de me oferecer em uma ou outra ocasião coisas para o meu " MUSEU " de SAMBA.
Esperando não esquecer de nenhuma..... Obrigado á Vai Quem Quer, Trepa de Estarreja, Unidos do Mato Grosso , Trepa no Coqueiro de Sesimbra( esta-me prometido ! ) , Charanguinha , Sócios da Mangueira. Valeu companheiros pela vossa atenção.
100 NOTA
- Para alguns sites que se mantem quase inactivos e amorfos fazendo com que noticias e divulgação das suas actividades não passe de uma coisa meramente caseira ..... e o mais importante não dando a conhecer suas actividades nem divulgando a escola o que faz com que fiquem no seu cantinho" isoladas " em seu proprio mundo e isso obviamente também faz com que não haja evolução.
- Para muitos...........e habituais....BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ,BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ... pois como diz o samba...." mané é mané " .....
NOTA FINAL
Pegando em partes de um texto de um amigo meu.........
AGORA QUE SE VAI ENTRAR NA FAZE DA ESCOLHA OU CONCURSOS DE SAMBA-ENREDO NAS ESCOLAS PORTUGUESAS , É IMPORTANTE LEMBRAR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NAS MESMAS:
TAMANHO E ANIMAÇÃO DOS APOIANTES E DE NUMERO DE INTERPRETES( PARCERIAS), ARTICULAÇÃO "POLÍTICA" E...
...UM BOM SAMBA.
NÃO PRECISA SER O MELHOR. BASTA SER BOM. O RESTO UM BOMBARDEIO COM EXECUÇÃO DO NOVO “HINO” DURANTE OS ENSAIOS FARÁ COM QUE PAREÇA TER SIDO O MELHOR.
EM ALGUMAS ESCOLAS, A DECISÃO CHEGA A SE TRANSFORMAR NUM EMBATE" POLÍTICO" DENTRO DA DIRETORIA.
É DIRETOR DE CARNAVAL QUERENDO UM SAMBA, É VICE-PRESIDENTE QUERENDO OUTRO. NÃO RARO, O PRESIDENTE, EM DECISÃO SALOMÔNICA OPTA POR UM TERCEIRO OU POR UMA JUNÇÃO. ( isto no Brasil onde director de escola de samba logica , obvia e correctamente não participa da disputa )
NO QUE ESTÁ SE TRANSFORMANDO O SAMBA ?
O COMPOSITOR NÃO TEM NADA COM ISSO. PARA ELE, SEU SAMBA É SEMPRE O MELHOR. E SE TIVER QUE FAZER POLÍTICA, USARÁ TODAS AS ARMAS PARA SAIR VENCEDOR.
O COMPOSITOR NÃO PARTICIPA DESTES CONCURSOS PENSANDO EXCLUSIVAMENTE NO DINHEIRO OU EM ARTICULAÇÕES POLÍTICAS.
O COMPOSITOR PENSA NA GLÓRIA, NO RECONHECIMENTO E NO ORGULHO DE VER SEU TRABALHO SENDO CANTADO POR MILHARES DE PESSOAS.
NESTA FASE IMPORTANTE PARA AS ESCOLAS DE SAMBA QUE MUITAS VEZES COMEÇAM JÁ ERRANDO AO ESCOLHER ENREDOS FRACOS QUE OS SAMBAS POR VEZES NÃO CONSEGUEM DISFARÇAR, DESEJO A TODOS, BOA SORTE E JUÍZO PARA LIDAR COM A VITÓRIA OU A DERROTA ONDE HOUVER CONCURSO .
VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
SEXTA-FEIRA- DIA 7 DE OUTUBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 7 de outubro de 2011
/
"Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos."
NOTA 100
- Para a Festa de apresentação dos desenhos das fantasias do Enredo do Gres Bota no Rego para o Carnaval 2012 que, ao contrario dos outros anos, foi aproveitada para um show de palco da escola a cargo da sua bateria e suas passistas. Dessa maneira foi uma autentica noite de samba e que terminou com um sempre agradavel pagode. Incompreensivel foi não se ter apresentado e exibido O MAIS IMPORTANTE em uma escola de samba que é O SEU PAVILHÃO( em brasileiro )- A SUA BANDEIRA( em portugues ) !!!
- Para o excelente elenco de escolas de samba e programação que o Gres Novo Imperio esta preparando para a sua Festa de aniversario no dia 19 de Novembro. Vai certamente ser uma boa propaganda ao samba em Portugal e no qual estarei também presente a convite da direção da escola ao qual eu fico muito grato e honrado. Estarei lá certamente com grande prazer quer minha escola ( Bota no Rego ) esteja presente ( infelizmente....... não vai estar ..... certamente ) ou não. Com muito prazer mesmo !!!
- Para a Festa do 3º aniversario da Bota Big Band . Que portentosa manifestação de vitalidade , de classe , de dinamismo . É um dos motivos de orgulho do Gres Bota no Rego e que só veio dar razão a quem um dia idealizou e iniciou tamanha manifestação e organização a ser implantada na escola. Escola de samba tem de ser também isto........ Escola de cultura e de valores.
- Para a Rua Professor Doutor Fernandes Marques em Sesimbra que bem poderia se chamar a " Rua do Carnaval"... ou ... "Rua da Folia " pois agora para alem de já ter as sedes do Trepa no Coqueiro e do Bota no Rego terá também a da Tripa Cagueira. Vai bombar !!!!
- Para o projecto " Escola de Pandeiros " que se iniciou no Gres Bota no Rego e que certamente vai ser mais um exito dado o entusiasmo com que foi iniciado. Parabens pela iniciativa que juntando ao mais que util e necessario calendario para aprendizagem e aperfeiçoamento dos varios instrumentos que compoêm uma bateria de escola de samba durante a semana vão ter cproporcionar a medio e longo prazo bons resultados futuros. Assim haja quem queira aderir e participar.
- Para os Grupos de Samba SAMBALÊLÊ. PAPO DE SAMBA E SAMBA DO MORRO, DEMOCRATAS DO SAMBA, GRUPO DE PAGODE DO BOTA ,NUNO BASTOS E SEUS ACOMPANHANTES...... e mais alguns que possa até desconhecer..... que continuam levando o samba num país que ainda está longe de aceitar e dar o devido valor a este genero musical. Mas o prazer vai-se sobrepondo a tudo e vocês vão continuar por muitos e bons anos certamente.
100 NOTA
- Para a falta de originalidade e o uso de "cópias" que por vezes o samba em Portugal acaba tendo, o que vem mais uma vez comprovar que as pessoas tem de estar nos lugares certos e não de improviso e sem condições em determinadas funções.
- Meio em "código"..... mas descodificado para alguns...... Para quê a insistencia em o samba ser um autentico FREVO devido ao seu " andamento" ABSURDO. Que se passa ? O que está a falhar ? Porque ninguem define nem resolve de vez ? Porque não está certo ! SIMPLESMENTE NÃO ESTÁ !!
- Para os que ainda não entenderam a frase de abertura deste espaço " Nenhum de nós é mais importante que todos nós juntos " e que continuam pensando em dividir, destabilizar e com hipocrisias levar outros no engano.
Ainda andam por ai muitos...... alguns aos pares e até acasalados......Se por acaso pensam que poderão sair vitoriosos desenganem-se tal como diz o GÉNIO Jon Stewart ## " Penso sempre que qualquer vitoria de um idiota é breve. São enervantes, causam dificuldades temporarias , destabilizam, mas em ultima analise eles perdem. Perdem SEMPRE !!!
##- Jon Stewart para quem não sabe, presta o mais valioso serviço publico troçando brilhante e caústicamente dos hipocritas, das fraudes e dos aldrabões que povoam a media, bem como de governantes americanos, quatro vezes por semana no seu programa "Daily Show " da Tv a cabo.
NOTA FINAL
O meu lamento para a usência do Gres Bota no Rego na Festa de aniversario do Gres Novo Imperio apesar de ter sido convidado.
Essa ausencia vai deitar por terra o que seria para alem do mais... (e o mais importante ) nova oportunidade de confraternização , de actuação , de se poder assistir a muito do que melhor se faz em Portugal, seria também a ULTIMA ACTUAÇÂO da Ana Alves e Pedro Canana em Portugal.
Tinha dado já inicio á minha ideia de fazer com que todos os sambistas presentes pelas suas escolas e mais alguns que certamente iriam comparecer na Festa podessem fazer uma GRANDE DESPEDIDA "surpresa"....
UMA GRANDE FESTA SURPRESA que iria preparar e para a qual sei que contaria com a colaboração de muita...mas muita gente mesmo !!!
É pena tudo isto não se poder concretizar e sem que consiga entender as razões da ausencia da escola.
Datas ?
Estivemos o ano passado em NOVEMBRO na Festa de Aniversario do Novo Imperio e sei que ficamos automaticamente convidados para este ano. Portanto era sabido desde logo que este ano EM NOVEMBRO haveria a Festa do Novo Imperio ........ !!!!!!!
Outras questões ?
Tem uma que não é valida também....... camioneta.....Camioneta ? Haveria sempre...... TEM QUEM SAIBA PORQUÊ.
Tal como o direção do Gres Novo Imperio tem pena e lamenta muito a nossa ausencia eu particularmente também fico bastante desgostoso.
VAMU-KI-VAMU
Saudações sambistas
NOTA 100
- Para a Festa de apresentação dos desenhos das fantasias do Enredo do Gres Bota no Rego para o Carnaval 2012 que, ao contrario dos outros anos, foi aproveitada para um show de palco da escola a cargo da sua bateria e suas passistas. Dessa maneira foi uma autentica noite de samba e que terminou com um sempre agradavel pagode. Incompreensivel foi não se ter apresentado e exibido O MAIS IMPORTANTE em uma escola de samba que é O SEU PAVILHÃO( em brasileiro )- A SUA BANDEIRA( em portugues ) !!!
- Para o excelente elenco de escolas de samba e programação que o Gres Novo Imperio esta preparando para a sua Festa de aniversario no dia 19 de Novembro. Vai certamente ser uma boa propaganda ao samba em Portugal e no qual estarei também presente a convite da direção da escola ao qual eu fico muito grato e honrado. Estarei lá certamente com grande prazer quer minha escola ( Bota no Rego ) esteja presente ( infelizmente....... não vai estar ..... certamente ) ou não. Com muito prazer mesmo !!!
- Para a Festa do 3º aniversario da Bota Big Band . Que portentosa manifestação de vitalidade , de classe , de dinamismo . É um dos motivos de orgulho do Gres Bota no Rego e que só veio dar razão a quem um dia idealizou e iniciou tamanha manifestação e organização a ser implantada na escola. Escola de samba tem de ser também isto........ Escola de cultura e de valores.
- Para a Rua Professor Doutor Fernandes Marques em Sesimbra que bem poderia se chamar a " Rua do Carnaval"... ou ... "Rua da Folia " pois agora para alem de já ter as sedes do Trepa no Coqueiro e do Bota no Rego terá também a da Tripa Cagueira. Vai bombar !!!!
- Para o projecto " Escola de Pandeiros " que se iniciou no Gres Bota no Rego e que certamente vai ser mais um exito dado o entusiasmo com que foi iniciado. Parabens pela iniciativa que juntando ao mais que util e necessario calendario para aprendizagem e aperfeiçoamento dos varios instrumentos que compoêm uma bateria de escola de samba durante a semana vão ter cproporcionar a medio e longo prazo bons resultados futuros. Assim haja quem queira aderir e participar.
- Para os Grupos de Samba SAMBALÊLÊ. PAPO DE SAMBA E SAMBA DO MORRO, DEMOCRATAS DO SAMBA, GRUPO DE PAGODE DO BOTA ,NUNO BASTOS E SEUS ACOMPANHANTES...... e mais alguns que possa até desconhecer..... que continuam levando o samba num país que ainda está longe de aceitar e dar o devido valor a este genero musical. Mas o prazer vai-se sobrepondo a tudo e vocês vão continuar por muitos e bons anos certamente.
100 NOTA
- Para a falta de originalidade e o uso de "cópias" que por vezes o samba em Portugal acaba tendo, o que vem mais uma vez comprovar que as pessoas tem de estar nos lugares certos e não de improviso e sem condições em determinadas funções.
- Meio em "código"..... mas descodificado para alguns...... Para quê a insistencia em o samba ser um autentico FREVO devido ao seu " andamento" ABSURDO. Que se passa ? O que está a falhar ? Porque ninguem define nem resolve de vez ? Porque não está certo ! SIMPLESMENTE NÃO ESTÁ !!
- Para os que ainda não entenderam a frase de abertura deste espaço " Nenhum de nós é mais importante que todos nós juntos " e que continuam pensando em dividir, destabilizar e com hipocrisias levar outros no engano.
Ainda andam por ai muitos...... alguns aos pares e até acasalados......Se por acaso pensam que poderão sair vitoriosos desenganem-se tal como diz o GÉNIO Jon Stewart ## " Penso sempre que qualquer vitoria de um idiota é breve. São enervantes, causam dificuldades temporarias , destabilizam, mas em ultima analise eles perdem. Perdem SEMPRE !!!
##- Jon Stewart para quem não sabe, presta o mais valioso serviço publico troçando brilhante e caústicamente dos hipocritas, das fraudes e dos aldrabões que povoam a media, bem como de governantes americanos, quatro vezes por semana no seu programa "Daily Show " da Tv a cabo.
NOTA FINAL
O meu lamento para a usência do Gres Bota no Rego na Festa de aniversario do Gres Novo Imperio apesar de ter sido convidado.
Essa ausencia vai deitar por terra o que seria para alem do mais... (e o mais importante ) nova oportunidade de confraternização , de actuação , de se poder assistir a muito do que melhor se faz em Portugal, seria também a ULTIMA ACTUAÇÂO da Ana Alves e Pedro Canana em Portugal.
Tinha dado já inicio á minha ideia de fazer com que todos os sambistas presentes pelas suas escolas e mais alguns que certamente iriam comparecer na Festa podessem fazer uma GRANDE DESPEDIDA "surpresa"....
UMA GRANDE FESTA SURPRESA que iria preparar e para a qual sei que contaria com a colaboração de muita...mas muita gente mesmo !!!
É pena tudo isto não se poder concretizar e sem que consiga entender as razões da ausencia da escola.
Datas ?
Estivemos o ano passado em NOVEMBRO na Festa de Aniversario do Novo Imperio e sei que ficamos automaticamente convidados para este ano. Portanto era sabido desde logo que este ano EM NOVEMBRO haveria a Festa do Novo Imperio ........ !!!!!!!
Outras questões ?
Tem uma que não é valida também....... camioneta.....Camioneta ? Haveria sempre...... TEM QUEM SAIBA PORQUÊ.
Tal como o direção do Gres Novo Imperio tem pena e lamenta muito a nossa ausencia eu particularmente também fico bastante desgostoso.
VAMU-KI-VAMU
Saudações sambistas
SEXTA-FEIRA- 30 DE SETEMBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 29 de setembro de 2011
/
" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100.
- Para a colaboração e aceitação da juventude que faz parte dos nossos talentos do ritmo no samba para a divulgação dos mesmos no meu blog. Obrigado por isso a todos eles. Mais estão a vir por ai. É so aguardar. A galeria ainda não esta completa.
- Para o excelente Festival de samba de Estarreja pois pelo que já me foi dito e pelo que já me foi dado ver e ouvir( confira em : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/xpto1977 ) foi de grande nivel por parte de todos os participantes e como também se pode observar com momentos de muita qualidade .
Parabens por isso a toda a organização e todos os participantes. Ver video http://videos.sapo.pt/8VDeKjkogcTUvKI8BS7f
- Para as reportagens em fotos e videos que Bruno Fotografia nos vem brindando a cada evento de samba no país. Agora ainda mais fiquei com essa sensação do valor da sua contribuição para a divulgação do samba. Como não tive possibilidades de ir ao Festival de Estarreja e com a excelente cobertura que ele fez tanto em fotos como em videos promoveu ainda mais esse festival e me " levou " até lá em imagens e videos. Penso que o mesmo sentem os demais que não vão podendo estar em alguns eventos e assim se vão deliciando com o trabalho deste dedicado amigo que gratuitamente vai levando o nosso samba a TODO O MUNDO através do Facebook. Muito obrigado Bruno. O samba agradece. Como havia muita curiosidade em saber quem é Bruno... aqui deixo uma pista para que no proximo Festival já seja detectado...ah...ah...ah...

- Para mais uma grande prova de vitalidade e grandiosidade que irá ser dada pelo Gres Bota no Rego amanhã dia 1 de Outubro em Sesimbra:
Integrado nas comemorações do 3º Aniversário da Academia de Música da Bota Big Band e do dia Mundial da Música, irá realizar-se o 1º DESFILE da Bota Big Band (Marching Band) - Projecto Inédito em Portugal – amanhã às 16.30H pela Vila de Sesimbra com inicio na Rua Professor Dr. Fernandes Marques, seguindo pela Avenida dos Náufragos, Avenida 25 de Abril até ao mar da Califórnia. No decorrer do percurso serão realizadas pequenas coreografias nos largos da Marinha, Bombaldes, Califórnia e 5 de Outubro. No seguimento destas Comemorações, no mesmo dia pelas 21.30h irá realizar-se um espectáculo no Cineteatro João Mota com a apresentação da Bota Big Band e todas as actividades integradas na Academia de Música do GRES Bota no Rego bem como teatro, samba e outras surpresas.
Integrado nas comemorações do 3º Aniversário da Academia de Música da Bota Big Band e do dia Mundial da Música, irá realizar-se o 1º DESFILE da Bota Big Band (Marching Band) - Projecto Inédito em Portugal – amanhã às 16.30H pela Vila de Sesimbra com inicio na Rua Professor Dr. Fernandes Marques, seguindo pela Avenida dos Náufragos, Avenida 25 de Abril até ao mar da Califórnia. No decorrer do percurso serão realizadas pequenas coreografias nos largos da Marinha, Bombaldes, Califórnia e 5 de Outubro. No seguimento destas Comemorações, no mesmo dia pelas 21.30h irá realizar-se um espectáculo no Cineteatro João Mota com a apresentação da Bota Big Band e todas as actividades integradas na Academia de Música do GRES Bota no Rego bem como teatro, samba e outras surpresas.
- Para a decisão determinada de dois grandes sambistas portugueses que apostam o futuro de suas vidas na Cidade Maravilhosa ( evidentemente o Rio de Janeiro !!!! ) . Perde obvia e compreensivelmente o samba em Portugal e muito...mas muito mais... o de Sesimbra. Em contrapartida vão eles lucrar muito com a cada vez maior qualidade de vida que essa cidade proporciona ( facil de imaginar o que será com e depois dos Jogos Olimpicos de 2016 !!! ). Nesse país que não para de se desenvolver vão ter a possibilidade ( ou antes a certeza...digo eu ) de se envolverem com o samba e o Carnaval do Rio dado os grandes...digo mais enormes.... conhecimentos que já tem a esse nivel. Vão concretizar e viver na integra o imaginário de qualquer amante do samba. Desejo boa sorte e muita felicidade a ambos com a firme convição que depois de lá teremos noticias muito agradaveis e com vocês " tirando onda ". Como cheguei a dizer em muitas ocasiões especiais... depois...... " Vou rir !!! Vou rir muito !!! ". Também não fica faltando muito para estar por lá junto de vocês em forma definitiva.
100 NOTA
- Para as incompreensões e para os equivocos que estão existindo no seio do samba em Portugal que continuam a contribuir para certas divisões e climas menos saudaveis. O norte esta agora com aguas muito agitadas mas acredito que os verdadeiros sambistas saberão contornar tudo isso e perceber de vez que " Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos " e que tem de ser olhos nós olhos que as coisas se resolvem e se clarificam. Vamos nessa amigos sambistas.
- Para o marasmo de algumas escolas de samba em suas actividades. Assim dessa maneira vão deixando todos os seus integrantes impossibilitados de evoluir e ter mais actividades durante todo o ano e não apenas no Carnaval pois aí basta mascarar-se de "sambista" para se divertirem.
NOTA FINAL
NOTA FINAL
Pretendia fazer 2 trabalhos . Um para o meu blog : http://antonioguerreiroilha.blogspot.com/ e outro para o Blog da Bateria do Gres Bota no Rego. http://bateriadobota.blogspot.com/
Para o meu blog seria tentar contar o mais detalhadamente possivel a história da fundação e dos primeiros anos da Escola de Samba mais antiga de Portugal. Que tema maravilhoso e ainda para mais se possivel contado nas palavras de fundadoras e sambistas dos primeiros anos e para mais com a intenção de incluir fotos da epoca também. Penso que seria um trabalho maravilhoso e um documento até valioso dessa grandiosa instituição que me daria imenso prazer divulgar. Mas..... já passaram 6 meses em que tudo tentei e muito insisti para ser possivel e até hoje não tive as respostas nem os contributos para tal acontecer. Lamento imenso que as coisas sejam desta maneira mas ...á verdade é que são.
A outra materia seria para o blog da Bateria do Gres Bota no Rego onde já está incluida uma entrevista com o actual director de bateria Ricardo Alves ( Chora ) e penso que seria muito interessante incluir entrevistas com todos os directores de bateria que estiveram ao serviço da escola durante toda a sua história. Neste caso pedi até auxilio a outras pessoas da escola que me poderia facilitar a realização de tais documentos para contar toda essa historia ( e histórias ) do que foram os tempos anteriores da bateria da escola mais antiga do país. Passaram mais de 5 meses e até hoje nem sinal do que pretendia me "chegou á mão". Nada consegui do que pedi para ser possivel essa divulgação. Lamento também que as coisas sejam dessa maneira...mas a verdade é que são.
Mas como diz Paulo Coelho : Quando não se pode fazer nada, nada se deve fazer. "
Vamu- Ki- Vamu
Saudações sambistas

