Agora que se aproxima o 2º Aniversário do meu blog não quero sair da linha que me orienta na edição deste espaço.
Divulgação e promoção do samba em Portugal , com noticias e artigos interessantes do mundo do samba.
Por isso as minhas ultimas notas positivas e negativas deste ano que esta findando.
NOTA 100
-Para o entusiasmo pre-carnaval que vivi( pela primeira vez) no ultimo fim de semana em Ovar.
Extrordinario o entusiasmo e a dedicação dessa cidade para com o Carnaval.Grande exemplo a seguir por aquelas que também tem Carnavalmas que infelizmente não o aproveitam desta maneira.
-Para o entusiasmo e dedicação das escolas de samba de Ovar em prol do crescimento do samba em Portugal.
-Para a procura de cada vez mais qualidade em actuações de palco, de um cuidado reportorio e nivel de actuação instrumental.
- Para alguns sambistas nortenhos que souberam e sabem distinguir quem na realidade anda nisto por bem e não "outros" que por sinal jamais atingirão a bitola dos que são autenticos baluartes do samba.
-Para os bons sambas e bons enredos que vão possibilitar certamente grandes desfiles á grande maioria das escolas de samba portuguesas.
- Para os sambistas que vão mantendo acesa essa paixão que os faz continuar lutando pelo samba em Portugal.
100 NOTA
-Entre os sambas de enredo das escolas de samba em Portugal, na sua maioria sambas de grande qualidade onde é notoria a procura de uma cada vez melhor gravação dos mesmos tem uma gravação de samba que envergonha todos aqueles que amam o samba , que o respeitam, que procuram cada vez fazer mais e melhor ,e cada vez mais com a maior dedicação e dignidade.
Era preferivel terem feito uma gravação para divulgação na base de cavaquinho e voz ( como fez por exemplo a Juventude Vareira- Ovar) do que produzirem um audio de tamanho mau gosto e de tão má qualidade. Desde as vozes á parte instrumental está uma coisa intragavel !!
É lamentavel que não haja a humildade de se reconhecer que não sabem, nem tem condições para fazer as coisas certas.
Tem escola que pede ajuda a quem sabe para pelo menos sair uma coisa condigna em gravação .
O samba de enredo tem até uma razoavel qualidade ( pode comprovar quando foi eleito :http://www.youtube.com/watch?v=Sf01Ih223_c) mas acabou completamente destruido.
Esse audio que é colocado em seu proprio site é uma má propaganda ao samba de Sesimbra ( tem escolas já primando em dignificar o samba ). É um desrespeito pela propria cultura musical, é uma falta de cuidado , de brio, de humildade em reconhecer incapacidade e o resultado é este que todos comentam como horrivel e ninguem tem coragem de o dizer.
Aqui estou dando a cara novamente porque tenho razão.... porque estou a falar verdade e calar é que seria prestar um mau serviço ao samba.
Lamentavel a gravação do samba de enredo do Gres Unidos de Vila Zimbra.
Lamentavel não haver também ninguem com lucidez para não permitir que se "brinque" com esta cultura musical que é samba...... alias património mundial. Alguem que tivesse tido a coragem para dizer... ISTO NÃO TEM CONDIÇÕES PARA SER APRESENTADO PUBLICAMENTE..... para o mundo inteiro.
Não ter permitido !!!
VAMU-KI-VAMU.
Saudações sambistas
NOTA 100 VS 100 NOTA
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
/
NOTA 100
-Para as escolas de samba qua atempadamente resolveram seus enredos , seus sambas, e suas gravações.
-Para as Associações de Carnaval ou Camaras Municipais que atempadamente preparam e acertam todos os detalhes da programação de seus Carnavais.
-Para o maior desenvolvimento e tentativa de aperfeiçoamente das passistas portuguesas. Notoria a evolução em algumas delas.Mas tem ainda muitas fazendo errado.( mas julgam estar certo !!)
-Para a luta constante que é feita pelas escolas de samba que não tem o Carnaval proprio e tem de ir "ganhar sustento" a outros Carnavais o que vai ficando cada vez mais dificil.( exemplos: Paraiso Tropical, Parcela 6, e também acontecia com a Abrigada )
-Mais uma vez para o excelente programa de Carnaval de Ovar.( Onde inclui Grupo Bom Gosto ao vivo )
-Para a iniciativa de se realizar pela primeira vez um desfile nocturno de escolas de samba no Carnaval da Figueira da Foz.
-Para as iniciativas que o Gres Bota no Rego e Gres Batuque do Conde tem tido realizando em suas sedes shows de samba com as escolas de samba de Sesimbra.
-Para as tentativas a nivel particular que estão a ser feitas para se conseguir um programa de Carnaval condigno em Sesimbra e para uma terra que tem 6 escolas de samba( disse 6 !!!). Que outro Gremiofolia possa animar os sambistas em particular e foliões no geral.
-Para os esforços que muitas escolas de samba estão tendo para ter suas sedes( varias mudanças de sede ultimamente) e poder por isso desenvolver o seu trabalho em condições. Excelente o trabalho de algumas delas.
100 NOTA
-Para as escolas de samba que tem seus blogs ou seus sites completamente inactivos ou com quase nenhuma actualização o que vem mostrar duas coisas ou não há grande devoção , carinho ou valorização pelo que é feito pela escola ou mostra apenas a inercia e o vazio de actividades de suas escolas e automaticamente de seus elementos.
-Para algumas escolas e principalmente seus responsaveis que teimam em não perceber que a regra é " todos juntos ".... partilhar...comfraternizar,,,,, e se mantêm ainda isoladas só olhando para seu umbigo e mais grave ...pensando que estão certos que os outros é que estão errados.
-Para o cessar de actividades do Gres Capricho de Abrigada.
( se será ou não definitivo.... quem sabe ?)
-Para quem copia tanto nos sambas, em fantasias , paradinhas e bossas de baterias coisas do Brasil e não procura criar... pensando que ninguem vai descobrir donde copiaram isto e aquilo !!
-Para as Associações de Carnaval e Camaras Municipais que ainda não dão a devida importancia as escolas de samba. Lamentavel.( Pelo contrario Ovar, Estarreja,Mealhada continuam rindo....e desfrutando por fazerem uns magnificos Carnavais !!!)
- Para as escolas de samba que não fazem nem mesmo que fosse uma gravação ao vivo( são até as preferidas !!!) de seus sambas de enredo para sua divulgação e assim todos sambistas do resto do pais poderem ouvir.
- Para ainda continuarem os casos de cargos de responsabilidade no ensino ( e ensinando mal.... ) de varias areas de uma escola de samba. Dança e bateria principalmente tem escolas com pessoas sem competencia para ensinar o que impede obviamente a evolução. Agora vão até começando a existir curiosos em outras areas que vão piorar mais as coisas.
Saudações sambistas
-Para as escolas de samba qua atempadamente resolveram seus enredos , seus sambas, e suas gravações.
-Para as Associações de Carnaval ou Camaras Municipais que atempadamente preparam e acertam todos os detalhes da programação de seus Carnavais.
-Para o maior desenvolvimento e tentativa de aperfeiçoamente das passistas portuguesas. Notoria a evolução em algumas delas.Mas tem ainda muitas fazendo errado.( mas julgam estar certo !!)
-Para a luta constante que é feita pelas escolas de samba que não tem o Carnaval proprio e tem de ir "ganhar sustento" a outros Carnavais o que vai ficando cada vez mais dificil.( exemplos: Paraiso Tropical, Parcela 6, e também acontecia com a Abrigada )
-Mais uma vez para o excelente programa de Carnaval de Ovar.( Onde inclui Grupo Bom Gosto ao vivo )
-Para a iniciativa de se realizar pela primeira vez um desfile nocturno de escolas de samba no Carnaval da Figueira da Foz.
-Para as iniciativas que o Gres Bota no Rego e Gres Batuque do Conde tem tido realizando em suas sedes shows de samba com as escolas de samba de Sesimbra.
-Para as tentativas a nivel particular que estão a ser feitas para se conseguir um programa de Carnaval condigno em Sesimbra e para uma terra que tem 6 escolas de samba( disse 6 !!!). Que outro Gremiofolia possa animar os sambistas em particular e foliões no geral.
-Para os esforços que muitas escolas de samba estão tendo para ter suas sedes( varias mudanças de sede ultimamente) e poder por isso desenvolver o seu trabalho em condições. Excelente o trabalho de algumas delas.
100 NOTA
-Para as escolas de samba que tem seus blogs ou seus sites completamente inactivos ou com quase nenhuma actualização o que vem mostrar duas coisas ou não há grande devoção , carinho ou valorização pelo que é feito pela escola ou mostra apenas a inercia e o vazio de actividades de suas escolas e automaticamente de seus elementos.
-Para algumas escolas e principalmente seus responsaveis que teimam em não perceber que a regra é " todos juntos ".... partilhar...comfraternizar,,,,, e se mantêm ainda isoladas só olhando para seu umbigo e mais grave ...pensando que estão certos que os outros é que estão errados.
-Para o cessar de actividades do Gres Capricho de Abrigada.
( se será ou não definitivo.... quem sabe ?)
-Para quem copia tanto nos sambas, em fantasias , paradinhas e bossas de baterias coisas do Brasil e não procura criar... pensando que ninguem vai descobrir donde copiaram isto e aquilo !!
-Para as Associações de Carnaval e Camaras Municipais que ainda não dão a devida importancia as escolas de samba. Lamentavel.( Pelo contrario Ovar, Estarreja,Mealhada continuam rindo....e desfrutando por fazerem uns magnificos Carnavais !!!)
- Para as escolas de samba que não fazem nem mesmo que fosse uma gravação ao vivo( são até as preferidas !!!) de seus sambas de enredo para sua divulgação e assim todos sambistas do resto do pais poderem ouvir.
- Para ainda continuarem os casos de cargos de responsabilidade no ensino ( e ensinando mal.... ) de varias areas de uma escola de samba. Dança e bateria principalmente tem escolas com pessoas sem competencia para ensinar o que impede obviamente a evolução. Agora vão até começando a existir curiosos em outras areas que vão piorar mais as coisas.
Saudações sambistas
CRONICA DE JANEIRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
/
E o Carnaval se aproximando......
Chegou a fase em que quase todas as energias e atenções nas escolas de samba apontam para o Carnaval 2011.
Depois de atempadamente a maioria das escolas ter definido os seus enredos( curiosamente alguns com temas abstractos inspirados em Paulo Barros e por isso logo á partida menos originais ) e alguns de muito boa qualidade e de muito interesse sendo este ano em menor numero os enredos mais dificies e de fraca qualidade. Depois de apresentados os desenhos ( ou prototipos ) das fantasias que muitas vezes não conseguem depois na pratica ter a mesma beleza, sendo o inverso também verdadeiro, e com a certeza de que muita coisa boa e até de espantar virá por aí o que vai engradecer em beleza os respectivos Carnavais onde as Escolas desfilam. Por algumas coisas que me foram dadas a ver certamente irá no global haver uma maior preocupação a nivel de fantasias e adereços o que é muito bom para aumentar o nivel das escolas. Tem um aspecto que tenho que concordar com uma opinião recente do presidente dos Socios da Mangueira-Juvenal Santos- em entrevista dada a este blog : Em alguns casos tem de haver uma menor preocupação e gastos com os carros alegoricos pois esses ficam na quarta-feira encostados as boxes e depois todo o ano quem tem de mostrar " a cara " as fantasias ...os adereços.... é toda a escola de samba.... a beleza dos carros já era...ficou pelo caminho.Convinha pensar nisso... pois tem gente que erradamente faz e pensa de maneira errada !! E neste caso é um erro ENORME !!!
Serão verificadas diferenças entre escolas que saibam aplicar melhor os gastos em fantasias e adereços pois não é gastando mais que se faz melhor ou mais bonito pois temos os grandes exemplos onde o bom gosto supera os custos sem qualquer sombra de duvida.E antes que alguns iluminados comecem a franzir o sobrolho aqui vai um exemplo : A alegoria (cá chamamos carro alegorico )mais barata que alguma vez atravessou a Sapucai( provavelmente até de todos os grupos que lá desfilam-Especial - A e B-) foi o carro vazado, uma piramide em ferro simplesmente e que resultou em uma das mais memoraveis e que para sempre será recordadada que foi o a do DNA da Unidos da Tijuca feita apenas com figuras humanas nessa piramide.Em Portugal também temos muitos casos desses que comprovam que mais dinheiro não faz obrigatóriamente...nem de perto nem de longe um melhor Carnaval
Seguiu-se a fase da composição e eleiçoes dos sambas de enredos nas escolas de samba que a pouco e pouco vão sendo definidos por quase toda a totalidade das escolas embora ainda poucos tenham sido divulgados em gravações ( seja em estudio ou ao vivo ).
Facil a apreciação de todos os que já ouvi( uns gravados...outros cantados...uns pela net outros cantados pessoalmente- Bota- Trepa de Sesimbra- Unidos de Vila Zimbra- Unidos do Mato Grosso- Charanguinha- Socios da Mangueira- Juventude Vareira- Novo Imperio - Batuque do Conde ) para concluir que mais uma boa fornada de sambas para este Carnaval. Tenho de confessar que o samba da VQQ é outra vez(2009 já o tinha sido também) na minha opinião ( claro que não vai ser só minha) mais um samba de altissima qualidade e que vai como o melhor deste Carnaval onde tem o samba dos Socios da Mangueira e Charanguinha logo atras mas também com uma grande qualidade.
Ainda tem muita gente a pensar que o seu samba ou da sua escola é o melhor sem ter o descernimento e a capacidade( sem falar na humildade ) para verificar que o o de x e y é bem superior. Mas isso vai com o tempo.
Gostarmos muito do samba da nossa escola é obvio ( é o nosso hino...é o que temos de interiorizar, cantar em plenos pulmões ..) tem certa logica mas á que aceitar o valor dos outros quando nos é superior
PREVISÕES PARA OS "NOSSOS CARNAVAIS".
SESIMBRA
Provavelmente iremos ter "mais do mesmo".
As questões e razões serão as mesmas e em alguns casos como "sem ovos( valores importantes abandonaram algumas escolas... tão importantese e de tanta capacidade que nem se aperceberam ainda bem da perca) não se fazem omoletes( impossiveis de fazer com mentalidades retrogradas e incompetentes nos lugares chave.).
Gres Bota no Rego com uma bateria reforçada em alguns sectores que eram mais necessarios vai elevar muito o samba que independentemente da qualidade( já me pronunciei sobre isso) vai funcionar perfeitamente no Carnaval de Sesimbra que ainda não tem julgamento ( concurso de escolas de samba).
Beleza de paradinhas originais, sem serem obvias e bem colocadas no samba para o valorizar e não para exibição da bateria. Digo originais porque de hoje em dia com a internet tudo se sabe e descobre. Por isso por vezes copiar o que certas baterias fazem ( mesmo que seja de uma bateria "escondida na Amazonia") é facilmente descoberto e PERDE A GRAÇA para não dizer outra coisa.
Excelente trabalho mais uma vez de Ricardo Alves ( Chora) que com os reforços- e que reforços- nos surdos de terceira e repique viu mais facilitado e mais atractivo o seu trabalho.
Realçar também alguns elementos ritimistas de Sacavém que estavam parados e que vieram fazer da ala de tamborins do Bota uma ala de muito pulso e qualidade. Juntando a tudo isto o reforço também nos chocalhos e trabalho de agô-gôs com toda a dedicação e clima de autentica festa que são nossos ensaios as prespectivas são muito boas pois é preciso nunca esquecer uma verdade :
QUEM ESTÁ BEM AGORA TEM MAIS CHANCES DE ESTAR MELHOR QUANDO FOR O DESFILE OFICIAL( Carnaval ).
Enredo á medida para a escola voltar a brilhar em fantasias e adereços o que também é normal no Gres Bota no Rego.
Sobre as outras escolas no Trepa no Coqueiro está havendo uma grande virada que culminou com a mudança para uma nova sede( que ficou maravilhosa de decoração, acabamentos e aproveitamento de espaços )mas já tendo o chamado "nucleo forte " que embora com pouco tempo mas já trilhando os caminhos que sempre defendi como os correctos poderá dar outra dimensão na sua bateria e vir mais certa , afinada e com mais qualidade que em outras ocasiões para ajudar o seu samba que tem partes empolgantes e que podem ser bem aproveitadas. Enredo com a cara da escola veremos a qualidade da reprodução e evolução do mesmo na avenida ?
Unidos de Vila Zimbra foi uma das escolas que sofreram grandes( mas grandes mesmo !!!)perdas a nivel de qualidade dos ritimistas( juntando também a saida da sua melhor passista de 2010) e isso é irreparavel nos tempos mais proximos em relação ao trabalho que vinha sendo feito no ultimo Carnaval.
No resto as coisas também por se manterem na mesma não podem ambicionar a mais pois não terá a ajuda do samba que pelo que me foi transmitido parece não ter a qualidade suficiente para fortalecer a escola.Expectativa nas fantasias e adereços por serem de autoria de novos carnavalescos ( ou desenhadores ? ).Aguardemos para ver " Como será ...hã ? "
Relativamente aos Saltaricos do Castelo sei que tem um magnifico Enredo e da Dá Que Falar nada sei ( nada se sabe !!! ) mas sabendo quem esta nos comandos e nas responsabilidades de gerir e ensinar e na optica em como encaram UMA ESCOLA DE SAMBA os resultados não serão nada de surpreender.
Batuque do Conde vai ter "um novo primeiro ano " pois com as mudanças que a escola sofreu e as dificultades que teve de superar mais dificil ficou o trabalho a nivel de bateria e samba.
Vai ter de novo um agradavel samba que descreve na perfeição o enredo e com partes melodicas muito interessantes.
No geral e a nivel de fantasias poderá haver algumas surpresas mais ou menos agradaveis relativamente as escolas de Sesimbra mas vão manter o nivel que as caracteriza como as melhores fantasias de escolas de samba do pais.
MEALHADA
Serão 3 escolas para um lugar. Socios da Mangueira, Batuque e Amigos da Tijuca.
Tendo em consideração o excelente samba e com o progresso ainda maior da bateria o favoritismo esta nos Sócios embora o Gres Batuque com um excelente projecto inicial de Enredo que vai ficar longe do previsto pois apesar da disponibilidade "GRATUITA" de partilha de conhecimentos e ensinamentos não tivesse ido avante por pensarem que da sua maneira é que estaria certo ... o que não é verdade... nem pouco mais ou menos e dessa maneira o resultado não irá ser o mesmo e o que estava no papel diminuindo assim as possibilidades de serem vencedores.Veremos se o samba e sua bateria (campeonissima ) são fortes o suficiente para a disputa.
Amigos da Tijuca escola que vem surpreendendo e evoluindo de ano para ano podera ser a grande surpresa. Aguardemos.
Das outras escolas( Real Imperatriz-Samba no Pé- Juventude Paquetá ) apenas tenho conhecimento dos seus enredos.
FIGUEIRA DA FOZ
Ainda sem concurso mas já com a bela iniciativa do desfile nocturno(sabado de Carnaval ) só com escolas de samba o que irá certamente criar raizes e ser um marco no Carnaval da Figueira e quando um dia tiver concurso ainda mais aguaradado será !!
Expectativa mais uma vez na "novata" escola de samba Novo Imperio que já irá trazer um grande trunfo que será o seu samba de enredo - dos melhores de 2011-. Expectativa agora quanto ao resto.
O Gres A Rainha ainda desconhecendo o seu samba e com um enredo que pode trazer muita coisa ou nem tanto e até acabar por fazer um Carnaval de contenção pois está a ser um momento de mudança ( mudança de sede...muito trabalho para a colocar em optimo e belo funcionamento... sem pressas para ficar com a classe que já a anterior tinha e que é a imagem da escola.)e muita coisa terá de ser canalizada incluindo verbas para outras coisas que não só o Carnaval. Mas o seu carisma a sua alegria e com um trabalho a nivel de bateria que me parece estar a ser de muita dedicação e evolução farão de de certo um bom Carnaval.
Sobre a outra escola não tenho autorização a me prenunciar sobre ela embora já tenha conhecimento e opinião sobre o samba( está á muito tempo em seu site )e do enredo.
ESTARREJA
Irá concerteza ser um dos mais disputados Carnavais do nosso pais.
Será uma acerrima disputa entre o Trepa Coqueiro e a Vai Quem Quer pois no momento actual não é previsivel nenhuma outra escola ter condições de interferir nessa competição.
Com base no que sei e já ouvi... Enredos...sambas....e no caso da VQQ fantasias tenho como favorita a VQQ. Parece-me mesmo muito dificil a vitoria não sorrir a uma escola que leva o samba que leva ( até agora o melhor da safra deste ano )..sua bateria que não necessita adjectivos, as fantasias e todo um projecto que até irá surpreender em desfile ( finalmente uma escola com varias alas e que terá uma harmonia bem mais proxima de uma verdadeira escola de samba e, do que se faz no Rio e que é o que esta e sempre estará certo !!!)
Trepa com um Enredo bastante interessante, facil de trabalhar e de facil leitura em desfile, vem de novo com um samba de refrão forte e facil( embora seja no todo muito inferior ao do ano passado) que puderá ser o seu grande trunfo junto com sua bateria mas tenho muitas duvidas que consiga superar a nivel de fantasias , adereços e alegoria a VQQ.
Quanto ás outras escolas Morenos e Independentes da Vila apenas tenho por base os seus enredos que me parecem interessantes.
OVAR
Charanguinha de novo com um magnifico samba na voz de um extraordinario interprete e com um enredo popular ( muito importante.... basta ver também o reflexo do que foi a Costa de Prata o ano passado quando abordou a propria história do canaval de Ovar)é a meu ver á partida a grande favorita á vitoria em Ovar.
Aguardemos o que trará a Costa de Prata que pode surprender pois já provou que sabe fazer carnaval e tem pontos muito fortes como a sua bateria e garra dos seus componentes.
Juventude Vareira também com um samba agradavel e com um enredo popular também pode vir a dar alguns passos para atingir o nivel que já teve em outros tempos.
Kan-Kans que a nivel de fantasias esteve e pode ainda estar a nivel superior no Carnaval de Ovar é para mim sempre uma curiosidade para ver o seu progresso nesse quesito.
SAMORA CORREIA
Terá o Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata) desfilando no seu corso Carnavalesco.
Loures
Será abrilhantado como já vem sendo habitual pela Escola de samba Parcela 6
Alhos Vedros
Terá no seu gigantesco corso a Bateria da " velhinha" de Alhos Vedros marcando todo o ritmo dos desfiles
A NOTA INFELIZ ( 100 NOTA) DESTE CARNAVAL VAI PARA A PARAGEM DO GRES CAPRICHO DE ABRIGADA. QUE SEJA PARA UMA GRANDE REFLEXÃO E UM ASSENTAR DE IDEIAS E QUE A ESCOLA REGRESSE O MAIS DEPRESSA POSSIVEL Á ACTIVIDADE POIS SERIA É UMA PERCA GIGANTESCA PARA O SAMBA EM PORTUGAL ELA ACABAR UM DIA.
Que a metereologia esteja favoravel para que tanto publico como as escolas de samba tenham todas as condições para que seja um maravilhoso Carnaval.
Vamos vibrar de alegria e emoção !!!
VAMU-KI-VAMU
NOTA FINAL - As escolas interessadas( das que ainda não me enviaram o audio ) na divulgação do seu samba aqui no meu blog e em varios blogues do Brasil enviem para : antonioguerreiro2@gmail.com
Algumas escolas que ainda não me enviaram os enredos /sinopses e que estejam também interessados na sua divulgação podem faze-lo para o mesmo endereço
Saudações sambistas
Chegou a fase em que quase todas as energias e atenções nas escolas de samba apontam para o Carnaval 2011.
Depois de atempadamente a maioria das escolas ter definido os seus enredos( curiosamente alguns com temas abstractos inspirados em Paulo Barros e por isso logo á partida menos originais ) e alguns de muito boa qualidade e de muito interesse sendo este ano em menor numero os enredos mais dificies e de fraca qualidade. Depois de apresentados os desenhos ( ou prototipos ) das fantasias que muitas vezes não conseguem depois na pratica ter a mesma beleza, sendo o inverso também verdadeiro, e com a certeza de que muita coisa boa e até de espantar virá por aí o que vai engradecer em beleza os respectivos Carnavais onde as Escolas desfilam. Por algumas coisas que me foram dadas a ver certamente irá no global haver uma maior preocupação a nivel de fantasias e adereços o que é muito bom para aumentar o nivel das escolas. Tem um aspecto que tenho que concordar com uma opinião recente do presidente dos Socios da Mangueira-Juvenal Santos- em entrevista dada a este blog : Em alguns casos tem de haver uma menor preocupação e gastos com os carros alegoricos pois esses ficam na quarta-feira encostados as boxes e depois todo o ano quem tem de mostrar " a cara " as fantasias ...os adereços.... é toda a escola de samba.... a beleza dos carros já era...ficou pelo caminho.Convinha pensar nisso... pois tem gente que erradamente faz e pensa de maneira errada !! E neste caso é um erro ENORME !!!
Serão verificadas diferenças entre escolas que saibam aplicar melhor os gastos em fantasias e adereços pois não é gastando mais que se faz melhor ou mais bonito pois temos os grandes exemplos onde o bom gosto supera os custos sem qualquer sombra de duvida.E antes que alguns iluminados comecem a franzir o sobrolho aqui vai um exemplo : A alegoria (cá chamamos carro alegorico )mais barata que alguma vez atravessou a Sapucai( provavelmente até de todos os grupos que lá desfilam-Especial - A e B-) foi o carro vazado, uma piramide em ferro simplesmente e que resultou em uma das mais memoraveis e que para sempre será recordadada que foi o a do DNA da Unidos da Tijuca feita apenas com figuras humanas nessa piramide.Em Portugal também temos muitos casos desses que comprovam que mais dinheiro não faz obrigatóriamente...nem de perto nem de longe um melhor Carnaval
Seguiu-se a fase da composição e eleiçoes dos sambas de enredos nas escolas de samba que a pouco e pouco vão sendo definidos por quase toda a totalidade das escolas embora ainda poucos tenham sido divulgados em gravações ( seja em estudio ou ao vivo ).
Facil a apreciação de todos os que já ouvi( uns gravados...outros cantados...uns pela net outros cantados pessoalmente- Bota- Trepa de Sesimbra- Unidos de Vila Zimbra- Unidos do Mato Grosso- Charanguinha- Socios da Mangueira- Juventude Vareira- Novo Imperio - Batuque do Conde ) para concluir que mais uma boa fornada de sambas para este Carnaval. Tenho de confessar que o samba da VQQ é outra vez(2009 já o tinha sido também) na minha opinião ( claro que não vai ser só minha) mais um samba de altissima qualidade e que vai como o melhor deste Carnaval onde tem o samba dos Socios da Mangueira e Charanguinha logo atras mas também com uma grande qualidade.
Ainda tem muita gente a pensar que o seu samba ou da sua escola é o melhor sem ter o descernimento e a capacidade( sem falar na humildade ) para verificar que o o de x e y é bem superior. Mas isso vai com o tempo.
Gostarmos muito do samba da nossa escola é obvio ( é o nosso hino...é o que temos de interiorizar, cantar em plenos pulmões ..) tem certa logica mas á que aceitar o valor dos outros quando nos é superior
PREVISÕES PARA OS "NOSSOS CARNAVAIS".
SESIMBRA
Provavelmente iremos ter "mais do mesmo".
As questões e razões serão as mesmas e em alguns casos como "sem ovos( valores importantes abandonaram algumas escolas... tão importantese e de tanta capacidade que nem se aperceberam ainda bem da perca) não se fazem omoletes( impossiveis de fazer com mentalidades retrogradas e incompetentes nos lugares chave.).
Gres Bota no Rego com uma bateria reforçada em alguns sectores que eram mais necessarios vai elevar muito o samba que independentemente da qualidade( já me pronunciei sobre isso) vai funcionar perfeitamente no Carnaval de Sesimbra que ainda não tem julgamento ( concurso de escolas de samba).
Beleza de paradinhas originais, sem serem obvias e bem colocadas no samba para o valorizar e não para exibição da bateria. Digo originais porque de hoje em dia com a internet tudo se sabe e descobre. Por isso por vezes copiar o que certas baterias fazem ( mesmo que seja de uma bateria "escondida na Amazonia") é facilmente descoberto e PERDE A GRAÇA para não dizer outra coisa.
Excelente trabalho mais uma vez de Ricardo Alves ( Chora) que com os reforços- e que reforços- nos surdos de terceira e repique viu mais facilitado e mais atractivo o seu trabalho.
Realçar também alguns elementos ritimistas de Sacavém que estavam parados e que vieram fazer da ala de tamborins do Bota uma ala de muito pulso e qualidade. Juntando a tudo isto o reforço também nos chocalhos e trabalho de agô-gôs com toda a dedicação e clima de autentica festa que são nossos ensaios as prespectivas são muito boas pois é preciso nunca esquecer uma verdade :
QUEM ESTÁ BEM AGORA TEM MAIS CHANCES DE ESTAR MELHOR QUANDO FOR O DESFILE OFICIAL( Carnaval ).
Enredo á medida para a escola voltar a brilhar em fantasias e adereços o que também é normal no Gres Bota no Rego.
Sobre as outras escolas no Trepa no Coqueiro está havendo uma grande virada que culminou com a mudança para uma nova sede( que ficou maravilhosa de decoração, acabamentos e aproveitamento de espaços )mas já tendo o chamado "nucleo forte " que embora com pouco tempo mas já trilhando os caminhos que sempre defendi como os correctos poderá dar outra dimensão na sua bateria e vir mais certa , afinada e com mais qualidade que em outras ocasiões para ajudar o seu samba que tem partes empolgantes e que podem ser bem aproveitadas. Enredo com a cara da escola veremos a qualidade da reprodução e evolução do mesmo na avenida ?
Unidos de Vila Zimbra foi uma das escolas que sofreram grandes( mas grandes mesmo !!!)perdas a nivel de qualidade dos ritimistas( juntando também a saida da sua melhor passista de 2010) e isso é irreparavel nos tempos mais proximos em relação ao trabalho que vinha sendo feito no ultimo Carnaval.
No resto as coisas também por se manterem na mesma não podem ambicionar a mais pois não terá a ajuda do samba que pelo que me foi transmitido parece não ter a qualidade suficiente para fortalecer a escola.Expectativa nas fantasias e adereços por serem de autoria de novos carnavalescos ( ou desenhadores ? ).Aguardemos para ver " Como será ...hã ? "
Relativamente aos Saltaricos do Castelo sei que tem um magnifico Enredo e da Dá Que Falar nada sei ( nada se sabe !!! ) mas sabendo quem esta nos comandos e nas responsabilidades de gerir e ensinar e na optica em como encaram UMA ESCOLA DE SAMBA os resultados não serão nada de surpreender.
Batuque do Conde vai ter "um novo primeiro ano " pois com as mudanças que a escola sofreu e as dificultades que teve de superar mais dificil ficou o trabalho a nivel de bateria e samba.
Vai ter de novo um agradavel samba que descreve na perfeição o enredo e com partes melodicas muito interessantes.
No geral e a nivel de fantasias poderá haver algumas surpresas mais ou menos agradaveis relativamente as escolas de Sesimbra mas vão manter o nivel que as caracteriza como as melhores fantasias de escolas de samba do pais.
MEALHADA
Serão 3 escolas para um lugar. Socios da Mangueira, Batuque e Amigos da Tijuca.
Tendo em consideração o excelente samba e com o progresso ainda maior da bateria o favoritismo esta nos Sócios embora o Gres Batuque com um excelente projecto inicial de Enredo que vai ficar longe do previsto pois apesar da disponibilidade "GRATUITA" de partilha de conhecimentos e ensinamentos não tivesse ido avante por pensarem que da sua maneira é que estaria certo ... o que não é verdade... nem pouco mais ou menos e dessa maneira o resultado não irá ser o mesmo e o que estava no papel diminuindo assim as possibilidades de serem vencedores.Veremos se o samba e sua bateria (campeonissima ) são fortes o suficiente para a disputa.
Amigos da Tijuca escola que vem surpreendendo e evoluindo de ano para ano podera ser a grande surpresa. Aguardemos.
Das outras escolas( Real Imperatriz-Samba no Pé- Juventude Paquetá ) apenas tenho conhecimento dos seus enredos.
FIGUEIRA DA FOZ
Ainda sem concurso mas já com a bela iniciativa do desfile nocturno(sabado de Carnaval ) só com escolas de samba o que irá certamente criar raizes e ser um marco no Carnaval da Figueira e quando um dia tiver concurso ainda mais aguaradado será !!
Expectativa mais uma vez na "novata" escola de samba Novo Imperio que já irá trazer um grande trunfo que será o seu samba de enredo - dos melhores de 2011-. Expectativa agora quanto ao resto.
O Gres A Rainha ainda desconhecendo o seu samba e com um enredo que pode trazer muita coisa ou nem tanto e até acabar por fazer um Carnaval de contenção pois está a ser um momento de mudança ( mudança de sede...muito trabalho para a colocar em optimo e belo funcionamento... sem pressas para ficar com a classe que já a anterior tinha e que é a imagem da escola.)e muita coisa terá de ser canalizada incluindo verbas para outras coisas que não só o Carnaval. Mas o seu carisma a sua alegria e com um trabalho a nivel de bateria que me parece estar a ser de muita dedicação e evolução farão de de certo um bom Carnaval.
Sobre a outra escola não tenho autorização a me prenunciar sobre ela embora já tenha conhecimento e opinião sobre o samba( está á muito tempo em seu site )e do enredo.
ESTARREJA
Irá concerteza ser um dos mais disputados Carnavais do nosso pais.
Será uma acerrima disputa entre o Trepa Coqueiro e a Vai Quem Quer pois no momento actual não é previsivel nenhuma outra escola ter condições de interferir nessa competição.
Com base no que sei e já ouvi... Enredos...sambas....e no caso da VQQ fantasias tenho como favorita a VQQ. Parece-me mesmo muito dificil a vitoria não sorrir a uma escola que leva o samba que leva ( até agora o melhor da safra deste ano )..sua bateria que não necessita adjectivos, as fantasias e todo um projecto que até irá surpreender em desfile ( finalmente uma escola com varias alas e que terá uma harmonia bem mais proxima de uma verdadeira escola de samba e, do que se faz no Rio e que é o que esta e sempre estará certo !!!)
Trepa com um Enredo bastante interessante, facil de trabalhar e de facil leitura em desfile, vem de novo com um samba de refrão forte e facil( embora seja no todo muito inferior ao do ano passado) que puderá ser o seu grande trunfo junto com sua bateria mas tenho muitas duvidas que consiga superar a nivel de fantasias , adereços e alegoria a VQQ.
Quanto ás outras escolas Morenos e Independentes da Vila apenas tenho por base os seus enredos que me parecem interessantes.
OVAR
Charanguinha de novo com um magnifico samba na voz de um extraordinario interprete e com um enredo popular ( muito importante.... basta ver também o reflexo do que foi a Costa de Prata o ano passado quando abordou a propria história do canaval de Ovar)é a meu ver á partida a grande favorita á vitoria em Ovar.
Aguardemos o que trará a Costa de Prata que pode surprender pois já provou que sabe fazer carnaval e tem pontos muito fortes como a sua bateria e garra dos seus componentes.
Juventude Vareira também com um samba agradavel e com um enredo popular também pode vir a dar alguns passos para atingir o nivel que já teve em outros tempos.
Kan-Kans que a nivel de fantasias esteve e pode ainda estar a nivel superior no Carnaval de Ovar é para mim sempre uma curiosidade para ver o seu progresso nesse quesito.
SAMORA CORREIA
Terá o Paraiso Tropical ( Penafirme da Mata) desfilando no seu corso Carnavalesco.
Loures
Será abrilhantado como já vem sendo habitual pela Escola de samba Parcela 6
Alhos Vedros
Terá no seu gigantesco corso a Bateria da " velhinha" de Alhos Vedros marcando todo o ritmo dos desfiles
A NOTA INFELIZ ( 100 NOTA) DESTE CARNAVAL VAI PARA A PARAGEM DO GRES CAPRICHO DE ABRIGADA. QUE SEJA PARA UMA GRANDE REFLEXÃO E UM ASSENTAR DE IDEIAS E QUE A ESCOLA REGRESSE O MAIS DEPRESSA POSSIVEL Á ACTIVIDADE POIS SERIA É UMA PERCA GIGANTESCA PARA O SAMBA EM PORTUGAL ELA ACABAR UM DIA.
Que a metereologia esteja favoravel para que tanto publico como as escolas de samba tenham todas as condições para que seja um maravilhoso Carnaval.
Vamos vibrar de alegria e emoção !!!
VAMU-KI-VAMU
NOTA FINAL - As escolas interessadas( das que ainda não me enviaram o audio ) na divulgação do seu samba aqui no meu blog e em varios blogues do Brasil enviem para : antonioguerreiro2@gmail.com
Algumas escolas que ainda não me enviaram os enredos /sinopses e que estejam também interessados na sua divulgação podem faze-lo para o mesmo endereço
Saudações sambistas
RESCALDO DE 2010
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
/
RESCALDO DE 2010
NOTA 100 DURANTE O ANO DE 2010
-Para os vencedores dos Carnavais onde existe disputa de Escolas de Samba.
Parabens á Costa de Prata , Trepa Coqueiro e Sócios da Mangueira respectivamente de Ovar , Estarreja e Mealhada por terem sido os grandes vencedores de 2010.
-Para as localidades que fizeram os Carnavais de Verão ( Sines,Sesimbra,Figueira da Foz, Mealhada e Santa Cruz )e que possibilitam mais actividade e mais algum cachê em alguns casos para as escolas de samba.
-Para o grande desfile realizado pelo Gres Bota no Rego no Carnaval de Sesimbra e mais evidente ainda no Carnaval de Verão em Sesimbra onde todas as restantes escolas desfilam muito reduzidas de elementos e o Bota mostra sua enorme vitalidade desfilando com um contigente quase total.
-Para as escolas que durante o ano com suas festas mantêm em actividade não só as suas comunidades mas também das escolas que são convidadas para essas festas e assim fomentam o convivio e a confraternização mais que necessaria ao samba.
-Para o regresso de alguns talentosos sambistas de Sacavêm ao activo e que estavam á já alguns anos inactivos facto que era uma perca para o samba nacional
-Para as escolas que todo ano se mantêm em actividade e não só no Carnaval com maior realce para aquelas que tem um grande papel social com varias secções culturais em actividade todo o ano para alem do samba.
-Para os eventos de eleição de musas de samba tanto do Carnaval de Sesimbra( excelente organização feita pelo consagrado carnavalesco e grande sambista Paulo Macedo) como do Sambalêlê que parece ter tido um grande exito também.
-Para o aparecimento de novos grupos de pagode em Portugal.
-Para a temporada de verão na sede do Gres A Rainha em que promoveu varias festas de samba(pagode) e assim contribuiu( ou tentou contibruir) para um mais saudavel convivio e relacionamente entre os sambistas da Figueira e até de Portugal.
-Para alguns bons sambas que são feitos em Portugal com destaque pelas opiniões recolhidas de pessoas entendidas do Brasil( nossos sambas já tiveram este ano uma boa divulgação em sites e bloges brasileiros ) para os sambas da Charanguinha, dos Sócios da Mangueira e Bota no Rego.
-Para os bons enredos com conteudo historico/cultural português que devia ser até uma obrigação para as escolas de Portugal.
-Para a história visita, com almoço e festa,do Presidente da campêa do Carnaval 2010 -Unidos da Tijuca- Fernando Horta e do Carnavalesco Paulo Barros á sede do Gres Bota no Rego. Momento inolvidavel e histórico para essa instituição.
- Para a Vai Quem Quer ( Estarreja ) e Batuque ( Mealhada ) que com grande visão souberam aproveitar a disponibilidade do conceituado Carnavalesco Raul Diniz para desenvolveram mais os seus conhecimentos e uma maior evolução obrigatoriamente em seus carnavais.
- Para os que compreendiam e os que estão agora a compreender( a saber aceitar as diferenças e os valores ) que temos de estar todos unidos em prol do samba e que não pode nem deve haver divisões.
-Para o bom samba da Charanguinha(2011) que supera desde já todos os outros que já ouvi( gravados e não gravados ). Alguns " manés " como bem é referido na introdução do samba devem agora estar a discordar ou não aceitar mas o que é facto é que É MESMO. Se me é facil verificar entre 30 sambas, é uma brincadeira analisar entre 5 sambas.
- Para as novas e antigas amizades que foram conquistadas e no segundo caso fortalecidas por todos nós sambistas ao longo deste ano..
-Para as homenagens e ás mais variadas formas de estima e hospitalidade que me foram dispensados ao longo do ano nos mais diversos lugares onde rolou samba ( Mealhada-Figueira da Foz-Estarreja- Ovar-Penafirme- Quinta do Conde.... ). São os maiores valores que se obtem do samba.
100 NOTA DURANTE O ANO 2010
-Para a chuva e vento que fizeram questão de prejudicar o Carnaval 2010 em Portugal.
-Para as escolas que apenas se dedicam ao Carnaval e a uma ou outra coisa que nada já tem a ver com samba e que por isso privam as suas comunidade de evoluirem e se divertirem durante todo o ano.
-Para a não realização este ano do melhor e maior Festival de Samba em Portugal ( Mealhada )
-Para tudo o que esta acontecendo de errado ( por isso o Festival não se realizou) no samba em Portugal fruto de paixões doentias , presunções , invejas e faltas de respeito por quem sabe mais... por quem é melhor... por quem tem mais experiência !!! Pela falta de humildade que misturada com vaidade dão sempre os mesmos resultados....ou seja resultados " secundarios "
- Para os equivocos de valores que estão minando o samba e os sambistas em Portugal
-Para aqueles que teimam em se manter de forma errada no samba e querem levar os outros ao engano.
-Para aqueles que estão entre o nada e coisa nenhuma mas que se julgam algo e por isso vão até impossibilitando que no seu proprio meio os que tem valor de o apresentarem e até progredirem.
-Para a situação a que chegou o GRES Abrigada. Para o estado de inercia e até de possivel paragem de um colosso que chegou a ser como escola de samba. Lamentavel que os baluartes e fundadores da escola não actuem em conformidade com o historial que a escola tem.
-Para os(as) que pretendem e tentam dividir quando o "negócio" no samba é somar. Formando grupos,intrigas, querendo aparecer mais que a escola, e em alguns casos pensarem que o ter sido possa significar ser sempre quando já não o(a) é minimamente.O tempo deles (delas ) passou. Já era.
-Para as escolas que vivem obsecadas com o trabalho e existência de outras quando apenas se deviam preocupar com o seu proprio trabalho e desenvolvimento , principalmente quando pretendem atingir patamares que não lhe são ainda possiveis.
-Para os "curiosos " que ainda se estão a aproveitar do samba e em muitos casos até sendo renumerados para terem um papel muito grave de ensinar errado.
-Para a falta de sensibilidade de responsaveis dae algumas localidade para com as escolas de samba não lhe dando o devido apoio e valor .
-Para as dificuldades que as localidades colocam as escolas de samba fazendo com que andem de lugar para lugar com suas sedes e por isso contribuindo para que as escolas nunca tenham uma verdadeira estabilidade.
-Para quem não entender tudo isto !
PRESPECTIVAS E DESEJOS PARA 2011
Que o bom tempo se faça sentir nos dias de carnaval 2011 e de desfiles dos corsos carnavalescos e escolas de samba.
A nivel Nacional tudo leva a crer apesar dos cortes orçamentais quase gerais que as escolas de samba vão ter dos seus municipios que irá haver muitas evoluções em termos de fantasias e adereços.Penso que até na propria forma de evoluir ( evolução no desfile ) vai haver melhoras e diferenças.A nivel de baterias como cada vez se trabalha e ensaia mais e melhor em algumas escolas as mais evoluidas provavelmente vão se distanciar ainda mais das outras.
Nas localidades de campeonato , pelo que já me foi dado ver, e como as coisas muitas vezes são definidas logo á partida com base nos bons ou inteligentes enredos e seus sambas somado ao facto de por vezes contra factos não haver argumentos os vencedores são bem previsiveis para quem esteja atento e tenha alguns conhecimentos globais.
Vão ser 3 emocionantes Carnavais por certo para as escolas de Ovar. Estarreja e Mealhada.
Os Carnavais de Sesimbra e Figueira da Foz serão concerteza fortes e de grande beleza em fantasias e adereços com realce para Sesimbra que nesse quesito é ainda insuperavel.
Na Figueira a curiosidade está na evolução que pode haver em qualquer das tres escolas e qual delas vai evoluir mais dentro da caracteristica de cada uma que sabemos são bem diferentes.
Nos restantes Carnavais e escolas que haja também uma evolução principalmente em qualidade pois a quantidade não é o mais importante.
O meu desejo ainda para que o Gres Abrigada desperte " acorde " de novo com a força que o seu historial exige e não fique parada pois a historia de outras escolas já extintas foi o terem parado 1 ano.
No Rio de Janeiro " vão ter de ganhar " da Beija-Flor pois para alem da natural potencia da escola virá com um ENREDO NACIONAl um enredo que é uma unanimidade nacional o que ainda a torna mais favorita. Mas claro que a aposta enorme que a Tijuca está fazendo tanto a nivel economico como de aposta na diferença, na surpresa , no encantamento vai de certo ser uma luta gigantesca entre as duas com a Grande Rio e Salgueiro na espreita e quem sabe "correndo por fora" alguma outra escola venha a vencer. ( como aconteceu com a ultima vitoria de Vila Isabel ).
Que minha União da Ilha faça um bom desfile para se manter pelo meio da tabela e em ultimo caso não descer embora pelo que sei talvez vá ser a surpresa deste Carnaval.
A nivel pessoal o desalento por não poder ir para o Rio no Carnaval mas outras oportunidades vão surgir certamente de voltar a "ir á lua " ... ir ao maximo patamar que é desfilar tocando numa bateria no Sambodromo. Haja saúde.....
Para 2011 também a certeza da continuidade deste espaço de divulgação do samba tanto nacional como de coisas interessantes do samba pelo mundo e que independentemente de más criticas ou ataques que nunca irão conseguir intoxicar minha confiança, minha autoestima e meu prazer em fazer aquilo que faço por gosto. Até porque entendo muito bem como e porque são as coisas pois basta compreender a natureza humana. Ela é assim : inveja, critica aqueles que conseguem coisas que outros não conseguiram... enfim... tudo causas inerentes á natureza humana nos dias de hoje
"Para seu inimigo, o perdão.
Para um oponente, a tolerância.
Para um amigo, seu coração.
Para um cliente, o serviço com qualidade.
...Para tudo, a caridade.
Para toda criança, um exemplo bom.
Para você, o respeito" (Oren Arnold)"
Saudações sambistas
VAMU-KI-VAMU... que o Carnaval espera por nós.
NOTA 100 DURANTE O ANO DE 2010
-Para os vencedores dos Carnavais onde existe disputa de Escolas de Samba.
Parabens á Costa de Prata , Trepa Coqueiro e Sócios da Mangueira respectivamente de Ovar , Estarreja e Mealhada por terem sido os grandes vencedores de 2010.
-Para as localidades que fizeram os Carnavais de Verão ( Sines,Sesimbra,Figueira da Foz, Mealhada e Santa Cruz )e que possibilitam mais actividade e mais algum cachê em alguns casos para as escolas de samba.
-Para o grande desfile realizado pelo Gres Bota no Rego no Carnaval de Sesimbra e mais evidente ainda no Carnaval de Verão em Sesimbra onde todas as restantes escolas desfilam muito reduzidas de elementos e o Bota mostra sua enorme vitalidade desfilando com um contigente quase total.
-Para as escolas que durante o ano com suas festas mantêm em actividade não só as suas comunidades mas também das escolas que são convidadas para essas festas e assim fomentam o convivio e a confraternização mais que necessaria ao samba.
-Para o regresso de alguns talentosos sambistas de Sacavêm ao activo e que estavam á já alguns anos inactivos facto que era uma perca para o samba nacional
-Para as escolas que todo ano se mantêm em actividade e não só no Carnaval com maior realce para aquelas que tem um grande papel social com varias secções culturais em actividade todo o ano para alem do samba.
-Para os eventos de eleição de musas de samba tanto do Carnaval de Sesimbra( excelente organização feita pelo consagrado carnavalesco e grande sambista Paulo Macedo) como do Sambalêlê que parece ter tido um grande exito também.
-Para o aparecimento de novos grupos de pagode em Portugal.
-Para a temporada de verão na sede do Gres A Rainha em que promoveu varias festas de samba(pagode) e assim contribuiu( ou tentou contibruir) para um mais saudavel convivio e relacionamente entre os sambistas da Figueira e até de Portugal.
-Para alguns bons sambas que são feitos em Portugal com destaque pelas opiniões recolhidas de pessoas entendidas do Brasil( nossos sambas já tiveram este ano uma boa divulgação em sites e bloges brasileiros ) para os sambas da Charanguinha, dos Sócios da Mangueira e Bota no Rego.
-Para os bons enredos com conteudo historico/cultural português que devia ser até uma obrigação para as escolas de Portugal.
-Para a história visita, com almoço e festa,do Presidente da campêa do Carnaval 2010 -Unidos da Tijuca- Fernando Horta e do Carnavalesco Paulo Barros á sede do Gres Bota no Rego. Momento inolvidavel e histórico para essa instituição.
- Para a Vai Quem Quer ( Estarreja ) e Batuque ( Mealhada ) que com grande visão souberam aproveitar a disponibilidade do conceituado Carnavalesco Raul Diniz para desenvolveram mais os seus conhecimentos e uma maior evolução obrigatoriamente em seus carnavais.
- Para os que compreendiam e os que estão agora a compreender( a saber aceitar as diferenças e os valores ) que temos de estar todos unidos em prol do samba e que não pode nem deve haver divisões.
-Para o bom samba da Charanguinha(2011) que supera desde já todos os outros que já ouvi( gravados e não gravados ). Alguns " manés " como bem é referido na introdução do samba devem agora estar a discordar ou não aceitar mas o que é facto é que É MESMO. Se me é facil verificar entre 30 sambas, é uma brincadeira analisar entre 5 sambas.
- Para as novas e antigas amizades que foram conquistadas e no segundo caso fortalecidas por todos nós sambistas ao longo deste ano..
-Para as homenagens e ás mais variadas formas de estima e hospitalidade que me foram dispensados ao longo do ano nos mais diversos lugares onde rolou samba ( Mealhada-Figueira da Foz-Estarreja- Ovar-Penafirme- Quinta do Conde.... ). São os maiores valores que se obtem do samba.
100 NOTA DURANTE O ANO 2010
-Para a chuva e vento que fizeram questão de prejudicar o Carnaval 2010 em Portugal.
-Para as escolas que apenas se dedicam ao Carnaval e a uma ou outra coisa que nada já tem a ver com samba e que por isso privam as suas comunidade de evoluirem e se divertirem durante todo o ano.
-Para a não realização este ano do melhor e maior Festival de Samba em Portugal ( Mealhada )
-Para tudo o que esta acontecendo de errado ( por isso o Festival não se realizou) no samba em Portugal fruto de paixões doentias , presunções , invejas e faltas de respeito por quem sabe mais... por quem é melhor... por quem tem mais experiência !!! Pela falta de humildade que misturada com vaidade dão sempre os mesmos resultados....ou seja resultados " secundarios "
- Para os equivocos de valores que estão minando o samba e os sambistas em Portugal
-Para aqueles que teimam em se manter de forma errada no samba e querem levar os outros ao engano.
-Para aqueles que estão entre o nada e coisa nenhuma mas que se julgam algo e por isso vão até impossibilitando que no seu proprio meio os que tem valor de o apresentarem e até progredirem.
-Para a situação a que chegou o GRES Abrigada. Para o estado de inercia e até de possivel paragem de um colosso que chegou a ser como escola de samba. Lamentavel que os baluartes e fundadores da escola não actuem em conformidade com o historial que a escola tem.
-Para os(as) que pretendem e tentam dividir quando o "negócio" no samba é somar. Formando grupos,intrigas, querendo aparecer mais que a escola, e em alguns casos pensarem que o ter sido possa significar ser sempre quando já não o(a) é minimamente.O tempo deles (delas ) passou. Já era.
-Para as escolas que vivem obsecadas com o trabalho e existência de outras quando apenas se deviam preocupar com o seu proprio trabalho e desenvolvimento , principalmente quando pretendem atingir patamares que não lhe são ainda possiveis.
-Para os "curiosos " que ainda se estão a aproveitar do samba e em muitos casos até sendo renumerados para terem um papel muito grave de ensinar errado.
-Para a falta de sensibilidade de responsaveis dae algumas localidade para com as escolas de samba não lhe dando o devido apoio e valor .
-Para as dificuldades que as localidades colocam as escolas de samba fazendo com que andem de lugar para lugar com suas sedes e por isso contribuindo para que as escolas nunca tenham uma verdadeira estabilidade.
-Para quem não entender tudo isto !
PRESPECTIVAS E DESEJOS PARA 2011
Que o bom tempo se faça sentir nos dias de carnaval 2011 e de desfiles dos corsos carnavalescos e escolas de samba.
A nivel Nacional tudo leva a crer apesar dos cortes orçamentais quase gerais que as escolas de samba vão ter dos seus municipios que irá haver muitas evoluções em termos de fantasias e adereços.Penso que até na propria forma de evoluir ( evolução no desfile ) vai haver melhoras e diferenças.A nivel de baterias como cada vez se trabalha e ensaia mais e melhor em algumas escolas as mais evoluidas provavelmente vão se distanciar ainda mais das outras.
Nas localidades de campeonato , pelo que já me foi dado ver, e como as coisas muitas vezes são definidas logo á partida com base nos bons ou inteligentes enredos e seus sambas somado ao facto de por vezes contra factos não haver argumentos os vencedores são bem previsiveis para quem esteja atento e tenha alguns conhecimentos globais.
Vão ser 3 emocionantes Carnavais por certo para as escolas de Ovar. Estarreja e Mealhada.
Os Carnavais de Sesimbra e Figueira da Foz serão concerteza fortes e de grande beleza em fantasias e adereços com realce para Sesimbra que nesse quesito é ainda insuperavel.
Na Figueira a curiosidade está na evolução que pode haver em qualquer das tres escolas e qual delas vai evoluir mais dentro da caracteristica de cada uma que sabemos são bem diferentes.
Nos restantes Carnavais e escolas que haja também uma evolução principalmente em qualidade pois a quantidade não é o mais importante.
O meu desejo ainda para que o Gres Abrigada desperte " acorde " de novo com a força que o seu historial exige e não fique parada pois a historia de outras escolas já extintas foi o terem parado 1 ano.
No Rio de Janeiro " vão ter de ganhar " da Beija-Flor pois para alem da natural potencia da escola virá com um ENREDO NACIONAl um enredo que é uma unanimidade nacional o que ainda a torna mais favorita. Mas claro que a aposta enorme que a Tijuca está fazendo tanto a nivel economico como de aposta na diferença, na surpresa , no encantamento vai de certo ser uma luta gigantesca entre as duas com a Grande Rio e Salgueiro na espreita e quem sabe "correndo por fora" alguma outra escola venha a vencer. ( como aconteceu com a ultima vitoria de Vila Isabel ).
Que minha União da Ilha faça um bom desfile para se manter pelo meio da tabela e em ultimo caso não descer embora pelo que sei talvez vá ser a surpresa deste Carnaval.
A nivel pessoal o desalento por não poder ir para o Rio no Carnaval mas outras oportunidades vão surgir certamente de voltar a "ir á lua " ... ir ao maximo patamar que é desfilar tocando numa bateria no Sambodromo. Haja saúde.....
Para 2011 também a certeza da continuidade deste espaço de divulgação do samba tanto nacional como de coisas interessantes do samba pelo mundo e que independentemente de más criticas ou ataques que nunca irão conseguir intoxicar minha confiança, minha autoestima e meu prazer em fazer aquilo que faço por gosto. Até porque entendo muito bem como e porque são as coisas pois basta compreender a natureza humana. Ela é assim : inveja, critica aqueles que conseguem coisas que outros não conseguiram... enfim... tudo causas inerentes á natureza humana nos dias de hoje
"Para seu inimigo, o perdão.
Para um oponente, a tolerância.
Para um amigo, seu coração.
Para um cliente, o serviço com qualidade.
...Para tudo, a caridade.
Para toda criança, um exemplo bom.
Para você, o respeito" (Oren Arnold)"
Saudações sambistas
VAMU-KI-VAMU... que o Carnaval espera por nós.
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 7 de dezembro de 2010
/
MAIS UM ANO QUE ESTÁ A TERMINAR.....MAIS UM NATAL....
Não são muitas as vezes que olhamos para as coisas boas e as agradecemos.
Muitas vezes não temos tempo nem paciência para olhar em volta. Neste Natal quero agradecer o amor, a amizade, o carinho que família e amigos me dispensaram.
Quero agradecer os presentes, a comida, a roupa, a casa, todas as coisas que vou podendo ir usufruindo com a saúde que tenho a sorte de ir tendo.
Neste Natal quero agradecer os sorrisos de todas as crianças em geral.
Quero também agradecer por ter uma família que amo, aos amigos pelos quais tenho muita amizade.
Neste Natal quero agradecer a VIDA.
Porque de samba é o espaço quero agradecer este amor que tenho ao samba e a todos os sambistas que fazem dele a magia que ele desperta.
Quero agradecer ao Ricardo Mira me ter convidado a entrar para este mundo e onde acabei por ficar completamente sidrado de paixão.
Quero agradecer aqueles discos LPs da Charanguinha
Quero agradecer os presentes, a comida, a roupa, a casa, todas as coisas que vou podendo ir usufruindo com a saúde que tenho a sorte de ir tendo.
Neste Natal quero agradecer os sorrisos de todas as crianças em geral.
Quero também agradecer por ter uma família que amo, aos amigos pelos quais tenho muita amizade.
Neste Natal quero agradecer a VIDA.
Porque de samba é o espaço quero agradecer este amor que tenho ao samba e a todos os sambistas que fazem dele a magia que ele desperta.
Quero agradecer ao Ricardo Mira me ter convidado a entrar para este mundo e onde acabei por ficar completamente sidrado de paixão.
Quero agradecer aqueles discos LPs da Charanguinha
de 1989/90 que me fizeram ver que em Portugal já tinha gente evoluida mais 10 anos que outras que se julgavam no topo. Graças a esses LPs estive por dentro da realidade bem cedo e da diferença da bateria da Charanguinha para as outras existentes no país.Quero agradecer a Reinaldo muitas maneiras de ver o samba ,e principalmente, mais vasto que isso a cultura musical brasileira.
Quero agradecer ter tido o previlegio de ser frequentador habitual durante mais de 10 anos do espaço Bip-Bip em Lisboa pois só ai se podia ouvir boa musica brasileira ao vivo( finais de 80-principio de ano 90).Ai fiz grande parte da cultura musical com os grandes musicos que por lá passaram.
Quero agradecer ter começado numa escola de grandes valores culturais e de muita dedicação ao samba que foi o Gresas( Academica de Sacavem ), a continuação como co-fundador da Estrela Independente de Sacavèm ,passando pelos inesqueciveis e até memoraveis anos de ligação á Abrigada.( Axé... Capricho de Abrigada )
Quero agradecer a Deus o brinde de ter realizado o sonho de desfilar na Sapucai( como integrante de uma bateria ). Esse é o ponto mais alto de um sambista de escola de samba e fi-lo por 8 vezes.

Quero agradecer a sorte de estar presentemente incorporado de alma e coração numa escola que segue os trilhos daquilo que eu penso que tem e deve ser uma escola de samba.
Quero agradecer aos baluartes do samba em Portugal por me respeitarem o que faz com que havendo 2 ou 3 "ilustres" que o não façam acabe por deixar a nú as coisas que ultimamente vêm minando o samba em Portugal ( mas não é caso só nosso.... vendo com atenção já Odilon na entrevista a este blog deixava transparecer que também abandonou por estar farto de "manés a mandar sem capacidade para tal". Agora mestre Tadeu da Vai Vai aqui tambem numa entrevista para o site da Superliga( SP) mete a mão na ferida referindo o mau clima de invejas no samba).Se até lá...por isso não vai ser de admirar que "ilustres" já vão pondo em causa a qualidade do Sambalêlê... e que no alto da sua sabedoria algum dia venham até a por em causa a qualidade por exemplo, da bateria da Charanguinha ou o canto do Xando.....eu não vou estranhar..e não vale a pena estar em "cima do muro " nem assobiar para o lado... todos sabemos que é verdade.
Quero agradecer por nunca ter enveredado por caminhos que não fossem o do respeito pelos mais experientes e que mais sabem. E em 3 anos de convivencia com os melhores( Rio de Janeiro ) acabaram sendo a lição final do que já imaginava.
Agradeço o que lá aprendi !! Mais do que ter aprendido a tocar um instrumento.. ou instrumentos... aprendi outras coisas bem mais valiosas e mais uteis ao samba. Não é facil de imaginar o que aprendi e que jamais irei esquecer. Foi com compositores, carnavalescos,ritimistas, interpretes, directores de ala, de harmonia, velha-guarda ( aí nem tem explicação ...nem teria palavras ).... até com alguns donos de botecos aprendi coisas de samba que aqui alguns "ilustres " desconhecem em absoluto.
Quero até agradecer ao samba o ter até sabido perdoar a quem me fez algum mal e acabou por ofender e denegrir. Até esse valor eu desconhecia ( nunca em minha vida estive zangado com alguem !! NUNCA !!) e o samba me ensinou.Foi também um sinal que estive e estou certo em algo que disse e digo.
Infelizmente tem uns quantos "ilustres" ainda equivocados que não entendem isso.
Quero agradecer aos amigos sambistas( os que não são ..ficam pelo caminho.. ) que fui conquistando ao longo destes mais recentes anos graças ao meu blog e á maior partilha que vai havendo hoje em dia no meio sambista, a estima que tem tido por mim.
Por tudo isto só tenho de estar agradecido a tanta coisa que o samba me tem proporcionado ao longo de tantos e tantos Natais.
É mais um... QUE SEJA DE MUITA PAZ. E MUITA FELICIDADE PARA TODOS NÓS.
E não esqueça :
Você nasce sem pedir...
...e morre sem querer.
Aproveite o intervalo...
Vou usar para terminar a frase que já uso á oito anos em meu mail;
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa )
Saudações sambistas e até 2011.
( desculpem o meu vocabulario meio português meio brasileiro mas com esta "coisa " do samba acabamos sendo influenciados. Se houver quem não goste.... que tente também imaginar que esforço eu também faço ao ouvir certos interpretes tentando cantar em brasileiro )
Saudações sambistas
..
CRONICA DE NOVEMBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 4 de novembro de 2010
/
AMIGOS SAMBISTAS
NOTA 100
Começo enaltecendo as excelentes noites de eliminatorias de samba de enredo no Gres Bota no Rego.
Foram 3 noites de excelente propaganda ao samba, ao convivio, á diversão, e á confraternização.
Mais uma vez a Escola mostrou a sua dinamica e a sua grande evolução em termos de viver, de disfrutar e proporcionar samba.
Magnifica prova de vitalidade que ao mesmo tempo quanto mais não fosse colocou varias pessoas ( compositores) a PENSAR SAMBA durante varios dias e a fazer com que a paixão pelo mesmo vá sair ainda mais reforçada.
Devem ter sido magnificas as horas passadas entre as parcerias dos sambas a compor os sambas. O quanto salutar deve ter sido ?! Só até por isso bastaria toda essa organização !
Foi muito bom ver 5 sambas a concurso e de tamanha diversidade de pessoas até de elementos de outras escolas de samba a compor o que é muito salutar.
O mesmo se passou com a assistencia que nessas noites fizeram parte das festas pois era composta por elementos escolas de samba e grupos de Sesimbra bem como até elementos da Escola Novo Imperio da Figueira Foz. Não é um qualquer nem é sempre que se faz centenas de Km para assistir a uma festa de samba sem que sua escola esteja presente.Por isso é de realçar se terem deslocado de tão longe apenas para assistirem e conviverem . Um agradecimento especial para eles pela sua alegre presença e que veio também mostrar o amor que têm pelo samba , pelo convivio e partilha de ideias.
Nunca é demais relembrar o que sempre digo: ESTE NÃO É O MELHOR CAMINHO QUE UM SAMBISTA TEM DE PERCORRER...... È O ÚNICO !!!!!!!.
Quanto aos sambas a concurso teve de varios "estilos" se assim se pode chamar.
Venceu um samba muito empolgante ,alegre. com refrões e "chavões habituais", de facil assimilação no estilo que mais se adapta ao Carnaval de Sesimbra , sendo até um samba um pouco "marchado " o que também leva mais as pessoas a se empolgar.
Vai ser o samba que irei "incorporar" e que certamente a bateria da escola irá trabalhar muito bem pois é um samba com tudo para poder ser feito "em cima dele " coisas espectaculares.
Não foi vencedor o samba que mais gostava nem aquele em como jurado eu votei pois sou um acerrimo defensor e amante de letras bem construidas e a definirem bem o enredo. Sou amante de poemas com beleza nas palavras... sou amante de boas letras, resumindo...com riqueza poetica, E se mais não fosse porque é a LETRA QUE " DIZ".... QUE DESCREVE O ENREDO( a história ) !!!!!
Logico que a melodia tem de ser agradavel o mais possivel ( mas aí tanto pode ser lá..lá..lá.... como ...lé..lé..lé ) a letra...a poesia , essa já tem mais "responsabilidade "ao ter de descrever o enredo pois é para isso que ele existe e as palavras na letra tem de ser correctas com tempos verbais correctos ( não se pode misturar..passado com presente...gerúndio, futuro etc..etc..).
E para evitar qualquer mas... ou qualquer virgula a tudo o dito atrás basta relembrar o que aprendi á alguns anos:
Bom e correcto desfile de escola de samba..... É AQUELE EM QUE UM CEGO PELO QUE OUVE VAI ENTENDENDO O DESFILE QUE VAI PASSANDO Á SUA FRENTE ( eis então a importancia da letra ) E UM SURDO PELO QUE VAI VENDO PASSAR NA SUA FRENTE
ENTENDE A HISTORIA.( aqui esta o valor das fantasias, adereços e alegorias bem discritivas do enredo) !!!!!!!
O resto é demagogia.
Tenho algum feeling para " sacar "( talvez por ser a musica que mais ouço tanto em casa, como no carro á mais de 20 anos, junto com uns "truques " e dicas que aprendi in loco na terra dos verdadeiros sambistas e compositores) os sambas bons e vencedores no Rio ( normalmente e ainda com 13/14 sambas na disputa "saco " o vencedor) ou até o (s) que vai(vão ) ser considerado(s) pela critica o(s) melhor(es).( como por exemplo o ano passado com a Imperatriz- Beija-Flor- Vila Isabel- Mangueira- como comprovo no meu blog) e este ano com Vila Isabel- Beija-Flor e Imperatriz de novo- como comprovo no meu blog).
Alguns são tão evidentes que por vezes fico admirado como existem opiniões contrarias mas como em tudo existirá sempre os bons e maus gostos ( essa falsa questão dos gostos não se discutirem é apenas refugio)...existirão sempre obviamente coisas que são melhores que outras independentemente dos gostos.
De notar que todos os sambas antologicos que todos cantamos e iremos sempre cantar são para alem dos perfeitos entrosamentos dos versos com os desenhos melodicos de muita riqueza poetica ( os que não são estão "enquadrados" com toda a lógica em enredos irreverentes ou revolucionarios como é ( ou era ) o estilo por exemplo da Caprichosos e São Clemente).É só ir recordando deles e cantarola-los.....que verificarão isso mesmo.
VERIFIQUE AQUI ALGUNS: http://balto.sites.uol.com.br/pagmelhores.htm
E ALGUMAS JUSTIFICAÇÕES e criterios : http://balto.sites.uol.com.br/pagcriterios.htm
Dos restantes sambas nacionais apenas tenho conhecimento ainda de letras que se diferenciam tal como o ano passado já na qualidade da letra ( algumas correctas outras não ).
Foi também já apurado o samba na Unidos Vila Zimbra- Sesimbra que teve como vencedor uma nova parceria liderada por Mantorras ( também concorrente ) no Bota o que provavelmente irá mudar o estilo de samba da escola e até lhe dar outra dinamica e qualidade. Aguardo para ouvir.
Vai também haver concurso de samba de enredo no Trepa no Coqueiro em Sesimbra e é com grande satisfação que verifico que também deve haver já certos 4 sambas a concurso. Magnifico. Mais uma escola que irá tirar partido disso e fazer optma(s) festa(s) para os seus associados e demais publico que assistir.
Tenho esperança que com o decorrer do tempo muitas mais escolas vão seguir esse sistema e fazer também concurso.
Em alguns casos pode até nem ser facil já..já... mas com o tempo... vai cai por terra as possiveis resistencias ou equivocos.
Termino esta parte de samba enredo aconselhando a ouvirem provavelmente o melhor samba de 2011- SAMBA DO IMPERIO SERRANO.( Grupo a- Acesso ): http://www.youtube.com/watch?v=Q-KMEl7vhDs
Esta também é altura dos ENREDOS.
Estão saindo já muitos dos enredos das nossas escolas de samba e como se pode verificar sempre melhorando de ano para ano. Tem enredos obvios , outros pouco ou nada originais, outros com grande imaginação , outros valiosos ,outros mais intimistas mas no geral uma boa safra de enredos já estão na calha para os " nossos varios Carnavais " onde se preve cada vez mais uma maior e melhor disputa em cada Cidade onde existe concurso.
Aguardemos pelos muitos que ainda faltam conhecer pois sei que virá mais coisa boa por aí.
Epoca também de eleições em algumas escolas para passistas, destaques, madrinhas/rainhas de bateria, m/sala e p/bandeira.
Que vençam as melhores ( e ninguem melhor que os dirigentes de cada escola para saber quem são as melhores, as mais assiduas, as mais dedicadas, as mais capazes... por isso por vezes não entendo as disputas e não nomeações ?) e que prevaleça sempre o desportivismo e aceitação com elegancia dos resultados.
Aproveito para realçar que fui convidado para dia 13/Novembro fazer parte do juri de concurso para eleição de destaques e madrinha de bateria no GRES Batuque na Mealhada. Será um enorme prazer e orgulho estar de novo no convivio com a comunidade do Batuque e com o samba da Mealhada de onde guardo desde á muitos anos gratas e inesqueciveis recordações.
Em algumas escolas já foram até finalizados esses concursos. Parabens a todas as concorrentes e vencedoras pois pelo já elevado nivel de muitas delas os cargos provavelmente devem estar bem entregues.
Vai-se realizar neste sabado dia 6 de Novembro o 1º Encontro de baterias aqui a sul ( pois sei que á uns anos atrás se realizou um ou mais encontros de bateria a norte).Penso que é uma ideia excelente. Por exemplo este ano as escolas do Rio fizeram as suas habituais feijoadas e ensaios convidando em cada semana 2 ou 3 baterias( junto com os interpretes e m/sala e P/bandeiras) para estarem presentes nas quadras(sedes) e foi um grande sucesso e com maravilhosos resultados. Esperemos que o mesmo aconteça na sede do Gres Bota no Rego. O objectivo principal será sempre o convivio e a troca de ideias. Servirá no entanto para uns poderem aprender algumas coisas mais com outros e sairem, todos ainda mais "cultos" e apaixonados pelo samba , pela madrugada quando a festa terminar.
Que fique o gostinho de "quero mais " para que outras escolas possam também ter essa iniciativa e mais encontros se realizarem (...e com uma feijoada
ainda seria bem melhor...ah...ah..ah..).
Aguardo agora os restantes enredos nacionais e depois os sambas enredos gravados para aqui poder divulgar ( isto no caso de mos quererem facultar obviamente ) e também em mais alguns sites blogs que farão a divulgação do nosso trabalho pelo mundo fora.
É só enviar para :antonioguerreiro2@gmail.com
100 NOTA
- Tão evidentes....
Falar de novo nelas seria repetir muito do que aqui já foi dito e que cada vez vai ficando mais claro.
Saudações sambistas
NOTA 100
Começo enaltecendo as excelentes noites de eliminatorias de samba de enredo no Gres Bota no Rego.
Foram 3 noites de excelente propaganda ao samba, ao convivio, á diversão, e á confraternização.
Mais uma vez a Escola mostrou a sua dinamica e a sua grande evolução em termos de viver, de disfrutar e proporcionar samba.
Magnifica prova de vitalidade que ao mesmo tempo quanto mais não fosse colocou varias pessoas ( compositores) a PENSAR SAMBA durante varios dias e a fazer com que a paixão pelo mesmo vá sair ainda mais reforçada.
Devem ter sido magnificas as horas passadas entre as parcerias dos sambas a compor os sambas. O quanto salutar deve ter sido ?! Só até por isso bastaria toda essa organização !
Foi muito bom ver 5 sambas a concurso e de tamanha diversidade de pessoas até de elementos de outras escolas de samba a compor o que é muito salutar.
O mesmo se passou com a assistencia que nessas noites fizeram parte das festas pois era composta por elementos escolas de samba e grupos de Sesimbra bem como até elementos da Escola Novo Imperio da Figueira Foz. Não é um qualquer nem é sempre que se faz centenas de Km para assistir a uma festa de samba sem que sua escola esteja presente.Por isso é de realçar se terem deslocado de tão longe apenas para assistirem e conviverem . Um agradecimento especial para eles pela sua alegre presença e que veio também mostrar o amor que têm pelo samba , pelo convivio e partilha de ideias.
Nunca é demais relembrar o que sempre digo: ESTE NÃO É O MELHOR CAMINHO QUE UM SAMBISTA TEM DE PERCORRER...... È O ÚNICO !!!!!!!.
Quanto aos sambas a concurso teve de varios "estilos" se assim se pode chamar.
Venceu um samba muito empolgante ,alegre. com refrões e "chavões habituais", de facil assimilação no estilo que mais se adapta ao Carnaval de Sesimbra , sendo até um samba um pouco "marchado " o que também leva mais as pessoas a se empolgar.
Vai ser o samba que irei "incorporar" e que certamente a bateria da escola irá trabalhar muito bem pois é um samba com tudo para poder ser feito "em cima dele " coisas espectaculares.
Não foi vencedor o samba que mais gostava nem aquele em como jurado eu votei pois sou um acerrimo defensor e amante de letras bem construidas e a definirem bem o enredo. Sou amante de poemas com beleza nas palavras... sou amante de boas letras, resumindo...com riqueza poetica, E se mais não fosse porque é a LETRA QUE " DIZ".... QUE DESCREVE O ENREDO( a história ) !!!!!
Logico que a melodia tem de ser agradavel o mais possivel ( mas aí tanto pode ser lá..lá..lá.... como ...lé..lé..lé ) a letra...a poesia , essa já tem mais "responsabilidade "ao ter de descrever o enredo pois é para isso que ele existe e as palavras na letra tem de ser correctas com tempos verbais correctos ( não se pode misturar..passado com presente...gerúndio, futuro etc..etc..).
E para evitar qualquer mas... ou qualquer virgula a tudo o dito atrás basta relembrar o que aprendi á alguns anos:
Bom e correcto desfile de escola de samba..... É AQUELE EM QUE UM CEGO PELO QUE OUVE VAI ENTENDENDO O DESFILE QUE VAI PASSANDO Á SUA FRENTE ( eis então a importancia da letra ) E UM SURDO PELO QUE VAI VENDO PASSAR NA SUA FRENTE
ENTENDE A HISTORIA.( aqui esta o valor das fantasias, adereços e alegorias bem discritivas do enredo) !!!!!!!
O resto é demagogia.
Tenho algum feeling para " sacar "( talvez por ser a musica que mais ouço tanto em casa, como no carro á mais de 20 anos, junto com uns "truques " e dicas que aprendi in loco na terra dos verdadeiros sambistas e compositores) os sambas bons e vencedores no Rio ( normalmente e ainda com 13/14 sambas na disputa "saco " o vencedor) ou até o (s) que vai(vão ) ser considerado(s) pela critica o(s) melhor(es).( como por exemplo o ano passado com a Imperatriz- Beija-Flor- Vila Isabel- Mangueira- como comprovo no meu blog) e este ano com Vila Isabel- Beija-Flor e Imperatriz de novo- como comprovo no meu blog).
Alguns são tão evidentes que por vezes fico admirado como existem opiniões contrarias mas como em tudo existirá sempre os bons e maus gostos ( essa falsa questão dos gostos não se discutirem é apenas refugio)...existirão sempre obviamente coisas que são melhores que outras independentemente dos gostos.
De notar que todos os sambas antologicos que todos cantamos e iremos sempre cantar são para alem dos perfeitos entrosamentos dos versos com os desenhos melodicos de muita riqueza poetica ( os que não são estão "enquadrados" com toda a lógica em enredos irreverentes ou revolucionarios como é ( ou era ) o estilo por exemplo da Caprichosos e São Clemente).É só ir recordando deles e cantarola-los.....que verificarão isso mesmo.
VERIFIQUE AQUI ALGUNS: http://balto.sites.uol.com.br/pagmelhores.htm
E ALGUMAS JUSTIFICAÇÕES e criterios : http://balto.sites.uol.com.br/pagcriterios.htm
Dos restantes sambas nacionais apenas tenho conhecimento ainda de letras que se diferenciam tal como o ano passado já na qualidade da letra ( algumas correctas outras não ).
Foi também já apurado o samba na Unidos Vila Zimbra- Sesimbra que teve como vencedor uma nova parceria liderada por Mantorras ( também concorrente ) no Bota o que provavelmente irá mudar o estilo de samba da escola e até lhe dar outra dinamica e qualidade. Aguardo para ouvir.
Vai também haver concurso de samba de enredo no Trepa no Coqueiro em Sesimbra e é com grande satisfação que verifico que também deve haver já certos 4 sambas a concurso. Magnifico. Mais uma escola que irá tirar partido disso e fazer optma(s) festa(s) para os seus associados e demais publico que assistir.
Tenho esperança que com o decorrer do tempo muitas mais escolas vão seguir esse sistema e fazer também concurso.
Em alguns casos pode até nem ser facil já..já... mas com o tempo... vai cai por terra as possiveis resistencias ou equivocos.
Termino esta parte de samba enredo aconselhando a ouvirem provavelmente o melhor samba de 2011- SAMBA DO IMPERIO SERRANO.( Grupo a- Acesso ): http://www.youtube.com/watch?v=Q-KMEl7vhDs
Esta também é altura dos ENREDOS.
Estão saindo já muitos dos enredos das nossas escolas de samba e como se pode verificar sempre melhorando de ano para ano. Tem enredos obvios , outros pouco ou nada originais, outros com grande imaginação , outros valiosos ,outros mais intimistas mas no geral uma boa safra de enredos já estão na calha para os " nossos varios Carnavais " onde se preve cada vez mais uma maior e melhor disputa em cada Cidade onde existe concurso.
Aguardemos pelos muitos que ainda faltam conhecer pois sei que virá mais coisa boa por aí.
Epoca também de eleições em algumas escolas para passistas, destaques, madrinhas/rainhas de bateria, m/sala e p/bandeira.
Que vençam as melhores ( e ninguem melhor que os dirigentes de cada escola para saber quem são as melhores, as mais assiduas, as mais dedicadas, as mais capazes... por isso por vezes não entendo as disputas e não nomeações ?) e que prevaleça sempre o desportivismo e aceitação com elegancia dos resultados.
Aproveito para realçar que fui convidado para dia 13/Novembro fazer parte do juri de concurso para eleição de destaques e madrinha de bateria no GRES Batuque na Mealhada. Será um enorme prazer e orgulho estar de novo no convivio com a comunidade do Batuque e com o samba da Mealhada de onde guardo desde á muitos anos gratas e inesqueciveis recordações.
Em algumas escolas já foram até finalizados esses concursos. Parabens a todas as concorrentes e vencedoras pois pelo já elevado nivel de muitas delas os cargos provavelmente devem estar bem entregues.
Vai-se realizar neste sabado dia 6 de Novembro o 1º Encontro de baterias aqui a sul ( pois sei que á uns anos atrás se realizou um ou mais encontros de bateria a norte).Penso que é uma ideia excelente. Por exemplo este ano as escolas do Rio fizeram as suas habituais feijoadas e ensaios convidando em cada semana 2 ou 3 baterias( junto com os interpretes e m/sala e P/bandeiras) para estarem presentes nas quadras(sedes) e foi um grande sucesso e com maravilhosos resultados. Esperemos que o mesmo aconteça na sede do Gres Bota no Rego. O objectivo principal será sempre o convivio e a troca de ideias. Servirá no entanto para uns poderem aprender algumas coisas mais com outros e sairem, todos ainda mais "cultos" e apaixonados pelo samba , pela madrugada quando a festa terminar.
Que fique o gostinho de "quero mais " para que outras escolas possam também ter essa iniciativa e mais encontros se realizarem (...e com uma feijoada
ainda seria bem melhor...ah...ah..ah..).
Aguardo agora os restantes enredos nacionais e depois os sambas enredos gravados para aqui poder divulgar ( isto no caso de mos quererem facultar obviamente ) e também em mais alguns sites blogs que farão a divulgação do nosso trabalho pelo mundo fora.
É só enviar para :antonioguerreiro2@gmail.com
100 NOTA
- Tão evidentes....
Falar de novo nelas seria repetir muito do que aqui já foi dito e que cada vez vai ficando mais claro.
Saudações sambistas
CRONICA DE OUTUBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 5 de outubro de 2010
/
AMIGOS SAMBISTAS
Será uma crónica sem meias palavras pois cada vez mais é necessario chamar as coisas pelos nomes e não calar o que tem de ser dito.
NOTA 100
- Estamos em plena época em que começam a ser escolhidos e apresentados os sambas enredos para o Carnaval 2011 das Escolas de Samba em Portugal.
Que os compositores tenham uma boa inspiração e que saia uma boa safra de sambas como a do ano transato salvo algumas excepções onde a qualidade tanto da propria composição como da gravação deixou muito a desejar.
Pelo que se consta provavelmente mais uma escola da Mealhada( as que ainda falta aderirem á composição propria) terá um samba de enredo original. Que assim seja , o que não me surpreenderá , pois como sempre disse bastaria uma fazer seu samba e todas seguiriam esse caminho.
Que a qualidade dos sambas possa melhorar o mais possivel pois será uma felicidade para nós sambistas em Portugal como até do mundo pois a divulgação dos mesmos tem sido já feita em quantidade razoavel e a apreciação está sendo bem favoravel como podem também comprovar com 2 exemplos a seguir:
de MESTRE SOMBRA MOCIDADE ALEGRE
hora do remetente Enviado às 20:10 (UTC). Hora actual no local: 22:17. ✆
para :antonioguerreiro2@gmail.com
data...... de 2010 20:10
assuntoRE: POR FAVOR- Dois links para ouvir os sambas
enviado porhotmail.com
OLÁ ADMIREI MUITO DE TODOS OS SAMBAS, AINDA MAIS, POR SEREM FEITOS FORA DO BRASIL
JÁ TINHA OUVIDO O DO BOTA, TAMBÉM GOSTEI MUITO.
--------------------------------------------------------------------
outro exemplo:
de Na Cadência da Bateria
data18 de Maio de 2010 16:40
assuntoRes: Link
assinada poryahoo.com.br
Valeu Antônio.
Inseri os seis sambas enviados por você.
Gostei muito dos sambas do Bota e da Charanguinha.
Agradeço a divulgação em seu blog.
Em breve farei contato para uma entrevista contigo a ser inserida na seção Papo de Bamba.
grande abraço
Eugenio
---------------------------------------------------------------------------
São dois pequenos exemplos de muitos que recebi durante o ano
De salientar que as opiniões sobre o samba do Gres Bota no Rego vieram ao encontro do que disse na altura em que foi eleito. UM BELO E BEM CONSTRUIDO SAMBA COM PASSAGENS MELODICAS LINDISSIMAS E OPTIMA CONSTRUÇÃO POETICA.Ou seja um BOM SAMBA. Diferente do que a escola estava habituada mas que veio valoriza-la.....Desejo por isso que este ano ( mais uma vez a Escola vai ter varios sambas a concurso com 1ª apresentação no dia 22/10. Depois eliminatoria no dia seguinte sabado 23 e final no sabado seguinte dia 30) sejam mais umas belas noites de samba e que pelas " ondas " que se sentem........como já diz outro samba " TÁ LEGAL....EU ACEITO O ARGUMENTO....MAS NÃO ME ALTERE(ou tente alterar) O SAMBA TANTO ASSIM " porque ele encontrou o caminho e por isso o ser elogiado e apreciado !!!!
- Não quero deixar de referir mais uma noite grandiosa de vitalidade, de associativismo, de dedicação, de bom gosto que foi o 2º Aniversario do Bota Big Band.

MAIS UMA VEZ VOU ESCREVER: Feliz daquele que teve o previlégio de assistir ao espectaculo no Cine Teatro. Sesimbra nem faz ideia do excelente trabalho que está a ser dinamizado e fomentado em prol da cultura e de uma sociedade mais sã pelo Gres Bota no Rego.
Felizmente entidades oficias já se estão apercebendo do colosso que está acontecendo. Foi uma noite avassaladora de MUSICA-TEATRO-DANÇA-SAMBA.... tudo isto pela escola de samba Gres Bota no Rego.
Quem assistiu pode comprovar tudo isto.
- De salientar também como nota 100 a participação e presença de elementos do Gres Trepa Coqueiro nas noites de Festa na sede do Bota ao contrario de elementos de outras escolas que o não fazem. É o samba que perde com isso e como "a corda parte sempre pelo lado mais fraco " por isso já se sabe o resultado ( que é sempre o mesmo !! ).... e as distancias vão ficando cada vez maiores por culpa de mentalidades mesquinhas e que andam nisto completamente enganados, atrasados e ignorados.
- Notas de realce para todas as festas de samba que se realizaram no pais durante o ano de 2010 embora tenha ficado a maior e melhor por realizar ( Mealhada). Que esse espirito continue nos responsaveis pelas escolas e que sempre tenham a boa vontade de trabalhar em prol da realização das mesmas, e se possivel, de mais festas ainda.
- Nota 100 também para a dinamica do Gres A Rainha da Figueira da Foz com tantas e agradaveis( pelo que foi sendo dito ) festas de samba realizadas em sua sede durante este verão e também pela participação e convivio entre os elementos das 3 escolas da localidade. Valeu. ISSO É COMUNIDADE.... ( como diz Negô em seu grito de "guerra" )
- Uma nota positiva também para o prazer que me está a dar resgatar gravações de VHS para DVD e assim poder partilhar com todos os sambistas os videos históricos do samba em Portugal. É tão bom recordar........
100 NOTA
-Para as metalidades atrás referidas que fazem com que a evolução do samba e dos sambistas fique atrofiada e até em alguns casos "prisioneira " dessas erradas mentalidades e até em conhecimentos que em alguns casos são quase nulos.
- Esta é também a epoca de apresentação dos desenhos das fantasias nas escolas de samba.
E com ela o aparecimento ainda de "sambistas "( ??) que usam o samba e o Carnaval apenas para... para se exibirem..... para se mostrarem....
Continuam existindo casos ( como é possivel ainda isto ?) de pessoas que só vão ou só aceitam desfilar por determinada escola se forem para " destaque" disto ou " destaque " daquilo ?!!
Lamentavel que ainda haja quem dê cobertura a isto e não tenham a coragem de eliminar de vez estas pessoas do samba ?!! ? ( felizmente já vai aparecendo um ou outro caso de coragem!)
TERMINO COM UM TEXTO EXCELENTE QUE É UMA LIÇÃO SOBRE SAMBA DE ENREDO
Samba enredo é o verdadeiro propulsor de um desfile de escola de samba.
http://g1.globo.com/Carnaval2010/0,,MUL1440156-17812,00.html
O que fazer então para que o gênero samba-enredo reencontre novamente o sucesso de outrora? Muitos dizem que isso é impossível, que é um gênero musical ultrapassado, o que discordo veementemente. É claro que não será de uma hora para outra que o samba resgatará o sucesso de outrora, será um processo lento, mas, acredito, muito eficaz. Quem sabe o passado (tão glorioso) não tem algo para nos ensinar? Se a intenção for novamente fazer os sambas serem cantados, no carnaval e, quem sabe, durante muitos anos, perdendo o caráter descartável que possuem hoje, poderemos pegar um exemplo do samba-enredo de maior sucesso da história, "Festa para um Rei Negro (Pega no Ganzê)"? Um samba curtinho, de versos fáceis, mas nem por isso vulgares e de uma melodia envolvente. O oposto do que é feito hoje em dia, com seus sambas quilométricos, de versos confusos e pobres melodicamente, assemelhando-se muitas vezes a outros ritmos que não samba. Malandramente, esse estilo foi seguido no ano posterior pela campeã Império Serrano com seu "Alô, alô, taí Carmem Miranda", pela Imperatriz Leopoldinense com seu "Martim Cererê" (grande sucesso por ter sido incluído na trilha sonora da novela "Bandeira Dois", e pelo próprio Salgueiro com seu "Mangueira, minha Querida Madrinha (Tengo Tengo)".
Outra possibilidade seria a volta da poesia, do capricho nas composições e, claro, tudo isso em um ritmo bem cadenciado, e não acelerado. Sendo assim, poderíamos manter os sambas extensos de hoje, já que seria um prazer cantá-los. "Chico Rei" e "Casa Grande e Senzala" são exemplos de sambas muito extensos, mas que de maneira nenhuma deixamos de cantar verso por verso e, se preciso fosse, cantaríamos novamente. Dentre as duas opções, fico com a primeira. Prefiro que os sambas sejam bem mais curtos, mas nem por isso marcheados, de belos versos, uma rica poesia e, principalmente, que tenham uma boa cadência. A qualidade da melodia é imprescindível para o sucesso do samba. Ninguém cantará um samba em que parece que está sendo rodado a 78 rpm. É preciso que se entenda o que está sendo cantado. A harmonia que se adeque ao samba e não o inverso. Um tema simples é quase sempre um bom caminho para o sucesso. A União da Ilha provou com enredos como "Domingo", "O Amanhã", "O Que Será", "Bom Bonito e Barato" e, principalmente, "É Hoje", que a simplicidade, combinada com compositores inspirados, podem gerar excelentes sambas-enredo. "É Hoje" e "O Amanhã" foram regravados por vários cantores de sucesso e, até hoje, fazem sucesso.
SAUDAÇÔES SAMBISTAS