NÃO HAVIA NECESSIDADE............
Amigos sambistas na realidade não havia necessidade de a Associassão do Carnaval de Estarreja estar a passar por tudo isto relativamente ao seu Trofeu Nacional de Samba.
Sem estar a perder tempo com o que esteve na realidade por trás de tudo isto e sem estar com palavras bonitas e demagogicas era muito simples não se chegar a este ponto nem nunca se ter passado por outras situações menos esclarecidas.
E reparem como era simples. TÃO SIMPLES !!!!
Aumentar o numero de escolas ?
Uma das hipoteses- Tem a hipotese de convidar( como já o fizeram ) o Gres Abrigada , Parcela 6 ou até o Gres Paraiso Tropical que é uma escola que tem por norma não falhar a convites.
Outra hipotese- O vencedor do Trofeu ficar automaticamente apurado( com toda a logica e merecimento !!) para no ano seguinte defender o titulo (na localidade do vencedor seria também apurado o vencedor do seu concurso e no caso de ser o mesmo que venceu o Trofeu seria também representante o 2ºclassificado)
Quanto á questão de mais escolas como vêm ..... SIMPLES NÃO É ???!!!!!!
Por isso a justificação do que estava para acontecer cai positivamente por terra.( e sem esquecer que "isso" que estava para acontecer iria fazer com que estivessem 2 escolas de alguma localidade e não uma de cada como se pretende).
Problemas de convite para as escolas de localidades que não tem concurso ?
Parece que á desejo de continuar a ter. ( fala-se até num provavel sorteio no proximo ano.). Se for sorteio puro com todas as escolas uma escola com sorte pode ir uma serie de anos seguida !!!
E isto do samba não é casino ...não é sorte... é partilha, participação, convivio.
E ERA TÃO SIMPLES...TÃO SIMPLES DE RESOLVER !!!!
Sesimbra por exemplo:
Nota:coloco nesta ordem mas pode ser outra qualquer até chegar novamente a vez do Bota no Rego.
2012- Trepa no Coqueiro
2013- Vila Zimbra
2014- Dá Que Falar
2015- Batuque do Conde
2016 -Saltaricos do Castelo
2017 - Bota no Rego
........ e por ai fora. Se alguma escola não quisesse participar seguia a do ano seguinte !!!
Figueira da Foz:
2012- Novo Imperio( coloco nesta ordem pois é a que falta ir ao concurso. Este ano vai a Rainha. )
2013- UMG
2014- Rainha
2015- Novo imperio
...... e por ai fora........
AMIGOS SAMBISTAS como vêm.... SIMPLES.... SEM MAS NEM MEIO MAS E TUDO ESTARIA RESOLVIDO !!!!
Basta querer e não se andar a fazer mais ondas.
Quanto ao resto.... NÃO HAVIA NECESSIDADE.
Saudações sambistas
AS VERDADES NUNCA FICAM BEM NA FOTOGRAFIA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quarta-feira, 27 de abril de 2011
/
NOTA 100
- Para os excelentes Enredos que já estão sendo divulgados por algumas Escolas do Rio de Janeiro ( ex: Mangueira, Imperatriz, Vila Isabel, U.da Ilha....)
- Para a renovação do Sambodromo do Rio de Janeiro que agora vai ficar muito mais moderno , com bancadas de ambos os lados e com capacidade para cerca de 80.000 lugares.
- Para o restabelecimento ( depois de um problema cardiaco ) de Dominguinhos da Estacio e que assim vai poder continuar dando a sua voz ao Carnaval Carioca.
- Para a noticia de uma nova escola de samba que se oficializou no Carnaval de Estarreja. e pelo que sei formada por gente com muitos titulos em Estarreja , com muita experiencia. Cada vez mais forte esse Carnaval. Mais um reforço nas escolas a norte do País . Enquanto a sul algumas foram fechando outras vão perdendo cada vez mais potencial e muita das vontades apenas se ficam pelas palavras a norte dão-se passos bem largos na evolução e progresso dos Carnavais e do Samba.
- Para o retorno da maior e melhor Festa de samba que se realiza em Portugal. Os sambistas da Mealhada perceberam finalmente a perca que era para o samba não existir esse evento por desavenças e mesquinhices sem nexo.Parece que a Festa de Samba da Mealhada será este ano outra vez uma feliz realidade.
- Para o esforço e entusiasmo que esta a ser feito por algumas pessoas para que a organização do 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BATERIAS EM PORTUGAL possa ser um sucesso. Que a aderência ao evento corresponda as espectativas e que muitos ritimistas portugueses digam presente para ser um acontecimento histórico.
- Para as " movimentações " que estão havendo para uma maior credibilidade e fortalecimento do já famoso e sempre contestado ( mas no meio de tanto blá..blá... blá... todas as escolas acabam indo !!! Será porque? ) Trofeu Nacional das Escolas de Samba de Estarreja.
- Para o Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) que mais uma vez teve a iniciativa e o esforço para ter o Grupo Sambalêlê na sua Festa de Aniversario possibilitando assim a todos os presentes assistirem ao melhor samba que se executa em Portugal.
100 NOTA
" As verdades nunca ficam bem na fotografia "
- Para os entraves que são colocados ás Escolas de samba de Sesimbra nas suas pretenções de terem espaços disponiveis para a realização de Festas de Samba nocturnas . Por isto e por aquilo ...NUNCA É POSSIVEL.
- Para a insistente falta de unidade entre as escolas de algumas localidades que teimam em ter rivalidades doentias nem sequer convidando outras escolas para suas Festas. Muita" baixeza ".
- Também para as escolas de samba que são convidadas para as Festas de outras escolas e falham muitas vezes e até em alguns casos sem sequer resposta darem . Não merecem ser convidadas !
Em 2007 firmei a minha ligação com o Gres Bota no Rego e durante todos estes anos vi a escola trilhando caminhos seguros , de grande evolução e dinamismo que a colocou no patamar cimeiro das escolas de samba em Portugal. Uma gestão de muito boa qualidade , onde se foi alicersando uma visão mais concreta do que é verdadeiramente uma escola de samba. Foram-se eliminando focos retrogrados que poderiam ( e muitas tentativas houve ) ter impedido esse progresso que levou a escola a ser conhecida a nivel nacional quando apenas o era a nivel interno e pouco mais. Foi um ano de 2010 pleno de muita dinamica , muita actividade de todas as secções da escola ( banda,teatro, Academia de Musica, Marchas Populares e muito samba ) e continuo progresso, pois como sempre digo a razão de toda a evolução é estarem AS PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS. Só assim , e não tem mais nenhuma maneira, as coisas dão certo.
Sendo coerente como sempre fui e quero ser , como associado e elemento desta escola não poderia ficar "calado " por estar a assistir ao desmorenar desse ÚNICO PRINCIPIO ( pessoas certas nos lugares certos ) para um bom funcionamento de uma escola de samba !!!!
Alem de algumas "divisões " e "mudas fricções " que estão sendo cada vez mais notórias na escola de samba tem agora esta desvalorização que para mim é incompreensivel :
Como pode, com as escassez de elementos que percebam realmente o que é VERDADEIRAMENTE uma Escola de Samba( o que é bem diferente de uma escola de Carnaval, caseira, intimista, meio-bloco para brincadeira, camararia, provinciana..... ), o Gres Bota no Rego se dar ao "LUXO" de prescindir de um elemento dos que mais percebe de Escola de Samba em Sesimbra ( Pedro Canana ) ? É um luxo demasiado caro deixar de parte para uma nova direcção um elemento de tamanha dedicação e sabedoria. Penso até que é de uma certa ingratidão para todo o trabalho realizado anteriormente por esse elemento.
Tudo teria de ser conciliado....
As pessoas são diferente... as pessoas pensam diferentes umas das outras.
Ajustar o que realmente somos com o que pensamos ser...
Conviver com diferenças.......saber viver em sociedade conciliando aquilo que pensamos com o que os outros pensam, conseguir se colocar na posição do outro é a grande virtude que se teria de ter para bem da Escola e do seu funcionamento e evolução.
Em "perigo" fica certamente a escola pois por arrasto ( Deus queira que não ) poderá a Escola "perder" também aquela que a meu ver ( e só não vê quem não quer, ou nada entende !!! ) tem tido um trabalho de alto nivel , no ensino e na evolução das passistas do Bota no Rego . E não basta ter talento, não basta saber dançar ( ensinar , organizar e unir é bem mais dificil ). Ela -Ana Alves (Preta ) é a responsavel por o Gres Bota no Rego ter actualmente uma tremenda Ala de Passista e de uma qualidade muito elevada para o nosso meio sambistico. Jamais a escola teve tamanho nivel nesta area. Jamais essa ala atingiu tamanha capacidade.
Fiquei triste e preocupado........
Mas................foi uma opinião de sambista..."que vê um pouco mais á frente". Vamu-Ki-Vamu que atrás vem gente.
Saudações sambistas
Nota:
A ultima frase " que vê um pouco mais á frente" precisa ser TRADUZIDA, pois para aqueles que pensava não mais visitarem meu blog ...MAS AFINAL VÊM VISITA-LO TODOS OS DIAS, está um pouco "brasileiro" demais, ou até achinesado.....e por isso convêm ser "traduzir "....:
A frase NÃO SIGNIFICA VER MAIS QUE OS OUTROS , SIGNIFICA VER EM ANTICIPAÇÃO, PELA IDADE, PELA EXPERIENCIA DE VIDA E NÃO POR SER MAIS QUE OS OUTROS.
!!!!! VALEUUUUUU ??????
- Para os excelentes Enredos que já estão sendo divulgados por algumas Escolas do Rio de Janeiro ( ex: Mangueira, Imperatriz, Vila Isabel, U.da Ilha....)
- Para a renovação do Sambodromo do Rio de Janeiro que agora vai ficar muito mais moderno , com bancadas de ambos os lados e com capacidade para cerca de 80.000 lugares.
- Para o restabelecimento ( depois de um problema cardiaco ) de Dominguinhos da Estacio e que assim vai poder continuar dando a sua voz ao Carnaval Carioca.
- Para a noticia de uma nova escola de samba que se oficializou no Carnaval de Estarreja. e pelo que sei formada por gente com muitos titulos em Estarreja , com muita experiencia. Cada vez mais forte esse Carnaval. Mais um reforço nas escolas a norte do País . Enquanto a sul algumas foram fechando outras vão perdendo cada vez mais potencial e muita das vontades apenas se ficam pelas palavras a norte dão-se passos bem largos na evolução e progresso dos Carnavais e do Samba.
- Para o retorno da maior e melhor Festa de samba que se realiza em Portugal. Os sambistas da Mealhada perceberam finalmente a perca que era para o samba não existir esse evento por desavenças e mesquinhices sem nexo.Parece que a Festa de Samba da Mealhada será este ano outra vez uma feliz realidade.
- Para o esforço e entusiasmo que esta a ser feito por algumas pessoas para que a organização do 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BATERIAS EM PORTUGAL possa ser um sucesso. Que a aderência ao evento corresponda as espectativas e que muitos ritimistas portugueses digam presente para ser um acontecimento histórico.
- Para as " movimentações " que estão havendo para uma maior credibilidade e fortalecimento do já famoso e sempre contestado ( mas no meio de tanto blá..blá... blá... todas as escolas acabam indo !!! Será porque? ) Trofeu Nacional das Escolas de Samba de Estarreja.
- Para o Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) que mais uma vez teve a iniciativa e o esforço para ter o Grupo Sambalêlê na sua Festa de Aniversario possibilitando assim a todos os presentes assistirem ao melhor samba que se executa em Portugal.
100 NOTA
" As verdades nunca ficam bem na fotografia "
- Para os entraves que são colocados ás Escolas de samba de Sesimbra nas suas pretenções de terem espaços disponiveis para a realização de Festas de Samba nocturnas . Por isto e por aquilo ...NUNCA É POSSIVEL.
- Para a insistente falta de unidade entre as escolas de algumas localidades que teimam em ter rivalidades doentias nem sequer convidando outras escolas para suas Festas. Muita" baixeza ".
- Também para as escolas de samba que são convidadas para as Festas de outras escolas e falham muitas vezes e até em alguns casos sem sequer resposta darem . Não merecem ser convidadas !
-100 Nota Final-
Em 2007 firmei a minha ligação com o Gres Bota no Rego e durante todos estes anos vi a escola trilhando caminhos seguros , de grande evolução e dinamismo que a colocou no patamar cimeiro das escolas de samba em Portugal. Uma gestão de muito boa qualidade , onde se foi alicersando uma visão mais concreta do que é verdadeiramente uma escola de samba. Foram-se eliminando focos retrogrados que poderiam ( e muitas tentativas houve ) ter impedido esse progresso que levou a escola a ser conhecida a nivel nacional quando apenas o era a nivel interno e pouco mais. Foi um ano de 2010 pleno de muita dinamica , muita actividade de todas as secções da escola ( banda,teatro, Academia de Musica, Marchas Populares e muito samba ) e continuo progresso, pois como sempre digo a razão de toda a evolução é estarem AS PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS. Só assim , e não tem mais nenhuma maneira, as coisas dão certo.
Sendo coerente como sempre fui e quero ser , como associado e elemento desta escola não poderia ficar "calado " por estar a assistir ao desmorenar desse ÚNICO PRINCIPIO ( pessoas certas nos lugares certos ) para um bom funcionamento de uma escola de samba !!!!
Alem de algumas "divisões " e "mudas fricções " que estão sendo cada vez mais notórias na escola de samba tem agora esta desvalorização que para mim é incompreensivel :
Como pode, com as escassez de elementos que percebam realmente o que é VERDADEIRAMENTE uma Escola de Samba( o que é bem diferente de uma escola de Carnaval, caseira, intimista, meio-bloco para brincadeira, camararia, provinciana..... ), o Gres Bota no Rego se dar ao "LUXO" de prescindir de um elemento dos que mais percebe de Escola de Samba em Sesimbra ( Pedro Canana ) ? É um luxo demasiado caro deixar de parte para uma nova direcção um elemento de tamanha dedicação e sabedoria. Penso até que é de uma certa ingratidão para todo o trabalho realizado anteriormente por esse elemento.
Tudo teria de ser conciliado....
As pessoas são diferente... as pessoas pensam diferentes umas das outras.
Ajustar o que realmente somos com o que pensamos ser...
Conviver com diferenças.......saber viver em sociedade conciliando aquilo que pensamos com o que os outros pensam, conseguir se colocar na posição do outro é a grande virtude que se teria de ter para bem da Escola e do seu funcionamento e evolução.
Em "perigo" fica certamente a escola pois por arrasto ( Deus queira que não ) poderá a Escola "perder" também aquela que a meu ver ( e só não vê quem não quer, ou nada entende !!! ) tem tido um trabalho de alto nivel , no ensino e na evolução das passistas do Bota no Rego . E não basta ter talento, não basta saber dançar ( ensinar , organizar e unir é bem mais dificil ). Ela -Ana Alves (Preta ) é a responsavel por o Gres Bota no Rego ter actualmente uma tremenda Ala de Passista e de uma qualidade muito elevada para o nosso meio sambistico. Jamais a escola teve tamanho nivel nesta area. Jamais essa ala atingiu tamanha capacidade.
Fiquei triste e preocupado........
Mas................foi uma opinião de sambista..."que vê um pouco mais á frente". Vamu-Ki-Vamu que atrás vem gente.
Saudações sambistas
Nota:
A ultima frase " que vê um pouco mais á frente" precisa ser TRADUZIDA, pois para aqueles que pensava não mais visitarem meu blog ...MAS AFINAL VÊM VISITA-LO TODOS OS DIAS, está um pouco "brasileiro" demais, ou até achinesado.....e por isso convêm ser "traduzir "....:
A frase NÃO SIGNIFICA VER MAIS QUE OS OUTROS , SIGNIFICA VER EM ANTICIPAÇÃO, PELA IDADE, PELA EXPERIENCIA DE VIDA E NÃO POR SER MAIS QUE OS OUTROS.
!!!!! VALEUUUUUU ??????
CRONICA DE ABRIL
Publicada por
Antonio Guerreiro
on sábado, 23 de abril de 2011
/
AS PRIMAVERAS SÃO SEMPRE BELAS
Amigos sambistas começo por uma optima noticia , talvez a melhor noticia que o ano de 2011 pode trazer para o samba em Portugal.Tudo leva a crer que o MAIOR e MELHOR festival de Samba em Portugal - O FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA- voltará a se realizar este ano.
Sinal que todos os desentendimentos que levaram ao cancelamento em 2010 do referido Festival estão ultrapassados e que os sambistas perceberam que só unidos se alcançam os objectivos maiores. Ainda bem que lufadas de bom senso vão acontecendo de vez enquando.
Outra boa noticia é o trabalho que esta a ser feito por um grupo de samba que para alem do prazer de tocar está criando originais para apresentar tanto ao vivo como em CD. Maravilhoso pois assim vão deixar história...vão deixar espólio. Não vão estar por estar.
Uma nota positiva para a grande dedicação dos grupos de samba em Portugal sempre na tentativa de implatação, de ter mercado, de ter admiração e respeito e que de uma maneira ou de outra vão conseguindo o seu espaço e mostrando todo o seu trabalho e dedicação ao samba.
As boas noticias nos tempos que correm , em que as noticias parecem todas más são as que nos permitem perceber que se conseguem descobrir sempre algumas zonas de conforto e bem estar mesmo no meio da adversidade e o que vai contando é o que se é e o que se partilha com quem se aprecia e gosta e assim tudo o resto á nossa volta não passa de cenários... uns melhores que outros... mas apenas cenários.
Achei por bem neste cronica fazer uma homenagem. Eu entendo que é em vida que as homenagens devem ser feitas e por isso ela tem toda a razão de ser.
Independentemente da amizade que já vem desde os bancos de escola e como de uma cronica de samba se trata vem mesmo a preposito o realçar de coisas que para muita gente pode ser confuso mas que agora colocados nos tempos actuais do samba em Portugal dão um perfume que já não se vai vendo e que jamais se irá ver !!
Falo do Dr Ricardo Mira.
E é tão simples o que tenho para dizer.... tão simples que até vai fazer confusão !!!
Fundou 2 escolas de samba. Ensinou a muitas dezenas de pessoas o que eram os instrumentos de uma bateria de escola de samba, de como se tocavam , como era organizada, desenvolvida ...gerida....uma ESCOLA de SAMBA. Nesses tempos foi um pouco de tudo,interprete, ensaiador, professor, carnavalesco, director, compositor......
Por falar em compor foi autor ( musica e letra ) de umas boas dezenas ( DISSE BEM !! DEZENAS !!!!! ) de sambas de Enredo sem contar com sambas de exaltação e outros sambas o que elevam ainda para mais dezenas.
Actuou em tudo o que era actuação com as escolas de samba que representou ( Academica de Sacavém e Abrigada )... gravações de CDs etc...etc...
Isto já seria uma homenagem ao alcance de poucos.... muito poucos, mas tem valores mais altos que tudo isso atras.
Nos tempos que correm é tão bom dizer isto.... é uma lavagem de alma (como ele sempre me ensinou) !!
NUNCA GANHOU UM TOSTÃO (agora Euro) COM O SAMBA !!!!
E é tão ouvi-lo ainda dizer NEM NUNCA IREI GANHAR !!!
Alertou-me para tanta coisa á muitos anos atrás sobre certas pessoas ( muitas ainda a começar no samba ), e certos pensamentos que agora estão batento todos certos.
Parabens Ricardo Mira por seres um agradavel perfume num ambiente por vezes muito poluido do samba em Portugal.
Obrigado por seres uma zona de conforto que chega com esta Prmavera.
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas
Amigos sambistas começo por uma optima noticia , talvez a melhor noticia que o ano de 2011 pode trazer para o samba em Portugal.Tudo leva a crer que o MAIOR e MELHOR festival de Samba em Portugal - O FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA- voltará a se realizar este ano.
Sinal que todos os desentendimentos que levaram ao cancelamento em 2010 do referido Festival estão ultrapassados e que os sambistas perceberam que só unidos se alcançam os objectivos maiores. Ainda bem que lufadas de bom senso vão acontecendo de vez enquando.
Outra boa noticia é o trabalho que esta a ser feito por um grupo de samba que para alem do prazer de tocar está criando originais para apresentar tanto ao vivo como em CD. Maravilhoso pois assim vão deixar história...vão deixar espólio. Não vão estar por estar.
Uma nota positiva para a grande dedicação dos grupos de samba em Portugal sempre na tentativa de implatação, de ter mercado, de ter admiração e respeito e que de uma maneira ou de outra vão conseguindo o seu espaço e mostrando todo o seu trabalho e dedicação ao samba.
As boas noticias nos tempos que correm , em que as noticias parecem todas más são as que nos permitem perceber que se conseguem descobrir sempre algumas zonas de conforto e bem estar mesmo no meio da adversidade e o que vai contando é o que se é e o que se partilha com quem se aprecia e gosta e assim tudo o resto á nossa volta não passa de cenários... uns melhores que outros... mas apenas cenários.
Achei por bem neste cronica fazer uma homenagem. Eu entendo que é em vida que as homenagens devem ser feitas e por isso ela tem toda a razão de ser.
Independentemente da amizade que já vem desde os bancos de escola e como de uma cronica de samba se trata vem mesmo a preposito o realçar de coisas que para muita gente pode ser confuso mas que agora colocados nos tempos actuais do samba em Portugal dão um perfume que já não se vai vendo e que jamais se irá ver !!
Falo do Dr Ricardo Mira.
E é tão simples o que tenho para dizer.... tão simples que até vai fazer confusão !!!
Fundou 2 escolas de samba. Ensinou a muitas dezenas de pessoas o que eram os instrumentos de uma bateria de escola de samba, de como se tocavam , como era organizada, desenvolvida ...gerida....uma ESCOLA de SAMBA. Nesses tempos foi um pouco de tudo,interprete, ensaiador, professor, carnavalesco, director, compositor......
Por falar em compor foi autor ( musica e letra ) de umas boas dezenas ( DISSE BEM !! DEZENAS !!!!! ) de sambas de Enredo sem contar com sambas de exaltação e outros sambas o que elevam ainda para mais dezenas.
Actuou em tudo o que era actuação com as escolas de samba que representou ( Academica de Sacavém e Abrigada )... gravações de CDs etc...etc...
Isto já seria uma homenagem ao alcance de poucos.... muito poucos, mas tem valores mais altos que tudo isso atras.
Nos tempos que correm é tão bom dizer isto.... é uma lavagem de alma (como ele sempre me ensinou) !!
NUNCA GANHOU UM TOSTÃO (agora Euro) COM O SAMBA !!!!
E é tão ouvi-lo ainda dizer NEM NUNCA IREI GANHAR !!!
Alertou-me para tanta coisa á muitos anos atrás sobre certas pessoas ( muitas ainda a começar no samba ), e certos pensamentos que agora estão batento todos certos.
Parabens Ricardo Mira por seres um agradavel perfume num ambiente por vezes muito poluido do samba em Portugal.
Obrigado por seres uma zona de conforto que chega com esta Prmavera.
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas
NOVA NOTA 100 VS 100 NOTA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on segunda-feira, 28 de março de 2011
/
Nota 100 -
- Para o Carnaval de Estarreja que a nivel de todos os quesitos ( baterias,sambas,enredos,fantasias,comissões de frente, alegorias...)é actualmente o Carnaval de melhor nivel com desfile de Escolas de samba.
- Para o magnifico espectaculo que todas as escolas de Estarreja proporcionaram ao publico.
- Para os que vão tendo coragem de ir trabalhando no samba apesar de tanta ingratidão e injustiças( carnavalescos, compositores de samba, directores,interpretes etc..etc..).
- Para a grande evolução principalmente a nivel de fantasias e adereços no Carnaval da Mealhada.
- Para a reativação da Escola de Samba Imperio da Mocidade Lusa de Sacavém. Muito bom Sacavém voltar a ter samba.
- Para as escolas de samba que vão fazer Festas de Samba durante o ano de 2011.Vão dessa maneira contribuir para o convivio e a confraternização entre os sambistas. Que sirva para durante todo ano ir pacificando as mentes e acalmar muita coisa.
- Para as pessoas que estão a organizar o I Encontro de Baterias da Europa em Portugal. Vai ser um evento grandioso que nos dará a possibilidade de conviver com os ritimistas de varios paises da Europa que irão estar presentes em Sesimbra nos dias 1 ,2 e 3 de Julho.
100 NOTA -
- Para os que no universo do samba e das escolas de samba ainda teimam em não saber e não querer admitir a superioridade dos outros. A mais valia dos outros. As diferenças dos outros.A que respeitar tudo isso com toda a humildade.
- Para o "isolamento" de Sesimbra e Figueira da Foz e o menor desenvolvimento de suas escolas de samba não decidindo haver concurso de escolas em seus Carnavais.
- Para as duvidas ainda criadas pela Associação de Carnaval de Estarreja relativas ao Trofeu Nacional e as escolas convidadas das localidades onde não existe concurso. Sempre disse desde o 2ºano do Trofeu que uma solução seria a rotatividade. Assim permitiria a todas as escolas terem a oportunidade de participar do Trofeu !!! Se sendo convidadas não aceitassem ou não pudessem ir era outra seguinte convidada !! Simples !!! Tão simples !!! TODAS TERIAM A SUA VEZ. !!
Claro que a melhor de todas as soluções e que deixaria em pé de igualdade com todas as outras localidades era haver concurso em Sesimbra e na Figueira da Foz.Ficaria todo o "problema " resolvido. Agora fala-se que vai ser com SORTEIO que será definida a participação para 2012 das escolas de Sesimbra e Figueira. Mas...... se for sorteio puro todos os anos pode calhar em sorte ser varios anos seguidos a mesma escola !!! Se for sorteio com a regra de que uma escola não pode repetir 2 anos seguidos ai concordo pois vai fazer ROTATIVIDADE obrigatoriamente. Que o bom senso prevaleça. Que as escolas se sentem a mesa com a A.C. de Estarreja e que tudo seja feito para tornar o mais digno possivel o já famoso( apesar de tanta polemica ) TROFEU NACIONAL DE ESCOLA DE SAMBA DE ESTARREJA.
Termino estas notas defendendo o meu espaço que é este blog que teimo em levar por diante apesar de alguns obstaculos. Este blog foi apelidado de " miseravel ". Essas pessoas arrependeram-se e verificaram que tudo o que disse na altura bateu certo e foi bem real. Ultimamente tem sido apelidado de TENDENCIOSO. Engraçado..... quando enaltecia o trabalho, quando enaltecia a evolução quando fazia a cobertura de actividades ( TENHO ATÉ GUARDADOS AS DEZENAS DE E-MAILS NA PASTA DO MEU GMAIL EM QUE ME ERAM FEITOS PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO DISTO E DAQUILO.... QUANDO ERA " O EMBAIXADOR " DO SAMBA EM PORTUGAL- ISTO ESTEVE ESCRITO EM QUALQUER LADO.... NÃO POR MIM ). era um blog isento e de muito nivel. Quando fiz uma critica negativa e reforcei a ideia que a escola não era como não é superior a outras- incluindo a que integro Gres Bota no Rego- deixou de ser um BLOG ISENTO !!! O BLOG do EMBAIXADOR do SAMBA passou a ser tendencioso e a dizer só baboseiras. Engraçado... dá até vontade de rir. Mas vou guardar esse riso para um momento mais magico. Vou ver se me lembro disto da proxima vez que com meu tamborim tocando atravessar a Sapucai e vou rir muito.Vai ser esse o cenario perfeito.
Apesar de dos ataques de 1% da comunidade sambista vou continuar divulgando o mais possivel o samba neste meu blog que tanto estimo e até tão util tem sido principalmente para os humildes que me tem agradecido por tal.
Apesar de dos ataques de 1% da comunidade sambista vou continuar divulgando o mais possivel o samba neste meu blog que tanto estimo e até tão util tem sido principalmente para os humildes que me tem agradecido por tal.
VAMU-KI-VAMU
Saudações sambistas
NOVA CRONICA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on domingo, 27 de março de 2011
/
A VAIDADE E O PODER Já faz tempo que deixei junto com uma cronica minha para o site do Gres Charanguinha o extracto de um texto de um cronista de Samba ( Romulo Ramos ) de um site brasileiro (Esquina do Samba). Relembro..... "Quando o vaidoso descobrir que a sua qualidade é vã, ilusória, e que o seu desejo de atrair admiração é pura presunção, talvez possa colaborar e em muito com o que tenha aprendido ao longo de sua vida, sem que para isso tenha que usar de articulações e manipular pessoas. Tem sido comum nas nossas jornadas diarias conviver com pessoas que por vaidade pensam estar acima de todos os demais seres vivos, e quando estão em determinadas posições de destaque dentro da sua sociedade, extrapolam, não importando onde e agem como se fossem os únicos a tudo saber, mesmo que nada ainda tenham mostrado para tal. É comum e não diferente o que acontece com o povo do Samba, sim, existe alguns elementos que por estarem hoje em posições que para eles é tudo o que imaginam ser o máximo em se tratando de ser ou não ser, pois, seriam capazes de até em última estância venderem-se por qualquer preço ou até mesmo traírem em troca do que para eles é o ápice dentro do seu imaginário." Aproveito para acrescentar...... O mesmo vem acontecendo com o " mundo do samba" em Portugal, embora não o sendo estranho para mim , pois venho alertando á muito tempo para tal . Lamento muito , embora não esteja surpreendido , pois á muito que verificava que algo caminhava para isto. Agora com a internet.... ( basta passearmos um pouco pelas paginas do Facebook) mais facil se tornou verificar toda a inveja...hipocrisia.... falsidades.... covardias que vão minando o meio sambistico em Portugal. Não adianta assobiar e virar a cara para o lado. É uma realidade que exige que não se faça silencio...que se ignore. A voz da razão não pode ficar calada pois quem vai sendo penalizado é o talento, a criatividade , o saber, a qualidade, a verdade. E é tanto o equivoco, é tanta a mentira que anda por ai. A falta de humildade e de respeito foi mais que evidente no nosso pos-Carnaval. Bastou estar atento e ir lendo ......que coisas absurdas que aconteceram...se ouviram...se viram. Mas nem me vou desgastar ou perder tempo com considerações particulares pois teve coisas tão evidentes, tão claras á luz de que está de boa fé que o crime maior era ainda estar a dar cobertura e publicidade a tamanhos absurdos. Eles vão continuar por aí. è só estar atento. Particularmente tinha duas hipoteses .... ou me mantinha em silencio...(e querendo estar bem com "Deus e com o Diabo ") ou continuar falando...escrevendo... alertando.... Vou continuar a seguir esta via !!! Até porque é a que me dá mais satisfação e a que estou mais a vontade. Sei que cada vez mais, por tudo o dito a trás , talvez mais "inimigos" possa arranjar . Uns ( os que estão enganados será só até cairem em si), os outros ... o samba se encarregará de os eliminar a pouco e pouco. Entretanto vou amando o samba.... vou dando o mais que posso por ele e pelas pessoas a ele ligadas que querem a minha amizade. Eu gosto muito de amizades . Gosto dos outros. As vezes distraio-me e até gosto demais e gosto de quem não devo gostar. Principalmente aprendi a gostar e a respeitar aqueles que aqui no samba em Portugal muito me ensinaram de samba, e como é estar no samba, bem como nos anos(3) que vivi no Rio (será que imaginam o que possa ter aprendido no meio de todas " as feras " do samba Carioca ?). Porque ser sambistas...saber estar no samba.... SABER DE SAMBA... vai muito para alem do instrumento ( ou instrumentos que se saibam tocar )..... MUITO.... MAS MUITO MESMO. Vou continuar amando o samba. Mas agora no meio de toda esta " guerra " que se esta vivendo ( e infelizmente vai continuar pois basta ver pelas ultimas " amostras e movimentações " !!!)vou estar muito mais cauteloso, menos inocente, pois como dizia um dos maiores nomes de Portugal( aproveito até para homenagear esse colosso )- Artur Agostinho- " Perdoo toda a gente. Mas não esqueço. Porque é perigoso. Pode repetir-se" Vamu-Ki-Vamu Saudações sambistas
VESPERA DE ANIVERSARIO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quarta-feira, 2 de março de 2011
/
Agora que se aproxima o 2º Aniversário do meu blog não quero sair da linha que me orienta na edição deste espaço.
Divulgação e promoção do samba em Portugal , com noticias e artigos interessantes do mundo do samba.
Por isso as minhas ultimas notas positivas e negativas deste ano que esta findando.
NOTA 100
-Para o entusiasmo pre-carnaval que vivi( pela primeira vez) no ultimo fim de semana em Ovar.
Extrordinario o entusiasmo e a dedicação dessa cidade para com o Carnaval.Grande exemplo a seguir por aquelas que também tem Carnavalmas que infelizmente não o aproveitam desta maneira.
-Para o entusiasmo e dedicação das escolas de samba de Ovar em prol do crescimento do samba em Portugal.
-Para a procura de cada vez mais qualidade em actuações de palco, de um cuidado reportorio e nivel de actuação instrumental.
- Para alguns sambistas nortenhos que souberam e sabem distinguir quem na realidade anda nisto por bem e não "outros" que por sinal jamais atingirão a bitola dos que são autenticos baluartes do samba.
-Para os bons sambas e bons enredos que vão possibilitar certamente grandes desfiles á grande maioria das escolas de samba portuguesas.
- Para os sambistas que vão mantendo acesa essa paixão que os faz continuar lutando pelo samba em Portugal.
100 NOTA
-Entre os sambas de enredo das escolas de samba em Portugal, na sua maioria sambas de grande qualidade onde é notoria a procura de uma cada vez melhor gravação dos mesmos tem uma gravação de samba que envergonha todos aqueles que amam o samba , que o respeitam, que procuram cada vez fazer mais e melhor ,e cada vez mais com a maior dedicação e dignidade.
Era preferivel terem feito uma gravação para divulgação na base de cavaquinho e voz ( como fez por exemplo a Juventude Vareira- Ovar) do que produzirem um audio de tamanho mau gosto e de tão má qualidade. Desde as vozes á parte instrumental está uma coisa intragavel !!
É lamentavel que não haja a humildade de se reconhecer que não sabem, nem tem condições para fazer as coisas certas.
Tem escola que pede ajuda a quem sabe para pelo menos sair uma coisa condigna em gravação .
O samba de enredo tem até uma razoavel qualidade ( pode comprovar quando foi eleito :http://www.youtube.com/watch?v=Sf01Ih223_c) mas acabou completamente destruido.
Esse audio que é colocado em seu proprio site é uma má propaganda ao samba de Sesimbra ( tem escolas já primando em dignificar o samba ). É um desrespeito pela propria cultura musical, é uma falta de cuidado , de brio, de humildade em reconhecer incapacidade e o resultado é este que todos comentam como horrivel e ninguem tem coragem de o dizer.
Aqui estou dando a cara novamente porque tenho razão.... porque estou a falar verdade e calar é que seria prestar um mau serviço ao samba.
Lamentavel a gravação do samba de enredo do Gres Unidos de Vila Zimbra.
Lamentavel não haver também ninguem com lucidez para não permitir que se "brinque" com esta cultura musical que é samba...... alias património mundial. Alguem que tivesse tido a coragem para dizer... ISTO NÃO TEM CONDIÇÕES PARA SER APRESENTADO PUBLICAMENTE..... para o mundo inteiro.
Não ter permitido !!!
VAMU-KI-VAMU.
Saudações sambistas
Divulgação e promoção do samba em Portugal , com noticias e artigos interessantes do mundo do samba.
Por isso as minhas ultimas notas positivas e negativas deste ano que esta findando.
NOTA 100
-Para o entusiasmo pre-carnaval que vivi( pela primeira vez) no ultimo fim de semana em Ovar.
Extrordinario o entusiasmo e a dedicação dessa cidade para com o Carnaval.Grande exemplo a seguir por aquelas que também tem Carnavalmas que infelizmente não o aproveitam desta maneira.
-Para o entusiasmo e dedicação das escolas de samba de Ovar em prol do crescimento do samba em Portugal.
-Para a procura de cada vez mais qualidade em actuações de palco, de um cuidado reportorio e nivel de actuação instrumental.
- Para alguns sambistas nortenhos que souberam e sabem distinguir quem na realidade anda nisto por bem e não "outros" que por sinal jamais atingirão a bitola dos que são autenticos baluartes do samba.
-Para os bons sambas e bons enredos que vão possibilitar certamente grandes desfiles á grande maioria das escolas de samba portuguesas.
- Para os sambistas que vão mantendo acesa essa paixão que os faz continuar lutando pelo samba em Portugal.
100 NOTA
-Entre os sambas de enredo das escolas de samba em Portugal, na sua maioria sambas de grande qualidade onde é notoria a procura de uma cada vez melhor gravação dos mesmos tem uma gravação de samba que envergonha todos aqueles que amam o samba , que o respeitam, que procuram cada vez fazer mais e melhor ,e cada vez mais com a maior dedicação e dignidade.
Era preferivel terem feito uma gravação para divulgação na base de cavaquinho e voz ( como fez por exemplo a Juventude Vareira- Ovar) do que produzirem um audio de tamanho mau gosto e de tão má qualidade. Desde as vozes á parte instrumental está uma coisa intragavel !!
É lamentavel que não haja a humildade de se reconhecer que não sabem, nem tem condições para fazer as coisas certas.
Tem escola que pede ajuda a quem sabe para pelo menos sair uma coisa condigna em gravação .
O samba de enredo tem até uma razoavel qualidade ( pode comprovar quando foi eleito :http://www.youtube.com/watch?v=Sf01Ih223_c) mas acabou completamente destruido.
Esse audio que é colocado em seu proprio site é uma má propaganda ao samba de Sesimbra ( tem escolas já primando em dignificar o samba ). É um desrespeito pela propria cultura musical, é uma falta de cuidado , de brio, de humildade em reconhecer incapacidade e o resultado é este que todos comentam como horrivel e ninguem tem coragem de o dizer.
Aqui estou dando a cara novamente porque tenho razão.... porque estou a falar verdade e calar é que seria prestar um mau serviço ao samba.
Lamentavel a gravação do samba de enredo do Gres Unidos de Vila Zimbra.
Lamentavel não haver também ninguem com lucidez para não permitir que se "brinque" com esta cultura musical que é samba...... alias património mundial. Alguem que tivesse tido a coragem para dizer... ISTO NÃO TEM CONDIÇÕES PARA SER APRESENTADO PUBLICAMENTE..... para o mundo inteiro.
Não ter permitido !!!
VAMU-KI-VAMU.
Saudações sambistas
NOTA 100 VS 100 NOTA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
/
NOTA 100
-Para as escolas de samba qua atempadamente resolveram seus enredos , seus sambas, e suas gravações.
-Para as Associações de Carnaval ou Camaras Municipais que atempadamente preparam e acertam todos os detalhes da programação de seus Carnavais.
-Para o maior desenvolvimento e tentativa de aperfeiçoamente das passistas portuguesas. Notoria a evolução em algumas delas.Mas tem ainda muitas fazendo errado.( mas julgam estar certo !!)
-Para a luta constante que é feita pelas escolas de samba que não tem o Carnaval proprio e tem de ir "ganhar sustento" a outros Carnavais o que vai ficando cada vez mais dificil.( exemplos: Paraiso Tropical, Parcela 6, e também acontecia com a Abrigada )
-Mais uma vez para o excelente programa de Carnaval de Ovar.( Onde inclui Grupo Bom Gosto ao vivo )
-Para a iniciativa de se realizar pela primeira vez um desfile nocturno de escolas de samba no Carnaval da Figueira da Foz.
-Para as iniciativas que o Gres Bota no Rego e Gres Batuque do Conde tem tido realizando em suas sedes shows de samba com as escolas de samba de Sesimbra.
-Para as tentativas a nivel particular que estão a ser feitas para se conseguir um programa de Carnaval condigno em Sesimbra e para uma terra que tem 6 escolas de samba( disse 6 !!!). Que outro Gremiofolia possa animar os sambistas em particular e foliões no geral.
-Para os esforços que muitas escolas de samba estão tendo para ter suas sedes( varias mudanças de sede ultimamente) e poder por isso desenvolver o seu trabalho em condições. Excelente o trabalho de algumas delas.
100 NOTA
-Para as escolas de samba que tem seus blogs ou seus sites completamente inactivos ou com quase nenhuma actualização o que vem mostrar duas coisas ou não há grande devoção , carinho ou valorização pelo que é feito pela escola ou mostra apenas a inercia e o vazio de actividades de suas escolas e automaticamente de seus elementos.
-Para algumas escolas e principalmente seus responsaveis que teimam em não perceber que a regra é " todos juntos ".... partilhar...comfraternizar,,,,, e se mantêm ainda isoladas só olhando para seu umbigo e mais grave ...pensando que estão certos que os outros é que estão errados.
-Para o cessar de actividades do Gres Capricho de Abrigada.
( se será ou não definitivo.... quem sabe ?)
-Para quem copia tanto nos sambas, em fantasias , paradinhas e bossas de baterias coisas do Brasil e não procura criar... pensando que ninguem vai descobrir donde copiaram isto e aquilo !!
-Para as Associações de Carnaval e Camaras Municipais que ainda não dão a devida importancia as escolas de samba. Lamentavel.( Pelo contrario Ovar, Estarreja,Mealhada continuam rindo....e desfrutando por fazerem uns magnificos Carnavais !!!)
- Para as escolas de samba que não fazem nem mesmo que fosse uma gravação ao vivo( são até as preferidas !!!) de seus sambas de enredo para sua divulgação e assim todos sambistas do resto do pais poderem ouvir.
- Para ainda continuarem os casos de cargos de responsabilidade no ensino ( e ensinando mal.... ) de varias areas de uma escola de samba. Dança e bateria principalmente tem escolas com pessoas sem competencia para ensinar o que impede obviamente a evolução. Agora vão até começando a existir curiosos em outras areas que vão piorar mais as coisas.
Saudações sambistas
-Para as escolas de samba qua atempadamente resolveram seus enredos , seus sambas, e suas gravações.
-Para as Associações de Carnaval ou Camaras Municipais que atempadamente preparam e acertam todos os detalhes da programação de seus Carnavais.
-Para o maior desenvolvimento e tentativa de aperfeiçoamente das passistas portuguesas. Notoria a evolução em algumas delas.Mas tem ainda muitas fazendo errado.( mas julgam estar certo !!)
-Para a luta constante que é feita pelas escolas de samba que não tem o Carnaval proprio e tem de ir "ganhar sustento" a outros Carnavais o que vai ficando cada vez mais dificil.( exemplos: Paraiso Tropical, Parcela 6, e também acontecia com a Abrigada )
-Mais uma vez para o excelente programa de Carnaval de Ovar.( Onde inclui Grupo Bom Gosto ao vivo )
-Para a iniciativa de se realizar pela primeira vez um desfile nocturno de escolas de samba no Carnaval da Figueira da Foz.
-Para as iniciativas que o Gres Bota no Rego e Gres Batuque do Conde tem tido realizando em suas sedes shows de samba com as escolas de samba de Sesimbra.
-Para as tentativas a nivel particular que estão a ser feitas para se conseguir um programa de Carnaval condigno em Sesimbra e para uma terra que tem 6 escolas de samba( disse 6 !!!). Que outro Gremiofolia possa animar os sambistas em particular e foliões no geral.
-Para os esforços que muitas escolas de samba estão tendo para ter suas sedes( varias mudanças de sede ultimamente) e poder por isso desenvolver o seu trabalho em condições. Excelente o trabalho de algumas delas.
100 NOTA
-Para as escolas de samba que tem seus blogs ou seus sites completamente inactivos ou com quase nenhuma actualização o que vem mostrar duas coisas ou não há grande devoção , carinho ou valorização pelo que é feito pela escola ou mostra apenas a inercia e o vazio de actividades de suas escolas e automaticamente de seus elementos.
-Para algumas escolas e principalmente seus responsaveis que teimam em não perceber que a regra é " todos juntos ".... partilhar...comfraternizar,,,,, e se mantêm ainda isoladas só olhando para seu umbigo e mais grave ...pensando que estão certos que os outros é que estão errados.
-Para o cessar de actividades do Gres Capricho de Abrigada.
( se será ou não definitivo.... quem sabe ?)
-Para quem copia tanto nos sambas, em fantasias , paradinhas e bossas de baterias coisas do Brasil e não procura criar... pensando que ninguem vai descobrir donde copiaram isto e aquilo !!
-Para as Associações de Carnaval e Camaras Municipais que ainda não dão a devida importancia as escolas de samba. Lamentavel.( Pelo contrario Ovar, Estarreja,Mealhada continuam rindo....e desfrutando por fazerem uns magnificos Carnavais !!!)
- Para as escolas de samba que não fazem nem mesmo que fosse uma gravação ao vivo( são até as preferidas !!!) de seus sambas de enredo para sua divulgação e assim todos sambistas do resto do pais poderem ouvir.
- Para ainda continuarem os casos de cargos de responsabilidade no ensino ( e ensinando mal.... ) de varias areas de uma escola de samba. Dança e bateria principalmente tem escolas com pessoas sem competencia para ensinar o que impede obviamente a evolução. Agora vão até começando a existir curiosos em outras areas que vão piorar mais as coisas.
Saudações sambistas