RESCALDO DE 2010
NOTA 100 DURANTE O ANO DE 2010
-Para os vencedores dos Carnavais onde existe disputa de Escolas de Samba.
Parabens á Costa de Prata , Trepa Coqueiro e Sócios da Mangueira respectivamente de Ovar , Estarreja e Mealhada por terem sido os grandes vencedores de 2010.
-Para as localidades que fizeram os Carnavais de Verão ( Sines,Sesimbra,Figueira da Foz, Mealhada e Santa Cruz )e que possibilitam mais actividade e mais algum cachê em alguns casos para as escolas de samba.
-Para o grande desfile realizado pelo Gres Bota no Rego no Carnaval de Sesimbra e mais evidente ainda no Carnaval de Verão em Sesimbra onde todas as restantes escolas desfilam muito reduzidas de elementos e o Bota mostra sua enorme vitalidade desfilando com um contigente quase total.
-Para as escolas que durante o ano com suas festas mantêm em actividade não só as suas comunidades mas também das escolas que são convidadas para essas festas e assim fomentam o convivio e a confraternização mais que necessaria ao samba.
-Para o regresso de alguns talentosos sambistas de Sacavêm ao activo e que estavam á já alguns anos inactivos facto que era uma perca para o samba nacional
-Para as escolas que todo ano se mantêm em actividade e não só no Carnaval com maior realce para aquelas que tem um grande papel social com varias secções culturais em actividade todo o ano para alem do samba.
-Para os eventos de eleição de musas de samba tanto do Carnaval de Sesimbra( excelente organização feita pelo consagrado carnavalesco e grande sambista Paulo Macedo) como do Sambalêlê que parece ter tido um grande exito também.
-Para o aparecimento de novos grupos de pagode em Portugal.
-Para a temporada de verão na sede do Gres A Rainha em que promoveu varias festas de samba(pagode) e assim contribuiu( ou tentou contibruir) para um mais saudavel convivio e relacionamente entre os sambistas da Figueira e até de Portugal.
-Para alguns bons sambas que são feitos em Portugal com destaque pelas opiniões recolhidas de pessoas entendidas do Brasil( nossos sambas já tiveram este ano uma boa divulgação em sites e bloges brasileiros ) para os sambas da Charanguinha, dos Sócios da Mangueira e Bota no Rego.
-Para os bons enredos com conteudo historico/cultural português que devia ser até uma obrigação para as escolas de Portugal.
-Para a história visita, com almoço e festa,do Presidente da campêa do Carnaval 2010 -Unidos da Tijuca- Fernando Horta e do Carnavalesco Paulo Barros á sede do Gres Bota no Rego. Momento inolvidavel e histórico para essa instituição.
- Para a Vai Quem Quer ( Estarreja ) e Batuque ( Mealhada ) que com grande visão souberam aproveitar a disponibilidade do conceituado Carnavalesco Raul Diniz para desenvolveram mais os seus conhecimentos e uma maior evolução obrigatoriamente em seus carnavais.
- Para os que compreendiam e os que estão agora a compreender( a saber aceitar as diferenças e os valores ) que temos de estar todos unidos em prol do samba e que não pode nem deve haver divisões.
-Para o bom samba da Charanguinha(2011) que supera desde já todos os outros que já ouvi( gravados e não gravados ). Alguns " manés " como bem é referido na introdução do samba devem agora estar a discordar ou não aceitar mas o que é facto é que É MESMO. Se me é facil verificar entre 30 sambas, é uma brincadeira analisar entre 5 sambas.
- Para as novas e antigas amizades que foram conquistadas e no segundo caso fortalecidas por todos nós sambistas ao longo deste ano..
-Para as homenagens e ás mais variadas formas de estima e hospitalidade que me foram dispensados ao longo do ano nos mais diversos lugares onde rolou samba ( Mealhada-Figueira da Foz-Estarreja- Ovar-Penafirme- Quinta do Conde.... ). São os maiores valores que se obtem do samba.
100 NOTA DURANTE O ANO 2010
-Para a chuva e vento que fizeram questão de prejudicar o Carnaval 2010 em Portugal.
-Para as escolas que apenas se dedicam ao Carnaval e a uma ou outra coisa que nada já tem a ver com samba e que por isso privam as suas comunidade de evoluirem e se divertirem durante todo o ano.
-Para a não realização este ano do melhor e maior Festival de Samba em Portugal ( Mealhada )
-Para tudo o que esta acontecendo de errado ( por isso o Festival não se realizou) no samba em Portugal fruto de paixões doentias , presunções , invejas e faltas de respeito por quem sabe mais... por quem é melhor... por quem tem mais experiência !!! Pela falta de humildade que misturada com vaidade dão sempre os mesmos resultados....ou seja resultados " secundarios "
- Para os equivocos de valores que estão minando o samba e os sambistas em Portugal
-Para aqueles que teimam em se manter de forma errada no samba e querem levar os outros ao engano.
-Para aqueles que estão entre o nada e coisa nenhuma mas que se julgam algo e por isso vão até impossibilitando que no seu proprio meio os que tem valor de o apresentarem e até progredirem.
-Para a situação a que chegou o GRES Abrigada. Para o estado de inercia e até de possivel paragem de um colosso que chegou a ser como escola de samba. Lamentavel que os baluartes e fundadores da escola não actuem em conformidade com o historial que a escola tem.
-Para os(as) que pretendem e tentam dividir quando o "negócio" no samba é somar. Formando grupos,intrigas, querendo aparecer mais que a escola, e em alguns casos pensarem que o ter sido possa significar ser sempre quando já não o(a) é minimamente.O tempo deles (delas ) passou. Já era.
-Para as escolas que vivem obsecadas com o trabalho e existência de outras quando apenas se deviam preocupar com o seu proprio trabalho e desenvolvimento , principalmente quando pretendem atingir patamares que não lhe são ainda possiveis.
-Para os "curiosos " que ainda se estão a aproveitar do samba e em muitos casos até sendo renumerados para terem um papel muito grave de ensinar errado.
-Para a falta de sensibilidade de responsaveis dae algumas localidade para com as escolas de samba não lhe dando o devido apoio e valor .
-Para as dificuldades que as localidades colocam as escolas de samba fazendo com que andem de lugar para lugar com suas sedes e por isso contribuindo para que as escolas nunca tenham uma verdadeira estabilidade.
-Para quem não entender tudo isto !
PRESPECTIVAS E DESEJOS PARA 2011
Que o bom tempo se faça sentir nos dias de carnaval 2011 e de desfiles dos corsos carnavalescos e escolas de samba.
A nivel Nacional tudo leva a crer apesar dos cortes orçamentais quase gerais que as escolas de samba vão ter dos seus municipios que irá haver muitas evoluções em termos de fantasias e adereços.Penso que até na propria forma de evoluir ( evolução no desfile ) vai haver melhoras e diferenças.A nivel de baterias como cada vez se trabalha e ensaia mais e melhor em algumas escolas as mais evoluidas provavelmente vão se distanciar ainda mais das outras.
Nas localidades de campeonato , pelo que já me foi dado ver, e como as coisas muitas vezes são definidas logo á partida com base nos bons ou inteligentes enredos e seus sambas somado ao facto de por vezes contra factos não haver argumentos os vencedores são bem previsiveis para quem esteja atento e tenha alguns conhecimentos globais.
Vão ser 3 emocionantes Carnavais por certo para as escolas de Ovar. Estarreja e Mealhada.
Os Carnavais de Sesimbra e Figueira da Foz serão concerteza fortes e de grande beleza em fantasias e adereços com realce para Sesimbra que nesse quesito é ainda insuperavel.
Na Figueira a curiosidade está na evolução que pode haver em qualquer das tres escolas e qual delas vai evoluir mais dentro da caracteristica de cada uma que sabemos são bem diferentes.
Nos restantes Carnavais e escolas que haja também uma evolução principalmente em qualidade pois a quantidade não é o mais importante.
O meu desejo ainda para que o Gres Abrigada desperte " acorde " de novo com a força que o seu historial exige e não fique parada pois a historia de outras escolas já extintas foi o terem parado 1 ano.
No Rio de Janeiro " vão ter de ganhar " da Beija-Flor pois para alem da natural potencia da escola virá com um ENREDO NACIONAl um enredo que é uma unanimidade nacional o que ainda a torna mais favorita. Mas claro que a aposta enorme que a Tijuca está fazendo tanto a nivel economico como de aposta na diferença, na surpresa , no encantamento vai de certo ser uma luta gigantesca entre as duas com a Grande Rio e Salgueiro na espreita e quem sabe "correndo por fora" alguma outra escola venha a vencer. ( como aconteceu com a ultima vitoria de Vila Isabel ).
Que minha União da Ilha faça um bom desfile para se manter pelo meio da tabela e em ultimo caso não descer embora pelo que sei talvez vá ser a surpresa deste Carnaval.
A nivel pessoal o desalento por não poder ir para o Rio no Carnaval mas outras oportunidades vão surgir certamente de voltar a "ir á lua " ... ir ao maximo patamar que é desfilar tocando numa bateria no Sambodromo. Haja saúde.....
Para 2011 também a certeza da continuidade deste espaço de divulgação do samba tanto nacional como de coisas interessantes do samba pelo mundo e que independentemente de más criticas ou ataques que nunca irão conseguir intoxicar minha confiança, minha autoestima e meu prazer em fazer aquilo que faço por gosto. Até porque entendo muito bem como e porque são as coisas pois basta compreender a natureza humana. Ela é assim : inveja, critica aqueles que conseguem coisas que outros não conseguiram... enfim... tudo causas inerentes á natureza humana nos dias de hoje
"Para seu inimigo, o perdão.
Para um oponente, a tolerância.
Para um amigo, seu coração.
Para um cliente, o serviço com qualidade.
...Para tudo, a caridade.
Para toda criança, um exemplo bom.
Para você, o respeito" (Oren Arnold)"
Saudações sambistas
VAMU-KI-VAMU... que o Carnaval espera por nós.
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 7 de dezembro de 2010
/
MAIS UM ANO QUE ESTÁ A TERMINAR.....MAIS UM NATAL....
Não são muitas as vezes que olhamos para as coisas boas e as agradecemos.
Muitas vezes não temos tempo nem paciência para olhar em volta. Neste Natal quero agradecer o amor, a amizade, o carinho que família e amigos me dispensaram.
Quero agradecer os presentes, a comida, a roupa, a casa, todas as coisas que vou podendo ir usufruindo com a saúde que tenho a sorte de ir tendo.
Neste Natal quero agradecer os sorrisos de todas as crianças em geral.
Quero também agradecer por ter uma família que amo, aos amigos pelos quais tenho muita amizade.
Neste Natal quero agradecer a VIDA.
Porque de samba é o espaço quero agradecer este amor que tenho ao samba e a todos os sambistas que fazem dele a magia que ele desperta.
Quero agradecer ao Ricardo Mira me ter convidado a entrar para este mundo e onde acabei por ficar completamente sidrado de paixão.
Quero agradecer aqueles discos LPs da Charanguinha
Quero agradecer os presentes, a comida, a roupa, a casa, todas as coisas que vou podendo ir usufruindo com a saúde que tenho a sorte de ir tendo.
Neste Natal quero agradecer os sorrisos de todas as crianças em geral.
Quero também agradecer por ter uma família que amo, aos amigos pelos quais tenho muita amizade.
Neste Natal quero agradecer a VIDA.
Porque de samba é o espaço quero agradecer este amor que tenho ao samba e a todos os sambistas que fazem dele a magia que ele desperta.
Quero agradecer ao Ricardo Mira me ter convidado a entrar para este mundo e onde acabei por ficar completamente sidrado de paixão.
Quero agradecer aqueles discos LPs da Charanguinha
de 1989/90 que me fizeram ver que em Portugal já tinha gente evoluida mais 10 anos que outras que se julgavam no topo. Graças a esses LPs estive por dentro da realidade bem cedo e da diferença da bateria da Charanguinha para as outras existentes no país.Quero agradecer a Reinaldo muitas maneiras de ver o samba ,e principalmente, mais vasto que isso a cultura musical brasileira.
Quero agradecer ter tido o previlegio de ser frequentador habitual durante mais de 10 anos do espaço Bip-Bip em Lisboa pois só ai se podia ouvir boa musica brasileira ao vivo( finais de 80-principio de ano 90).Ai fiz grande parte da cultura musical com os grandes musicos que por lá passaram.
Quero agradecer ter começado numa escola de grandes valores culturais e de muita dedicação ao samba que foi o Gresas( Academica de Sacavem ), a continuação como co-fundador da Estrela Independente de Sacavèm ,passando pelos inesqueciveis e até memoraveis anos de ligação á Abrigada.( Axé... Capricho de Abrigada )
Quero agradecer a Deus o brinde de ter realizado o sonho de desfilar na Sapucai( como integrante de uma bateria ). Esse é o ponto mais alto de um sambista de escola de samba e fi-lo por 8 vezes.

Quero agradecer a sorte de estar presentemente incorporado de alma e coração numa escola que segue os trilhos daquilo que eu penso que tem e deve ser uma escola de samba.
Quero agradecer aos baluartes do samba em Portugal por me respeitarem o que faz com que havendo 2 ou 3 "ilustres" que o não façam acabe por deixar a nú as coisas que ultimamente vêm minando o samba em Portugal ( mas não é caso só nosso.... vendo com atenção já Odilon na entrevista a este blog deixava transparecer que também abandonou por estar farto de "manés a mandar sem capacidade para tal". Agora mestre Tadeu da Vai Vai aqui tambem numa entrevista para o site da Superliga( SP) mete a mão na ferida referindo o mau clima de invejas no samba).Se até lá...por isso não vai ser de admirar que "ilustres" já vão pondo em causa a qualidade do Sambalêlê... e que no alto da sua sabedoria algum dia venham até a por em causa a qualidade por exemplo, da bateria da Charanguinha ou o canto do Xando.....eu não vou estranhar..e não vale a pena estar em "cima do muro " nem assobiar para o lado... todos sabemos que é verdade.
Quero agradecer por nunca ter enveredado por caminhos que não fossem o do respeito pelos mais experientes e que mais sabem. E em 3 anos de convivencia com os melhores( Rio de Janeiro ) acabaram sendo a lição final do que já imaginava.
Agradeço o que lá aprendi !! Mais do que ter aprendido a tocar um instrumento.. ou instrumentos... aprendi outras coisas bem mais valiosas e mais uteis ao samba. Não é facil de imaginar o que aprendi e que jamais irei esquecer. Foi com compositores, carnavalescos,ritimistas, interpretes, directores de ala, de harmonia, velha-guarda ( aí nem tem explicação ...nem teria palavras ).... até com alguns donos de botecos aprendi coisas de samba que aqui alguns "ilustres " desconhecem em absoluto.
Quero até agradecer ao samba o ter até sabido perdoar a quem me fez algum mal e acabou por ofender e denegrir. Até esse valor eu desconhecia ( nunca em minha vida estive zangado com alguem !! NUNCA !!) e o samba me ensinou.Foi também um sinal que estive e estou certo em algo que disse e digo.
Infelizmente tem uns quantos "ilustres" ainda equivocados que não entendem isso.
Quero agradecer aos amigos sambistas( os que não são ..ficam pelo caminho.. ) que fui conquistando ao longo destes mais recentes anos graças ao meu blog e á maior partilha que vai havendo hoje em dia no meio sambista, a estima que tem tido por mim.
Por tudo isto só tenho de estar agradecido a tanta coisa que o samba me tem proporcionado ao longo de tantos e tantos Natais.
É mais um... QUE SEJA DE MUITA PAZ. E MUITA FELICIDADE PARA TODOS NÓS.
E não esqueça :
Você nasce sem pedir...
...e morre sem querer.
Aproveite o intervalo...
Vou usar para terminar a frase que já uso á oito anos em meu mail;
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa )
Saudações sambistas e até 2011.
( desculpem o meu vocabulario meio português meio brasileiro mas com esta "coisa " do samba acabamos sendo influenciados. Se houver quem não goste.... que tente também imaginar que esforço eu também faço ao ouvir certos interpretes tentando cantar em brasileiro )
Saudações sambistas
..
CRONICA DE NOVEMBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 4 de novembro de 2010
/
AMIGOS SAMBISTAS
NOTA 100
Começo enaltecendo as excelentes noites de eliminatorias de samba de enredo no Gres Bota no Rego.
Foram 3 noites de excelente propaganda ao samba, ao convivio, á diversão, e á confraternização.
Mais uma vez a Escola mostrou a sua dinamica e a sua grande evolução em termos de viver, de disfrutar e proporcionar samba.
Magnifica prova de vitalidade que ao mesmo tempo quanto mais não fosse colocou varias pessoas ( compositores) a PENSAR SAMBA durante varios dias e a fazer com que a paixão pelo mesmo vá sair ainda mais reforçada.
Devem ter sido magnificas as horas passadas entre as parcerias dos sambas a compor os sambas. O quanto salutar deve ter sido ?! Só até por isso bastaria toda essa organização !
Foi muito bom ver 5 sambas a concurso e de tamanha diversidade de pessoas até de elementos de outras escolas de samba a compor o que é muito salutar.
O mesmo se passou com a assistencia que nessas noites fizeram parte das festas pois era composta por elementos escolas de samba e grupos de Sesimbra bem como até elementos da Escola Novo Imperio da Figueira Foz. Não é um qualquer nem é sempre que se faz centenas de Km para assistir a uma festa de samba sem que sua escola esteja presente.Por isso é de realçar se terem deslocado de tão longe apenas para assistirem e conviverem . Um agradecimento especial para eles pela sua alegre presença e que veio também mostrar o amor que têm pelo samba , pelo convivio e partilha de ideias.
Nunca é demais relembrar o que sempre digo: ESTE NÃO É O MELHOR CAMINHO QUE UM SAMBISTA TEM DE PERCORRER...... È O ÚNICO !!!!!!!.
Quanto aos sambas a concurso teve de varios "estilos" se assim se pode chamar.
Venceu um samba muito empolgante ,alegre. com refrões e "chavões habituais", de facil assimilação no estilo que mais se adapta ao Carnaval de Sesimbra , sendo até um samba um pouco "marchado " o que também leva mais as pessoas a se empolgar.
Vai ser o samba que irei "incorporar" e que certamente a bateria da escola irá trabalhar muito bem pois é um samba com tudo para poder ser feito "em cima dele " coisas espectaculares.
Não foi vencedor o samba que mais gostava nem aquele em como jurado eu votei pois sou um acerrimo defensor e amante de letras bem construidas e a definirem bem o enredo. Sou amante de poemas com beleza nas palavras... sou amante de boas letras, resumindo...com riqueza poetica, E se mais não fosse porque é a LETRA QUE " DIZ".... QUE DESCREVE O ENREDO( a história ) !!!!!
Logico que a melodia tem de ser agradavel o mais possivel ( mas aí tanto pode ser lá..lá..lá.... como ...lé..lé..lé ) a letra...a poesia , essa já tem mais "responsabilidade "ao ter de descrever o enredo pois é para isso que ele existe e as palavras na letra tem de ser correctas com tempos verbais correctos ( não se pode misturar..passado com presente...gerúndio, futuro etc..etc..).
E para evitar qualquer mas... ou qualquer virgula a tudo o dito atrás basta relembrar o que aprendi á alguns anos:
Bom e correcto desfile de escola de samba..... É AQUELE EM QUE UM CEGO PELO QUE OUVE VAI ENTENDENDO O DESFILE QUE VAI PASSANDO Á SUA FRENTE ( eis então a importancia da letra ) E UM SURDO PELO QUE VAI VENDO PASSAR NA SUA FRENTE
ENTENDE A HISTORIA.( aqui esta o valor das fantasias, adereços e alegorias bem discritivas do enredo) !!!!!!!
O resto é demagogia.
Tenho algum feeling para " sacar "( talvez por ser a musica que mais ouço tanto em casa, como no carro á mais de 20 anos, junto com uns "truques " e dicas que aprendi in loco na terra dos verdadeiros sambistas e compositores) os sambas bons e vencedores no Rio ( normalmente e ainda com 13/14 sambas na disputa "saco " o vencedor) ou até o (s) que vai(vão ) ser considerado(s) pela critica o(s) melhor(es).( como por exemplo o ano passado com a Imperatriz- Beija-Flor- Vila Isabel- Mangueira- como comprovo no meu blog) e este ano com Vila Isabel- Beija-Flor e Imperatriz de novo- como comprovo no meu blog).
Alguns são tão evidentes que por vezes fico admirado como existem opiniões contrarias mas como em tudo existirá sempre os bons e maus gostos ( essa falsa questão dos gostos não se discutirem é apenas refugio)...existirão sempre obviamente coisas que são melhores que outras independentemente dos gostos.
De notar que todos os sambas antologicos que todos cantamos e iremos sempre cantar são para alem dos perfeitos entrosamentos dos versos com os desenhos melodicos de muita riqueza poetica ( os que não são estão "enquadrados" com toda a lógica em enredos irreverentes ou revolucionarios como é ( ou era ) o estilo por exemplo da Caprichosos e São Clemente).É só ir recordando deles e cantarola-los.....que verificarão isso mesmo.
VERIFIQUE AQUI ALGUNS: http://balto.sites.uol.com.br/pagmelhores.htm
E ALGUMAS JUSTIFICAÇÕES e criterios : http://balto.sites.uol.com.br/pagcriterios.htm
Dos restantes sambas nacionais apenas tenho conhecimento ainda de letras que se diferenciam tal como o ano passado já na qualidade da letra ( algumas correctas outras não ).
Foi também já apurado o samba na Unidos Vila Zimbra- Sesimbra que teve como vencedor uma nova parceria liderada por Mantorras ( também concorrente ) no Bota o que provavelmente irá mudar o estilo de samba da escola e até lhe dar outra dinamica e qualidade. Aguardo para ouvir.
Vai também haver concurso de samba de enredo no Trepa no Coqueiro em Sesimbra e é com grande satisfação que verifico que também deve haver já certos 4 sambas a concurso. Magnifico. Mais uma escola que irá tirar partido disso e fazer optma(s) festa(s) para os seus associados e demais publico que assistir.
Tenho esperança que com o decorrer do tempo muitas mais escolas vão seguir esse sistema e fazer também concurso.
Em alguns casos pode até nem ser facil já..já... mas com o tempo... vai cai por terra as possiveis resistencias ou equivocos.
Termino esta parte de samba enredo aconselhando a ouvirem provavelmente o melhor samba de 2011- SAMBA DO IMPERIO SERRANO.( Grupo a- Acesso ): http://www.youtube.com/watch?v=Q-KMEl7vhDs
Esta também é altura dos ENREDOS.
Estão saindo já muitos dos enredos das nossas escolas de samba e como se pode verificar sempre melhorando de ano para ano. Tem enredos obvios , outros pouco ou nada originais, outros com grande imaginação , outros valiosos ,outros mais intimistas mas no geral uma boa safra de enredos já estão na calha para os " nossos varios Carnavais " onde se preve cada vez mais uma maior e melhor disputa em cada Cidade onde existe concurso.
Aguardemos pelos muitos que ainda faltam conhecer pois sei que virá mais coisa boa por aí.
Epoca também de eleições em algumas escolas para passistas, destaques, madrinhas/rainhas de bateria, m/sala e p/bandeira.
Que vençam as melhores ( e ninguem melhor que os dirigentes de cada escola para saber quem são as melhores, as mais assiduas, as mais dedicadas, as mais capazes... por isso por vezes não entendo as disputas e não nomeações ?) e que prevaleça sempre o desportivismo e aceitação com elegancia dos resultados.
Aproveito para realçar que fui convidado para dia 13/Novembro fazer parte do juri de concurso para eleição de destaques e madrinha de bateria no GRES Batuque na Mealhada. Será um enorme prazer e orgulho estar de novo no convivio com a comunidade do Batuque e com o samba da Mealhada de onde guardo desde á muitos anos gratas e inesqueciveis recordações.
Em algumas escolas já foram até finalizados esses concursos. Parabens a todas as concorrentes e vencedoras pois pelo já elevado nivel de muitas delas os cargos provavelmente devem estar bem entregues.
Vai-se realizar neste sabado dia 6 de Novembro o 1º Encontro de baterias aqui a sul ( pois sei que á uns anos atrás se realizou um ou mais encontros de bateria a norte).Penso que é uma ideia excelente. Por exemplo este ano as escolas do Rio fizeram as suas habituais feijoadas e ensaios convidando em cada semana 2 ou 3 baterias( junto com os interpretes e m/sala e P/bandeiras) para estarem presentes nas quadras(sedes) e foi um grande sucesso e com maravilhosos resultados. Esperemos que o mesmo aconteça na sede do Gres Bota no Rego. O objectivo principal será sempre o convivio e a troca de ideias. Servirá no entanto para uns poderem aprender algumas coisas mais com outros e sairem, todos ainda mais "cultos" e apaixonados pelo samba , pela madrugada quando a festa terminar.
Que fique o gostinho de "quero mais " para que outras escolas possam também ter essa iniciativa e mais encontros se realizarem (...e com uma feijoada
ainda seria bem melhor...ah...ah..ah..).
Aguardo agora os restantes enredos nacionais e depois os sambas enredos gravados para aqui poder divulgar ( isto no caso de mos quererem facultar obviamente ) e também em mais alguns sites blogs que farão a divulgação do nosso trabalho pelo mundo fora.
É só enviar para :antonioguerreiro2@gmail.com
100 NOTA
- Tão evidentes....
Falar de novo nelas seria repetir muito do que aqui já foi dito e que cada vez vai ficando mais claro.
Saudações sambistas
NOTA 100
Começo enaltecendo as excelentes noites de eliminatorias de samba de enredo no Gres Bota no Rego.
Foram 3 noites de excelente propaganda ao samba, ao convivio, á diversão, e á confraternização.
Mais uma vez a Escola mostrou a sua dinamica e a sua grande evolução em termos de viver, de disfrutar e proporcionar samba.
Magnifica prova de vitalidade que ao mesmo tempo quanto mais não fosse colocou varias pessoas ( compositores) a PENSAR SAMBA durante varios dias e a fazer com que a paixão pelo mesmo vá sair ainda mais reforçada.
Devem ter sido magnificas as horas passadas entre as parcerias dos sambas a compor os sambas. O quanto salutar deve ter sido ?! Só até por isso bastaria toda essa organização !
Foi muito bom ver 5 sambas a concurso e de tamanha diversidade de pessoas até de elementos de outras escolas de samba a compor o que é muito salutar.
O mesmo se passou com a assistencia que nessas noites fizeram parte das festas pois era composta por elementos escolas de samba e grupos de Sesimbra bem como até elementos da Escola Novo Imperio da Figueira Foz. Não é um qualquer nem é sempre que se faz centenas de Km para assistir a uma festa de samba sem que sua escola esteja presente.Por isso é de realçar se terem deslocado de tão longe apenas para assistirem e conviverem . Um agradecimento especial para eles pela sua alegre presença e que veio também mostrar o amor que têm pelo samba , pelo convivio e partilha de ideias.
Nunca é demais relembrar o que sempre digo: ESTE NÃO É O MELHOR CAMINHO QUE UM SAMBISTA TEM DE PERCORRER...... È O ÚNICO !!!!!!!.
Quanto aos sambas a concurso teve de varios "estilos" se assim se pode chamar.
Venceu um samba muito empolgante ,alegre. com refrões e "chavões habituais", de facil assimilação no estilo que mais se adapta ao Carnaval de Sesimbra , sendo até um samba um pouco "marchado " o que também leva mais as pessoas a se empolgar.
Vai ser o samba que irei "incorporar" e que certamente a bateria da escola irá trabalhar muito bem pois é um samba com tudo para poder ser feito "em cima dele " coisas espectaculares.
Não foi vencedor o samba que mais gostava nem aquele em como jurado eu votei pois sou um acerrimo defensor e amante de letras bem construidas e a definirem bem o enredo. Sou amante de poemas com beleza nas palavras... sou amante de boas letras, resumindo...com riqueza poetica, E se mais não fosse porque é a LETRA QUE " DIZ".... QUE DESCREVE O ENREDO( a história ) !!!!!
Logico que a melodia tem de ser agradavel o mais possivel ( mas aí tanto pode ser lá..lá..lá.... como ...lé..lé..lé ) a letra...a poesia , essa já tem mais "responsabilidade "ao ter de descrever o enredo pois é para isso que ele existe e as palavras na letra tem de ser correctas com tempos verbais correctos ( não se pode misturar..passado com presente...gerúndio, futuro etc..etc..).
E para evitar qualquer mas... ou qualquer virgula a tudo o dito atrás basta relembrar o que aprendi á alguns anos:
Bom e correcto desfile de escola de samba..... É AQUELE EM QUE UM CEGO PELO QUE OUVE VAI ENTENDENDO O DESFILE QUE VAI PASSANDO Á SUA FRENTE ( eis então a importancia da letra ) E UM SURDO PELO QUE VAI VENDO PASSAR NA SUA FRENTE
ENTENDE A HISTORIA.( aqui esta o valor das fantasias, adereços e alegorias bem discritivas do enredo) !!!!!!!
O resto é demagogia.
Tenho algum feeling para " sacar "( talvez por ser a musica que mais ouço tanto em casa, como no carro á mais de 20 anos, junto com uns "truques " e dicas que aprendi in loco na terra dos verdadeiros sambistas e compositores) os sambas bons e vencedores no Rio ( normalmente e ainda com 13/14 sambas na disputa "saco " o vencedor) ou até o (s) que vai(vão ) ser considerado(s) pela critica o(s) melhor(es).( como por exemplo o ano passado com a Imperatriz- Beija-Flor- Vila Isabel- Mangueira- como comprovo no meu blog) e este ano com Vila Isabel- Beija-Flor e Imperatriz de novo- como comprovo no meu blog).
Alguns são tão evidentes que por vezes fico admirado como existem opiniões contrarias mas como em tudo existirá sempre os bons e maus gostos ( essa falsa questão dos gostos não se discutirem é apenas refugio)...existirão sempre obviamente coisas que são melhores que outras independentemente dos gostos.
De notar que todos os sambas antologicos que todos cantamos e iremos sempre cantar são para alem dos perfeitos entrosamentos dos versos com os desenhos melodicos de muita riqueza poetica ( os que não são estão "enquadrados" com toda a lógica em enredos irreverentes ou revolucionarios como é ( ou era ) o estilo por exemplo da Caprichosos e São Clemente).É só ir recordando deles e cantarola-los.....que verificarão isso mesmo.
VERIFIQUE AQUI ALGUNS: http://balto.sites.uol.com.br/pagmelhores.htm
E ALGUMAS JUSTIFICAÇÕES e criterios : http://balto.sites.uol.com.br/pagcriterios.htm
Dos restantes sambas nacionais apenas tenho conhecimento ainda de letras que se diferenciam tal como o ano passado já na qualidade da letra ( algumas correctas outras não ).
Foi também já apurado o samba na Unidos Vila Zimbra- Sesimbra que teve como vencedor uma nova parceria liderada por Mantorras ( também concorrente ) no Bota o que provavelmente irá mudar o estilo de samba da escola e até lhe dar outra dinamica e qualidade. Aguardo para ouvir.
Vai também haver concurso de samba de enredo no Trepa no Coqueiro em Sesimbra e é com grande satisfação que verifico que também deve haver já certos 4 sambas a concurso. Magnifico. Mais uma escola que irá tirar partido disso e fazer optma(s) festa(s) para os seus associados e demais publico que assistir.
Tenho esperança que com o decorrer do tempo muitas mais escolas vão seguir esse sistema e fazer também concurso.
Em alguns casos pode até nem ser facil já..já... mas com o tempo... vai cai por terra as possiveis resistencias ou equivocos.
Termino esta parte de samba enredo aconselhando a ouvirem provavelmente o melhor samba de 2011- SAMBA DO IMPERIO SERRANO.( Grupo a- Acesso ): http://www.youtube.com/watch?v=Q-KMEl7vhDs
Esta também é altura dos ENREDOS.
Estão saindo já muitos dos enredos das nossas escolas de samba e como se pode verificar sempre melhorando de ano para ano. Tem enredos obvios , outros pouco ou nada originais, outros com grande imaginação , outros valiosos ,outros mais intimistas mas no geral uma boa safra de enredos já estão na calha para os " nossos varios Carnavais " onde se preve cada vez mais uma maior e melhor disputa em cada Cidade onde existe concurso.
Aguardemos pelos muitos que ainda faltam conhecer pois sei que virá mais coisa boa por aí.
Epoca também de eleições em algumas escolas para passistas, destaques, madrinhas/rainhas de bateria, m/sala e p/bandeira.
Que vençam as melhores ( e ninguem melhor que os dirigentes de cada escola para saber quem são as melhores, as mais assiduas, as mais dedicadas, as mais capazes... por isso por vezes não entendo as disputas e não nomeações ?) e que prevaleça sempre o desportivismo e aceitação com elegancia dos resultados.
Aproveito para realçar que fui convidado para dia 13/Novembro fazer parte do juri de concurso para eleição de destaques e madrinha de bateria no GRES Batuque na Mealhada. Será um enorme prazer e orgulho estar de novo no convivio com a comunidade do Batuque e com o samba da Mealhada de onde guardo desde á muitos anos gratas e inesqueciveis recordações.
Em algumas escolas já foram até finalizados esses concursos. Parabens a todas as concorrentes e vencedoras pois pelo já elevado nivel de muitas delas os cargos provavelmente devem estar bem entregues.
Vai-se realizar neste sabado dia 6 de Novembro o 1º Encontro de baterias aqui a sul ( pois sei que á uns anos atrás se realizou um ou mais encontros de bateria a norte).Penso que é uma ideia excelente. Por exemplo este ano as escolas do Rio fizeram as suas habituais feijoadas e ensaios convidando em cada semana 2 ou 3 baterias( junto com os interpretes e m/sala e P/bandeiras) para estarem presentes nas quadras(sedes) e foi um grande sucesso e com maravilhosos resultados. Esperemos que o mesmo aconteça na sede do Gres Bota no Rego. O objectivo principal será sempre o convivio e a troca de ideias. Servirá no entanto para uns poderem aprender algumas coisas mais com outros e sairem, todos ainda mais "cultos" e apaixonados pelo samba , pela madrugada quando a festa terminar.
Que fique o gostinho de "quero mais " para que outras escolas possam também ter essa iniciativa e mais encontros se realizarem (...e com uma feijoada
ainda seria bem melhor...ah...ah..ah..).
Aguardo agora os restantes enredos nacionais e depois os sambas enredos gravados para aqui poder divulgar ( isto no caso de mos quererem facultar obviamente ) e também em mais alguns sites blogs que farão a divulgação do nosso trabalho pelo mundo fora.
É só enviar para :antonioguerreiro2@gmail.com
100 NOTA
- Tão evidentes....
Falar de novo nelas seria repetir muito do que aqui já foi dito e que cada vez vai ficando mais claro.
Saudações sambistas
CRONICA DE OUTUBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on terça-feira, 5 de outubro de 2010
/
AMIGOS SAMBISTAS
Será uma crónica sem meias palavras pois cada vez mais é necessario chamar as coisas pelos nomes e não calar o que tem de ser dito.
NOTA 100
- Estamos em plena época em que começam a ser escolhidos e apresentados os sambas enredos para o Carnaval 2011 das Escolas de Samba em Portugal.
Que os compositores tenham uma boa inspiração e que saia uma boa safra de sambas como a do ano transato salvo algumas excepções onde a qualidade tanto da propria composição como da gravação deixou muito a desejar.
Pelo que se consta provavelmente mais uma escola da Mealhada( as que ainda falta aderirem á composição propria) terá um samba de enredo original. Que assim seja , o que não me surpreenderá , pois como sempre disse bastaria uma fazer seu samba e todas seguiriam esse caminho.
Que a qualidade dos sambas possa melhorar o mais possivel pois será uma felicidade para nós sambistas em Portugal como até do mundo pois a divulgação dos mesmos tem sido já feita em quantidade razoavel e a apreciação está sendo bem favoravel como podem também comprovar com 2 exemplos a seguir:
de MESTRE SOMBRA MOCIDADE ALEGRE
hora do remetente Enviado às 20:10 (UTC). Hora actual no local: 22:17. ✆
para :antonioguerreiro2@gmail.com
data...... de 2010 20:10
assuntoRE: POR FAVOR- Dois links para ouvir os sambas
enviado porhotmail.com
OLÁ ADMIREI MUITO DE TODOS OS SAMBAS, AINDA MAIS, POR SEREM FEITOS FORA DO BRASIL
JÁ TINHA OUVIDO O DO BOTA, TAMBÉM GOSTEI MUITO.
--------------------------------------------------------------------
outro exemplo:
de Na Cadência da Bateria
data18 de Maio de 2010 16:40
assuntoRes: Link
assinada poryahoo.com.br
Valeu Antônio.
Inseri os seis sambas enviados por você.
Gostei muito dos sambas do Bota e da Charanguinha.
Agradeço a divulgação em seu blog.
Em breve farei contato para uma entrevista contigo a ser inserida na seção Papo de Bamba.
grande abraço
Eugenio
---------------------------------------------------------------------------
São dois pequenos exemplos de muitos que recebi durante o ano
De salientar que as opiniões sobre o samba do Gres Bota no Rego vieram ao encontro do que disse na altura em que foi eleito. UM BELO E BEM CONSTRUIDO SAMBA COM PASSAGENS MELODICAS LINDISSIMAS E OPTIMA CONSTRUÇÃO POETICA.Ou seja um BOM SAMBA. Diferente do que a escola estava habituada mas que veio valoriza-la.....Desejo por isso que este ano ( mais uma vez a Escola vai ter varios sambas a concurso com 1ª apresentação no dia 22/10. Depois eliminatoria no dia seguinte sabado 23 e final no sabado seguinte dia 30) sejam mais umas belas noites de samba e que pelas " ondas " que se sentem........como já diz outro samba " TÁ LEGAL....EU ACEITO O ARGUMENTO....MAS NÃO ME ALTERE(ou tente alterar) O SAMBA TANTO ASSIM " porque ele encontrou o caminho e por isso o ser elogiado e apreciado !!!!
- Não quero deixar de referir mais uma noite grandiosa de vitalidade, de associativismo, de dedicação, de bom gosto que foi o 2º Aniversario do Bota Big Band.

MAIS UMA VEZ VOU ESCREVER: Feliz daquele que teve o previlégio de assistir ao espectaculo no Cine Teatro. Sesimbra nem faz ideia do excelente trabalho que está a ser dinamizado e fomentado em prol da cultura e de uma sociedade mais sã pelo Gres Bota no Rego.
Felizmente entidades oficias já se estão apercebendo do colosso que está acontecendo. Foi uma noite avassaladora de MUSICA-TEATRO-DANÇA-SAMBA.... tudo isto pela escola de samba Gres Bota no Rego.
Quem assistiu pode comprovar tudo isto.
- De salientar também como nota 100 a participação e presença de elementos do Gres Trepa Coqueiro nas noites de Festa na sede do Bota ao contrario de elementos de outras escolas que o não fazem. É o samba que perde com isso e como "a corda parte sempre pelo lado mais fraco " por isso já se sabe o resultado ( que é sempre o mesmo !! ).... e as distancias vão ficando cada vez maiores por culpa de mentalidades mesquinhas e que andam nisto completamente enganados, atrasados e ignorados.
- Notas de realce para todas as festas de samba que se realizaram no pais durante o ano de 2010 embora tenha ficado a maior e melhor por realizar ( Mealhada). Que esse espirito continue nos responsaveis pelas escolas e que sempre tenham a boa vontade de trabalhar em prol da realização das mesmas, e se possivel, de mais festas ainda.
- Nota 100 também para a dinamica do Gres A Rainha da Figueira da Foz com tantas e agradaveis( pelo que foi sendo dito ) festas de samba realizadas em sua sede durante este verão e também pela participação e convivio entre os elementos das 3 escolas da localidade. Valeu. ISSO É COMUNIDADE.... ( como diz Negô em seu grito de "guerra" )
- Uma nota positiva também para o prazer que me está a dar resgatar gravações de VHS para DVD e assim poder partilhar com todos os sambistas os videos históricos do samba em Portugal. É tão bom recordar........
100 NOTA
-Para as metalidades atrás referidas que fazem com que a evolução do samba e dos sambistas fique atrofiada e até em alguns casos "prisioneira " dessas erradas mentalidades e até em conhecimentos que em alguns casos são quase nulos.
- Esta é também a epoca de apresentação dos desenhos das fantasias nas escolas de samba.
E com ela o aparecimento ainda de "sambistas "( ??) que usam o samba e o Carnaval apenas para... para se exibirem..... para se mostrarem....
Continuam existindo casos ( como é possivel ainda isto ?) de pessoas que só vão ou só aceitam desfilar por determinada escola se forem para " destaque" disto ou " destaque " daquilo ?!!
Lamentavel que ainda haja quem dê cobertura a isto e não tenham a coragem de eliminar de vez estas pessoas do samba ?!! ? ( felizmente já vai aparecendo um ou outro caso de coragem!)
TERMINO COM UM TEXTO EXCELENTE QUE É UMA LIÇÃO SOBRE SAMBA DE ENREDO
Samba enredo é o verdadeiro propulsor de um desfile de escola de samba.
http://g1.globo.com/Carnaval2010/0,,MUL1440156-17812,00.html
O que fazer então para que o gênero samba-enredo reencontre novamente o sucesso de outrora? Muitos dizem que isso é impossível, que é um gênero musical ultrapassado, o que discordo veementemente. É claro que não será de uma hora para outra que o samba resgatará o sucesso de outrora, será um processo lento, mas, acredito, muito eficaz. Quem sabe o passado (tão glorioso) não tem algo para nos ensinar? Se a intenção for novamente fazer os sambas serem cantados, no carnaval e, quem sabe, durante muitos anos, perdendo o caráter descartável que possuem hoje, poderemos pegar um exemplo do samba-enredo de maior sucesso da história, "Festa para um Rei Negro (Pega no Ganzê)"? Um samba curtinho, de versos fáceis, mas nem por isso vulgares e de uma melodia envolvente. O oposto do que é feito hoje em dia, com seus sambas quilométricos, de versos confusos e pobres melodicamente, assemelhando-se muitas vezes a outros ritmos que não samba. Malandramente, esse estilo foi seguido no ano posterior pela campeã Império Serrano com seu "Alô, alô, taí Carmem Miranda", pela Imperatriz Leopoldinense com seu "Martim Cererê" (grande sucesso por ter sido incluído na trilha sonora da novela "Bandeira Dois", e pelo próprio Salgueiro com seu "Mangueira, minha Querida Madrinha (Tengo Tengo)".
Outra possibilidade seria a volta da poesia, do capricho nas composições e, claro, tudo isso em um ritmo bem cadenciado, e não acelerado. Sendo assim, poderíamos manter os sambas extensos de hoje, já que seria um prazer cantá-los. "Chico Rei" e "Casa Grande e Senzala" são exemplos de sambas muito extensos, mas que de maneira nenhuma deixamos de cantar verso por verso e, se preciso fosse, cantaríamos novamente. Dentre as duas opções, fico com a primeira. Prefiro que os sambas sejam bem mais curtos, mas nem por isso marcheados, de belos versos, uma rica poesia e, principalmente, que tenham uma boa cadência. A qualidade da melodia é imprescindível para o sucesso do samba. Ninguém cantará um samba em que parece que está sendo rodado a 78 rpm. É preciso que se entenda o que está sendo cantado. A harmonia que se adeque ao samba e não o inverso. Um tema simples é quase sempre um bom caminho para o sucesso. A União da Ilha provou com enredos como "Domingo", "O Amanhã", "O Que Será", "Bom Bonito e Barato" e, principalmente, "É Hoje", que a simplicidade, combinada com compositores inspirados, podem gerar excelentes sambas-enredo. "É Hoje" e "O Amanhã" foram regravados por vários cantores de sucesso e, até hoje, fazem sucesso.
SAUDAÇÔES SAMBISTAS
CRONICA DE SETEMBRO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 9 de setembro de 2010
/
Recordando..... ( o que pouca gente sabe.... )
Algures no ano de 1986 um apaixonado pelo samba que acabava de formar e fundar uma escola de samba em Sacavém ( o GRES ACADEMICA DE SACAVÉM entretanto e infelizmente já extinta ) tendo como sede a Academia Recreativa e Musical de Sacavém, teve a ideia de partilhar as ideias e trabalho feito no samba com outros grupos e sambistas e organizar uma Festa de Samba, que ganhou até nome que ficaria c
omo marco- NOITE TROPICAL-.
Foi um exito essa Noite Tropical, de tal maneira para a época , que não mais parou no espirito deste sambistas que mesmo até após ter saido da Académica de Sacavém lá deu continuiadade a essas festas.
Falo do grande impulsionador e criador das Festas de samba que agora são a nossa oportunidade de confraternizarmos, um dos grandes baluartes do samba em Portugal- Ricardo Mira.
Algures no ano de 1986 um apaixonado pelo samba que acabava de formar e fundar uma escola de samba em Sacavém ( o GRES ACADEMICA DE SACAVÉM entretanto e infelizmente já extinta ) tendo como sede a Academia Recreativa e Musical de Sacavém, teve a ideia de partilhar as ideias e trabalho feito no samba com outros grupos e sambistas e organizar uma Festa de Samba, que ganhou até nome que ficaria c
omo marco- NOITE TROPICAL-.Foi um exito essa Noite Tropical, de tal maneira para a época , que não mais parou no espirito deste sambistas que mesmo até após ter saido da Académica de Sacavém lá deu continuiadade a essas festas.
Falo do grande impulsionador e criador das Festas de samba que agora são a nossa oportunidade de confraternizarmos, um dos grandes baluartes do samba em Portugal- Ricardo Mira.
Foi exactamente em 1986 que juntando as escolas de samba , MARISAMBA ( com Luis Taklin) e TREPA NO COQUEIRO( com Reinaldo Nunes ) ambas de Sesimbra , e a escola da casa Académica de Sacavem se realizou a primeira Festa de samba em Portugal com participação de escolas de samba de localidades diferentes. 
Nos 2 anos seguintes se repetiram com grande exito mas já com a participação do Grupo Samba Trupe ( formado com base em elementos do GRESAS) e de uma escola de samba de Moscavide que viria a ser extinta no inicio dos anos 90).
Ricardo Mira que entretanto em 1989 fundou a Escola de samba Capricho de Abrigada fomentou nessa escola o mesmo espirito e as festas de samba em Abrigada tornaram-se logo em 1990 numa grande organização de grande exito e que era aguardada sempre com grande expectativa e entusiasmo pelas escolas de samba e amantes do samba. A edição de 91 teve até primeiro um desfile sabado á tarde em Abrigada- O 1º Encontro de escolas de Samba- em Abrigada com a Escola da terra Gres Abrigada e a Charanguinha de Ovar tendo depois á noite a continuação já com mais escolas de samba.
Recordo que em uma das edições era pleno dia quando a Festa terminou. Actuaram umas 13 escolas de samba. Para a grande maioria dos sambistas em Portugal são certamente boas recordações e até uns marcos das nossas historias no samba. Poucas
escolas de samba em Portugal não pisaram o palco da Festa de Abrigada.
Paralelamente ás Festas da Abrigada e da Académica de Sacavém é bom relembrar também que no inicio dos anos 90 outra Festa começou se tornando também outro grande mo
vimento de convivio entre sambistas. Foi a Festa da MEALHADA realizada ao ar livre no recinto dos Bombeiros. Bons anos e boas recordações para quem teve oportunidade de ter assistido ou participado nessas Festas.
A meio dos anos 90 outra Escola aderiu a realizar estes eventos e também não mais parou. Foi A União de Penafirme da Mata que entretando se formou com outro nome- Paraiso Tropical.
Começaram também fazendo parte desta maravilhosa história de convivio e confraternização entre Escolas de samba, as Festas de aniversario do Gres Charanguinha que foram sempre de uma extrema alegria e qualidade e também as Festas que se realizavam em Sesimbra umas vezes no salão dos Bombeiros outras vezes no salão do Pavilhão Municipal e que também deixaram muitas histórias e recordações em todos nós.
Por ter estado em todas estas festas.... ter vivido tudo isto..... que sinto uma felicidade enorme com a realização de cada vez mais Festas deste genero.
Abrigada e Sesimbra infelizmente não estão realizando mais suas festas mas o país tem cada vez mais escolas fazendo esses eventos. Estão ficando já tradicionais a Festa de aniversario da Unidos do Mato Grosso( Figueira da Foz ) , a festa da Vai Quem Quer (Estarreja ) e já este ano os Sócios da Mangueira ( Mealhada ) avança
ram também com uma festa de samba reunindo escolas de samba de varias localidades que foi um exito que certamente para o ano será repetida.
Deixei para ultimo aquela que é sem qualquer duvida a maior e melhor Festa de Samba em Portugal. O chamado FESTIVAL LUSO/BRASILEIRO DA MEALHADA. Nasceu... cresceu e é o nosso orgulho de sambista. é uma data já aguardada por nós sambistas que gostamos e queremos partilhar toda a nossa alegria e amor ao samba.
"Olhando" para trás e recordando como tudo começou dá ainda mais orgulho assistir ou participar dessa festas e ver tanta escola...tanto sambista....actuando, convivendo, confraternizando e acabar dizendo baixinho... "
puxa que rica ideia tiveste tu um dia Ricardo ".
Mas como não á bela sem senão, eis que , por causa das coisas que estou sempre alertando e que infelizmente vão acontecendo com mais frequencia no samba em Portugal ( rivalidades doentias, mentalidades retrogadas, invejas, maus perderes, má aceitação do valor de cada uma , das superioridades e inferioridades de cada escola...... numa palavra só uma má POSTURA no samba ) esse FESTIVAL de SAMBA acabou não se realizando por desentendimento entre escolas de samba. LAMENTAVEL. E não está em questão de onde possa estar a razão nem quem é ou são os culpados .... LAMENTAVEL é que por causa disso esse grandioso e maravilhoso festival acabou sendo cancelado privando assim mais de 1 milhar de pessoas que chegam a prencher o recinto dessa Festa com mais uma noite em quem sairia a ganhar era o SAMBA.
Para terminar queria deixar dois apelos
-Um ás escolas de Sesimbra ( 6 no total ) para se unirem e realizarem também uma Festa anual de Samba pois o sul está a necessitar disso. Com 6 escolas de samba como é possivel não ser efectuada uma Festa conjunta que seria certamente um grande exito ?
- O outro apelo é mais uma vez a união entre as escolas de samba e seus sambistas para que realizem cada vez mais e maiores festas de samba em Portugal pois escusado será dizer todos os benificios que elas trazem ao nosso samba. Nem daria para os estar a descrever aqui, tantos e tamanhos são eles.
Saudações sambistas

Nos 2 anos seguintes se repetiram com grande exito mas já com a participação do Grupo Samba Trupe ( formado com base em elementos do GRESAS) e de uma escola de samba de Moscavide que viria a ser extinta no inicio dos anos 90).
Ricardo Mira que entretanto em 1989 fundou a Escola de samba Capricho de Abrigada fomentou nessa escola o mesmo espirito e as festas de samba em Abrigada tornaram-se logo em 1990 numa grande organização de grande exito e que era aguardada sempre com grande expectativa e entusiasmo pelas escolas de samba e amantes do samba. A edição de 91 teve até primeiro um desfile sabado á tarde em Abrigada- O 1º Encontro de escolas de Samba- em Abrigada com a Escola da terra Gres Abrigada e a Charanguinha de Ovar tendo depois á noite a continuação já com mais escolas de samba.
Recordo que em uma das edições era pleno dia quando a Festa terminou. Actuaram umas 13 escolas de samba. Para a grande maioria dos sambistas em Portugal são certamente boas recordações e até uns marcos das nossas historias no samba. Poucas
escolas de samba em Portugal não pisaram o palco da Festa de Abrigada.Paralelamente ás Festas da Abrigada e da Académica de Sacavém é bom relembrar também que no inicio dos anos 90 outra Festa começou se tornando também outro grande mo
vimento de convivio entre sambistas. Foi a Festa da MEALHADA realizada ao ar livre no recinto dos Bombeiros. Bons anos e boas recordações para quem teve oportunidade de ter assistido ou participado nessas Festas.A meio dos anos 90 outra Escola aderiu a realizar estes eventos e também não mais parou. Foi A União de Penafirme da Mata que entretando se formou com outro nome- Paraiso Tropical.
Começaram também fazendo parte desta maravilhosa história de convivio e confraternização entre Escolas de samba, as Festas de aniversario do Gres Charanguinha que foram sempre de uma extrema alegria e qualidade e também as Festas que se realizavam em Sesimbra umas vezes no salão dos Bombeiros outras vezes no salão do Pavilhão Municipal e que também deixaram muitas histórias e recordações em todos nós.
Por ter estado em todas estas festas.... ter vivido tudo isto..... que sinto uma felicidade enorme com a realização de cada vez mais Festas deste genero.
Abrigada e Sesimbra infelizmente não estão realizando mais suas festas mas o país tem cada vez mais escolas fazendo esses eventos. Estão ficando já tradicionais a Festa de aniversario da Unidos do Mato Grosso( Figueira da Foz ) , a festa da Vai Quem Quer (Estarreja ) e já este ano os Sócios da Mangueira ( Mealhada ) avança
ram também com uma festa de samba reunindo escolas de samba de varias localidades que foi um exito que certamente para o ano será repetida.Deixei para ultimo aquela que é sem qualquer duvida a maior e melhor Festa de Samba em Portugal. O chamado FESTIVAL LUSO/BRASILEIRO DA MEALHADA. Nasceu... cresceu e é o nosso orgulho de sambista. é uma data já aguardada por nós sambistas que gostamos e queremos partilhar toda a nossa alegria e amor ao samba.
"Olhando" para trás e recordando como tudo começou dá ainda mais orgulho assistir ou participar dessa festas e ver tanta escola...tanto sambista....actuando, convivendo, confraternizando e acabar dizendo baixinho... "
puxa que rica ideia tiveste tu um dia Ricardo ".Mas como não á bela sem senão, eis que , por causa das coisas que estou sempre alertando e que infelizmente vão acontecendo com mais frequencia no samba em Portugal ( rivalidades doentias, mentalidades retrogadas, invejas, maus perderes, má aceitação do valor de cada uma , das superioridades e inferioridades de cada escola...... numa palavra só uma má POSTURA no samba ) esse FESTIVAL de SAMBA acabou não se realizando por desentendimento entre escolas de samba. LAMENTAVEL. E não está em questão de onde possa estar a razão nem quem é ou são os culpados .... LAMENTAVEL é que por causa disso esse grandioso e maravilhoso festival acabou sendo cancelado privando assim mais de 1 milhar de pessoas que chegam a prencher o recinto dessa Festa com mais uma noite em quem sairia a ganhar era o SAMBA.
Para terminar queria deixar dois apelos
-Um ás escolas de Sesimbra ( 6 no total ) para se unirem e realizarem também uma Festa anual de Samba pois o sul está a necessitar disso. Com 6 escolas de samba como é possivel não ser efectuada uma Festa conjunta que seria certamente um grande exito ?
- O outro apelo é mais uma vez a união entre as escolas de samba e seus sambistas para que realizem cada vez mais e maiores festas de samba em Portugal pois escusado será dizer todos os benificios que elas trazem ao nosso samba. Nem daria para os estar a descrever aqui, tantos e tamanhos são eles.
Saudações sambistas
CRONICA DE AGOSTO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on quinta-feira, 12 de agosto de 2010
/
Amigos sambistas
Terminou mais um periodo de desfiles de verão ( ou carnavais de verão) abrilhantados por algumas escolas de samba do país.
A primeira foi na Mealhada ( realizou pela 1ªvez) e que infelizmente não teve a aderencia de publico que era desejado embora o empenho e o nivel com que as escolas desfilaram bem o merecesse. Ver detalhes em : https://docs.google.com/document/mobilebasic?id=1zrs4y7uqH2zzMtN83E0Mr1xRKEeR-G5ETul93Yzer4M
Teve também desfile na Figueira da Foz com a caracteristica propria de cada escola da Figueira convidar uma outra escola para desfilar. Ver comentario em :https://docs1.google.com/document/edit?id=18zVi_56TIRwqPo2REp47sXSEshF1atXia000BOZHD1w&hl=pt_PT#
Uma outra nota positiva está no bom aproveitamento pela Figueira Grande Turismo em relação as escolas de samba para ter realizado mais um desfile na Figueira embora desta vez só com as escolas da Figueira logo no sabado seguinte o que só vem provar que em pleno verão é um dos filões a ser explorado.
Seguiu-se o Carnaval de verão em Sesimbra. Ver detalhes em :https://docs2.google.com/document/edit?id=1cK0of3RfqNQcYd0XgRju_F3rwCDaZBwrYx_ybaqv-l0&authkey=CPLlzIMM&hl=pt_PT#
Como também já vem sendo habitual Santa Cruz realizou mais um carnaval de verão com a participação das Escolas de Samba : Paraiso Tropical ( Penafirme-Alenquer)- Sócios da Mangueira( Mealhada ) e Juventude Vareira ( Ovar ). Bom desempenho das escolas de samba e mais uma vez com muito publico a assistir.
Infelizmente e por motivos ainda desconhecidos não se realizou um já tradicional Carnaval e que levava mais de 10 anos de realização. Que Loulé volte a ter em 2011 Carnaval de verão pois é uma grande perda para os foliões algarvios e para os muitos turistas que no mês de Agosto lotam o Algarve. Para o Gres Capricho de Abrigada que era como a escola vitalicia do evento foi também uma grande perca. A escola já por si deixou de ter actividade anual e sem este desfile, mais os sambistas dessa escola ( que guardarei para sempre num cantinho do meu coração !!) que á uns anos atrás era a escola com mais actividades e actuações e
m Portugal, deixaram de se divertir e gozar dos prazeres de desfilar.
Como rescaldo de tudo isto constacto que cada vez mais a grande maioria das escolas se preocupam muito com a qualidade a apresentar durante as diversas actuações durante o ano e não só para o Carnaval propriamente dito. É notória a grande melhoria tanto em actuações de palco como desfiles de rua.
Á ainda algumas escolas que não entendem assim ou não não fazem por ter essa politica infelizmente.
Mas é sempre bom lembrar que samba não é "guerra" , não são batalhas que se ganham ou se perdem. SAMBA é amor, é paixão, dedicação, respeito pelos valores dos outros, pelas superioridades e inferioridades das co-irmãs. Samba é competencia e aí ou se tem ou não. Escolas ( sambistas e seus dirigentes que perdem seu tempo, vendo , se preocupando de forma cega o que a escola "tal" faz ou deixa de fazer, perdem seu tempo , pois para alem de jamais poderem atingir taís niveis, se esquecem do seu proprio trabalho interno e das incompetencias e grandes entraves que tem em seu proprio seio.
Tenho repetido varias vezes que a mais valia de uma escola de samba não é o numero de plumas, lantejolas ....destaques, passistas pintadas etc..etc... mas sim AS PESSOAS !!! A sua comunidade !
Essa a maior riqueza de uma escola de samba !!! Ter gente !!! E principalmente te-la nos lugares certos !
E é também na mobilização que as escolas conseguem durante o ano interiro que se vê o potencial de cada escola e não só no Carnaval pois em pleno Carnaval é facil se " mascarar " de escola de samba.
Embora em menor quantidade já , pois o proprio samba e as pessoas que vão encarando de forma positiva o funcionamento de uma escola de samba as vão eliminando , ainda existem infelizmente alguns entraves em algumas escolas.
Tem peseudo-carnavalesco ( e em alguns casos até metido a coreografo também porque lhe dão esse credito sem ter as minimas condições ), pseudo-interpretes-compositores ( que apesar da incompetencia não querem dar oportunidade a outros mais capazes), peseudo-directores/mestres de bateria não tendo noções suficientes para o cargo... peseudo-sambistas- alguns mais jovens que estão chegando... mas vêm atropelando e desrespeitando os que mais experiencia e mais sabedoria tem, e também os outros , os mais antigos que tinham alguma influencia nas suas escolas apesar dos poucos conhecimentos, mas que agora se vêm sem esse poder e então procuram minar, dividir por se sentirem impotentes nas decisões de suas escolas. As novas gerações de sambistas já vão tendo outras visões que faz com que não sejam facilmente influenciadas como antigamente por esses " velhos (as ) do Restelo ".
Tem ainda aqueles(as) que querem aparecer mais que a propria escola( que o emblema da propria escola) mas que ainda não perceberam que com essa postura vão apenas "ofuscando" sua propria escola, fragilizando toda a estrutura que ela devia ter.
Teremos que conviver com eles mais uns tempos mas agora é mais facil pois a maioria já não se deixa enganar , já tem outra visão das coisas.
Por falar em visão aproveito para mais uma vez lamentar a FRACA VISÃO de todas as escolas de samba de Sesimbra que são contra o concurso no Carnaval. E nem preciso estar com conversa da treta ( paz á tua alma Antonio Feio) e polemicas mesquinhas e apenas escondem incompetencias e aproveitamentos , basta dizer .. e chega... é o suficiente : Ou todas as outras escolas do país onde existe concurso ( Mealhada-Ovar-Estarreja) andam enganadas.... não percebem nada...o que não parece.... basta ver a grande evolução que vão tendo e o sucesso que vão tendo esses concursos , ou então os dirigentes de escolas que não aceitam são uma sumidade... uma inteligencia.... ou devem ter uma visão que ninguem mais entende . Enfim........ só mesmo para rir... depois o resultado vai estando na rua.
Felizmente entretanto coisas boas vão acontecendo....
Uma nota bem agradavel é a formação de mais um grupo de samba em Portugal ( Samba do Morro) constituido por elementos de grande valor e que tem tudo para dar certo.( ver dados do grupo no blog. Obrigado Carlos Pinho por me ter fornecido o logotipo do Grupo e a formação do Grupo com os nomes e intrumentos que o compoêm). Ver o seu blog:http://sambadomorro.blogspot.com/
Outras notas agradaveis são os presidentes de escolas de samba que estão dando uma virada em suas escolas e fazendo com que elas evoluam de uma forma bem notoria. De salientar também os sambistas que trabalham e dão todo o seu esforço para a organização de festas de samba ,( na proxima cronica farei o historial das festas de samba em Portugal que começaram em 1987 na Academia de Sacavém por iniciativa de Ricardo Mira e apoio de Reinaldo Silva ) de colocar os sambistas em actividade e com isso o convivio e a confraternização que tão saudavel é para todos nós.
Tem directores de escolas que estão já colocando as pessoas certas nos lugares certos para dirigir...para ensinar.... e isso está a funcionar e ainda vai funcionar melhor daqui a uns tempos.
Outro motivo bem alegre foi a visão da escola de samba Vai Quem Quer e do Carnaval da Mealhada para melhorar e se cultivar ainda mais com a colaboração do conceituado e campionissimo carnavalesco Raul Diniz.
Parabens pela visão e até pela humildade pois é também o reconhecimento por parte de dirigentes e carnavalescos que muito tem a aprender com tudo o que Raul Diniz tem em sua bagagem carnavalesca.
Que haja um bom e enriquecedor aproveitamento ao contrario do anterior Carnaval em que os pseudo-carnavalescos nem perto chegaram para tirar duvidas , saber coisas, aprender mais alguma coisa daquilo que julgam saber fazer. Enfim... mas lá vão enganando uns quantos , sendo até pagos, e se julgando nada ter a aprender com ninguem.
Resumindo é a grande noticia da pré-epoca.
Raul Diniz fazer parceria com Nuno Sardine no enredo da VQQ e contribuir também para o engradecimento do Carnaval da Mealhada só nos deve fazer sentir gratos e orgulhosos.
É isso aí..... por falar em enredos é esta a fase da definição dos enredos logo seguida da composição dos sambas de enredo. Espero que mais escolas da Mealhada façam samba de enredo original seguindo o exemplo dos Socios da Mangueira em 2010. Desejo a todos os intervenientes nessas areas boa inspiração e muita dedicação para que boas obras sejam realizadas. Só um pedido... deixem trabalhar quem sabe... no que sabe... e barrem o caminho aos aproveitadores e a certos "mitos" que não permitem nem o desenvolvimento nem o bom funcionamento das escolas bem como nas relações com outras escolas de samba.
Falando em ralações aproveito para agradecer o convite que me foi feito pelo Novo Imperio para desfilar na sua bateria no desfile de verão na Figueira o que só não aconteceu por não me ter sido possivel estar presente.
É com grande satisfação que constacto que cada vez mais vai acontecendo fora do Carnaval sambistas actuarem por outras escolas. Sempre desejei ver isso acontecer... e aí está !!! Da minha parte sempre que para tal for convidado terei e maior prazer e até orgulho pois antes de qualquer coisa pertenço ao samba , ao Carnaval, ao espectaculo , embora defenda, e isso aí sem a menor duvida, com toda a dedicação e amor a escola pelo qual sou ritimista oficial. Estarei sempre indiferente ás "guerrilhas" entre escolas...sempre que seja convidado..seja porque escola for. Aproveito até para repo
r a verdade em relação a um comentario meu depois de uma festa de samba na Figueira da foz em que lamentava a não paticipação de todas as escolas da Figueira. Mas segundo me foi comunicado por directores de outras escolas não participavam porque simplesmente não eram convidadas. O " seu a seu dono" mas fica na mesma o meu lamento por as coisas serem assim.
Deixo também a referencia de que se aproxima a maior e melhor festa de samba que se realiza em Portugal. Será no dia 11 de Setembro com todas as escolas da Mealhada e aquelas que vierem a ser convidadas. Que seja mais um grande exito e com a qualidade a que já nos habituaram e que mais uma vez as escolas mostrem a sua vitalidade e o prazer de participarem nestes eventos. Logo que sejam conhecidas as escolas participantes e o programa da festa divulgarei aqui no blog.
Como nota um pouco á parte do samba mas que acaba tendo laços que se ligam pois é musica de Carnaval da Bahia tenho mais uma vez que aplaudir e de certa maneira ficar até impressionado com o "fenomeno " Tripa Trio-É um verdadeiro delirio de verão em Sesimbra. Foi uma noite deslumbrante de alegria. Volto a lamentar que este grupo não tenha mais cobertura nacional , não se expandam por mais regiões levando toda esta alegria e toda esta boa qualidade musical que o verão em Sesimbra já não vai poder nunca prescindir. Valeu Tripa. Embora não sendo propriamente fan desse tipo de musica reconheço que é um trabalho digno dos maiores elogios e que vocês são um autentico show !!
---- e por ultimo com respeito aos que merecem ser respitados.......
Saudações sambistas .....Fui.......
De férias uma semaninha pois aguarda-me já muitos ensaios com a bateria azul e branca do morro da marconi ( http://www.youtube.com/watch?v=yy0lb-ExYEI ) o primeiro do quais já este sabado vou ter de faltar.....
Terminou mais um periodo de desfiles de verão ( ou carnavais de verão) abrilhantados por algumas escolas de samba do país.
A primeira foi na Mealhada ( realizou pela 1ªvez) e que infelizmente não teve a aderencia de publico que era desejado embora o empenho e o nivel com que as escolas desfilaram bem o merecesse. Ver detalhes em : https://docs.google.com/document/mobilebasic?id=1zrs4y7uqH2zzMtN83E0Mr1xRKEeR-G5ETul93Yzer4M
Teve também desfile na Figueira da Foz com a caracteristica propria de cada escola da Figueira convidar uma outra escola para desfilar. Ver comentario em :https://docs1.google.com/document/edit?id=18zVi_56TIRwqPo2REp47sXSEshF1atXia000BOZHD1w&hl=pt_PT#
Uma outra nota positiva está no bom aproveitamento pela Figueira Grande Turismo em relação as escolas de samba para ter realizado mais um desfile na Figueira embora desta vez só com as escolas da Figueira logo no sabado seguinte o que só vem provar que em pleno verão é um dos filões a ser explorado.
Seguiu-se o Carnaval de verão em Sesimbra. Ver detalhes em :https://docs2.google.com/document/edit?id=1cK0of3RfqNQcYd0XgRju_F3rwCDaZBwrYx_ybaqv-l0&authkey=CPLlzIMM&hl=pt_PT#
Como também já vem sendo habitual Santa Cruz realizou mais um carnaval de verão com a participação das Escolas de Samba : Paraiso Tropical ( Penafirme-Alenquer)- Sócios da Mangueira( Mealhada ) e Juventude Vareira ( Ovar ). Bom desempenho das escolas de samba e mais uma vez com muito publico a assistir.
Infelizmente e por motivos ainda desconhecidos não se realizou um já tradicional Carnaval e que levava mais de 10 anos de realização. Que Loulé volte a ter em 2011 Carnaval de verão pois é uma grande perda para os foliões algarvios e para os muitos turistas que no mês de Agosto lotam o Algarve. Para o Gres Capricho de Abrigada que era como a escola vitalicia do evento foi também uma grande perca. A escola já por si deixou de ter actividade anual e sem este desfile, mais os sambistas dessa escola ( que guardarei para sempre num cantinho do meu coração !!) que á uns anos atrás era a escola com mais actividades e actuações e
m Portugal, deixaram de se divertir e gozar dos prazeres de desfilar.Como rescaldo de tudo isto constacto que cada vez mais a grande maioria das escolas se preocupam muito com a qualidade a apresentar durante as diversas actuações durante o ano e não só para o Carnaval propriamente dito. É notória a grande melhoria tanto em actuações de palco como desfiles de rua.
Á ainda algumas escolas que não entendem assim ou não não fazem por ter essa politica infelizmente.
Mas é sempre bom lembrar que samba não é "guerra" , não são batalhas que se ganham ou se perdem. SAMBA é amor, é paixão, dedicação, respeito pelos valores dos outros, pelas superioridades e inferioridades das co-irmãs. Samba é competencia e aí ou se tem ou não. Escolas ( sambistas e seus dirigentes que perdem seu tempo, vendo , se preocupando de forma cega o que a escola "tal" faz ou deixa de fazer, perdem seu tempo , pois para alem de jamais poderem atingir taís niveis, se esquecem do seu proprio trabalho interno e das incompetencias e grandes entraves que tem em seu proprio seio.
Tenho repetido varias vezes que a mais valia de uma escola de samba não é o numero de plumas, lantejolas ....destaques, passistas pintadas etc..etc... mas sim AS PESSOAS !!! A sua comunidade !
Essa a maior riqueza de uma escola de samba !!! Ter gente !!! E principalmente te-la nos lugares certos !
E é também na mobilização que as escolas conseguem durante o ano interiro que se vê o potencial de cada escola e não só no Carnaval pois em pleno Carnaval é facil se " mascarar " de escola de samba.
Embora em menor quantidade já , pois o proprio samba e as pessoas que vão encarando de forma positiva o funcionamento de uma escola de samba as vão eliminando , ainda existem infelizmente alguns entraves em algumas escolas.
Tem peseudo-carnavalesco ( e em alguns casos até metido a coreografo também porque lhe dão esse credito sem ter as minimas condições ), pseudo-interpretes-compositores ( que apesar da incompetencia não querem dar oportunidade a outros mais capazes), peseudo-directores/mestres de bateria não tendo noções suficientes para o cargo... peseudo-sambistas- alguns mais jovens que estão chegando... mas vêm atropelando e desrespeitando os que mais experiencia e mais sabedoria tem, e também os outros , os mais antigos que tinham alguma influencia nas suas escolas apesar dos poucos conhecimentos, mas que agora se vêm sem esse poder e então procuram minar, dividir por se sentirem impotentes nas decisões de suas escolas. As novas gerações de sambistas já vão tendo outras visões que faz com que não sejam facilmente influenciadas como antigamente por esses " velhos (as ) do Restelo ".
Tem ainda aqueles(as) que querem aparecer mais que a propria escola( que o emblema da propria escola) mas que ainda não perceberam que com essa postura vão apenas "ofuscando" sua propria escola, fragilizando toda a estrutura que ela devia ter.
Teremos que conviver com eles mais uns tempos mas agora é mais facil pois a maioria já não se deixa enganar , já tem outra visão das coisas.
Por falar em visão aproveito para mais uma vez lamentar a FRACA VISÃO de todas as escolas de samba de Sesimbra que são contra o concurso no Carnaval. E nem preciso estar com conversa da treta ( paz á tua alma Antonio Feio) e polemicas mesquinhas e apenas escondem incompetencias e aproveitamentos , basta dizer .. e chega... é o suficiente : Ou todas as outras escolas do país onde existe concurso ( Mealhada-Ovar-Estarreja) andam enganadas.... não percebem nada...o que não parece.... basta ver a grande evolução que vão tendo e o sucesso que vão tendo esses concursos , ou então os dirigentes de escolas que não aceitam são uma sumidade... uma inteligencia.... ou devem ter uma visão que ninguem mais entende . Enfim........ só mesmo para rir... depois o resultado vai estando na rua.
Felizmente entretanto coisas boas vão acontecendo....
Uma nota bem agradavel é a formação de mais um grupo de samba em Portugal ( Samba do Morro) constituido por elementos de grande valor e que tem tudo para dar certo.( ver dados do grupo no blog. Obrigado Carlos Pinho por me ter fornecido o logotipo do Grupo e a formação do Grupo com os nomes e intrumentos que o compoêm). Ver o seu blog:http://sambadomorro.blogspot.com/
Outras notas agradaveis são os presidentes de escolas de samba que estão dando uma virada em suas escolas e fazendo com que elas evoluam de uma forma bem notoria. De salientar também os sambistas que trabalham e dão todo o seu esforço para a organização de festas de samba ,( na proxima cronica farei o historial das festas de samba em Portugal que começaram em 1987 na Academia de Sacavém por iniciativa de Ricardo Mira e apoio de Reinaldo Silva ) de colocar os sambistas em actividade e com isso o convivio e a confraternização que tão saudavel é para todos nós.
Tem directores de escolas que estão já colocando as pessoas certas nos lugares certos para dirigir...para ensinar.... e isso está a funcionar e ainda vai funcionar melhor daqui a uns tempos.
Outro motivo bem alegre foi a visão da escola de samba Vai Quem Quer e do Carnaval da Mealhada para melhorar e se cultivar ainda mais com a colaboração do conceituado e campionissimo carnavalesco Raul Diniz.
Parabens pela visão e até pela humildade pois é também o reconhecimento por parte de dirigentes e carnavalescos que muito tem a aprender com tudo o que Raul Diniz tem em sua bagagem carnavalesca.
Que haja um bom e enriquecedor aproveitamento ao contrario do anterior Carnaval em que os pseudo-carnavalescos nem perto chegaram para tirar duvidas , saber coisas, aprender mais alguma coisa daquilo que julgam saber fazer. Enfim... mas lá vão enganando uns quantos , sendo até pagos, e se julgando nada ter a aprender com ninguem.
Resumindo é a grande noticia da pré-epoca.
Raul Diniz fazer parceria com Nuno Sardine no enredo da VQQ e contribuir também para o engradecimento do Carnaval da Mealhada só nos deve fazer sentir gratos e orgulhosos.
É isso aí..... por falar em enredos é esta a fase da definição dos enredos logo seguida da composição dos sambas de enredo. Espero que mais escolas da Mealhada façam samba de enredo original seguindo o exemplo dos Socios da Mangueira em 2010. Desejo a todos os intervenientes nessas areas boa inspiração e muita dedicação para que boas obras sejam realizadas. Só um pedido... deixem trabalhar quem sabe... no que sabe... e barrem o caminho aos aproveitadores e a certos "mitos" que não permitem nem o desenvolvimento nem o bom funcionamento das escolas bem como nas relações com outras escolas de samba.
Falando em ralações aproveito para agradecer o convite que me foi feito pelo Novo Imperio para desfilar na sua bateria no desfile de verão na Figueira o que só não aconteceu por não me ter sido possivel estar presente.
É com grande satisfação que constacto que cada vez mais vai acontecendo fora do Carnaval sambistas actuarem por outras escolas. Sempre desejei ver isso acontecer... e aí está !!! Da minha parte sempre que para tal for convidado terei e maior prazer e até orgulho pois antes de qualquer coisa pertenço ao samba , ao Carnaval, ao espectaculo , embora defenda, e isso aí sem a menor duvida, com toda a dedicação e amor a escola pelo qual sou ritimista oficial. Estarei sempre indiferente ás "guerrilhas" entre escolas...sempre que seja convidado..seja porque escola for. Aproveito até para repo
r a verdade em relação a um comentario meu depois de uma festa de samba na Figueira da foz em que lamentava a não paticipação de todas as escolas da Figueira. Mas segundo me foi comunicado por directores de outras escolas não participavam porque simplesmente não eram convidadas. O " seu a seu dono" mas fica na mesma o meu lamento por as coisas serem assim.Deixo também a referencia de que se aproxima a maior e melhor festa de samba que se realiza em Portugal. Será no dia 11 de Setembro com todas as escolas da Mealhada e aquelas que vierem a ser convidadas. Que seja mais um grande exito e com a qualidade a que já nos habituaram e que mais uma vez as escolas mostrem a sua vitalidade e o prazer de participarem nestes eventos. Logo que sejam conhecidas as escolas participantes e o programa da festa divulgarei aqui no blog.
Como nota um pouco á parte do samba mas que acaba tendo laços que se ligam pois é musica de Carnaval da Bahia tenho mais uma vez que aplaudir e de certa maneira ficar até impressionado com o "fenomeno " Tripa Trio-É um verdadeiro delirio de verão em Sesimbra. Foi uma noite deslumbrante de alegria. Volto a lamentar que este grupo não tenha mais cobertura nacional , não se expandam por mais regiões levando toda esta alegria e toda esta boa qualidade musical que o verão em Sesimbra já não vai poder nunca prescindir. Valeu Tripa. Embora não sendo propriamente fan desse tipo de musica reconheço que é um trabalho digno dos maiores elogios e que vocês são um autentico show !!
---- e por ultimo com respeito aos que merecem ser respitados.......
Saudações sambistas .....Fui.......
De férias uma semaninha pois aguarda-me já muitos ensaios com a bateria azul e branca do morro da marconi ( http://www.youtube.com/watch?v=yy0lb-ExYEI ) o primeiro do quais já este sabado vou ter de faltar.....
CRONICA DE JULHO
Publicada por
Antonio Guerreiro
on segunda-feira, 12 de julho de 2010
/
Amigos sambistas
Mais um Trofeu de samba se realizou em Estarreja e apesar da grande
qualidade do evento por força do nivel apresentado pelas escolas de samba
presentes, o que mais se ficou discutindo foram as classificações e as notas
atribuidas ás escolas pelos jurados.
Contrariamente deviamos era estar todos orgulhosos do evento que
mostrou que já está ser levado mais a serio e por isso mesmo mais engrandecido.
Pessoalmente posso não estar orgulhoso de certas "mentalidades" mas
sinto-me verdadeiramente orgulhoso de ter feito parte como participante
e assistente a tamanhã manifestação de grande trabalho e dedicação ao
samba apresentado naquele Avenida. Foi nesse aspecto uma noite gloriosa
para o samba em Portugal fazendo até que pessoas de sites e blogs
brasileiros me dessem os parabens e estejam procurando mais materia
sobre o samba em Portugal para divulgarem aos quais irei colaborar.
Deviamos por isso estar orgulhosos com tudo o que ficou de bom e ficamos
nos massacrando e gladiando com notas e votações.
Isto só vem mostrar que o objectivo VITORIA se subrepõe ao da
participação ,do convivio,( esse acaba logo que saiem as notas na varanda
da Camara !! )e do proprio engradecimento do evento.
É obvio que não devia ser assim ! Não pode ser assim !
Até relativamente ás notas a contestação COMEÇA SEMPRE PELO LADO
ERRADO !!
Quem contesta as notas dadas por exemplo daquela bateria,aquela
madrinha, aquelas fantasias etc..etc...procura sempre quem dá as notas
minimas. Porque não contesta quem dá as maximas ( pois até parece que
não viram o mesmo desfile !). Porque não contestar esses jurados dizendo
que também estão errados que não sabem votar ? Ainda não tinham
pensado nisso pois não ??
Acredito que para o ano algo já será feito para alterar quesitos e jurados e
então o evento será uma festa de principio ao fim e não acabar quando
se sabem os resultados em que tem sempre escolas que parecem ficar
destroçadas e contestando e desta maneira não está certo. Não é este o
espirito !
Vamos caminhando ( como dizia Haroldo Melodia ).....
Este mês de Julho e até pricipio de Agosto alguns Carnavais de Verão se
irão realizar.( Mealhada- (JÁ TEM COMENTARIO E VIDEOS E DO QUAL SE PODE TIRAR A GRANDE LIÇÃO E EXEMPLO DADO PELAS BATERIAS DA CHARANGUINHA E SOCIOS AO TEREM UMA ACTUAÇÂO CONJUNTA EM PALCO-MARAVILHOSO É A PALAVRA CERTA)-Sines,Santa Cruz,Sesimbra,Figueira da Foz,Loule )
o que fará com que muitas escolas continuem em plena actividade.
Deles falarei na proxima cronica com mais detalhes e entretanto noticias irão sendo divulgadas.
Para descomprimir um pouco de ondas negativas deixadas infelizmente
com os ultimos acontecimentos vou colocar o que me foi reencaminhado á
um tempo atrás pelo director de bateria do GRES A RAINHA ( Figueira
da Foz ) Paulo Ferreira:
A minha primeira " Cronica " datada de 2005 estava eu vivendo " com o
samba " no Rio de Janeiro, das muitas que escrevi na altura para o site da
escola.
Aqui a vou "deixar " por pensar ,tal como pensava nesse dia de 2005 que
valia a pena "falarmos ", " criticarmos ", divulgarmos, tirar duvidas e
aprendermos uns com os outros, sobre esta nossa paixão que apesar do
que nos tira nos retribui em dobro de prazer.
Confesso que por vezes, quanto mais vou conhecendo o samba em
Portugal, por vezes dá vontade de desistir de não dar algum do meu tempo para isto. Mas com toda a paixão que tenho e os
incentivos que até vem de muitos amigos sambistas do Rio e dos
"SAMBISTAS DE VERDADE"( um dia digo-vos como é considerado um
sambista de verdade para os elementos das velhas guardas das escolas de
samba no Rio) também de Portugal.... continuarei.
Continuarei não me calando, não dizendo o querem ouvir, mas sim o que
deve ser dito porque um dia aprendi e a vida me veio confirmando que as
palavras sinceras nem sempre são as mais agradaveis e as palavras
agradaveis nem sempre são as mais sinceras.
É isso ai parceiros.... não deixem nada por fazer nem nada para dizer !!
Vamu-Ki-Vamu....
Segue a 1ª "cronica" para o Gres Rainha.... escrita no Rio de Janeiro em
2005:
"É com enorme prazer que começo as minhas crónicas semanais.
Espero poder ser agradável e dar algo de novo a toda a comunidade REAL
e para todos os sambistas em geral. Será também mais uma maneira de
estar mais próximo do samba em Portugal.
E é pelo samba em Portugal que começo e com enorme alegria pela
realidade de este ano mais escolas portuguesas terem começado a compor
sambas originais! Já foi assim no Carnaval 2005 e sei que no próximo
mais algumas escolas vão seguir esse caminho. Isso é bom demais!!!!
Tenho mostrado aqui no Rio de Janeiro o trabalho das escolas portuguesas
a pessoas ligadas a escolas daqui tanto com o áudio de sambas como em
DVD e VHS os desfiles de algumas escolas em seus carnavais (Ovar,
Estarreja, Sesimbra, Abrigada e por ultimo até mostrei a Parcela 6). A
divulgação da análise ao desfile das escolas de Ovar por exemplo já
coloquei no fórum do Carnaval de Ovar... análise que é exactamente
idêntica à que fizerem há 2 semanas atrás ao desfile das escolas de
Estarreja) e o que é realmente mais criticado é a utilização de sambas
copiados na íntegra ou até transformados na sua letra original. Por isso
estou feliz por cada vez mais poder mostrar aqui trabalho VÁLIDO das
nossas escolas. Valeu!!!
Aqui no Rio está se aproximando as finais das escolhas dos sambas de
enredo das escolas. Cada noite de eliminatória é uma festa indescritível
com fogos, torcidas (claques) organizadas que fazem com que as quadras
das escolas estejam ao rubro.
Particularmente estou participando dos ensaios de bateria (... que acaba
fazendo 3 ou 4 passagens no samba depois de uma apenas sem bateria em
cada samba na disputa..... A Ilha teve no primeiro dia de escolha 24
sambas concorrentes.... é só imaginar...) na União da Ilha e Tuiuti e são
noites de muito convívio, alegria e muita...muita empolgação. Pelo que
estamos observando e ouvindo também em outras escolas os sambas no
Grupo Especial e Acesso vão estar este ano em um nível muito elevado.
Este é também o período em que as baterias das escolas em seus ensaios
técnicos (ensaios apenas para os ritmista sem intérpretes nem
cavaquinistas) fazem as novas “ viradas “ (saídas do refrão final para a
cabeça do samba por exemplo) novas “ paradinhas “..... Onde os tamborins
ensaiam novas “ bossas “ para depois serem colocadas no samba para
2006 (isso mesmo... tudo é feito á parte do samba e depois “ colado” no
samba!!!!).
Por exemplo... Nós na Ilha já temos uma “ virada “ de samba nova e 4 “
paradinhas “ diferentes sendo ensaiadas.
Mas o grande acontecimento de momento é a inauguração da CIDADE do
SAMBA. A Prefeitura do Rio de Janeiro fez uma obra extraordinaria em
prol do samba e do Turismo. Barracões ultramodernos (tem até passerelle
exterior para os visitantes observarem os trabalhos dentro dos barracões),
para as escolas poderem construir suas alegorias (carros alegóricos)...
lojas....restaurantes...museu....espaço para shows. Enfim toda uma infra-
estrutura que vai possibilitar actividades e visitas turísticas todo o ano (é
isso aí...agora todo o turista será encaminhado para a Cidade do Samba
pois vai ser mais um ponto turístico obrigatório da cidade).
Na próxima semana falarei de aspectos sociais a aproveitar pelas escolas de
samba aí em Portugal depois dos exemplos que estou vendo serem feitos
aqui no Rio e da sensação que é entrar na PASSARELA do SAMBA
(Sapucaí)... Envolto entre + de 250 ritmista.
Uma boa semana para todos com muito samba.... E muita felicidade. "
António Guerreiro
Saudações sambistas
Mais um Trofeu de samba se realizou em Estarreja e apesar da grande
qualidade do evento por força do nivel apresentado pelas escolas de samba
presentes, o que mais se ficou discutindo foram as classificações e as notas
atribuidas ás escolas pelos jurados.
Contrariamente deviamos era estar todos orgulhosos do evento que
mostrou que já está ser levado mais a serio e por isso mesmo mais engrandecido.
Pessoalmente posso não estar orgulhoso de certas "mentalidades" mas
sinto-me verdadeiramente orgulhoso de ter feito parte como participante
e assistente a tamanhã manifestação de grande trabalho e dedicação ao
samba apresentado naquele Avenida. Foi nesse aspecto uma noite gloriosa
para o samba em Portugal fazendo até que pessoas de sites e blogs
brasileiros me dessem os parabens e estejam procurando mais materia
sobre o samba em Portugal para divulgarem aos quais irei colaborar.
Deviamos por isso estar orgulhosos com tudo o que ficou de bom e ficamos
nos massacrando e gladiando com notas e votações.
Isto só vem mostrar que o objectivo VITORIA se subrepõe ao da
participação ,do convivio,( esse acaba logo que saiem as notas na varanda
da Camara !! )e do proprio engradecimento do evento.
É obvio que não devia ser assim ! Não pode ser assim !
Até relativamente ás notas a contestação COMEÇA SEMPRE PELO LADO
ERRADO !!
Quem contesta as notas dadas por exemplo daquela bateria,aquela
madrinha, aquelas fantasias etc..etc...procura sempre quem dá as notas
minimas. Porque não contesta quem dá as maximas ( pois até parece que
não viram o mesmo desfile !). Porque não contestar esses jurados dizendo
que também estão errados que não sabem votar ? Ainda não tinham
pensado nisso pois não ??
Acredito que para o ano algo já será feito para alterar quesitos e jurados e
então o evento será uma festa de principio ao fim e não acabar quando
se sabem os resultados em que tem sempre escolas que parecem ficar
destroçadas e contestando e desta maneira não está certo. Não é este o
espirito !
Vamos caminhando ( como dizia Haroldo Melodia ).....
Este mês de Julho e até pricipio de Agosto alguns Carnavais de Verão se
irão realizar.( Mealhada- (JÁ TEM COMENTARIO E VIDEOS E DO QUAL SE PODE TIRAR A GRANDE LIÇÃO E EXEMPLO DADO PELAS BATERIAS DA CHARANGUINHA E SOCIOS AO TEREM UMA ACTUAÇÂO CONJUNTA EM PALCO-MARAVILHOSO É A PALAVRA CERTA)-Sines,Santa Cruz,Sesimbra,Figueira da Foz,Loule )
o que fará com que muitas escolas continuem em plena actividade.
Deles falarei na proxima cronica com mais detalhes e entretanto noticias irão sendo divulgadas.
Para descomprimir um pouco de ondas negativas deixadas infelizmente
com os ultimos acontecimentos vou colocar o que me foi reencaminhado á
um tempo atrás pelo director de bateria do GRES A RAINHA ( Figueira
da Foz ) Paulo Ferreira:
A minha primeira " Cronica " datada de 2005 estava eu vivendo " com o
samba " no Rio de Janeiro, das muitas que escrevi na altura para o site da
escola.
Aqui a vou "deixar " por pensar ,tal como pensava nesse dia de 2005 que
valia a pena "falarmos ", " criticarmos ", divulgarmos, tirar duvidas e
aprendermos uns com os outros, sobre esta nossa paixão que apesar do
que nos tira nos retribui em dobro de prazer.
Confesso que por vezes, quanto mais vou conhecendo o samba em
Portugal, por vezes dá vontade de desistir de não dar algum do meu tempo para isto. Mas com toda a paixão que tenho e os
incentivos que até vem de muitos amigos sambistas do Rio e dos
"SAMBISTAS DE VERDADE"( um dia digo-vos como é considerado um
sambista de verdade para os elementos das velhas guardas das escolas de
samba no Rio) também de Portugal.... continuarei.
Continuarei não me calando, não dizendo o querem ouvir, mas sim o que
deve ser dito porque um dia aprendi e a vida me veio confirmando que as
palavras sinceras nem sempre são as mais agradaveis e as palavras
agradaveis nem sempre são as mais sinceras.
É isso ai parceiros.... não deixem nada por fazer nem nada para dizer !!
Vamu-Ki-Vamu....
Segue a 1ª "cronica" para o Gres Rainha.... escrita no Rio de Janeiro em
2005:
"É com enorme prazer que começo as minhas crónicas semanais.
Espero poder ser agradável e dar algo de novo a toda a comunidade REAL
e para todos os sambistas em geral. Será também mais uma maneira de
estar mais próximo do samba em Portugal.
E é pelo samba em Portugal que começo e com enorme alegria pela
realidade de este ano mais escolas portuguesas terem começado a compor
sambas originais! Já foi assim no Carnaval 2005 e sei que no próximo
mais algumas escolas vão seguir esse caminho. Isso é bom demais!!!!
Tenho mostrado aqui no Rio de Janeiro o trabalho das escolas portuguesas
a pessoas ligadas a escolas daqui tanto com o áudio de sambas como em
DVD e VHS os desfiles de algumas escolas em seus carnavais (Ovar,
Estarreja, Sesimbra, Abrigada e por ultimo até mostrei a Parcela 6). A
divulgação da análise ao desfile das escolas de Ovar por exemplo já
coloquei no fórum do Carnaval de Ovar... análise que é exactamente
idêntica à que fizerem há 2 semanas atrás ao desfile das escolas de
Estarreja) e o que é realmente mais criticado é a utilização de sambas
copiados na íntegra ou até transformados na sua letra original. Por isso
estou feliz por cada vez mais poder mostrar aqui trabalho VÁLIDO das
nossas escolas. Valeu!!!
Aqui no Rio está se aproximando as finais das escolhas dos sambas de
enredo das escolas. Cada noite de eliminatória é uma festa indescritível
com fogos, torcidas (claques) organizadas que fazem com que as quadras
das escolas estejam ao rubro.
Particularmente estou participando dos ensaios de bateria (... que acaba
fazendo 3 ou 4 passagens no samba depois de uma apenas sem bateria em
cada samba na disputa..... A Ilha teve no primeiro dia de escolha 24
sambas concorrentes.... é só imaginar...) na União da Ilha e Tuiuti e são
noites de muito convívio, alegria e muita...muita empolgação. Pelo que
estamos observando e ouvindo também em outras escolas os sambas no
Grupo Especial e Acesso vão estar este ano em um nível muito elevado.
Este é também o período em que as baterias das escolas em seus ensaios
técnicos (ensaios apenas para os ritmista sem intérpretes nem
cavaquinistas) fazem as novas “ viradas “ (saídas do refrão final para a
cabeça do samba por exemplo) novas “ paradinhas “..... Onde os tamborins
ensaiam novas “ bossas “ para depois serem colocadas no samba para
2006 (isso mesmo... tudo é feito á parte do samba e depois “ colado” no
samba!!!!).
Por exemplo... Nós na Ilha já temos uma “ virada “ de samba nova e 4 “
paradinhas “ diferentes sendo ensaiadas.
Mas o grande acontecimento de momento é a inauguração da CIDADE do
SAMBA. A Prefeitura do Rio de Janeiro fez uma obra extraordinaria em
prol do samba e do Turismo. Barracões ultramodernos (tem até passerelle
exterior para os visitantes observarem os trabalhos dentro dos barracões),
para as escolas poderem construir suas alegorias (carros alegóricos)...
lojas....restaurantes...museu....espaço para shows. Enfim toda uma infra-
estrutura que vai possibilitar actividades e visitas turísticas todo o ano (é
isso aí...agora todo o turista será encaminhado para a Cidade do Samba
pois vai ser mais um ponto turístico obrigatório da cidade).
Na próxima semana falarei de aspectos sociais a aproveitar pelas escolas de
samba aí em Portugal depois dos exemplos que estou vendo serem feitos
aqui no Rio e da sensação que é entrar na PASSARELA do SAMBA
(Sapucaí)... Envolto entre + de 250 ritmista.
Uma boa semana para todos com muito samba.... E muita felicidade. "
António Guerreiro
Saudações sambistas