Nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos.
NOTA 100
- Para o Festival Luso- Brasileiro que mais uma vez se vai realizar depois de um ano em falta. O maior e melhor festival de samba do país não pode deixar nunca de se realizar.
- Para os eventos de samba que nos ultimos meses se tem realizado a sul e que assim vieram preencher uma lacuna que existia para por em actividade as escolas de samba e os sambistas desta região e com isso evoluirem e divertirem seus componentes. Muitos se estão tornando cada vez melhores executantes tanto nos pagodes, rodas de samba como nas escolas de samba.
- Para consequentemente ter havido um maior intercambio , convivio e partilhas com o pessoal do norte que tem vindo a Sesimbra. Os resultados mais tarde e a pouco e pouco acabarão por ser notórios e serão resultado de tudo isso.
- Para a escola de samba Sócios da Mangueira que tem vindo nos ultimos anos a evoluir de uma maneira bem notória em todos os quesitos que fazem parte de uma verdadeira escola de samba. Tem sido uma aposta ganha pelas direções que ambicionaram toda essa qualidade para a escola. De realçar também o projecto para o Carnaval 2012 em que fazendo fé no que me foi dito com o " carnavalesco " que irá trabalhar o enredo nas suas fantasias, adereços e alegorias.... "o bicho vai pegar mesmo" !!!
- Para o notorio aumento de interesse sobre o samba e desfile das escolas de samba o que tem levado a que haja mais interessados em fazer cobertura desses acontecimentos e como resultado tenham aparecido muitos trabalhos tanto a nivel de videos como de fotografias. São bons exemplos disso as excelentes reportagens fotograficas de João Pedro Azevedo , Bruno Fotografia , Julio Guerra , Isabel Mateus( que muitas vezes tem de prescindir de se divertir para estar a captar imagens para os videos das festas onde estamos presentes ) , e de mais algumas pessoas que aqui e ali vão tirando umas fotos e videos também.
- Para a escola de samba suiça da Unidos de Geneve que vai ter o seu primeiro concurso de samba de enredo original para o seu Carnaval. Maravilhosa iniciativa tanto mais que é aberta ao mundo inteiro. Boa oportunidade para os compositores de samba de Portugal poderem dar o seu contributo. Sei de alguns já interessados.
- Para o "nascimento" de mais uma escola de samba em Portugal. Sitiada na Quinta do Conde ( Sesimbra ) a escola de samba Gres Corvo de Prata vai concerteza abrilhantar ainda mais o Carnaval de Sesimbra. Longa vida para ela. Muitas felicidades.
- Para a serie de entrevistas que o Portal de Samba em Portugal- SAMBA MEU do Facebook está a fazer com sambistas de Portugal e pretendendo até alargar a sambistas do Rio de Janeiro. Mais um contributo para a divulgação do trabalho que os apaixonados pelo samba fazem por cá.
- Para a grande possibilidade de o proximo CD dos sambas do Rio para o Carnaval 2012 ter uma grande qualidade tendo em conta o que as escolas estão apresentando a concurso. Por exemplo a Beija- Flor está com uma safra de sambas que a final do concurso irá deixar Laíla a delirar de orgulho
.
- Para o Carnaval de Verão da Figueira da Foz que para mim acabou tendo um significado especial. É que o samba tem destas coisas.
Realça verdades , aproxima as pessoas, clarifica os equivocos , espezinha as mentiras e acaba sempre abraçando a pureza , abrindo corações . É tudo isso que quero continuar a ter da Figueira e das suas gentes sambistas. Aproveito para agradecer também a maneira carinhosa e hospitaleira como fui ( fomos... eu e a Isabel ) tratado pela comunidade da escola de samba Novo Imperio. Foi maravilhoso ter batido tamborim com vocês. Obrigado por me terem proporcionado esses momentos .
100 NOTA
- Para as escolas de samba que não votaram para o concurso do SAMBA MAIS POPULAR o que veio demonstrar o desinteresse por algo que pode ajudar na evolução e divulgação do trabalho dos nossos sambistas e neste caso particular dos compositores dos sambas. Lamentavel até porque quando era com " batota " a adarência aos votos chegou a numeros elevadissimos de interesse.
- Para as escolas de samba e sambistas que apesar desta onda de vivência, de partilha , deste intercambio que ultimamente tem acontecido , continuam no seu marasmo , no seu cantinho " do nada ", de não participarem, ou quando o fazem é sem a procura de o minimo de qualidade e de interesse em progredirem. Mas muito pior que isso é até a ausencia.... é o estar fora.... mas vendo bem estão na realidade mesmo FORA , fora da realidade, fora da verdade , mas certamente e incrivelmente pensando que estão bem... estão certos...os outros é que estão errados.
- Para os que continuam a primar pela ausencia dos lugares onde rola o samba em Sesimbra neste verão. É sabido os porquês e quem são !!! São os tais........... ditos sambistas ( dos estilo.....é pá quem és tu ? Já ando nisto á muitos anos !!!!)
NOTA FINAL
- Para a juventude de sambistas que cada vez mais fazem parte das baterias das escolas de samba em Portugal.
Em breve farei até uma materia sobre os " novos talentos do ritmo " bem merecida para eles pois são o futuro das nossas escolas de samba.
Aproveito a oportunidade para relembrar aquilo que um dia disse ( houve quem não tivesse achado muita graça, quem até nem tivesse concordado ou aceite..... mas contra factos não á argumentos ) que o Gres Bota no Rego com a ignorancia, com o pouco credito, com a politica errada de não valorizar quem possa saber mais que eles em outra escola de samba , acabou ganhando alguns elementos do melhor que existia em Sesimbra.
Pois bem um deles é considerado ( não por mim pois isso não teria validade nenhuma aos olhos dos "engenheiros e iluminados " do samba que me considerariam um ignorante. Mas por sinal.... fui eu que o disse primeiro( ele sabe disso )....pois é tão facil de se ver !!! ) é considerado como dizia anteriormente pelos mais entendidos do país , pelos que melhor dominam todos os instrumentos de samba UM DOS MELHORES.... E PARA ALGUNS MESMO O MELHOR .....REPIQUE do país.
Parabens Marito. Orgulho-me de algumas coisas e tu melhor que ninguem sabe quais são.
Vais ter agora de lidar com as invejas , com pressão, e de bem perto, dos srs "engenheiros e iluminados" mas penso que também já estas um pouco habituado devido á pouca valorização que te deram por onde passaste e até á que te dão .... mas isso são outros 500......
Só os ignorantes não repararam nas tuas qualidades. Ás vezes "obrigaste-me " a olhar para trás de espanto nos ensaios com o som que por vezes por trás de mim que me fazia lembrar os ensaios no Rio de Janeiro. Era isso tudo !!!!
Valeu companheiro. Valeu as pessoas que sem vergonha, sem medos com humildade te souberam "catalogar " e analtecer o teu valor.
É que ainda existe gente sem vergonha e com muita humildade para o fazer. Normalmente e por acaso ( será ? ) sabemos sempre quem são.
VAMU-KI-VAMU
Sudações sambistas ( em especial aos talibans e aos srs "engenheiros" que sei vieram aqui ler mais umas realidades. Obrigado pela visita )
NOVA ( 27-08- 2011 ) NOTA 100 VS 100 NOTA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 26 de agosto de 2011
/
NOTA 100 VS 100 NOTA- AGOSTO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 4 de agosto de 2011
/
A MAIOR DAS HOMENAGENS QUE PODEMOS PRESTAR Á VERDADE É UTILIZA-LA.
NOTA 100
- Para a CONFIRMAÇÃO EM PRIMEIRA MÃO DA REALIZAÇÂO NO DIA 10 DE SETEMBRO DO MAIOR E MELHOR FESTIVAL DE SAMBA DO PAÍS- O FESTIVAL LUSO-BRASILEIRO NA MEALHADA.
- Para o muito publico que veio assistir ao Carnaval de Verão em Sesimbra.
- Para a comparência de muitos sambistas do norte( Estarreja,Ovar e Mealhada ) do país para assistirem ao Carnaval de Verão em Sesimbra e que assim tiveram a possibilidade de comprovar muito do que tenho dito e escrito sobre as diferenças e os desniveis entre as escolas de Sesimbra. Agora mais que nunca me deram razão e verificaram que ainda disse muito pouco. Comprovaram também as enormes diferenças entre o trabalho das baterias e da maioria dos sambas de enredo para as escolas nortenhas.( ressalvo aqui que também perceberam que a nivel de fantasias as escolas de Sesimbra estão num patamar elevado em relação á maioria das escolas do país )
- Mais uma vez para o notorio progresso e melhorias da bateria do Gres Trepa Coqueiro mas agora mais que nunca não cair em equivocos ou em pensamentos demasiados altos pois ainda não é o momento. Como foram percebendo a pouco e pouco..... as coisas tem que ser levadas na humildade ...no trabalho... mas respeitando as diferenças sempre.
- Para as Passistas do Gres Bota no Rego que estão realmente a um grande nivel e que formam uma "equipe" coesa, unida apresentando uma qualidade muito boa para o panorama nacional e dando um prazer enorme de assistir á sua evolução seja em palco ou desfile de rua. São um show á parte.
- Para o 1º LUÁU em Sesimbra pois possibilitou mais uma noite de actividade as escolas de samba e grupos de Sesimbra e mais momentos de diversão e convivio entre os presentes. Iniciativa que assim também abre um precedente e que poderá ser aproveitado ( assim o saibam fazer? ) pelas escolas de samba que no verão poderão querer realizar alguma Festa Tropical ( por exemplo ) na praia e talvez possam não ter como receber um não. Ou talvez até tenham......será ?
- Para a boa safra de sambas que estão surgindo a concurso nas escolas do Rio de Janeiro. Só irão prestigiar os excelentes enredos para 2012.
- Para as escolas de samba portuguesas que estão apresentando( e melhor ainda se os estiverem a trabalhar já ) no devido tempo seus enredos para o Carnaval 2012. Confira no blog em ENREDOS e SINOPSES- Portugal esses enredos já divulgados.
- Para as excelentes e animadas noites de samba que se realizam no bar VISTA MAR em Sesimbra. E só não maiores e melhores porque a comparencia de sambistas de Sesimbra tem deixado a desejar pois bastariam estar por exemplo 10 elementos de cada escola para ter logo outra dimensão. Mas.... os mas....vão ficando cada vez mais esclarecidos e obvios.
100 NOTA
- Para a escassa publicidade dada pelas entidades competentes ao Carnaval de Verão em Sesimbra. Como é facil de comprovar todos os Carnavais de Verão por esse país fora são bem divulgados e não tem o potencial de terem tantas escolas de samba como Sesimbra.Todos os eventos tiveram e têm um simples cartaz alusivo ao evento no minimo dos minimos !!!
- Para a fraca iluminação com que se realizou o desfile das Escolas de Samba no Carnaval de Verão em Sesimbra. Lamentavel para o esforço e dedicação das escolas em proporcionar um maravilhoso espectaculo de cor e para a multidão que assistiu ao desfile.
Mas.... por mais maus tratos que aconteçam a certeza que apenas a PRAIA atrai mais gente a Sesimbra do que os desfiles das Escolas de Samba e grupos tanto no Carnaval de epoca como o de Verão. Por mais actividades ou eventos que façam nada se ha-de igualar ao publico que vem prepositadamente ver as escolas de samba. NADA !!!! É um filão lamentavelmente mal aproveitado e para cumulo mal tratado.
- Para o som de fundo do video que a TV Sesimbra colocou para a reportagem do Carnaval de Verão. Em vez de colocar uma montagem com os sambas das escolas de samba de Sesimbra ( todas gravam seu audio ) teve como som de fundo um samba do Rio de Janeiro e ainda por cima um samba não oficial pois foi eliminado no concurso na Unidos da Tijuca.( pode ser comprovado no video colocado( copiado )para este blog.
- Para os que em festas e convivios de samba não sabem aproveitar para se divertir, conviver.
- Para os que não souberam receber e partilhar momentos com os sambistas do norte que visitaram Sesimbra no fim de semana do Carnaval de Verão.
Para os que não poderam o meu " perdão " para os iluminados e alguns já bem conhecidos que não estiveram porque não quiseram ainda bem que estiveram ausentes. O samba agradeceu.
.....já agora também em primeira mão... tem quem tenha gostado muito de Sesimbra e de quem com eles conviveu que vai ainda voltar mais uma vez este mês de Agosto.
- Para uma sessão tipo coloquio sobre samba de enredo e sua evolução nas escolas de samba em Sesimbra feita para alguns e ficando por convidar compositores da nova vaga e até um compositor dos mais credenciados do pais que já contribuiu inclusivé com sambas para algumas escolas de Sesimbra. Talvez por compor de um genero de samba um pouco difente " á Sacavem " como uma vez num concurso de samba ouvi dizer. Mas sobre isso as coisas são bem claras.
Basta pensar qual o samba mais marcante do Carnaval de Sesimbra ?
Pois é....
É o " oi ..oi...oi..ô... Quero esquecer e não posso...Quem fecha os olhos não viu...vão destruir o que é nosso.... lá p´ra ponta do.....
Muitas e muitas vezes o cantei, até em Lisboa no bar Bip-Bip era cantado. Era e é cantado em todo o lado. É muito lindo....excelente muito bem construido MAS NÃO É SAMBA !!! É um genero de OLODUM !!! NÃO É SAMBA DE ENREDO !!! Basta pensar... meditar um pouco sobre isso.
- Para as escolas de samba que não tem site ou uma pagina na net para assim poderem divulgar ao mundo sua historia e suas actividades e para aquelas que tendo os mantêm inactivos e desactualizados o que não contribui para uma verdadeira imagem da escola.
NOTA FINAL
São os meus agradecimentos para os convites que vou recebendo de algumas escolas de samba para assistir,e em alguns casos participar dos seus eventos como foi o caso ultimamento do Gres Batuque do Conde cuja direção me presenteou com o convite para estar presente na apresentação do seu Enredo para o Carnaval 2012 e o do Gres Novo Imperio que me convidou para participar de sua bateria no Carnaval de Verão da Figueira da Foz que se vai realizar dia 13 deste mês de Agosto.
Fico bastante feliz e honrado com isso pois estar no samba é participar dele seja onde for. Habituei-me assim no Rio onde os ritimistas tocam em varias escolas de samba e blocos e frequentam as mais variadas festas em diversos locais de samba. Sempre que aqui o possa fazer estarei presente participando ou não. Para algumas mentes aqui em Portugal são coisas muito estranhas( não é taliban?). Mas com o tempo e excluindo a pouco e pouco essas pessoas a coisa vai.
Espero agora que alguns "doutores" (as)- ( por falar em "doutores"... tem ainda muitos(as) de boa escrita de português que ainda não perceberam..não sabem ou não lhe disseram que ter O QI - quoeficiente de inteligencia- elevado, nada vale para quem tiver um grande QE-quoeficiente emocional.
Esses terão sempre uma maior aptidão social pois LIDAR COM PESSOAS, CONVIVER COM PESSOAS NÃO É LIDAR COM CRIATURAS DE LOGICA, MAS DE EMOÇÕES !!!).
Espero como dizia que esses doutores de grande QI que não voltem a sentir a minha falta nem "fiquem tristes" pois dia 13 porque estarei NO SAMBA , convidado por GENTE do SAMBA em DESFILE DE SAMBA.
Por aí..... Levantem muito o pé do chão... a poeira não.( pois é alcatrão ).
Outra nota pessoal que me deixa muito feliz é saber que o Gres Bota no Rego está convidado para O MAIOR E MELHOR FESTIVAL DE SAMBA NO PAÍS- Mealhada ( dia 10 de Setembro ) e também honrosamente convidado para a FESTA DA VAI QUEM QUER EM ESTARREJA- (dia 24 de Setembro )
É isso aí Bota no Rego nos grandes palcos nacionais de SAMBA. Á que estar feliz e aproveitar bem esses momentos.
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas
NOTA 100
- Para a CONFIRMAÇÃO EM PRIMEIRA MÃO DA REALIZAÇÂO NO DIA 10 DE SETEMBRO DO MAIOR E MELHOR FESTIVAL DE SAMBA DO PAÍS- O FESTIVAL LUSO-BRASILEIRO NA MEALHADA.
- Para o muito publico que veio assistir ao Carnaval de Verão em Sesimbra.
- Para a comparência de muitos sambistas do norte( Estarreja,Ovar e Mealhada ) do país para assistirem ao Carnaval de Verão em Sesimbra e que assim tiveram a possibilidade de comprovar muito do que tenho dito e escrito sobre as diferenças e os desniveis entre as escolas de Sesimbra. Agora mais que nunca me deram razão e verificaram que ainda disse muito pouco. Comprovaram também as enormes diferenças entre o trabalho das baterias e da maioria dos sambas de enredo para as escolas nortenhas.( ressalvo aqui que também perceberam que a nivel de fantasias as escolas de Sesimbra estão num patamar elevado em relação á maioria das escolas do país )
- Mais uma vez para o notorio progresso e melhorias da bateria do Gres Trepa Coqueiro mas agora mais que nunca não cair em equivocos ou em pensamentos demasiados altos pois ainda não é o momento. Como foram percebendo a pouco e pouco..... as coisas tem que ser levadas na humildade ...no trabalho... mas respeitando as diferenças sempre.
- Para as Passistas do Gres Bota no Rego que estão realmente a um grande nivel e que formam uma "equipe" coesa, unida apresentando uma qualidade muito boa para o panorama nacional e dando um prazer enorme de assistir á sua evolução seja em palco ou desfile de rua. São um show á parte.
- Para o 1º LUÁU em Sesimbra pois possibilitou mais uma noite de actividade as escolas de samba e grupos de Sesimbra e mais momentos de diversão e convivio entre os presentes. Iniciativa que assim também abre um precedente e que poderá ser aproveitado ( assim o saibam fazer? ) pelas escolas de samba que no verão poderão querer realizar alguma Festa Tropical ( por exemplo ) na praia e talvez possam não ter como receber um não. Ou talvez até tenham......será ?
- Para a boa safra de sambas que estão surgindo a concurso nas escolas do Rio de Janeiro. Só irão prestigiar os excelentes enredos para 2012.
- Para as escolas de samba portuguesas que estão apresentando( e melhor ainda se os estiverem a trabalhar já ) no devido tempo seus enredos para o Carnaval 2012. Confira no blog em ENREDOS e SINOPSES- Portugal esses enredos já divulgados.
- Para as excelentes e animadas noites de samba que se realizam no bar VISTA MAR em Sesimbra. E só não maiores e melhores porque a comparencia de sambistas de Sesimbra tem deixado a desejar pois bastariam estar por exemplo 10 elementos de cada escola para ter logo outra dimensão. Mas.... os mas....vão ficando cada vez mais esclarecidos e obvios.
100 NOTA
- Para a escassa publicidade dada pelas entidades competentes ao Carnaval de Verão em Sesimbra. Como é facil de comprovar todos os Carnavais de Verão por esse país fora são bem divulgados e não tem o potencial de terem tantas escolas de samba como Sesimbra.Todos os eventos tiveram e têm um simples cartaz alusivo ao evento no minimo dos minimos !!!
- Para a fraca iluminação com que se realizou o desfile das Escolas de Samba no Carnaval de Verão em Sesimbra. Lamentavel para o esforço e dedicação das escolas em proporcionar um maravilhoso espectaculo de cor e para a multidão que assistiu ao desfile.
Mas.... por mais maus tratos que aconteçam a certeza que apenas a PRAIA atrai mais gente a Sesimbra do que os desfiles das Escolas de Samba e grupos tanto no Carnaval de epoca como o de Verão. Por mais actividades ou eventos que façam nada se ha-de igualar ao publico que vem prepositadamente ver as escolas de samba. NADA !!!! É um filão lamentavelmente mal aproveitado e para cumulo mal tratado.
- Para o som de fundo do video que a TV Sesimbra colocou para a reportagem do Carnaval de Verão. Em vez de colocar uma montagem com os sambas das escolas de samba de Sesimbra ( todas gravam seu audio ) teve como som de fundo um samba do Rio de Janeiro e ainda por cima um samba não oficial pois foi eliminado no concurso na Unidos da Tijuca.( pode ser comprovado no video colocado( copiado )para este blog.
- Para os que em festas e convivios de samba não sabem aproveitar para se divertir, conviver.
- Para os que não souberam receber e partilhar momentos com os sambistas do norte que visitaram Sesimbra no fim de semana do Carnaval de Verão.
Para os que não poderam o meu " perdão " para os iluminados e alguns já bem conhecidos que não estiveram porque não quiseram ainda bem que estiveram ausentes. O samba agradeceu.
.....já agora também em primeira mão... tem quem tenha gostado muito de Sesimbra e de quem com eles conviveu que vai ainda voltar mais uma vez este mês de Agosto.
- Para uma sessão tipo coloquio sobre samba de enredo e sua evolução nas escolas de samba em Sesimbra feita para alguns e ficando por convidar compositores da nova vaga e até um compositor dos mais credenciados do pais que já contribuiu inclusivé com sambas para algumas escolas de Sesimbra. Talvez por compor de um genero de samba um pouco difente " á Sacavem " como uma vez num concurso de samba ouvi dizer. Mas sobre isso as coisas são bem claras.
Basta pensar qual o samba mais marcante do Carnaval de Sesimbra ?
Pois é....
É o " oi ..oi...oi..ô... Quero esquecer e não posso...Quem fecha os olhos não viu...vão destruir o que é nosso.... lá p´ra ponta do.....
Muitas e muitas vezes o cantei, até em Lisboa no bar Bip-Bip era cantado. Era e é cantado em todo o lado. É muito lindo....excelente muito bem construido MAS NÃO É SAMBA !!! É um genero de OLODUM !!! NÃO É SAMBA DE ENREDO !!! Basta pensar... meditar um pouco sobre isso.
- Para as escolas de samba que não tem site ou uma pagina na net para assim poderem divulgar ao mundo sua historia e suas actividades e para aquelas que tendo os mantêm inactivos e desactualizados o que não contribui para uma verdadeira imagem da escola.
NOTA FINAL
São os meus agradecimentos para os convites que vou recebendo de algumas escolas de samba para assistir,e em alguns casos participar dos seus eventos como foi o caso ultimamento do Gres Batuque do Conde cuja direção me presenteou com o convite para estar presente na apresentação do seu Enredo para o Carnaval 2012 e o do Gres Novo Imperio que me convidou para participar de sua bateria no Carnaval de Verão da Figueira da Foz que se vai realizar dia 13 deste mês de Agosto.
Fico bastante feliz e honrado com isso pois estar no samba é participar dele seja onde for. Habituei-me assim no Rio onde os ritimistas tocam em varias escolas de samba e blocos e frequentam as mais variadas festas em diversos locais de samba. Sempre que aqui o possa fazer estarei presente participando ou não. Para algumas mentes aqui em Portugal são coisas muito estranhas( não é taliban?). Mas com o tempo e excluindo a pouco e pouco essas pessoas a coisa vai.
Espero agora que alguns "doutores" (as)- ( por falar em "doutores"... tem ainda muitos(as) de boa escrita de português que ainda não perceberam..não sabem ou não lhe disseram que ter O QI - quoeficiente de inteligencia- elevado, nada vale para quem tiver um grande QE-quoeficiente emocional.
Esses terão sempre uma maior aptidão social pois LIDAR COM PESSOAS, CONVIVER COM PESSOAS NÃO É LIDAR COM CRIATURAS DE LOGICA, MAS DE EMOÇÕES !!!).
Espero como dizia que esses doutores de grande QI que não voltem a sentir a minha falta nem "fiquem tristes" pois dia 13 porque estarei NO SAMBA , convidado por GENTE do SAMBA em DESFILE DE SAMBA.
Por aí..... Levantem muito o pé do chão... a poeira não.( pois é alcatrão ).
Outra nota pessoal que me deixa muito feliz é saber que o Gres Bota no Rego está convidado para O MAIOR E MELHOR FESTIVAL DE SAMBA NO PAÍS- Mealhada ( dia 10 de Setembro ) e também honrosamente convidado para a FESTA DA VAI QUEM QUER EM ESTARREJA- (dia 24 de Setembro )
É isso aí Bota no Rego nos grandes palcos nacionais de SAMBA. Á que estar feliz e aproveitar bem esses momentos.
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas
NOTA 100 VS 100 NOTA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sexta-feira, 15 de julho de 2011
/
NOTA 100
- Para a maravilhosa noticia do projecto de construção da futura Aldeia de Carnaval em Ovar: Ver em : http://www.publico.pt/Local/aldeia-do-carnaval-de-ovar-vai-custar-149-milhoes-e-deve-estar-pronta-em-2013_1502832
Excelente iniciativa que fará com que o Carnaval de Ovar se torne ainda maior e melhor. Terá uma dimensão que se as outras Camaras que têm Carnaval e principalmente escolas de samba não seguirem o exemplo as diferenças vão ser dentro em breve ABISMAIS !!!
- Para a 1ª Festa Tropical do Gres Batuque do Conde que depois das saudosas mas já distantes Festas do Gres Capricho de Abrigada foi aquela que mais escolas e grupos consegiu reunir a sul do país. Parabens ao Batuque do Conde á sua comunidade e também aos participantes que começam a perceber que só assim se pode evoluir e dignificar as Escolas de Samba.Veja mais em :
https://docs.google.com/document/d/1CBrEMByuMpwAnVyrmvpuzrp8u1kcuR5nftpY4Kh56qc/edit?hl=pt_PT#
- Para o regresso ( o ano passado não se realizou) do MAIOR E MELHOR Festival de Samba do país. Ele aí esta de novo para prestigiar o samba em Portugal com data prevista para o fim de semana de 10/11 de Setembro. No Festival será feita a entrega do Troféu aos compositores do samba de enredo portugues de 2011 mais votado pelas escolas de samba portuguesas.
- Para os Carnavais de Verão que se realizaram e que ainda se vão realizar pelo nosso país e que assim são mais uma fonte de receita para as escolas de samba em alguns casos, e em outros o aproveitamento actividade e a divulgação do seu trabalho . Já se realizou o Carnaval de Verão de Elvas , este fim de semana( dia 16/17) os Carnavais de Verão de Santa Cruz ( já tradicional ) o 1º em Setubal , no fim de semana seguinte ( dia 23 ) tem o Carnaval de Verão de Sesimbra , segue-se o Carnaval de Verão em Canas de Senhorim a 6 de Agosto e mais uma vez o Carnaval de Verão da Figueira Foz a 13 de Agosto. Veja Mais em AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL:
https://docs.google.com/document/d/1rO66q3KRQ5x_MWzzyFcuMxh6q5r5cCOlRTlEXYrh7Ec/edit?authkey=CPunqTg&hl=pt_PT#
- Para a qualidade dos enredos das Escolas de samba do Rio de Janeiro que praticamente todos tem como base a região Nordestina. Veja em :
http://www.sidneyrezende.com/blog/claudiorusso
Juntar a tudo isso mais cultura nordestina com o Enredo da Unidos da Tijuca homenageando Luis Gonzaga e as Festas populares da região baiana com o enredo da Portela
Confira as sinopse dos enredos em : http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=424
- Nota 100 para as escolas de samba portuguesas que venham a seguir este exemplo e explorarem enredos NACIONAIS...da nossa historia, nossa cultura, nossos costumes.
- Para o 1º Encontro Internacional de Baterias que acabou sendo um grande exito e será tanto maior quanto maior for a afluência no proximo ano ao 2º Encontro.Veja mais sobre o Encontro em : https://docs.google.com/document/d/1lxyTPKNsgstJQFb_eVHL7CAbtUc4LEXjilJQX2zPG1Y/edit?hl=pt_PT#
Mas o maior valor que se pode tirar e que acabou se tirando foi o convivio que isto do samba proporciona a quem dele tira o melhor proveito e partido . Tanto assim que em breve Sesimbra receberá visitas de sambistas nortenhos que ficaram a gostar muito da praia, do ambiente , e dos sambistas que souberem estar a conviver a acompanha-los durante a sua vinda ao Encontro. Eles resolveram a nivel particular voltar ao nosso ( dos que sabem estar no samba ) convivio. Estes são os maiores valores que se podem tirar desta nossa paixão que é o samba.
- Para as escolas de samba que estão a saber prestigiar a inicitava de escolher o samba de enredo portugues( 2011 ) mais popular e já deram o seu voto.
- Para o 4º Trofeu Nacional de Samba em Estarreja que mais uma vez e apesar das polémicas foi um excelente evento. Para as escolas de samba que de ano para ano mais se vão preocupando e caprichando em dar o melhor de si e com isso oferecendo um magnifico espectaculo a todos os que a ele assistem.Agora é só modificar o que toda a gente já viu que tem para modificar e terá cada vez mais credibilidade. Veja mais em : https://docs.google.com/document/d/1-WLIp6iUMQQCEWBwPfqyj06ySq6cHDk5g-M7LAyzi0o/edit?authkey=CMehgIYI&hl=pt_PT#
100 NOTA
- Para a ausência do Gres Dá Que Falar e A. Bigodes de Rato unicas ausencias na Festa Tropical do Gres Batuque do Conde. Afinal..... Dá Que Pensar......
- Para as escolas de samba que ainda não deram o seu voto para o SAMBA MAIS POPULAR e algumas é de estranhar pois em outros moldes( injustos e falseados) que a votação estava a ter tinha uma afluencia a votos estrondosa.
- Para as escolas que até desprezam essa votação embora saibam que ela existe.
- Para os sambistas que embora PODENDO e TENDO CONDIÇÕES PARA TAL apenas não estiveram no Encontro Internacional de Baterias PORQUE NÃO QUISERAM. Principalmente aos que até são de Sesimbra. Dizer o que ? Valerá a pena denomina-los ?
Nem para conviver com os sambistas que vieram da Suiça, da França do norte de Portugal eles tiveram a dignidade !!!! Espero que não assobiem para o lado e que tenham identificado bem esses " ILUMINADOS do SAMBA e ALGUNS DOUTORES " e não tentem por favor desculpa-los. Está na hora dos verdadeiros sambistas porem á parte esses " talibans do Samba ".
Com coragem . Sem hipocrisias.
100 Nota..... para aqueles(as) que já vamos sabendo quem são... em melhor oportunidade os apresentarei e divulgarei um pouco mais e melhor....
Termino com um abraço especial e uma aceitação..... TENS RAZÃO ANDRADE. MUITA RAZÃO !!!!
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas
- Para a maravilhosa noticia do projecto de construção da futura Aldeia de Carnaval em Ovar: Ver em : http://www.publico.pt/Local/aldeia-do-carnaval-de-ovar-vai-custar-149-milhoes-e-deve-estar-pronta-em-2013_1502832
Excelente iniciativa que fará com que o Carnaval de Ovar se torne ainda maior e melhor. Terá uma dimensão que se as outras Camaras que têm Carnaval e principalmente escolas de samba não seguirem o exemplo as diferenças vão ser dentro em breve ABISMAIS !!!
- Para a 1ª Festa Tropical do Gres Batuque do Conde que depois das saudosas mas já distantes Festas do Gres Capricho de Abrigada foi aquela que mais escolas e grupos consegiu reunir a sul do país. Parabens ao Batuque do Conde á sua comunidade e também aos participantes que começam a perceber que só assim se pode evoluir e dignificar as Escolas de Samba.Veja mais em :
https://docs.google.com/document/d/1CBrEMByuMpwAnVyrmvpuzrp8u1kcuR5nftpY4Kh56qc/edit?hl=pt_PT#
- Para o regresso ( o ano passado não se realizou) do MAIOR E MELHOR Festival de Samba do país. Ele aí esta de novo para prestigiar o samba em Portugal com data prevista para o fim de semana de 10/11 de Setembro. No Festival será feita a entrega do Troféu aos compositores do samba de enredo portugues de 2011 mais votado pelas escolas de samba portuguesas.
- Para os Carnavais de Verão que se realizaram e que ainda se vão realizar pelo nosso país e que assim são mais uma fonte de receita para as escolas de samba em alguns casos, e em outros o aproveitamento actividade e a divulgação do seu trabalho . Já se realizou o Carnaval de Verão de Elvas , este fim de semana( dia 16/17) os Carnavais de Verão de Santa Cruz ( já tradicional ) o 1º em Setubal , no fim de semana seguinte ( dia 23 ) tem o Carnaval de Verão de Sesimbra , segue-se o Carnaval de Verão em Canas de Senhorim a 6 de Agosto e mais uma vez o Carnaval de Verão da Figueira Foz a 13 de Agosto. Veja Mais em AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL:
https://docs.google.com/document/d/1rO66q3KRQ5x_MWzzyFcuMxh6q5r5cCOlRTlEXYrh7Ec/edit?authkey=CPunqTg&hl=pt_PT#
- Para a qualidade dos enredos das Escolas de samba do Rio de Janeiro que praticamente todos tem como base a região Nordestina. Veja em :
http://www.sidneyrezende.com/blog/claudiorusso
Juntar a tudo isso mais cultura nordestina com o Enredo da Unidos da Tijuca homenageando Luis Gonzaga e as Festas populares da região baiana com o enredo da Portela
Confira as sinopse dos enredos em : http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=424
- Nota 100 para as escolas de samba portuguesas que venham a seguir este exemplo e explorarem enredos NACIONAIS...da nossa historia, nossa cultura, nossos costumes.
- Para o 1º Encontro Internacional de Baterias que acabou sendo um grande exito e será tanto maior quanto maior for a afluência no proximo ano ao 2º Encontro.Veja mais sobre o Encontro em : https://docs.google.com/document/d/1lxyTPKNsgstJQFb_eVHL7CAbtUc4LEXjilJQX2zPG1Y/edit?hl=pt_PT#
Mas o maior valor que se pode tirar e que acabou se tirando foi o convivio que isto do samba proporciona a quem dele tira o melhor proveito e partido . Tanto assim que em breve Sesimbra receberá visitas de sambistas nortenhos que ficaram a gostar muito da praia, do ambiente , e dos sambistas que souberem estar a conviver a acompanha-los durante a sua vinda ao Encontro. Eles resolveram a nivel particular voltar ao nosso ( dos que sabem estar no samba ) convivio. Estes são os maiores valores que se podem tirar desta nossa paixão que é o samba.
- Para as escolas de samba que estão a saber prestigiar a inicitava de escolher o samba de enredo portugues( 2011 ) mais popular e já deram o seu voto.
- Para o 4º Trofeu Nacional de Samba em Estarreja que mais uma vez e apesar das polémicas foi um excelente evento. Para as escolas de samba que de ano para ano mais se vão preocupando e caprichando em dar o melhor de si e com isso oferecendo um magnifico espectaculo a todos os que a ele assistem.Agora é só modificar o que toda a gente já viu que tem para modificar e terá cada vez mais credibilidade. Veja mais em : https://docs.google.com/document/d/1-WLIp6iUMQQCEWBwPfqyj06ySq6cHDk5g-M7LAyzi0o/edit?authkey=CMehgIYI&hl=pt_PT#
100 NOTA
- Para a ausência do Gres Dá Que Falar e A. Bigodes de Rato unicas ausencias na Festa Tropical do Gres Batuque do Conde. Afinal..... Dá Que Pensar......
- Para as escolas de samba que ainda não deram o seu voto para o SAMBA MAIS POPULAR e algumas é de estranhar pois em outros moldes( injustos e falseados) que a votação estava a ter tinha uma afluencia a votos estrondosa.
- Para as escolas que até desprezam essa votação embora saibam que ela existe.
- Para os sambistas que embora PODENDO e TENDO CONDIÇÕES PARA TAL apenas não estiveram no Encontro Internacional de Baterias PORQUE NÃO QUISERAM. Principalmente aos que até são de Sesimbra. Dizer o que ? Valerá a pena denomina-los ?
Nem para conviver com os sambistas que vieram da Suiça, da França do norte de Portugal eles tiveram a dignidade !!!! Espero que não assobiem para o lado e que tenham identificado bem esses " ILUMINADOS do SAMBA e ALGUNS DOUTORES " e não tentem por favor desculpa-los. Está na hora dos verdadeiros sambistas porem á parte esses " talibans do Samba ".
Com coragem . Sem hipocrisias.
100 Nota..... para aqueles(as) que já vamos sabendo quem são... em melhor oportunidade os apresentarei e divulgarei um pouco mais e melhor....
Termino com um abraço especial e uma aceitação..... TENS RAZÃO ANDRADE. MUITA RAZÃO !!!!
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas
NOTA 100 VS 100 NOTA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on segunda-feira, 27 de junho de 2011
/
NOTA 100 VS 100 NOTA
NOTA 100
- Para as Festas de samba a sul que começam a ser mais participativas embora ainda haja algumas escolas que primem por não participar de nada que não seja Carnaval.
Dou como exemplo a proxima festa dia 9 de Julho do Gres Batuque do Conde onde irão participar todas as escolas de Sesimbra com exepção apenas do Gres Dá Que Falar. VEJA EM AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL : https://docs.google.com/document/d/1rO66q3KRQ5x_MWzzyFcuMxh6q5r5cCOlRTlEXYrh7Ec/edit?authkey=CPunqTg&hl=pt_PT&pli=1##
Que se comece também a alargar as participações de escolas do norte neste eventos a sul.
- Para o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tem seus responsaveis agora entendendo finalmente que a escola tem de participar de Festas de samba ( eu disse SAMBA !!! ) com outras escolas de samba e em varios eventos como Carnavais de Verão pelo país e não ficarem apenas fechados , isolados , nas suas terras em eventos que não são propriamente o motivo da existencia da escola de samba e por isso ficando esquecidos e até desconhecidos e deixando seus integrantes privados durante o ano inteiro de terem o prazer de actuar, brincar , conviver , em varias partes do país onde onde rola samba ( é pá este rola é brasileiro.... vai fazer alguma confusão em algumas personagens.....)...ou seja onde acontece o samba. Por essa atitude e empenho ( muitos ensaios e fazendo as coisas agora certas) tudo esta a melhorar nitidamente.
- Para os maravilhosos enredos que se vão definindo no Carnaval do Rio de Janeiro 2012( VEJA OS LOGOS JÀ CONHECIDOS EM : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/media/set/?set=a.176963449022481.52708.100001264824364. PODE TAMBEM VER AS SINOPSES EM : http://www.sambariocarnaval.com/ Que sirva de inspiração para as escolas portuguesas também procurarem enredos relativos ao nosso pais...nossa cultura...nossa historia.
- Para o publico que encheu as bancadas para assistir ao 4º Trofeu Nacional de Samba em Estarreja
- Para o desempenho de todas as escolas de samba participantes que com o seu proprio estilo e caracteristicas fizeram as delicias desse mesmo publico que pagou seu bilhete para assistir. Verifiquei que todo esse publico ficou bastante satisfeito com aquilo que viu e com o tempo que dedicou para ir ver o espectaculo.
- Particularmente para o desempenho do Gres Bota no Rego que não adiantado estar aqui a fazer elogios. Os maiores elogios verifiquei nos rostos das pessoas ( facilimo de entender !!!) e nos comentarios de gente que não é hipocrita e me dizia na cara, como por vezes diz coisas desagradaveis, e que que disseram o que valeu o desfile do Gres Bota no Rego. Perguntem por aí a quem entende !!! Só que fazer a diferença e mais outros predicados que não vale a pena mencionar são sempre insuficientes !!!
- Para o convivio e para a maneira como as escolas são recebidas em Estarreja para participarem do evento.
- Para o empenho e preocupação que as escolas já vão tendo para se apresentarem na maxima força possivel no Trofeu. Contrariamente a algum relaxe que houve nos dois primeiros anos este 2 ultimos marcam mesmo essa nitida intenção de para alem do divertimento existe também a tentativa de impressionar e agradar ao maximo. Parabens a todas as escolas por isso !!!
- Para os Sócios da Mangueira que delegaram um elemento para ser juri da sua escola mas que pertence a outra e mais que isso está particularmente mais que preparado para votar, o que não tem acontecido estes anos todos com alguns dos juris das escolas. Mais uma atitude pioneira desta escola que como venho dizendo á tempos está subindo degrau a degrau mas já vai num andar muito elevado e a classificação deste ano já dá algumas mostras disso.... sem contar com a vitoria no "seu" Carnaval da Mealhada este vice-campeonato já diz de muita coisa. Parabens por essa atitude. Soube também que a Juventude Vareira também delegou um juri que não é da sua escola .Se todas as escolas delegassem pessoas neutras e entendidas para votar mais credibilidade o Trofeu ia ter. Que as outras escolas sigam o exemplo dos Sócios da Mangueira.
- Para as vitorias do samba enredo ( sem duvida e disparado o melhor do Trofeu) também dos Sócios da Mangueira e de sua bateria sempre a cada dia melhorando. Mais uma vez parabens pela inspiração Xandinho e pela desempenho magnifico de levares o samba maravilhosamente bem e ainda tocando cavaquinho.
- Para o Encontro Internacional de ritimistas que se vai realizar no proximo fim de semana ( dias 1/2/3 de Julho ) em Sesimbra. VEJA PROGRAMA EM : https://docs.google.com/document/d/1Sd7C0Wm2wduOrr2ctB9HcaBjeK11WUyvpmbdt_G5LUs/edit?authkey=CJ_JksAE&hl=pt_PT##
- Pela tentativa de aproximar mais os ritimistas portugueses e conviver com alguns estrangeiros que também estarão presentes. Que seja mais um momento de unidade e convivio entre nós todos que amamos o samba.
100 NOTA
- Para os que ainda duvidam( ou duvidavam ) da grande capacidade das escolas do norte do país. Mais um grupo este ano verificou por exemplo ao vivo o potencial das baterias nortenhas. Bom que mais daqueles que duvidam fossem ver ao vivo para ficarem sem duvidas algumas. Por isso as vezes desejo que outras escolas a sul tivessem possibilidade de vir ao Trofeu tomar contacto com essa realidade e contarem depois para os outros ficarem a saber.
- Para os " talibans" que desconhecem isso , e tudo o mais, que envolve o samba em Portugal e tentam aparecer beliscando quem anda nisto por dedicação e já agora convem saber A TROCO DE NENHUM EURO !!!!!!!
- Para os intrusos e intrusas que por vezes aparecem atacando por via das suas frustações o desejo que tenham aprendido com a realidade desse tremendo espectaculo dado pelas escolas de samba e que se mentalizem que mais vale irem pensando que estão a mais e que o samba IGNORA-OS(AS) COMPLETAMENTE !!!!
- Para os(as) que julgam que surgindo no anonimato( ou com nomes lindos de terroristas ) vem trazer algo de novo para o samba com ofensas a sambistas e ignorancias que fiquem com a certeza que apenas ficarão chamuscados e desmascarados. E BEM DESMASCARADOS !!!! Tão facil saber quem são !! Seria um ignorante se não soubesse quem são esses" talibans"( agora até em Estarreja brincaram comigo dizendo: Guerreiro os talibans estão por aí ???).... mas o que me faz confusão é que andam tão bem misturados e tão perto que admira como não se apercebem de quem seja ??? !!!!!! E eu que ás vezes tenho de estar ao lado dele(a)(s) e fingir que não sei quem é........
- Para sambistas que saiem de uma escola dizendo mal dela, indo para outra e que depois saiem dessa outra dizendo também mal. Será preciso dar um nome a isso ? É preciso classificar isso ? Pois é.... tem ainda muito disso por aí !!!!!!
- Para os(as) sambistas ( já repeti isto uma serie de vezes mas os exemplos acontecem atrás uns dos outros ) oportunistas que ainda continuam apenas a querer aparecer em lugares de destaque ( simples alas não servem o ego de certas pessoas pois são muito importantes para irem em uma ala !!!) mas que felizmente em alguns casos e em algumas escolas as coisas já começam a ser desmascaradas e contrariadas.
- Para alguns dos elementos do Gres Bota no Rego que ainda não primam por usar a camiseta da escola . É QUE ERA O DIA DE DESFILE ..... ERA A NOITE DO GRES BOTA NO REGO. ( também não usei a minha na viagem.... estava muito calor) , mas a primeira coisa que fiz ao chegar a Estarreja foi vesti-la !!!!!!!
Que maravilhoso exemplo contrario deu a nossa ALA de PASSISTAS pois foram todas de igual ( com as cores e simbolos do enredo e emblemas do Bota) e num equipamento simples mas de muito bom gosto que mais uma vez marcou a diferença e não passou despercebido aos mais atentos e entendidos.
NOTA FINAL
CONTINUAREI A SER COERENTE NOS COMENTARIOS E POR ISSO FICA DESDE JÁ O RECADO QUE EM SITUAÇÕES EXTERNAS DA ESCOLA GRES BOTA NO REGO ( COMO ACTUAÇÔES PUBLICAS TANTO EM PALCO COMO EM DESFILE DE RUA) NUNCA EM CRITICAS A SITUAÇÔES DE FORO INTERNO, NÃO DEIXAREI DE FAZER CRITICAS MESMO SENDO DESFAVORAVEIS. Se o fiz e faço a outras escolas porque não aquela que represento e pela qual cumpro com tudo ( ensaios, deslocações, actuações , comprando artigos que a escola mande fazer, sendo um associado exemplar com quotas em dia e não devendo nenhum dinheiro á escola !!! ). As criticas sendo contrutivas servem tão somente para melhorar desde que as mentes tenham a inteligencia suficiente para verificar isso.
Deixo por agora 2 exemplos de coisas a tentar alterar de actuações publicas ( portanto não fui só eu que vi que assisti.... é uma realidade )
1- Actuar em palco ou em desfile de rua sem baianas ( nem que sejam só 2 ) NUNCA DEVIA ACONTECER. E porque ? PORQUE A ALA DAS BAIANAS É PURA E SIMPLESMENTE UMA ALA NOBRE NUMA ESCOLA DE SAMBA !!!! TÃO SOMENTE ISSO. INDESMENTIVEL E SEM MAIS CONVERSA.
2- Actuar apenas com porta-bandeira. ERRADO. PORTA BANDEIRA não é porta ESTANDARTE. EM ESCOLA DE SAMBA APENAS VALE COMO CASAL- MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA. As marchas e ranchos folcloricos é que apresentam só com porta estandarte.
São coisas tão evidentes como faceis de resolver para não acontecerem NUNCA !!!!
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
VAMU-KI-VAMU
NOTA 100
- Para as Festas de samba a sul que começam a ser mais participativas embora ainda haja algumas escolas que primem por não participar de nada que não seja Carnaval.
Dou como exemplo a proxima festa dia 9 de Julho do Gres Batuque do Conde onde irão participar todas as escolas de Sesimbra com exepção apenas do Gres Dá Que Falar. VEJA EM AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL : https://docs.google.com/document/d/1rO66q3KRQ5x_MWzzyFcuMxh6q5r5cCOlRTlEXYrh7Ec/edit?authkey=CPunqTg&hl=pt_PT&pli=1##
Que se comece também a alargar as participações de escolas do norte neste eventos a sul.
- Para o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tem seus responsaveis agora entendendo finalmente que a escola tem de participar de Festas de samba ( eu disse SAMBA !!! ) com outras escolas de samba e em varios eventos como Carnavais de Verão pelo país e não ficarem apenas fechados , isolados , nas suas terras em eventos que não são propriamente o motivo da existencia da escola de samba e por isso ficando esquecidos e até desconhecidos e deixando seus integrantes privados durante o ano inteiro de terem o prazer de actuar, brincar , conviver , em varias partes do país onde onde rola samba ( é pá este rola é brasileiro.... vai fazer alguma confusão em algumas personagens.....)...ou seja onde acontece o samba. Por essa atitude e empenho ( muitos ensaios e fazendo as coisas agora certas) tudo esta a melhorar nitidamente.
- Para os maravilhosos enredos que se vão definindo no Carnaval do Rio de Janeiro 2012( VEJA OS LOGOS JÀ CONHECIDOS EM : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/media/set/?set=a.176963449022481.52708.100001264824364. PODE TAMBEM VER AS SINOPSES EM : http://www.sambariocarnaval.com/ Que sirva de inspiração para as escolas portuguesas também procurarem enredos relativos ao nosso pais...nossa cultura...nossa historia.
- Para o publico que encheu as bancadas para assistir ao 4º Trofeu Nacional de Samba em Estarreja
- Para o desempenho de todas as escolas de samba participantes que com o seu proprio estilo e caracteristicas fizeram as delicias desse mesmo publico que pagou seu bilhete para assistir. Verifiquei que todo esse publico ficou bastante satisfeito com aquilo que viu e com o tempo que dedicou para ir ver o espectaculo.
- Particularmente para o desempenho do Gres Bota no Rego que não adiantado estar aqui a fazer elogios. Os maiores elogios verifiquei nos rostos das pessoas ( facilimo de entender !!!) e nos comentarios de gente que não é hipocrita e me dizia na cara, como por vezes diz coisas desagradaveis, e que que disseram o que valeu o desfile do Gres Bota no Rego. Perguntem por aí a quem entende !!! Só que fazer a diferença e mais outros predicados que não vale a pena mencionar são sempre insuficientes !!!
- Para o convivio e para a maneira como as escolas são recebidas em Estarreja para participarem do evento.
- Para o empenho e preocupação que as escolas já vão tendo para se apresentarem na maxima força possivel no Trofeu. Contrariamente a algum relaxe que houve nos dois primeiros anos este 2 ultimos marcam mesmo essa nitida intenção de para alem do divertimento existe também a tentativa de impressionar e agradar ao maximo. Parabens a todas as escolas por isso !!!
- Para os Sócios da Mangueira que delegaram um elemento para ser juri da sua escola mas que pertence a outra e mais que isso está particularmente mais que preparado para votar, o que não tem acontecido estes anos todos com alguns dos juris das escolas. Mais uma atitude pioneira desta escola que como venho dizendo á tempos está subindo degrau a degrau mas já vai num andar muito elevado e a classificação deste ano já dá algumas mostras disso.... sem contar com a vitoria no "seu" Carnaval da Mealhada este vice-campeonato já diz de muita coisa. Parabens por essa atitude. Soube também que a Juventude Vareira também delegou um juri que não é da sua escola .Se todas as escolas delegassem pessoas neutras e entendidas para votar mais credibilidade o Trofeu ia ter. Que as outras escolas sigam o exemplo dos Sócios da Mangueira.
- Para as vitorias do samba enredo ( sem duvida e disparado o melhor do Trofeu) também dos Sócios da Mangueira e de sua bateria sempre a cada dia melhorando. Mais uma vez parabens pela inspiração Xandinho e pela desempenho magnifico de levares o samba maravilhosamente bem e ainda tocando cavaquinho.
- Para o Encontro Internacional de ritimistas que se vai realizar no proximo fim de semana ( dias 1/2/3 de Julho ) em Sesimbra. VEJA PROGRAMA EM : https://docs.google.com/document/d/1Sd7C0Wm2wduOrr2ctB9HcaBjeK11WUyvpmbdt_G5LUs/edit?authkey=CJ_JksAE&hl=pt_PT##
- Pela tentativa de aproximar mais os ritimistas portugueses e conviver com alguns estrangeiros que também estarão presentes. Que seja mais um momento de unidade e convivio entre nós todos que amamos o samba.
100 NOTA
- Para os que ainda duvidam( ou duvidavam ) da grande capacidade das escolas do norte do país. Mais um grupo este ano verificou por exemplo ao vivo o potencial das baterias nortenhas. Bom que mais daqueles que duvidam fossem ver ao vivo para ficarem sem duvidas algumas. Por isso as vezes desejo que outras escolas a sul tivessem possibilidade de vir ao Trofeu tomar contacto com essa realidade e contarem depois para os outros ficarem a saber.
- Para os " talibans" que desconhecem isso , e tudo o mais, que envolve o samba em Portugal e tentam aparecer beliscando quem anda nisto por dedicação e já agora convem saber A TROCO DE NENHUM EURO !!!!!!!
- Para os intrusos e intrusas que por vezes aparecem atacando por via das suas frustações o desejo que tenham aprendido com a realidade desse tremendo espectaculo dado pelas escolas de samba e que se mentalizem que mais vale irem pensando que estão a mais e que o samba IGNORA-OS(AS) COMPLETAMENTE !!!!
- Para os(as) que julgam que surgindo no anonimato( ou com nomes lindos de terroristas ) vem trazer algo de novo para o samba com ofensas a sambistas e ignorancias que fiquem com a certeza que apenas ficarão chamuscados e desmascarados. E BEM DESMASCARADOS !!!! Tão facil saber quem são !! Seria um ignorante se não soubesse quem são esses" talibans"( agora até em Estarreja brincaram comigo dizendo: Guerreiro os talibans estão por aí ???).... mas o que me faz confusão é que andam tão bem misturados e tão perto que admira como não se apercebem de quem seja ??? !!!!!! E eu que ás vezes tenho de estar ao lado dele(a)(s) e fingir que não sei quem é........
- Para sambistas que saiem de uma escola dizendo mal dela, indo para outra e que depois saiem dessa outra dizendo também mal. Será preciso dar um nome a isso ? É preciso classificar isso ? Pois é.... tem ainda muito disso por aí !!!!!!
- Para os(as) sambistas ( já repeti isto uma serie de vezes mas os exemplos acontecem atrás uns dos outros ) oportunistas que ainda continuam apenas a querer aparecer em lugares de destaque ( simples alas não servem o ego de certas pessoas pois são muito importantes para irem em uma ala !!!) mas que felizmente em alguns casos e em algumas escolas as coisas já começam a ser desmascaradas e contrariadas.
- Para alguns dos elementos do Gres Bota no Rego que ainda não primam por usar a camiseta da escola . É QUE ERA O DIA DE DESFILE ..... ERA A NOITE DO GRES BOTA NO REGO. ( também não usei a minha na viagem.... estava muito calor) , mas a primeira coisa que fiz ao chegar a Estarreja foi vesti-la !!!!!!!
Que maravilhoso exemplo contrario deu a nossa ALA de PASSISTAS pois foram todas de igual ( com as cores e simbolos do enredo e emblemas do Bota) e num equipamento simples mas de muito bom gosto que mais uma vez marcou a diferença e não passou despercebido aos mais atentos e entendidos.
NOTA FINAL
CONTINUAREI A SER COERENTE NOS COMENTARIOS E POR ISSO FICA DESDE JÁ O RECADO QUE EM SITUAÇÕES EXTERNAS DA ESCOLA GRES BOTA NO REGO ( COMO ACTUAÇÔES PUBLICAS TANTO EM PALCO COMO EM DESFILE DE RUA) NUNCA EM CRITICAS A SITUAÇÔES DE FORO INTERNO, NÃO DEIXAREI DE FAZER CRITICAS MESMO SENDO DESFAVORAVEIS. Se o fiz e faço a outras escolas porque não aquela que represento e pela qual cumpro com tudo ( ensaios, deslocações, actuações , comprando artigos que a escola mande fazer, sendo um associado exemplar com quotas em dia e não devendo nenhum dinheiro á escola !!! ). As criticas sendo contrutivas servem tão somente para melhorar desde que as mentes tenham a inteligencia suficiente para verificar isso.
Deixo por agora 2 exemplos de coisas a tentar alterar de actuações publicas ( portanto não fui só eu que vi que assisti.... é uma realidade )
1- Actuar em palco ou em desfile de rua sem baianas ( nem que sejam só 2 ) NUNCA DEVIA ACONTECER. E porque ? PORQUE A ALA DAS BAIANAS É PURA E SIMPLESMENTE UMA ALA NOBRE NUMA ESCOLA DE SAMBA !!!! TÃO SOMENTE ISSO. INDESMENTIVEL E SEM MAIS CONVERSA.
2- Actuar apenas com porta-bandeira. ERRADO. PORTA BANDEIRA não é porta ESTANDARTE. EM ESCOLA DE SAMBA APENAS VALE COMO CASAL- MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA. As marchas e ranchos folcloricos é que apresentam só com porta estandarte.
São coisas tão evidentes como faceis de resolver para não acontecerem NUNCA !!!!
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
VAMU-KI-VAMU
NOVA NOTA 100 VS 100 NOTA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quarta-feira, 1 de junho de 2011
/
Esta rubrica era para ter sido colocada no ar á mais tempo mas ficou aguardando o desenrolar de alguns acontecimentos que a mim não me surpreenderam mas que provavelmente desencantou de vez algumas pessoas que poderiam andar enganadas ou a fingir que estavam.
Felizmente tudo se resolveu da maneira mais correcta e logica.
Não quero também deixar de assinalar o maravilhoso contributo que alguns sambistas cariocas tem dado na apreciação dos nossos sambas.Na altura do Carnaval quando os tinha recebido todos falei que era uma safra muito boa com alguns sambas se destacando e outros nem tanto bem como até um ou outro caso de sambas muito ruins e mal gravados. Era a opinião do ANTONIO GUERREIRO.....NÃO ENTENDE NADA !!! Agora com a apreciação de quem entende (e em alguns casos inquestionaveis sequer !!!! )está aí a CONFIRMAÇÃO !!!
Ainda falta a analise de 2 ou 3 colaboradores que humildemente e até com muito prazer se dispuseram a contribuir para nos ajudar a valorizar e progredir com suas criticas.
Claro...para quem as aceitar ....
Confira em :https://docs.google.com/document/d/19NdWmdGxw17YFzcFxGUYuJNyJA-4uxXN8XhPK-bPlvg/edit?authkey=CIGeutkK&hl=pt_PT#
100 NOTA
- Para o fim do Grupo de Samba " Contramão "- O fim de coisas boas e agradaveis que valorizam o samba nunca são uma boa noticia.
- Para as tentivas em forçar alterações ao Trofeu Nacional de Estarreja com alguns objectivos que ficaram bem claros para os que não quiseram ou fingiam não ver.
- Para aqueles compositores de samba de enredo em Portugal que mesmo tendo as analises ( criticas) a seus sambas desfavoraveis feitas por quem entende continuam na sua arrogancia pensando que tem razão que estão certos e... QUEM SABE.... não sabe é nada..... e não tem a humildade de reconhecer as suas limitações e procurar aprender para fazer melhor.
- Para a procura de plagiar toda a parte musical de sambas de enredo ( agora tudo se descobre !!) e que tiram TODA A VERDADE e valor á composição de samba de enredo pois DEIXA DE SER ORIGINAL mesmo tendo a letra toda alterada.
- Para as escolas de samba que não fazem a gravação em audio dos seus sambas de enredo ( ORIGINAIS ) e assim fica um espólio por aproveitar e não fica registado no seu historial. Uma pena !
-- Para as contrariedades encontradas na intenção de realizar um historial dos directores de bateria do Gres Bota no Rego junto com uma pequena entrevista a cada um deles contanto um pouco dessa historia até ao director actual para o blog( que já tem entrevista ). VER EM :http://www.bateriadobota.blogspot.com/ ) da BATERIA DO GRES BOTA NO REGO. Alguns "mas "..... algumas "coisas" não o vão tornar possivel pelo menos pela minha parte o que lamento pois seria algo interessante e um legado da escola que ficaria registado. Que alguem o consiga.
- Para algumas indumentárias trazidas a palco na Festa Tropical de Penafirme da Mata.
Não levando as fantasias do desfile de Carnaval as baterias teriam de ter um maior cuidado ,mais esmero com o que se apresenta em palco. Uma coisa é brincar divertir...outra são certos cuidados que representam na imagem que se transmite para quem assiste.
- Para a pouco trabalhada actuação de dança do Gres Bota no Rego na Festa Tropical de Penafirme em relação ao que nos tinha habituado ultimamente.
NOTA 100
- Para a confirmação por parte de sambistas cariocas da boa qualidade da maioria dos nossos sambas de enredo.
- Para os trabalhos que irão em tempo oportuno ser feitos por brasileiros sobre o samba em Portugal
- Para o GRES Paraiso Tropical por continuar a sul a realizar uma grande e sempre divertida FESTA TROPICAL.
- Para a aderencia este ano das escolas e grupos de Sesimbra onde ficou apenas faltando Gres Da que Falar, Saltaricos e Bigodes de Rato.
- Para o regresso da Rainha de Bateria do Gres Bota no Rego ( Ana Alves ) após ausencia forçada para cirurgia ao joelho. " Veio devagar...miudinho"....mas aí esta ela !!!!
- Para a confirmação de mais uma Escola de Samba em Estarreja. A ESCOLA DE SAMBA TRIBAL e que irá reforçar o já famoso Carnaval de Estarreja. VEJA EM :http://antonioguerreiroilhaentrevistas.blogspot.com/
- Para o excelente momento que o Grupo Sambalêlê atravessa e para o orgulho que deixa em cada um de nós sambistas portugueses ( quem não tiver esse orgulho TAMBÉM NÃO CONTA. TÁ A MAIS NESTE UNIVERSO !!!) .CONFIRA EM : http://youtu.be/Ue4vk3G6bCM
E http://youtu.be/6EEpSU0u06I
- Para o entusiasmo de um grupo de ritimistas da Bateria 2 de Abril ( Trepa no Coqueiro de Sesimbra )que estão indo pelo bom caminho da evolução e seguindo o exemplo de que a dirigir tem sempre de estar pessoas apaixonadas e que ENTENDAM do que estão a fazer ou ensinar e aproveitar o que se tem de melhor nos lugares certos. O mesmo chegou a estar a acontecer com outra escola mas infelizmente ficou pelas intenções "dando tiros nos proprios pés " ao não dar oportunidades nem valorizando quem sabia mais do que os que estavam "ensinando". Resultado ? Agora são dos melhores elementos de outra escola de samba em Sesimbra e dos melhores a nivel nacional.
- Para a Bateria de Alhos Vedros SFRUA que embora ainda a dar os primeiros passos já entendeu qual o melhor caminho a seguir. Para alem de já ter solicitado a quem sabe que fosse dar umas " dicas " de percursão a seus ritimistas vai agora proporcionar um primeiro convivio em sua terra com um Encontro de Baterias no dia 11/06 ( Bota no Rego, Trepa no Coqueiro e Batuque estarão presentes) e assim proporcionar aos integrantes da sua bateria um contacto directo com outras baterias para conviverem , trocar ideias e aprendermos uns com os outros.
- Para o entusiasmo que vem crescendo com o aproximar do 1º Encontro Europeu de baterias em Portugal ( Sesimbra )
VEJA EM :https://docs.google.com/document/d/1Sd7C0Wm2wduOrr2ctB9HcaBjeK11WUyvpmbdt_G5LUs/edit?hl=pt_PT&authkey=CJ_JksAE&pli=1#
Tudo leva a crer que vai ser um grande exito tanto mais que terá como atração principal o GRUPO SAMBALÊLÊ. na segunda noite do Evento ( dia 2 de Julho )
- E finalmente para a direção da Escola de samba Sócios da Mangueira pela posição oficial que tomou em relação a uma "eliminatoria " que se estava para realizar desvirtuando o Trofeu Nacional de Estarreja nos moldes em que procura se afirmar. Que fique o exemplo .... que fique de vez a noção que é assim que tem de ser a postura de quem quer estar no samba respeitando o trabalho e o valor de todos os outros. Nem todos os meios são os mais correctos para " vencer ". Que sirva de exemplo para os que não sabem " perder " ou pior ainda ...sem condições para tal.... pensarem que podem "ganhar" .
Saudações sambistas
Felizmente tudo se resolveu da maneira mais correcta e logica.
Não quero também deixar de assinalar o maravilhoso contributo que alguns sambistas cariocas tem dado na apreciação dos nossos sambas.Na altura do Carnaval quando os tinha recebido todos falei que era uma safra muito boa com alguns sambas se destacando e outros nem tanto bem como até um ou outro caso de sambas muito ruins e mal gravados. Era a opinião do ANTONIO GUERREIRO.....NÃO ENTENDE NADA !!! Agora com a apreciação de quem entende (e em alguns casos inquestionaveis sequer !!!! )está aí a CONFIRMAÇÃO !!!
Ainda falta a analise de 2 ou 3 colaboradores que humildemente e até com muito prazer se dispuseram a contribuir para nos ajudar a valorizar e progredir com suas criticas.
Claro...para quem as aceitar ....
Confira em :https://docs.google.com/document/d/19NdWmdGxw17YFzcFxGUYuJNyJA-4uxXN8XhPK-bPlvg/edit?authkey=CIGeutkK&hl=pt_PT#
100 NOTA
- Para o fim do Grupo de Samba " Contramão "- O fim de coisas boas e agradaveis que valorizam o samba nunca são uma boa noticia.
- Para as tentivas em forçar alterações ao Trofeu Nacional de Estarreja com alguns objectivos que ficaram bem claros para os que não quiseram ou fingiam não ver.
- Para aqueles compositores de samba de enredo em Portugal que mesmo tendo as analises ( criticas) a seus sambas desfavoraveis feitas por quem entende continuam na sua arrogancia pensando que tem razão que estão certos e... QUEM SABE.... não sabe é nada..... e não tem a humildade de reconhecer as suas limitações e procurar aprender para fazer melhor.
- Para a procura de plagiar toda a parte musical de sambas de enredo ( agora tudo se descobre !!) e que tiram TODA A VERDADE e valor á composição de samba de enredo pois DEIXA DE SER ORIGINAL mesmo tendo a letra toda alterada.
- Para as escolas de samba que não fazem a gravação em audio dos seus sambas de enredo ( ORIGINAIS ) e assim fica um espólio por aproveitar e não fica registado no seu historial. Uma pena !
-- Para as contrariedades encontradas na intenção de realizar um historial dos directores de bateria do Gres Bota no Rego junto com uma pequena entrevista a cada um deles contanto um pouco dessa historia até ao director actual para o blog( que já tem entrevista ). VER EM :http://www.bateriadobota.blogspot.com/ ) da BATERIA DO GRES BOTA NO REGO. Alguns "mas "..... algumas "coisas" não o vão tornar possivel pelo menos pela minha parte o que lamento pois seria algo interessante e um legado da escola que ficaria registado. Que alguem o consiga.
- Para algumas indumentárias trazidas a palco na Festa Tropical de Penafirme da Mata.
Não levando as fantasias do desfile de Carnaval as baterias teriam de ter um maior cuidado ,mais esmero com o que se apresenta em palco. Uma coisa é brincar divertir...outra são certos cuidados que representam na imagem que se transmite para quem assiste.
- Para a pouco trabalhada actuação de dança do Gres Bota no Rego na Festa Tropical de Penafirme em relação ao que nos tinha habituado ultimamente.
NOTA 100
- Para a confirmação por parte de sambistas cariocas da boa qualidade da maioria dos nossos sambas de enredo.
- Para os trabalhos que irão em tempo oportuno ser feitos por brasileiros sobre o samba em Portugal
- Para o GRES Paraiso Tropical por continuar a sul a realizar uma grande e sempre divertida FESTA TROPICAL.
- Para a aderencia este ano das escolas e grupos de Sesimbra onde ficou apenas faltando Gres Da que Falar, Saltaricos e Bigodes de Rato.
- Para o regresso da Rainha de Bateria do Gres Bota no Rego ( Ana Alves ) após ausencia forçada para cirurgia ao joelho. " Veio devagar...miudinho"....mas aí esta ela !!!!
- Para a confirmação de mais uma Escola de Samba em Estarreja. A ESCOLA DE SAMBA TRIBAL e que irá reforçar o já famoso Carnaval de Estarreja. VEJA EM :http://antonioguerreiroilhaentrevistas.blogspot.com/
- Para o excelente momento que o Grupo Sambalêlê atravessa e para o orgulho que deixa em cada um de nós sambistas portugueses ( quem não tiver esse orgulho TAMBÉM NÃO CONTA. TÁ A MAIS NESTE UNIVERSO !!!) .CONFIRA EM : http://youtu.be/Ue4vk3G6bCM
E http://youtu.be/6EEpSU0u06I
- Para o entusiasmo de um grupo de ritimistas da Bateria 2 de Abril ( Trepa no Coqueiro de Sesimbra )que estão indo pelo bom caminho da evolução e seguindo o exemplo de que a dirigir tem sempre de estar pessoas apaixonadas e que ENTENDAM do que estão a fazer ou ensinar e aproveitar o que se tem de melhor nos lugares certos. O mesmo chegou a estar a acontecer com outra escola mas infelizmente ficou pelas intenções "dando tiros nos proprios pés " ao não dar oportunidades nem valorizando quem sabia mais do que os que estavam "ensinando". Resultado ? Agora são dos melhores elementos de outra escola de samba em Sesimbra e dos melhores a nivel nacional.
- Para a Bateria de Alhos Vedros SFRUA que embora ainda a dar os primeiros passos já entendeu qual o melhor caminho a seguir. Para alem de já ter solicitado a quem sabe que fosse dar umas " dicas " de percursão a seus ritimistas vai agora proporcionar um primeiro convivio em sua terra com um Encontro de Baterias no dia 11/06 ( Bota no Rego, Trepa no Coqueiro e Batuque estarão presentes) e assim proporcionar aos integrantes da sua bateria um contacto directo com outras baterias para conviverem , trocar ideias e aprendermos uns com os outros.
- Para o entusiasmo que vem crescendo com o aproximar do 1º Encontro Europeu de baterias em Portugal ( Sesimbra )
VEJA EM :https://docs.google.com/document/d/1Sd7C0Wm2wduOrr2ctB9HcaBjeK11WUyvpmbdt_G5LUs/edit?hl=pt_PT&authkey=CJ_JksAE&pli=1#
Tudo leva a crer que vai ser um grande exito tanto mais que terá como atração principal o GRUPO SAMBALÊLÊ. na segunda noite do Evento ( dia 2 de Julho )
- E finalmente para a direção da Escola de samba Sócios da Mangueira pela posição oficial que tomou em relação a uma "eliminatoria " que se estava para realizar desvirtuando o Trofeu Nacional de Estarreja nos moldes em que procura se afirmar. Que fique o exemplo .... que fique de vez a noção que é assim que tem de ser a postura de quem quer estar no samba respeitando o trabalho e o valor de todos os outros. Nem todos os meios são os mais correctos para " vencer ". Que sirva de exemplo para os que não sabem " perder " ou pior ainda ...sem condições para tal.... pensarem que podem "ganhar" .
- Para a A.C. Estarreja por ter alterado ( finalmente !! ) um dos quesitos em avaliação no Trofeu de Samba. Excluir o quesito Madrinha de Bateria (era ridiculo...... não existe !!!!!) e colocado o quesito SAMBA de ENREDO foi certissimo. Correctissimo !!! Fica agora apenas a faltar ( não sei porque ainda não viram isso ?) o MAIS IMPORTANTE.... aquele que gera todo o desfile de uma escola de samba... pois TUDO É BASEADO NELE ( já repararam ? ). Pois é fica faltando o quesito ENREDO.(NOVO)
Vamu-Ki-VamuSaudações sambistas
NÃO HAVIA NECESSIDADE.
Publicada por
Antonio Guerreiro
on segunda-feira, 23 de maio de 2011
/
NÃO HAVIA NECESSIDADE............
Amigos sambistas na realidade não havia necessidade de a Associassão do Carnaval de Estarreja estar a passar por tudo isto relativamente ao seu Trofeu Nacional de Samba.
Sem estar a perder tempo com o que esteve na realidade por trás de tudo isto e sem estar com palavras bonitas e demagogicas era muito simples não se chegar a este ponto nem nunca se ter passado por outras situações menos esclarecidas.
E reparem como era simples. TÃO SIMPLES !!!!
Aumentar o numero de escolas ?
Uma das hipoteses- Tem a hipotese de convidar( como já o fizeram ) o Gres Abrigada , Parcela 6 ou até o Gres Paraiso Tropical que é uma escola que tem por norma não falhar a convites.
Outra hipotese- O vencedor do Trofeu ficar automaticamente apurado( com toda a logica e merecimento !!) para no ano seguinte defender o titulo (na localidade do vencedor seria também apurado o vencedor do seu concurso e no caso de ser o mesmo que venceu o Trofeu seria também representante o 2ºclassificado)
Quanto á questão de mais escolas como vêm ..... SIMPLES NÃO É ???!!!!!!
Por isso a justificação do que estava para acontecer cai positivamente por terra.( e sem esquecer que "isso" que estava para acontecer iria fazer com que estivessem 2 escolas de alguma localidade e não uma de cada como se pretende).
Problemas de convite para as escolas de localidades que não tem concurso ?
Parece que á desejo de continuar a ter. ( fala-se até num provavel sorteio no proximo ano.). Se for sorteio puro com todas as escolas uma escola com sorte pode ir uma serie de anos seguida !!!
E isto do samba não é casino ...não é sorte... é partilha, participação, convivio.
E ERA TÃO SIMPLES...TÃO SIMPLES DE RESOLVER !!!!
Sesimbra por exemplo:
Nota:coloco nesta ordem mas pode ser outra qualquer até chegar novamente a vez do Bota no Rego.
2012- Trepa no Coqueiro
2013- Vila Zimbra
2014- Dá Que Falar
2015- Batuque do Conde
2016 -Saltaricos do Castelo
2017 - Bota no Rego
........ e por ai fora. Se alguma escola não quisesse participar seguia a do ano seguinte !!!
Figueira da Foz:
2012- Novo Imperio( coloco nesta ordem pois é a que falta ir ao concurso. Este ano vai a Rainha. )
2013- UMG
2014- Rainha
2015- Novo imperio
...... e por ai fora........
AMIGOS SAMBISTAS como vêm.... SIMPLES.... SEM MAS NEM MEIO MAS E TUDO ESTARIA RESOLVIDO !!!!
Basta querer e não se andar a fazer mais ondas.
Quanto ao resto.... NÃO HAVIA NECESSIDADE.
Saudações sambistas
Amigos sambistas na realidade não havia necessidade de a Associassão do Carnaval de Estarreja estar a passar por tudo isto relativamente ao seu Trofeu Nacional de Samba.
Sem estar a perder tempo com o que esteve na realidade por trás de tudo isto e sem estar com palavras bonitas e demagogicas era muito simples não se chegar a este ponto nem nunca se ter passado por outras situações menos esclarecidas.
E reparem como era simples. TÃO SIMPLES !!!!
Aumentar o numero de escolas ?
Uma das hipoteses- Tem a hipotese de convidar( como já o fizeram ) o Gres Abrigada , Parcela 6 ou até o Gres Paraiso Tropical que é uma escola que tem por norma não falhar a convites.
Outra hipotese- O vencedor do Trofeu ficar automaticamente apurado( com toda a logica e merecimento !!) para no ano seguinte defender o titulo (na localidade do vencedor seria também apurado o vencedor do seu concurso e no caso de ser o mesmo que venceu o Trofeu seria também representante o 2ºclassificado)
Quanto á questão de mais escolas como vêm ..... SIMPLES NÃO É ???!!!!!!
Por isso a justificação do que estava para acontecer cai positivamente por terra.( e sem esquecer que "isso" que estava para acontecer iria fazer com que estivessem 2 escolas de alguma localidade e não uma de cada como se pretende).
Problemas de convite para as escolas de localidades que não tem concurso ?
Parece que á desejo de continuar a ter. ( fala-se até num provavel sorteio no proximo ano.). Se for sorteio puro com todas as escolas uma escola com sorte pode ir uma serie de anos seguida !!!
E isto do samba não é casino ...não é sorte... é partilha, participação, convivio.
E ERA TÃO SIMPLES...TÃO SIMPLES DE RESOLVER !!!!
Sesimbra por exemplo:
Nota:coloco nesta ordem mas pode ser outra qualquer até chegar novamente a vez do Bota no Rego.
2012- Trepa no Coqueiro
2013- Vila Zimbra
2014- Dá Que Falar
2015- Batuque do Conde
2016 -Saltaricos do Castelo
2017 - Bota no Rego
........ e por ai fora. Se alguma escola não quisesse participar seguia a do ano seguinte !!!
Figueira da Foz:
2012- Novo Imperio( coloco nesta ordem pois é a que falta ir ao concurso. Este ano vai a Rainha. )
2013- UMG
2014- Rainha
2015- Novo imperio
...... e por ai fora........
AMIGOS SAMBISTAS como vêm.... SIMPLES.... SEM MAS NEM MEIO MAS E TUDO ESTARIA RESOLVIDO !!!!
Basta querer e não se andar a fazer mais ondas.
Quanto ao resto.... NÃO HAVIA NECESSIDADE.
Saudações sambistas
AS VERDADES NUNCA FICAM BEM NA FOTOGRAFIA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quarta-feira, 27 de abril de 2011
/
NOTA 100
- Para os excelentes Enredos que já estão sendo divulgados por algumas Escolas do Rio de Janeiro ( ex: Mangueira, Imperatriz, Vila Isabel, U.da Ilha....)
- Para a renovação do Sambodromo do Rio de Janeiro que agora vai ficar muito mais moderno , com bancadas de ambos os lados e com capacidade para cerca de 80.000 lugares.
- Para o restabelecimento ( depois de um problema cardiaco ) de Dominguinhos da Estacio e que assim vai poder continuar dando a sua voz ao Carnaval Carioca.
- Para a noticia de uma nova escola de samba que se oficializou no Carnaval de Estarreja. e pelo que sei formada por gente com muitos titulos em Estarreja , com muita experiencia. Cada vez mais forte esse Carnaval. Mais um reforço nas escolas a norte do País . Enquanto a sul algumas foram fechando outras vão perdendo cada vez mais potencial e muita das vontades apenas se ficam pelas palavras a norte dão-se passos bem largos na evolução e progresso dos Carnavais e do Samba.
- Para o retorno da maior e melhor Festa de samba que se realiza em Portugal. Os sambistas da Mealhada perceberam finalmente a perca que era para o samba não existir esse evento por desavenças e mesquinhices sem nexo.Parece que a Festa de Samba da Mealhada será este ano outra vez uma feliz realidade.
- Para o esforço e entusiasmo que esta a ser feito por algumas pessoas para que a organização do 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BATERIAS EM PORTUGAL possa ser um sucesso. Que a aderência ao evento corresponda as espectativas e que muitos ritimistas portugueses digam presente para ser um acontecimento histórico.
- Para as " movimentações " que estão havendo para uma maior credibilidade e fortalecimento do já famoso e sempre contestado ( mas no meio de tanto blá..blá... blá... todas as escolas acabam indo !!! Será porque? ) Trofeu Nacional das Escolas de Samba de Estarreja.
- Para o Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) que mais uma vez teve a iniciativa e o esforço para ter o Grupo Sambalêlê na sua Festa de Aniversario possibilitando assim a todos os presentes assistirem ao melhor samba que se executa em Portugal.
100 NOTA
" As verdades nunca ficam bem na fotografia "
- Para os entraves que são colocados ás Escolas de samba de Sesimbra nas suas pretenções de terem espaços disponiveis para a realização de Festas de Samba nocturnas . Por isto e por aquilo ...NUNCA É POSSIVEL.
- Para a insistente falta de unidade entre as escolas de algumas localidades que teimam em ter rivalidades doentias nem sequer convidando outras escolas para suas Festas. Muita" baixeza ".
- Também para as escolas de samba que são convidadas para as Festas de outras escolas e falham muitas vezes e até em alguns casos sem sequer resposta darem . Não merecem ser convidadas !
Em 2007 firmei a minha ligação com o Gres Bota no Rego e durante todos estes anos vi a escola trilhando caminhos seguros , de grande evolução e dinamismo que a colocou no patamar cimeiro das escolas de samba em Portugal. Uma gestão de muito boa qualidade , onde se foi alicersando uma visão mais concreta do que é verdadeiramente uma escola de samba. Foram-se eliminando focos retrogrados que poderiam ( e muitas tentativas houve ) ter impedido esse progresso que levou a escola a ser conhecida a nivel nacional quando apenas o era a nivel interno e pouco mais. Foi um ano de 2010 pleno de muita dinamica , muita actividade de todas as secções da escola ( banda,teatro, Academia de Musica, Marchas Populares e muito samba ) e continuo progresso, pois como sempre digo a razão de toda a evolução é estarem AS PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS. Só assim , e não tem mais nenhuma maneira, as coisas dão certo.
Sendo coerente como sempre fui e quero ser , como associado e elemento desta escola não poderia ficar "calado " por estar a assistir ao desmorenar desse ÚNICO PRINCIPIO ( pessoas certas nos lugares certos ) para um bom funcionamento de uma escola de samba !!!!
Alem de algumas "divisões " e "mudas fricções " que estão sendo cada vez mais notórias na escola de samba tem agora esta desvalorização que para mim é incompreensivel :
Como pode, com as escassez de elementos que percebam realmente o que é VERDADEIRAMENTE uma Escola de Samba( o que é bem diferente de uma escola de Carnaval, caseira, intimista, meio-bloco para brincadeira, camararia, provinciana..... ), o Gres Bota no Rego se dar ao "LUXO" de prescindir de um elemento dos que mais percebe de Escola de Samba em Sesimbra ( Pedro Canana ) ? É um luxo demasiado caro deixar de parte para uma nova direcção um elemento de tamanha dedicação e sabedoria. Penso até que é de uma certa ingratidão para todo o trabalho realizado anteriormente por esse elemento.
Tudo teria de ser conciliado....
As pessoas são diferente... as pessoas pensam diferentes umas das outras.
Ajustar o que realmente somos com o que pensamos ser...
Conviver com diferenças.......saber viver em sociedade conciliando aquilo que pensamos com o que os outros pensam, conseguir se colocar na posição do outro é a grande virtude que se teria de ter para bem da Escola e do seu funcionamento e evolução.
Em "perigo" fica certamente a escola pois por arrasto ( Deus queira que não ) poderá a Escola "perder" também aquela que a meu ver ( e só não vê quem não quer, ou nada entende !!! ) tem tido um trabalho de alto nivel , no ensino e na evolução das passistas do Bota no Rego . E não basta ter talento, não basta saber dançar ( ensinar , organizar e unir é bem mais dificil ). Ela -Ana Alves (Preta ) é a responsavel por o Gres Bota no Rego ter actualmente uma tremenda Ala de Passista e de uma qualidade muito elevada para o nosso meio sambistico. Jamais a escola teve tamanho nivel nesta area. Jamais essa ala atingiu tamanha capacidade.
Fiquei triste e preocupado........
Mas................foi uma opinião de sambista..."que vê um pouco mais á frente". Vamu-Ki-Vamu que atrás vem gente.
Saudações sambistas
Nota:
A ultima frase " que vê um pouco mais á frente" precisa ser TRADUZIDA, pois para aqueles que pensava não mais visitarem meu blog ...MAS AFINAL VÊM VISITA-LO TODOS OS DIAS, está um pouco "brasileiro" demais, ou até achinesado.....e por isso convêm ser "traduzir "....:
A frase NÃO SIGNIFICA VER MAIS QUE OS OUTROS , SIGNIFICA VER EM ANTICIPAÇÃO, PELA IDADE, PELA EXPERIENCIA DE VIDA E NÃO POR SER MAIS QUE OS OUTROS.
!!!!! VALEUUUUUU ??????
- Para os excelentes Enredos que já estão sendo divulgados por algumas Escolas do Rio de Janeiro ( ex: Mangueira, Imperatriz, Vila Isabel, U.da Ilha....)
- Para a renovação do Sambodromo do Rio de Janeiro que agora vai ficar muito mais moderno , com bancadas de ambos os lados e com capacidade para cerca de 80.000 lugares.
- Para o restabelecimento ( depois de um problema cardiaco ) de Dominguinhos da Estacio e que assim vai poder continuar dando a sua voz ao Carnaval Carioca.
- Para a noticia de uma nova escola de samba que se oficializou no Carnaval de Estarreja. e pelo que sei formada por gente com muitos titulos em Estarreja , com muita experiencia. Cada vez mais forte esse Carnaval. Mais um reforço nas escolas a norte do País . Enquanto a sul algumas foram fechando outras vão perdendo cada vez mais potencial e muita das vontades apenas se ficam pelas palavras a norte dão-se passos bem largos na evolução e progresso dos Carnavais e do Samba.
- Para o retorno da maior e melhor Festa de samba que se realiza em Portugal. Os sambistas da Mealhada perceberam finalmente a perca que era para o samba não existir esse evento por desavenças e mesquinhices sem nexo.Parece que a Festa de Samba da Mealhada será este ano outra vez uma feliz realidade.
- Para o esforço e entusiasmo que esta a ser feito por algumas pessoas para que a organização do 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BATERIAS EM PORTUGAL possa ser um sucesso. Que a aderência ao evento corresponda as espectativas e que muitos ritimistas portugueses digam presente para ser um acontecimento histórico.
- Para as " movimentações " que estão havendo para uma maior credibilidade e fortalecimento do já famoso e sempre contestado ( mas no meio de tanto blá..blá... blá... todas as escolas acabam indo !!! Será porque? ) Trofeu Nacional das Escolas de Samba de Estarreja.
- Para o Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) que mais uma vez teve a iniciativa e o esforço para ter o Grupo Sambalêlê na sua Festa de Aniversario possibilitando assim a todos os presentes assistirem ao melhor samba que se executa em Portugal.
100 NOTA
" As verdades nunca ficam bem na fotografia "
- Para os entraves que são colocados ás Escolas de samba de Sesimbra nas suas pretenções de terem espaços disponiveis para a realização de Festas de Samba nocturnas . Por isto e por aquilo ...NUNCA É POSSIVEL.
- Para a insistente falta de unidade entre as escolas de algumas localidades que teimam em ter rivalidades doentias nem sequer convidando outras escolas para suas Festas. Muita" baixeza ".
- Também para as escolas de samba que são convidadas para as Festas de outras escolas e falham muitas vezes e até em alguns casos sem sequer resposta darem . Não merecem ser convidadas !
-100 Nota Final-
Em 2007 firmei a minha ligação com o Gres Bota no Rego e durante todos estes anos vi a escola trilhando caminhos seguros , de grande evolução e dinamismo que a colocou no patamar cimeiro das escolas de samba em Portugal. Uma gestão de muito boa qualidade , onde se foi alicersando uma visão mais concreta do que é verdadeiramente uma escola de samba. Foram-se eliminando focos retrogrados que poderiam ( e muitas tentativas houve ) ter impedido esse progresso que levou a escola a ser conhecida a nivel nacional quando apenas o era a nivel interno e pouco mais. Foi um ano de 2010 pleno de muita dinamica , muita actividade de todas as secções da escola ( banda,teatro, Academia de Musica, Marchas Populares e muito samba ) e continuo progresso, pois como sempre digo a razão de toda a evolução é estarem AS PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS. Só assim , e não tem mais nenhuma maneira, as coisas dão certo.
Sendo coerente como sempre fui e quero ser , como associado e elemento desta escola não poderia ficar "calado " por estar a assistir ao desmorenar desse ÚNICO PRINCIPIO ( pessoas certas nos lugares certos ) para um bom funcionamento de uma escola de samba !!!!
Alem de algumas "divisões " e "mudas fricções " que estão sendo cada vez mais notórias na escola de samba tem agora esta desvalorização que para mim é incompreensivel :
Como pode, com as escassez de elementos que percebam realmente o que é VERDADEIRAMENTE uma Escola de Samba( o que é bem diferente de uma escola de Carnaval, caseira, intimista, meio-bloco para brincadeira, camararia, provinciana..... ), o Gres Bota no Rego se dar ao "LUXO" de prescindir de um elemento dos que mais percebe de Escola de Samba em Sesimbra ( Pedro Canana ) ? É um luxo demasiado caro deixar de parte para uma nova direcção um elemento de tamanha dedicação e sabedoria. Penso até que é de uma certa ingratidão para todo o trabalho realizado anteriormente por esse elemento.
Tudo teria de ser conciliado....
As pessoas são diferente... as pessoas pensam diferentes umas das outras.
Ajustar o que realmente somos com o que pensamos ser...
Conviver com diferenças.......saber viver em sociedade conciliando aquilo que pensamos com o que os outros pensam, conseguir se colocar na posição do outro é a grande virtude que se teria de ter para bem da Escola e do seu funcionamento e evolução.
Em "perigo" fica certamente a escola pois por arrasto ( Deus queira que não ) poderá a Escola "perder" também aquela que a meu ver ( e só não vê quem não quer, ou nada entende !!! ) tem tido um trabalho de alto nivel , no ensino e na evolução das passistas do Bota no Rego . E não basta ter talento, não basta saber dançar ( ensinar , organizar e unir é bem mais dificil ). Ela -Ana Alves (Preta ) é a responsavel por o Gres Bota no Rego ter actualmente uma tremenda Ala de Passista e de uma qualidade muito elevada para o nosso meio sambistico. Jamais a escola teve tamanho nivel nesta area. Jamais essa ala atingiu tamanha capacidade.
Fiquei triste e preocupado........
Mas................foi uma opinião de sambista..."que vê um pouco mais á frente". Vamu-Ki-Vamu que atrás vem gente.
Saudações sambistas
Nota:
A ultima frase " que vê um pouco mais á frente" precisa ser TRADUZIDA, pois para aqueles que pensava não mais visitarem meu blog ...MAS AFINAL VÊM VISITA-LO TODOS OS DIAS, está um pouco "brasileiro" demais, ou até achinesado.....e por isso convêm ser "traduzir "....:
A frase NÃO SIGNIFICA VER MAIS QUE OS OUTROS , SIGNIFICA VER EM ANTICIPAÇÃO, PELA IDADE, PELA EXPERIENCIA DE VIDA E NÃO POR SER MAIS QUE OS OUTROS.
!!!!! VALEUUUUUU ??????