CARNAVAL de ESTARREJA 2010


PROGRAMA DO CARNAVAL DE ESTARREJA 2010

6 Fevereiro [Sábado] 22H
Apresentação Sambas Enredo
Noite Grupos Revelação
Tenda – Pç. Francisco Barbosa

7 Fevereiro [Domingo] 15H
Carnaval Infantil
Rainha Popota

10 Fevereiro [Quarta] 22H
Marchas Luminosas
Grupo Axé Brasil

12 Fevereiro [Sexta] 22H
Desfile Nocturno das Escolas de Samba
Grupo Enfim Brasil

14 [Domingo] e 16 Fevereiro [Terça] 15H
DESFILE
Rainha Mariana Monteiro

12 a 15 Fevereiro
Festas Nocturnas
Tenda – Pç. Francisco Barbosa [Entrada Livre]

15 Fevereiro [Segunda]
DJ’s RFM – Carla Rocha e Paulo Fragoso
Tenda – Pç. Francisco Barbosa

28 Fevereiro [Domingo] 16H
Apresentação DVD Carnaval 2010
Entrega de Prémios
Cine-Teatro

CARNAVAL DE OVAR 2010


PROGRAMA DO CARNAVAL DE OVAR 2010

JANEIRO
Dias :
15-Roda de Samba "O Pagode do Alhinho&Malandragem" no Pedras Bar-Ovar,23.30

16-apresentação do samba 2010 GRES Charanguinha,seguido de Pagode Grupo Samba LeLe,discoteca S.A,Furadouro,Ovar

22-Roda de Samba "O Pagode do Alhinho&Malandragem" Britannia Beach Clube,Furadouro,Ovar,23.30

23-apresentação do samba 2010 Escola de Samba Costa de Prata,seguido da Roda de Samba "O Pagode do Alhinho&Malandragem"

29- Show do Grupo Papo de Samba,Pedras Bar,Ovar,00.00

FEVEREIRO
DIAS
6-tenda de carnaval,Grupo Samba LeLe seguido do grande Show de Arlindo Cruz,O Sambista Perfeito

14-Show do Grupo Papo de Samba seguido do Show de Irmãos Verdade

SAMBA NA ILHA DA MADEIRA-PORTUGAL

O CARNAVAL DA ILHA DA MADEIRA CONTA COM APROXIMADAMENTE 7 Associações " escolas " mas nem todas seguem os ideias cariocas do Brasil ... pois a Madeira tem um carnaval diferente o que nao deixa de ser bonito e conhecido pelo mundo fora....

Associaçoes que seguem as raizes do carnaval brasileiro


FURASAMBA : http://www.furasamba-madeira.com/


OS CARIOCAS - Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba • Rua do Lazareto, nº 98 AE • 9060-326 Funchal Telm.: 965445484


CANECA FURADA: • Rua das Pretas, nº35 1ºC • 9000-049 Funchal • Tel.: 291 221 651


GERINGONÇA : http://www.geringonca.pt


TURMA DO FUNIL : Estrada Monumental, nº 370 - Bloco 1 - 3º D 9000-100 Funchal Telem:965818012 / 96241328

Associações que seguem um estilo "diferente" quando digo diferente é porque não tem casal de porta bandeira e mestre sala, rainha da bateria ,comissão da frente etc... mas que desfilam proporcionando um bom espetaculo na ilha e fazendo com que muitos turistas vão , se diveriam e apreciem o CARNAVAL da ILHA DA MADEIRA.


VETERANOS DA FOLIA : Rua do Til, nº 73 - 9050-000 Funchal - Telm.: 96 64 71 794

SONHO DE UM DIA : Infelizmente nao tenho informações de contacto

RECORDANDO 2009-Rescaldo

2009 VAI SUMINDO........

Mais um ano que vai terminar e este espaço que criei também dentro em breve fará 1 ano ( Fevereiro de 2010 ).
A nivel pessoal foi um 2009 tanto a nivel de saúde como profissional bastante positivo com tudo a correr-me de feição que é mais importante.
Fazendo uma reflexão dos momentos salientes mais em relação ao samba e a este meu espaço de divulgação:
Foi um inicio um pouco polémico pois praticamente fiz estreia de noticias e comentarios com uma superficial analise ao CARNAVAL 2009 de SESIMBRA e com base EM VERDADES relatei o que vi e ouvi e com a EXPERIÊNCIA QUE ADQUIRI me era AUTORIZADA tanto pela LIBERDADE de EXPRESSÃO como POR SABER AQUILO QUE ESCREVIA.
Não foi compreendida nem bem aceite...... mas o tempo..... esse tempo que trata de tudo, e os acontecimentos vieram dar-me razão, e até mesmo,muitas das pessoas que assumiram ser contrarias mas que até entendem de verdade de samba reconheceram que estavam erradas. Continuam sem reconhecer isso apenas aquelas que PENSAM SABER.
Depois veio o "episódio" ENCONTRO NACIONAL EM ESTARREJA sobre o qual eu quase 2 meses ( DISSE 2 MESES ) antes retratei o que iria acontecer pois para alem de ter estado com o Gres Bota no Rego no ano anterior no evento, tinha, e quero continuar a ter um perfeito conhecimento do que se faz a nivel nacional no samba e por tudo isso sabia das diferenças e onde elas eram até drásticas. Escrevi tudo nessa altura com quase 2 meses ( DOIS MESES).........de antecedencia.
Os ENTENDIDOS e os que PROCURAM A GLORIA INDIVIDUAL não acreditaram e até tentaram arranjar bodes expiatórios quando a razão só estava nas diferenças ABISMAIS e acabaram por sentir na pele essas verdades !!!!!!
AGORA O RESULTADO......... ficou á vista !!! Os estragos ........esses talvez irreparaveis também.
OUTROS SE VÃO SEGUIR !! TALVEZ JÁ EM 2010.... haja uns proximos !! ??
Em relação a esse " episodio" ENCONTRO NACIONAL também aconteceu o mesmo, teve já os que assumiram que erraram e reconheceram que eu tinha razão. Os outros.... vão aprender talvez numa proxima experiencia.....
Generalizando o Carnaval de Sesimbra do qual tenho o prazer e grande alegria de participar superou o ano anterior sobre todos os aspectos mais que não fosse por ter a participação de uma nova escola de samba ( Batuque do Conde ) o que por si só é um facto bem importante.
Particularmente foi maravilhoso ter contribuido para um excelente Carnaval do Gres Bota no Rego com um MAGNIFICO enredo e um desfile cheio de beleza e o mais importante: OBJECTIVAMENTE REPRODUZINDO O ENREDO.
Do outro lado do Atlantico era a vitória do SALGUEIRO onde Renato Lage veio provar que ainda tem de contar com ele por mais alguns anos. ViTORIA JUSTISSIMA onde o samba funcionou na perfeição com o trabalho magnifico de Mestre Marcão!!!
Era também o ARRASADOR DESFILE no Grupo A da " minha" UNIÃO da ILHA que a tornaria campea e assim regressar apos 8 anos ao grupo da ELITE do samba Carioca( Grupo Especial ). Pois é.... A UNIÃO VOLTOU !!
Resumindo- Foi um Carnaval com tudo de bom para meus gostos e opções.
Ao longo dos meses seguintes foram as festas de samba por muitos lugares onde o samba é encarado de verdade e com respeito e TODO o ANO !!!! Para todos esses festivais , para todos esses sambistas que os realizam e para os quais SAMBA NÃO É..... NEM POUCO MAIS OU MENOS ..... SÓ CARNAVAL os meus parabens e o desejo que nunca acabem.
Recordo os ensaios e o desfile que fiz pela VAI QUEM QUER -BI-CAMPÊA de ESTARREJA e BI-CAMPÊA do ENCONTRO NACIONAL bem como o ensaio e o desfile que me foi facultado fazer pela UNIDOS de MATO GROSSO da Figueira da Foz no Carnaval de Verão da Figueira.
Foram ambos momentos que não esquecerei tanto pela maneira como fui tratado como por todo o convivio que me envolveu COM ELEMENTOS DE TODAS AS ESCOLAS PARTICIPANTES.
Juntando a estes o FESTIVAL DE SAMBA da MEALHADA ( a maior festa de samba em Portugal )... PENAFIRME DA MATA..... CARNAVAL de VERÃO DE SANTA CRUZ , DE SESIMBRA.... FESTAS EM SESIMBRA, e VARIAS ACTUAÇÕES DE PALCO COM o GRES Bota no Rego terei de reconhecer que foi UM EXCELENTE ANO DE 2009 !!
Com este blog penso ter contribuido um pouco para a divulgação do samba em Portugal e do nosso trabalho em prol do Carnaval em varias localidades.
Congratulo-me com as visitas de imensos paises a este espaço e com o elevado numero também.
Valeu a pena ter elaborado esta pagina para divulgação até pelas palavras imensas de incentivo que recebo PRICIPALMENTE DAQUELES QUE ENTENDEM MESMO DE SAMBA e que andam nisto para conviver, partilhar, aprender ,ensinar, e NÃO PARA APARECER.
PORQUE GOSTO e POR ELES CONTINUAREI SEMPRE ........DIVULGANDO...... E SEMPRE DIZENDO VERDADES.... SEM HIPOCRISIAS..... e RINDO.....RINDO MUITO......... das " ESTRELAS "..........OBSULENTAS que andam ainda por aí minando o samba.
Com as ENTREVISTAS que nos ultimos tempos tenho editado penso também contribuir para um maior conhecimento das pessoas que se dedicam tanto a norte como a sul ao samba e Carnaval em Portugal. Havia ( e ainda continua havendo) um grande desconhecimento por parte dos sambistas portugueses do que era feito fora das suas localidades a nivel de samba e trabalho de escolas de samba.
Muitas mais virão por aí bem como toda a possivel divulgação de AGENDA de actividades do samba em PORTUGAL.
Culminando um bom ano de 2009 acabei através do meu blog conhecendo o CAMPEONISSIMO CARNAVALESCO RAUL DINIZ e através disso firmando o Carnaval do GRES BOTA no REGO de Sesimbra. Uma grande personalidade do Carnaval de São Paulo e do qual me tornei com muito orgulho amigo. Relativamente a tudo isso serão coisas a ser divulgados POS-CARNAVAL 2010. Muita coisa será divulgada.
UM FELIZ 2010 para todos.
( em breve escreverei as previsões para o Carnaval 2010 )

NOTA 100- Sambas 2010-Rio de Janeiro


Analise aos sambas 2010- Grupo Especial Rio de Janeiro
Por um dos COLUNISTAS do SITE SAMBARIO


Os sambas de 2010 por Marco Maciel



COMUNICADO: Já vou alertando os xiitas (malas sem alça) disfarçados de torcedores em diversos fóruns carnavalescos espalhados pela Internet: essa avaliação e todas as que aparecerem no SAMBARIO para os sambas-enredo do carnaval são apenas posições pessoais, com as notas dadas (e diferentes de cada julgador, em virtude da diversidade de opiniões) em nada influindo na nota oficial dos jurados da LIESA, cujo critério de avaliação é completamente diferente do nosso. Somos mais rigorosos e, acima de tudo, imparciais! Todos sabem disso... Portanto, não venham nos torrar a paciência se suas respectivas opiniões não baterem com as nossas (isso sempre acontecerá, evidentemente), tampouco alegar que nosso veículo prejudica ou favorece essa ou aquela escola e outras asneiras mais. Principalmente evitem, logo após o carnaval, de nos encher se algum samba que levou por aqui nota abaixo de oito ganhar os quatro 10 na apuração. É óbvio que isso irá ocorrer, pois a LIESA hoje em dia não avalia a beleza do samba-enredo (que é o que nós fazemos), e sim apenas a sua mera funcionalidade no desfile. Por isso que aberrações como “Vem no tambor da Academia” e “Banho de gato amor, relaxa e dá calor de verdade” adquirem os 40 pontos, forçando-nos a amargar uma pá de sambas medianos nos carnavais de hoje em dia. Que a energia da Vila Isabel e o mar de fiéis da Imperatriz dêem uma esperança para a salvação da reputação do gênero... Sem mais delongas, vamos às avaliações.

A GRAVAÇÃO DO CD – Nossas preces e súplicas pela volta de um CD ao vivo, com mais cara de avenida, em contrapartida às gélidas produções dos últimos carnavais começaram a tomar forma a partir de 2010, quando os mestres de bateria, que também pediam para mostrar suas bossas no álbum, ganharam essa possibilidade através da estrutura da Cidade do Samba, onde as bases e o coral foram gravados. Pela primeira vez, desde 1998, o bamba terá à disposição um CD com bateria genuína, sem nada sintetizado. Que este seja o início de um ciclo duradouro de seguidas gravações ao vivo, remetendo aos bons tempos de Teatro de Lona e seus registros antológicos dos anos 90. Até porque muita coisa ainda terá para ser melhorada para os próximos anos. Pra começar, a bateria no disco tem o seu som abafado pelo forte coral, cujo volume é bastante elevado a partir da segunda passada de cada samba. Os instrumentos de corda estão praticamente ausentes na audição. Recomendo para os próximos anos mais destaque para a bateria e uma redução no som do coral, já que, se a intenção dos produtores era repetir algo semelhante ao emblemático disco do Grupo Especial de 1985, caracterizado pelo forte coral e pela emoção presente em todas as faixas, repetir tal fenômeno é francamente impossível no carnaval contemporâneo, até porque a safra 2010 é muito inferior a de 25 anos atrás (sou saudosista sim, assumo!), quando a beleza daqueles sambas era o trampolim para o auge da emoção proporcionada por aquele disco, e o andamento de todas as baterias (à exceção da Mangueira) no CD 2010 está demasiadamente acelerado, procurando aproximar-se do ritmo de avenida. Para o disco de 1985, a intenção era a mesmíssima. Tanto que, no encarte com as letras, havia o seguinte comunicado: "Foram dispensados todos os cuidados técnicos na gravação desse disco, no sentido de aproximá-lo o mais finalmente possível do desfile das Escolas na Passarela do Samba". Ora, a distância daqueles carnavais para os atuais tornavam os sambas daquela época muito mais requintados que os de hoje. E o ritmo de avenida de 1985 era bateria cadenciada, daí a bela levada dos sambas daquele LP, contrastando com o andamento marcheado da grande maioria dos sambas para 2010. Falando da safra, é evidente que Vila Isabel e Imperatriz são destaques absolutos. Arrisco-me a dizer até que despontam de forma unânime com relação aos outros sambas, com ambos tendo a real possibilidade de se tornarem, juntos, os dois melhores de toda a primeira década do Século XXI, que será finalizada exatamente em 2010. Os que mais se aproximam em termos de beleza da dupla são as belíssimas obras de Beija-Flor e Mangueira. Num patamar bom, porém já bem distante dos quatro primeiros, situo os sambas de Unidos da Tijuca, União da Ilha e Salgueiro. De qualidade mediana, coloco Viradouro, Mocidade e Grande Rio. Por fim, os sambas fracos serão amargados esse ano por Portela e Porto da Pedra. Pra finalizar sobre a gravação, a produção do CD está no caminho certo. É só ir aperfeiçoando nos próximos anos, a fim de que se chegue aos históricos álbuns dos anos 90. Vamos torcer para a evolução prosseguir, assim como foi com o álbum da LESGA de 2009 para 2010. Por fim, uma curiosidade: os nomes dos presidentes foram suprimidos da gravação. Dá pra notar quando, na faixa da Mangueira, o intérprete Zé Paulo pronuncia “Alô, meu presidente...” e há uma interrupção brusca. O motivo pelo qual cortaram os nomes de cada um eu não sei... NOTA DA GRAVAÇÃO: 8 (Marco Maciel).
1 – SALGUEIRO – “Uma história de amor sem ponto final”. Como já era de se esperar, a Academia insistirá em sambas-enredo dessa linha: mais leves, pra frente e funcionais. Principalmente depois do mediano samba de 2009 impulsioná-la ao título e à quebra de um jejum que durava 16 anos, em detrimento à obra-prima de Edgar Filho e parceiros (o antológico “Menina quem foi teu Mestre...”). Aliás, a única vez que o Salgueiro excedeu essa regra desde 1993 foi com “Candaces”, que era uma obra mais dolente, mas que não teve bom desempenho na Sapucaí. Sobre o samba 2010, o destaque maior vai para o excelente refrão principal, simplesmente um arrasa-quarteirão tanto melodicamente como em letra, num momento muito feliz dos compositores. As demais partes da obra são apenas corretas, com uma letra simples e direta e melodia apenas funcional, com um errinho de métrica no trecho “Quanta riqueza na nossa literatura”. Mas a energia da faixa, proporcionada pelo andamento acelerado da bateria (sopa-no-mel para o intérprete Quinho), faz com que o samba abra bem o CD. NOTA DO SAMBA: 8,9 (Marco Maciel).
2 – BEIJA-FLOR – “Sou candango, calango e Beija-Flor”. Destaque absoluto desde as primeiras etapas das eliminatórias nilopolitanas, o samba-enredo possui na força a sua principal característica. Valente do início ao fim, sua maior virtude é a excelente melodia repleta de variações de primeira qualidade, que não deixam o samba cair em nenhum momento, mesmo com a (bela) letra bastante extensa. O refrão principal passa uma energia impressionante. A melodia possui incontáveis trechos de extrema inspiração, como em “A força que fluiu desse amor é Paranoá, Paranoá” e “A flor desabrochou nas mãos de JK”, entre outros. O andamento impresso pela bateria (de excelente atuação na faixa) deverá ser exatamente o mesmo no desfile. Destaque também para a soberba interpretação de Neguinho da Beija-Flor, o que não é muita novidade. NOTA DO SAMBA: 9,7 (Marco Maciel).
3 – PORTELA – “É samba, é jaqueira que não vai tombar”. O fraco enredo sobre informática e sua sinopse esdrúxula geraram um samba um tanto confuso, com deficiências na letra através de trechos duvidosos como “Num clique deleta barreiras, derruba fronteiras da realidade”, “Faz da criança um cidadão positivo pra nação”, “Um link com a nossa raiz” e “A senha de um amanhecer mais feliz”, com ambos soando um tanto “trash”. Mais estranho é a citação de sambas clássicos na letra, como “Dia de Graça” (Candeia) e “Jaqueira da Portela” (Zé Kéti), que não possuem quaisquer ligações com o enredo, tampouco com o tema “Internet”. O refrão principal utiliza de um artifício já severamente evitado no carnaval virtual, que é a previsível rima “carnaval/virtual”. Já o central diz que “a luz do ciência é ela”. A pergunta que fica é: ela quem? O resultado é uma rima forçada só pra casar com o “Sou Portela”. Desconsiderando a letra, a melodia tem momentos interessantes, principalmente na segunda parte. A excelente produção do CD na faixa acaba por disfarçar um pouco os problemas que o samba portelense apresenta, pois a boa atuação do valorizado Gilsinho mais do coral ajudam a proporcionar, através da faixa, uma audição agradável. O que eu pouco esperava antes do lançamento do disco... NOTA DO SAMBA: 7,7 (Marco Maciel).
4 – VILA ISABEL – “Tem a energia da nossa Vila Isabel”. Um samba diferenciado! Fora dos padrões atuais! Requinte na melodia! Poesia direta e, ao mesmo tempo, encantadora! Noel Rosa ganha em seu centenário de nascimento, através dos versos de Martinho da Vila, uma homenagem à altura da grandeza que o Poetinha da Vila representa até hoje para a música brasileira. O samba-enredo é simplesmente uma obra-prima. É a esperança de uma revolução, de uma vanguarda no gênero, de um desafio à mesmice e à padronização atual dos sambas levados para a Sapucaí. Como a nossa colunista Denise ressaltou, é impressionante como os seis longos versos do refrão central (que constituem mais uma marcante diferença aos sambas que estamos acostumados a ouvir atualmente) resumem perfeitamente e de forma didática a vida de Noel. E para fechar o sambaço, um verso entoado duas vezes que deverá mexer com os brios até de quem não é ligado a carnaval: “Tem a energia da nossa Vila Isabel”. O intérprete Tinga, que causou uma preocupação pelo fato de seu estilo não casar com o samba, felizmente parece se adaptar mais à obra. Já é, de longe, o melhor samba-enredo da década no carnaval brasileiro (não considerando as reedições). NOTA DO SAMBA: 10 (Marco Maciel).
5 – GRANDE RIO – “Saudades da linda voz que se calou”. Desde o anúncio do tema, patrocinado por uma famosa marca de cerveja, já era do conhecimento de todos que o samba da Grande Rio se remeteria a um merchan-enredo. E, de fato, o refrão principal teve de ser submetido a essas limitações, ao ser forçado a citar os termos “guerreiro” e “número um”, marcas registradas das mensagens publicitárias da empresa. Aliás, tal ordem do patrocinador ocorreu depois do concurso ter iniciado, quando os compositores já haviam gravado suas versões e ambos foram obrigados a realizar modificações nas respectivas obras. Menos mal que o enredo não foca tão somente o “camarote número um”, como inicialmente chegou a ser noticiado: irá relembrar os momentos mais marcantes dos desfiles no Sambódromo, o que deverá proporcionar um espetáculo bem interessante aos olhos do bamba. Sobre o samba-enredo, bem conduzido por Wantuir, é longo, e tem a tendência de arrastamento. Os dois primeiros trechos (da parceria de Arlindo Cruz e cia) se encaixaram bem ao restante da obra (de Levi Dutra e parceiros). Destaco apenas o início do refrão central, mas que perde qualidade no final com o duvidoso verso “Quero mais que nota 30 pro talento de João” (no qual sempre canto “Quero mais que NÓ NA TRIPA no talento de João”. Aliás, tal trecho pode representar um pedido de desculpas ao carnavalesco por sua humilhante demissão da própria Grande Rio logo após o desfile de 2004, antes mesmo da apuração. Outra parte inspirada que até destoa das demais é na segunda parte (recheada de menções a desfiles marcantes), na homenagem à Jamelão, onde, na segunda passada, a bateria executa a bossa da Mangueira, constituindo um dos mais emocionantes momentos dos discos de sambas-enredo nos últimos tempos. Por fim, ainda tento compreender a inclusão do verso “O amanhã como será?”, constando que esse samba foi cantado pela União da Ilha em 1978, seis anos antes do primeiro carnaval na Passarela do Samba. NOTA DO SAMBA: 8,3 (Marco Maciel).
6 – MANGUEIRA – “Tantas emoções na verde-e-rosa”. A maior curiosidade antes do lançamento do CD era como seria a divisão de trechos do samba entre o trio de “tenores” formalizado pelo presidente Ivo Meirelles. Primeiramente, eu sempre fui um defensor de que apenas Luizito continuasse como o único intérprete oficial da escola, pela enorme identificação que este obteve para com a Estação Primeira. Ironicamente, a voz de Luizito é a que menos aparece na gravação. Zé Paulo é o que mais se destaca na emocionante faixa mangueirense, tanto no canto como nos cacos. Rixxa também aparece bem, embora sua voz esteja mais baixa com relação aos outros dois cantores. O resultado final da faixa é muito bom, com a bateria executando o samba de forma cadenciada, fugindo da regra da maioria das escolas, que aceleraram seus andamentos no CD. O samba é um dos destaques da safra. Ainda que seja criticado pelo excesso de “aspas” na letra, ela explica o enredo sobre música com perfeição, com as “aspas” constituindo até alguns dos pontos fortes da obra, de belíssima melodia em todos os trechos e dois refrões são fortes. Impressiona como este samba não possui nenhum ponto fraco. Muito bonito mesmo! Destaque também para Emílio Santiago, no início da faixa, cantando (de forma soberba) um trecho da canção “Bem Simples”, do conjunto Roupa Nova. A voz de Jamelão exaltando “Minha Mangueira” mais uma vez aparece (retirado da faixa mangueirense de 2003). O samba-enredo de 2010 é muito superior ao do ano anterior, Estandarte de Ouro no Grupo Especial 2009. NOTA DO SAMBA: 9,5 (Marco Maciel).
7 – IMPERATRIZ – “A Imperatriz é um mar de fiéis”. O samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense impressionou à maior parte dos bambas desde a sua primeira audição, então como concorrente, pela força de seu refrão principal, pela gigantesca riqueza poética da letra (que resume o enredo com louvável perfeição), pelo clamor de sua melodia, que alterna lirismo e valentia como pouco se ouviu no carnaval... Resumindo: impressionou por ser uma obra-prima moderna do gênero. A maravilhosa obra gresilense, assim como o samba da Vila, também pode ser considerada uma espécie de vanguarda, da salvação do samba-enredo em seu estilo atual e conservadoramente padronizado de dois refrões com quatro versos e duas partes de 14. Na faixa, a Imperatriz mais uma vez traz pratos no meio da bateria e marca o retorno de Dominguinhos do Estácio a Ramos exatamente 20 anos depois de sua última passagem pela escola. O veterano puxador traz no CD o seu estilo pessoal de interpretação, evidentemente mais contida com relação à potente voz de Nêgo (que defendera o samba nas eliminatórias), o que a princípio pode causar a estranheza de alguns. Mas, aos poucos, Dominguinhos deve acertar e aperfeiçoar ainda mais o samba ao seu estilo. Travará uma dura batalha não só pelo Estandarte com o extraordinário samba da Vila como também pelo status de samba-enredo da década. Há tempos (não contando 2004, ano repleto de reedições de sambas clássicos) não concedia duas notas 10 no Grupo Especial. Graças a Deus, 2010 está me dando esta oportunidade. NOTA DO SAMBA: 10 (Marco Maciel).
8 – VIRADOURO – “Arriba Viradouro, uma tequila pra comemorar”. O samba-enredo sobre o México ganhou energia no CD, em virtude da boa atuação da bateria da escola (embora um tanto acelerada). Aliás, uma boa sacada os tamborins antecedendo o refrão central “Chegam piratas, jóias se vão...”. O samba-enredo original possuía alguns trechos melódicos interessantes, porém a mania que os intérpretes têm hoje em dia de subir tons de versos em tom menor chega a enjoar o ouvido dos bambas. Precisava Wander Pires berrar tanto nos versos da primeira parte “Sopra um vento mestiço, uma avenida em festa”? É isso que, infelizmente, está limitando a melodia dos sambas atuais. Sobre o samba, parece-me ser uma incógnita para a avenida. Não se sabe se funcionará conforme as pretensões da agremiação, até porque um samba-enredo da Viradouro, pelo segundo ano seguido, foge um pouco das características das obras geralmente apresentadas pela escola nos últimos anos. Em 2009, aquele samba que misturava Olorum com biocombustível (embora eleito melhor samba do Especial pelo Prêmio Sambario, foi algo que até eu estranhei...) não teve um bom desempenho na avenida. Para 2010, o samba tem uma melodia complexa e bem variada, aliada a uma letra extensa, esta de boa qualidade. O problema é que, tamanha a complexidade da melodia, ainda que o samba tenha várias partes interessantes em termos melódicos, temo que a obra tenha uma tendência de arrastamento. É um samba-enredo que dependerá mais do que nunca do canto do componente para funcionar da maneira que a Viradouro almeja. É esperar para ver! NOTA DO SAMBA: 8,8 (Marco Maciel).
9 – UNIDOS DA TIJUCA – “Unidos da Tijuca, não é segredo eu amar você”. Umas das virtudes do samba tijucano para 2010 é o fato da letra situar perfeitamente o bamba da proposta de enredo da escola, sobre os segredos e mistérios que nos cercam. No refrão principal, a mudança na letra com relação ao samba na época dos cortes deixou o tema ainda mais claro através do interessante verso “O seu olhar vou iludir”. A propósito do enredo, era evidente que a Unidos da Tijuca optaria mais uma vez por um samba-enredo mais funcional, da mesma linha dos anteriores, com melodia inspirada em alguns trechos. Mas, com relação a 2009, este me agrada mais por ter um maior número de trechos melódicos de boa qualidade (no de 2009, apenas a primeira parte me agradava). Aprecio muito os momentos que partem dos versos “Unidos da Tijuca, não é segredo eu amar você” e “Será o mascarado, nesse bailado, um folião”. Bruno Ribas, com grande atuação, é um dos destaques da faixa. NOTA DO SAMBA: 9,1 (Marco Maciel).
10 – PORTO DA PEDRA – “Beleza é fundamental, perdoe a sinceridade”. Em comparação com o samba de 2009, este é mais solto e animado, e deve impulsionar melhor o canto do componente. Mas a obra da agremiação são-gonçalense possui muitas limitações, principalmente em letra, que abusa da pobreza poética em momentos como “Há muito tempo o homem deu no couro”, “De roupa resolveu chamar”, sem contar a clássica rima “cidade/felicidade”, um dos clichês mais evitados pelos compositores, reaparecendo no refrão principal (que é fraco). O momento mais inspirado melodicamente é no início da segunda parte “Sou o cortesão da minha parte, eu sou o rococó dessa folia”. Mas, assim como o samba da Portela, a faixa da Porto é o típico caso em que a gravação é melhor que o samba-enredo, repleto de notas altas para o competente Luizinho Andanças deitar e rolar na gravação (com direito a alguns vibratos). O samba não me agrada muito, mas, pelo menos, é muito melhor de cantar do que o travadão samba de 2009 da escola. NOTA DO SAMBA: 7,5 (Marco Maciel).
11 – MOCIDADE – “Meu coração vai disparar, sair pela boca”. Este samba é um caso especial. Ele resgata algo que estava faltando nos últimos desfiles e sambas da Mocidade Independente: a alegria. Sentimento que passou longe do festival de apresentações e sambas-enredo frios que marcaram os mais recentes carnavais da escola. O refrão principal, embora marcheado, é um achado que tem totais condições de recuperar a auto-estima do torcedor da Mocidade, assustado com os últimos péssimos resultados. Embora com algumas limitações em letra (confusa em alguns momentos), todo o samba é animado, alegre, num alto astral bastante recomendável (com David do Pandeiro se saindo bem) para uma escola que abrirá uma noite de desfiles (uma tremenda dor-de-cabeça, como todos sabem). Porém, o andamento impresso pelos herdeiros de André é excessivamente acelerado, dando ao samba um quê maior ainda de marcha-enredo. Para o CD, a bateria deveria ser bem mais cadenciada. Mas talvez a escola ainda tenha receios disso, em virtude do fantasma daquela maldita nota 8,2 em bateria em 2003, após aquela linda execução do limitado samba sobre doações de órgãos na Sapucaí. Torço muito pela recuperação da Mocidade, e que os corações disparem e “saiam pela boca” pelo menos por uma vaga nas Campeãs. Que a alegria e descontração desse samba proporcionem, 20 anos depois, uma nova fase do chamado “Vira Virou” imortalizado por Renato Lage em 1990. NOTA DO SAMBA: 8,7 (Marco Maciel).
12 – UNIÃO DA ILHA – “Se Dulcinéia é meu amor, quem eu sou: Dom Quixote de La Mancha”. Ausente desde 2001 do Grupo Especial, a União da Ilha retorna trazendo um samba-enredo um pouco mais dolente com relação aos últimos que a escola apresentou no Acesso. O samba insulano é leve, de fácil canto, e perfeitamente recomendável para quem terá a tarefa inglória e praticamente kamikaze (na visão dos truculentos julgadores da LIESA) de abrir os trabalhos da elite do carnaval. A letra também permite uma fácil identificação do bamba com o enredo sobre Dom Quixote de La Mancha, embora fique nítido que o refrão central diferente do samba concorrente base para a obra insulana tenha um estilo levemente distinto às demais partes, mas é questão de tempo para que nos acostumemos definitivamente. A atuação da bateria é uma das melhores do disco, impulsionada pela belíssima interpretação de Ito Melodia, mais do que nunca identificado com a Ilha. É um samba que tem tendência de crescimento a cada audição, e potencial para uma boa execução e funcionamento na avenida. O encerramento da faixa com o cântico de torcida “Ôôôôô, a União voltoooooou” é de arrepiar! Para encerrar, uma curiosidade: foi o primeiro ano desde 2002 que, na introdução da faixa da União, Ito não entoou o famoso trecho do samba de quadra “Azul, Vermelho e Branco” (aquele do “Se um dia eu deixar de desfilar...”), de autoria do saudoso Aroldo Melodia, pai do atual intérprete insulano. NOTA DO SAMBA: 9 (Marco Maciel).
NOTA 100-Para as rápidas e excelentes decisões tomadas nos ultimos tempos pela direção do GRES Bota no Rego que terá obrigatóriamente resultados a condizer já a curto prazo.E também para as mudanças que com um carnavalesco como Raul Diniz era previsivel que acontecessem mesmo contra algumas mentes equivocadas..-Para alguns excelentes enredos das escolas portuguesas para o Carnaval 2010 e que finalmente se desviam do logicamente obvio.-Para a excelente noticia da gravação ao vivo ( na Cidade do Samba ) do CD do GRUPO ESPECIAL do Rio de Janeiro e provavelmente pode ter pelo menos umas 3 OBRAS MUSICAIS entre as 12 faixas que irá conter.-Para os provaveis 6 ou 7 sambas que podem estar no CONCURSO de apuramento do samba para o Carnaval 2010 do Gres Bota no Rego e que fará com que seja realizado em 2 eliminatorias. Isso é show !!!-Para as escolas de samba que quase entrando no mês Outubro ainda continuam ENSAIANDO e ACTUANDO em Festas de samba .100 NOTA-Para quem já tem os enredos definidos e ainda não me enviou ...ou não irá enviar !!......" É DESSA GENTE QUE O SAMBA PRECISA.... POIS COM ELES O SAMBA IRÀ EVOLUIR MUITO....MUITO.... "!!!

......................................................

NOTA 100-PARA A ENERGIA QUE SE SENTIU NO CARNAVAL de VERÃO NA FIGUEIRA da FOZ.- PARA O ESQUEMA USADO NA REALIZAÇÃO TANTO DO EVENTO ESTE SABADO NA FIGUEIRA COMO DO PROXIMO NA MEALHADA.AS ESCOLAS DA LOCALIDADE ONDE É REALIZADO O EVENTO CONVIDAM E RECEBEM AS OUTRAS ESCOLAS.EXCELENTE !!!100 NOTA- PARA A AUSENCIA DO GRES BOTA no REGO e TRIPA CAGUEIRA ( ambos de SESIMBRA ) embora por motivos de força maior no FESTIVAL DE SAMBA SABADO ( dia 12 -09) NA MEALHADA.MAS É PARA TODOS OS EFEITOS UMA AUSENCIA ONDE SE DEVIA ESTAR !!!!!-PARA ESTA NOTICIA :"Na tarde deste domingo, a direção da Estação Primeira de Mangueira anunciou o afastamento da carnavalesca Márcia Lage. Para o lugar, o presidente Ivo Meirelles contratou Jorge Caribé e Jaime Cezário. "Mangueira é a Musica do Brasil" é o enredo da escola para o Carnaval 2010. A verde e rosa não divulgou o motivo da saída da carnavalesca.- Já estava com os desenhos prontos, até que passou a não ser mais aquilo que o presidente queria. Não estava agradando, é brincadeira. A impressão que eu tenho é que meu trabalho é muito ruim - ironizou a ex-carnavalesca da Mangueira Marcia Lage - Estou há seis meses me dedicando à Mangueira e apenas agora começou a não ser aquilo que queriam."BRINCADEIRA !!!Nesta hora... SETEMBRO... para uma escola que sempre honrou compromissos..... CARTOLA, DONA ZICA E DONA NEUMA DEVEM ESTAR ENVERGONHADOS LÁ NO CÉU !!!

......................................................

NOTA 100- PARA O NOVO GRUPO DE SAMBA da FIGUEIRA da FOZ- O TOQUE DE SAMBA. VALEU- Muitos anos de vida.-PARA A ACTUAÇÃO AO VIVO da TRIPA CAGUEIRA na Sociedade Musical Sesimbrense. Boa animação para uma agradavel noite de verão na localidade-PARA A NOITE DE GRANDE QUALIDADE DE SAMBA NA SEDE Do GRES RAINHA com o grupo SAMBALÊLÊ( Figueira da Foz )-PARA O CARNAVALESCO da VAI QUEM QUER ( Estarreja )..... de seu nome Nuno Sardine pois foi como PREVIA O PRIMEIRO a fazer contacto com o CONSAGRADO RAUL DINIZ ( carnavalesco para 2010 do GRES Bota no Rego ).COINCIDENCIA....( CLARO QUE NÃO É COINCIDENCIA !!! ) a VAI QUEM QUER é CAMPÊA em Estarreja e Bi-campeã do ENCONTRO NACIONAL..... e as coisas não acontecem por acaso....tem uma RAZÃO !NORMALMENTE O TALENTO ANDA LIGADO COM A HUMILDADE.100 NOTA- PARA QUEM A NOTICIA DO CARNAVALESCO RAUL DINIZ A TRABALHAR EM PORTUGAL ( não esquecer QUE TAMBÉM IREMOS TER O PAULO BARROS embora de maneira diferente na Mealhada ) o QUE DEVIA DEIXAR OS AMANTES DO SAMBA e EM PARTICULAR OS CARNAVALESCOS PORTUGUESES ORGULHOSOS... E TAL NÃO ACONTECE.-PARA OS QUE POR ISSO SE JULGAM JÁ " CARNAVALESCOS " E PENSAM DE 2 MANEIRAS:- Não tenho nada a aprender...... e que não querem PASSAR PELA " HUMILHAÇÃO" de ter de ir a outra escola de samba que não a sua APRENDER !!!! APRENDER DE VERDADE !!! APRENDER MESMO !!!!( é NESTA POSTURA QUE ESTÁ A VERDADEIRA ESSENCIA DE QUEM ESTÀ ENGANADO E ANDA ENGANANDO ainda UNS QUANTOS !!! )Mas o comboio apesar de chegar atrasado NUNCA ESPERA POR NINGUEM !!!!Vamos caminhando..... SEGURA MARIMBA !!!!

......................................................
NOTA 100-Para o EXCELENTE ACORDO FIRMADO ENTRE O GRES BOTA no REGO e O CONCEITUADO CARNAVALESCO BRASILEIRO -RAUL DINIZ- Para o GRES A-RAINHA ( Figueira da Foz ) que continua organizando GRANDES FESTAS DE SAMBA EM SUA SEDE.Teve já em 8 de Agosto o Grupo de samba BAGUNÇO NO BOTECO e a 22 de AGOSTO o Grupo de samba SAMBALELE.Valeu RAINHA. É SHOW !!!100 NOTAPara as escolas de samba que ainda não me enviaram os seus enredos ou as suas sinopses... embora já as tenham até apresentado.

......................................................

NOTA 100
PARA O TRIPA-TRIO a realizar este sabado á noite ( dia 8 ) em Sesimbra. Mais uma oportunidade para ver e se divertir ao som desde excelente grupo.-PARA O JÁ TRADICIONAL CARNAVAL DE VERÃO DE LOULÉ E O DE ALHOS-VEDROS que assim possibilitam a que a ESCOLA DE SAMBA de ABRIGADA em Loulé e a ESCOLA de ALHOS-VEDROS tenham actividade.- Para as ESCOLAS de SAMBA que continuam ensaiando semana a semana mesmo sem actuações para breve.( ISTO PORQUE SEI DE ESCOLAS A NORTE QUE SEUS MESTRES-SALAS e PORTA-BANDEIRAS VÃO ENSAIANDO TODAS AS SEMANAS E EM ALGUNS CASOS MAIS QUE UMA VEZ MESMO FORA DA ÉPOCA de CARNAVAL.... AS BATERIAS O MESMO.... COMISSÕES DE FRENTE ... ESSE O TRABALHO O CAMINHO QUE FAZ e SEMPRE FARÁ AS DIFERENÇAS !!!! TÃO SOMENTE ISSO !!! )-PARA OS EXCELENTES ACONTECIMENTOS DE SAMBA QUE ESTÃO PREVISTOS PARA OS 2 PRIMEIROS FINS DE SEMANA DE SETEMBRO. No 1º O ENCONTRO NA FIGUEIRA da FOZ COM AS ESCOLAS DE SAMBA- VAI QUEM QUER ( Estarreja )- CHARANGUINHA ( Ovar )- SÓCIOS da MANGUEIRA ( Mealhada ) e as Escolas locais - RAINHA- UNIDOS de MATO GROSSO e NOVO IMPERIO.No 2º o já TRADICIONAL FESTIVAL LUSO/BRASILEIRO de SAMBA na MEALHADA com todas as escolas de samba da Mealhada e todas as restantes escolas convidadas .É O SAMBA EM PORTUGAL EM MOVIMENTO e PARA QUEM DELE SABE TIRAR PARTIDO..... SIMPLESMENTE ISSO !!!100 NOTA- PARA O DESPREZO DADO Á IDEIA DE UMA REUNIÃO NO INTUITO DE SE VER A POSSIBILIDADE PARA SE FORMAR UMA LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA EM PORTUGAL. Sem mais conversa e sem adiantar muito BASTA TER COMO EXEMPLO que das 10 escolas de samba a SUL APENAS 2 ( VOU REPETIR APENAS 2 RESPONDERAM AFIRMATIVAMENTE ...ou melhor dizendo AS OUTRAS NEM RESPOSTA DERAM- LASTIMOSO...... mas o destino se encarregará de repor as coisas e tratar desse assunto !!! ).-PARA A APRESENTAÇÃO NO MESMO DIA E Á MESMA HORA DOS ENREDOS DE DUAS ESCOLAS DE SAMBA EM SESIMBRA. ENFIM...... QUE DIZER DISSO ???? Ou antes está tudo dito !!!Nota: Por falar em enredos ver mais abaixo os enredos já me facultados pelas escolas portuguesas.Fico aguardando mais divulgação.ESSA MATERIA DE ENREDOS E CARNAVALESCOS MEUS COMPANHEIROS ,VAI DENTRO EM BREVE SER ESTRONDOSA, E MUITO IRÁ MUDAR NO CARNAVAL EM PORTUGAL !!!! AGUARDEM !!!Uma pequena PRENDA DE UM GRANDE ENREDO PARA 2010 no Rio de Janeiro ver em :http://www.youtube.com/watch?v=-xY4Iwhzp0sSaudações sambistas

......................................................

NOTA 100PARA O MUITO E VIBRANTE PUBLICO QUE ASSISTIU AO DESILE EM ESTARREJA DO II ENCONTRO NACIONAL DE SAMBA PRESTIGIANDO O EXCELENTE ESPECTACULO REALIZADO ESTE SABADO DIA 20 em ESTARREJA.Valeu..... que para o ano seja ainda mais e melhor !!! Força. 100 NOTA É DE ACREDITAR QUE ESTEJA TAMBÉM ATÈ A SER CRITICADO por " altas individualidades do samba de Sesimbra " POR FAZER A DIVULGAÇÂO DOS SAMBAS DE ENREDO DE ESCOLAS DE PORTUGAL e obviamente de SESIMBRA TAMBEM ????Inacreditavel !!!! MAS É VERDADE !!!!Juntando que vão ficar ofendidos com essas verdades sobre os repiques e surdos....a coisa é MESMO100 NOTA !!!

......................................................

Para a possibilidade de muita gente ligada ao samba em Portugal que alem de participar também vai assistir poder ter de ver e ouvir coisas COMPLETAMENTE DESCONHECIDAS ( pois pouco OU NADA TEM CONHECIMENTO DA REALIDADE DO QUE SE FAZ EM ESCOLA DE SAMBA NO PAIS..... principalmente a norte !! ).SERÁ UM ENCONTRO VALIOSO ATÈ POR ISSO !!! Grande oportunidade de OUVIREM BONS SAMBAS em particular dois sambas que são o orgulho dos compositores portugueses ( o samba da Charanguinha de Ovar e da Vai Quem Quer de Estarreja ). QUE MARAVILHAS !!! (Sem esquecer o samba dos Unidos do Mato Grosso muito bom também.)Para alem do mais grande oportunidade para ver esses dois magnificos interpretes de samba enredo XANDO e NUNO BASTOS.E para o ponto alto do evento que quanto a mim está na categoria das baterias.Oportunidade para os que desconhecem FICAREM A CONHECER DE VEZ O QUE È TOCAR SAMBA DE ENREDO o QUE É USAR BEM INSTRUMENTOS DE PERCURSSÃO DE UMA ESCOLA DE SAMBA !!!!SERÀ UM MOMENTO de alto nivel VER E OUVIR as baterias da CHARANGUINHA e VAI QUEM QUER.Em bom nivel vai estar também certamente a bateria do BATUQUE da Mealhada ( habitual vencedora do premio da melhor bateria do carnaval da Mealhada )Enfim... entre muitas outras coisas boas vão acontecer mas julgo serem estes os momentos mais ELEVADOS que nos irá trazer o II ENCONTRO DE SAMBA em Estarreja.100 notas.......... isso vai haver algumas e já esperadas ...mas fica para depois.....SAUDAÇÕES SAMBISTAS

......................................................

100 NOTA Para o auto-reconhecimento de uma escola de samba do sul (convidada a participar do 2º Encontro Nacional em Estarreja ) , das suas carencias e incapacidades ( foi apenas o capricho de uma pessoa que fará a escola passar por tal ) pois para participar nesse evento está recrutando sambistas de todas as escolas de Sesimbra e até fazendo NOVAS FANTASIAS para ter uma participação condigna pois por si só seria dificil.Só que isto do samba não é como uma seleção nacional onde se convocam elementos diferentes de varios clubes.EM ESCOLA DE SAMBA NÃO RESULTA !!! ( Aí é uma questão de MUITO TRABALHO E COMPETENCIA não é coisa arranjada á ULTIMA DA HORA ... TEM QUE SER COM MUITOS ANOS de TRABALHO !!!É OBVIO QUE NÃO CHEGA ESTE RECRUTAMENTO E ESTES REFORÇOS tanto de integrantes como de fantasias ( ??? Mas até nisso é DUVIDOSO....Reforçar COMO ?? E COM QUEM ??? ) .SERÁ UMA COISA MUITO Á PRESSA comparado COM TANTO ANO de trabalho e muito á frente que as ESCOLAS NORTENHAS tem !!( COM ALGUMAS EXCEPÇÕES SÓ A NIVEL de FANTASIAS e JÁ NEM TODAS !!).Muito MAL estaria o samba quando escolas QUE TRABALHAM TODO O ANO, E Á MUITOS ANOS A ESTA PARTE , FOSSEM SUPERIORIZADAS POR ESCOLAS QUE APENAS TRABALHAM PARA O CARNAVAL E MESMO ASSIM MUITO POUCO !!!A norte sabem disso.AQUI A SUL IRÂO FICAR A SABER DIA 20 á noite. Pois mesmo com tudo isso a CLASSIFICAÇÃO IRÁ SER A MESMA OBVIAMENTE PELAS DIFERENÇAS EXISTENTE QUE VEM DE MUITOS ANOS ATRÁS !!!!!SERÁ TAMBÈM UMA BOA OPORTUNIDADE PARA AS MENTES QUE DESVALORIZARAM O 2º lugar do GRES BOTA no REGO o ano passado NÃO MAIS O VOLTEM A FAZER !PROVAVELMENTE AS FRASES MAIS OUVIDAS OU LIDAS DEPOIS DO DIA 20 :-------O já habitual..... " É PÁ A GENTE FOI SÓ PARA SE DIVERTIR " ( dá para acreditar.... ) e o provavel também " FOMOS ROUBADOS "..... ( como assim..... haverá duvidas ? )Enfim...... as accções ficam para quem as pratica.E quem tira assim a identidade a uma escola ( pois acaba não sendo aqueles os verdadeiros integrantes dessa escola a participar ) para tapar suas deficiencias não tem só o sentimento de se divertir....BOM DESFILE PARA TODOS e QUE SEJA UMA GRANDE NOITE DE SOM E COR e que quem saía a ganhar seja o samba apesar destes atropelamentos ao bom senso e á pureza.Lá estarei também participando com muito prazer e para apreciar.Saudações sambistas

......................................................

NOTA 100-----Para a realização da Festa Tropica do GRES PARAISO TROPICAL de Penafime da Mata que a sul continua a ser a unica oprtunidade de convivio e confraternização de escolas e grupos de samba.----- Para as actividades que a INSTITUÇÂO GRES BOTA NO REGO tem agendadas para o mês de Junho/Julho. Actuações da escola de samba.... actuações da marcha popular.... a Academia de samba.... o teatro que está ai a começar também.... e PRICIPALMENTE OS 2 FINS DE SEMANA JÀ CERTOS para junto com a actuação da escola de samba a estadia de um dia para o outro a conviver , fomentar amizades, a divertir-se . Bom demais juntar actuações com fim de semana completo !!!---- Para o interesse de varios mestres de bateria e sambistas de escolas de samba do norte em virem assistir ( já o fizeram o ano passado... mas este ano serão mais ) ao CARNAVAL de VERÃO de Sesimbra. Isso só enaltece o Carnaval de Verão e o interesse desses elementos pelo samba e pelo trabalho dos outros.FICA SÒ A PERGUNTA PARA VEREM O ALCANCE daquilo que nem vale a pena referir... é perda de tempo......QUANTOS MESTRES DE BATERIA OU SAMBISTAS de Sesimbra se deslocariam a OVAR ...MEALHADA... ESTARREJA.... para verem um CARNAVAL de VERÂO ?Pois é....na resposta..... ESTÁ LÁ TUDO !!!! TUDO !!!!!100 NOTAApenas para as escolas que continuam a FALTAR AOS CONVITES DE OUTRAS ESCOLAS DE SAMBA PARA PRESTIGIAREM AS SUAS FESTAS.( um ano ou outro que não fosse possivel por isto ou por aquilo seria normal..... mas ano atrás de ano ... ) LAMENTAVEL !!!!!