CRONICA DE AGOSTO






Amigos sambistas
Terminou mais um periodo de desfiles de verão ( ou carnavais de verão) abrilhantados por algumas escolas de samba do país.
A primeira foi na Mealhada ( realizou pela 1ªvez) e que infelizmente não teve a aderencia de publico que era desejado embora o empenho e o nivel com que as escolas desfilaram bem o merecesse. Ver detalhes em : https://docs.google.com/document/mobilebasic?id=1zrs4y7uqH2zzMtN83E0Mr1xRKEeR-G5ETul93Yzer4M
Teve também desfile na Figueira da Foz com a caracteristica propria de cada escola da Figueira convidar uma outra escola para desfilar. Ver comentario em :https://docs1.google.com/document/edit?id=18zVi_56TIRwqPo2REp47sXSEshF1atXia000BOZHD1w&hl=pt_PT#
Uma outra nota positiva está no bom aproveitamento pela Figueira Grande Turismo em relação as escolas de samba para ter realizado mais um desfile na Figueira embora desta vez só com as escolas da Figueira logo no sabado seguinte o que só vem provar que em pleno verão é um dos filões a ser explorado.
Seguiu-se o Carnaval de verão em Sesimbra. Ver detalhes em :https://docs2.google.com/document/edit?id=1cK0of3RfqNQcYd0XgRju_F3rwCDaZBwrYx_ybaqv-l0&authkey=CPLlzIMM&hl=pt_PT#
Como também já vem sendo habitual Santa Cruz realizou mais um carnaval de verão com a participação das Escolas de Samba : Paraiso Tropical ( Penafirme-Alenquer)- Sócios da Mangueira( Mealhada ) e Juventude Vareira ( Ovar ). Bom desempenho das escolas de samba e mais uma vez com muito publico a assistir.
Infelizmente e por motivos ainda desconhecidos não se realizou um já tradicional Carnaval e que levava mais de 10 anos de realização. Que Loulé volte a ter em 2011 Carnaval de verão pois é uma grande perda para os foliões algarvios e para os muitos turistas que no mês de Agosto lotam o Algarve. Para o Gres Capricho de Abrigada que era como a escola vitalicia do evento foi também uma grande perca. A escola já por si deixou de ter actividade anual e sem este desfile, mais os sambistas dessa escola ( que guardarei para sempre num cantinho do meu coração !!) que á uns anos atrás era a escola com mais actividades e actuações em Portugal, deixaram de se divertir e gozar dos prazeres de desfilar.
Como rescaldo de tudo isto constacto que cada vez mais a grande maioria das escolas se preocupam muito com a qualidade a apresentar durante as diversas actuações durante o ano e não só para o Carnaval propriamente dito. É notória a grande melhoria tanto em actuações de palco como desfiles de rua.
Á ainda algumas escolas que não entendem assim ou não não fazem por ter essa politica infelizmente.
Mas é sempre bom lembrar que samba não é "guerra" , não são batalhas que se ganham ou se perdem. SAMBA é amor, é paixão, dedicação, respeito pelos valores dos outros, pelas superioridades e inferioridades das co-irmãs. Samba é competencia e aí ou se tem ou não. Escolas ( sambistas e seus dirigentes que perdem seu tempo, vendo , se preocupando de forma cega o que a escola "tal" faz ou deixa de fazer, perdem seu tempo , pois para alem de jamais poderem atingir taís niveis, se esquecem do seu proprio trabalho interno e das incompetencias e grandes entraves que tem em seu proprio seio.
Tenho repetido varias vezes que a mais valia de uma escola de samba não é o numero de plumas, lantejolas ....destaques, passistas pintadas etc..etc... mas sim AS PESSOAS !!! A sua comunidade !
Essa a maior riqueza de uma escola de samba !!! Ter gente !!! E principalmente te-la nos lugares certos !
E é também na mobilização que as escolas conseguem durante o ano interiro que se vê o potencial de cada escola e não só no Carnaval pois em pleno Carnaval é facil se " mascarar " de escola de samba.
Embora em menor quantidade já , pois o proprio samba e as pessoas que vão encarando de forma positiva o funcionamento de uma escola de samba as vão eliminando , ainda existem infelizmente alguns entraves em algumas escolas.
Tem peseudo-carnavalesco ( e em alguns casos até metido a coreografo também porque lhe dão esse credito sem ter as minimas condições ), pseudo-interpretes-compositores ( que apesar da incompetencia não querem dar oportunidade a outros mais capazes), peseudo-directores/mestres de bateria não tendo noções suficientes para o cargo... peseudo-sambistas- alguns mais jovens que estão chegando... mas vêm atropelando e desrespeitando os que mais experiencia e mais sabedoria tem, e também os outros , os mais antigos que tinham alguma influencia nas suas escolas apesar dos poucos conhecimentos, mas que agora se vêm sem esse poder e então procuram minar, dividir por se sentirem impotentes nas decisões de suas escolas. As novas gerações de sambistas já vão tendo outras visões que faz com que não sejam facilmente influenciadas como antigamente por esses " velhos (as ) do Restelo ".
Tem ainda aqueles(as) que querem aparecer mais que a propria escola( que o emblema da propria escola) mas que ainda não perceberam que com essa postura vão apenas "ofuscando" sua propria escola, fragilizando toda a estrutura que ela devia ter.
Teremos que conviver com eles mais uns tempos mas agora é mais facil pois a maioria já não se deixa enganar , já tem outra visão das coisas.
Por falar em visão aproveito para mais uma vez lamentar a FRACA VISÃO de todas as escolas de samba de Sesimbra que são contra o concurso no Carnaval. E nem preciso estar com conversa da treta ( paz á tua alma Antonio Feio) e polemicas mesquinhas e apenas escondem incompetencias e aproveitamentos , basta dizer .. e chega... é o suficiente : Ou todas as outras escolas do país onde existe concurso ( Mealhada-Ovar-Estarreja) andam enganadas.... não percebem nada...o que não parece.... basta ver a grande evolução que vão tendo e o sucesso que vão tendo esses concursos , ou então os dirigentes de escolas que não aceitam são uma sumidade... uma inteligencia.... ou devem ter uma visão que ninguem mais entende . Enfim........ só mesmo para rir... depois o resultado vai estando na rua.
Felizmente entretanto coisas boas vão acontecendo....
Uma nota bem agradavel é a formação de mais um grupo de samba em Portugal ( Samba do Morro) constituido por elementos de grande valor e que tem tudo para dar certo.( ver dados do grupo no blog. Obrigado Carlos Pinho por me ter fornecido o logotipo do Grupo e a formação do Grupo com os nomes e intrumentos que o compoêm). Ver o seu blog:http://sambadomorro.blogspot.com/
Outras notas agradaveis são os presidentes de escolas de samba que estão dando uma virada em suas escolas e fazendo com que elas evoluam de uma forma bem notoria. De salientar também os sambistas que trabalham e dão todo o seu esforço para a organização de festas de samba ,( na proxima cronica farei o historial das festas de samba em Portugal que começaram em 1987 na Academia de Sacavém por iniciativa de Ricardo Mira e apoio de Reinaldo Silva ) de colocar os sambistas em actividade e com isso o convivio e a confraternização que tão saudavel é para todos nós.
Tem directores de escolas que estão já colocando as pessoas certas nos lugares certos para dirigir...para ensinar.... e isso está a funcionar e ainda vai funcionar melhor daqui a uns tempos.
Outro motivo bem alegre foi a visão da escola de samba Vai Quem Quer e do Carnaval da Mealhada para melhorar e se cultivar ainda mais com a colaboração do conceituado e campionissimo carnavalesco Raul Diniz.
Parabens pela visão e até pela humildade pois é também o reconhecimento por parte de dirigentes e carnavalescos que muito tem a aprender com tudo o que Raul Diniz tem em sua bagagem carnavalesca.
Que haja um bom e enriquecedor aproveitamento ao contrario do anterior Carnaval em que os pseudo-carnavalescos nem perto chegaram para tirar duvidas , saber coisas, aprender mais alguma coisa daquilo que julgam saber fazer. Enfim... mas lá vão enganando uns quantos , sendo até pagos, e se julgando nada ter a aprender com ninguem.
Resumindo é a grande noticia da pré-epoca.
Raul Diniz fazer parceria com Nuno Sardine no enredo da VQQ e contribuir também para o engradecimento do Carnaval da Mealhada só nos deve fazer sentir gratos e orgulhosos.
É isso aí..... por falar em enredos é esta a fase da definição dos enredos logo seguida da composição dos sambas de enredo. Espero que mais escolas da Mealhada façam samba de enredo original seguindo o exemplo dos Socios da Mangueira em 2010. Desejo a todos os intervenientes nessas areas boa inspiração e muita dedicação para que boas obras sejam realizadas. Só um pedido... deixem trabalhar quem sabe... no que sabe... e barrem o caminho aos aproveitadores e a certos "mitos" que não permitem nem o desenvolvimento nem o bom funcionamento das escolas bem como nas relações com outras escolas de samba.
Falando em ralações aproveito para agradecer o convite que me foi feito pelo Novo Imperio para desfilar na sua bateria no desfile de verão na Figueira o que só não aconteceu por não me ter sido possivel estar presente.
É com grande satisfação que constacto que cada vez mais vai acontecendo fora do Carnaval sambistas actuarem por outras escolas. Sempre desejei ver isso acontecer... e aí está !!! Da minha parte sempre que para tal for convidado terei e maior prazer e até orgulho pois antes de qualquer coisa pertenço ao samba , ao Carnaval, ao espectaculo , embora defenda, e isso aí sem a menor duvida, com toda a dedicação e amor a escola pelo qual sou ritimista oficial. Estarei sempre indiferente ás "guerrilhas" entre escolas...sempre que seja convidado..seja porque escola for. Aproveito até para repor a verdade em relação a um comentario meu depois de uma festa de samba na Figueira da foz em que lamentava a não paticipação de todas as escolas da Figueira. Mas segundo me foi comunicado por directores de outras escolas não participavam porque simplesmente não eram convidadas. O " seu a seu dono" mas fica na mesma o meu lamento por as coisas serem assim.
Deixo também a referencia de que se aproxima a maior e melhor festa de samba que se realiza em Portugal. Será no dia 11 de Setembro com todas as escolas da Mealhada e aquelas que vierem a ser convidadas. Que seja mais um grande exito e com a qualidade a que já nos habituaram e que mais uma vez as escolas mostrem a sua vitalidade e o prazer de participarem nestes eventos. Logo que sejam conhecidas as escolas participantes e o programa da festa divulgarei aqui no blog.
Como nota um pouco á parte do samba mas que acaba tendo laços que se ligam pois é musica de Carnaval da Bahia tenho mais uma vez que aplaudir e de certa maneira ficar até impressionado com o "fenomeno " Tripa Trio-É um verdadeiro delirio de verão em Sesimbra. Foi uma noite deslumbrante de alegria. Volto a lamentar que este grupo não tenha mais cobertura nacional , não se expandam por mais regiões levando toda esta alegria e toda esta boa qualidade musical que o verão em Sesimbra já não vai poder nunca prescindir. Valeu Tripa. Embora não sendo propriamente fan desse tipo de musica reconheço que é um trabalho digno dos maiores elogios e que vocês são um autentico show !!
---- e por ultimo com respeito aos que merecem ser respitados.......
Saudações sambistas .....Fui.......
De férias uma semaninha pois aguarda-me já muitos ensaios com a bateria azul e branca do morro da marconi ( http://www.youtube.com/watch?v=yy0lb-ExYEI ) o primeiro do quais já este sabado vou ter de faltar.....

CRONICA DE JULHO

Amigos sambistas

Mais um Trofeu de samba se realizou em Estarreja e apesar da grande

qualidade do evento por força do nivel apresentado pelas escolas de samba

presentes, o que mais se ficou discutindo foram as classificações e as notas

atribuidas ás escolas pelos jurados.
Contrariamente deviamos era estar todos orgulhosos do evento que

mostrou que já está ser levado mais a serio e por isso mesmo mais engrandecido.
Pessoalmente posso não estar orgulhoso de certas "mentalidades" mas

sinto-me verdadeiramente orgulhoso de ter feito parte como participante

e assistente a tamanhã manifestação de grande trabalho e dedicação ao

samba apresentado naquele Avenida. Foi nesse aspecto uma noite gloriosa

para o samba em Portugal fazendo até que pessoas de sites e blogs

brasileiros me dessem os parabens e estejam procurando mais materia

sobre o samba em Portugal para divulgarem aos quais irei colaborar.
Deviamos por isso estar orgulhosos com tudo o que ficou de bom e ficamos

nos massacrando e gladiando com notas e votações.
Isto só vem mostrar que o objectivo VITORIA se subrepõe ao da

participação ,do convivio,( esse acaba logo que saiem as notas na varanda

da Camara !! )e do proprio engradecimento do evento.
É obvio que não devia ser assim ! Não pode ser assim !
Até relativamente ás notas a contestação COMEÇA SEMPRE PELO LADO

ERRADO !!
Quem contesta as notas dadas por exemplo daquela bateria,aquela

madrinha, aquelas fantasias etc..etc...procura sempre quem dá as notas

minimas. Porque não contesta quem dá as maximas ( pois até parece que

não viram o mesmo desfile !). Porque não contestar esses jurados dizendo

que também estão errados que não sabem votar ? Ainda não tinham

pensado nisso pois não ??
Acredito que para o ano algo já será feito para alterar quesitos e jurados e

então o evento será uma festa de principio ao fim e não acabar quando

se sabem os resultados em que tem sempre escolas que parecem ficar

destroçadas e contestando e desta maneira não está certo. Não é este o

espirito !
Vamos caminhando ( como dizia Haroldo Melodia ).....
Este mês de Julho e até pricipio de Agosto alguns Carnavais de Verão se

irão realizar.( Mealhada- (JÁ TEM COMENTARIO E VIDEOS E DO QUAL SE PODE TIRAR A GRANDE LIÇÃO E EXEMPLO DADO PELAS BATERIAS DA CHARANGUINHA E SOCIOS AO TEREM UMA ACTUAÇÂO CONJUNTA EM PALCO-MARAVILHOSO É A PALAVRA CERTA)-Sines,Santa Cruz,Sesimbra,Figueira da Foz,Loule )

o que fará com que muitas escolas continuem em plena actividade.
Deles falarei na proxima cronica com mais detalhes e entretanto noticias irão sendo divulgadas.
Para descomprimir um pouco de ondas negativas deixadas infelizmente

com os ultimos acontecimentos vou colocar o que me foi reencaminhado á

um tempo atrás pelo director de bateria do GRES A RAINHA ( Figueira

da Foz ) Paulo Ferreira:
A minha primeira " Cronica " datada de 2005 estava eu vivendo " com o

samba " no Rio de Janeiro, das muitas que escrevi na altura para o site da

escola.
Aqui a vou "deixar " por pensar ,tal como pensava nesse dia de 2005 que

valia a pena "falarmos ", " criticarmos ", divulgarmos, tirar duvidas e

aprendermos uns com os outros, sobre esta nossa paixão que apesar do

que nos tira nos retribui em dobro de prazer.
Confesso que por vezes, quanto mais vou conhecendo o samba em

Portugal, por vezes dá vontade de desistir de não dar algum do meu tempo para isto. Mas com toda a paixão que tenho e os

incentivos que até vem de muitos amigos sambistas do Rio e dos

"SAMBISTAS DE VERDADE"( um dia digo-vos como é considerado um

sambista de verdade para os elementos das velhas guardas das escolas de

samba no Rio) também de Portugal.... continuarei.
Continuarei não me calando, não dizendo o querem ouvir, mas sim o que

deve ser dito porque um dia aprendi e a vida me veio confirmando que as

palavras sinceras nem sempre são as mais agradaveis e as palavras

agradaveis nem sempre são as mais sinceras.
É isso ai parceiros.... não deixem nada por fazer nem nada para dizer !!

Vamu-Ki-Vamu....
Segue a 1ª "cronica" para o Gres Rainha.... escrita no Rio de Janeiro em

2005:

"É com enorme prazer que começo as minhas crónicas semanais.

Espero poder ser agradável e dar algo de novo a toda a comunidade REAL

e para todos os sambistas em geral. Será também mais uma maneira de

estar mais próximo do samba em Portugal.

E é pelo samba em Portugal que começo e com enorme alegria pela

realidade de este ano mais escolas portuguesas terem começado a compor

sambas originais! Já foi assim no Carnaval 2005 e sei que no próximo

mais algumas escolas vão seguir esse caminho. Isso é bom demais!!!!

Tenho mostrado aqui no Rio de Janeiro o trabalho das escolas portuguesas

a pessoas ligadas a escolas daqui tanto com o áudio de sambas como em

DVD e VHS os desfiles de algumas escolas em seus carnavais (Ovar,

Estarreja, Sesimbra, Abrigada e por ultimo até mostrei a Parcela 6). A

divulgação da análise ao desfile das escolas de Ovar por exemplo já

coloquei no fórum do Carnaval de Ovar... análise que é exactamente

idêntica à que fizerem há 2 semanas atrás ao desfile das escolas de

Estarreja) e o que é realmente mais criticado é a utilização de sambas

copiados na íntegra ou até transformados na sua letra original. Por isso

estou feliz por cada vez mais poder mostrar aqui trabalho VÁLIDO das

nossas escolas. Valeu!!!

Aqui no Rio está se aproximando as finais das escolhas dos sambas de

enredo das escolas. Cada noite de eliminatória é uma festa indescritível

com fogos, torcidas (claques) organizadas que fazem com que as quadras

das escolas estejam ao rubro.

Particularmente estou participando dos ensaios de bateria (... que acaba

fazendo 3 ou 4 passagens no samba depois de uma apenas sem bateria em

cada samba na disputa..... A Ilha teve no primeiro dia de escolha 24

sambas concorrentes.... é só imaginar...) na União da Ilha e Tuiuti e são

noites de muito convívio, alegria e muita...muita empolgação. Pelo que

estamos observando e ouvindo também em outras escolas os sambas no

Grupo Especial e Acesso vão estar este ano em um nível muito elevado.

Este é também o período em que as baterias das escolas em seus ensaios

técnicos (ensaios apenas para os ritmista sem intérpretes nem

cavaquinistas) fazem as novas “ viradas “ (saídas do refrão final para a

cabeça do samba por exemplo) novas “ paradinhas “..... Onde os tamborins

ensaiam novas “ bossas “ para depois serem colocadas no samba para

2006 (isso mesmo... tudo é feito á parte do samba e depois “ colado” no

samba!!!!).

Por exemplo... Nós na Ilha já temos uma “ virada “ de samba nova e 4 “

paradinhas “ diferentes sendo ensaiadas.

Mas o grande acontecimento de momento é a inauguração da CIDADE do

SAMBA. A Prefeitura do Rio de Janeiro fez uma obra extraordinaria em

prol do samba e do Turismo. Barracões ultramodernos (tem até passerelle

exterior para os visitantes observarem os trabalhos dentro dos barracões),

para as escolas poderem construir suas alegorias (carros alegóricos)...

lojas....restaurantes...museu....espaço para shows. Enfim toda uma infra-

estrutura que vai possibilitar actividades e visitas turísticas todo o ano (é

isso aí...agora todo o turista será encaminhado para a Cidade do Samba

pois vai ser mais um ponto turístico obrigatório da cidade).
Na próxima semana falarei de aspectos sociais a aproveitar pelas escolas de

samba aí em Portugal depois dos exemplos que estou vendo serem feitos

aqui no Rio e da sensação que é entrar na PASSARELA do SAMBA

(Sapucaí)... Envolto entre + de 250 ritmista.

Uma boa semana para todos com muito samba.... E muita felicidade. "

António Guerreiro
Saudações sambistas

TROFÉU NACIONAL DE SAMBA-NOTAS FINAIS

NOTAS FINAIS depois do rescaldo do III TROFÉU NACIONAL DE ESCOLAS DE SAMBA EM ESTARREJA.

NOTA 100

- Para o proprio Troféu em si que teve até cobertura televisiva.
- Para a Associação de Carnaval de Estarreja por manter de pé este evento que pode e deve continuar a fazer parte do calendario do samba em Portugal
-Para o publico maravilhoso e participativo na festa.
- Para as escolas de samba que já encararam com grande cuidado e responsabilidade o evento e que deram um magnifico espectaculo orgulhando este nosso "mundo do samba " !
- Para o vencedor TREPA COQUEIRO de ESTARREJA que vive na realidade um momento magico... um ano maravilhoso. É como aqueles compositores de samba que volta e meia fazem umas obras de arte , umas composições antologicas. Assim aconteceu com o Trepa este ano. Tudo começou com um enredo maravilhoso como o disse desde o primeiro dia que tomei conhecimento. Um samba bom que encaixou de tal maneira com o arranjo da bateria ( desenhos de tamborim que encaixam em cheio e levantam em certas partes o samba... viradas e paradinhas de muito bom gosto e com um pormenor muito importante, EMPOLGANTE.) que fez com que toda a escola viesse com uma grande dinamica, uma garra, e uma empolgação quase contagiante. Depois tem uma vantagem que para as escolas de Sesimbra e Figueira acaba tendo o seu peso. Como tem campeonato em Estarreja as escolas fazem seu trabalho com base nos quesitos a julgamento e então ficam muito mais bem preparadas em relação ás que não tem concurso pois essas acabam tendo um desfile em suas localidades bem mais descontraido e de menos responsabilidade. Por isso facilmente se notou que o Trepa desfilou com experiencia de passar aquela avenida para ser julgada.
Pontos mais fortes que garantiram quase desde logo a vitoria : bateria- m/sala e porta bandeira -comissão de frente. E por arrasto obviamente o conjunto.
Valeu Trepa. Aproveito para agradecer a hospitalidade com que receberam alguns dos elementos que visitaram a vossa sede no sabado á tarde antes do desfile. Pena não termos chegado a tempo de ver o ensaio.
- Para a novamente vice-campêa BOTA NO REGO que voltou a fazer bonito a deixar as suas caracteristicas de um desfile em estilo diferente com alas livres pois não é obrigatorio em lado nenhum ALAS COREOGRAFADAS. As alas servem para representar o enredo. Simplesmente !! Penso que voltou a ficar o respeito e admiração pelo nosso trabalho que só não foi melhor porque como não existe campeonato em Sesimbra e não sabemos se seremos ou não os convidados não podemos trabalhar com antecedencia para o Troféu como o pode fazer as campêas de Estarreja,Ovar e Mealhada que sabem que automaticamente estão convidadas.
Esperemos que a Associação de Carnaval de Estarreja possa para o ano fazer as coisas com mais tempo e mais cedo para dar mais hipoteses de preparação as escolas de Sesimbra, Figueira ou outras que possam vir a ser convidadas.
A escola veio honrada para baixo com o vice. Bem divertida e alegre tal como o mostrou no recinto enquanto decorreu o show do Na Contramão.

Pontos mais fortes- madrinha/rainha ( a melhor e mais pontuada do Troféu ) -fantasias e conjunto
- PARA A UNIDOS DO MATO GROSSO
Voltou também a repetir a classificação de 2008 mas teve um desempenho um pouco aquem das expectativas criadas pois como alguem já o disse tal como no futebol por exemplo, tem uns dias menos bons que outros.
Mas quanto a mim é um lugar muito honrroso pois com o nivel com que se apresentaram as escolas que ficaram em posições inferiores muita coisa podia ter mudado em termos classificativos.
Alias o bom trabalho da escola nos ultimos anos tem tido o reflexo no Troféu. Um vice-campeonato e dois 3º lugares. Ou seja..... sempre o pódio.
Pontos mais fortes : Madrinha de bateria e fantasias.
-PARA OS SOCIOS DA MANGUEIRA
Virada completa em relação a 2008. Fantasias mais caprichadas , um conjunto mais homogenio e muito mais bem organizado. Muita alegria. Valeu por terem prestigiado com maior vontade e cuidado o evento.
Pontos mais fortes: A melhor comissão de frente que se apresentou no Troféu e bateria com um nivel que tenho vindo a registar desde que Xandinho passou a dirigi-la.
- PARA A COSTA DE PRATA
Outra escola que em relação a 2008, onde teve uma prestação bem modesta ( lembro que foi meio á pressa pois tinham uma outra actuação nessa noite ) se apresentou a um nivel bem proximo do seu real valor. Foi para mim muito gratificante ter estado no meio de pessoal da Charanguinha que me ia dando dicas muito positivas em relação á Costa de prata e seu estilo de desfilar e fazer Carnaval.
Pontos mais fortes: Bateria - e UM MARAVILHOSO ENREDO( pena não estar a julgamento esse quesito- É até um pouco ridiculo que assim seja pois o ENREDO é a base de tudo.... mas mesmo tudo... o que depois passa na avenida !! ) que retratava a historia do Carnaval de Ovar. ( por aí se pode ver a grandiosidade e importancia do enredo !! ).
Esse enredo me sensibilisou( Pakete sabe bem porquê ).


FALTOU ACRESCENTAR QUE O TROFEU NACIONAL FOI PRESTIGIADO PELA PRESENÇA DO AUTOR DO ENREDO DO GRES BOTA NO REGO- RAUL DINIZ- CAMPEÃO 9 VEZES NO CARNAVAL DE S.PAULO. BASTAR-ME-IA POR ISSO A VISÃO E OPINIÃO DE ALGUEM COM MAIS EXPERIENCIA E MAIS SABER PARA TER OS RESULTADOS E AS CONCLUSÕES SEM AS MINIMAS DUVIDAS.
SE QUISEREM SABER MAIS SOBRE A CREDIBILIDADE DE TAMANHA PERSONAGEM É ...VER EM
:http://g1.globo.com/Carnaval2008/0,,MUL233854-9772,00.html

EM: http://www.botanorego.com/index.php?option=com_content&view=article&id=129&Itemid=107
OU EM :http://www.rotadosamba.com/Nomundodosamba.php

100 NOTA


- Para a onda de rivalidades ( onde estaria tal coisa escondida ) manifestadas de varias maneiras e locais depois do evento realativamente a valores , pessoas e instituições. Lamentavel. Muito triste. Tanta vez que apelo que seja precisamente o contrario.
-Para a demasiada importancia dada a uma vitoria ou um lugar num evento que ainda está em crescendo e com algumas imperfeições pois isso gera obviamente uma ansiedade desmedida e até a perda de descernimento em alguns casos e ocasiões.
- Para a continua falta de reconhecimento do valor... DA EXPERIENCIA.... das superioridades de cada um e cada escola. Não leva ...nem levará a lado nenhum. Nunca levou ... por isso não será agora que iria acontecer.
- Para a demora em mudar os quesitos ( não tem justificação o ENREDO que gra tudo e SAMBA de ENREDO não serem quisitos. E anular o quesito Madrinha pois se TODOS sabemos que não é quesito em parte alguma- tanto assim que não entra a votação nem no Carnaval de Estarreja , nem de Ovar e nem da Mealhada-. Então porque razão se mantêm no Troféu Nacional ?
Os jurados bastava serem as mesmas pessoas que votam no Carnaval em Estarreja pois se tem credito para analisar o Carnaval de Estarreja bem á vontade analisariam o Troféu Nacional. Simples e sem mais polémicas.

PARA DESCONTRAIR UM POUCO OS RITIMISTAS VER EM :http://www.youtube.com/watch?v=Bw50M5gqXIM

Saudações sambistas
Nos encontramos por aí nas proximas festas de samba.

FESTA TROPICAL 2010- GRES PARAISO TROPICAL

NOTA 100
- Para a maneira sempre acolhedora e simpatica que a direção do Gres Paraiso Tropical recebe os participantes e assistentes na Festa.
Para o convivio sempre salutar que acontece todos os anos o que torna sempre uma das deslocações mais desejadas pelas escolas de samba a sul.


-Para o bom desempenho das 4 escolas presentes embora como foi mais que evidente tanto Gres Bota no Rego como Unidos de Mato Grosso estejam a um nivel bem mais elevado que Gres Batuque e Gres Paraiso Tropical.
No entanto foi bem nitido o progresso que ambas já tiveram em 1 ano. Parabens por isso para o trabalho que estão procurando desenvolver .
Curioso que Bota no Rego e Unidos de Mato Grosso estarão em disputa no dia 26 de Junho em Estarreja para o Troféu Nacional e já deu para ver 3 dos quesitos desse Troféu a concurso ( dele falarei mais em baixo ) também estiveram esta noite a disputa ( Bateria-Madrinha/Rainha de Bateria e Mestre Sala /Porta Bandeira ) o que já dá para ter uma ideia e ilações. Como era dito num programa da Globo- A escolinha com Chico Anisio- Quem CAP(i)TOU....CAP( i)TOU .....QUEM NÃO CAP(i)TOU ...VAI CAP(i)TAR DAQUI A UMAS SEMANAS !!!!
NÃO Á SEGREDOS !!! É TUDO UMA QUESTÂO DE TRABALHO...MUITO TRABALHO....MUITO ENSAIO !!! E enquanto já haja quem esteja ensaiando á muito tempo 3 vezes por semana tem quem ainda não o tenha feito ou pense que o tempo que falta chega PARA O FAZER OU ATINGIR NIVEIS SUFICIENTES !!! Puro engano.
ENFIM.........

VER VIDEOS DA FESTA :
GRES PARAISO TROPICAL-http://www.youtube.com/watch?v=i6sIz7YqL_Q
UNIDOS DO MATO GROSSO- http://www.youtube.com/watch?v=VynxzlYEIqE
UNIDOS DO MATO GROSSO 2 - http://www.youtube.com/watch?v=hacVG58osBs
GRES BATUQUE DO CONDE - http://www.youtube.com/watch?v=5WxWWdsQl8A
GRES BATUQUE DO CONDE 2 - http://www.youtube.com/watch?v=_7nXAFxU2lg
GRES BOTA NO REGO 2 - http://www.youtube.com/watch?v=6JdUIjPY2VY
GRES BOTA NO REGO - http://www.youtube.com/watch?v=Zr1umviO1b0
GRES BOTA NO REGO 3 - http://www.youtube.com/watch?v=vt9TTB9_Oq4
GRES BOTA NO REGO 4- http://www.youtube.com/watch?v=0oUdCQMolpE


100 NOTA

-Para a falha que certas escolas de samba ( volto a referir.... CADA VEZ MAIS VÃO SENDO APENAS ESCOLAS DE CARNAVAL !! ) todos os anos vão tendo acabando por não comparecer na Festa.
LAMENTAVEL que com tanta escola convidada apenas tenham vindo 3 escolas e 1 de longe ( Figueira da Foz- Unidos do Mato Grosso ). Bom meditar em tudo isto !!
Bom não ser tolerante com isto ...nem muito menos hipocrita pois é ruim demais !!!


- Para o concurso que foi feito na segunda parte da Festa.
Festa.... a palavra diz tudo......
Nunca foi visto e nem nunca mais deve acontecer numa FESTA DE SAMBA( ou Festa Tropical...como lhe queiram chamar ) um concurso seja daquilo que for !!
Uma Festa é convivio, confraternização, e como se viu a Festa terminou em stress, nervosismo, contestações bobas, ambiente tenso.....SEM NECESSIDADE NENHUMA.
Que as escolas de samba se recusem a qualquer concurso em uma FESTA de SAMBA.
Para isso existem os concurso proprios. Eleições disto e daquilo, troféu disto e daquilo... AGORA EM UMA FESTA DE SAMBA NUNCA.
Não havia necessidade disso ainda para mais com um juri muito desiquilibrado em termos de conhecimentos e por isso credibilidade.
Recuso-me até a dizer quem foram os eleito( premiados).... e não vão pensar que é por o Bota no Rego não ter ganho...... ATÉ GANHOU ..... mas recuso-me a dizer quem foram os vencedores. Quero pensar que estive a sonhar.... QUE ISSO NEM ACONTECEU. FOI UMA BRINCADEIRA DE MUITO MAU GOSTO !!!
Podiamos ter acabado todos em festa..... e foi o que se viu. Infelizmente !!!
Com os erros se aprende muito.
Espero que o Gres Paraiso Tropical e as escolas presentes tenham APRENDIDO BEM A LIÇÃO COM ESSES ERROS.

VAMU-KI-VAMU !
Saudações sambistas




AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

NOTA 100
- Para a familia Eugenio pela forma como sempre me têm acolhido na Figueira da Foz quando lá vou.
- Para a homenagem que me foi feita na voz de Xando e com a contribuição dó Gres Charanguinha.
- Para mais uma vez ser convidado pelos Sócios da Mangueira ( Mealhada ) a estar presente em mais uma festa de samba ( dia 29 ).
- Pelo convite feito pelo presidente do Gres Batuque da Quinta do Conde para fazer um workshop de TAMBORIM dia 22 de Maio para os elementos da sua escola.

PARABENS CHARANGUINHA



Foi uma maravilhosa noite de convivio, e como era de prever de samba de muita qualidade.
Pena a acústica do pavilhão tenha sido uma grande adversidade para o espectaculo.
A acrescentar ao que já foi dito da anterior festa (Festa de aniversário da Unidos do Mato Grosso ) no sabado passado por isso nem farei referencia ás actuações da Vai Quem Quer- Charanguinha - Sócios da Mangueira e Unidos do Mato Grosso pois todo o seu brilho como era de esperar foi repetido este sabado. Previa o aumento de qualidade que esta iria ter com o reforço do elenco .
Começo primeiro com a confirmação do excelente momento que atravessa a bateria do Trepa Coqueiro de Estarreja http://www.youtube.com/watch?v=uxlrPruqYHg
( bem como toda a Escola- Campeã este Carnaval e como bases e planos futuros que ainda a vão fortalecer bem mais ) .Pecou apenas na minha opinião em ter vindo com demasiados ritimistas para uma actuação de palco e ainda para mais com as condições acusticas de um pavilhão.( quantos menos ...melhor se ouvem ). Parabens !!! Ouvi falar muito bem mas não tinha ainda visto e ouvido.
Costa de Prata ( Ovar ) também a um bom nivel como era também opinião de muita gente com quem falo. Já tinha referido mas volto a frisar que a " bateria feminina " é uma excelente iniciativa de que se devem orgulhar. Foi bom presenciar esse momento.
Independentes da Vila ( Estarreja )também uma boa surpresa pois foi também a primeira vez que tive a oportunidade de assistir a uma actuação sua.
A actuação da " minha " escola Gres Bota no Rego http://www.youtube.com/watch?v=sCAk24BG0cQ
http://www.youtube.com/watch?v=YpjoYwbgruY
http://www.youtube.com/watch?v=dB2dxUokoN4
http://www.youtube.com/watch?v=DxvrvRZKmeE
penso ter sido muito agradavel e dentro de uma linha um pouco diferente da tónica das actuações da noite.
Por isso 2 coisas nos devem orgulhar. Termos trabalhado para esse desempenho e sermos CONVIDADOS para uma festa desta grandeza e onde o samba está ao nivel mais elevado do país.
Notas a salientar e tem de ser vistas como exemplo de como deve ser encarada a vivência entre as escolas de samba e seus sambistas foram algumas:
André Bastos ( Vai Quem Quer ) ter tocado cavaquinho pela Trepa Coqueiro. É este o espirito . Rivalidades sim, mas saudavel e na avenida.
Outra nota a salientar e que sempre defendi e sempre desejei ver e ouvir ( como se faz no Rio com GRANDE NATURALIDADE !!!! ) :
É as escolas de samba INTERPRETANDO SAMBAS ENREDOS DE OUTRAS ESCOLAS !!
MARAVILHOSO ter assistido a esse momento que a Vai Quem Quer e Sócios da Mangueira fizeram interpretando sambas da Charanguinha !!!! http://www.youtube.com/watch?v=yijrg9JWyvM
http://www.youtube.com/watch?v=nUpcyaUv01s
Este não é o melhor caminho que o samba deve seguir........ É O ÚNICO !!!!
MUITO MELHOR QUE MAIS PALAVRAS POSSA AQUI ESCREVER SOBRE A FESTA É A FRASE PROFERIDA POR UM DOS MAIORES SAMBISTAS E CONHECEDOR DE SAMBA EM PORTUGAL- XANDO - QUE DIZ TUDO EM PUCAS LINHAS.
" PARABENS PELA QUALIDADE DE SAMBA QUE ESTA NOITE FOI AQUI APRESENTADO. ESTIVERAM AQUI PROVAVELMENTE AS MELHORES ESCOLAS DE SAMBA DE PORTUGAL "
FACIL..... OBJECTIVO..... E COM CONHECIMENTO DE CAUSA !!!
O QUE POSSA ESCREVER EM CIMA DISTO É BLÁ...BLÁ.... BLÁ..... E QUEM POSSA DUVIDAR...... TALVEZ ANDE ENGANADO OU PIOR AINDA..... ENGANANDO OS OUTROS !!!
NOTAS FINAIS-
Esta festa ter proprcionado aos elementos do Gres Bota no Rego a possibilidade de conviver e confraternizar ( que satisfação ver grande parte dos elementos do Bota com camisetas , blusões , cachecóis de outras escolas de samba !!! ). Que as vistam e usem em mais ocasioes pois como verificamos elementos de outra escolas vestem a do Bota com grande orgulho. ( ver o exemplo desta noite em que o Presidente do Batuque da Mealhada e outro ritimista dessa escola se encontravam na festa( Batuque não participou ) com a camisola do Bota no Rego-2008.
Foi a confirmação do quanto é bom o convivio e confraternização com as mentes nortenhas do samba.
Esta festa ter proporcionada á maioria da bateria do Bota verificar o que muitas vezes eu mencionei tanto pessoalmente como por escrito, sobre o nivel de baterias das escolas presentes na festa. Agora ouviram e viram " AO VIVO E A CORES " e já podem contar que é assim mesmo...é verdade verdadinha..... MUITA QUALIDADE !!!
Esta festa também ter proporcionado aos carnavalescos presentes a observação do trabalho de cada um e aí o Gres Bota no Rego deixou concerteza a sua marca em algumas fantasias apresentadas.
Que todas estas permutas sejam beneficas para evolução de cada escola de samba e não para uma visão só direcionada para um lado. Nem valorizar só as baterias ( dança, coreografias, visual - fantasias - contam muito também em espectaculo de palco !!! ) como não valorizar e estar a ver uma escola só com base nas fantasias.
Em ambos os casos só quem é ignorante- IGNORANTE- pode fazer comentarios depreciativos sobre quaisqueres desses quisitos.
Um exemplo bem pratico do que digo :
.... Em palco uma bateria maravilhosa com um samba muito bom interpretado por um excelente interprete e cavaquinista e se há alguem que possa tirar o brilho a essa escola só porque as fantasias não tem a classe equivalente a tudo o resto que foi dito..... ANDA POR AÍ ENGANADA ..... OU PIOR AINDA.... TENTANDO ENGANAR E INFLUENCIAR OS OUTROS COM A SUA TOTAL IGNORANCIA SOBRE ESTA MATERIA.
Só que como foi visto nesta festa..... O SAMBA IGNORA-OS ( AS ) !!!!
Saudações sambistas.
Ver algumas fotos da Festa em : http://picasaweb.google.pt/antonioguerreiro2/FESTADEANIVERSARIODACHARANGUINHA?feat=directlink
Nota DESAGRADAVEL- Infelizmente não serão apresentados videos de todas as escolas como o fiz com a festa anterior por motivos tecnicos ( problemas com a maquina de filmar e com a qualidade com que algumas filmagens ficaram - principalmente a nivel de som-)
E O SAMBA CONTINUA......
DIA 28/29 de Maio vai ter continuação de samba em Portugal.
Será na Mealhada ( Festa dos Sócios da Mangueira )
As escolas de samba ( não as escolas carnavalescas ou para consumo interno ) tudo fazem para manter o samba em acção todo o ano.
A DIVERSÃO E ALEGRIA continuam !!
VAMU- KI- VAMU !!!

FESTA DE ANIVERSÁRIO DA UNIDOS DO MATO GROSSO

NOTA 100
-Começo por dar os parabens pelo esforço e dedicação da comunidade da Unidos do Mato Grosso para colocar esta festa ao nivel que foi.
Assim.... o trabalho... o cansaço compensa .
Desde a colocação da tenda num lugar maravilhoso ( junto á praia- no calçadão ) á maneira como as escolas foram recebidas, ao som , aos bares , e ao proprio elenco da festa pois muito do que de melhor se faz neste país em escolas de samba pisou o palco da FESTA DO 8º ANIVERSARIO DA U.M.G foi sem duvida uma excelente FESTA DE SAMBA.
O convivio como é comum com as gentes do samba foi maravilhoso. Tinha já saudades destes bate-papos onde se podem dizer e ouvir as coisas sem hipocrisias e sabendo aceitar as criticas uns dos outros entre uma e outra cerveja ou caipirinha. Coisas dificies de explicar por palavras ...só mesmo quem vive isso ao " vivo e a cores ".
Quanto ao desempenho das escolas presentes tudo acabou por se confirmar.
Charanguinhahttp://www.youtube.com/watch?v=YviG2Q-XDn8 http://www.youtube.com/watch?v=yoAgHcgY0wg ( NOVO )
http://www.youtube.com/watch?v=dlXK6smlTsE ( NOVO ) e Vai Quem Quer http://www.youtube.com/watch?v=7Fk1-PQDQoY-( NOVO) http://www.youtube.com/watch?v=cGP9dcZZgTQ ( NOVO ) http://www.youtube.com/watch?v=7Fk1-PQDQoY
sem surpresa no nivel apresentado- MUITO BOM- O contrario é que surpreendiria.
Nota para os 8 novos elementos ritimistas (1º ano de carnaval ) que a Vai Quem Quer apresentou em palco. O futuro.... a continuidade é por aí.
Socios da Mangueira http://www.youtube.com/watch?v=cXmaMHSyRl8 http://www.youtube.com/watch?v=Bx5IXrh-kP4 ( NOVO ) como era de esperar já bem melhores o que prova que o trabalho que Xandinho tem vindo a fazer está a dar os resultados esperados.
Amigos da Tijuca http://www.youtube.com/watch?v=EKOl2x3tXRE tal como já me haviam( e a muito mais gente ! ) surpreendido em palco no passado Festival da Mealhada voltaram a confirmar que são já uma certeza no bom patamar das baterias portuguesas e escolas portuguesas.
Gres Batuque da Mealhada http://www.youtube.com/watch?v=CTRZlMS7qMc
http://www.youtube.com/watch?v=ykfGR0uk7Wo ( NOVO )" limparam " a fraca prestação do ano passado no aniversario do UMG. Actuação equilibrada e empolgante.
Paraiso Tropical http://www.youtube.com/watch?v=yBbe4yT0Jzk ( NOVO ) http://www.youtube.com/watch?v=A-JVrFaq2hc ( NOVO )http://www.youtube.com/watch?v=bQNLro8x1AE
que pela 1ª vez se apresentou entre as " feras " não fez feio.
Teve até uma actuação agradavel pelo colorido apresentado pelas fantasias ( unica escola que foi toda fantasiada... incluindo a bateria ) e embora o desnivel para as outras baterias e cavaquinhos na festa seja ainda muito grande fez uma actuação certinha de que se devem orgulhar.
A escola aniversariante para mim não foi surpresa.... foi para algumas pessoas que depois conversaram comigo, pois de tarde assisti ao ensaio da escola e vi o que podia acontecer depois á noite.
Excelente a actuação da Unidos do Mato Grosso. http://www.youtube.com/watch?v=_Kodj5iFNKs ( NOVO ) http://www.youtube.com/watch?v=mgOdOxLcKzw ( NOVO ) http://www.youtube.com/watch?v=61gbTi-8xVI ( NOVO ) http://www.youtube.com/watch?v=PtK4z_dMjQc
Sua bateria agora que foram feitas algumas alterações ( reforçados alguns naipes, e trocas de outros ) esteve num grande nivel.
O espectaculo que proporcionaram foi um excelente tonico final da sua festa.
Festa que iria se prelongar com o grupo Sambalêlê grupo esse que nem vou alongar mais em palavras apenas dizendo.....pena de quem não tem o prazer e previlegio de os ver e ouvir !!
Nota final- Quero aproveitar para 2 agradecimentos.
-Primeiro para a maneira como mais uma vez a familia Eugenio-Jota me receberam e acolheram durante o fim de semana. Vai ficando dificil enaltecer tamanha amizade.
-Segundo para a emocionante "homenagem " que me foi feita pela Charanguinha na voz e no reconhecimento de uma das maiores senão a maior figura do samba em Portugal que é o Xando.
Foi uma emoção enorme que me levou as lagrimas. Nem podia ser de outro jeito tendo como fundo a magnifica interpretação do samba da " minha "União da ilha 2010 e tendo o reconhecimento de VERDADEIROS SAMBISTAS pela dedicação que dou ao samba.... só tinha é que se CHORAR MUITO E COM MUITO ORGULHO !!!
Obrigado Zé Armando pelo gesto de me colocares o tamborim na mão para o final do samba. Jamais esquecerei. Foi um tremendo prazer dar uma canja com a mais respeitada ala de tamborins de Portugal.
VER FOTOS EM : http://picasaweb.google.pt/antonioguerreiro2/FESTADO8ANIVERSARIODAUNIDOSDOMATOGROSSO?feat=directlink
100 NOTA-
LAMENTAVEL A NÃO PARTICIPAÇÃO DAS OUTRAS ESCOLAS DA FIGUEIRA NO ANIVERSARIO.
DIFICIL DE ENTENDER E ATÈ ACEITAR QUE AINDA CONTINUE A EXISTIR UM POUCO DESTAS SITUAÇÕES EM ALGUNS PONTOS DO NOSSO SAMBA E DAS ESCOLAS EM PORTUGAL.
Saudações sambistas