SEXTA- FEIRA 25 DE NOVEMBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


- Para a Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio pela sua organização e qualidade que apresentou. Para o belo convivio que foi proporcionado a todos os presentes.

- Para a alegria estampada nos rostos dos elementos do Gres Trepa de Sesimbra por estarem a participar de uma Festa de samba mais a norte onde era conviniente terem mais participações. Quem sabe no futuro mais surgirão... ???

- Para a Festa de aniversario dos 15 anos da Associação Tripa Cagueira de Sesimbra este sabado na Sociedade Musical que vai contar mais uma vez com a participação de quase todas as escolas de samba Sesimbra.

- Para as agradaveis surpresas em termos de qualidade , de reportorio , e de espectaculo de palco que as escolas de samba participantes na Festa do Novo Imperio proporcionaram.
CONFIRA COMENTARIO ,JÁ ALGUNS VIDEOS E FOTOS DA FESTA EM : https://docs.google.com/document/d/1PTkTyWUAmNYh7hxZv1dYxSJBsWEaF_BB54ALQs7zjKk/edit?hl=pt_PT#

- Para mais um magnifico trabalho gratuito em prol do samba feito por BrunoPhoto tanto em foto como em videos. Obrigado mais uma vez para essa colaboração em divulgar o nosso trabalho no samba em Portugal.

100 NOTA

- Para os que por vezes nem um obrigado são capazes de dar em determinadas circunstancias e até quanto recebem algo que lhes interessa e gostam .......

- Para os sites que "teimam " em continuar perfeitamente desactualizados e inativos quando muito haveria para divulgar em suas PAGINA OFICIAIS.

- Para os ultimos dias em que teremos a presença de dois enormes sambistas junto de nós. É muito triste ver partir talentos que apesar do muito que já contribuiram para o samba muito mais teriam ainda para dar. Ficam entretanto muitas coisas feitas que sem demora irão ser lembradas e muito fortemente.

- Para a actuação da dança do Gres Trepa no Coqueiro na Festa do Novo Imperio. È necessario um trabalho mais cuidado tanto no visual como na parte tecnica. Agora que a bateria esta seguindo uma evolução notoria era bom que algumas mudanças e mais trabalho de qualidade também se pudessem verificar na para da dança para acompanhar o nivel da bateria. Tal como quando dizia muita coisa sobre as carencias na bateria a alguns tempos atras fui muito mal entendido e por vezes até deserespeitado, e agora verificaram que tinha toda a razão com a mudança que alteraram, espero que desta vez não me entendam mal nem deixem de cair na real. Amigo é aquele que diz também as coisas que não gostamos de ouvir !!!!!!

NOTAS FINAIS

Uma pequena introdução já que vai falar de samba
SAMBAS QUE MARCARAM UMA EPOCA.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1705306-7823-COMPOSITORES+CANTAM+SAMBAS+QUE+MARCARAM+EPOCA,00.html

Nossas escolas de samba já tem alguns sambas bem definidos
Esperemos agora pelas gravações oficiais dos sambas de enredo das escolas portuguesas para o Carnaval 2012.
Alguns sambas já são conhecidos apenas em concurso mas obviamente que já dá para ver o seu valor.
Agora depois nas gravações poderão incluir umas bossas , uns arranjos musicais, umas subidas de tom , conforme o estilo do interprete......só que as LETRAS são as mesmas e as MELODIAS também. Depois serão cantados e tocados até á exaustão nas sedes e ensaios gerais e isso acaba sendo uma lavagem cerebral e não um atestado de qualidade e como diz Goebblels " uma mentira repetida cem vezes, torna-se verdade".

Irei fazendo analise aos que para mim são bons sambas, sambas de qualidade o que é FACILIMO DE VER mas não farei analises aos sambas em que não vejo qualidade pois para quem ouve dizer bem dos seus sambas é muito facil mas para quem tenha de ouvir dizer mal de uma composição sua não tenho ( ou julgam que não tenho ) credibilidade para tal e nunca seria bem aceite. Não existe ainda suficiente estofo para aceitar que " não estiveram inspirados " .. " que a coisa não correu bem desta vez "... " que falharam a mão ".... " que não têm capacidade nem conhecimentos para fazer samba em alguns casos... " .... QUE NÃO SE FAZ SAMBA SÓ PORQUE SE PREFERE . E o mais importante não sabem ver que essas criticas apenas iriam fazer com que as coisas podessem melhorar e quem sai ganhando é o samba e a ESCOLA de SAMBA. Só que para alguns interessa é o NOME LÁ no samba.
Por isso esses sambas sobre os quais não irei opinar ficarão para mais tarde serem analisados por grandes compositores de samba de enredo do Brasil que este ano para alem de fazerem as analises aos sambas de enredo das escolas de Portugal irão também votar em cada um deles. E ai a coisa fica INQUESTIONAVEL , sem virgulas, nem mas nem meio mas......
Logo que todos os audios das escolas estejam disponiveis será divulgada a lista desses compositores que vão analisar os nossos sambas.
E sabem porque ? Para que com as suas criticas se possa evoluir.... se possa aprender mais.... se possa ver onde estão os equivocos e os equivocados para bem do maior desenvolvimento do samba em Portugal. Serve ?

Agroa uma prenda. Num link só pode baixar todos os sambas do CD do Grupo Especial do Rio de Janeiro. http://www.4shared.com/file/_Jnncoos/Sambas_de_Enredo_2012.html

Para terminar não quero deixar de relatar um pequeno facto que acaba dizendo muito do que as vezes faz falta dizer.
Foi com grande satisfação que vi uma pessoa carismatica do Carnaval de Sesimbra, embora ligada á area do olodum/axé e que teve sua participação satisfatoria em substituição de outros elementos que não puderam estar presentes com o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra , confirmando aquilo que que venho dizendo ( escrevendo ) á 3 anos. É uma pessoa conhecedora, entendida e numa pequena e rapida conversa com ele foi lembrado um pouco disso tudo. Terminei dizendo " AGORA ENTENDES ?? SABES..... SE AGORA "LÁ EM BAIXO" FORES DIZER A 90% DOS SAMBISTAS ESTAS REALIDADES ALEM DE NÃO TE ACREDITAREM CONTINUAM COM A IDEIA QUE " SÃO OS MAIORES " QUE NÃO TEM NADA A PRENDER COM NINGUEM POIS JÁ ANDAM NISTO DO SAMBA Á VINTE E TAIS ANOS ETC...ETC... ETC......"
E não viu actuar o Trepa de Estarreja, Charanguinha, Sócios da Mangueira, Costa de Prata...... etc..etc....
Foi bom. Mais um elemento entendido que compreendeu FACILMENTE ALGUNS EQUIVOCOS. Valeu por isso no minimo não é Apolonio ?

.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.

"SAMBA É CULTURA E A MELHOR ESCOLA DE SAMBA É.......O CORAÇÂO."
COMO PRENDA FINAL O MELHOR SAMBA DO ANO. http://youtu.be/sueSn7-DEBU

SEXTA-FEIRA 18 DE NOVEMBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


- Para o Gres Batuque do Conde que divulga as fotos das suas fantasias para o Carnaval 2012. Excelente . Assim devia ser a mente dos responsaveis pelas escolas de samba em Portugal..... mas infelizmente não o é !!!!!!

-Para as inaugurações OFICIAIS dos Carnavais de Estarreja e Ovar. Enquanto em outras localidades de Carnaval talvez ainda nem haja a certeza de conseguir por o Carnaval na rua e que muita coisa poderá mudar até se for abolido o feriado ( facultativo ) de terça de Carnaval estas duas localidades mostram o porque da diferença e o porque da superioridade e o porque de o Carnaval sere util sobre todos os aspectos as suas populações e ao poder local.

- Para a Festa de Aniversario do Novo Imperio ( amanhã, sabado dia 19 ) que para alem do cartaz que poderá conferir na Agenda do Samba em Portugal aqui no blog vai ter também a nomeação da vencedora dos concurso de Rainha de Bateria realizado no sabado passado. Apesar de alguns precalços a direção do Novo Imperio fez por conseguir uma optima Festa sempre na procura da qualidade e evolução.

- Para 2 sambas nacionais ainda não gravados mas que já tive o previlegio de ouvir.
Que pena so lá para Janeiro( quando é a previsão de gravação )muitos de vocês poderem confirmar o que aqui vou dizer. Senti um enorme orgulho como portugues e amante de sambas ( principalmente de sambas de enredo que é o que mais gosto.) ao ouvir esses dois sambas. Companheiros os sambas dos Sócios da Mangueira e dos Unidos do Mato Grosso são dois maravilhosos sambas que me agunçam a vontade e até ansiedade para que possam ser ouvidos pelo mundo fora e depois analisados por grandes compositores para confirmarem aquilo que aqui estou a dizer em primeirissima mão. É de arrepiar. É de orgulhar !!!!

- Para o bom aproveitamento da noite da Final do Concurso de samba de Enredo no Gres Bota de Sesimbra( amanhã dia 19 ) e fazendo com que mais uma vez sua sede social acolha sambistas brasileiros. Pela primeira vez na Europa o cantor e compositor brasileiro Alves da Banda "Alma Livre" estará fazendo a promoção do seu novo Cd" Coragem " ( oferta de CDs) e será uma das atrações da noite que terminará com uma Roda de Samba entre amigos logo após ser conhecido o Hino(samba) da Escola para o Carnaval 2012.

- Para a magnifica organização patenteada no concurso da Eleição da Musa Sambalêlê 2011 que mais uma vez demonstrou o brilhantismo com que o Grupo Sambalêlê nos brinda em suas actuações. Parabens também para a merecida vencedora Ana Luisa a nova Musa do Grupo e também a todas as participantes que dignificaram muito o samba com suas actuações.

100 NOTA

- Para as escolas de samba que continuam insistindo nas suas "monarquias " e com actos e opções que com isso continuam prejudicando a sua evolução.

- Para uma situação já falada, analisada, discutida, ...... mas que volta na maior das descontrações.....EM SAMBA DE ENREDO O CAVAQUINHO TEM DE SE OUVIR MUITO MAIS ( vou escrever de novo. MUITO MAIS !!!!) QUE O VIOLÃO E NÃO O CONTRARIO. Os dois se completam é verdade mas NÃO é POR ACASO que a ter de sair um , ficará sempre o CAVAQUINHO pois Samba de Enredo...... é "negocio" de cavaquinho mesmo !!!!

NOTA FINAL

Já estão saindo alguns sambas também de concursos a sul.
Antes das minhas opiniões e até porque um video vale mais que mil imagens e as imagens valem mais que mil palavras.... e pelo video já tiram suas conclusões. Aqui ficam os videos dos sambas vencedores nas escolas
:
Gres Unidos de Vila Zimbra ( Sesimbra )- http://youtu.be/DCoXgGR4rRE

Gres Trepa no Coqueiro( Sesimbra )- http://youtu.be/lN8JvmuYUWI

No Gres Bota de Sesimbra será amanhã a final onde se irá apurar o vencedor de entre 3 sambas que estiveram toda a semana na pagina central do blog para poderem ser vistos e ouvidos.
Para quem tem a facilidade e possivelmente um certo "dom" , para mesmo entre 18/20 sambas nas escolas de samba do Rio de Janeiro ,que até tem um nivel bem superior de qualidade, verificar aqueles 2/3 que vão á final e a maioria das vezes vislumbrar logo o vencedor pela sua qualidade ( digo qualidade e não o que mais gosto pois são coisas bem diferentes !!!) porque é mesmo assim... tem sambas melhores que outros... sambas bons e sambas ruins.... o que até é facilimo de ver..... o resto é blá..blá...
Por isso mesmo verificar entre 3 sambas qual o melhor SERIA AINDA MAIS FACIL.... seria moleza como dizem os brasileiros.
Mas se repararam nas minhas previsões para os vencedores deste ano no Rio não mencionei nem favoritos...nem vencedor para a Porto da Pedra ( podem confirmar indo ao meu mural do Facebook e verificar essa realidade). E porque ? Porque não ouvi nenhuma obra que tivesse nivel para ser escolhida. E o resultado é que em todas as sondagens.....(eu nem precisava de verificar isso !!!) o samba do Porto da Pedra é o mais fraco. É quase uma unanimidade como sendo o pior samba do Carnaval 2012. É um samba ruim !!!! Pelos mesmos motivos ( infelizmente !!!) não farei nenhuma previsão aos sambas do Gres Bota de Sesimbra neste momento a concurso.. Farei depois ao vencedor e mais tarde os especialistas brasileiros que ja contactei para analisar no proximo ano ( e desta vez votar também) os nossos sambas farão o resto das analises.
Claro todas as escolas irão abraçar seus hinos ( sambas de enredo ) independentemente das suas qualidades como "seus filhos " com muito amor , muito carinho e serão cantados e tocados tantas vezes que "gostaremos.... porque o sentimos como nosso " e o acharemos o melhor de todos........
Tem o seu lado bom pois moraliza. Nos faz ter amor ao emblema, á escola. Mas não invalida que fora dos ensaios ...dos desfiles..... tenhamos que ver outras escolas... ouvir outros sambas...... e saber distinguir as coisas como elas são e tem de ser. É ai nessas aceitações , na capacidade de ver as diferenças, de ver as qualidades , superioridades e inferioridades dos outros QUE COMEÇA O NOSSO VALOR.... A NOSSA QUALIDADE..... MUITA VEZES chamada de HUMILDADE.

TERMINO com um belo texto que li esta semana e que contem um pouco disso mesmo.....

Não sou Beija-Flor ( aqui está um exemplo . Não sou mas reconheço que é actualmente a MELHOR escola de samba). Bastaria nomear as classificações dos ultimos 10/15 anos mas tem outras coisas que nesse pequeno texto explica muito do porque dessa superioridade.....

" O pior não são os fanáticos pela Beija Flor, e sim pessoas que não respeitam o trabalho dos outros. A beija-Flor é uma das poucas escola que têm dado o devido valor as raizes do verdadeiro samba como:
Manter uma escola de mestre-salas e Portas-Bandeira, o intérprete que fez escola na própria agremiação, que veste uns 85%da escola com pessoas da comunidade,(Aqui interfiro eu dizendo que só isso é meia vitoria na Sapucaí ) inclusive destaques de luxo e mantêm uma rainha de bateria que chegou a escola com sete anos de idade, e não vende o posto para celebridades, e que este ano esta recrutando 1500 negros para postos de destaque. Lamento pela falta de respeito, será que temos que:
Vender fantasias para as agências de viagens, colocar as celebridades na escola e despresar os negros o morro e as comunidades para ganhar respeito?
Ou vender 11 alas para o Canadá ou para gringos( estrangeiros ) em Copacabana, é isso que muitas escolas fazem sabiam disso?
Quando perdem a culpa é do Anísio, da Globo e da Beija Flor, e dizem que eles estão ganhando roubado, pôde?
Eu mesmo já fui espulso de carro alegórics de uma determinada escola verde e rosa, para dar lugar para pessoas indicadas que não ensaiaram nas vesperas do carnaval, esta escola era uma campeã e hoje só desfila nas campeãs porquê é influente..... Tantas diferenças para a Beija-Flor "

.VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento.......pois ainda andam por lá......
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.

SEXTA-FEIRA 11 de NOVEMBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


-Para a excelente qualidade do CD dos Sambas de Enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O melhor sobre todos os aspectos dos ultimos anos.

- Para a beleza do samba da Portela-2012. Que show que nos é oferecido por esses compositores !!! Outra nota saliente é a magnifica prestação do interprete IGOR SORRISO com o samba da S.Clemente.

- Para as grandes emoções iniciadas este mês e que apenas irão findar no final do mesmo com a mudança de vida e de lugar de pessoas amigas que gostariamos de ter sempre por perto (os que gostam é claro, pois para muitos, poderá ser certamente um alivio....mas é a vida .....existem as pessoas boas... e existem as ruins.....os certos e principalmente esses muito equivocados ).

- Para a eleição de Samba de Enredo no Gres Bota de Sesimbra com excelente divulgação e até grande expectativa mas ficando um pouco aquem do esperado pois apenas se irão apresentar 3 sambas a concurso quando era esperado mais alguns.

- Para as candidatas a Musa do Sambalêlê e que provam com essa participação o amor que tem ao samba, á paixão pela dança, e principalmente a vontade de atingir "patamares mais altos " , niveis maiores e que certamente aproveitarão para a partilha de ideias e conhecimentos entre todas elas.

- Para algumas baterias do Rio que nos irão maravilhar com suas "perfomances " principalmente a nivel de paradinhas ( embora no Cd alguma coisa já se preveja, muito tenha ficado "escondido ") tanto nos Ensaios Tecnicos no Novo Sambodromo como na prova real durante os desfiles no Carnaval. Aguardem !! Muita coisa boa vem por ai !! ( Não vale é copiar por cá com as nossas baterias nos seus proprios sambas..... mas..... é certinho....... vai haver copianço sim.)

- Para os que no samba ainda vão fazendo tentativas , insistindo para que tudo vá evoluindo só que ainda tem " muito manco que os quer ensinar a correr ".

- Para mais uma jornada de presença de sambistas do sul agora na Apresentação do Carnaval de Estarreja-2012( pelo que sei foi uma maravilhosa noite de samba ). Mais dados...mais conhecimento, mais realidades e mais enriquecimento sambista trouxeram na bagagem. São os mesmos... os interessados..... os que já não estão equivocados .

100 NOTA

- Para os equivocados...... e que também ficarão " felizes " este mês. São muitos dos tais que " NÃO QUEREM SER MELHORES QUE VOCÊ , QUEREM É QUE VOCÊ NÃO SEJA MELHOR QUE ELES "...... COITADOS(AS ) !!!!!

- Para as escolas de samba que ainda pouco divulgam as suas actividades e fazem com que as suas realizações aconteçam somente muito na intimidade e muito isoladamente dentro de portas. Com isso esquecem o lema....."........ TODOS NÓS JUNTOS" e com isso como é obvio e sempre comprovado....vão FICANDO MAIS FRACOS e MENOS EVOLUIDOS. Sempre !

- Para a falta de uma(s) simples FAIXA (S) para colocar nas vencedoras nas eleições para Rainha e Destaques no Gres Bota de Sesimbra.

NOTA FINAL

Escolhi para nota final um tema que a mim muito me sensibiliza e que venho desejando ver realizado á muito tempo. O REGRESSO EM PLENO DE UMA GRANDE ESCOLA DE SAMBA. O regresso do Gres Abrigada á sua antiga dinamica..
Pois é o GRES CAPRICHO DE ABRIGADA realizou no passado dia 6 de Novembro uma Assembleia Geral de onde saiu esta nota que divulgo :

"Pelas16.30h foi realizada Assembleia Geral na SFUPA, na qual participaram 25 pessoas e onde foi aprovada nova Comissão com um projecto de dois anos cujos elementos são:

Joana Mira
Laura Dias
Sandra Anselmo
Ricardo Peixe
Ruben Ferreira

Alguns dos temas discutidos foram:

-Início dos ensaios na escola;
-Organização de eventos;
-Festa de aniversário;
-Participar em festas de outras escolas incluindo festas tropicais;( IMPORTANTE DIGO EU !!!! )
-Realização da festa tropical; ( FUNDAMENTAL DIGO EU )
-Concurso de destaques.

Agora é começar a trabalhar e seguir para a frente... Contamos com todos os sambistas para construir uma escola que se supere e que alcance como habitualmente a excelência. Sem vocês nada será possível!

Saudações sambistas,

O samba não pode parar!! "
SAMBAde ENREDO de 1996- http://www.youtube.com/watch?v=INoinKdEorA

ENTÃO NÃO PÁRA " GIGANTE ADORMECIDO ". SEGUE EM FRENTE.
.
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento por aqui.......pois ainda anda bem perto os tais "doutores(as) e engenheiros(as )" ......

SAUDAÇÔES SAMBISTAS

CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro

SEXTA-FEIRA 4 DE NOVEMBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


- Para os excelentes enredos que algumas escolas de samba portuguesas escolheram para o Carnaval 2012. Em alguns casos isso faz aumentar a curiosidade sobre os seus desfiles.


- Para a sede do Gres A Rainha- Figueira da Foz que como se comprova pelas fotos da inauguração em seu site : http://www.gres-a-rainha.com/ confirmaram a minha opinião sobre a sua qualidade quando a vi, ainda em estado de acabamentos.

- Para a noite de samba programada para dia 26 de Novembro na Discoteca Pildrinha com a actuação dos Grupos Papo de Samba e Sambalêlê e o bem sacado nome para o evento: PAPO DE SAMBALÊLÊ.
Que bom seria que entre todos os grupos de samba pudesse também existir muita amizade e cordialidade.

- Para a " minha " União da Ilha que está preparando um Carnaval maravilhoso e como de Jogos Olimpicos se trata o enredo, somando ás ambições do Presidente Ney , mesmo sabendo que para a luta nos 3 lugares do PODIUM estão Beija-Flor,Tijuca, Grande Rio, Mangueira.... quem sabe......é só aguardar.......

- Para quem adivinhar qual será a escola de samba portuguesa a apresentar primeiro o samba de enredo gravado e pronto a divulgar....... aceitam-se palpites no Facebook em : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/profile.php?id=100000308253629

- Para mais uma vez enaltecer a presença em Sesimbra de outro grupo de sambistas do norte /centro do país. Desta vez foram 4 elementos pertencentes á escola de samba Batuque da Mealhada que vieram prestigiar a Festa da eleição da Rainha de Bateria e destaques do Gres Bota de Sesimbra em sua sede social e acabaram me envolvendo com a parte melhor da vida.......que são os amigos. Foi bom reve-los. Este mês felizmente mais vezes acabarei filtrando esses convivios e as amizades que tento preservar e até fortalecer em alguns eventos programados e que estarei presente.

- Para o samba na cidade de Lisboa que começa a ter uns " points" bem interessantes para os amantes de boa musica brasileira. De salientar a contribuição para isso dada por Tércio Borges e os Democratas do Samba. Confira em AGENDA DO SAMBA no blog as proximas actuações do Grupo e de mais um lugar em Lisboa onde vai rolar muito e bom samba.
- Para um excelente samba "ainda inacabado" que já ouvi.....mas que não se sabe se vai sair da " gaveta "...... para algum concurso por ai ?????



100 NOTA

- Para os que aqui vêm a procura de arte literaria ou jornalistica........

Mas que apenas encontram palavras SIMPLES, (e até com varios erros ortograficos pelo" meio ") de FACTOS , REALIDADES, E VERDADES...que por vezes ficam até muito mal na fotografia. Ou para.........

- Os que vêm para ler..... " vamos ver de quem ele vai agora dizer mal ".........

Mas vão ter que ler as vezes que para tal haja justificação.......pois criticar o que está errado NÃO É DIZER MAL....... BEM PELO CONTRARIO. O samba agradece.

NOTA FINAL

Como nota final e em tempo de composição de sambas de enredo das escolas de samba de Portugal aqui deixo um texto maravilhoso e de ensinamentos muito uteis transcrito do site SAMBARIO : http://www.sambariocarnaval.com/

"Muito já se discutiu sobre reedições. As mais polêmicas são as que envolvem uma escola e o samba de outra. Como uma escola ousa cantar que aí ‘vem a Ilha’... se ela não é a Ilha? Há reedições complexas: este ano, p.ex., a Unidos da Ponte irá reeditar o seu samba de 1989 - um samba fraco, que não tinha a cara da escola na época e causou o seu rebaixamento, depois de vários desfiles seguidos no Grupo Especial, queda esta que teve conseqüências nefastas para a agremiação. Mas até este tipo de reedição eu acho bacana: faz a comunidade relembrar um samba que conhece como a palma da mão, facilitando o canto, a harmonia, quesitos muito complicados nos grupos inferiores.

Vou dizer qual foi a única vez em que eu fiquei com raiva de uma reedição – em 2010, a Tradição resolveu levar o “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô”.Até aí, nada demais. É um belo samba, como todos os assinados por João Nogueira e Paulo César Pinheiro. O samba original foi apresentado em 1986. Então, qual o problema?

Um membro da escola, um espírito das trevas, deve ter ouvido a obra. Torceu o nariz, obviamente. O samba fugia daquele esquema dos sambas atuais. Não tem nem refrão. Não vai dar certo. Este samba é para aqueles desfiles de antigamente, não serve para os atuais. Mas eu posso dar um jeito nisso aqui– vou pegar essa parte final e fazer um refrão. Isso!

O grande gênio, então, de conhecimento maior do que João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro, fez a alteração. O refrão é criado. Artisticamente, é algo como colocar um brinco na orelha da Monalisa.

Teve um ano que a Viradouro quis reeditar o samba do Salgueiro de 1969, sobre a Bahia, e resolveram que seria uma ótima idéia uma eliminatória onde os compositores criariam mais versos, para completar as informações do enredo. Uma ‘meia-reedição’. A idéia foi arquivada, apesar de ainda me dar frio na espinha.

E porque eu estou falando disso? Estou ouvindo, enquanto elaboro este artigo, os sambas da Portela e da Beija-Flor para 2012. Ótimos sambas, destaques da safra que vem por aí, que se não é sensacional, pelo menos tem mais obras interessantes do que a média dos últimos anos. Foram frutos de fusões ou sofreram modificações. Ouço estes, mas o fenômeno ocorreu em quase todos os sambas do Grupo Especial. Algumas, de uma desnecessidade ímpar. Aliás, que diabos é aquela fusão da Ilha?

Mas o que eu quero falar mesmo é da modificação no samba da Portela. Já disse e repito – é um excelente samba, apesar de não ser a obra-prima que muitos apregoam. Vejo o vídeo da gravação do coral para a faixa para o CD e estão lá diversas modificações, todas com o intuito de deixar o samba com a melodia mais ‘para cima’. Foram válidas ou estragaram o samba?

Não é só a Tradição ou a Viradouro que possuem‘espíritos das trevas’. Toda escola tem um cara para dar essas idéias. Mas poucas escolas têm um Laíla. Muitas vezes, você pega dois sambas para uma fusão, seleciona o melhor de um e o melhor do outro, e o resultado é algo pior do que qualquer um dos dois sambas. A lógica não é a mesma da matemática – numa fusão, 1 + 1 pode ser 0,5. O exemplo maior talvez seja o“Trabalhadores do Brasil”, da Vila Isabel – pegaram dois sambas medianos e construíram uma catástrofe.

A grande dificuldade é quando as obras selecionadas para a fusão usam caminhos ou estratégias melódicas totalmente incompatíveis entre si. Aí vira o samba do crioulo doido – a melodia fica quebrada; a letra, sem sentido. Ai o ‘espírito das trevas’ vai lá, mexe aqui, compõe ali, e o resultado geralmente é terrível.

Um compositor, quando tenta fazer um samba, tem noção do que quer tentar fazer, qual o sentimento que ele quer despertar. Muitas vezes, aquela passagem menos ‘para cima’ é para realçar o que vem depois, para o refrão subir com mais força, ou para realçar um desenho melódico mais interessante. Num samba bem feito, as opções estéticas têm uma coerência. A fusão ou a modificação pode matar essa coerência.

Só quem entende muito de música saca dessas coisas. O“espírito das trevas”, não. Ele vai falar“isso aqui está ‘para baixo’, tem de ficar‘para cima’, temos de arrumar”. Ou então, ele tem de dar um jeito do samba do amigo vencer e arruma um monte de desculpas para a fusão, quase sempre como se soubesse a técnica para tirar 10 dos jurados. Tem escola que tem de mexer no samba, nem que seja para incluir uma palavrinha. Aí vem a apuração, o samba tira 10, o que não é muito difícil, e o “espírito das trevas” olha o presidente com aquela cara de “tá vendo que eu estava certo?”. É um gênio.

Voltemos para o samba da Portela. Algumas partes que estavam ‘para baixo’ ficaram ‘para cima’. Houve algum prejuízo na qualidade da obra? Sinceramente, ainda não tenho opinião definida. Mas eu fico pensando no que aconteceu - na mobilização dos internautas e dos portelenses em geral para este samba ganhar. Eles não estavam preocupados com as partes ‘para baixo’. Eles amaram o samba com as partes‘para baixo’. Com certeza, os compositores, que são grandes compositores, colocaram aquelas partes ‘para baixo’porque queriam aquelas partes ‘para baixo’, por opção estética, para realçar as explosões, variar mais a melodia e deixar tudo ficar mais bonito. Mas aí, alguém disse – temos de modificar isso. E modificaram.

A idéia de modificar um samba clássico causa repulsa em quase todos os que amam os sambas-enredos. E se eles, os“espíritos das trevas”, ousam em querer mexer em vacas sagradas como “Bahia de Todos os Santos” e “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô”, mexer nos sambas atuais é pinto. Imagine o diretorzinho imaginando como jogar‘para cima’ os trechos mais melodiosos dos sambas de Silas de Oliveira.

Aí eu coloco para escutar Tradição 1986, versão original. “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô” é mais bonito sem refrão. Talvez esse tal de João Nogueira soubesse uma coisinha ou outra de samba...
João Marcos


VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL aqui no blog e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.

SEXTA-FEIRA 28 DE OUTUBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para mais um ano em que O PECADO ORIGINAL em Estarreja realiza um Festival de Pagode. O evento decorrerá de 22 de Outubro a 26 de Novembro com a presença dos Grupo Samba do Morro, Papo de Samba, Na Contramão, É no Pagode, Andre Bastos e Nuno Bastos...( confere na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no separador da esquerda do blog programa detalhado.)

- Para a escola de samba Gres Capricho de Abrigada e sua nova Comissão de Carnaval que mais uma vez vai tentar traçar os caminhos gloriosos e activos que já foram os seus grandes valores. Que desta vez seja mesmo para acordar de vez " O gigante adormecido " e não apenas como das ultimas vezes.... " o desfilar no Carnaval em Loulé e depois na quarta feira de cinzas.... FECHAR AS PORTAS até Novembro de novo. Força sambistas da Abrigada.....é com vocês agora.... " vai que é tua Ricado Mira ".

-Para as Escolas de samba que elegem as suas rainhas ( madrinhas ) de bateria e não na forma de concurso. Para quê uma prova,um teste, uma disputa," um tribunal " quando NINGUEM MELHOR que a direção ou comunidade de qualquer escola sabe dos valores que tem " EM SUA CASA " ? NINGUEM mais nem melhor sabe da qualidade e caracteristicas dos elementos de dança de sua escola bem como da sua assiduidade e dedicação que são elementos muito importantes e a ter em conta. E com isso se poupam ...se evitam.... stresses... nervos, ansiedades que quase sempre( para não dizer sempre !) levam a pequenas "guerrilhas " e divisões .

- Para a Festa de Prototipos do Gres União da Ilha que vai decorrer este domingo ( dia 30 ) e que vai trazer grandes surpresas e colocará muita coisa no devido lugar pois anda muito equivoco por aí . É só aguardar......

- Nota 100 para meu amigo Aloisio Vilar compositor de samba de enredo que após muitas tentativas venceu na sua União da Ilha. De referir o já maravilhoso palmarés que aqui deixo em homenagem:

VENCEDOR na União da Ilha 2012
Boi da Ilha 2001/2002/2003/2007/2009
Acadêmicos do Dendê 2003/2004/2007/2008/2010
Unidos do Aquarius (Cabo Frio) 2007/2008/2009/2010/2011
Império da Tijuca 2003
Unidos de Itaipuaçu (Maricá) 2004
Acadêmicos do Sossego 2005
Aprendizes do Salgueiro 2006
Unidos da Ponte 2007
Garotos Unidos da Zona Sul (Londrina) 2008
Paz e Harmonia (Cabo Frio) 2009
Unidos do Cabral 2009
Unidos de Tubiacanga (bloco) 2006/2007/2008
100% Vagabundo (bloco) 2006/2007
Verde e branco do Zumbi 2008
Boi da Ilha (sambas de terreiro) 2001/2003/2004

Estandarte de Ouro Boi da Ilha 2001 - Melhor samba do grupo de acesso A

Troféus S@mbaNet e Jorge Lafond Boi da Ilha 2009 - Melhor samba do grupo de acesso B
Em 2010 a meu convite enviou um samba para concorrer no Gres Bota no Rego .............." " " "
Valeu Aloisio. Parabens pelo teu talento .

- Para as escolas de samba que fazem concursos de samba de enredo e assim dão possibilidade a que possam aparecer novos compositores de samba, dando largas á sua imaginação e poder de criar. Que haja boa inspiração e que muitos " acertem o dedo " este ano.

HOJE NÃO TEM 100 NOTA...... por elas serem as mesmos e dos mesmos !!!!!! ÉTA PRAGA DIFICIL DE EXTINGUIR.........

NOTA FINAL

Já tinha referido a agradavel presença de um grupo de sambistas de Estarreja em Sesimbra na Festa do Trepa no Coqueiro no ultimo sabado( dia 22) . Mas não posso deixar de referir que esse grupo de sambistas era praticamente a directoria da Escola de Samba bi-campêa do Carnaval de Estarreja e bi- campêa do Trofeu Nacional - O Trepa de Estarreja
A saber estiveram em Sesimbra nessa noite:
João Aguiar - Presidente
Nuno Gomes - Tesoureiro
Catarina Rodrigues - Secretária
Vogais - Bruno Silva e Liliana Dias (ensaiadora de Passistas e Madrinha Bateria 2010)
Comissão Carnavalescos - Raquel Silva (ensaiadora de Passistas) junto com Vivi Melo e Marta Marques
Para alem do nosso já habitual companheiro Diniz Pinto junto com Claudia Rodrigues e Sandra Aguiar
De louvar estas presenças o que só vem confirmar aquilo que sempre defendi..... o intercâmbio...o convivio... a troca de ideias.... a aprendizagem.... a amizade....porque ...O SAMBA AGRADECE...... E MUITO !!!! Fico feliz por cada dia haver mais gente a pensar o samba e a vive-lo como ele deve ser vivido. Que mais exemplos destes aconteçam e que também deles possa participar ou assistir. Parabens também ao Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tão bem soube cativar estes sambistas e alcançar esta saudavel e mais que util e frutuosa partilha.

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

SEXTA-FEIRA 21- OUTUBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


-Para o bom conjunto de sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Alguns sambas se destacam como por exemplo qualquer um que vença na Beija-Flor( esta decorrendo a final com dois magnificos sambas ) , Portela e Vila Isabel . Junto com mais uns quantos( Imperatriz, Tijuca, Mangueira por exemplo) de boa qualidade vamos ter certamente um belo CD este ano e pelo que se esta lendo com muitos cuidados( muitas discusões até ) no andamento dos sambas .

- Para o excelente samba de enredo que o Gres Gaviões da Fiel ( São Paulo ) irá levar para este Carnaval. Surpreendentemente belo.

- Para a expectativa de bons sambas de algumas escolas de samba portuguesas ( que consigam ainda mais e melhor que o ano passado ) e eu particularmente curioso numa possivel parceria ( ? ).... e porque não ? Bem natural acontecer, estão ambos na mesma escola actualmente . Estou na espectativa do que poderão fazer dois dos nossos melhores compositores. Um deles- Jota- compositor do MELHOR samba portugues 2011- Unidos do Mato Grosso- NA OPINIÃO DE GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS E QUE MAIS SABEM DO ASSUNTO.
Outro Xando Lopes compositor do samba vencedor da votação de todas as escolas de samba em Portugal ( que quiseram votar !!!)- Charanguinha- e que é na realidade outro excelente samba.( ...para os talibans...srs: engenheiros e srs: doutores..... não estarem já com "traumas" nas cabecinhas...é bom não esquecer que o samba que mais gostei foi o da VQQ de Nuno Bastos do qual espero também mais outro samba de qualidade ....e que para mim está ao nivel desses dois sambas ) por isso não estou dizendo nada para agradar a ninguem.... APENAS FACTOS...... TÃO SOMENTE O QUE É REAL e contra isso....... só se for o habitual blá...blá... blá... de mané.

- Para a animada e concorrida Festa de inauguração da sede da Tripa Cagueira - Sesimbra que teve a participação das HABITUAIS escolas de samba...Trepa no Coqueiro, Vila Zimbra, Bota no Rego, Batuque do Conde e Paraiso Tropical( Penafirme da Mata ). Realce para o Paraiso Tropical que mais uma vez fez 100 km ( 200 ir voltar) para estar presente em mais um evento em Sesimbra, enquanto outras da propria terra também como HABITUALMENTE não participaram.

-Para os convites que tenho recebido e para os quais infelizmente não posso corresponder a todos pois também tenho os compromissos com minha escola de samba e o mais delicado é que como todos sabemos as "distancias do samba em Portugal " entre norte e sul são de muito alcatrão... muitos kilometros..... Mas desde já agradeço o convite do Gres Rainha da Figueira da Foz escola de samba pela qual tenho um especial carinho, pois para alem das escolas em que desfilei, a Rainha partilha comigo uma agradavel historia já de muitos anos , para estar presente no 16º Aniversario e simultaneamente a inauguração este sabado ( dia 22 de Outubro ) da sua nova sede social que será certamente a melhor e mais moderna sede de escolas de samba em Portugal. Obrigado pelo convite..... obrigado de coração mesmo.

Ao convite para estar presente na Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio dia 19 de Novembro logicamente e como prometido desde o ano passado... estarei lá . Outro convite que muito me orgulha e no qual estarei com todo o prazer também, é para o concurso de eleição da Musa do Sambalêlê dia 12 de Novembro. Obrigado desde já o Grupo Sambalêlê pelo honroso convite.

-Para o concurso da Musa do Sambalêlê que se irá realizar no dia 12 de Novembro na Mealhada. Será já um evento de alguma dimensão e que deixará tantos os organizadores como as participantes certamente orgulhosos de viverem esse momento. A eleição será realizada no Complexo Turístico Hotel Best Western Quinta dos Três Pinheiros - Mealhada . Para saber tudo sobre o Evento e conhecer já as concorrentes é só clicar em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html
Nota : A captação de imagens em foto e video de todos os momentos do evento, terão o apoio do já nosso GRANDE AMIGO DO SAMBA BRUNOphoto.

- Para a grande coloboração dos sambistas para a Galeria de talentos que está aumentando muito mais do que pensaria, e que vai muito para alem do que imaginava, pois vem ainda muito talento por aí. A todos eles muito obrigado e também aqueles que com mais experiencia e sabedoria me vão indicando nomes de valores para essa galeria.

-Para as novas Rainhas ( Madrinhas )de bateria das escolas de samba portuguesas já eleitas e também para todas aquelas que ainda o serão. Assim que for tomando conhecimento divulgarei e farão parte de uma nova coluna do blog dedicada a elas.

- Para alguns bons enredos que estão se perfilando nas escolas portuguesas para ajudar a que façam um grande carnaval. Aguardemos se os sambas e tudo o resto irá ter o mesmo nivel.

100 NOTA

- Para as escolas de samba que teimam em não evoluir porque teimam em não mudar o que esta errado. Também para aquelas que continuam inactivas, amorfas e com isso prejudicando a sua evolução e deixando os seus integrantes impossibilitados de participar ...conviver.... infelizmente

NOTA FINAL

Agora que começa mesmo o " esquentar dos tamborins " nas escolas de samba em Portugal seria bom que todos os seus integrantes para alem do amor e dedicação ás suas escolas respeitassem todas as outras e terminassem as rivalidades doentias que ultimamente tomaram conta do panorama sambistico portugues. A rivalidade sadia , construtiva , ajuda a crescer a evoluir, enquanto a outra...a cega.... doentia.... essa destroi , corrompe, estraga, e impossibilita o crescimento e evolução. Vamos saber admitir E RESPEITAR as diferenças e as superioridades. Basta até pensarmos assim....... meu clube ( Benfica, Sporting, Porto etc..etc...) e um grande clube.... muito bom ... o que mais amamos, mas..... mas....cá está, tem de haver descernimento para analizar que apesar disso por exemplo NÃO É O BARCELONA. Cada um no seu espaço ...no seu patamar.... no seu lugar.
Não esquecer que mesmo no interior de nossas escolas muita coisa tem de ser mudada pois tem ainda muita gentinha pensando......... " EU SOU MAIS IMPORTANTE QUE TODOS JUNTOS".... ou á boa maneira portuguesa...... " SEM MIM NÃO ERAM NADA..... NÃO CONSEGUIAM...... etc..etc... "
É hora de nos unirmos em torno das belas coisas que o samba nos pode proporcionar e até brindar.

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

SEXTA-FEIRA 14 DE OUTUBRO

"NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

-Para a inauguração oficial este sabado( dia 15 ) da nova sede da Tripa Cagueira em Sesimbra. Longa vida para essa nova casa e para toda a comunidade dessa dinamica Associação.

- Para o concurso da MUSA DO SAMBALÊLÊ 2011 que irá ter uma organização mais grandiosa , mais atractiva e que pelo que sei , com inscrições a ultrapassar a dezena de candidatas.Mais detalhes em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html

-Para os festejos no passado sabado do 23º Aniversario do Gres Batuque da Mealhada.

- Para os festejos de aniversario do Grupo Papo de Samba que já leva 8 anos a tocar samba em Portugal

- Para o Gres Beija-Flor de que faz regressar o coreografo Fabio de Melo ao Grupo Especial onde já nos maravilhou com estonteantes Comissões de Frente e que já venceu 6 ( SEIS !!! ) Estandartes de Ouro. A escola de Nilopólis sempre na vanguarda e mostrando o porque de 12 titulos e 11 vices em 36 anos !!!!!!

- Para alguns sites de escolas de samba portuguesas que vão se actualizar e sair com maior dinamismo. Falo dos sites do Novo Imperio( para breve ) , Trepa Coqueiro de Sesimbra( já em actualização ), Juventude Vareira.( para breve ).

- Para os sambistas ou escolas de samba que se tem disponibilizado e lembrado de me oferecer em uma ou outra ocasião coisas para o meu " MUSEU " de SAMBA.
Esperando não esquecer de nenhuma..... Obrigado á Vai Quem Quer, Trepa de Estarreja, Unidos do Mato Grosso , Trepa no Coqueiro de Sesimbra( esta-me prometido ! ) , Charanguinha , Sócios da Mangueira. Valeu companheiros pela vossa atenção.

100 NOTA

- Para alguns sites que se mantem quase inactivos e amorfos fazendo com que noticias e divulgação das suas actividades não passe de uma coisa meramente caseira ..... e o mais importante não dando a conhecer suas actividades nem divulgando a escola o que faz com que fiquem no seu cantinho" isoladas " em seu proprio mundo e isso obviamente também faz com que não haja evolução.

- Para muitos...........e habituais....BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ,BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ... pois como diz o samba...." mané é mané " .....

NOTA FINAL

Pegando em partes de um texto de um amigo meu.........
AGORA QUE SE VAI ENTRAR NA FAZE DA ESCOLHA OU CONCURSOS DE SAMBA-ENREDO NAS ESCOLAS PORTUGUESAS , É IMPORTANTE LEMBRAR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NAS MESMAS:

TAMANHO E ANIMAÇÃO DOS APOIANTES E DE NUMERO DE INTERPRETES( PARCERIAS), ARTICULAÇÃO "POLÍTICA" E...
...UM BOM SAMBA.

NÃO PRECISA SER O MELHOR. BASTA SER BOM. O RESTO UM BOMBARDEIO COM EXECUÇÃO DO NOVO “HINO” DURANTE OS ENSAIOS FARÁ COM QUE PAREÇA TER SIDO O MELHOR.

EM ALGUMAS ESCOLAS, A DECISÃO CHEGA A SE TRANSFORMAR NUM EMBATE" POLÍTICO" DENTRO DA DIRETORIA.

É DIRETOR DE CARNAVAL QUERENDO UM SAMBA, É VICE-PRESIDENTE QUERENDO OUTRO. NÃO RARO, O PRESIDENTE, EM DECISÃO SALOMÔNICA OPTA POR UM TERCEIRO OU POR UMA JUNÇÃO. ( isto no Brasil onde director de escola de samba logica , obvia e correctamente não participa da disputa )

NO QUE ESTÁ SE TRANSFORMANDO O SAMBA ?

O COMPOSITOR NÃO TEM NADA COM ISSO. PARA ELE, SEU SAMBA É SEMPRE O MELHOR. E SE TIVER QUE FAZER POLÍTICA, USARÁ TODAS AS ARMAS PARA SAIR VENCEDOR.

O COMPOSITOR NÃO PARTICIPA DESTES CONCURSOS PENSANDO EXCLUSIVAMENTE NO DINHEIRO OU EM ARTICULAÇÕES POLÍTICAS.

O COMPOSITOR PENSA NA GLÓRIA, NO RECONHECIMENTO E NO ORGULHO DE VER SEU TRABALHO SENDO CANTADO POR MILHARES DE PESSOAS.

NESTA FASE IMPORTANTE PARA AS ESCOLAS DE SAMBA QUE MUITAS VEZES COMEÇAM JÁ ERRANDO AO ESCOLHER ENREDOS FRACOS QUE OS SAMBAS POR VEZES NÃO CONSEGUEM DISFARÇAR, DESEJO A TODOS, BOA SORTE E JUÍZO PARA LIDAR COM A VITÓRIA OU A DERROTA ONDE HOUVER CONCURSO .

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS