SEXTA-FEIRA 11 de NOVEMBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


-Para a excelente qualidade do CD dos Sambas de Enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O melhor sobre todos os aspectos dos ultimos anos.

- Para a beleza do samba da Portela-2012. Que show que nos é oferecido por esses compositores !!! Outra nota saliente é a magnifica prestação do interprete IGOR SORRISO com o samba da S.Clemente.

- Para as grandes emoções iniciadas este mês e que apenas irão findar no final do mesmo com a mudança de vida e de lugar de pessoas amigas que gostariamos de ter sempre por perto (os que gostam é claro, pois para muitos, poderá ser certamente um alivio....mas é a vida .....existem as pessoas boas... e existem as ruins.....os certos e principalmente esses muito equivocados ).

- Para a eleição de Samba de Enredo no Gres Bota de Sesimbra com excelente divulgação e até grande expectativa mas ficando um pouco aquem do esperado pois apenas se irão apresentar 3 sambas a concurso quando era esperado mais alguns.

- Para as candidatas a Musa do Sambalêlê e que provam com essa participação o amor que tem ao samba, á paixão pela dança, e principalmente a vontade de atingir "patamares mais altos " , niveis maiores e que certamente aproveitarão para a partilha de ideias e conhecimentos entre todas elas.

- Para algumas baterias do Rio que nos irão maravilhar com suas "perfomances " principalmente a nivel de paradinhas ( embora no Cd alguma coisa já se preveja, muito tenha ficado "escondido ") tanto nos Ensaios Tecnicos no Novo Sambodromo como na prova real durante os desfiles no Carnaval. Aguardem !! Muita coisa boa vem por ai !! ( Não vale é copiar por cá com as nossas baterias nos seus proprios sambas..... mas..... é certinho....... vai haver copianço sim.)

- Para os que no samba ainda vão fazendo tentativas , insistindo para que tudo vá evoluindo só que ainda tem " muito manco que os quer ensinar a correr ".

- Para mais uma jornada de presença de sambistas do sul agora na Apresentação do Carnaval de Estarreja-2012( pelo que sei foi uma maravilhosa noite de samba ). Mais dados...mais conhecimento, mais realidades e mais enriquecimento sambista trouxeram na bagagem. São os mesmos... os interessados..... os que já não estão equivocados .

100 NOTA

- Para os equivocados...... e que também ficarão " felizes " este mês. São muitos dos tais que " NÃO QUEREM SER MELHORES QUE VOCÊ , QUEREM É QUE VOCÊ NÃO SEJA MELHOR QUE ELES "...... COITADOS(AS ) !!!!!

- Para as escolas de samba que ainda pouco divulgam as suas actividades e fazem com que as suas realizações aconteçam somente muito na intimidade e muito isoladamente dentro de portas. Com isso esquecem o lema....."........ TODOS NÓS JUNTOS" e com isso como é obvio e sempre comprovado....vão FICANDO MAIS FRACOS e MENOS EVOLUIDOS. Sempre !

- Para a falta de uma(s) simples FAIXA (S) para colocar nas vencedoras nas eleições para Rainha e Destaques no Gres Bota de Sesimbra.

NOTA FINAL

Escolhi para nota final um tema que a mim muito me sensibiliza e que venho desejando ver realizado á muito tempo. O REGRESSO EM PLENO DE UMA GRANDE ESCOLA DE SAMBA. O regresso do Gres Abrigada á sua antiga dinamica..
Pois é o GRES CAPRICHO DE ABRIGADA realizou no passado dia 6 de Novembro uma Assembleia Geral de onde saiu esta nota que divulgo :

"Pelas16.30h foi realizada Assembleia Geral na SFUPA, na qual participaram 25 pessoas e onde foi aprovada nova Comissão com um projecto de dois anos cujos elementos são:

Joana Mira
Laura Dias
Sandra Anselmo
Ricardo Peixe
Ruben Ferreira

Alguns dos temas discutidos foram:

-Início dos ensaios na escola;
-Organização de eventos;
-Festa de aniversário;
-Participar em festas de outras escolas incluindo festas tropicais;( IMPORTANTE DIGO EU !!!! )
-Realização da festa tropical; ( FUNDAMENTAL DIGO EU )
-Concurso de destaques.

Agora é começar a trabalhar e seguir para a frente... Contamos com todos os sambistas para construir uma escola que se supere e que alcance como habitualmente a excelência. Sem vocês nada será possível!

Saudações sambistas,

O samba não pode parar!! "
SAMBAde ENREDO de 1996- http://www.youtube.com/watch?v=INoinKdEorA

ENTÃO NÃO PÁRA " GIGANTE ADORMECIDO ". SEGUE EM FRENTE.
.
VAMU-KI-VAMU..... que continuarei atento por aqui.......pois ainda anda bem perto os tais "doutores(as) e engenheiros(as )" ......

SAUDAÇÔES SAMBISTAS

CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro

SEXTA-FEIRA 4 DE NOVEMBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


- Para os excelentes enredos que algumas escolas de samba portuguesas escolheram para o Carnaval 2012. Em alguns casos isso faz aumentar a curiosidade sobre os seus desfiles.


- Para a sede do Gres A Rainha- Figueira da Foz que como se comprova pelas fotos da inauguração em seu site : http://www.gres-a-rainha.com/ confirmaram a minha opinião sobre a sua qualidade quando a vi, ainda em estado de acabamentos.

- Para a noite de samba programada para dia 26 de Novembro na Discoteca Pildrinha com a actuação dos Grupos Papo de Samba e Sambalêlê e o bem sacado nome para o evento: PAPO DE SAMBALÊLÊ.
Que bom seria que entre todos os grupos de samba pudesse também existir muita amizade e cordialidade.

- Para a " minha " União da Ilha que está preparando um Carnaval maravilhoso e como de Jogos Olimpicos se trata o enredo, somando ás ambições do Presidente Ney , mesmo sabendo que para a luta nos 3 lugares do PODIUM estão Beija-Flor,Tijuca, Grande Rio, Mangueira.... quem sabe......é só aguardar.......

- Para quem adivinhar qual será a escola de samba portuguesa a apresentar primeiro o samba de enredo gravado e pronto a divulgar....... aceitam-se palpites no Facebook em : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/profile.php?id=100000308253629

- Para mais uma vez enaltecer a presença em Sesimbra de outro grupo de sambistas do norte /centro do país. Desta vez foram 4 elementos pertencentes á escola de samba Batuque da Mealhada que vieram prestigiar a Festa da eleição da Rainha de Bateria e destaques do Gres Bota de Sesimbra em sua sede social e acabaram me envolvendo com a parte melhor da vida.......que são os amigos. Foi bom reve-los. Este mês felizmente mais vezes acabarei filtrando esses convivios e as amizades que tento preservar e até fortalecer em alguns eventos programados e que estarei presente.

- Para o samba na cidade de Lisboa que começa a ter uns " points" bem interessantes para os amantes de boa musica brasileira. De salientar a contribuição para isso dada por Tércio Borges e os Democratas do Samba. Confira em AGENDA DO SAMBA no blog as proximas actuações do Grupo e de mais um lugar em Lisboa onde vai rolar muito e bom samba.
- Para um excelente samba "ainda inacabado" que já ouvi.....mas que não se sabe se vai sair da " gaveta "...... para algum concurso por ai ?????



100 NOTA

- Para os que aqui vêm a procura de arte literaria ou jornalistica........

Mas que apenas encontram palavras SIMPLES, (e até com varios erros ortograficos pelo" meio ") de FACTOS , REALIDADES, E VERDADES...que por vezes ficam até muito mal na fotografia. Ou para.........

- Os que vêm para ler..... " vamos ver de quem ele vai agora dizer mal ".........

Mas vão ter que ler as vezes que para tal haja justificação.......pois criticar o que está errado NÃO É DIZER MAL....... BEM PELO CONTRARIO. O samba agradece.

NOTA FINAL

Como nota final e em tempo de composição de sambas de enredo das escolas de samba de Portugal aqui deixo um texto maravilhoso e de ensinamentos muito uteis transcrito do site SAMBARIO : http://www.sambariocarnaval.com/

"Muito já se discutiu sobre reedições. As mais polêmicas são as que envolvem uma escola e o samba de outra. Como uma escola ousa cantar que aí ‘vem a Ilha’... se ela não é a Ilha? Há reedições complexas: este ano, p.ex., a Unidos da Ponte irá reeditar o seu samba de 1989 - um samba fraco, que não tinha a cara da escola na época e causou o seu rebaixamento, depois de vários desfiles seguidos no Grupo Especial, queda esta que teve conseqüências nefastas para a agremiação. Mas até este tipo de reedição eu acho bacana: faz a comunidade relembrar um samba que conhece como a palma da mão, facilitando o canto, a harmonia, quesitos muito complicados nos grupos inferiores.

Vou dizer qual foi a única vez em que eu fiquei com raiva de uma reedição – em 2010, a Tradição resolveu levar o “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô”.Até aí, nada demais. É um belo samba, como todos os assinados por João Nogueira e Paulo César Pinheiro. O samba original foi apresentado em 1986. Então, qual o problema?

Um membro da escola, um espírito das trevas, deve ter ouvido a obra. Torceu o nariz, obviamente. O samba fugia daquele esquema dos sambas atuais. Não tem nem refrão. Não vai dar certo. Este samba é para aqueles desfiles de antigamente, não serve para os atuais. Mas eu posso dar um jeito nisso aqui– vou pegar essa parte final e fazer um refrão. Isso!

O grande gênio, então, de conhecimento maior do que João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro, fez a alteração. O refrão é criado. Artisticamente, é algo como colocar um brinco na orelha da Monalisa.

Teve um ano que a Viradouro quis reeditar o samba do Salgueiro de 1969, sobre a Bahia, e resolveram que seria uma ótima idéia uma eliminatória onde os compositores criariam mais versos, para completar as informações do enredo. Uma ‘meia-reedição’. A idéia foi arquivada, apesar de ainda me dar frio na espinha.

E porque eu estou falando disso? Estou ouvindo, enquanto elaboro este artigo, os sambas da Portela e da Beija-Flor para 2012. Ótimos sambas, destaques da safra que vem por aí, que se não é sensacional, pelo menos tem mais obras interessantes do que a média dos últimos anos. Foram frutos de fusões ou sofreram modificações. Ouço estes, mas o fenômeno ocorreu em quase todos os sambas do Grupo Especial. Algumas, de uma desnecessidade ímpar. Aliás, que diabos é aquela fusão da Ilha?

Mas o que eu quero falar mesmo é da modificação no samba da Portela. Já disse e repito – é um excelente samba, apesar de não ser a obra-prima que muitos apregoam. Vejo o vídeo da gravação do coral para a faixa para o CD e estão lá diversas modificações, todas com o intuito de deixar o samba com a melodia mais ‘para cima’. Foram válidas ou estragaram o samba?

Não é só a Tradição ou a Viradouro que possuem‘espíritos das trevas’. Toda escola tem um cara para dar essas idéias. Mas poucas escolas têm um Laíla. Muitas vezes, você pega dois sambas para uma fusão, seleciona o melhor de um e o melhor do outro, e o resultado é algo pior do que qualquer um dos dois sambas. A lógica não é a mesma da matemática – numa fusão, 1 + 1 pode ser 0,5. O exemplo maior talvez seja o“Trabalhadores do Brasil”, da Vila Isabel – pegaram dois sambas medianos e construíram uma catástrofe.

A grande dificuldade é quando as obras selecionadas para a fusão usam caminhos ou estratégias melódicas totalmente incompatíveis entre si. Aí vira o samba do crioulo doido – a melodia fica quebrada; a letra, sem sentido. Ai o ‘espírito das trevas’ vai lá, mexe aqui, compõe ali, e o resultado geralmente é terrível.

Um compositor, quando tenta fazer um samba, tem noção do que quer tentar fazer, qual o sentimento que ele quer despertar. Muitas vezes, aquela passagem menos ‘para cima’ é para realçar o que vem depois, para o refrão subir com mais força, ou para realçar um desenho melódico mais interessante. Num samba bem feito, as opções estéticas têm uma coerência. A fusão ou a modificação pode matar essa coerência.

Só quem entende muito de música saca dessas coisas. O“espírito das trevas”, não. Ele vai falar“isso aqui está ‘para baixo’, tem de ficar‘para cima’, temos de arrumar”. Ou então, ele tem de dar um jeito do samba do amigo vencer e arruma um monte de desculpas para a fusão, quase sempre como se soubesse a técnica para tirar 10 dos jurados. Tem escola que tem de mexer no samba, nem que seja para incluir uma palavrinha. Aí vem a apuração, o samba tira 10, o que não é muito difícil, e o “espírito das trevas” olha o presidente com aquela cara de “tá vendo que eu estava certo?”. É um gênio.

Voltemos para o samba da Portela. Algumas partes que estavam ‘para baixo’ ficaram ‘para cima’. Houve algum prejuízo na qualidade da obra? Sinceramente, ainda não tenho opinião definida. Mas eu fico pensando no que aconteceu - na mobilização dos internautas e dos portelenses em geral para este samba ganhar. Eles não estavam preocupados com as partes ‘para baixo’. Eles amaram o samba com as partes‘para baixo’. Com certeza, os compositores, que são grandes compositores, colocaram aquelas partes ‘para baixo’porque queriam aquelas partes ‘para baixo’, por opção estética, para realçar as explosões, variar mais a melodia e deixar tudo ficar mais bonito. Mas aí, alguém disse – temos de modificar isso. E modificaram.

A idéia de modificar um samba clássico causa repulsa em quase todos os que amam os sambas-enredos. E se eles, os“espíritos das trevas”, ousam em querer mexer em vacas sagradas como “Bahia de Todos os Santos” e “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô”, mexer nos sambas atuais é pinto. Imagine o diretorzinho imaginando como jogar‘para cima’ os trechos mais melodiosos dos sambas de Silas de Oliveira.

Aí eu coloco para escutar Tradição 1986, versão original. “Rei Senhor, Rei Zumbi, Rei Nagô” é mais bonito sem refrão. Talvez esse tal de João Nogueira soubesse uma coisinha ou outra de samba...
João Marcos


VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CONFIRA A AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL aqui no blog e fique a saber das grandes novidades das festas e o que irá acontecer nos meses de Novembro/ Dezembro.

SEXTA-FEIRA 28 DE OUTUBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para mais um ano em que O PECADO ORIGINAL em Estarreja realiza um Festival de Pagode. O evento decorrerá de 22 de Outubro a 26 de Novembro com a presença dos Grupo Samba do Morro, Papo de Samba, Na Contramão, É no Pagode, Andre Bastos e Nuno Bastos...( confere na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no separador da esquerda do blog programa detalhado.)

- Para a escola de samba Gres Capricho de Abrigada e sua nova Comissão de Carnaval que mais uma vez vai tentar traçar os caminhos gloriosos e activos que já foram os seus grandes valores. Que desta vez seja mesmo para acordar de vez " O gigante adormecido " e não apenas como das ultimas vezes.... " o desfilar no Carnaval em Loulé e depois na quarta feira de cinzas.... FECHAR AS PORTAS até Novembro de novo. Força sambistas da Abrigada.....é com vocês agora.... " vai que é tua Ricado Mira ".

-Para as Escolas de samba que elegem as suas rainhas ( madrinhas ) de bateria e não na forma de concurso. Para quê uma prova,um teste, uma disputa," um tribunal " quando NINGUEM MELHOR que a direção ou comunidade de qualquer escola sabe dos valores que tem " EM SUA CASA " ? NINGUEM mais nem melhor sabe da qualidade e caracteristicas dos elementos de dança de sua escola bem como da sua assiduidade e dedicação que são elementos muito importantes e a ter em conta. E com isso se poupam ...se evitam.... stresses... nervos, ansiedades que quase sempre( para não dizer sempre !) levam a pequenas "guerrilhas " e divisões .

- Para a Festa de Prototipos do Gres União da Ilha que vai decorrer este domingo ( dia 30 ) e que vai trazer grandes surpresas e colocará muita coisa no devido lugar pois anda muito equivoco por aí . É só aguardar......

- Nota 100 para meu amigo Aloisio Vilar compositor de samba de enredo que após muitas tentativas venceu na sua União da Ilha. De referir o já maravilhoso palmarés que aqui deixo em homenagem:

VENCEDOR na União da Ilha 2012
Boi da Ilha 2001/2002/2003/2007/2009
Acadêmicos do Dendê 2003/2004/2007/2008/2010
Unidos do Aquarius (Cabo Frio) 2007/2008/2009/2010/2011
Império da Tijuca 2003
Unidos de Itaipuaçu (Maricá) 2004
Acadêmicos do Sossego 2005
Aprendizes do Salgueiro 2006
Unidos da Ponte 2007
Garotos Unidos da Zona Sul (Londrina) 2008
Paz e Harmonia (Cabo Frio) 2009
Unidos do Cabral 2009
Unidos de Tubiacanga (bloco) 2006/2007/2008
100% Vagabundo (bloco) 2006/2007
Verde e branco do Zumbi 2008
Boi da Ilha (sambas de terreiro) 2001/2003/2004

Estandarte de Ouro Boi da Ilha 2001 - Melhor samba do grupo de acesso A

Troféus S@mbaNet e Jorge Lafond Boi da Ilha 2009 - Melhor samba do grupo de acesso B
Em 2010 a meu convite enviou um samba para concorrer no Gres Bota no Rego .............." " " "
Valeu Aloisio. Parabens pelo teu talento .

- Para as escolas de samba que fazem concursos de samba de enredo e assim dão possibilidade a que possam aparecer novos compositores de samba, dando largas á sua imaginação e poder de criar. Que haja boa inspiração e que muitos " acertem o dedo " este ano.

HOJE NÃO TEM 100 NOTA...... por elas serem as mesmos e dos mesmos !!!!!! ÉTA PRAGA DIFICIL DE EXTINGUIR.........

NOTA FINAL

Já tinha referido a agradavel presença de um grupo de sambistas de Estarreja em Sesimbra na Festa do Trepa no Coqueiro no ultimo sabado( dia 22) . Mas não posso deixar de referir que esse grupo de sambistas era praticamente a directoria da Escola de Samba bi-campêa do Carnaval de Estarreja e bi- campêa do Trofeu Nacional - O Trepa de Estarreja
A saber estiveram em Sesimbra nessa noite:
João Aguiar - Presidente
Nuno Gomes - Tesoureiro
Catarina Rodrigues - Secretária
Vogais - Bruno Silva e Liliana Dias (ensaiadora de Passistas e Madrinha Bateria 2010)
Comissão Carnavalescos - Raquel Silva (ensaiadora de Passistas) junto com Vivi Melo e Marta Marques
Para alem do nosso já habitual companheiro Diniz Pinto junto com Claudia Rodrigues e Sandra Aguiar
De louvar estas presenças o que só vem confirmar aquilo que sempre defendi..... o intercâmbio...o convivio... a troca de ideias.... a aprendizagem.... a amizade....porque ...O SAMBA AGRADECE...... E MUITO !!!! Fico feliz por cada dia haver mais gente a pensar o samba e a vive-lo como ele deve ser vivido. Que mais exemplos destes aconteçam e que também deles possa participar ou assistir. Parabens também ao Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tão bem soube cativar estes sambistas e alcançar esta saudavel e mais que util e frutuosa partilha.

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

SEXTA-FEIRA 21- OUTUBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


-Para o bom conjunto de sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Alguns sambas se destacam como por exemplo qualquer um que vença na Beija-Flor( esta decorrendo a final com dois magnificos sambas ) , Portela e Vila Isabel . Junto com mais uns quantos( Imperatriz, Tijuca, Mangueira por exemplo) de boa qualidade vamos ter certamente um belo CD este ano e pelo que se esta lendo com muitos cuidados( muitas discusões até ) no andamento dos sambas .

- Para o excelente samba de enredo que o Gres Gaviões da Fiel ( São Paulo ) irá levar para este Carnaval. Surpreendentemente belo.

- Para a expectativa de bons sambas de algumas escolas de samba portuguesas ( que consigam ainda mais e melhor que o ano passado ) e eu particularmente curioso numa possivel parceria ( ? ).... e porque não ? Bem natural acontecer, estão ambos na mesma escola actualmente . Estou na espectativa do que poderão fazer dois dos nossos melhores compositores. Um deles- Jota- compositor do MELHOR samba portugues 2011- Unidos do Mato Grosso- NA OPINIÃO DE GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS E QUE MAIS SABEM DO ASSUNTO.
Outro Xando Lopes compositor do samba vencedor da votação de todas as escolas de samba em Portugal ( que quiseram votar !!!)- Charanguinha- e que é na realidade outro excelente samba.( ...para os talibans...srs: engenheiros e srs: doutores..... não estarem já com "traumas" nas cabecinhas...é bom não esquecer que o samba que mais gostei foi o da VQQ de Nuno Bastos do qual espero também mais outro samba de qualidade ....e que para mim está ao nivel desses dois sambas ) por isso não estou dizendo nada para agradar a ninguem.... APENAS FACTOS...... TÃO SOMENTE O QUE É REAL e contra isso....... só se for o habitual blá...blá... blá... de mané.

- Para a animada e concorrida Festa de inauguração da sede da Tripa Cagueira - Sesimbra que teve a participação das HABITUAIS escolas de samba...Trepa no Coqueiro, Vila Zimbra, Bota no Rego, Batuque do Conde e Paraiso Tropical( Penafirme da Mata ). Realce para o Paraiso Tropical que mais uma vez fez 100 km ( 200 ir voltar) para estar presente em mais um evento em Sesimbra, enquanto outras da propria terra também como HABITUALMENTE não participaram.

-Para os convites que tenho recebido e para os quais infelizmente não posso corresponder a todos pois também tenho os compromissos com minha escola de samba e o mais delicado é que como todos sabemos as "distancias do samba em Portugal " entre norte e sul são de muito alcatrão... muitos kilometros..... Mas desde já agradeço o convite do Gres Rainha da Figueira da Foz escola de samba pela qual tenho um especial carinho, pois para alem das escolas em que desfilei, a Rainha partilha comigo uma agradavel historia já de muitos anos , para estar presente no 16º Aniversario e simultaneamente a inauguração este sabado ( dia 22 de Outubro ) da sua nova sede social que será certamente a melhor e mais moderna sede de escolas de samba em Portugal. Obrigado pelo convite..... obrigado de coração mesmo.

Ao convite para estar presente na Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio dia 19 de Novembro logicamente e como prometido desde o ano passado... estarei lá . Outro convite que muito me orgulha e no qual estarei com todo o prazer também, é para o concurso de eleição da Musa do Sambalêlê dia 12 de Novembro. Obrigado desde já o Grupo Sambalêlê pelo honroso convite.

-Para o concurso da Musa do Sambalêlê que se irá realizar no dia 12 de Novembro na Mealhada. Será já um evento de alguma dimensão e que deixará tantos os organizadores como as participantes certamente orgulhosos de viverem esse momento. A eleição será realizada no Complexo Turístico Hotel Best Western Quinta dos Três Pinheiros - Mealhada . Para saber tudo sobre o Evento e conhecer já as concorrentes é só clicar em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html
Nota : A captação de imagens em foto e video de todos os momentos do evento, terão o apoio do já nosso GRANDE AMIGO DO SAMBA BRUNOphoto.

- Para a grande coloboração dos sambistas para a Galeria de talentos que está aumentando muito mais do que pensaria, e que vai muito para alem do que imaginava, pois vem ainda muito talento por aí. A todos eles muito obrigado e também aqueles que com mais experiencia e sabedoria me vão indicando nomes de valores para essa galeria.

-Para as novas Rainhas ( Madrinhas )de bateria das escolas de samba portuguesas já eleitas e também para todas aquelas que ainda o serão. Assim que for tomando conhecimento divulgarei e farão parte de uma nova coluna do blog dedicada a elas.

- Para alguns bons enredos que estão se perfilando nas escolas portuguesas para ajudar a que façam um grande carnaval. Aguardemos se os sambas e tudo o resto irá ter o mesmo nivel.

100 NOTA

- Para as escolas de samba que teimam em não evoluir porque teimam em não mudar o que esta errado. Também para aquelas que continuam inactivas, amorfas e com isso prejudicando a sua evolução e deixando os seus integrantes impossibilitados de participar ...conviver.... infelizmente

NOTA FINAL

Agora que começa mesmo o " esquentar dos tamborins " nas escolas de samba em Portugal seria bom que todos os seus integrantes para alem do amor e dedicação ás suas escolas respeitassem todas as outras e terminassem as rivalidades doentias que ultimamente tomaram conta do panorama sambistico portugues. A rivalidade sadia , construtiva , ajuda a crescer a evoluir, enquanto a outra...a cega.... doentia.... essa destroi , corrompe, estraga, e impossibilita o crescimento e evolução. Vamos saber admitir E RESPEITAR as diferenças e as superioridades. Basta até pensarmos assim....... meu clube ( Benfica, Sporting, Porto etc..etc...) e um grande clube.... muito bom ... o que mais amamos, mas..... mas....cá está, tem de haver descernimento para analizar que apesar disso por exemplo NÃO É O BARCELONA. Cada um no seu espaço ...no seu patamar.... no seu lugar.
Não esquecer que mesmo no interior de nossas escolas muita coisa tem de ser mudada pois tem ainda muita gentinha pensando......... " EU SOU MAIS IMPORTANTE QUE TODOS JUNTOS".... ou á boa maneira portuguesa...... " SEM MIM NÃO ERAM NADA..... NÃO CONSEGUIAM...... etc..etc... "
É hora de nos unirmos em torno das belas coisas que o samba nos pode proporcionar e até brindar.

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

SEXTA-FEIRA 14 DE OUTUBRO

"NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

-Para a inauguração oficial este sabado( dia 15 ) da nova sede da Tripa Cagueira em Sesimbra. Longa vida para essa nova casa e para toda a comunidade dessa dinamica Associação.

- Para o concurso da MUSA DO SAMBALÊLÊ 2011 que irá ter uma organização mais grandiosa , mais atractiva e que pelo que sei , com inscrições a ultrapassar a dezena de candidatas.Mais detalhes em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html

-Para os festejos no passado sabado do 23º Aniversario do Gres Batuque da Mealhada.

- Para os festejos de aniversario do Grupo Papo de Samba que já leva 8 anos a tocar samba em Portugal

- Para o Gres Beija-Flor de que faz regressar o coreografo Fabio de Melo ao Grupo Especial onde já nos maravilhou com estonteantes Comissões de Frente e que já venceu 6 ( SEIS !!! ) Estandartes de Ouro. A escola de Nilopólis sempre na vanguarda e mostrando o porque de 12 titulos e 11 vices em 36 anos !!!!!!

- Para alguns sites de escolas de samba portuguesas que vão se actualizar e sair com maior dinamismo. Falo dos sites do Novo Imperio( para breve ) , Trepa Coqueiro de Sesimbra( já em actualização ), Juventude Vareira.( para breve ).

- Para os sambistas ou escolas de samba que se tem disponibilizado e lembrado de me oferecer em uma ou outra ocasião coisas para o meu " MUSEU " de SAMBA.
Esperando não esquecer de nenhuma..... Obrigado á Vai Quem Quer, Trepa de Estarreja, Unidos do Mato Grosso , Trepa no Coqueiro de Sesimbra( esta-me prometido ! ) , Charanguinha , Sócios da Mangueira. Valeu companheiros pela vossa atenção.

100 NOTA

- Para alguns sites que se mantem quase inactivos e amorfos fazendo com que noticias e divulgação das suas actividades não passe de uma coisa meramente caseira ..... e o mais importante não dando a conhecer suas actividades nem divulgando a escola o que faz com que fiquem no seu cantinho" isoladas " em seu proprio mundo e isso obviamente também faz com que não haja evolução.

- Para muitos...........e habituais....BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ,BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ... pois como diz o samba...." mané é mané " .....

NOTA FINAL

Pegando em partes de um texto de um amigo meu.........
AGORA QUE SE VAI ENTRAR NA FAZE DA ESCOLHA OU CONCURSOS DE SAMBA-ENREDO NAS ESCOLAS PORTUGUESAS , É IMPORTANTE LEMBRAR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NAS MESMAS:

TAMANHO E ANIMAÇÃO DOS APOIANTES E DE NUMERO DE INTERPRETES( PARCERIAS), ARTICULAÇÃO "POLÍTICA" E...
...UM BOM SAMBA.

NÃO PRECISA SER O MELHOR. BASTA SER BOM. O RESTO UM BOMBARDEIO COM EXECUÇÃO DO NOVO “HINO” DURANTE OS ENSAIOS FARÁ COM QUE PAREÇA TER SIDO O MELHOR.

EM ALGUMAS ESCOLAS, A DECISÃO CHEGA A SE TRANSFORMAR NUM EMBATE" POLÍTICO" DENTRO DA DIRETORIA.

É DIRETOR DE CARNAVAL QUERENDO UM SAMBA, É VICE-PRESIDENTE QUERENDO OUTRO. NÃO RARO, O PRESIDENTE, EM DECISÃO SALOMÔNICA OPTA POR UM TERCEIRO OU POR UMA JUNÇÃO. ( isto no Brasil onde director de escola de samba logica , obvia e correctamente não participa da disputa )

NO QUE ESTÁ SE TRANSFORMANDO O SAMBA ?

O COMPOSITOR NÃO TEM NADA COM ISSO. PARA ELE, SEU SAMBA É SEMPRE O MELHOR. E SE TIVER QUE FAZER POLÍTICA, USARÁ TODAS AS ARMAS PARA SAIR VENCEDOR.

O COMPOSITOR NÃO PARTICIPA DESTES CONCURSOS PENSANDO EXCLUSIVAMENTE NO DINHEIRO OU EM ARTICULAÇÕES POLÍTICAS.

O COMPOSITOR PENSA NA GLÓRIA, NO RECONHECIMENTO E NO ORGULHO DE VER SEU TRABALHO SENDO CANTADO POR MILHARES DE PESSOAS.

NESTA FASE IMPORTANTE PARA AS ESCOLAS DE SAMBA QUE MUITAS VEZES COMEÇAM JÁ ERRANDO AO ESCOLHER ENREDOS FRACOS QUE OS SAMBAS POR VEZES NÃO CONSEGUEM DISFARÇAR, DESEJO A TODOS, BOA SORTE E JUÍZO PARA LIDAR COM A VITÓRIA OU A DERROTA ONDE HOUVER CONCURSO .

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

SEXTA-FEIRA- DIA 7 DE OUTUBRO

"Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos."

NOTA 100

- Para a Festa de apresentação dos desenhos das fantasias do Enredo do Gres Bota no Rego para o Carnaval 2012 que, ao contrario dos outros anos, foi aproveitada para um show de palco da escola a cargo da sua bateria e suas passistas. Dessa maneira foi uma autentica noite de samba e que terminou com um sempre agradavel pagode. Incompreensivel foi não se ter apresentado e exibido O MAIS IMPORTANTE em uma escola de samba que é O SEU PAVILHÃO( em brasileiro )- A SUA BANDEIRA( em portugues ) !!!


- Para o excelente elenco de escolas de samba e programação que o Gres Novo Imperio esta preparando para a sua Festa de aniversario no dia 19 de Novembro. Vai certamente ser uma boa propaganda ao samba em Portugal e no qual estarei também presente a convite da direção da escola ao qual eu fico muito grato e honrado. Estarei lá certamente com grande prazer quer minha escola ( Bota no Rego ) esteja presente ( infelizmente....... não vai estar ..... certamente ) ou não. Com muito prazer mesmo !!!

- Para a Festa do 3º aniversario da Bota Big Band . Que portentosa manifestação de vitalidade , de classe , de dinamismo . É um dos motivos de orgulho do Gres Bota no Rego e que só veio dar razão a quem um dia idealizou e iniciou tamanha manifestação e organização a ser implantada na escola. Escola de samba tem de ser também isto........ Escola de cultura e de valores.

- Para a Rua Professor Doutor Fernandes Marques em Sesimbra que bem poderia se chamar a " Rua do Carnaval"... ou ... "Rua da Folia " pois agora para alem de já ter as sedes do Trepa no Coqueiro e do Bota no Rego terá também a da Tripa Cagueira. Vai bombar !!!!

- Para o projecto " Escola de Pandeiros " que se iniciou no Gres Bota no Rego e que certamente vai ser mais um exito dado o entusiasmo com que foi iniciado. Parabens pela iniciativa que juntando ao mais que util e necessario calendario para aprendizagem e aperfeiçoamento dos varios instrumentos que compoêm uma bateria de escola de samba durante a semana vão ter cproporcionar a medio e longo prazo bons resultados futuros. Assim haja quem queira aderir e participar.

- Para os Grupos de Samba SAMBALÊLÊ. PAPO DE SAMBA E SAMBA DO MORRO, DEMOCRATAS DO SAMBA, GRUPO DE PAGODE DO BOTA ,NUNO BASTOS E SEUS ACOMPANHANTES...... e mais alguns que possa até desconhecer..... que continuam levando o samba num país que ainda está longe de aceitar e dar o devido valor a este genero musical. Mas o prazer vai-se sobrepondo a tudo e vocês vão continuar por muitos e bons anos certamente.


100 NOTA

- Para a falta de originalidade e o uso de "cópias" que por vezes o samba em Portugal acaba tendo, o que vem mais uma vez comprovar que as pessoas tem de estar nos lugares certos e não de improviso e sem condições em determinadas funções.

- Meio em "código"..... mas descodificado para alguns...... Para quê a insistencia em o samba ser um autentico FREVO devido ao seu " andamento" ABSURDO. Que se passa ? O que está a falhar ? Porque ninguem define nem resolve de vez ? Porque não está certo ! SIMPLESMENTE NÃO ESTÁ !!

- Para os que ainda não entenderam a frase de abertura deste espaço " Nenhum de nós é mais importante que todos nós juntos " e que continuam pensando em dividir, destabilizar e com hipocrisias levar outros no engano.
Ainda andam por ai muitos...... alguns aos pares e até acasalados......Se por acaso pensam que poderão sair vitoriosos desenganem-se tal como diz o GÉNIO Jon Stewart ## " Penso sempre que qualquer vitoria de um idiota é breve. São enervantes, causam dificuldades temporarias , destabilizam, mas em ultima analise eles perdem. Perdem SEMPRE !!!

##- Jon Stewart para quem não sabe, presta o mais valioso serviço publico troçando brilhante e caústicamente dos hipocritas, das fraudes e dos aldrabões que povoam a media, bem como de governantes americanos, quatro vezes por semana no seu programa "Daily Show " da Tv a cabo.

NOTA FINAL

O meu lamento para a usência do Gres Bota no Rego na Festa de aniversario do Gres Novo Imperio apesar de ter sido convidado.

Essa ausencia vai deitar por terra o que seria para alem do mais... (e o mais importante ) nova oportunidade de confraternização , de actuação , de se poder assistir a muito do que melhor se faz em Portugal, seria também a ULTIMA ACTUAÇÂO da Ana Alves e Pedro Canana em Portugal.
Tinha dado já inicio á minha ideia de fazer com que todos os sambistas presentes pelas suas escolas e mais alguns que certamente iriam comparecer na Festa podessem fazer uma GRANDE DESPEDIDA "surpresa"....
UMA GRANDE FESTA SURPRESA que iria preparar e para a qual sei que contaria com a colaboração de muita...mas muita gente mesmo !!!
É pena tudo isto não se poder concretizar e sem que consiga entender as razões da ausencia da escola.

Datas ?
Estivemos o ano passado em NOVEMBRO na Festa de Aniversario do Novo Imperio e sei que ficamos automaticamente convidados para este ano. Portanto era sabido desde logo que este ano EM NOVEMBRO haveria a Festa do Novo Imperio ........ !!!!!!!

Outras questões ?
Tem uma que não é valida também....... camioneta.....Camioneta ? Haveria sempre...... TEM QUEM SAIBA PORQUÊ.
Tal como o direção do Gres Novo Imperio tem pena e lamenta muito a nossa ausencia eu particularmente também fico bastante desgostoso.

VAMU-KI-VAMU
Saudações sambistas

SEXTA-FEIRA- 30 DE SETEMBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100.
- Para a colaboração e aceitação da juventude que faz parte dos nossos talentos do ritmo no samba para a divulgação dos mesmos no meu blog. Obrigado por isso a todos eles. Mais estão a vir por ai. É so aguardar. A galeria ainda não esta completa.

- Para o excelente Festival de samba de Estarreja pois pelo que já me foi dito e pelo que já me foi dado ver e ouvir( confira em : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/xpto1977 ) foi de grande nivel por parte de todos os participantes e como também se pode observar com momentos de muita qualidade .
Parabens por isso a toda a organização e todos os participantes. Ver video http://videos.sapo.pt/8VDeKjkogcTUvKI8BS7f

- Para as reportagens em fotos e videos que Bruno Fotografia nos vem brindando a cada evento de samba no país. Agora ainda mais fiquei com essa sensação do valor da sua contribuição para a divulgação do samba. Como não tive possibilidades de ir ao Festival de Estarreja e com a excelente cobertura que ele fez tanto em fotos como em videos promoveu ainda mais esse festival e me " levou " até lá em imagens e videos. Penso que o mesmo sentem os demais que não vão podendo estar em alguns eventos e assim se vão deliciando com o trabalho deste dedicado amigo que gratuitamente vai levando o nosso samba a TODO O MUNDO através do Facebook. Muito obrigado Bruno. O samba agradece. Como havia muita curiosidade em saber quem é Bruno... aqui deixo uma pista para que no proximo Festival já seja detectado...ah...ah...ah...
- Para mais uma grande prova de vitalidade e grandiosidade que irá ser dada pelo Gres Bota no Rego amanhã dia 1 de Outubro em Sesimbra:
Integrado nas comemorações do 3º Aniversário da Academia de Música da Bota Big Band e do dia Mundial da Música, irá realizar-se o 1º DESFILE da Bota Big Band (Marching Band) - Projecto Inédito em Portugal – amanhã às 16.30H pela Vila de Sesimbra com inicio na Rua Professor Dr. Fernandes Marques, seguindo pela Avenida dos Náufragos, Avenida 25 de Abril até ao mar da Califórnia. No decorrer do percurso serão realizadas pequenas coreografias nos largos da Marinha, Bombaldes, Califórnia e 5 de Outubro. No seguimento destas Comemorações, no mesmo dia pelas 21.30h irá realizar-se um espectáculo no Cineteatro João Mota com a apresentação da Bota Big Band e todas as actividades integradas na Academia de Música do GRES Bota no Rego bem como teatro, samba e outras surpresas.

- Para a decisão determinada de dois grandes sambistas portugueses que apostam o futuro de suas vidas na Cidade Maravilhosa ( evidentemente o Rio de Janeiro !!!! ) . Perde obvia e compreensivelmente o samba em Portugal e muito...mas muito mais... o de Sesimbra. Em contrapartida vão eles lucrar muito com a cada vez maior qualidade de vida que essa cidade proporciona ( facil de imaginar o que será com e depois dos Jogos Olimpicos de 2016 !!! ). Nesse país que não para de se desenvolver vão ter a possibilidade ( ou antes a certeza...digo eu ) de se envolverem com o samba e o Carnaval do Rio dado os grandes...digo mais enormes.... conhecimentos que já tem a esse nivel. Vão concretizar e viver na integra o imaginário de qualquer amante do samba. Desejo boa sorte e muita felicidade a ambos com a firme convição que depois de lá teremos noticias muito agradaveis e com vocês " tirando onda ". Como cheguei a dizer em muitas ocasiões especiais... depois...... " Vou rir !!! Vou rir muito !!! ". Também não fica faltando muito para estar por lá junto de vocês em forma definitiva.

100 NOTA

- Para as incompreensões e para os equivocos que estão existindo no seio do samba em Portugal que continuam a contribuir para certas divisões e climas menos saudaveis. O norte esta agora com aguas muito agitadas mas acredito que os verdadeiros sambistas saberão contornar tudo isso e perceber de vez que " Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos " e que tem de ser olhos nós olhos que as coisas se resolvem e se clarificam. Vamos nessa amigos sambistas.
- Para o marasmo de algumas escolas de samba em suas actividades. Assim dessa maneira vão deixando todos os seus integrantes impossibilitados de evoluir e ter mais actividades durante todo o ano e não apenas no Carnaval pois aí basta mascarar-se de "sambista" para se divertirem.

NOTA FINAL

Pretendia fazer 2 trabalhos . Um para o meu blog : http://antonioguerreiroilha.blogspot.com/ e outro para o Blog da Bateria do Gres Bota no Rego. http://bateriadobota.blogspot.com/

Para o meu blog seria tentar contar o mais detalhadamente possivel a história da fundação e dos primeiros anos da Escola de Samba mais antiga de Portugal. Que tema maravilhoso e ainda para mais se possivel contado nas palavras de fundadoras e sambistas dos primeiros anos e para mais com a intenção de incluir fotos da epoca também. Penso que seria um trabalho maravilhoso e um documento até valioso dessa grandiosa instituição que me daria imenso prazer divulgar. Mas..... já passaram 6 meses em que tudo tentei e muito insisti para ser possivel e até hoje não tive as respostas nem os contributos para tal acontecer. Lamento imenso que as coisas sejam desta maneira mas ...á verdade é que são.

A outra materia seria para o blog da Bateria do Gres Bota no Rego onde já está incluida uma entrevista com o actual director de bateria Ricardo Alves ( Chora ) e penso que seria muito interessante incluir entrevistas com todos os directores de bateria que estiveram ao serviço da escola durante toda a sua história. Neste caso pedi até auxilio a outras pessoas da escola que me poderia facilitar a realização de tais documentos para contar toda essa historia ( e histórias ) do que foram os tempos anteriores da bateria da escola mais antiga do país. Passaram mais de 5 meses e até hoje nem sinal do que pretendia me "chegou á mão". Nada consegui do que pedi para ser possivel essa divulgação. Lamento também que as coisas sejam dessa maneira...mas a verdade é que são.

Mas como diz Paulo Coelho : Quando não se pode fazer nada, nada se deve fazer. "

Vamu- Ki- Vamu
Saudações sambistas