NOTA 100 VS 100 NOTA- AGOSTO

A MAIOR DAS HOMENAGENS QUE PODEMOS PRESTAR Á VERDADE É UTILIZA-LA.

NOTA 100


- Para a CONFIRMAÇÃO EM PRIMEIRA MÃO DA REALIZAÇÂO NO DIA 10 DE SETEMBRO DO MAIOR E MELHOR FESTIVAL DE SAMBA DO PAÍS- O FESTIVAL LUSO-BRASILEIRO NA MEALHADA.


- Para o muito publico que veio assistir ao Carnaval de Verão em Sesimbra.

- Para a comparência de muitos sambistas do norte( Estarreja,Ovar e Mealhada ) do país para assistirem ao Carnaval de Verão em Sesimbra e que assim tiveram a possibilidade de comprovar muito do que tenho dito e escrito sobre as diferenças e os desniveis entre as escolas de Sesimbra. Agora mais que nunca me deram razão e verificaram que ainda disse muito pouco. Comprovaram também as enormes diferenças entre o trabalho das baterias e da maioria dos sambas de enredo para as escolas nortenhas.( ressalvo aqui que também perceberam que a nivel de fantasias as escolas de Sesimbra estão num patamar elevado em relação á maioria das escolas do país )

- Mais uma vez para o notorio progresso e melhorias da bateria do Gres Trepa Coqueiro mas agora mais que nunca não cair em equivocos ou em pensamentos demasiados altos pois ainda não é o momento. Como foram percebendo a pouco e pouco..... as coisas tem que ser levadas na humildade ...no trabalho... mas respeitando as diferenças sempre.

- Para as Passistas do Gres Bota no Rego que estão realmente a um grande nivel e que formam uma "equipe" coesa, unida apresentando uma qualidade muito boa para o panorama nacional e dando um prazer enorme de assistir á sua evolução seja em palco ou desfile de rua. São um show á parte.

- Para o 1º LUÁU em Sesimbra pois possibilitou mais uma noite de actividade as escolas de samba e grupos de Sesimbra e mais momentos de diversão e convivio entre os presentes. Iniciativa que assim também abre um precedente e que poderá ser aproveitado ( assim o saibam fazer? ) pelas escolas de samba que no verão poderão querer realizar alguma Festa Tropical ( por exemplo ) na praia e talvez possam não ter como receber um não. Ou talvez até tenham......será ?

- Para a boa safra de sambas que estão surgindo a concurso nas escolas do Rio de Janeiro. Só irão prestigiar os excelentes enredos para 2012.

- Para as escolas de samba portuguesas que estão apresentando( e melhor ainda se os estiverem a trabalhar já ) no devido tempo seus enredos para o Carnaval 2012. Confira no blog em ENREDOS e SINOPSES- Portugal esses enredos já divulgados.

- Para as excelentes e animadas noites de samba que se realizam no bar VISTA MAR em Sesimbra. E só não maiores e melhores porque a comparencia de sambistas de Sesimbra tem deixado a desejar pois bastariam estar por exemplo 10 elementos de cada escola para ter logo outra dimensão. Mas.... os mas....vão ficando cada vez mais esclarecidos e obvios.


100 NOTA

- Para a escassa publicidade dada pelas entidades competentes ao Carnaval de Verão em Sesimbra. Como é facil de comprovar todos os Carnavais de Verão por esse país fora são bem divulgados e não tem o potencial de terem tantas escolas de samba como Sesimbra.Todos os eventos tiveram e têm um simples cartaz alusivo ao evento no minimo dos minimos !!!

- Para a fraca iluminação com que se realizou o desfile das Escolas de Samba no Carnaval de Verão em Sesimbra. Lamentavel para o esforço e dedicação das escolas em proporcionar um maravilhoso espectaculo de cor e para a multidão que assistiu ao desfile.
Mas.... por mais maus tratos que aconteçam a certeza que apenas a PRAIA atrai mais gente a Sesimbra do que os desfiles das Escolas de Samba e grupos tanto no Carnaval de epoca como o de Verão. Por mais actividades ou eventos que façam nada se ha-de igualar ao publico que vem prepositadamente ver as escolas de samba. NADA !!!! É um filão lamentavelmente mal aproveitado e para cumulo mal tratado.

- Para o som de fundo do video que a TV Sesimbra colocou para a reportagem do Carnaval de Verão. Em vez de colocar uma montagem com os sambas das escolas de samba de Sesimbra ( todas gravam seu audio ) teve como som de fundo um samba do Rio de Janeiro e ainda por cima um samba não oficial pois foi eliminado no concurso na Unidos da Tijuca.( pode ser comprovado no video colocado( copiado )para este blog.

- Para os que em festas e convivios de samba não sabem aproveitar para se divertir, conviver.

- Para os que não souberam receber e partilhar momentos com os sambistas do norte que visitaram Sesimbra no fim de semana do Carnaval de Verão.
Para os que não poderam o meu " perdão " para os iluminados e alguns já bem conhecidos que não estiveram porque não quiseram ainda bem que estiveram ausentes. O samba agradeceu.
.....já agora também em primeira mão... tem quem tenha gostado muito de Sesimbra e de quem com eles conviveu que vai ainda voltar mais uma vez este mês de Agosto.

- Para uma sessão tipo coloquio sobre samba de enredo e sua evolução nas escolas de samba em Sesimbra feita para alguns e ficando por convidar compositores da nova vaga e até um compositor dos mais credenciados do pais que já contribuiu inclusivé com sambas para algumas escolas de Sesimbra. Talvez por compor de um genero de samba um pouco difente " á Sacavem " como uma vez num concurso de samba ouvi dizer. Mas sobre isso as coisas são bem claras.
Basta pensar qual o samba mais marcante do Carnaval de Sesimbra ?
Pois é....
É o " oi ..oi...oi..ô... Quero esquecer e não posso...Quem fecha os olhos não viu...vão destruir o que é nosso.... lá p´ra ponta do.....
Muitas e muitas vezes o cantei, até em Lisboa no bar Bip-Bip era cantado. Era e é cantado em todo o lado. É muito lindo....excelente muito bem construido MAS NÃO É SAMBA !!! É um genero de OLODUM !!! NÃO É SAMBA DE ENREDO !!! Basta pensar... meditar um pouco sobre isso.

- Para as escolas de samba que não tem site ou uma pagina na net para assim poderem divulgar ao mundo sua historia e suas actividades e para aquelas que tendo os mantêm inactivos e desactualizados o que não contribui para uma verdadeira imagem da escola.

NOTA FINAL

São os meus agradecimentos para os convites que vou recebendo de algumas escolas de samba para assistir,e em alguns casos participar dos seus eventos como foi o caso ultimamento do Gres Batuque do Conde cuja direção me presenteou com o convite para estar presente na apresentação do seu Enredo para o Carnaval 2012 e o do Gres Novo Imperio que me convidou para participar de sua bateria no Carnaval de Verão da Figueira da Foz que se vai realizar dia 13 deste mês de Agosto.
Fico bastante feliz e honrado com isso pois estar no samba é participar dele seja onde for. Habituei-me assim no Rio onde os ritimistas tocam em varias escolas de samba e blocos e frequentam as mais variadas festas em diversos locais de samba. Sempre que aqui o possa fazer estarei presente participando ou não. Para algumas mentes aqui em Portugal são coisas muito estranhas( não é taliban?). Mas com o tempo e excluindo a pouco e pouco essas pessoas a coisa vai.
Espero agora que alguns "doutores" (as)- ( por falar em "doutores"... tem ainda muitos(as) de boa escrita de português que ainda não perceberam..não sabem ou não lhe disseram que ter O QI - quoeficiente de inteligencia- elevado, nada vale para quem tiver um grande QE-quoeficiente emocional.
Esses terão sempre uma maior aptidão social pois LIDAR COM PESSOAS, CONVIVER COM PESSOAS NÃO É LIDAR COM CRIATURAS DE LOGICA, MAS DE EMOÇÕES !!!).
Espero como dizia que esses doutores de grande QI que não voltem a sentir a minha falta nem "fiquem tristes" pois dia 13 porque estarei NO SAMBA , convidado por GENTE do SAMBA em DESFILE DE SAMBA.
Por aí..... Levantem muito o pé do chão... a poeira não.( pois é alcatrão ).

Outra nota pessoal que me deixa muito feliz é saber que o Gres Bota no Rego está convidado para O MAIOR E MELHOR FESTIVAL DE SAMBA NO PAÍS- Mealhada ( dia 10 de Setembro ) e também honrosamente convidado para a FESTA DA VAI QUEM QUER EM ESTARREJA- (dia 24 de Setembro )
É isso aí Bota no Rego nos grandes palcos nacionais de SAMBA. Á que estar feliz e aproveitar bem esses momentos.

Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas

NOTA 100 VS 100 NOTA

NOTA 100

- Para a maravilhosa noticia do projecto de construção da futura Aldeia de Carnaval em Ovar: Ver em : http://www.publico.pt/Local/aldeia-do-carnaval-de-ovar-vai-custar-149-milhoes-e-deve-estar-pronta-em-2013_1502832
Excelente iniciativa que fará com que o Carnaval de Ovar se torne ainda maior e melhor. Terá uma dimensão que se as outras Camaras que têm Carnaval e principalmente escolas de samba não seguirem o exemplo as diferenças vão ser dentro em breve ABISMAIS !!!


- Para a 1ª Festa Tropical do Gres Batuque do Conde que depois das saudosas mas já distantes Festas do Gres Capricho de Abrigada foi aquela que mais escolas e grupos consegiu reunir a sul do país. Parabens ao Batuque do Conde á sua comunidade e também aos participantes que começam a perceber que só assim se pode evoluir e dignificar as Escolas de Samba.Veja mais em :
https://docs.google.com/document/d/1CBrEMByuMpwAnVyrmvpuzrp8u1kcuR5nftpY4Kh56qc/edit?hl=pt_PT#

- Para o regresso ( o ano passado não se realizou) do MAIOR E MELHOR Festival de Samba do país. Ele aí esta de novo para prestigiar o samba em Portugal com data prevista para o fim de semana de 10/11 de Setembro. No Festival será feita a entrega do Troféu aos compositores do samba de enredo portugues de 2011 mais votado pelas escolas de samba portuguesas.

- Para os Carnavais de Verão que se realizaram e que ainda se vão realizar pelo nosso país e que assim são mais uma fonte de receita para as escolas de samba em alguns casos, e em outros o aproveitamento actividade e a divulgação do seu trabalho . Já se realizou o Carnaval de Verão de Elvas , este fim de semana( dia 16/17) os Carnavais de Verão de Santa Cruz ( já tradicional ) o 1º em Setubal , no fim de semana seguinte ( dia 23 ) tem o Carnaval de Verão de Sesimbra , segue-se o Carnaval de Verão em Canas de Senhorim a 6 de Agosto e mais uma vez o Carnaval de Verão da Figueira Foz a 13 de Agosto. Veja Mais em AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL:
https://docs.google.com/document/d/1rO66q3KRQ5x_MWzzyFcuMxh6q5r5cCOlRTlEXYrh7Ec/edit?authkey=CPunqTg&hl=pt_PT#

- Para a qualidade dos enredos das Escolas de samba do Rio de Janeiro que praticamente todos tem como base a região Nordestina. Veja em :
http://www.sidneyrezende.com/blog/claudiorusso
Juntar a tudo isso mais cultura nordestina com o Enredo da Unidos da Tijuca homenageando Luis Gonzaga e as Festas populares da região baiana com o enredo da Portela
Confira as sinopse dos enredos em : http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=424

- Nota 100 para as escolas de samba portuguesas que venham a seguir este exemplo e explorarem enredos NACIONAIS...da nossa historia, nossa cultura, nossos costumes.

- Para o 1º Encontro Internacional de Baterias que acabou sendo um grande exito e será tanto maior quanto maior for a afluência no proximo ano ao 2º Encontro.Veja mais sobre o Encontro em : https://docs.google.com/document/d/1lxyTPKNsgstJQFb_eVHL7CAbtUc4LEXjilJQX2zPG1Y/edit?hl=pt_PT#
Mas o maior valor que se pode tirar e que acabou se tirando foi o convivio que isto do samba proporciona a quem dele tira o melhor proveito e partido . Tanto assim que em breve Sesimbra receberá visitas de sambistas nortenhos que ficaram a gostar muito da praia, do ambiente , e dos sambistas que souberem estar a conviver a acompanha-los durante a sua vinda ao Encontro. Eles resolveram a nivel particular voltar ao nosso ( dos que sabem estar no samba ) convivio. Estes são os maiores valores que se podem tirar desta nossa paixão que é o samba.

- Para as escolas de samba que estão a saber prestigiar a inicitava de escolher o samba de enredo portugues( 2011 ) mais popular e já deram o seu voto.

- Para o 4º Trofeu Nacional de Samba em Estarreja que mais uma vez e apesar das polémicas foi um excelente evento. Para as escolas de samba que de ano para ano mais se vão preocupando e caprichando em dar o melhor de si e com isso oferecendo um magnifico espectaculo a todos os que a ele assistem.Agora é só modificar o que toda a gente já viu que tem para modificar e terá cada vez mais credibilidade. Veja mais em : https://docs.google.com/document/d/1-WLIp6iUMQQCEWBwPfqyj06ySq6cHDk5g-M7LAyzi0o/edit?authkey=CMehgIYI&hl=pt_PT#

100 NOTA

- Para a ausência do Gres Dá Que Falar e A. Bigodes de Rato unicas ausencias na Festa Tropical do Gres Batuque do Conde. Afinal..... Dá Que Pensar......

- Para as escolas de samba que ainda não deram o seu voto para o SAMBA MAIS POPULAR e algumas é de estranhar pois em outros moldes( injustos e falseados) que a votação estava a ter tinha uma afluencia a votos estrondosa.

- Para as escolas que até desprezam essa votação embora saibam que ela existe.

- Para os sambistas que embora PODENDO e TENDO CONDIÇÕES PARA TAL apenas não estiveram no Encontro Internacional de Baterias PORQUE NÃO QUISERAM. Principalmente aos que até são de Sesimbra. Dizer o que ? Valerá a pena denomina-los ?
Nem para conviver com os sambistas que vieram da Suiça, da França do norte de Portugal eles tiveram a dignidade !!!! Espero que não assobiem para o lado e que tenham identificado bem esses " ILUMINADOS do SAMBA e ALGUNS DOUTORES " e não tentem por favor desculpa-los. Está na hora dos verdadeiros sambistas porem á parte esses " talibans do Samba ".
Com coragem . Sem hipocrisias.
100 Nota..... para aqueles(as) que já vamos sabendo quem são... em melhor oportunidade os apresentarei e divulgarei um pouco mais e melhor....
Termino com um abraço especial e uma aceitação..... TENS RAZÃO ANDRADE. MUITA RAZÃO !!!!
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas

NOTA 100 VS 100 NOTA

NOTA 100 VS 100 NOTA

NOTA 100


- Para as Festas de samba a sul que começam a ser mais participativas embora ainda haja algumas escolas que primem por não participar de nada que não seja Carnaval.
Dou como exemplo a proxima festa dia 9 de Julho do Gres Batuque do Conde onde irão participar todas as escolas de Sesimbra com exepção apenas do Gres Dá Que Falar. VEJA EM AGENDA DO SAMBA EM PORTUGAL :
https://docs.google.com/document/d/1rO66q3KRQ5x_MWzzyFcuMxh6q5r5cCOlRTlEXYrh7Ec/edit?authkey=CPunqTg&hl=pt_PT&pli=1##
Que se comece também a alargar as participações de escolas do norte neste eventos a sul.

- Para o Gres Trepa no Coqueiro de Sesimbra que tem seus responsaveis agora entendendo finalmente que a escola tem de participar de Festas de samba ( eu disse SAMBA !!! ) com outras escolas de samba e em varios eventos como Carnavais de Verão pelo país e não ficarem apenas fechados , isolados , nas suas terras em eventos que não são propriamente o motivo da existencia da escola de samba e por isso ficando esquecidos e até desconhecidos e deixando seus integrantes privados durante o ano inteiro de terem o prazer de actuar, brincar , conviver , em varias partes do país onde onde rola samba ( é pá este rola é brasileiro.... vai fazer alguma confusão em algumas personagens.....)...ou seja onde acontece o samba. Por essa atitude e empenho ( muitos ensaios e fazendo as coisas agora certas) tudo esta a melhorar nitidamente.
- Para os maravilhosos enredos que se vão definindo no Carnaval do Rio de Janeiro 2012( VEJA OS LOGOS JÀ CONHECIDOS EM :
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/media/set/?set=a.176963449022481.52708.100001264824364. PODE TAMBEM VER AS SINOPSES EM : http://www.sambariocarnaval.com/ Que sirva de inspiração para as escolas portuguesas também procurarem enredos relativos ao nosso pais...nossa cultura...nossa historia.
- Para o publico que encheu as bancadas para assistir ao 4º Trofeu Nacional de Samba em Estarreja
- Para o desempenho de todas as escolas de samba participantes que com o seu proprio estilo e caracteristicas fizeram as delicias desse mesmo publico que pagou seu bilhete para assistir. Verifiquei que todo esse publico ficou bastante satisfeito com aquilo que viu e com o tempo que dedicou para ir ver o espectaculo.
- Particularmente para o desempenho do Gres Bota no Rego que não adiantado estar aqui a fazer elogios. Os maiores elogios verifiquei nos rostos das pessoas ( facilimo de entender !!!) e nos comentarios de gente que não é hipocrita e me dizia na cara, como por vezes diz coisas desagradaveis, e que que disseram o que valeu o desfile do Gres Bota no Rego. Perguntem por aí a quem entende !!! Só que fazer a diferença e mais outros predicados que não vale a pena mencionar são sempre insuficientes !!!
- Para o convivio e para a maneira como as escolas são recebidas em Estarreja para participarem do evento.
- Para o empenho e preocupação que as escolas já vão tendo para se apresentarem na maxima força possivel no Trofeu. Contrariamente a algum relaxe que houve nos dois primeiros anos este 2 ultimos marcam mesmo essa nitida intenção de para alem do divertimento existe também a tentativa de impressionar e agradar ao maximo. Parabens a todas as escolas por isso !!!
- Para os Sócios da Mangueira que delegaram um elemento para ser juri da sua escola mas que pertence a outra e mais que isso está particularmente mais que preparado para votar, o que não tem acontecido estes anos todos com alguns dos juris das escolas. Mais uma atitude pioneira desta escola que como venho dizendo á tempos está subindo degrau a degrau mas já vai num andar muito elevado e a classificação deste ano já dá algumas mostras disso.... sem contar com a vitoria no "seu" Carnaval da Mealhada este vice-campeonato já diz de muita coisa. Parabens por essa atitude. Soube também que a Juventude Vareira também delegou um juri que não é da sua escola .Se todas as escolas delegassem pessoas neutras e entendidas para votar mais credibilidade o Trofeu ia ter. Que as outras escolas sigam o exemplo dos Sócios da Mangueira.
- Para as vitorias do samba enredo ( sem duvida e disparado o melhor do Trofeu) também dos Sócios da Mangueira e de sua bateria sempre a cada dia melhorando. Mais uma vez parabens pela inspiração Xandinho e pela desempenho magnifico de levares o samba maravilhosamente bem e ainda tocando cavaquinho.
- Para o Encontro Internacional de ritimistas que se vai realizar no proximo fim de semana ( dias 1/2/3 de Julho ) em Sesimbra. VEJA PROGRAMA EM :
https://docs.google.com/document/d/1Sd7C0Wm2wduOrr2ctB9HcaBjeK11WUyvpmbdt_G5LUs/edit?authkey=CJ_JksAE&hl=pt_PT##
- Pela tentativa de aproximar mais os ritimistas portugueses e conviver com alguns estrangeiros que também estarão presentes. Que seja mais um momento de unidade e convivio entre nós todos que amamos o samba.

100 NOTA

- Para os que ainda duvidam( ou duvidavam ) da grande capacidade das escolas do norte do país. Mais um grupo este ano verificou por exemplo ao vivo o potencial das baterias nortenhas. Bom que mais daqueles que duvidam fossem ver ao vivo para ficarem sem duvidas algumas. Por isso as vezes desejo que outras escolas a sul tivessem possibilidade de vir ao Trofeu tomar contacto com essa realidade e contarem depois para os outros ficarem a saber.
- Para os " talibans" que desconhecem isso , e tudo o mais, que envolve o samba em Portugal e tentam aparecer beliscando quem anda nisto por dedicação e já agora convem saber A TROCO DE NENHUM EURO !!!!!!!
- Para os intrusos e intrusas que por vezes aparecem atacando por via das suas frustações o desejo que tenham aprendido com a realidade desse tremendo espectaculo dado pelas escolas de samba e que se mentalizem que mais vale irem pensando que estão a mais e que o samba IGNORA-OS(AS) COMPLETAMENTE !!!!
- Para os(as) que julgam que surgindo no anonimato( ou com nomes lindos de terroristas ) vem trazer algo de novo para o samba com ofensas a sambistas e ignorancias que fiquem com a certeza que apenas ficarão chamuscados e desmascarados. E BEM DESMASCARADOS !!!! Tão facil saber quem são !! Seria um ignorante se não soubesse quem são esses" talibans"( agora até em Estarreja brincaram comigo dizendo: Guerreiro os talibans estão por aí ???).... mas o que me faz confusão é que andam tão bem misturados e tão perto que admira como não se apercebem de quem seja ??? !!!!!! E eu que ás vezes tenho de estar ao lado dele(a)(s) e fingir que não sei quem é........
- Para sambistas que saiem de uma escola dizendo mal dela, indo para outra e que depois saiem dessa outra dizendo também mal. Será preciso dar um nome a isso ? É preciso classificar isso ? Pois é.... tem ainda muito disso por aí !!!!!!
- Para os(as) sambistas ( já repeti isto uma serie de vezes mas os exemplos acontecem atrás uns dos outros ) oportunistas que ainda continuam apenas a querer aparecer em lugares de destaque ( simples alas não servem o ego de certas pessoas pois são muito importantes para irem em uma ala !!!) mas que felizmente em alguns casos e em algumas escolas as coisas já começam a ser desmascaradas e contrariadas.
- Para alguns dos elementos do Gres Bota no Rego que ainda não primam por usar a camiseta da escola . É QUE ERA O DIA DE DESFILE ..... ERA A NOITE DO GRES BOTA NO REGO. ( também não usei a minha na viagem.... estava muito calor) , mas a primeira coisa que fiz ao chegar a Estarreja foi vesti-la !!!!!!!
Que maravilhoso exemplo contrario deu a nossa ALA de PASSISTAS pois foram todas de igual ( com as cores e simbolos do enredo e emblemas do Bota) e num equipamento simples mas de muito bom gosto que mais uma vez marcou a diferença e não passou despercebido aos mais atentos e entendidos.


NOTA FINAL
CONTINUAREI A SER COERENTE NOS COMENTARIOS E POR ISSO FICA DESDE JÁ O RECADO QUE EM SITUAÇÕES EXTERNAS DA ESCOLA GRES BOTA NO REGO ( COMO ACTUAÇÔES PUBLICAS TANTO EM PALCO COMO EM DESFILE DE RUA) NUNCA EM CRITICAS A SITUAÇÔES DE FORO INTERNO, NÃO DEIXAREI DE FAZER CRITICAS MESMO SENDO DESFAVORAVEIS. Se o fiz e faço a outras escolas porque não aquela que represento e pela qual cumpro com tudo ( ensaios, deslocações, actuações , comprando artigos que a escola mande fazer, sendo um associado exemplar com quotas em dia e não devendo nenhum dinheiro á escola !!! ). As criticas sendo contrutivas servem tão somente para melhorar desde que as mentes tenham a inteligencia suficiente para verificar isso.
Deixo por agora 2 exemplos de coisas a tentar alterar de actuações publicas ( portanto não fui só eu que vi que assisti.... é uma realidade )
1- Actuar em palco ou em desfile de rua sem baianas ( nem que sejam só 2 ) NUNCA DEVIA ACONTECER. E porque ? PORQUE A ALA DAS BAIANAS É PURA E SIMPLESMENTE UMA ALA NOBRE NUMA ESCOLA DE SAMBA !!!! TÃO SOMENTE ISSO. INDESMENTIVEL E SEM MAIS CONVERSA.
2- Actuar apenas com porta-bandeira. ERRADO. PORTA BANDEIRA não é porta ESTANDARTE. EM ESCOLA DE SAMBA APENAS VALE COMO CASAL- MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA. As marchas e ranchos folcloricos é que apresentam só com porta estandarte.
São coisas tão evidentes como faceis de resolver para não acontecerem NUNCA !!!!
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
VAMU-KI-VAMU

NOVA NOTA 100 VS 100 NOTA

Esta rubrica era para ter sido colocada no ar á mais tempo mas ficou aguardando o desenrolar de alguns acontecimentos que a mim não me surpreenderam mas que provavelmente desencantou de vez algumas pessoas que poderiam andar enganadas ou a fingir que estavam.
Felizmente tudo se resolveu da maneira mais correcta e logica.
Não quero também deixar de assinalar o maravilhoso contributo que alguns sambistas cariocas tem dado na apreciação dos nossos sambas.Na altura do Carnaval quando os tinha recebido todos falei que era uma safra muito boa com alguns sambas se destacando e outros nem tanto bem como até um ou outro caso de sambas muito ruins e mal gravados. Era a opinião do ANTONIO GUERREIRO.....NÃO ENTENDE NADA !!! Agora com a apreciação de quem entende (e em alguns casos inquestionaveis sequer !!!! )está aí a CONFIRMAÇÃO !!!
Ainda falta a analise de 2 ou 3 colaboradores que humildemente e até com muito prazer se dispuseram a contribuir para nos ajudar a valorizar e progredir com suas criticas.
Claro...para quem as aceitar ....
Confira em :https://docs.google.com/document/d/19NdWmdGxw17YFzcFxGUYuJNyJA-4uxXN8XhPK-bPlvg/edit?authkey=CIGeutkK&hl=pt_PT#

100 NOTA



- Para o fim do Grupo de Samba " Contramão "- O fim de coisas boas e agradaveis que valorizam o samba nunca são uma boa noticia.

- Para as tentivas em forçar alterações ao Trofeu Nacional de Estarreja com alguns objectivos que ficaram bem claros para os que não quiseram ou fingiam não ver.

- Para aqueles compositores de samba de enredo em Portugal que mesmo tendo as analises ( criticas) a seus sambas desfavoraveis feitas por quem entende continuam na sua arrogancia pensando que tem razão que estão certos e... QUEM SABE.... não sabe é nada..... e não tem a humildade de reconhecer as suas limitações e procurar aprender para fazer melhor.

- Para a procura de plagiar toda a parte musical de sambas de enredo ( agora tudo se descobre !!) e que tiram TODA A VERDADE e valor á composição de samba de enredo pois DEIXA DE SER ORIGINAL mesmo tendo a letra toda alterada.

- Para as escolas de samba que não fazem a gravação em audio dos seus sambas de enredo ( ORIGINAIS ) e assim fica um espólio por aproveitar e não fica registado no seu historial. Uma pena !

-- Para as contrariedades encontradas na intenção de realizar um historial dos directores de bateria do Gres Bota no Rego junto com uma pequena entrevista a cada um deles contanto um pouco dessa historia até ao director actual para o blog( que já tem entrevista ). VER EM :http://www.bateriadobota.blogspot.com/ ) da BATERIA DO GRES BOTA NO REGO. Alguns "mas "..... algumas "coisas" não o vão tornar possivel pelo menos pela minha parte o que lamento pois seria algo interessante e um legado da escola que ficaria registado. Que alguem o consiga.

- Para algumas indumentárias trazidas a palco na Festa Tropical de Penafirme da Mata.
Não levando as fantasias do desfile de Carnaval as baterias teriam de ter um maior cuidado ,mais esmero com o que se apresenta em palco. Uma coisa é brincar divertir...outra são certos cuidados que representam na imagem que se transmite para quem assiste.

- Para a pouco trabalhada actuação de dança do Gres Bota no Rego na Festa Tropical de Penafirme em relação ao que nos tinha habituado ultimamente.


NOTA 100

- Para a confirmação por parte de sambistas cariocas da boa qualidade da maioria dos nossos sambas de enredo.

- Para os trabalhos que irão em tempo oportuno ser feitos por brasileiros sobre o samba em Portugal

- Para o GRES Paraiso Tropical por continuar a sul a realizar uma grande e sempre divertida FESTA TROPICAL.

- Para a aderencia este ano das escolas e grupos de Sesimbra onde ficou apenas faltando Gres Da que Falar, Saltaricos e Bigodes de Rato.


- Para o regresso da Rainha de Bateria do Gres Bota no Rego ( Ana Alves ) após ausencia forçada para cirurgia ao joelho. " Veio devagar...miudinho"....mas aí esta ela !!!!

- Para a confirmação de mais uma Escola de Samba em Estarreja. A ESCOLA DE SAMBA TRIBAL e que irá reforçar o já famoso Carnaval de Estarreja. VEJA EM :http://antonioguerreiroilhaentrevistas.blogspot.com/

- Para o excelente momento que o Grupo Sambalêlê atravessa e para o orgulho que deixa em cada um de nós sambistas portugueses ( quem não tiver esse orgulho TAMBÉM NÃO CONTA. TÁ A MAIS NESTE UNIVERSO !!!) .CONFIRA EM : http://youtu.be/Ue4vk3G6bCM
E http://youtu.be/6EEpSU0u06I
- Para o entusiasmo de um grupo de ritimistas da Bateria 2 de Abril ( Trepa no Coqueiro de Sesimbra )que estão indo pelo bom caminho da evolução e seguindo o exemplo de que a dirigir tem sempre de estar pessoas apaixonadas e que ENTENDAM do que estão a fazer ou ensinar e aproveitar o que se tem de melhor nos lugares certos. O mesmo chegou a estar a acontecer com outra escola mas infelizmente ficou pelas intenções "dando tiros nos proprios pés " ao não dar oportunidades nem valorizando quem sabia mais do que os que estavam "ensinando". Resultado ? Agora são dos melhores elementos de outra escola de samba em Sesimbra e dos melhores a nivel nacional.

- Para a Bateria de Alhos Vedros SFRUA que embora ainda a dar os primeiros passos já entendeu qual o melhor caminho a seguir. Para alem de já ter solicitado a quem sabe que fosse dar umas " dicas " de percursão a seus ritimistas vai agora proporcionar um primeiro convivio em sua terra com um Encontro de Baterias no dia 11/06 ( Bota no Rego, Trepa no Coqueiro e Batuque estarão presentes) e assim proporcionar aos integrantes da sua bateria um contacto directo com outras baterias para conviverem , trocar ideias e aprendermos uns com os outros.

- Para o entusiasmo que vem crescendo com o aproximar do 1º Encontro Europeu de baterias em Portugal ( Sesimbra )

VEJA EM :https://docs.google.com/document/d/1Sd7C0Wm2wduOrr2ctB9HcaBjeK11WUyvpmbdt_G5LUs/edit?hl=pt_PT&authkey=CJ_JksAE&pli=1#
Tudo leva a crer que vai ser um grande exito tanto mais que terá como atração principal o GRUPO SAMBALÊLÊ. na segunda noite do Evento ( dia 2 de Julho )

- E finalmente para a direção da Escola de samba Sócios da Mangueira pela posição oficial que tomou em relação a uma "eliminatoria " que se estava para realizar desvirtuando o Trofeu Nacional de Estarreja nos moldes em que procura se afirmar. Que fique o exemplo .... que fique de vez a noção que é assim que tem de ser a postura de quem quer estar no samba respeitando o trabalho e o valor de todos os outros. Nem todos os meios são os mais correctos para " vencer ". Que sirva de exemplo para os que não sabem " perder " ou pior ainda ...sem condições para tal.... pensarem que podem "ganhar" .

- Para a A.C. Estarreja por ter alterado ( finalmente !! ) um dos quesitos em avaliação no Trofeu de Samba. Excluir o quesito Madrinha de Bateria (era ridiculo...... não existe !!!!!) e colocado o quesito SAMBA de ENREDO foi certissimo. Correctissimo !!! Fica agora apenas a faltar ( não sei porque ainda não viram isso ?) o MAIS IMPORTANTE.... aquele que gera todo o desfile de uma escola de samba... pois TUDO É BASEADO NELE ( já repararam ? ). Pois é fica faltando o quesito ENREDO.(NOVO)

Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas


NÃO HAVIA NECESSIDADE.

NÃO HAVIA NECESSIDADE............

Amigos sambistas na realidade não havia necessidade de a Associassão do Carnaval de Estarreja estar a passar por tudo isto relativamente ao seu Trofeu Nacional de Samba.
Sem estar a perder tempo com o que esteve na realidade por trás de tudo isto e sem estar com palavras bonitas e demagogicas era muito simples não se chegar a este ponto nem nunca se ter passado por outras situações menos esclarecidas.
E reparem como era simples. TÃO SIMPLES !!!!


Aumentar o numero de escolas ?

Uma das hipoteses- Tem a hipotese de convidar( como já o fizeram ) o Gres Abrigada , Parcela 6 ou até o Gres Paraiso Tropical que é uma escola que tem por norma não falhar a convites.
Outra hipotese- O vencedor do Trofeu ficar automaticamente apurado( com toda a logica e merecimento !!) para no ano seguinte defender o titulo (na localidade do vencedor seria também apurado o vencedor do seu concurso e no caso de ser o mesmo que venceu o Trofeu seria também representante o 2ºclassificado)
Quanto á questão de mais escolas como vêm ..... SIMPLES NÃO É ???!!!!!!

Por isso a justificação do que estava para acontecer cai positivamente por terra.( e sem esquecer que "isso" que estava para acontecer iria fazer com que estivessem 2 escolas de alguma localidade e não uma de cada como se pretende).

Problemas de convite para as escolas de localidades que não tem concurso ?

Parece que á desejo de continuar a ter. ( fala-se até num provavel sorteio no proximo ano.). Se for sorteio puro com todas as escolas uma escola com sorte pode ir uma serie de anos seguida !!!
E isto do samba não é casino ...não é sorte... é partilha, participação, convivio.

E ERA TÃO SIMPLES...TÃO SIMPLES DE RESOLVER !!!!
Sesimbra por exemplo:
Nota:coloco nesta ordem mas pode ser outra qualquer até chegar novamente a vez do Bota no Rego.
2012- Trepa no Coqueiro
2013- Vila Zimbra
2014- Dá Que Falar
2015- Batuque do Conde
2016 -Saltaricos do Castelo
2017 - Bota no Rego
........ e por ai fora. Se alguma escola não quisesse participar seguia a do ano seguinte !!!
Figueira da Foz:
2012- Novo Imperio( coloco nesta ordem pois é a que falta ir ao concurso. Este ano vai a Rainha. )
2013- UMG
2014- Rainha
2015- Novo imperio
...... e por ai fora........
AMIGOS SAMBISTAS como vêm.... SIMPLES.... SEM MAS NEM MEIO MAS E TUDO ESTARIA RESOLVIDO !!!!
Basta querer e não se andar a fazer mais ondas.
Quanto ao resto.... NÃO HAVIA NECESSIDADE.
Saudações sambistas

AS VERDADES NUNCA FICAM BEM NA FOTOGRAFIA

NOTA 100

- Para os excelentes Enredos que já estão sendo divulgados por algumas Escolas do Rio de Janeiro ( ex: Mangueira, Imperatriz, Vila Isabel, U.da Ilha....)

- Para a renovação do Sambodromo do Rio de Janeiro que agora vai ficar muito mais moderno , com bancadas de ambos os lados e com capacidade para cerca de 80.000 lugares.

- Para o restabelecimento ( depois de um problema cardiaco ) de Dominguinhos da Estacio e que assim vai poder continuar dando a sua voz ao Carnaval Carioca.

- Para a noticia de uma nova escola de samba que se oficializou no Carnaval de Estarreja. e pelo que sei formada por gente com muitos titulos em Estarreja , com muita experiencia. Cada vez mais forte esse Carnaval. Mais um reforço nas escolas a norte do País . Enquanto a sul algumas foram fechando outras vão perdendo cada vez mais potencial e muita das vontades apenas se ficam pelas palavras a norte dão-se passos bem largos na evolução e progresso dos Carnavais e do Samba.

- Para o retorno da maior e melhor Festa de samba que se realiza em Portugal. Os sambistas da Mealhada perceberam finalmente a perca que era para o samba não existir esse evento por desavenças e mesquinhices sem nexo.Parece que a Festa de Samba da Mealhada será este ano outra vez uma feliz realidade.

- Para o esforço e entusiasmo que esta a ser feito por algumas pessoas para que a organização do 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BATERIAS EM PORTUGAL possa ser um sucesso. Que a aderência ao evento corresponda as espectativas e que muitos ritimistas portugueses digam presente para ser um acontecimento histórico.

- Para as " movimentações " que estão havendo para uma maior credibilidade e fortalecimento do já famoso e sempre contestado ( mas no meio de tanto blá..blá... blá... todas as escolas acabam indo !!! Será porque? ) Trofeu Nacional das Escolas de Samba de Estarreja.

- Para o Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) que mais uma vez teve a iniciativa e o esforço para ter o Grupo Sambalêlê na sua Festa de Aniversario possibilitando assim a todos os presentes assistirem ao melhor samba que se executa em Portugal.



100 NOTA

" As verdades nunca ficam bem na fotografia "

- Para os entraves que são colocados ás Escolas de samba de Sesimbra nas suas pretenções de terem espaços disponiveis para a realização de Festas de Samba nocturnas . Por isto e por aquilo ...NUNCA É POSSIVEL.

- Para a insistente falta de unidade entre as escolas de algumas localidades que teimam em ter rivalidades doentias nem sequer convidando outras escolas para suas Festas. Muita" baixeza ".

- Também para as escolas de samba que são convidadas para as Festas de outras escolas e falham muitas vezes e até em alguns casos sem sequer resposta darem . Não merecem ser convidadas !




-100 Nota Final-

Em 2007 firmei a minha ligação com o Gres Bota no Rego e durante todos estes anos vi a escola trilhando caminhos seguros , de grande evolução e dinamismo que a colocou no patamar cimeiro das escolas de samba em Portugal. Uma gestão de muito boa qualidade , onde se foi alicersando uma visão mais concreta do que é verdadeiramente uma escola de samba. Foram-se eliminando focos retrogrados que poderiam ( e muitas tentativas houve ) ter impedido esse progresso que levou a escola a ser conhecida a nivel nacional quando apenas o era a nivel interno e pouco mais. Foi um ano de 2010 pleno de muita dinamica , muita actividade de todas as secções da escola ( banda,teatro, Academia de Musica, Marchas Populares e muito samba ) e continuo progresso, pois como sempre digo a razão de toda a evolução é estarem AS PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS. Só assim , e não tem mais nenhuma maneira, as coisas dão certo.
Sendo coerente como sempre fui e quero ser , como associado e elemento desta escola não poderia ficar "calado " por estar a assistir ao desmorenar desse ÚNICO PRINCIPIO ( pessoas certas nos lugares certos ) para um bom funcionamento de uma escola de samba !!!!
Alem de algumas "divisões " e "mudas fricções " que estão sendo cada vez mais notórias na escola de samba tem agora esta desvalorização que para mim é incompreensivel :
Como pode, com as escassez de elementos que percebam realmente o que é VERDADEIRAMENTE uma Escola de Samba( o que é bem diferente de uma escola de Carnaval, caseira, intimista, meio-bloco para brincadeira, camararia, provinciana..... ), o Gres Bota no Rego se dar ao "LUXO" de prescindir de um elemento dos que mais percebe de Escola de Samba em Sesimbra ( Pedro Canana ) ? É um luxo demasiado caro deixar de parte para uma nova direcção um elemento de tamanha dedicação e sabedoria. Penso até que é de uma certa ingratidão para todo o trabalho realizado anteriormente por esse elemento.
Tudo teria de ser conciliado....
As pessoas são diferente... as pessoas pensam diferentes umas das outras.
Ajustar o que realmente somos com o que pensamos ser...
Conviver com diferenças.......saber viver em sociedade conciliando aquilo que pensamos com o que os outros pensam, conseguir se colocar na posição do outro é a grande virtude que se teria de ter para bem da Escola e do seu funcionamento e evolução.
Em "perigo" fica certamente a escola pois por arrasto ( Deus queira que não ) poderá a Escola "perder" também aquela que a meu ver ( e só não vê quem não quer, ou nada entende !!! ) tem tido um trabalho de alto nivel , no ensino e na evolução das passistas do Bota no Rego . E não basta ter talento, não basta saber dançar ( ensinar , organizar e unir é bem mais dificil ). Ela -Ana Alves (Preta ) é a responsavel por o Gres Bota no Rego ter actualmente uma tremenda Ala de Passista e de uma qualidade muito elevada para o nosso meio sambistico. Jamais a escola teve tamanho nivel nesta area. Jamais essa ala atingiu tamanha capacidade.

Fiquei triste e preocupado........
Mas................foi uma opinião de sambista..."que vê um pouco mais á frente". Vamu-Ki-Vamu que atrás vem gente.
Saudações sambistas
Nota:
A ultima frase " que vê um pouco mais á frente" precisa ser TRADUZIDA, pois para aqueles que pensava não mais visitarem meu blog ...MAS AFINAL VÊM VISITA-LO TODOS OS DIAS, está um pouco "brasileiro" demais, ou até achinesado.....e por isso convêm ser "traduzir "....:
A frase NÃO SIGNIFICA VER MAIS QUE OS OUTROS , SIGNIFICA VER EM ANTICIPAÇÃO, PELA IDADE, PELA EXPERIENCIA DE VIDA E NÃO POR SER MAIS QUE OS OUTROS.

!!!!! VALEUUUUUU ??????

CRONICA DE ABRIL

AS PRIMAVERAS SÃO SEMPRE BELAS
Amigos sambistas começo por uma optima noticia , talvez a melhor noticia que o ano de 2011 pode trazer para o samba em Portugal.Tudo leva a crer que o MAIOR e MELHOR festival de Samba em Portugal - O FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA- voltará a se realizar este ano.
Sinal que todos os desentendimentos que levaram ao cancelamento em 2010 do referido Festival estão ultrapassados e que os sambistas perceberam que só unidos se alcançam os objectivos maiores. Ainda bem que lufadas de bom senso vão acontecendo de vez enquando.
Outra boa noticia é o trabalho que esta a ser feito por um grupo de samba que para alem do prazer de tocar está criando originais para apresentar tanto ao vivo como em CD. Maravilhoso pois assim vão deixar história...vão deixar espólio. Não vão estar por estar.
Uma nota positiva para a grande dedicação dos grupos de samba em Portugal sempre na tentativa de implatação, de ter mercado, de ter admiração e respeito e que de uma maneira ou de outra vão conseguindo o seu espaço e mostrando todo o seu trabalho e dedicação ao samba.
As boas noticias nos tempos que correm , em que as noticias parecem todas más são as que nos permitem perceber que se conseguem descobrir sempre algumas zonas de conforto e bem estar mesmo no meio da adversidade e o que vai contando é o que se é e o que se partilha com quem se aprecia e gosta e assim tudo o resto á nossa volta não passa de cenários... uns melhores que outros... mas apenas cenários.
Achei por bem neste cronica fazer uma homenagem. Eu entendo que é em vida que as homenagens devem ser feitas e por isso ela tem toda a razão de ser.
Independentemente da amizade que já vem desde os bancos de escola e como de uma cronica de samba se trata vem mesmo a preposito o realçar de coisas que para muita gente pode ser confuso mas que agora colocados nos tempos actuais do samba em Portugal dão um perfume que já não se vai vendo e que jamais se irá ver !!
Falo do Dr Ricardo Mira.
E é tão simples o que tenho para dizer.... tão simples que até vai fazer confusão !!!
Fundou 2 escolas de samba. Ensinou a muitas dezenas de pessoas o que eram os instrumentos de uma bateria de escola de samba, de como se tocavam , como era organizada, desenvolvida ...gerida....uma ESCOLA de SAMBA. Nesses tempos foi um pouco de tudo,interprete, ensaiador, professor, carnavalesco, director, compositor......
Por falar em compor foi autor ( musica e letra ) de umas boas dezenas ( DISSE BEM !! DEZENAS !!!!! ) de sambas de Enredo sem contar com sambas de exaltação e outros sambas o que elevam ainda para mais dezenas.
Actuou em tudo o que era actuação com as escolas de samba que representou ( Academica de Sacavém e Abrigada )... gravações de CDs etc...etc...
Isto já seria uma homenagem ao alcance de poucos.... muito poucos, mas tem valores mais altos que tudo isso atras.
Nos tempos que correm é tão bom dizer isto.... é uma lavagem de alma (como ele sempre me ensinou) !!
NUNCA GANHOU UM TOSTÃO (agora Euro) COM O SAMBA !!!!
E é tão ouvi-lo ainda dizer NEM NUNCA IREI GANHAR !!!
Alertou-me para tanta coisa á muitos anos atrás sobre certas pessoas ( muitas ainda a começar no samba ), e certos pensamentos que agora estão batento todos certos.
Parabens Ricardo Mira por seres um agradavel perfume num ambiente por vezes muito poluido do samba em Portugal.
Obrigado por seres uma zona de conforto que chega com esta Prmavera.
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas