AS VERDADES NUNCA FICAM BEM NA FOTOGRAFIA

NOTA 100

- Para os excelentes Enredos que já estão sendo divulgados por algumas Escolas do Rio de Janeiro ( ex: Mangueira, Imperatriz, Vila Isabel, U.da Ilha....)

- Para a renovação do Sambodromo do Rio de Janeiro que agora vai ficar muito mais moderno , com bancadas de ambos os lados e com capacidade para cerca de 80.000 lugares.

- Para o restabelecimento ( depois de um problema cardiaco ) de Dominguinhos da Estacio e que assim vai poder continuar dando a sua voz ao Carnaval Carioca.

- Para a noticia de uma nova escola de samba que se oficializou no Carnaval de Estarreja. e pelo que sei formada por gente com muitos titulos em Estarreja , com muita experiencia. Cada vez mais forte esse Carnaval. Mais um reforço nas escolas a norte do País . Enquanto a sul algumas foram fechando outras vão perdendo cada vez mais potencial e muita das vontades apenas se ficam pelas palavras a norte dão-se passos bem largos na evolução e progresso dos Carnavais e do Samba.

- Para o retorno da maior e melhor Festa de samba que se realiza em Portugal. Os sambistas da Mealhada perceberam finalmente a perca que era para o samba não existir esse evento por desavenças e mesquinhices sem nexo.Parece que a Festa de Samba da Mealhada será este ano outra vez uma feliz realidade.

- Para o esforço e entusiasmo que esta a ser feito por algumas pessoas para que a organização do 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BATERIAS EM PORTUGAL possa ser um sucesso. Que a aderência ao evento corresponda as espectativas e que muitos ritimistas portugueses digam presente para ser um acontecimento histórico.

- Para as " movimentações " que estão havendo para uma maior credibilidade e fortalecimento do já famoso e sempre contestado ( mas no meio de tanto blá..blá... blá... todas as escolas acabam indo !!! Será porque? ) Trofeu Nacional das Escolas de Samba de Estarreja.

- Para o Gres Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata ) que mais uma vez teve a iniciativa e o esforço para ter o Grupo Sambalêlê na sua Festa de Aniversario possibilitando assim a todos os presentes assistirem ao melhor samba que se executa em Portugal.



100 NOTA

" As verdades nunca ficam bem na fotografia "

- Para os entraves que são colocados ás Escolas de samba de Sesimbra nas suas pretenções de terem espaços disponiveis para a realização de Festas de Samba nocturnas . Por isto e por aquilo ...NUNCA É POSSIVEL.

- Para a insistente falta de unidade entre as escolas de algumas localidades que teimam em ter rivalidades doentias nem sequer convidando outras escolas para suas Festas. Muita" baixeza ".

- Também para as escolas de samba que são convidadas para as Festas de outras escolas e falham muitas vezes e até em alguns casos sem sequer resposta darem . Não merecem ser convidadas !




-100 Nota Final-

Em 2007 firmei a minha ligação com o Gres Bota no Rego e durante todos estes anos vi a escola trilhando caminhos seguros , de grande evolução e dinamismo que a colocou no patamar cimeiro das escolas de samba em Portugal. Uma gestão de muito boa qualidade , onde se foi alicersando uma visão mais concreta do que é verdadeiramente uma escola de samba. Foram-se eliminando focos retrogrados que poderiam ( e muitas tentativas houve ) ter impedido esse progresso que levou a escola a ser conhecida a nivel nacional quando apenas o era a nivel interno e pouco mais. Foi um ano de 2010 pleno de muita dinamica , muita actividade de todas as secções da escola ( banda,teatro, Academia de Musica, Marchas Populares e muito samba ) e continuo progresso, pois como sempre digo a razão de toda a evolução é estarem AS PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS. Só assim , e não tem mais nenhuma maneira, as coisas dão certo.
Sendo coerente como sempre fui e quero ser , como associado e elemento desta escola não poderia ficar "calado " por estar a assistir ao desmorenar desse ÚNICO PRINCIPIO ( pessoas certas nos lugares certos ) para um bom funcionamento de uma escola de samba !!!!
Alem de algumas "divisões " e "mudas fricções " que estão sendo cada vez mais notórias na escola de samba tem agora esta desvalorização que para mim é incompreensivel :
Como pode, com as escassez de elementos que percebam realmente o que é VERDADEIRAMENTE uma Escola de Samba( o que é bem diferente de uma escola de Carnaval, caseira, intimista, meio-bloco para brincadeira, camararia, provinciana..... ), o Gres Bota no Rego se dar ao "LUXO" de prescindir de um elemento dos que mais percebe de Escola de Samba em Sesimbra ( Pedro Canana ) ? É um luxo demasiado caro deixar de parte para uma nova direcção um elemento de tamanha dedicação e sabedoria. Penso até que é de uma certa ingratidão para todo o trabalho realizado anteriormente por esse elemento.
Tudo teria de ser conciliado....
As pessoas são diferente... as pessoas pensam diferentes umas das outras.
Ajustar o que realmente somos com o que pensamos ser...
Conviver com diferenças.......saber viver em sociedade conciliando aquilo que pensamos com o que os outros pensam, conseguir se colocar na posição do outro é a grande virtude que se teria de ter para bem da Escola e do seu funcionamento e evolução.
Em "perigo" fica certamente a escola pois por arrasto ( Deus queira que não ) poderá a Escola "perder" também aquela que a meu ver ( e só não vê quem não quer, ou nada entende !!! ) tem tido um trabalho de alto nivel , no ensino e na evolução das passistas do Bota no Rego . E não basta ter talento, não basta saber dançar ( ensinar , organizar e unir é bem mais dificil ). Ela -Ana Alves (Preta ) é a responsavel por o Gres Bota no Rego ter actualmente uma tremenda Ala de Passista e de uma qualidade muito elevada para o nosso meio sambistico. Jamais a escola teve tamanho nivel nesta area. Jamais essa ala atingiu tamanha capacidade.

Fiquei triste e preocupado........
Mas................foi uma opinião de sambista..."que vê um pouco mais á frente". Vamu-Ki-Vamu que atrás vem gente.
Saudações sambistas
Nota:
A ultima frase " que vê um pouco mais á frente" precisa ser TRADUZIDA, pois para aqueles que pensava não mais visitarem meu blog ...MAS AFINAL VÊM VISITA-LO TODOS OS DIAS, está um pouco "brasileiro" demais, ou até achinesado.....e por isso convêm ser "traduzir "....:
A frase NÃO SIGNIFICA VER MAIS QUE OS OUTROS , SIGNIFICA VER EM ANTICIPAÇÃO, PELA IDADE, PELA EXPERIENCIA DE VIDA E NÃO POR SER MAIS QUE OS OUTROS.

!!!!! VALEUUUUUU ??????

CRONICA DE ABRIL

AS PRIMAVERAS SÃO SEMPRE BELAS
Amigos sambistas começo por uma optima noticia , talvez a melhor noticia que o ano de 2011 pode trazer para o samba em Portugal.Tudo leva a crer que o MAIOR e MELHOR festival de Samba em Portugal - O FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA- voltará a se realizar este ano.
Sinal que todos os desentendimentos que levaram ao cancelamento em 2010 do referido Festival estão ultrapassados e que os sambistas perceberam que só unidos se alcançam os objectivos maiores. Ainda bem que lufadas de bom senso vão acontecendo de vez enquando.
Outra boa noticia é o trabalho que esta a ser feito por um grupo de samba que para alem do prazer de tocar está criando originais para apresentar tanto ao vivo como em CD. Maravilhoso pois assim vão deixar história...vão deixar espólio. Não vão estar por estar.
Uma nota positiva para a grande dedicação dos grupos de samba em Portugal sempre na tentativa de implatação, de ter mercado, de ter admiração e respeito e que de uma maneira ou de outra vão conseguindo o seu espaço e mostrando todo o seu trabalho e dedicação ao samba.
As boas noticias nos tempos que correm , em que as noticias parecem todas más são as que nos permitem perceber que se conseguem descobrir sempre algumas zonas de conforto e bem estar mesmo no meio da adversidade e o que vai contando é o que se é e o que se partilha com quem se aprecia e gosta e assim tudo o resto á nossa volta não passa de cenários... uns melhores que outros... mas apenas cenários.
Achei por bem neste cronica fazer uma homenagem. Eu entendo que é em vida que as homenagens devem ser feitas e por isso ela tem toda a razão de ser.
Independentemente da amizade que já vem desde os bancos de escola e como de uma cronica de samba se trata vem mesmo a preposito o realçar de coisas que para muita gente pode ser confuso mas que agora colocados nos tempos actuais do samba em Portugal dão um perfume que já não se vai vendo e que jamais se irá ver !!
Falo do Dr Ricardo Mira.
E é tão simples o que tenho para dizer.... tão simples que até vai fazer confusão !!!
Fundou 2 escolas de samba. Ensinou a muitas dezenas de pessoas o que eram os instrumentos de uma bateria de escola de samba, de como se tocavam , como era organizada, desenvolvida ...gerida....uma ESCOLA de SAMBA. Nesses tempos foi um pouco de tudo,interprete, ensaiador, professor, carnavalesco, director, compositor......
Por falar em compor foi autor ( musica e letra ) de umas boas dezenas ( DISSE BEM !! DEZENAS !!!!! ) de sambas de Enredo sem contar com sambas de exaltação e outros sambas o que elevam ainda para mais dezenas.
Actuou em tudo o que era actuação com as escolas de samba que representou ( Academica de Sacavém e Abrigada )... gravações de CDs etc...etc...
Isto já seria uma homenagem ao alcance de poucos.... muito poucos, mas tem valores mais altos que tudo isso atras.
Nos tempos que correm é tão bom dizer isto.... é uma lavagem de alma (como ele sempre me ensinou) !!
NUNCA GANHOU UM TOSTÃO (agora Euro) COM O SAMBA !!!!
E é tão ouvi-lo ainda dizer NEM NUNCA IREI GANHAR !!!
Alertou-me para tanta coisa á muitos anos atrás sobre certas pessoas ( muitas ainda a começar no samba ), e certos pensamentos que agora estão batento todos certos.
Parabens Ricardo Mira por seres um agradavel perfume num ambiente por vezes muito poluido do samba em Portugal.
Obrigado por seres uma zona de conforto que chega com esta Prmavera.
Vamu-Ki-Vamu
Saudações sambistas

NOVA NOTA 100 VS 100 NOTA

Nota 100 -


- Para o Carnaval de Estarreja que a nivel de todos os quesitos ( baterias,sambas,enredos,fantasias,comissões de frente, alegorias...)é actualmente o Carnaval de melhor nivel com desfile de Escolas de samba.

- Para o magnifico espectaculo que todas as escolas de Estarreja proporcionaram ao publico.

- Para os que vão tendo coragem de ir trabalhando no samba apesar de tanta ingratidão e injustiças( carnavalescos, compositores de samba, directores,interpretes etc..etc..).

- Para a grande evolução principalmente a nivel de fantasias e adereços no Carnaval da Mealhada.

- Para a reativação da Escola de Samba Imperio da Mocidade Lusa de Sacavém. Muito bom Sacavém voltar a ter samba.

- Para as escolas de samba que vão fazer Festas de Samba durante o ano de 2011.Vão dessa maneira contribuir para o convivio e a confraternização entre os sambistas. Que sirva para durante todo ano ir pacificando as mentes e acalmar muita coisa.

- Para as pessoas que estão a organizar o I Encontro de Baterias da Europa em Portugal. Vai ser um evento grandioso que nos dará a possibilidade de conviver com os ritimistas de varios paises da Europa que irão estar presentes em Sesimbra nos dias 1 ,2 e 3 de Julho.


100 NOTA -


- Para os que no universo do samba e das escolas de samba ainda teimam em não saber e não querer admitir a superioridade dos outros. A mais valia dos outros. As diferenças dos outros.A que respeitar tudo isso com toda a humildade.

- Para o "isolamento" de Sesimbra e Figueira da Foz e o menor desenvolvimento de suas escolas de samba não decidindo haver concurso de escolas em seus Carnavais.

- Para as duvidas ainda criadas pela Associação de Carnaval de Estarreja relativas ao Trofeu Nacional e as escolas convidadas das localidades onde não existe concurso. Sempre disse desde o 2ºano do Trofeu que uma solução seria a rotatividade. Assim permitiria a todas as escolas terem a oportunidade de participar do Trofeu !!! Se sendo convidadas não aceitassem ou não pudessem ir era outra seguinte convidada !! Simples !!! Tão simples !!! TODAS TERIAM A SUA VEZ. !!

Claro que a melhor de todas as soluções e que deixaria em pé de igualdade com todas as outras localidades era haver concurso em Sesimbra e na Figueira da Foz.Ficaria todo o "problema " resolvido. Agora fala-se que vai ser com SORTEIO que será definida a participação para 2012 das escolas de Sesimbra e Figueira. Mas...... se for sorteio puro todos os anos pode calhar em sorte ser varios anos seguidos a mesma escola !!! Se for sorteio com a regra de que uma escola não pode repetir 2 anos seguidos ai concordo pois vai fazer ROTATIVIDADE obrigatoriamente. Que o bom senso prevaleça. Que as escolas se sentem a mesa com a A.C. de Estarreja e que tudo seja feito para tornar o mais digno possivel o já famoso( apesar de tanta polemica ) TROFEU NACIONAL DE ESCOLA DE SAMBA DE ESTARREJA.


Termino estas notas defendendo o meu espaço que é este blog que teimo em levar por diante apesar de alguns obstaculos. Este blog foi apelidado de " miseravel ". Essas pessoas arrependeram-se e verificaram que tudo o que disse na altura bateu certo e foi bem real. Ultimamente tem sido apelidado de TENDENCIOSO. Engraçado..... quando enaltecia o trabalho, quando enaltecia a evolução quando fazia a cobertura de actividades ( TENHO ATÉ GUARDADOS AS DEZENAS DE E-MAILS NA PASTA DO MEU GMAIL EM QUE ME ERAM FEITOS PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO DISTO E DAQUILO.... QUANDO ERA " O EMBAIXADOR " DO SAMBA EM PORTUGAL- ISTO ESTEVE ESCRITO EM QUALQUER LADO.... NÃO POR MIM ). era um blog isento e de muito nivel. Quando fiz uma critica negativa e reforcei a ideia que a escola não era como não é superior a outras- incluindo a que integro Gres Bota no Rego- deixou de ser um BLOG ISENTO !!! O BLOG do EMBAIXADOR do SAMBA passou a ser tendencioso e a dizer só baboseiras. Engraçado... dá até vontade de rir. Mas vou guardar esse riso para um momento mais magico. Vou ver se me lembro disto da proxima vez que com meu tamborim tocando atravessar a Sapucai e vou rir muito.Vai ser esse o cenario perfeito.

Apesar de dos ataques de 1% da comunidade sambista vou continuar divulgando o mais possivel o samba neste meu blog que tanto estimo e até tão util tem sido principalmente para os humildes que me tem agradecido por tal.


VAMU-KI-VAMU


Saudações sambistas

NOVA CRONICA

A VAIDADE E O PODER Já faz tempo que deixei junto com uma cronica minha para o site do Gres Charanguinha o extracto de um texto de um cronista de Samba ( Romulo Ramos ) de um site brasileiro (Esquina do Samba). Relembro..... "Quando o vaidoso descobrir que a sua qualidade é vã, ilusória, e que o seu desejo de atrair admiração é pura presunção, talvez possa colaborar e em muito com o que tenha aprendido ao longo de sua vida, sem que para isso tenha que usar de articulações e manipular pessoas. Tem sido comum nas nossas jornadas diarias conviver com pessoas que por vaidade pensam estar acima de todos os demais seres vivos, e quando estão em determinadas posições de destaque dentro da sua sociedade, extrapolam, não importando onde e agem como se fossem os únicos a tudo saber, mesmo que nada ainda tenham mostrado para tal. É comum e não diferente o que acontece com o povo do Samba, sim, existe alguns elementos que por estarem hoje em posições que para eles é tudo o que imaginam ser o máximo em se tratando de ser ou não ser, pois, seriam capazes de até em última estância venderem-se por qualquer preço ou até mesmo traírem em troca do que para eles é o ápice dentro do seu imaginário." Aproveito para acrescentar...... O mesmo vem acontecendo com o " mundo do samba" em Portugal, embora não o sendo estranho para mim , pois venho alertando á muito tempo para tal . Lamento muito , embora não esteja surpreendido , pois á muito que verificava que algo caminhava para isto. Agora com a internet.... ( basta passearmos um pouco pelas paginas do Facebook) mais facil se tornou verificar toda a inveja...hipocrisia.... falsidades.... covardias que vão minando o meio sambistico em Portugal. Não adianta assobiar e virar a cara para o lado. É uma realidade que exige que não se faça silencio...que se ignore. A voz da razão não pode ficar calada pois quem vai sendo penalizado é o talento, a criatividade , o saber, a qualidade, a verdade. E é tanto o equivoco, é tanta a mentira que anda por ai. A falta de humildade e de respeito foi mais que evidente no nosso pos-Carnaval. Bastou estar atento e ir lendo ......que coisas absurdas que aconteceram...se ouviram...se viram. Mas nem me vou desgastar ou perder tempo com considerações particulares pois teve coisas tão evidentes, tão claras á luz de que está de boa fé que o crime maior era ainda estar a dar cobertura e publicidade a tamanhos absurdos. Eles vão continuar por aí. è só estar atento. Particularmente tinha duas hipoteses .... ou me mantinha em silencio...(e querendo estar bem com "Deus e com o Diabo ") ou continuar falando...escrevendo... alertando.... Vou continuar a seguir esta via !!! Até porque é a que me dá mais satisfação e a que estou mais a vontade. Sei que cada vez mais, por tudo o dito a trás , talvez mais "inimigos" possa arranjar . Uns ( os que estão enganados será só até cairem em si), os outros ... o samba se encarregará de os eliminar a pouco e pouco. Entretanto vou amando o samba.... vou dando o mais que posso por ele e pelas pessoas a ele ligadas que querem a minha amizade. Eu gosto muito de amizades . Gosto dos outros. As vezes distraio-me e até gosto demais e gosto de quem não devo gostar. Principalmente aprendi a gostar e a respeitar aqueles que aqui no samba em Portugal muito me ensinaram de samba, e como é estar no samba, bem como nos anos(3) que vivi no Rio (será que imaginam o que possa ter aprendido no meio de todas " as feras " do samba Carioca ?). Porque ser sambistas...saber estar no samba.... SABER DE SAMBA... vai muito para alem do instrumento ( ou instrumentos que se saibam tocar )..... MUITO.... MAS MUITO MESMO. Vou continuar amando o samba. Mas agora no meio de toda esta " guerra " que se esta vivendo ( e infelizmente vai continuar pois basta ver pelas ultimas " amostras e movimentações " !!!)vou estar muito mais cauteloso, menos inocente, pois como dizia um dos maiores nomes de Portugal( aproveito até para homenagear esse colosso )- Artur Agostinho- " Perdoo toda a gente. Mas não esqueço. Porque é perigoso. Pode repetir-se" Vamu-Ki-Vamu Saudações sambistas

VESPERA DE ANIVERSARIO

Agora que se aproxima o 2º Aniversário do meu blog não quero sair da linha que me orienta na edição deste espaço.
Divulgação e promoção do samba em Portugal , com noticias e artigos interessantes do mundo do samba.
Por isso as minhas ultimas notas positivas e negativas deste ano que esta findando.

NOTA 100
-Para o entusiasmo pre-carnaval que vivi( pela primeira vez) no ultimo fim de semana em Ovar.
Extrordinario o entusiasmo e a dedicação dessa cidade para com o Carnaval.Grande exemplo a seguir por aquelas que também tem Carnavalmas que infelizmente não o aproveitam desta maneira.
-Para o entusiasmo e dedicação das escolas de samba de Ovar em prol do crescimento do samba em Portugal.
-Para a procura de cada vez mais qualidade em actuações de palco, de um cuidado reportorio e nivel de actuação instrumental.
- Para alguns sambistas nortenhos que souberam e sabem distinguir quem na realidade anda nisto por bem e não "outros" que por sinal jamais atingirão a bitola dos que são autenticos baluartes do samba.
-Para os bons sambas e bons enredos que vão possibilitar certamente grandes desfiles á grande maioria das escolas de samba portuguesas.
- Para os sambistas que vão mantendo acesa essa paixão que os faz continuar lutando pelo samba em Portugal.


100 NOTA
-Entre os sambas de enredo das escolas de samba em Portugal, na sua maioria sambas de grande qualidade onde é notoria a procura de uma cada vez melhor gravação dos mesmos tem uma gravação de samba que envergonha todos aqueles que amam o samba , que o respeitam, que procuram cada vez fazer mais e melhor ,e cada vez mais com a maior dedicação e dignidade.
Era preferivel terem feito uma gravação para divulgação na base de cavaquinho e voz ( como fez por exemplo a Juventude Vareira- Ovar) do que produzirem um audio de tamanho mau gosto e de tão má qualidade. Desde as vozes á parte instrumental está uma coisa intragavel !!
É lamentavel que não haja a humildade de se reconhecer que não sabem, nem tem condições para fazer as coisas certas.
Tem escola que pede ajuda a quem sabe para pelo menos sair uma coisa condigna em gravação .
O samba de enredo tem até uma razoavel qualidade ( pode comprovar quando foi eleito :http://www.youtube.com/watch?v=Sf01Ih223_c) mas acabou completamente destruido.
Esse audio que é colocado em seu proprio site é uma má propaganda ao samba de Sesimbra ( tem escolas já primando em dignificar o samba ). É um desrespeito pela propria cultura musical, é uma falta de cuidado , de brio, de humildade em reconhecer incapacidade e o resultado é este que todos comentam como horrivel e ninguem tem coragem de o dizer.
Aqui estou dando a cara novamente porque tenho razão.... porque estou a falar verdade e calar é que seria prestar um mau serviço ao samba.
Lamentavel a gravação do samba de enredo do Gres Unidos de Vila Zimbra.
Lamentavel não haver também ninguem com lucidez para não permitir que se "brinque" com esta cultura musical que é samba...... alias património mundial. Alguem que tivesse tido a coragem para dizer... ISTO NÃO TEM CONDIÇÕES PARA SER APRESENTADO PUBLICAMENTE..... para o mundo inteiro.
Não ter permitido !!!


VAMU-KI-VAMU.
Saudações sambistas

NOTA 100 VS 100 NOTA

NOTA 100

-Para as escolas de samba qua atempadamente resolveram seus enredos , seus sambas, e suas gravações.
-Para as Associações de Carnaval ou Camaras Municipais que atempadamente preparam e acertam todos os detalhes da programação de seus Carnavais.
-Para o maior desenvolvimento e tentativa de aperfeiçoamente das passistas portuguesas. Notoria a evolução em algumas delas.Mas tem ainda muitas fazendo errado.( mas julgam estar certo !!)
-Para a luta constante que é feita pelas escolas de samba que não tem o Carnaval proprio e tem de ir "ganhar sustento" a outros Carnavais o que vai ficando cada vez mais dificil.( exemplos: Paraiso Tropical, Parcela 6, e também acontecia com a Abrigada )
-Mais uma vez para o excelente programa de Carnaval de Ovar.( Onde inclui Grupo Bom Gosto ao vivo )
-Para a iniciativa de se realizar pela primeira vez um desfile nocturno de escolas de samba no Carnaval da Figueira da Foz.
-Para as iniciativas que o Gres Bota no Rego e Gres Batuque do Conde tem tido realizando em suas sedes shows de samba com as escolas de samba de Sesimbra.
-Para as tentativas a nivel particular que estão a ser feitas para se conseguir um programa de Carnaval condigno em Sesimbra e para uma terra que tem 6 escolas de samba( disse 6 !!!). Que outro Gremiofolia possa animar os sambistas em particular e foliões no geral.

-Para os esforços que muitas escolas de samba estão tendo para ter suas sedes( varias mudanças de sede ultimamente) e poder por isso desenvolver o seu trabalho em condições. Excelente o trabalho de algumas delas.



100 NOTA


-Para as escolas de samba que tem seus blogs ou seus sites completamente inactivos ou com quase nenhuma actualização o que vem mostrar duas coisas ou não há grande devoção , carinho ou valorização pelo que é feito pela escola ou mostra apenas a inercia e o vazio de actividades de suas escolas e automaticamente de seus elementos.
-Para algumas escolas e principalmente seus responsaveis que teimam em não perceber que a regra é " todos juntos ".... partilhar...comfraternizar,,,,, e se mantêm ainda isoladas só olhando para seu umbigo e mais grave ...pensando que estão certos que os outros é que estão errados.
-Para o cessar de actividades do Gres Capricho de Abrigada.
( se será ou não definitivo.... quem sabe ?)
-Para quem copia tanto nos sambas, em fantasias , paradinhas e bossas de baterias coisas do Brasil e não procura criar... pensando que ninguem vai descobrir donde copiaram isto e aquilo !!
-Para as Associações de Carnaval e Camaras Municipais que ainda não dão a devida importancia as escolas de samba. Lamentavel.( Pelo contrario Ovar, Estarreja,Mealhada continuam rindo....e desfrutando por fazerem uns magnificos Carnavais !!!)
- Para as escolas de samba que não fazem nem mesmo que fosse uma gravação ao vivo( são até as preferidas !!!) de seus sambas de enredo para sua divulgação e assim todos sambistas do resto do pais poderem ouvir.
- Para ainda continuarem os casos de cargos de responsabilidade no ensino ( e ensinando mal.... ) de varias areas de uma escola de samba. Dança e bateria principalmente tem escolas com pessoas sem competencia para ensinar o que impede obviamente a evolução. Agora vão até começando a existir curiosos em outras areas que vão piorar mais as coisas.

Saudações sambistas

CRONICA DE JANEIRO

E o Carnaval se aproximando......
Chegou a fase em que quase todas as energias e atenções nas escolas de samba apontam para o Carnaval 2011.
Depois de atempadamente a maioria das escolas ter definido os seus enredos( curiosamente alguns com temas abstractos inspirados em Paulo Barros e por isso logo á partida menos originais ) e alguns de muito boa qualidade e de muito interesse sendo este ano em menor numero os enredos mais dificies e de fraca qualidade. Depois de apresentados os desenhos ( ou prototipos ) das fantasias que muitas vezes não conseguem depois na pratica ter a mesma beleza, sendo o inverso também verdadeiro, e com a certeza de que muita coisa boa e até de espantar virá por aí o que vai engradecer em beleza os respectivos Carnavais onde as Escolas desfilam. Por algumas coisas que me foram dadas a ver certamente irá no global haver uma maior preocupação a nivel de fantasias e adereços o que é muito bom para aumentar o nivel das escolas. Tem um aspecto que tenho que concordar com uma opinião recente do presidente dos Socios da Mangueira-Juvenal Santos- em entrevista dada a este blog : Em alguns casos tem de haver uma menor preocupação e gastos com os carros alegoricos pois esses ficam na quarta-feira encostados as boxes e depois todo o ano quem tem de mostrar " a cara " as fantasias ...os adereços.... é toda a escola de samba.... a beleza dos carros já era...ficou pelo caminho.Convinha pensar nisso... pois tem gente que erradamente faz e pensa de maneira errada !! E neste caso é um erro ENORME !!!
Serão verificadas diferenças entre escolas que saibam aplicar melhor os gastos em fantasias e adereços pois não é gastando mais que se faz melhor ou mais bonito pois temos os grandes exemplos onde o bom gosto supera os custos sem qualquer sombra de duvida.E antes que alguns iluminados comecem a franzir o sobrolho aqui vai um exemplo : A alegoria (cá chamamos carro alegorico )mais barata que alguma vez atravessou a Sapucai( provavelmente até de todos os grupos que lá desfilam-Especial - A e B-) foi o carro vazado, uma piramide em ferro simplesmente e que resultou em uma das mais memoraveis e que para sempre será recordadada que foi o a do DNA da Unidos da Tijuca feita apenas com figuras humanas nessa piramide.Em Portugal também temos muitos casos desses que comprovam que mais dinheiro não faz obrigatóriamente...nem de perto nem de longe um melhor Carnaval
Seguiu-se a fase da composição e eleiçoes dos sambas de enredos nas escolas de samba que a pouco e pouco vão sendo definidos por quase toda a totalidade das escolas embora ainda poucos tenham sido divulgados em gravações ( seja em estudio ou ao vivo ).
Facil a apreciação de todos os que já ouvi( uns gravados...outros cantados...uns pela net outros cantados pessoalmente- Bota- Trepa de Sesimbra- Unidos de Vila Zimbra- Unidos do Mato Grosso- Charanguinha- Socios da Mangueira- Juventude Vareira- Novo Imperio - Batuque do Conde ) para concluir que mais uma boa fornada de sambas para este Carnaval. Tenho de confessar que o samba da VQQ é outra vez(2009 já o tinha sido também) na minha opinião ( claro que não vai ser só minha) mais um samba de altissima qualidade e que vai como o melhor deste Carnaval onde tem o samba dos Socios da Mangueira e Charanguinha logo atras mas também com uma grande qualidade.
Ainda tem muita gente a pensar que o seu samba ou da sua escola é o melhor sem ter o descernimento e a capacidade( sem falar na humildade ) para verificar que o o de x e y é bem superior. Mas isso vai com o tempo.
Gostarmos muito do samba da nossa escola é obvio ( é o nosso hino...é o que temos de interiorizar, cantar em plenos pulmões ..) tem certa logica mas á que aceitar o valor dos outros quando nos é superior

PREVISÕES PARA OS "NOSSOS CARNAVAIS".
SESIMBRA
Provavelmente iremos ter "mais do mesmo".
As questões e razões serão as mesmas e em alguns casos como "sem ovos( valores importantes abandonaram algumas escolas... tão importantese e de tanta capacidade que nem se aperceberam ainda bem da perca) não se fazem omoletes( impossiveis de fazer com mentalidades retrogradas e incompetentes nos lugares chave.).
Gres Bota no Rego com uma bateria reforçada em alguns sectores que eram mais necessarios vai elevar muito o samba que independentemente da qualidade( já me pronunciei sobre isso) vai funcionar perfeitamente no Carnaval de Sesimbra que ainda não tem julgamento ( concurso de escolas de samba).
Beleza de paradinhas originais, sem serem obvias e bem colocadas no samba para o valorizar e não para exibição da bateria. Digo originais porque de hoje em dia com a internet tudo se sabe e descobre. Por isso por vezes copiar o que certas baterias fazem ( mesmo que seja de uma bateria "escondida na Amazonia") é facilmente descoberto e PERDE A GRAÇA para não dizer outra coisa.
Excelente trabalho mais uma vez de Ricardo Alves ( Chora) que com os reforços- e que reforços- nos surdos de terceira e repique viu mais facilitado e mais atractivo o seu trabalho.
Realçar também alguns elementos ritimistas de Sacavém que estavam parados e que vieram fazer da ala de tamborins do Bota uma ala de muito pulso e qualidade. Juntando a tudo isto o reforço também nos chocalhos e trabalho de agô-gôs com toda a dedicação e clima de autentica festa que são nossos ensaios as prespectivas são muito boas pois é preciso nunca esquecer uma verdade :
QUEM ESTÁ BEM AGORA TEM MAIS CHANCES DE ESTAR MELHOR QUANDO FOR O DESFILE OFICIAL( Carnaval ).
Enredo á medida para a escola voltar a brilhar em fantasias e adereços o que também é normal no Gres Bota no Rego.
Sobre as outras escolas no Trepa no Coqueiro está havendo uma grande virada que culminou com a mudança para uma nova sede( que ficou maravilhosa de decoração, acabamentos e aproveitamento de espaços )mas já tendo o chamado "nucleo forte " que embora com pouco tempo mas já trilhando os caminhos que sempre defendi como os correctos poderá dar outra dimensão na sua bateria e vir mais certa , afinada e com mais qualidade que em outras ocasiões para ajudar o seu samba que tem partes empolgantes e que podem ser bem aproveitadas. Enredo com a cara da escola veremos a qualidade da reprodução e evolução do mesmo na avenida ?
Unidos de Vila Zimbra foi uma das escolas que sofreram grandes( mas grandes mesmo !!!)perdas a nivel de qualidade dos ritimistas( juntando também a saida da sua melhor passista de 2010) e isso é irreparavel nos tempos mais proximos em relação ao trabalho que vinha sendo feito no ultimo Carnaval.
No resto as coisas também por se manterem na mesma não podem ambicionar a mais pois não terá a ajuda do samba que pelo que me foi transmitido parece não ter a qualidade suficiente para fortalecer a escola.Expectativa nas fantasias e adereços por serem de autoria de novos carnavalescos ( ou desenhadores ? ).Aguardemos para ver " Como será ...hã ? "
Relativamente aos Saltaricos do Castelo sei que tem um magnifico Enredo e da Dá Que Falar nada sei ( nada se sabe !!! ) mas sabendo quem esta nos comandos e nas responsabilidades de gerir e ensinar e na optica em como encaram UMA ESCOLA DE SAMBA os resultados não serão nada de surpreender.
Batuque do Conde vai ter "um novo primeiro ano " pois com as mudanças que a escola sofreu e as dificultades que teve de superar mais dificil ficou o trabalho a nivel de bateria e samba.
Vai ter de novo um agradavel samba que descreve na perfeição o enredo e com partes melodicas muito interessantes.
No geral e a nivel de fantasias poderá haver algumas surpresas mais ou menos agradaveis relativamente as escolas de Sesimbra mas vão manter o nivel que as caracteriza como as melhores fantasias de escolas de samba do pais.
MEALHADA
Serão 3 escolas para um lugar. Socios da Mangueira, Batuque e Amigos da Tijuca.
Tendo em consideração o excelente samba e com o progresso ainda maior da bateria o favoritismo esta nos Sócios embora o Gres Batuque com um excelente projecto inicial de Enredo que vai ficar longe do previsto pois apesar da disponibilidade "GRATUITA" de partilha de conhecimentos e ensinamentos não tivesse ido avante por pensarem que da sua maneira é que estaria certo ... o que não é verdade... nem pouco mais ou menos e dessa maneira o resultado não irá ser o mesmo e o que estava no papel diminuindo assim as possibilidades de serem vencedores.Veremos se o samba e sua bateria (campeonissima ) são fortes o suficiente para a disputa.
Amigos da Tijuca escola que vem surpreendendo e evoluindo de ano para ano podera ser a grande surpresa. Aguardemos.
Das outras escolas( Real Imperatriz-Samba no Pé- Juventude Paquetá ) apenas tenho conhecimento dos seus enredos.
FIGUEIRA DA FOZ
Ainda sem concurso mas já com a bela iniciativa do desfile nocturno(sabado de Carnaval ) só com escolas de samba o que irá certamente criar raizes e ser um marco no Carnaval da Figueira e quando um dia tiver concurso ainda mais aguaradado será !!
Expectativa mais uma vez na "novata" escola de samba Novo Imperio que já irá trazer um grande trunfo que será o seu samba de enredo - dos melhores de 2011-. Expectativa agora quanto ao resto.
O Gres A Rainha ainda desconhecendo o seu samba e com um enredo que pode trazer muita coisa ou nem tanto e até acabar por fazer um Carnaval de contenção pois está a ser um momento de mudança ( mudança de sede...muito trabalho para a colocar em optimo e belo funcionamento... sem pressas para ficar com a classe que já a anterior tinha e que é a imagem da escola.)e muita coisa terá de ser canalizada incluindo verbas para outras coisas que não só o Carnaval. Mas o seu carisma a sua alegria e com um trabalho a nivel de bateria que me parece estar a ser de muita dedicação e evolução farão de de certo um bom Carnaval.
Sobre a outra escola não tenho autorização a me prenunciar sobre ela embora já tenha conhecimento e opinião sobre o samba( está á muito tempo em seu site )e do enredo.
ESTARREJA
Irá concerteza ser um dos mais disputados Carnavais do nosso pais.
Será uma acerrima disputa entre o Trepa Coqueiro e a Vai Quem Quer pois no momento actual não é previsivel nenhuma outra escola ter condições de interferir nessa competição.
Com base no que sei e já ouvi... Enredos...sambas....e no caso da VQQ fantasias tenho como favorita a VQQ. Parece-me mesmo muito dificil a vitoria não sorrir a uma escola que leva o samba que leva ( até agora o melhor da safra deste ano )..sua bateria que não necessita adjectivos, as fantasias e todo um projecto que até irá surpreender em desfile ( finalmente uma escola com varias alas e que terá uma harmonia bem mais proxima de uma verdadeira escola de samba e, do que se faz no Rio e que é o que esta e sempre estará certo !!!)
Trepa com um Enredo bastante interessante, facil de trabalhar e de facil leitura em desfile, vem de novo com um samba de refrão forte e facil( embora seja no todo muito inferior ao do ano passado) que puderá ser o seu grande trunfo junto com sua bateria mas tenho muitas duvidas que consiga superar a nivel de fantasias , adereços e alegoria a VQQ.
Quanto ás outras escolas Morenos e Independentes da Vila apenas tenho por base os seus enredos que me parecem interessantes.
OVAR
Charanguinha de novo com um magnifico samba na voz de um extraordinario interprete e com um enredo popular ( muito importante.... basta ver também o reflexo do que foi a Costa de Prata o ano passado quando abordou a propria história do canaval de Ovar)é a meu ver á partida a grande favorita á vitoria em Ovar.
Aguardemos o que trará a Costa de Prata que pode surprender pois já provou que sabe fazer carnaval e tem pontos muito fortes como a sua bateria e garra dos seus componentes.
Juventude Vareira também com um samba agradavel e com um enredo popular também pode vir a dar alguns passos para atingir o nivel que já teve em outros tempos.
Kan-Kans que a nivel de fantasias esteve e pode ainda estar a nivel superior no Carnaval de Ovar é para mim sempre uma curiosidade para ver o seu progresso nesse quesito.
SAMORA CORREIA
Terá o Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata) desfilando no seu corso Carnavalesco.

Loures
Será abrilhantado como já vem sendo habitual pela Escola de samba Parcela 6
Alhos Vedros
Terá no seu gigantesco corso a Bateria da " velhinha" de Alhos Vedros marcando todo o ritmo dos desfiles
A NOTA INFELIZ ( 100 NOTA) DESTE CARNAVAL VAI PARA A PARAGEM DO GRES CAPRICHO DE ABRIGADA. QUE SEJA PARA UMA GRANDE REFLEXÃO E UM ASSENTAR DE IDEIAS E QUE A ESCOLA REGRESSE O MAIS DEPRESSA POSSIVEL Á ACTIVIDADE POIS SERIA É UMA PERCA GIGANTESCA PARA O SAMBA EM PORTUGAL ELA ACABAR UM DIA.
Que a metereologia esteja favoravel para que tanto publico como as escolas de samba tenham todas as condições para que seja um maravilhoso Carnaval.
Vamos vibrar de alegria e emoção !!!
VAMU-KI-VAMU
NOTA FINAL - As escolas interessadas( das que ainda não me enviaram o audio ) na divulgação do seu samba aqui no meu blog e em varios blogues do Brasil enviem para : antonioguerreiro2@gmail.com
Algumas escolas que ainda não me enviaram os enredos /sinopses e que estejam também interessados na sua divulgação podem faze-lo para o mesmo endereço

Saudações sambistas