NOVA NOTA 100 VS 100 NOTA

Esta rubrica era para ter sido colocada no ar á mais tempo mas ficou aguardando o desenrolar de alguns acontecimentos que a mim não me surpreenderam mas que provavelmente desencantou de vez algumas pessoas que poderiam andar enganadas ou a fingir que estavam.
Felizmente tudo se resolveu da maneira mais correcta e logica.
Não quero também deixar de assinalar o maravilhoso contributo que alguns sambistas cariocas tem dado na apreciação dos nossos sambas.Na altura do Carnaval quando os tinha recebido todos falei que era uma safra muito boa com alguns sambas se destacando e outros nem tanto bem como até um ou outro caso de sambas muito ruins e mal gravados. Era a opinião do ANTONIO GUERREIRO.....NÃO ENTENDE NADA !!! Agora com a apreciação de quem entende (e em alguns casos inquestionaveis sequer !!!! )está aí a CONFIRMAÇÃO !!!
Ainda falta a analise de 2 ou 3 colaboradores que humildemente e até com muito prazer se dispuseram a contribuir para nos ajudar a valorizar e progredir com suas criticas.
Claro...para quem as aceitar ....
Confira em :https://docs.google.com/document/d/19NdWmdGxw17YFzcFxGUYuJNyJA-4uxXN8XhPK-bPlvg/edit?authkey=CIGeutkK&hl=pt_PT#

100 NOTA



- Para o fim do Grupo de Samba " Contramão "- O fim de coisas boas e agradaveis que valorizam o samba nunca são uma boa noticia.

- Para as tentivas em forçar alterações ao Trofeu Nacional de Estarreja com alguns objectivos que ficaram bem claros para os que não quiseram ou fingiam não ver.

- Para aqueles compositores de samba de enredo em Portugal que mesmo tendo as analises ( criticas) a seus sambas desfavoraveis feitas por quem entende continuam na sua arrogancia pensando que tem razão que estão certos e... QUEM SABE.... não sabe é nada..... e não tem a humildade de reconhecer as suas limitações e procurar aprender para fazer melhor.

- Para a procura de plagiar toda a parte musical de sambas de enredo ( agora tudo se descobre !!) e que tiram TODA A VERDADE e valor á composição de samba de enredo pois DEIXA DE SER ORIGINAL mesmo tendo a letra toda alterada.

- Para as escolas de samba que não fazem a gravação em audio dos seus sambas de enredo ( ORIGINAIS ) e assim fica um espólio por aproveitar e não fica registado no seu historial. Uma pena !

-- Para as contrariedades encontradas na intenção de realizar um historial dos directores de bateria do Gres Bota no Rego junto com uma pequena entrevista a cada um deles contanto um pouco dessa historia até ao director actual para o blog( que já tem entrevista ). VER EM :http://www.bateriadobota.blogspot.com/ ) da BATERIA DO GRES BOTA NO REGO. Alguns "mas "..... algumas "coisas" não o vão tornar possivel pelo menos pela minha parte o que lamento pois seria algo interessante e um legado da escola que ficaria registado. Que alguem o consiga.

- Para algumas indumentárias trazidas a palco na Festa Tropical de Penafirme da Mata.
Não levando as fantasias do desfile de Carnaval as baterias teriam de ter um maior cuidado ,mais esmero com o que se apresenta em palco. Uma coisa é brincar divertir...outra são certos cuidados que representam na imagem que se transmite para quem assiste.

- Para a pouco trabalhada actuação de dança do Gres Bota no Rego na Festa Tropical de Penafirme em relação ao que nos tinha habituado ultimamente.


NOTA 100

- Para a confirmação por parte de sambistas cariocas da boa qualidade da maioria dos nossos sambas de enredo.

- Para os trabalhos que irão em tempo oportuno ser feitos por brasileiros sobre o samba em Portugal

- Para o GRES Paraiso Tropical por continuar a sul a realizar uma grande e sempre divertida FESTA TROPICAL.

- Para a aderencia este ano das escolas e grupos de Sesimbra onde ficou apenas faltando Gres Da que Falar, Saltaricos e Bigodes de Rato.


- Para o regresso da Rainha de Bateria do Gres Bota no Rego ( Ana Alves ) após ausencia forçada para cirurgia ao joelho. " Veio devagar...miudinho"....mas aí esta ela !!!!

- Para a confirmação de mais uma Escola de Samba em Estarreja. A ESCOLA DE SAMBA TRIBAL e que irá reforçar o já famoso Carnaval de Estarreja. VEJA EM :http://antonioguerreiroilhaentrevistas.blogspot.com/

- Para o excelente momento que o Grupo Sambalêlê atravessa e para o orgulho que deixa em cada um de nós sambistas portugueses ( quem não tiver esse orgulho TAMBÉM NÃO CONTA. TÁ A MAIS NESTE UNIVERSO !!!) .CONFIRA EM : http://youtu.be/Ue4vk3G6bCM
E http://youtu.be/6EEpSU0u06I
- Para o entusiasmo de um grupo de ritimistas da Bateria 2 de Abril ( Trepa no Coqueiro de Sesimbra )que estão indo pelo bom caminho da evolução e seguindo o exemplo de que a dirigir tem sempre de estar pessoas apaixonadas e que ENTENDAM do que estão a fazer ou ensinar e aproveitar o que se tem de melhor nos lugares certos. O mesmo chegou a estar a acontecer com outra escola mas infelizmente ficou pelas intenções "dando tiros nos proprios pés " ao não dar oportunidades nem valorizando quem sabia mais do que os que estavam "ensinando". Resultado ? Agora são dos melhores elementos de outra escola de samba em Sesimbra e dos melhores a nivel nacional.

- Para a Bateria de Alhos Vedros SFRUA que embora ainda a dar os primeiros passos já entendeu qual o melhor caminho a seguir. Para alem de já ter solicitado a quem sabe que fosse dar umas " dicas " de percursão a seus ritimistas vai agora proporcionar um primeiro convivio em sua terra com um Encontro de Baterias no dia 11/06 ( Bota no Rego, Trepa no Coqueiro e Batuque estarão presentes) e assim proporcionar aos integrantes da sua bateria um contacto directo com outras baterias para conviverem , trocar ideias e aprendermos uns com os outros.

- Para o entusiasmo que vem crescendo com o aproximar do 1º Encontro Europeu de baterias em Portugal ( Sesimbra )

VEJA EM :https://docs.google.com/document/d/1Sd7C0Wm2wduOrr2ctB9HcaBjeK11WUyvpmbdt_G5LUs/edit?hl=pt_PT&authkey=CJ_JksAE&pli=1#
Tudo leva a crer que vai ser um grande exito tanto mais que terá como atração principal o GRUPO SAMBALÊLÊ. na segunda noite do Evento ( dia 2 de Julho )

- E finalmente para a direção da Escola de samba Sócios da Mangueira pela posição oficial que tomou em relação a uma "eliminatoria " que se estava para realizar desvirtuando o Trofeu Nacional de Estarreja nos moldes em que procura se afirmar. Que fique o exemplo .... que fique de vez a noção que é assim que tem de ser a postura de quem quer estar no samba respeitando o trabalho e o valor de todos os outros. Nem todos os meios são os mais correctos para " vencer ". Que sirva de exemplo para os que não sabem " perder " ou pior ainda ...sem condições para tal.... pensarem que podem "ganhar" .

- Para a A.C. Estarreja por ter alterado ( finalmente !! ) um dos quesitos em avaliação no Trofeu de Samba. Excluir o quesito Madrinha de Bateria (era ridiculo...... não existe !!!!!) e colocado o quesito SAMBA de ENREDO foi certissimo. Correctissimo !!! Fica agora apenas a faltar ( não sei porque ainda não viram isso ?) o MAIS IMPORTANTE.... aquele que gera todo o desfile de uma escola de samba... pois TUDO É BASEADO NELE ( já repararam ? ). Pois é fica faltando o quesito ENREDO.(NOVO)

Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas


NÃO HAVIA NECESSIDADE.

NÃO HAVIA NECESSIDADE............

Amigos sambistas na realidade não havia necessidade de a Associassão do Carnaval de Estarreja estar a passar por tudo isto relativamente ao seu Trofeu Nacional de Samba.
Sem estar a perder tempo com o que esteve na realidade por trás de tudo isto e sem estar com palavras bonitas e demagogicas era muito simples não se chegar a este ponto nem nunca se ter passado por outras situações menos esclarecidas.
E reparem como era simples. TÃO SIMPLES !!!!


Aumentar o numero de escolas ?

Uma das hipoteses- Tem a hipotese de convidar( como já o fizeram ) o Gres Abrigada , Parcela 6 ou até o Gres Paraiso Tropical que é uma escola que tem por norma não falhar a convites.
Outra hipotese- O vencedor do Trofeu ficar automaticamente apurado( com toda a logica e merecimento !!) para no ano seguinte defender o titulo (na localidade do vencedor seria também apurado o vencedor do seu concurso e no caso de ser o mesmo que venceu o Trofeu seria também representante o 2ºclassificado)
Quanto á questão de mais escolas como vêm ..... SIMPLES NÃO É ???!!!!!!

Por isso a justificação do que estava para acontecer cai positivamente por terra.( e sem esquecer que "isso" que estava para acontecer iria fazer com que estivessem 2 escolas de alguma localidade e não uma de cada como se pretende).

Problemas de convite para as escolas de localidades que não tem concurso ?

Parece que á desejo de continuar a ter. ( fala-se até num provavel sorteio no proximo ano.). Se for sorteio puro com todas as escolas uma escola com sorte pode ir uma serie de anos seguida !!!
E isto do samba não é casino ...não é sorte... é partilha, participação, convivio.

E ERA TÃO SIMPLES...TÃO SIMPLES DE RESOLVER !!!!
Sesimbra por exemplo:
Nota:coloco nesta ordem mas pode ser outra qualquer até chegar novamente a vez do Bota no Rego.
2012- Trepa no Coqueiro
2013- Vila Zimbra
2014- Dá Que Falar
2015- Batuque do Conde
2016 -Saltaricos do Castelo
2017 - Bota no Rego
........ e por ai fora. Se alguma escola não quisesse participar seguia a do ano seguinte !!!
Figueira da Foz:
2012- Novo Imperio( coloco nesta ordem pois é a que falta ir ao concurso. Este ano vai a Rainha. )
2013- UMG
2014- Rainha
2015- Novo imperio
...... e por ai fora........
AMIGOS SAMBISTAS como vêm.... SIMPLES.... SEM MAS NEM MEIO MAS E TUDO ESTARIA RESOLVIDO !!!!
Basta querer e não se andar a fazer mais ondas.
Quanto ao resto.... NÃO HAVIA NECESSIDADE.
Saudações sambistas

AS VERDADES NUNCA FICAM BEM NA FOTOGRAFIA

NOTA 100

- Para os excelentes Enredos que já estão sendo divulgados por algumas Escolas do Rio de Janeiro ( ex: Mangueira, Imperatriz, Vila Isabel, U.da Ilha....)

- Para a renovação do Sambodromo do Rio de Janeiro que agora vai ficar muito mais moderno , com bancadas de ambos os lados e com capacidade para cerca de 80.000 lugares.

- Para o restabelecimento ( depois de um problema cardiaco ) de Dominguinhos da Estacio e que assim vai poder continuar dando a sua voz ao Carnaval Carioca.

- Para a noticia de uma nova escola de samba que se oficializou no Carnaval de Estarreja. e pelo que sei formada por gente com muitos titulos em Estarreja , com muita experiencia. Cada vez mais forte esse Carnaval. Mais um reforço nas escolas a norte do País . Enquanto a sul algumas foram fechando outras vão perdendo cada vez mais potencial e muita das vontades apenas se ficam pelas palavras a norte dão-se passos bem largos na evolução e progresso dos Carnavais e do Samba.

- Para o retorno da maior e melhor Festa de samba que se realiza em Portugal. Os sambistas da Mealhada perceberam finalmente a perca que era para o samba não existir esse evento por desavenças e mesquinhices sem nexo.Parece que a Festa de Samba da Mealhada será este ano outra vez uma feliz realidade.

- Para o esforço e entusiasmo que esta a ser feito por algumas pessoas para que a organização do 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BATERIAS EM PORTUGAL possa ser um sucesso. Que a aderência ao evento corresponda as espectativas e que muitos ritimistas portugueses digam presente para ser um acontecimento histórico.

- Para as " movimentações " que estão havendo para uma maior credibilidade e fortalecimento do já famoso e sempre contestado ( mas no meio de tanto blá..blá... blá... todas as escolas acabam indo !!! Será porque? ) Trofeu Nacional das Escolas de Samba de Estarreja.

- Para o Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) que mais uma vez teve a iniciativa e o esforço para ter o Grupo Sambalêlê na sua Festa de Aniversario possibilitando assim a todos os presentes assistirem ao melhor samba que se executa em Portugal.



100 NOTA

" As verdades nunca ficam bem na fotografia "

- Para os entraves que são colocados ás Escolas de samba de Sesimbra nas suas pretenções de terem espaços disponiveis para a realização de Festas de Samba nocturnas . Por isto e por aquilo ...NUNCA É POSSIVEL.

- Para a insistente falta de unidade entre as escolas de algumas localidades que teimam em ter rivalidades doentias nem sequer convidando outras escolas para suas Festas. Muita" baixeza ".

- Também para as escolas de samba que são convidadas para as Festas de outras escolas e falham muitas vezes e até em alguns casos sem sequer resposta darem . Não merecem ser convidadas !




-100 Nota Final-

Em 2007 firmei a minha ligação com o Gres Bota no Rego e durante todos estes anos vi a escola trilhando caminhos seguros , de grande evolução e dinamismo que a colocou no patamar cimeiro das escolas de samba em Portugal. Uma gestão de muito boa qualidade , onde se foi alicersando uma visão mais concreta do que é verdadeiramente uma escola de samba. Foram-se eliminando focos retrogrados que poderiam ( e muitas tentativas houve ) ter impedido esse progresso que levou a escola a ser conhecida a nivel nacional quando apenas o era a nivel interno e pouco mais. Foi um ano de 2010 pleno de muita dinamica , muita actividade de todas as secções da escola ( banda,teatro, Academia de Musica, Marchas Populares e muito samba ) e continuo progresso, pois como sempre digo a razão de toda a evolução é estarem AS PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS. Só assim , e não tem mais nenhuma maneira, as coisas dão certo.
Sendo coerente como sempre fui e quero ser , como associado e elemento desta escola não poderia ficar "calado " por estar a assistir ao desmorenar desse ÚNICO PRINCIPIO ( pessoas certas nos lugares certos ) para um bom funcionamento de uma escola de samba !!!!
Alem de algumas "divisões " e "mudas fricções " que estão sendo cada vez mais notórias na escola de samba tem agora esta desvalorização que para mim é incompreensivel :
Como pode, com as escassez de elementos que percebam realmente o que é VERDADEIRAMENTE uma Escola de Samba( o que é bem diferente de uma escola de Carnaval, caseira, intimista, meio-bloco para brincadeira, camararia, provinciana..... ), o Gres Bota no Rego se dar ao "LUXO" de prescindir de um elemento dos que mais percebe de Escola de Samba em Sesimbra ( Pedro Canana ) ? É um luxo demasiado caro deixar de parte para uma nova direcção um elemento de tamanha dedicação e sabedoria. Penso até que é de uma certa ingratidão para todo o trabalho realizado anteriormente por esse elemento.
Tudo teria de ser conciliado....
As pessoas são diferente... as pessoas pensam diferentes umas das outras.
Ajustar o que realmente somos com o que pensamos ser...
Conviver com diferenças.......saber viver em sociedade conciliando aquilo que pensamos com o que os outros pensam, conseguir se colocar na posição do outro é a grande virtude que se teria de ter para bem da Escola e do seu funcionamento e evolução.
Em "perigo" fica certamente a escola pois por arrasto ( Deus queira que não ) poderá a Escola "perder" também aquela que a meu ver ( e só não vê quem não quer, ou nada entende !!! ) tem tido um trabalho de alto nivel , no ensino e na evolução das passistas do Bota no Rego . E não basta ter talento, não basta saber dançar ( ensinar , organizar e unir é bem mais dificil ). Ela -Ana Alves (Preta ) é a responsavel por o Gres Bota no Rego ter actualmente uma tremenda Ala de Passista e de uma qualidade muito elevada para o nosso meio sambistico. Jamais a escola teve tamanho nivel nesta area. Jamais essa ala atingiu tamanha capacidade.

Fiquei triste e preocupado........
Mas................foi uma opinião de sambista..."que vê um pouco mais á frente". Vamu-Ki-Vamu que atrás vem gente.
Saudações sambistas
Nota:
A ultima frase " que vê um pouco mais á frente" precisa ser TRADUZIDA, pois para aqueles que pensava não mais visitarem meu blog ...MAS AFINAL VÊM VISITA-LO TODOS OS DIAS, está um pouco "brasileiro" demais, ou até achinesado.....e por isso convêm ser "traduzir "....:
A frase NÃO SIGNIFICA VER MAIS QUE OS OUTROS , SIGNIFICA VER EM ANTICIPAÇÃO, PELA IDADE, PELA EXPERIENCIA DE VIDA E NÃO POR SER MAIS QUE OS OUTROS.

!!!!! VALEUUUUUU ??????

CRONICA DE ABRIL

AS PRIMAVERAS SÃO SEMPRE BELAS
Amigos sambistas começo por uma optima noticia , talvez a melhor noticia que o ano de 2011 pode trazer para o samba em Portugal.Tudo leva a crer que o MAIOR e MELHOR festival de Samba em Portugal - O FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA- voltará a se realizar este ano.
Sinal que todos os desentendimentos que levaram ao cancelamento em 2010 do referido Festival estão ultrapassados e que os sambistas perceberam que só unidos se alcançam os objectivos maiores. Ainda bem que lufadas de bom senso vão acontecendo de vez enquando.
Outra boa noticia é o trabalho que esta a ser feito por um grupo de samba que para alem do prazer de tocar está criando originais para apresentar tanto ao vivo como em CD. Maravilhoso pois assim vão deixar história...vão deixar espólio. Não vão estar por estar.
Uma nota positiva para a grande dedicação dos grupos de samba em Portugal sempre na tentativa de implatação, de ter mercado, de ter admiração e respeito e que de uma maneira ou de outra vão conseguindo o seu espaço e mostrando todo o seu trabalho e dedicação ao samba.
As boas noticias nos tempos que correm , em que as noticias parecem todas más são as que nos permitem perceber que se conseguem descobrir sempre algumas zonas de conforto e bem estar mesmo no meio da adversidade e o que vai contando é o que se é e o que se partilha com quem se aprecia e gosta e assim tudo o resto á nossa volta não passa de cenários... uns melhores que outros... mas apenas cenários.
Achei por bem neste cronica fazer uma homenagem. Eu entendo que é em vida que as homenagens devem ser feitas e por isso ela tem toda a razão de ser.
Independentemente da amizade que já vem desde os bancos de escola e como de uma cronica de samba se trata vem mesmo a preposito o realçar de coisas que para muita gente pode ser confuso mas que agora colocados nos tempos actuais do samba em Portugal dão um perfume que já não se vai vendo e que jamais se irá ver !!
Falo do Dr Ricardo Mira.
E é tão simples o que tenho para dizer.... tão simples que até vai fazer confusão !!!
Fundou 2 escolas de samba. Ensinou a muitas dezenas de pessoas o que eram os instrumentos de uma bateria de escola de samba, de como se tocavam , como era organizada, desenvolvida ...gerida....uma ESCOLA de SAMBA. Nesses tempos foi um pouco de tudo,interprete, ensaiador, professor, carnavalesco, director, compositor......
Por falar em compor foi autor ( musica e letra ) de umas boas dezenas ( DISSE BEM !! DEZENAS !!!!! ) de sambas de Enredo sem contar com sambas de exaltação e outros sambas o que elevam ainda para mais dezenas.
Actuou em tudo o que era actuação com as escolas de samba que representou ( Academica de Sacavém e Abrigada )... gravações de CDs etc...etc...
Isto já seria uma homenagem ao alcance de poucos.... muito poucos, mas tem valores mais altos que tudo isso atras.
Nos tempos que correm é tão bom dizer isto.... é uma lavagem de alma (como ele sempre me ensinou) !!
NUNCA GANHOU UM TOSTÃO (agora Euro) COM O SAMBA !!!!
E é tão ouvi-lo ainda dizer NEM NUNCA IREI GANHAR !!!
Alertou-me para tanta coisa á muitos anos atrás sobre certas pessoas ( muitas ainda a começar no samba ), e certos pensamentos que agora estão batento todos certos.
Parabens Ricardo Mira por seres um agradavel perfume num ambiente por vezes muito poluido do samba em Portugal.
Obrigado por seres uma zona de conforto que chega com esta Prmavera.
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas

NOVA NOTA 100 VS 100 NOTA

Nota 100 -


- Para o Carnaval de Estarreja que a nivel de todos os quesitos ( baterias,sambas,enredos,fantasias,comissões de frente, alegorias...)é actualmente o Carnaval de melhor nivel com desfile de Escolas de samba.

- Para o magnifico espectaculo que todas as escolas de Estarreja proporcionaram ao publico.

- Para os que vão tendo coragem de ir trabalhando no samba apesar de tanta ingratidão e injustiças( carnavalescos, compositores de samba, directores,interpretes etc..etc..).

- Para a grande evolução principalmente a nivel de fantasias e adereços no Carnaval da Mealhada.

- Para a reativação da Escola de Samba Imperio da Mocidade Lusa de Sacavém. Muito bom Sacavém voltar a ter samba.

- Para as escolas de samba que vão fazer Festas de Samba durante o ano de 2011.Vão dessa maneira contribuir para o convivio e a confraternização entre os sambistas. Que sirva para durante todo ano ir pacificando as mentes e acalmar muita coisa.

- Para as pessoas que estão a organizar o I Encontro de Baterias da Europa em Portugal. Vai ser um evento grandioso que nos dará a possibilidade de conviver com os ritimistas de varios paises da Europa que irão estar presentes em Sesimbra nos dias 1 ,2 e 3 de Julho.


100 NOTA -


- Para os que no universo do samba e das escolas de samba ainda teimam em não saber e não querer admitir a superioridade dos outros. A mais valia dos outros. As diferenças dos outros.A que respeitar tudo isso com toda a humildade.

- Para o "isolamento" de Sesimbra e Figueira da Foz e o menor desenvolvimento de suas escolas de samba não decidindo haver concurso de escolas em seus Carnavais.

- Para as duvidas ainda criadas pela Associação de Carnaval de Estarreja relativas ao Trofeu Nacional e as escolas convidadas das localidades onde não existe concurso. Sempre disse desde o 2ºano do Trofeu que uma solução seria a rotatividade. Assim permitiria a todas as escolas terem a oportunidade de participar do Trofeu !!! Se sendo convidadas não aceitassem ou não pudessem ir era outra seguinte convidada !! Simples !!! Tão simples !!! TODAS TERIAM A SUA VEZ. !!

Claro que a melhor de todas as soluções e que deixaria em pé de igualdade com todas as outras localidades era haver concurso em Sesimbra e na Figueira da Foz.Ficaria todo o "problema " resolvido. Agora fala-se que vai ser com SORTEIO que será definida a participação para 2012 das escolas de Sesimbra e Figueira. Mas...... se for sorteio puro todos os anos pode calhar em sorte ser varios anos seguidos a mesma escola !!! Se for sorteio com a regra de que uma escola não pode repetir 2 anos seguidos ai concordo pois vai fazer ROTATIVIDADE obrigatoriamente. Que o bom senso prevaleça. Que as escolas se sentem a mesa com a A.C. de Estarreja e que tudo seja feito para tornar o mais digno possivel o já famoso( apesar de tanta polemica ) TROFEU NACIONAL DE ESCOLA DE SAMBA DE ESTARREJA.


Termino estas notas defendendo o meu espaço que é este blog que teimo em levar por diante apesar de alguns obstaculos. Este blog foi apelidado de " miseravel ". Essas pessoas arrependeram-se e verificaram que tudo o que disse na altura bateu certo e foi bem real. Ultimamente tem sido apelidado de TENDENCIOSO. Engraçado..... quando enaltecia o trabalho, quando enaltecia a evolução quando fazia a cobertura de actividades ( TENHO ATÉ GUARDADOS AS DEZENAS DE E-MAILS NA PASTA DO MEU GMAIL EM QUE ME ERAM FEITOS PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO DISTO E DAQUILO.... QUANDO ERA " O EMBAIXADOR " DO SAMBA EM PORTUGAL- ISTO ESTEVE ESCRITO EM QUALQUER LADO.... NÃO POR MIM ). era um blog isento e de muito nivel. Quando fiz uma critica negativa e reforcei a ideia que a escola não era como não é superior a outras- incluindo a que integro Gres Bota no Rego- deixou de ser um BLOG ISENTO !!! O BLOG do EMBAIXADOR do SAMBA passou a ser tendencioso e a dizer só baboseiras. Engraçado... dá até vontade de rir. Mas vou guardar esse riso para um momento mais magico. Vou ver se me lembro disto da proxima vez que com meu tamborim tocando atravessar a Sapucai e vou rir muito.Vai ser esse o cenario perfeito.

Apesar de dos ataques de 1% da comunidade sambista vou continuar divulgando o mais possivel o samba neste meu blog que tanto estimo e até tão util tem sido principalmente para os humildes que me tem agradecido por tal.


VAMU-KI-VAMU


Saudações sambistas

NOVA CRONICA

A VAIDADE E O PODER Já faz tempo que deixei junto com uma cronica minha para o site do Gres Charanguinha o extracto de um texto de um cronista de Samba ( Romulo Ramos ) de um site brasileiro (Esquina do Samba). Relembro..... "Quando o vaidoso descobrir que a sua qualidade é vã, ilusória, e que o seu desejo de atrair admiração é pura presunção, talvez possa colaborar e em muito com o que tenha aprendido ao longo de sua vida, sem que para isso tenha que usar de articulações e manipular pessoas. Tem sido comum nas nossas jornadas diarias conviver com pessoas que por vaidade pensam estar acima de todos os demais seres vivos, e quando estão em determinadas posições de destaque dentro da sua sociedade, extrapolam, não importando onde e agem como se fossem os únicos a tudo saber, mesmo que nada ainda tenham mostrado para tal. É comum e não diferente o que acontece com o povo do Samba, sim, existe alguns elementos que por estarem hoje em posições que para eles é tudo o que imaginam ser o máximo em se tratando de ser ou não ser, pois, seriam capazes de até em última estância venderem-se por qualquer preço ou até mesmo traírem em troca do que para eles é o ápice dentro do seu imaginário." Aproveito para acrescentar...... O mesmo vem acontecendo com o " mundo do samba" em Portugal, embora não o sendo estranho para mim , pois venho alertando á muito tempo para tal . Lamento muito , embora não esteja surpreendido , pois á muito que verificava que algo caminhava para isto. Agora com a internet.... ( basta passearmos um pouco pelas paginas do Facebook) mais facil se tornou verificar toda a inveja...hipocrisia.... falsidades.... covardias que vão minando o meio sambistico em Portugal. Não adianta assobiar e virar a cara para o lado. É uma realidade que exige que não se faça silencio...que se ignore. A voz da razão não pode ficar calada pois quem vai sendo penalizado é o talento, a criatividade , o saber, a qualidade, a verdade. E é tanto o equivoco, é tanta a mentira que anda por ai. A falta de humildade e de respeito foi mais que evidente no nosso pos-Carnaval. Bastou estar atento e ir lendo ......que coisas absurdas que aconteceram...se ouviram...se viram. Mas nem me vou desgastar ou perder tempo com considerações particulares pois teve coisas tão evidentes, tão claras á luz de que está de boa fé que o crime maior era ainda estar a dar cobertura e publicidade a tamanhos absurdos. Eles vão continuar por aí. è só estar atento. Particularmente tinha duas hipoteses .... ou me mantinha em silencio...(e querendo estar bem com "Deus e com o Diabo ") ou continuar falando...escrevendo... alertando.... Vou continuar a seguir esta via !!! Até porque é a que me dá mais satisfação e a que estou mais a vontade. Sei que cada vez mais, por tudo o dito a trás , talvez mais "inimigos" possa arranjar . Uns ( os que estão enganados será só até cairem em si), os outros ... o samba se encarregará de os eliminar a pouco e pouco. Entretanto vou amando o samba.... vou dando o mais que posso por ele e pelas pessoas a ele ligadas que querem a minha amizade. Eu gosto muito de amizades . Gosto dos outros. As vezes distraio-me e até gosto demais e gosto de quem não devo gostar. Principalmente aprendi a gostar e a respeitar aqueles que aqui no samba em Portugal muito me ensinaram de samba, e como é estar no samba, bem como nos anos(3) que vivi no Rio (será que imaginam o que possa ter aprendido no meio de todas " as feras " do samba Carioca ?). Porque ser sambistas...saber estar no samba.... SABER DE SAMBA... vai muito para alem do instrumento ( ou instrumentos que se saibam tocar )..... MUITO.... MAS MUITO MESMO. Vou continuar amando o samba. Mas agora no meio de toda esta " guerra " que se esta vivendo ( e infelizmente vai continuar pois basta ver pelas ultimas " amostras e movimentações " !!!)vou estar muito mais cauteloso, menos inocente, pois como dizia um dos maiores nomes de Portugal( aproveito até para homenagear esse colosso )- Artur Agostinho- " Perdoo toda a gente. Mas não esqueço. Porque é perigoso. Pode repetir-se" Vamu-Ki-Vamu Saudações sambistas

VESPERA DE ANIVERSARIO

Agora que se aproxima o 2º Aniversário do meu blog não quero sair da linha que me orienta na edição deste espaço.
Divulgação e promoção do samba em Portugal , com noticias e artigos interessantes do mundo do samba.
Por isso as minhas ultimas notas positivas e negativas deste ano que esta findando.

NOTA 100
-Para o entusiasmo pre-carnaval que vivi( pela primeira vez) no ultimo fim de semana em Ovar.
Extrordinario o entusiasmo e a dedicação dessa cidade para com o Carnaval.Grande exemplo a seguir por aquelas que também tem Carnavalmas que infelizmente não o aproveitam desta maneira.
-Para o entusiasmo e dedicação das escolas de samba de Ovar em prol do crescimento do samba em Portugal.
-Para a procura de cada vez mais qualidade em actuações de palco, de um cuidado reportorio e nivel de actuação instrumental.
- Para alguns sambistas nortenhos que souberam e sabem distinguir quem na realidade anda nisto por bem e não "outros" que por sinal jamais atingirão a bitola dos que são autenticos baluartes do samba.
-Para os bons sambas e bons enredos que vão possibilitar certamente grandes desfiles á grande maioria das escolas de samba portuguesas.
- Para os sambistas que vão mantendo acesa essa paixão que os faz continuar lutando pelo samba em Portugal.


100 NOTA
-Entre os sambas de enredo das escolas de samba em Portugal, na sua maioria sambas de grande qualidade onde é notoria a procura de uma cada vez melhor gravação dos mesmos tem uma gravação de samba que envergonha todos aqueles que amam o samba , que o respeitam, que procuram cada vez fazer mais e melhor ,e cada vez mais com a maior dedicação e dignidade.
Era preferivel terem feito uma gravação para divulgação na base de cavaquinho e voz ( como fez por exemplo a Juventude Vareira- Ovar) do que produzirem um audio de tamanho mau gosto e de tão má qualidade. Desde as vozes á parte instrumental está uma coisa intragavel !!
É lamentavel que não haja a humildade de se reconhecer que não sabem, nem tem condições para fazer as coisas certas.
Tem escola que pede ajuda a quem sabe para pelo menos sair uma coisa condigna em gravação .
O samba de enredo tem até uma razoavel qualidade ( pode comprovar quando foi eleito :http://www.youtube.com/watch?v=Sf01Ih223_c) mas acabou completamente destruido.
Esse audio que é colocado em seu proprio site é uma má propaganda ao samba de Sesimbra ( tem escolas já primando em dignificar o samba ). É um desrespeito pela propria cultura musical, é uma falta de cuidado , de brio, de humildade em reconhecer incapacidade e o resultado é este que todos comentam como horrivel e ninguem tem coragem de o dizer.
Aqui estou dando a cara novamente porque tenho razão.... porque estou a falar verdade e calar é que seria prestar um mau serviço ao samba.
Lamentavel a gravação do samba de enredo do Gres Unidos de Vila Zimbra.
Lamentavel não haver também ninguem com lucidez para não permitir que se "brinque" com esta cultura musical que é samba...... alias património mundial. Alguem que tivesse tido a coragem para dizer... ISTO NÃO TEM CONDIÇÕES PARA SER APRESENTADO PUBLICAMENTE..... para o mundo inteiro.
Não ter permitido !!!


VAMU-KI-VAMU.
Saudações sambistas