SEXTA-FEIRA 28 DE OUTUBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

- Para mais um ano em que O PECADO ORIGINAL em Estarreja realiza um Festival de Pagode. O evento decorrerá de 22 de Outubro a 26 de Novembro com a presença dos Grupo Samba do Morro, Papo de Samba, Na Contramão, É no Pagode, Andre Bastos e Nuno Bastos...( confere na AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL no separador da esquerda do blog programa detalhado.)

- Para a escola de samba Gres Capricho de Abrigada e sua nova Comissão de Carnaval que mais uma vez vai tentar traçar os caminhos gloriosos e activos que já foram os seus grandes valores. Que desta vez seja mesmo para acordar de vez " O gigante adormecido " e não apenas como das ultimas vezes.... " o desfilar no Carnaval em Loulé e depois na quarta feira de cinzas.... FECHAR AS PORTAS até Novembro de novo. Força sambistas da Abrigada.....é com vocês agora.... " vai que é tua Ricado Mira ".

-Para as Escolas de samba que elegem as suas rainhas ( madrinhas ) de bateria e não na forma de concurso. Para quê uma prova,um teste, uma disputa," um tribunal " quando NINGUEM MELHOR que a direção ou comunidade de qualquer escola sabe dos valores que tem " EM SUA CASA " ? NINGUEM mais nem melhor sabe da qualidade e caracteristicas dos elementos de dança de sua escola bem como da sua assiduidade e dedicação que são elementos muito importantes e a ter em conta. E com isso se poupam ...se evitam.... stresses... nervos, ansiedades que quase sempre( para não dizer sempre !) levam a pequenas "guerrilhas " e divisões .

- Para a Festa de Prototipos do Gres União da Ilha que vai decorrer este domingo ( dia 30 ) e que vai trazer grandes surpresas e colocará muita coisa no devido lugar pois anda muito equivoco por aí . É só aguardar......

- Nota 100 para meu amigo Aloisio Vilar compositor de samba de enredo que após muitas tentativas venceu na sua União da Ilha. De referir o já maravilhoso palmarés que aqui deixo em homenagem:

VENCEDOR na União da Ilha 2012
Boi da Ilha 2001/2002/2003/2007/2009
Acadêmicos do Dendê 2003/2004/2007/2008/2010
Unidos do Aquarius (Cabo Frio) 2007/2008/2009/2010/2011
Império da Tijuca 2003
Unidos de Itaipuaçu (Maricá) 2004
Acadêmicos do Sossego 2005
Aprendizes do Salgueiro 2006
Unidos da Ponte 2007
Garotos Unidos da Zona Sul (Londrina) 2008
Paz e Harmonia (Cabo Frio) 2009
Unidos do Cabral 2009
Unidos de Tubiacanga (bloco) 2006/2007/2008
100% Vagabundo (bloco) 2006/2007
Verde e branco do Zumbi 2008
Boi da Ilha (sambas de terreiro) 2001/2003/2004

Estandarte de Ouro Boi da Ilha 2001 - Melhor samba do grupo de acesso A

Troféus S@mbaNet e Jorge Lafond Boi da Ilha 2009 - Melhor samba do grupo de acesso B
Em 2010 a meu convite enviou um samba para concorrer no Gres Bota no Rego .............." " " "
Valeu Aloisio. Parabens pelo teu talento .

- Para as escolas de samba que fazem concursos de samba de enredo e assim dão possibilidade a que possam aparecer novos compositores de samba, dando largas á sua imaginação e poder de criar. Que haja boa inspiração e que muitos " acertem o dedo " este ano.

HOJE NÃO TEM 100 NOTA...... por elas serem as mesmos e dos mesmos !!!!!! ÉTA PRAGA DIFICIL DE EXTINGUIR.........

NOTA FINAL

Já tinha referido a agradavel presença de um grupo de sambistas de Estarreja em Sesimbra na Festa do Trepa no Coqueiro no ultimo sabado( dia 22) . Mas não posso deixar de referir que esse grupo de sambistas era praticamente a directoria da Escola de Samba bi-campêa do Carnaval de Estarreja e bi- campêa do Trofeu Nacional - O Trepa de Estarreja
A saber estiveram em Sesimbra nessa noite:
João Aguiar - Presidente
Nuno Gomes - Tesoureiro
Catarina Rodrigues - Secretária
Vogais - Bruno Silva e Liliana Dias (ensaiadora de Passistas e Madrinha Bateria 2010)
Comissão Carnavalescos - Raquel Silva (ensaiadora de Passistas) junto com Vivi Melo e Marta Marques
Para alem do nosso já habitual companheiro Diniz Pinto junto com Claudia Rodrigues e Sandra Aguiar
De louvar estas presenças o que só vem confirmar aquilo que sempre defendi..... o intercâmbio...o convivio... a troca de ideias.... a aprendizagem.... a amizade....porque ...O SAMBA AGRADECE...... E MUITO !!!! Fico feliz por cada dia haver mais gente a pensar o samba e a vive-lo como ele deve ser vivido. Que mais exemplos destes aconteçam e que também deles possa participar ou assistir. Parabens também ao Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tão bem soube cativar estes sambistas e alcançar esta saudavel e mais que util e frutuosa partilha.

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

SEXTA-FEIRA 21- OUTUBRO 2011

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100


-Para o bom conjunto de sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Alguns sambas se destacam como por exemplo qualquer um que vença na Beija-Flor( esta decorrendo a final com dois magnificos sambas ) , Portela e Vila Isabel . Junto com mais uns quantos( Imperatriz, Tijuca, Mangueira por exemplo) de boa qualidade vamos ter certamente um belo CD este ano e pelo que se esta lendo com muitos cuidados( muitas discusões até ) no andamento dos sambas .

- Para o excelente samba de enredo que o Gres Gaviões da Fiel ( São Paulo ) irá levar para este Carnaval. Surpreendentemente belo.

- Para a expectativa de bons sambas de algumas escolas de samba portuguesas ( que consigam ainda mais e melhor que o ano passado ) e eu particularmente curioso numa possivel parceria ( ? ).... e porque não ? Bem natural acontecer, estão ambos na mesma escola actualmente . Estou na espectativa do que poderão fazer dois dos nossos melhores compositores. Um deles- Jota- compositor do MELHOR samba portugues 2011- Unidos do Mato Grosso- NA OPINIÃO DE GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS E QUE MAIS SABEM DO ASSUNTO.
Outro Xando Lopes compositor do samba vencedor da votação de todas as escolas de samba em Portugal ( que quiseram votar !!!)- Charanguinha- e que é na realidade outro excelente samba.( ...para os talibans...srs: engenheiros e srs: doutores..... não estarem já com "traumas" nas cabecinhas...é bom não esquecer que o samba que mais gostei foi o da VQQ de Nuno Bastos do qual espero também mais outro samba de qualidade ....e que para mim está ao nivel desses dois sambas ) por isso não estou dizendo nada para agradar a ninguem.... APENAS FACTOS...... TÃO SOMENTE O QUE É REAL e contra isso....... só se for o habitual blá...blá... blá... de mané.

- Para a animada e concorrida Festa de inauguração da sede da Tripa Cagueira - Sesimbra que teve a participação das HABITUAIS escolas de samba...Trepa no Coqueiro, Vila Zimbra, Bota no Rego, Batuque do Conde e Paraiso Tropical( Penafirme da Mata ). Realce para o Paraiso Tropical que mais uma vez fez 100 km ( 200 ir voltar) para estar presente em mais um evento em Sesimbra, enquanto outras da propria terra também como HABITUALMENTE não participaram.

-Para os convites que tenho recebido e para os quais infelizmente não posso corresponder a todos pois também tenho os compromissos com minha escola de samba e o mais delicado é que como todos sabemos as "distancias do samba em Portugal " entre norte e sul são de muito alcatrão... muitos kilometros..... Mas desde já agradeço o convite do Gres Rainha da Figueira da Foz escola de samba pela qual tenho um especial carinho, pois para alem das escolas em que desfilei, a Rainha partilha comigo uma agradavel historia já de muitos anos , para estar presente no 16º Aniversario e simultaneamente a inauguração este sabado ( dia 22 de Outubro ) da sua nova sede social que será certamente a melhor e mais moderna sede de escolas de samba em Portugal. Obrigado pelo convite..... obrigado de coração mesmo.

Ao convite para estar presente na Festa de Aniversario do Gres Novo Imperio dia 19 de Novembro logicamente e como prometido desde o ano passado... estarei lá . Outro convite que muito me orgulha e no qual estarei com todo o prazer também, é para o concurso de eleição da Musa do Sambalêlê dia 12 de Novembro. Obrigado desde já o Grupo Sambalêlê pelo honroso convite.

-Para o concurso da Musa do Sambalêlê que se irá realizar no dia 12 de Novembro na Mealhada. Será já um evento de alguma dimensão e que deixará tantos os organizadores como as participantes certamente orgulhosos de viverem esse momento. A eleição será realizada no Complexo Turístico Hotel Best Western Quinta dos Três Pinheiros - Mealhada . Para saber tudo sobre o Evento e conhecer já as concorrentes é só clicar em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html
Nota : A captação de imagens em foto e video de todos os momentos do evento, terão o apoio do já nosso GRANDE AMIGO DO SAMBA BRUNOphoto.

- Para a grande coloboração dos sambistas para a Galeria de talentos que está aumentando muito mais do que pensaria, e que vai muito para alem do que imaginava, pois vem ainda muito talento por aí. A todos eles muito obrigado e também aqueles que com mais experiencia e sabedoria me vão indicando nomes de valores para essa galeria.

-Para as novas Rainhas ( Madrinhas )de bateria das escolas de samba portuguesas já eleitas e também para todas aquelas que ainda o serão. Assim que for tomando conhecimento divulgarei e farão parte de uma nova coluna do blog dedicada a elas.

- Para alguns bons enredos que estão se perfilando nas escolas portuguesas para ajudar a que façam um grande carnaval. Aguardemos se os sambas e tudo o resto irá ter o mesmo nivel.

100 NOTA

- Para as escolas de samba que teimam em não evoluir porque teimam em não mudar o que esta errado. Também para aquelas que continuam inactivas, amorfas e com isso prejudicando a sua evolução e deixando os seus integrantes impossibilitados de participar ...conviver.... infelizmente

NOTA FINAL

Agora que começa mesmo o " esquentar dos tamborins " nas escolas de samba em Portugal seria bom que todos os seus integrantes para alem do amor e dedicação ás suas escolas respeitassem todas as outras e terminassem as rivalidades doentias que ultimamente tomaram conta do panorama sambistico portugues. A rivalidade sadia , construtiva , ajuda a crescer a evoluir, enquanto a outra...a cega.... doentia.... essa destroi , corrompe, estraga, e impossibilita o crescimento e evolução. Vamos saber admitir E RESPEITAR as diferenças e as superioridades. Basta até pensarmos assim....... meu clube ( Benfica, Sporting, Porto etc..etc...) e um grande clube.... muito bom ... o que mais amamos, mas..... mas....cá está, tem de haver descernimento para analizar que apesar disso por exemplo NÃO É O BARCELONA. Cada um no seu espaço ...no seu patamar.... no seu lugar.
Não esquecer que mesmo no interior de nossas escolas muita coisa tem de ser mudada pois tem ainda muita gentinha pensando......... " EU SOU MAIS IMPORTANTE QUE TODOS JUNTOS".... ou á boa maneira portuguesa...... " SEM MIM NÃO ERAM NADA..... NÃO CONSEGUIAM...... etc..etc... "
É hora de nos unirmos em torno das belas coisas que o samba nos pode proporcionar e até brindar.

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

SEXTA-FEIRA 14 DE OUTUBRO

"NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE QUE TODOS NÓS JUNTOS "

NOTA 100

-Para a inauguração oficial este sabado( dia 15 ) da nova sede da Tripa Cagueira em Sesimbra. Longa vida para essa nova casa e para toda a comunidade dessa dinamica Associação.

- Para o concurso da MUSA DO SAMBALÊLÊ 2011 que irá ter uma organização mais grandiosa , mais atractiva e que pelo que sei , com inscrições a ultrapassar a dezena de candidatas.Mais detalhes em : http://www.gruposambalele.com/msll2011.html

-Para os festejos no passado sabado do 23º Aniversario do Gres Batuque da Mealhada.

- Para os festejos de aniversario do Grupo Papo de Samba que já leva 8 anos a tocar samba em Portugal

- Para o Gres Beija-Flor de que faz regressar o coreografo Fabio de Melo ao Grupo Especial onde já nos maravilhou com estonteantes Comissões de Frente e que já venceu 6 ( SEIS !!! ) Estandartes de Ouro. A escola de Nilopólis sempre na vanguarda e mostrando o porque de 12 titulos e 11 vices em 36 anos !!!!!!

- Para alguns sites de escolas de samba portuguesas que vão se actualizar e sair com maior dinamismo. Falo dos sites do Novo Imperio( para breve ) , Trepa Coqueiro de Sesimbra( já em actualização ), Juventude Vareira.( para breve ).

- Para os sambistas ou escolas de samba que se tem disponibilizado e lembrado de me oferecer em uma ou outra ocasião coisas para o meu " MUSEU " de SAMBA.
Esperando não esquecer de nenhuma..... Obrigado á Vai Quem Quer, Trepa de Estarreja, Unidos do Mato Grosso , Trepa no Coqueiro de Sesimbra( esta-me prometido ! ) , Charanguinha , Sócios da Mangueira. Valeu companheiros pela vossa atenção.

100 NOTA

- Para alguns sites que se mantem quase inactivos e amorfos fazendo com que noticias e divulgação das suas actividades não passe de uma coisa meramente caseira ..... e o mais importante não dando a conhecer suas actividades nem divulgando a escola o que faz com que fiquem no seu cantinho" isoladas " em seu proprio mundo e isso obviamente também faz com que não haja evolução.

- Para muitos...........e habituais....BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ,BLÁ,BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ... pois como diz o samba...." mané é mané " .....

NOTA FINAL

Pegando em partes de um texto de um amigo meu.........
AGORA QUE SE VAI ENTRAR NA FAZE DA ESCOLHA OU CONCURSOS DE SAMBA-ENREDO NAS ESCOLAS PORTUGUESAS , É IMPORTANTE LEMBRAR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NAS MESMAS:

TAMANHO E ANIMAÇÃO DOS APOIANTES E DE NUMERO DE INTERPRETES( PARCERIAS), ARTICULAÇÃO "POLÍTICA" E...
...UM BOM SAMBA.

NÃO PRECISA SER O MELHOR. BASTA SER BOM. O RESTO UM BOMBARDEIO COM EXECUÇÃO DO NOVO “HINO” DURANTE OS ENSAIOS FARÁ COM QUE PAREÇA TER SIDO O MELHOR.

EM ALGUMAS ESCOLAS, A DECISÃO CHEGA A SE TRANSFORMAR NUM EMBATE" POLÍTICO" DENTRO DA DIRETORIA.

É DIRETOR DE CARNAVAL QUERENDO UM SAMBA, É VICE-PRESIDENTE QUERENDO OUTRO. NÃO RARO, O PRESIDENTE, EM DECISÃO SALOMÔNICA OPTA POR UM TERCEIRO OU POR UMA JUNÇÃO. ( isto no Brasil onde director de escola de samba logica , obvia e correctamente não participa da disputa )

NO QUE ESTÁ SE TRANSFORMANDO O SAMBA ?

O COMPOSITOR NÃO TEM NADA COM ISSO. PARA ELE, SEU SAMBA É SEMPRE O MELHOR. E SE TIVER QUE FAZER POLÍTICA, USARÁ TODAS AS ARMAS PARA SAIR VENCEDOR.

O COMPOSITOR NÃO PARTICIPA DESTES CONCURSOS PENSANDO EXCLUSIVAMENTE NO DINHEIRO OU EM ARTICULAÇÕES POLÍTICAS.

O COMPOSITOR PENSA NA GLÓRIA, NO RECONHECIMENTO E NO ORGULHO DE VER SEU TRABALHO SENDO CANTADO POR MILHARES DE PESSOAS.

NESTA FASE IMPORTANTE PARA AS ESCOLAS DE SAMBA QUE MUITAS VEZES COMEÇAM JÁ ERRANDO AO ESCOLHER ENREDOS FRACOS QUE OS SAMBAS POR VEZES NÃO CONSEGUEM DISFARÇAR, DESEJO A TODOS, BOA SORTE E JUÍZO PARA LIDAR COM A VITÓRIA OU A DERROTA ONDE HOUVER CONCURSO .

VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

SEXTA-FEIRA- DIA 7 DE OUTUBRO

"Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos."

NOTA 100

- Para a Festa de apresentação dos desenhos das fantasias do Enredo do Gres Bota no Rego para o Carnaval 2012 que, ao contrario dos outros anos, foi aproveitada para um show de palco da escola a cargo da sua bateria e suas passistas. Dessa maneira foi uma autentica noite de samba e que terminou com um sempre agradavel pagode. Incompreensivel foi não se ter apresentado e exibido O MAIS IMPORTANTE em uma escola de samba que é O SEU PAVILHÃO( em brasileiro )- A SUA BANDEIRA( em portugues ) !!!


- Para o excelente elenco de escolas de samba e programação que o Gres Novo Imperio esta preparando para a sua Festa de aniversario no dia 19 de Novembro. Vai certamente ser uma boa propaganda ao samba em Portugal e no qual estarei também presente a convite da direção da escola ao qual eu fico muito grato e honrado. Estarei lá certamente com grande prazer quer minha escola ( Bota no Rego ) esteja presente ( infelizmente....... não vai estar ..... certamente ) ou não. Com muito prazer mesmo !!!

- Para a Festa do 3º aniversario da Bota Big Band . Que portentosa manifestação de vitalidade , de classe , de dinamismo . É um dos motivos de orgulho do Gres Bota no Rego e que só veio dar razão a quem um dia idealizou e iniciou tamanha manifestação e organização a ser implantada na escola. Escola de samba tem de ser também isto........ Escola de cultura e de valores.

- Para a Rua Professor Doutor Fernandes Marques em Sesimbra que bem poderia se chamar a " Rua do Carnaval"... ou ... "Rua da Folia " pois agora para alem de já ter as sedes do Trepa no Coqueiro e do Bota no Rego terá também a da Tripa Cagueira. Vai bombar !!!!

- Para o projecto " Escola de Pandeiros " que se iniciou no Gres Bota no Rego e que certamente vai ser mais um exito dado o entusiasmo com que foi iniciado. Parabens pela iniciativa que juntando ao mais que util e necessario calendario para aprendizagem e aperfeiçoamento dos varios instrumentos que compoêm uma bateria de escola de samba durante a semana vão ter cproporcionar a medio e longo prazo bons resultados futuros. Assim haja quem queira aderir e participar.

- Para os Grupos de Samba SAMBALÊLÊ. PAPO DE SAMBA E SAMBA DO MORRO, DEMOCRATAS DO SAMBA, GRUPO DE PAGODE DO BOTA ,NUNO BASTOS E SEUS ACOMPANHANTES...... e mais alguns que possa até desconhecer..... que continuam levando o samba num país que ainda está longe de aceitar e dar o devido valor a este genero musical. Mas o prazer vai-se sobrepondo a tudo e vocês vão continuar por muitos e bons anos certamente.


100 NOTA

- Para a falta de originalidade e o uso de "cópias" que por vezes o samba em Portugal acaba tendo, o que vem mais uma vez comprovar que as pessoas tem de estar nos lugares certos e não de improviso e sem condições em determinadas funções.

- Meio em "código"..... mas descodificado para alguns...... Para quê a insistencia em o samba ser um autentico FREVO devido ao seu " andamento" ABSURDO. Que se passa ? O que está a falhar ? Porque ninguem define nem resolve de vez ? Porque não está certo ! SIMPLESMENTE NÃO ESTÁ !!

- Para os que ainda não entenderam a frase de abertura deste espaço " Nenhum de nós é mais importante que todos nós juntos " e que continuam pensando em dividir, destabilizar e com hipocrisias levar outros no engano.
Ainda andam por ai muitos...... alguns aos pares e até acasalados......Se por acaso pensam que poderão sair vitoriosos desenganem-se tal como diz o GÉNIO Jon Stewart ## " Penso sempre que qualquer vitoria de um idiota é breve. São enervantes, causam dificuldades temporarias , destabilizam, mas em ultima analise eles perdem. Perdem SEMPRE !!!

##- Jon Stewart para quem não sabe, presta o mais valioso serviço publico troçando brilhante e caústicamente dos hipocritas, das fraudes e dos aldrabões que povoam a media, bem como de governantes americanos, quatro vezes por semana no seu programa "Daily Show " da Tv a cabo.

NOTA FINAL

O meu lamento para a usência do Gres Bota no Rego na Festa de aniversario do Gres Novo Imperio apesar de ter sido convidado.

Essa ausencia vai deitar por terra o que seria para alem do mais... (e o mais importante ) nova oportunidade de confraternização , de actuação , de se poder assistir a muito do que melhor se faz em Portugal, seria também a ULTIMA ACTUAÇÂO da Ana Alves e Pedro Canana em Portugal.
Tinha dado já inicio á minha ideia de fazer com que todos os sambistas presentes pelas suas escolas e mais alguns que certamente iriam comparecer na Festa podessem fazer uma GRANDE DESPEDIDA "surpresa"....
UMA GRANDE FESTA SURPRESA que iria preparar e para a qual sei que contaria com a colaboração de muita...mas muita gente mesmo !!!
É pena tudo isto não se poder concretizar e sem que consiga entender as razões da ausencia da escola.

Datas ?
Estivemos o ano passado em NOVEMBRO na Festa de Aniversario do Novo Imperio e sei que ficamos automaticamente convidados para este ano. Portanto era sabido desde logo que este ano EM NOVEMBRO haveria a Festa do Novo Imperio ........ !!!!!!!

Outras questões ?
Tem uma que não é valida também....... camioneta.....Camioneta ? Haveria sempre...... TEM QUEM SAIBA PORQUÊ.
Tal como o direção do Gres Novo Imperio tem pena e lamenta muito a nossa ausencia eu particularmente também fico bastante desgostoso.

VAMU-KI-VAMU
Saudações sambistas

SEXTA-FEIRA- 30 DE SETEMBRO

" NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS "
NOTA 100.
- Para a colaboração e aceitação da juventude que faz parte dos nossos talentos do ritmo no samba para a divulgação dos mesmos no meu blog. Obrigado por isso a todos eles. Mais estão a vir por ai. É so aguardar. A galeria ainda não esta completa.

- Para o excelente Festival de samba de Estarreja pois pelo que já me foi dito e pelo que já me foi dado ver e ouvir( confira em : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/xpto1977 ) foi de grande nivel por parte de todos os participantes e como também se pode observar com momentos de muita qualidade .
Parabens por isso a toda a organização e todos os participantes. Ver video http://videos.sapo.pt/8VDeKjkogcTUvKI8BS7f

- Para as reportagens em fotos e videos que Bruno Fotografia nos vem brindando a cada evento de samba no país. Agora ainda mais fiquei com essa sensação do valor da sua contribuição para a divulgação do samba. Como não tive possibilidades de ir ao Festival de Estarreja e com a excelente cobertura que ele fez tanto em fotos como em videos promoveu ainda mais esse festival e me " levou " até lá em imagens e videos. Penso que o mesmo sentem os demais que não vão podendo estar em alguns eventos e assim se vão deliciando com o trabalho deste dedicado amigo que gratuitamente vai levando o nosso samba a TODO O MUNDO através do Facebook. Muito obrigado Bruno. O samba agradece. Como havia muita curiosidade em saber quem é Bruno... aqui deixo uma pista para que no proximo Festival já seja detectado...ah...ah...ah...
- Para mais uma grande prova de vitalidade e grandiosidade que irá ser dada pelo Gres Bota no Rego amanhã dia 1 de Outubro em Sesimbra:
Integrado nas comemorações do 3º Aniversário da Academia de Música da Bota Big Band e do dia Mundial da Música, irá realizar-se o 1º DESFILE da Bota Big Band (Marching Band) - Projecto Inédito em Portugal – amanhã às 16.30H pela Vila de Sesimbra com inicio na Rua Professor Dr. Fernandes Marques, seguindo pela Avenida dos Náufragos, Avenida 25 de Abril até ao mar da Califórnia. No decorrer do percurso serão realizadas pequenas coreografias nos largos da Marinha, Bombaldes, Califórnia e 5 de Outubro. No seguimento destas Comemorações, no mesmo dia pelas 21.30h irá realizar-se um espectáculo no Cineteatro João Mota com a apresentação da Bota Big Band e todas as actividades integradas na Academia de Música do GRES Bota no Rego bem como teatro, samba e outras surpresas.

- Para a decisão determinada de dois grandes sambistas portugueses que apostam o futuro de suas vidas na Cidade Maravilhosa ( evidentemente o Rio de Janeiro !!!! ) . Perde obvia e compreensivelmente o samba em Portugal e muito...mas muito mais... o de Sesimbra. Em contrapartida vão eles lucrar muito com a cada vez maior qualidade de vida que essa cidade proporciona ( facil de imaginar o que será com e depois dos Jogos Olimpicos de 2016 !!! ). Nesse país que não para de se desenvolver vão ter a possibilidade ( ou antes a certeza...digo eu ) de se envolverem com o samba e o Carnaval do Rio dado os grandes...digo mais enormes.... conhecimentos que já tem a esse nivel. Vão concretizar e viver na integra o imaginário de qualquer amante do samba. Desejo boa sorte e muita felicidade a ambos com a firme convição que depois de lá teremos noticias muito agradaveis e com vocês " tirando onda ". Como cheguei a dizer em muitas ocasiões especiais... depois...... " Vou rir !!! Vou rir muito !!! ". Também não fica faltando muito para estar por lá junto de vocês em forma definitiva.

100 NOTA

- Para as incompreensões e para os equivocos que estão existindo no seio do samba em Portugal que continuam a contribuir para certas divisões e climas menos saudaveis. O norte esta agora com aguas muito agitadas mas acredito que os verdadeiros sambistas saberão contornar tudo isso e perceber de vez que " Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos " e que tem de ser olhos nós olhos que as coisas se resolvem e se clarificam. Vamos nessa amigos sambistas.
- Para o marasmo de algumas escolas de samba em suas actividades. Assim dessa maneira vão deixando todos os seus integrantes impossibilitados de evoluir e ter mais actividades durante todo o ano e não apenas no Carnaval pois aí basta mascarar-se de "sambista" para se divertirem.

NOTA FINAL

Pretendia fazer 2 trabalhos . Um para o meu blog : http://antonioguerreiroilha.blogspot.com/ e outro para o Blog da Bateria do Gres Bota no Rego. http://bateriadobota.blogspot.com/

Para o meu blog seria tentar contar o mais detalhadamente possivel a história da fundação e dos primeiros anos da Escola de Samba mais antiga de Portugal. Que tema maravilhoso e ainda para mais se possivel contado nas palavras de fundadoras e sambistas dos primeiros anos e para mais com a intenção de incluir fotos da epoca também. Penso que seria um trabalho maravilhoso e um documento até valioso dessa grandiosa instituição que me daria imenso prazer divulgar. Mas..... já passaram 6 meses em que tudo tentei e muito insisti para ser possivel e até hoje não tive as respostas nem os contributos para tal acontecer. Lamento imenso que as coisas sejam desta maneira mas ...á verdade é que são.

A outra materia seria para o blog da Bateria do Gres Bota no Rego onde já está incluida uma entrevista com o actual director de bateria Ricardo Alves ( Chora ) e penso que seria muito interessante incluir entrevistas com todos os directores de bateria que estiveram ao serviço da escola durante toda a sua história. Neste caso pedi até auxilio a outras pessoas da escola que me poderia facilitar a realização de tais documentos para contar toda essa historia ( e histórias ) do que foram os tempos anteriores da bateria da escola mais antiga do país. Passaram mais de 5 meses e até hoje nem sinal do que pretendia me "chegou á mão". Nada consegui do que pedi para ser possivel essa divulgação. Lamento também que as coisas sejam dessa maneira...mas a verdade é que são.

Mas como diz Paulo Coelho : Quando não se pode fazer nada, nada se deve fazer. "

Vamu- Ki- Vamu
Saudações sambistas

SEXTA-FEIRA- 23 DE SETEMBRO

"Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos"

NOTA 100
- Para a já prevista inauguração da sede do GES A RAINHA da Figueira da Foz , que visitei á algum tempo atras, e por isso posso dizer que será possivelmente a melhor e mais moderna sede de escolas de samba em Portugal. Com data prevista de inauguração para 22 de Outubro ela será certamente um orgulho para toda a comunidade "real ".

- Para o possivel concurso ( campeonato ) de escolas de samba que se fala poder vir a realizar no Carnaval da Figueira da Foz.
Se tal acontecer O Carnaval de Sesimbra ficará a será o ÚNICO EM PORTUGAL que com escolas de samba" INTELIGENTEMENTE" não terá concurso.
QUE COISA ABERRANTE !!! Essa posição fará com que o Carnaval não se desenvolva ...as escolas não" cresçam" ......mas pior que isso...bem pior que isso.... é o orgulhosamente SÓS pensado que as outras Camaras é que estão TODAS ERRADAS !!

Pensar que " Inteligentes " somos nós ( Camara de Sesimbra ) e não temos nada a aprender com TODAS AS OUTRAS !!!! Adianta dizer mais alguma coisa?

- Para as estrondosas festas das finais do samba de enredo em São Paulo. Tremenda loucura. Tamanha emoção e beleza. Pode ver alguns exemplos em : http://youtu.be/CjkHQ2mJTa0

- Para a mentalidade de uma nova fornada de sambistas de Sesimbra ( particularmente do Trepa no Coqueiro que estão partilhando experiencias com o Trepa de Estarreja e seus elementos e aproveitando para aprender mais sobre outra realidade que no seu " cantinho " não daria obviamente para perceber e viver... Ainda bem que estão a perceber que esse é o caminho e que o atraso que existia passava também por estas atitudes por esta maneira de estar no samba. Os que pensam diferente então debandam para "outros lados" para tentar incutir a mentalidade regional e tacanha que tem para com o samba mas esquecendo que tem muita gente atenta..

- Para o excelente espaço cultural que é o TEATRO DO BAIRRO no Bairro Alto. Alem de teatro cinema , dança e outras actividades tem também o espaço para a musica e o Grupo os DEMOCRATAS DO SAMBA vão tendo actuações regulares e que estão tornando este espaço num AUTENTICO POINT de sambistas em Lisboa. Na realidade é uma LAPA CARIOCA em LISBOA. Esta quarta-feira (dia 21 de Setembro )teve a participação especial de DIOGO NOGUEIRA que a um preço popular e numa exibição descomprometida nos deliciou com alguns dos seus exitos e dando uma real prova do seu valor neste hambiente tão acolhedor e de cariz até familiar.
EXCELENTE. Tiveram o previlegio de estar presentes sambistas de Sesimbra que assim levarão esta noite na recordação. VEJA MAIS FOTOS EM :


1oo NOTA

- Para as escolas de samba que teimam em contratar pessoas que não sabem ensinar tanto na parte da dança como na parte de bateria pois pouco percebem dessas materias..... (ou pensam que sabem) e com esse equivoco levam as direções das escolas ao engano absoluto ainda por cima recebendo dinheiro para esse errado serviço.

- Para a existencia ainda de sambistas que continuam não sabendo admitir a qualidade e a superioridade dos outros e de outras escolas . Não sabendo aceitar os bons desenpenhos que são executados por outras escolasde samba ou por por outros elementos pertencentes a elas. Lamentavel está ainda existente falta de humildade que em alguns casos acaba por ser mesmo ignorancia e equivocos muita das vezes tendo a ver com a nota anterior. Quem ensina mal...quem ensina errado por não ter conhecimentos para tal..... leva a estes resultados de se pensar que o que fazemos é o que esta certo e o os outros fazem errado quando é precisamente o contrario muitas das vezes com uma diferença tão grande ...TÃO ABISMAL... que até dá tristeza tais coisas acontecerem.

NOTA FINAL

As vezes convêm lembrar......

"SER SAMBISTA É TER O SANGUE CORRENDO NAS VEIAS EM FORMA DE NOTAS MUSICAIS.

SER SAMBISTA É TER UMA COMISSÃO DE FRENTE DE PENSAMENTOS BONS, UM ABRE-ALAS NA VIDA CHEIO DE ESPERANÇA, UMA BATERIA DE AMOR, E PASSAR PELAS ALAS DA VIDA COM MUITO RESPEITO.

SER SAMBISTA É VIVER EM HARMONIA .SER SAMBISTA É NÃO TER PRECONCEITO COM COR, RAÇA, COM POSIÇÃO SOCIAL
.É ACEITAR E RESPEITAR O VALOR E SUPERIORIDADE DAS OUTRAS(OS ) CO-IRMÃS(AÕS )

SER SAMBISTA É DIZER EU AMO, RESPEITO E DEFENDO MEU PAVILHÃO EM QUALQUER SITUAÇÃO...

SER SAMBISTA É ACIMA DE TUDO TER RESPEITO PELO PRÓXIMO "
VAMU-KI-VAMU
SAUDAÇÔES SAMBISTAS

NOTA 100 VS 100 NOTA- SETEMBRO

"Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos."


NOTA 100

- PARA A BONITA RECEPÇÃO QUE O GRES BATUQUE FEZ AO GRES BOTA NO REGO. TINHA ECRAN COM AS BOAS VINDAS EM UM EMBLEMA DO BOTA , TUDO PREPARADO PARA UMA RODA DE SAMBA E UM LANCHE ESPERANDO A COMITIVA DE SESIMBRA. PENA O ATRASO DA ESCOLA, QUE PRATICAMENTE DEITOU POR TERRA ESSE CONVIVIO, AO CHEGAR PRATICAMENTE JÁ EM HORAS DE IR JANTAR PARA O RECINTO DA FESTA.


- PARA AS DUAS FESTAS DE SAMBA QUE AINDA SE VÃO REALIZAR ESTE ANO. fESTIVAL DE SAMBA EM ESTARREJA COM ORGANIZAÇÃO DA VAI QUEM QUER- DIA 24 DE SETEMBRO E AINDA A FESTA DE ANIVERSARIO DO NOVO IMPERIO DA FIGUEIRA DA FOZ COM DATA AINDA A DEFINIR EM NOVEMBRO E QUE O ANO PASSADO FOI UM MOMENTO MARCANTE TANTO PARA A ESCOLA ANIVERSARIANTE COMO PARA TODOS OS QUE ESTIVERAM PRESENTES. PARA AMBAS O GRES BOTA NO REGO ESTÁ CONVIDADO AGUARDEMOS AGORA A DECISÃO DOS RESPONSAVEIS AOS CONVITES.

- PARA OS SAMBISTAS DO SUL QUE MESMO A NIVEL INDIVIDUAL SE ESTÃO A DESLOCAR PARA AS GRANDES FESTAS DE SAMBA A NORTE ( SUAS ESCOLAS NÃO SÃO CONVIDADAS PARA ESTES EVENTOS ) O QUE TAMBÉM TEM ACONTECIDO COM SAMBISTAS DO NORTE QUE TEM VINDO AO SUL. MUITO UTIL TUDO ISSO POIS PARA ALEM DO CONVIVIO , A PARTILHA DE IDEIAS , AS AMIZADES QUE SE GANHAM É MANEIRA DE SE FICAR A CONHECER AS REALIDADES DE CADA ESCOLA DE SAMBA E DO NIVEL DE CARNAVAL DE SUAS LOCALIDADES. SÓ ASSIM OS SAMBISTAS DO SUL CONFIRMAM CERTAS REALIDADES QUE NO SEU " CANTINHO " APENAS LEVAVA A ILUSÃO DE UMA EVOLUÇÃO OU DE UM NIVEL IRREAL.

- PARA A EXCELENTE CONTRACTAÇÃO DOS UNIDOS DO MATO GROSSO ( FIGUEIRA DA FOZ ). XANDO LOPES É SEM DUVIDA UMA MAIS VALIA QUE IRÁ FORTALECER O CARNAVAL DA FIGUEIRA DA FOZ E FAZER OBVIAMENTE COM QUE A BATERIA DA ESCOLA VÁ EVOLUIR SIGNITIVAMENTE A BREVE PRAZO. NÃO VALE A PENA ESTAR COM HIPOCRISIAS , MEIAS PALAVRAS OU CONVERSA COMO DIZ O BRASILEIRO...PARA BOI DORMIR. É UMA PERCA SIM !! UMA PERCA ENORME QUE O CARNAVAL E SAMBA DE OVAR SOFREM. SEM A MINIMA SOMBRA DE DUVIDAS QUE ISSO SERÁ NOTORIO POIS NÃO É DE UM DIA PARA O OUTRO QUE APARECE "UM XANDO" POR AI NO SAMBA EM PORTUGAL. A CHARANGUINHA APESAR DE TUDO É UMA GRANDE INSTITUIÇÃO , COM MUITA EXPERIENCIA NO SAMBA E COM MUITA GENTE COM MUITOS ANOS DE ROTINA DE ESCOLADE SAMBA E CONCERTEZA DENTRO DA SUA COMUNIDADE IRÁ ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA PROCURAR MANTER UM NIVEL QUE O HISTORIAL DA ESCOLA NOS TEM HABITUADO.

- PARA AS FESTAS A NORTE QUE CONTRATAM ESCOLAS DE SAMBA O QUE FAZ COM QUE ALGUMAS DELAS DURANTE O VERÃO FAÇAM ALGUMA RECEITA EXTRA NAS SUAS TESOURARIAS. INFELIZMENTE A SUL NÃO EXISTE ESSA SENSIBILIDADE PARA CONTRATAR ESCOLAS DE SAMBA E POR ISSO APÓS O CARNAVAL NÃO RECEBEM PRATICAMENTE MAIS NENHUM CACHÉ DIGNO EM SUA CONTABILIDADE.

- PARA O GRES PARAISO TROPICAL ( PENAFIRME DA MATA ) QUE ABRIU CONCURSO PARA ELEGER O SEU SAMBA DE ENREDO PARA O CARNAVAL 2012. QUE APAREÇAM VARIAS E BOAS COMPOSIÇÔES E QUE ISSO POSSA PROPORCIONAR AS DESEJADAS ELIMINATORIAS E ASSIM PODER ACONTECER UMA OU DUAS NOITES DE FESTAS E DE SAMBA.

- PARA A MANEIRA COMO FOMOS ( EU, ISABEL, CANANA, ANA ALVES E PAULO SERGIO) RECEBIDOS E TRATADOS PELA FAMILIA DE XANDO LOPES DURANTE A ESTADIA EM SUA ACOLHEDORA CASA NO FIM DE SEMANA DO FESTIVAL DA MEALHADA. INESQUECIVEL !!!!
INCLUO TAMBÉM OS BELOS MOMENTOS QUE TIVEMOS DURANTE O ENSAIO DOS SOCIOS DA MANGUEIRA NA SEXTA A NOITE.

- PARA O FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA QUE MAIS UMA VEZ FEZ JUZ AO NIVEL A QUE NOS HABITUOU DE SER O MELHOR FESTIVAL DO PAIS E ONDE AS ESCOLAS DE SAMBA SE APRESENTAM COM UMA ADRENALINA BEM DIFERENTE DE QUALQUER OUTRO PALCO. PARABENS AO PUBLICO QUE MAIS UMA VEZ CORRESPONDEU PREENCHENDO MUITO BEM O RECINTO.

- PARA O ACTUAÇÃO DO GRES BOTA NO REGO E SEM TIRAR VALOR AOS RESTANTES SECTORES DA ESCOLA DESTACAR A ACTUAÇÃO DA ALA DE PASSISTAS DO BOTA. QUE MARAVILHA. QUE BELO TRABALHO VEM SENDO REALIZADO. FOI TALVEZ O MELHOR MOMENTO DA NOITE NESSE FESTIVAL DE SAMBA.

100 NOTA

- PARA A FALTA DE CASAS DE BANHO PUBLICAS NO FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA.

- PARA A DISTANCIA QUE A ORGANIZAÇÃO OBRIGOU OS SAMBISTAS QUE IAM ACTUAR EM PALCO A PERCORRER PARA TROCAREM DE ROUPA NESSA MESMA FESTA.

- PARA A COMUNIDADE DO SAMBA " EQUIVOCADA E FALSA " QUE MUITO SE TEM VINDO A REVELAR POR AI NO PAÍS TODO, MAS EM PARICULAR ,MUITOS " CONHECIDOS " UM ALERTA PARA ELES POIS DE TANTA MALDADE NEM REPARAM QUE - INTERESSANDO-NOS PELOS OUTROS , CONSEGUIMOS FAZER MAIS AMIGOS EM DOIS MESES DO QUE EM DOIS ANOS A TENTAR QUE SE INTERESSEM POR NÓS ".
QUE COISA VERDADEIRA !!!!!!
ATÉ DÁ VONTADE DE RIR...... E MUITO.

COMO DIZ O INTERPRETE BICAMPÃO DO ESTANDARTE DE OURO- ITO MELODIA- CAAAAARAMMMMBA. SIGURA MARIMBA !!!!

UM " BANBANBAN" DO RIO DE JANEIRO ENSINOU-ME..... " A AMIZADE NÃO SE CONQUISTA. É UMA CAPACIDADE NATURAL PARA REPARTIR A NOSSA FESTA "


NOTA FINAL


PARA O SAMBA DE ENREDO 2011 DA A.E.S. UNIDOS DO MATO GROSSO.
AGORA TENDO JÁ PERMISSÂO TANTO PARA DIVULGAR COMO ATÉ COMENTAR APROVEITO PARA PAREBENIZAR POR TER SIDO NA REALIDADE O MELHOR SAMBA DE ENREDO DE ESCOLAS DE PORTUGAL.

FOI UMA ANALISE FEITA POR QUEM MAIS SABE ( COMPOSITORES E SAMBISTAS DO BRASIL ) QUE COMO É COMPROVADO PELOS SEUS COMENTARIOS EM COLUNA DO BLOG SOBRE ESSAS ANALISES NÃO DEIXA QUALQUER ESPECIE DE DUVIDAS. OU ANTES PODE DEIXAR...... PELAS MENTES MESQUINHAS E IGNORANTES. SÓ MESMO ELAS PODERÂO CAI NO RIDICULO OU NA ARROGÂNCIA DE CONTESTAR SEJA O QUE FOR COM OS HABITUAIS...BLÁS...BLÁS....DE QUEM NÃO SABE RECONHECER O VALOR DAS COISAS NEM A SUPERIORIDADE DELAS MESMAS. QUE PARA O ANO O NIVEL, QUE NO GERAL ESTE ANO FOI MUITO BOM, POSSA AINDA MELHORAR COM UMA MAIOR PROCURAR DE FAZER SAMBAS BEM FEITOS E NÃO SAMBAS SÓ PARA AGRADAREM OU SE ENQUADRAREM NESTE OU NAQUELE TIPO DE CARNAVAL. ISSO É ERRADO...É MAL FEITO..E DÁ SAMBAS RUINS POR MAIS QUE PUXEM POR ELES. OUTRO ASPECTO A TER CUIDADO É COM AS GRAVAÇÕES ( OU MAIS EM PARTICULAR....COM QUE VAI GRAVAR -COLOCAR OS INSTRUMENTOS- NÃO SABENDO OU NÃO TENDO QUALIDADE PARA TAL TENHAM A HUMILDADE DE PEDIREM A QUEM SABE ) POIS UM SAMBA AGRADAVEL PODE FICAR HORRIVEL DEPOIS NA GRAVAÇÃO.

VEM AÍ UMAS SURPRESAS BEM AGRADAVEIS PARA O SAMBA ( PARA ALGUNS(MAS) SAMBISTAS" RISONHOS" NÃO SERÁ BEM ASSIM......MAS É HABITUAL...GOSTAM DE SOFRER !!! ) TANTO A CURTISSIMO PRAZO COMO A BREVE.

VAMU-KI-VAMU.
SAUDAÇÕES SAMBISTAS.